COMPRE AGORA

terça-feira, janeiro 24, 2012

BMW anuncia equipe oficial para disputa do GT Brasil 2012

 A tradição e a esportividade da marca alemã em pistas do mundo todo, agora também será vivenciada no país

 Presente nas principais competições de automobilismo mundial desde a sua estréia em 1936, com a participação do BMW 328 e posteriormente com o BMW 328 Mille Miglia, a BMW passa agora a ter seu próprio time atuando no Campeonato GT Brasil, em 2012.

A marca estará bem representada nas pistas com quatro carros, sendo dois BMW M3 GT4 e dois BMW Z4 GT3, os quais irão compor o BMW Team Brasil. Os modelos chegarão ao país no final de fevereiro e estarão equipados com todas as atualizações e configurações permitidos e exigidos pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA
O BMW Team Brasil terá total apoio da BMW Motorsport, divisão esportiva mundial da marca, e da BMW do Brasil. A categoria GT da FIA é disputada em diversos países, tais como: Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha além do Campeonato Mundial e Europeu que utiliza os mesmos carros dos campeonatos nacionais

Para o presidente do BMW Group Brasil, Henning Dornbusch, a estreia oficial da BMW na categoria será importante para comprovar a esportividade dos modelos e realçar a participação que a marca tem nas competições. “As provas de automobilismo são verdadeiros laboratórios para as marcas. Com o BMW Team Brasil teremos mais uma forma de mostrar a qualidade dos nossos produtos, especialmente os da linha M (Motorsport), além de trazer toda a tradição da marca em um campeonato importante e conhecido, como o GT Brasil

A competição estreou no país em 2007 e atualmente conta com a participação das principais marcas de automóveis do mundo. Suas provas são compostas por oito etapas realizadas em rodadas duplas. O calendário (ainda sujeito a alterações) prevê o início da competição no dia 18 de março em Interlagos e término no dia 16 de dezembro no mesmo local, conforme a seguir:

18 de março, Interlagos

29 de abril, Anhembi / F-Indy

27 de maio, Curitiba

24 de junho, Interlagos

22 de julho, Velopark

2 de setembro, Interlagos

28 de outubro, Guaporé

18 de novembro, Curitiba

16 de dezembro, Interlagos

A equipe AH Competições, comandada pelo experiente piloto e empresário Antonio Hermann, será a responsável pela preparação e participação dos carros BMW no Campeonato brasileiro de GT. “Para nós é uma grande honra fazer parte da família BMW, ficamos muito impressionados com a seriedade e profissionalismo com que fomos recebidos” declarou Hermann.

“Nós estamos muito confidentes de que a categoria GT Brasil irá oferecer a BMW uma perfeita plataforma para fortalecimento da marca, especialmente para a sua divisão M no país. Além disso, acreditamos que a escolha pela AH Competições foi bastante coerente com o que buscamos para a competição“, afirma Daniel Schimdt, Diretor Geral da BMW Motorsport.

Fonte: Visar
  

MINI By Night na véspera do aniversário de São Paulo

mini_by_night.jpg













A cidade vai ser invadida por uma carreata de MINI na véspera de seu aniversário de 458 anos. Trata-se da primeira edição do MINI By Night, organizado pela Caltabiano. Os fãs do charmoso carro inglês sairão da concessionária Caltabiano MINI de Pinheiros rumo aos principais pontos turísticos de São Paulo.

O MINI By Night vai acontecer na véspera do feriado, 24 de janeiro, com saída da concessionária às 21h. O passeio noturno de carros MINI vai percorrer locais históricos de São Paulo, com direito a vista panorâmica no Hotel Tivoli, Pátio do Colégio, Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão) entre outros. O passeio noturno termina no Bar Gràcia, para a confraternização dos participantes.

O passeio foi inspirado nos já famosos “MINI Parade”, onde os clientes sempre visitam algum lugar do interior ou litoral de São Paulo. E para comemorar o aniversário de uma das maiores metrópoles do mundo a Caltabiano resolveu fazer um passeio diferente.

“O MINI é um carro urbano e que tem tudo a ver com a cidade de São Paulo. Por isso, logo veio a ideia de fazer o tour durante a noite para comemorar o aniversário da cidade. Acreditamos que nossos clientes gostarão bastante do passeio, pois nós paulistas já estamos acostumados com a capital, no entanto nem sempre temos tempo de ver a cidade com calma e em um momento de lazer”, comenta Daniela Miranda da Caltabiano MINI.

A iniciativa tem o apoio de De’Longhi e Kopenhagen, que vão oferecer coquetel não alcoólico aos clientes antes da saída do passeio, e da Red Bull, que irá acompanhar o comboio oferecendo energético aos participantes que passarão a madrugada na rua.

Confira o trajeto que a carreata de MINI vai percorrer:

Av. Brigadeiro Faria Lima
Av. Juscelino Kubitscheck
Túnel Ayrton Senna
Parque Ibirapuera
Av. Paulista
Av. Brigadeiro Luis Antônio
Bairro do Bixiga
Bairro da Bela Vista
Praça da Sé
Pátio do Colégio
Região da Rua 25 de Março
Mercado Municipal
Av. Cruzeiro do Sul
Av. Brás Leme (concessionária MINI Caltabiano)
Av. Sumaré
Av. Pacaembu
Av. Rebouças

Fonte: Visar

Peel, o menor carro do mundo, está de volta

Um grupo de empresários britânicos criou a Peel Engineering, para ressucitar a marca Peel. Este pequeno construtor britânico ficou conhecido por ter construído os menores carros do mundo, com menos de dois metros de comprimento e motor de motociclo.

O Peel P50 tem apenas 1,37 metros de comprimento, para um peso de 59 kg. Tem uma porta e apenas um lugar para o condutor. O Trident mede 1,83 metros e pesa 99 kg, mas já tem espaço para um passageiro. Ambos têm apenas três rodas.
Originalmente equipados apenas com motor de moto, mantêm o motor de base de 50 cm3, com 2,5 kW (3,4 cv) de potência, que no P50 confere-lhe um consumo médio de 1,35 l/100 km. Em alternativa, podem usar um motor elétrico, em duas versões, com 1,2 kW (1,6 cv) ou 3 kW (4 cv) de potência, e autonomia para 80 km.

Fonte: Volante

GT Brasil: Organização prevê ascensão e garante novidades para categorias GT3 e GT4 em 2012

Ainda sem divulgar modelos ou marcas, promotores do campeonato confirmam a chegada de nove novos carros ao Brasil
Há pouco mais de um mês, a categoria dos carros dos sonhos quebrava um recorde, com 34 participantes na última etapa da temporada passada, divididos entre as classes GT3 e GT4. Foi o símbolo máximo do excelente momento vivido pelo campeonato, que atingiu o ponto mais alto de seus cinco anos de história (as primeiras corridas foram disputadas em 2007). Ainda em meio aos números do ano anterior, a organização já pode afirmar que este crescimento estará ainda mais destacado em 2012.

Modelos e marcas ainda estão em segredo, a pedido dos próprios pilotos, mas os promotores do campeonato confirmaram nesta semana a chegada de pelo menos nove novos carros ao grid de largada, com novidades tanto na GT3 quanto na GT4. "São marcas estreantes e carros estreantes", antecipa Walter Derani, sócio-fundador da empresa que organiza o campeonato, a SRO Latin America. "Em termos técnicos, esportivos e também na parte promocional, já é possível prever um ano ainda mais interessante para a categoria".

"Estamos vivendo um momento de ascensão, com números cada vez mais positivos, e a expectativa é muito alta para esta temporada", comenta Walter Derani. A categoria deve anunciar nas próximas semanas uma série de novidades para 2012. A chegada dos novos carros segue uma tendência de renovação que surgiu no ano passado, com os modelos Ferrari F458, Corvette Z06R, Lamborghini Gallardo LP600, Mercedes-Benz SLS AMG, Aston Martin Vantage e Maserati Gran Turismo.

As supermáquinas ajudaram a garantir bom público nas arquibancadas e permitiram ao show de gran turismo atingir 15,3 milhões de domicílios em todo o Brasil com as transmissões ao vivo pela Band. Nesta temporada, a visibilidade da categoria continuará em alta com o pacote de televisão aberta e canal pago, além da etapa em conjunto com a corrida brasileira da Fórmula Indy, nas ruas do Anhembi, em São Paulo (SP).

O campeonato tem início marcado para o meio de março e traz entre suas novidades a divisão GT Premium, que terá resultados separados e pontuação exclusiva dentro da GT3. Nesta divisão, estarão inscritos os carros mais antigos, fabricados entre 2007, 2008 e 2009 - aqueles que fizeram história nos primeiros anos da categoria, como Lamborghini Gallardo LP520, Porsche 997 GT3 Cup S, Ferrari F430 e Dodge Viper Competition Coupe.

Dinho Leme Comunicação

VEJA ENTREVISTA DE BRUNO SENNA E FRANK WILLIAMS

Assista a entevista de Bruno Senna e de Frank Williams sobre as perspectivas para a temporada 2012 da Fórmula 1

segunda-feira, janeiro 23, 2012

MINI revela duas novas edições especiais dedicadas a Londres


A MINI lançou duas novas versões especiais inspiradas na cidade de Londres no ano em que aquela metrópole sediará os Jogos Olímpicos. À venda a partir da primavera, os MINI Baker Street e Bayswater têm desenho exclusivo, com o primeiro a apresentar um estilo mais jovial e inovador, enquanto o segundo acentua a agilidade do modelo britânico.

Mais detalhadamente, o Baker Street conta com nova cor exterior ‘Rooftop Grey’ metalizada e faixas negras no capô, espelhos com capas pretas. Caso o deseje, o comprador pode ainda adquirir esta versão com as cores Pepper White e Midnight Black. Junto aos piscas, aparece ainda a designação Baker Street. No interior, esta versão recebe novos revestimentos , além de acabamentos mais exclusivos como o padrão de tecido em cor ‘Cross Check Rooftop Grey Light’. O equipamento interior fica completo com costuras em cor contrastante nos bancos e no seletor de marchas, além do acabamento Chrome Line. Este modelo poderá ser encomendado com as variantes MINI One (98 cv), MINI Cooper (122 cv), MINI One D (90 cv) e MINI Cooper D (112 cv), todos elas contando com caixa manual de seis velocidades, embora a transmissão automática também esteja disponivel.

Fonte: Volante

Volkswagen amplia oferta de veículos com freios ABS e airbags de série



  • Sistema de freios antibloqueio mantém dirigibilidade do carro durante frenagens de emergência e diminui a possibilidade de acidentes
  • Airbags reduzem riscos para os passageiros da frente em caso de colisão
  • Maior aplicação torna o preço desses equipamentos para o cliente mais acessível
A Volkswagen do Brasil está ampliando o número de modelos de sua linha de veículos equipados com airbags e freios ABS como equipamento standard. Estes dois importantes sistemas de segurança passam a ser equipamentos de série para os modelos Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend fabricados desde o início deste ano, que começam a chegar às concessionárias até o fim do mês.


Os freios ABS e o duplo airbag de série já estavam presentes em alguns modelos nacionais ou fabricados na Argentina, como a picape Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o SpaceCross, o CrossFox, o Fox Prime e o SpaceFox Sportline. Além desses, toda a gama de modelos importados pela Volkswagen da Europa e América do Norte já conta com esses dispositivos, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat Sedan e o Passat Variant, o Passat CC e todas as versões do Jetta.


A ampliação da oferta dos freios ABS e dos airbags como equipamento de série está ajudando a reduzir o custo desses equipamentos. Os modelos da Volkswagen que passam a contar com eles a partir deste mês terão um acréscimo em seus preços normais de apenas R$ 1.300, um custo relativamente baixo se comparado ao preço de mercado.


A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.


ABS: segurança ativa


O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.


Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro.


Airbags: segurança passiva


Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a desaceleração brusca do veículo, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.


É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.


Fonte: Volkswagen

FORD AMPLIA A OFERTA DO NEW FIESTA NO MERCADO BRASILEIRO

 A Ford vai aumentar a partir de fevereiro os volumes do New Fiesta disponíveis no mercado brasileiro, tanto da versão Hatch como do Sedan. A estratégia tem como objetivo atender a demanda e ampliar a liderança do modelo no segmento de compactos premium. A ampliação da sua oferta permitiu à Ford adotar também uma nova estratégia de comercialização que beneficia o consumidor, trazendo reduções no preço de lista de até R$3.500, conforme a versão. Assim, o preço de lista do New Fiesta agora parte de R$45.950 no modelo Hatch e de R$47.950 no Sedan.


A linha trouxe uma oferta inovadora no segmento de compactos premium e, com o lançamento da versão hatch, consolidou a presença da Ford nessa faixa. O design Kinetic, presente na carroceria e na cabine de estilo "cockpit", e as tecnologias inovadoras de conectividade e segurança estão entre os atrativos que diferenciam o compacto global da Ford dos demais carros do segmento. Ele vem com sistema multimídia SYNC com comando de voz em português, controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa e 7 airbags - incluindo airbag de joelho e sensor de classificação do passageiro.
Outros destaques são a direção elétrica e a agilidade do motor Sigma 1.6 Flex 16V, com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio, que gera 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina e leva o carro à velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente.

Fonte: 
Imprensa Ford

Holanda incentiva uso de carros elétricos

A empresa israelense Better Place, fabricante de carros elétricos, vai instalar uma estação de carregamento de baterias desses veículos próximo do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, Holanda. A instalação será feita em cooperação com uma empresa de engenharia local. A estação de recarregamento será usada para mostrar as vantagens da tecnologia da Better Place e convencer o governo holandês a adotar o sistema.

A Holanda é considerada um dos países mais avançados da Europa que diz respeito à adoção de carros elétricos. O governo holandês está implantando um programa de “transporte verde”, por meio do qual irá comprar dezenas de carros elétricos de vários tipos para analisar sua viabilidade. Amsterdã é considerada uma cidade líder na área. Há dois meses apresentou um programa para o uso de carros elétricos no centro da cidade. O governo holandês também estuda adotar incentivos fiscais para carros elétricos.

Além de Israel, onde pretende instalar 200 estações de recarregamento, a Better Place já vendeu o sistema de carros elétricos para Austrália, Japão e Dinamarca.

Fonte: 

Globes [online], Israel business news - www.globes-online.com
Ex-Libris Comunicação Integrada

100.000° Cayenne da nova geração virá para o Brasil

Carro foi montado na fábrica de Leipzig em 20 de janeiro e será embarcado em breve para o País, onde será entregue a seu proprietário

O 100.000° Porsche Cayenne da atual geração será enviado para o Brasil em breve. O carro, versão S com motor V8 e pintado de branco, foi montado na fábrica de Leipzig neste 20 de janeiro e nos próximos dias será colocado no navio para chegar ao País para ser entregue a seu comprador. "Trata-se de uma coincidência muito feliz", comemora Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. "O fato de esse carro ser destinado ao mercado brasileiro dá uma conotação especial ao trabalho desenvolvido pela Stuttgart Sportcar."

Atualmente, o Cayenne está à venda em 124 mercados. No Brasil, ele é oferecido nas versões V6 (motor com 300 cv de potência), S (motor V8 com 400 cv) e Turbo (motor V8 biturbo com 500 cv). Lançado em 2002 (como modelo 2003), o Cayenne teve 360.000 unidades produzidas antes de mudar para sua segunda geração em 2010.

A produção do 100.000° Cayenne da atual geração coincide com o décimo ano de existência da fábrica da Porsche em Leipzig. "Um local onde não havia nada e hoje está entre as mais modernas plantas de produção de automóveis do mundo", afirma Wolfgang Leimgruber, membro do Comitê Executivo de Produção e Logística da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG.

Fonte:
Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche
www.porsche.com.br 

CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS DEVEM FECHAR DOIS DOMINGOS POR MÊS

CONCESSIONÁRIAS DE SÃO PAULO FECHARÃO DOIS DOMINGOS POR MÊS
*Antonio Goulart
 Foi derrubada a liminar que permitia o funcionamento das concessionárias de automóveis aos domingos em todo o Estado de São Paulo. A decisão é fruto de mais de seis meses de negociações entre os sindicatos dos vendedores e patronal e, em minha opinião, retrata uma vitória para os funcionários, que poderão dedicar mais tempo a suas famílias.

Quando ouvimos falar de vendedores, logo vem a imagem de um profissional que trabalha muito para garantir estabilidade financeira, pois boa parte do seu salário depende não só do bom desempenho das suas atividades, mas de metas anuais, mensais e até mesmo diárias, em alguns casos, que precisam ser alcançadas, ou seja, permitir que esse profissional trabalhe mais um dia na semana pode trazer consequências graves como estresse e depressão.

Segundo a FENABRAVE, 3,5 milhões de veículos leves foram vendidos em 2011, o que nos permite acreditar que as vendas não cairão com o fechamento das lojas uma vez por semana, vale dizer, para o descanso semanal do trabalhador. Além do que, com a loja fechada aos domingos, a movimentação no sábado será maior, chamando a atenção de curiosos que entrarão no local por encontrarem a casa cheia.

Por hora, os dias de abertura das lojas devem variar a cada mês, de acordo com a cláusula 56ª da convenção coletiva de trabalho, aprovada pelos sindicatos no último dia 30. Enfim, para o consumidor, ter vendedores mais descansados e menos estressados é, sem dúvidas, uma ótima oportunidade de fechar ótimos negócios!

*Antonio Goulart é o atual vereador mais votado e esta em seu quarto mandato na Câmara Municipal de São Paulo, também atuou como vice-presidente da comissão de Transito e Transporte em 2009.

Fonte: IMPRENSA - VEREADOR GOULART <contato@vereadorgoulart.com.br>

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Eurobike lança campeonato “Advanced Driving Cup”

advanced_driving_cup.jpg

A Eurobike acaba de criar o Advanced Driving Cup, direcionado para os alunos do curso de pilotagem também aplicado pela rede. A sugestão partiu dos próprios alunos, que ao concluírem o curso solicitaram a elaboração de uma copa para que pudessem experimentar as novas técnicas e desfrutar de todas emoções que uma corrida oferece.

O Advanced Driving Cup  é homologado pela FGA, e inédito no Brasil,  destinado aos alunos da escola que buscam se capacitar em competições. “Nosso diferencial está na qualidade dos veículos e principalmente no preço por prova e por piloto que é bem atrativo. Como escola, pretendemos ser uma categoria de acesso aos campeonatos profissionais.”, explica Fabio Bernardes, diretor do Eurobike Advanced Driving School.

O campeonato terá três etapas, em três autódromos diferentes, Tarumã, Guaporé e Velopark. O grid será formado por nove carros e 18 pilotos e os requisitos para participar é possuir carteira PGC-B e ter concluído os módulos de treinamento da Advanced Driving School. A escola terá uma edição especial de 27 a 29 de janeiro para habilitar a tempo os interessados em competir no Advanced Driving Cup.

Cronograma:
1ª etapa Tarumã – 9 e 10 de março
2ª Etapa Guaporé – 13 e 14 de abril
3ª Etapa Velopark – 25 e 26 de maio
Conheça mais sobre o curso e campeonato no www.advanceddriving.com.br

Fonte: Visar

FUTURA FORD RANGER: VÍDEO MOSTRA COMO RODAR EM ÁREAS ALAGADAS


A futura Ford Ranger é estrela de um novo vídeo na internet: desta vez, mostra a sua capacidade de rodar em até 80 centímetros de profundidade na água. Prevista para ser lançada em 2012 na América do Sul, ela é vista no  link: http://www.ford.com.au/servlet/Satellite?c=DFYPage&cid=1248885252235&pagename=wrapper&site=FOA#overlay=1248923755532, num vídeo produzido na Austrália, como parte do lançamento mundial da picape Ford.

A filmagem acompanha a nova Ranger atravessando um rio, enquanto engenheiros da Ford explicam os detalhes técnicos por trás dessa capacidade. Segundo eles, há três elementos principais no compartimento do motor que permitem à nova Ford Ranger "nadar" nessa profundidade: os tubos especiais de respiro do motor, os componentes eletrônicos montados em posição elevada e o filtro de ar elevado, com um sistema de proteção que permite a passagem da água para fora mas não para dentro do motor.

O objetivo do vídeo é também instruir como aproveitar o potencial da picape e indicar questões de segurança, tanto para os "aventureiros" como para os motoristas em geral para superar situações emergenciais em enchentes ou em condições de pistas alagadas.

O vídeo alerta sobre os riscos desse tipo de situação e recomenda alguns cuidados, como: checar a profundidade máxima do local, verificar o local da travessia, considerar o impacto ambiental, selecionar uma marcha que reduza a possibilidade de parada, manter uma velocidade constante em torno de 7 km/h de modo a não atropelar a onda formada na frente do veículo e evitar a parada do motor.

Líder da categoria

A nova Ford Ranger foi projetada para ser líder da categoria em potência, economia de combustível, segurança e capacidade de carga e também chama a atenção pelo estilo moderno, espaço interno, conforto e tecnologias inteligentes. Além disso, oferece uma experiência de direção sofisticada, não encontrada em outros veículos do segmento.

A nova picape será produzida em três continentes e vendida em mais de 180 mercados mundiais, incluindo a América do Sul. Ela é um exemplo da nova estratégia de plataformas globais da Ford, unindo a experiência e os recursos de desenvolvimento da marca em todo o mundo para oferecer um produto único e destinado a ser o melhor da classe em todas as regiões.


Fonte:
Imprensa Ford

Dia Nacional do Fusca celebra ícone da Volkswagen

  • Primeiras unidades chegaram ao Brasil em 1950
  • Fabricação nacional foi de 1959 a 1986 e de 1993 e 1996
  • Novo Beetle é o mais esportivo de todos os tempos
Milhares de fãs comemoram nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.

A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

De importado a brasileiro

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.

Do projeto à produção

A marca Volkswagen, em alemão, significa "carro do povo" e foi com a missão de popularizar o automóvel que o Fusca foi concebido, na década de 1930, pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, a pedido do governo da Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a produção do carro começasse, mas durante o conflito a fábrica produziu milhares de veículos militares leves utilizando sua plataforma mecânica, com motor traseiro refrigerado a ar.

Com o final da guerra, a fabricação do modelo original foi retomada. A situação econômica da Europa, em recuperação, era favorável para a comercialização de um carro barato e econômico e, gradualmente, o Volkswagen começou a tornar-se conhecido não apenas em seu país de origem, mas em todo o mundo.

Considerado um dos "cases" de design mais significativos da história, o Fusca não deixou de evoluir ao longo de seus mais de 50 anos de produção, mas manteve sempre suas características básicas: motor traseiro, refrigeração a ar e sua inconfundível aparência, com paralamas salientes e estribos laterais.

As qualidades do singular modelo que deu origem ao Grupo Volkswagen tornaram-se parte da personalidade da marca e continuam inspirando a criação e produção de modelos inovadores, resistentes, econômicos e de alta qualidade.

A tradição renovada: o Beetle

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.

Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao mercado internacional no ano passado: a primeira versão do Beetle concebida inteiramente no século 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Beetle se destaca também pela segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões.

O Beetle conta com uma ampla gama de motores a diesel e a gasolina, adaptando-se aos vários países onde já está sendo oferecido. A versão mais potente conta com um motor turbo 2.0 de 200 cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Tem velocidade máxima de 223 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 s.
O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.

Fonte: Volkswagen

MINI Challenge Cup segue preparação para temporada 2012

MINI Challenge Cup segue preparação para temporada 2012
Categoria que terá etapas compostas por três corridas no fim de semana continua com inscrições abertas para novos pilotos.

Há pouco mais de dois meses para a largada da terceira temporada do MINI Challenge Cup, que ocorre no dia 25 de março no Autódromo de Interlagos, a preparação dos carros e pilotos segue em ritmo acelerado.
                
Enquanto os MINI Cooper S John Cooper Works Challenge não vão para a pista, a equipe de mecânicos e preparadores da JL Racing, empresa da família Giaffone, responsável pela preparação uniforme dos carros cuidam de todos os detalhes e acertos, para que tudo fique pronto a tempo da temporada começar. “Estamos em um período o qual podemos denominar de reconstrução dos carros. Desde a preparação do motor até a pintura, tudo é substituído por itens novos e ficam prontos como se viessem da fábrica, à espera dos novos pilotos e o início da temporada”, diz Fernando Chaves, responsável pela preparação dos MINI Challenge na JL Racing.

Mas não são apenas os carros que estão em ritmo de preparação. Para os pilotos, o período também é muito importante, pois é hora de fechar contrato com patrocinadores e cuidar da forma física. “Já comecei correr antes mesmo do campeonato começar. Essa é uma época onde precisamos firmar parcerias com patrocinadores e garantir um lugar no grid“, conta o piloto Vitor Genz, que se consagrou vice-campeão da temporada 2011 e teve apoio do Grupo Eurobike e Ser Glass. O piloto ainda revela seu jeito de entrar em forma: “enquanto a temporada não começa o jeito é correr on-line nos simuladores para matar a vontade e não enferrujar.”
   
Desde a primeira temporada, há dois anos, o MINI Challenge Cup desperta atenção de muitos pilotos. Além das belas disputas e equilíbrio dentro da pista, fora dela a relação custo/benefício também é um atrativo que vem sendo reconhecido. No valor investido em cada corrida estão inclusos para os competidores, além dos itens básicos (como fornecimento de combustível, pneus, inscrições para as provas, assistência de serviços mecânicos, transporte e a manutenção dos veículos), toda a estrutura comandada por experientes profissionais, os quais oferecem a segurança e a logística para a realização das corridas.

Todas as etapas terão transmissão ao vivo pelo canal de TV por assinatura Band Sports. Além disso, seguindo novas tendências, a marca MINI também oferece a partir desse ano ao público jovem e antenado, a possibilidade de acompanhar o MINI Challenge Cup pelo canal da internet Terra TV, com transmissão em tempo real.

A categoria mais uma vez comportará 20 carros e manterá seu perfil “gentleman drivers”.  A temporada inteira terá o custo de R$220.000,00 com adicional no preço devido à aquisições de pneus. Os pilotos interessados em disputar o MINI Challenge Cup poderão obter mais informações pelo e-mail

 Confira o calendário da temporada 2012
1ª etapa, 25 de março – Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
2ª etapa, 15 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR)
3ª etapa, 20 de maio – Autódromo Internacional Velopark, Nova Santa Rita (RS)
4ª etapa, 1º de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna, Londrina (PR)
5ª etapa, 15 de julho – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Rio de Janeiro (RJ)
6ª etapa, 5 de agosto – Autódromo José Carlos Pace, São Paulo (SP)
7ª etapa, 21 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR)
8ª etapa, 11 de novembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet, Brasília (DF)

Fonte: 
Ana Mogadouro e Arthur Lustosa Santos 
VISAR PLANEJAMENTO Assessoria de Imprensa BMW Group Brasil 

Semana que vem tem Corrida de Calhambeques!

A família reunida, os carros antigos, a possibilidade de torcer pelo seu clube de antigomobilismo e, de uma forma única, ver carros com mais de 75 anos competindo de uma forma saborosa.

Este é o espírito do “Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques”, uma competição de entretenimento automotivo.

Uma corrida para qualquer carro (original ou não) fabricado até 1936 que recebe representantes de vários clubes de carros antigos em vários Estados brasileiros.
          
Com categorias específicas para cada modelo competidor, as equipes fazem uma charmosa interação entre o homem e a máquina.
          
Com chancela da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) a Corrida de Calhambeques é promovida pela “A Biela Comunicação e Eventos de Antigomobilismo”, dirigida pelo Jornalista Tiago Songa, que também edita o jornal “O Pistão” distribuído para antigomobilistas de mais de 30 clubes de carros antigos.

O que? Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques
Onde? Franca Speed Park (Rod. Franca/Claraval km2) 
Quando? 28 e 29 de Janeiro.

Fonte: Pé na Tábua

Porsche lança Cayman edição Facebook



Para celebrar a marca de dois milhões de seguidores na rede social Facebook, a Porsche criou este Cayman S que está decorado com as caras de todos os fãs da página oficial da marca. Esta versão única será exibida no museu da marca até 27 de janeiro.


Fonte: Volante

Reunião com a SPTuris esclarece novas taxas de Interlagos


CBA foi convidada a coordenar Grupo de Acompanhamento dos usuários do circuito

As taxas de utilização do Autódromo de Interlagos (SP), serão reajustadas em 16%, afirmou o diretor de eventos da SPTuris, Everaldo Júnior, em reunião realizada hoje na sede da empresa, em São Paulo. No encontro que teve a participação da CBA - representada pelo diretor de marketing da entidade, Paulo Gomes -, pelo presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo - professor Rubens Carpinelli -, e diversos promotores e automobilistas ficou acertada ainda a criação da Comissão de Acompanhamento, comissão que será liderada por Gomes e terá representantes de todas as classes profissionais que utilizam o circuito paulistano.

"Mais do que uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as taxas que serão cobradas para utilizar Interlagos, a reunião promovida pela SPTuris serviu para consolidar canais transparentes e objetivos que visam atender as demandas e necessidades do esporte a motor", declarou Gomes ao final do encontro que reuniu mais de 70 pessoas. O primeiro trabalho do Grupo de Acompanhamento já tem data e local para acontecer: na tarde de amanhã o diretor de marketing da CBA e o diretor de eventos da SPTuris se reúnem no Autódromo Internacional José Carlos Pace para discutir a forma como as escolas de pilotagem utilizarão o circuito. Gomes ressaltou a iniciativa dos administradores de Interlagos em esclarecer os fins da nova tabela de preços recentemente divulgada. Everaldo Júnior anunciou que o documento será revisto:

"Sempre estaremos abertos a conversar e contribuir para que Interlagos continue gerando empregos, impostos e vantagens para o esporte a motor brasileiro e para a cidade de Sáo Paulo. A reunião de hoje mostrou que a tabela recentemente anunciada pode ficar mais clara e é isso que faremos.
Ao contrário do que alguns meios publicaram, eu garanto que o reajuste de preços para 2012 não passará de 16% sobre os preços praticados em 2011.


Confederação Brasileira de Automobilismo

Assessoria de Imprensa