COMPRE AGORA

domingo, outubro 30, 2011

Fotos: Garotas do Racing Festival agitam no Velopark


 Gaúchas embelezam Trofeo Linea e Formula Futuro no RS


Fotos: Carsten Horst
Fonte: MF2

GP DA INDIA: Bruno Senna diz que falta do KERS limitou sua prova

 Prejuízo por volta sem o sistema de recuperação de energia foi de 4 décimos por volta

A excelente largada e o ritmo satisfatório imposto com o segundo jogo de pneus não foram suficientes para levar Bruno Senna à zona de pontos do Grande Prêmio da Índia. Com o sistema de recuperação de energia cinética (KERS) inoperante logo depois do início da corrida, o piloto da Lotus Renault GP não pôde compensar o prejuízo - estimado em quatro décimos de segundo por volta - e terminou em 12º. "Sem o KERS, e com esse as asas traseiras móveis é impossível evitar as ultrapassagens", afirmou Bruno, explicando a perda de posição para as Toro Rosso.

Bruno disse que a dificuldade com o KERS surgiu nos treinos da sexta-feira e reapareceu pouco depois da largada. "Foi algo pontual. Até então eu não tinha tido qualquer problema com o sistema", lembrou. Segundo ele, o ritmo abaixo do esperado na primeira parte da corrida foi agravado pelo comportamento estranho dos pneus macios. "Quando coloquei o segundo jogo, o carro melhorou muito e pude andar bem mais rápido."

A Lotus Renault GP chegou à Índia acreditando que o novíssimo circuito de Buddh poderia casar bem com as características do R31 e o ótimo 8º lugar de Bruno nos treinos livres da sexta-feira apenas reforçou essa esperança. No entanto, os dois pilotos terminaram imediatamente atrás dos 10 primeiros - o russo Vitaly Petrov ficou em 11º. "A largada compensou meu mau treino classificatório, mas fiquei limitado pela performance da primeira parte", explicou

Bruno concordou que a Lotus Renault GP pode ter perdido uma boa chance de somar mais pontos no campeonato de construtores e que a perspectiva para a próxima etapa pode não ser tão favorável. "A pista de Abu Dhabi tem muitas curvas lentas e fechadas. Não é o tipo de circuito ao qual nosso carro se adapte melhor."


Fonte: MF2 

ACIDENTE NA LARGADA COMPROMETE CORRIDA DE RUBENS BARRICHELLO NO GP DA ÍNDIA


Sebastian Vettel vence com facilidade e Button desponta na briga pelo vice

Rubens Barrichello teve sua corrida comprometida ao ter seu bico quebrado da Williams FW33 logo na largada do Grande Prêmio da Índia. O brasileiro teve de fazer uma parada a mais nos pits, o que "arruinou" sua corrida, completando a prova em 15º.

"Perdi meu bico quando ia contornar a primeira curva, então tive que fazer um pit stop não programado que arruinou minha corrida desde o início, pois voltei muito atrás dos demais", disse Barrichello. "Depois disso, tivemos que mudar nossa estratégia de uma parada para evitar perder mais tempo. Melhoramos um pouco, mas não o suficiente para marcar pontos. É uma pena, porque nosso ritmo era forte e a degradação dos pneus estava ok, por isso poderíamos ter ido melhor", finalizou.

Sebastian Vettel venceu. Na disputa pela vice-liderança, Jenson Button chegou em segundo e abriu mais diferença para Fernando Alonso (terceiro) e Mark Webber (quarto).

O próximo encontro da Fórmula 1 será em Yas Marina, no Grande Prêmio de Abu Dhabi, daqui a duas semanas, dia 13 de novembro.

Resultado do Grande Prêmio da Índia:

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 60 voltas
2º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 8s4
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 24s3
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 25s5
5º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m05s4
6º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 1m06s8
7º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 1m24s1
8º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
10º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
11º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta
12º - Bruno Senna (BRA) Renault - a uma volta
13º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - a duas voltas
15º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a duas voltas
16º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a três voltas
17º - Narain Kathikeyan (IND) HRT-Cosworth - a três voltas
18º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth - a três voltas
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - a cinco voltas

Abandonos:
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m25s122
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - sem tempo
Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m26s537
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m34s046
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m27s876

Volta mais rápida:
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m27s249, na 60ª

Fonte: MP Team

Trofeo Linea: André Bragantini vence no Velopark



Losacco e Popó chegam empatados à última batalha pelo vice-campeonato

NOVA SANTA RITA (RS) - Graças a uma ultrapassagem sobre o pole Marcos Gomes na quinta volta, André Bragantini conquistou a 11ª etapa do Trofeo Linea, disputada na manhã deste domingo no autódromo do Velopark. Paulista radicado em Curitiba, Bragantini fechou a primeira fila do grid e perseguiu Gomes após a largada até superá-lo na freada do esse. A partir daí, beneficiado pela luta pelo segundo lugar que envolveu seis pilotos, Bragantini não encontrou dificuldades para administrar sua segunda vitória na temporada. "Fui privilegiado por essa disputa, porque todos tinham carro para encostar", reconheceu. Gomes manteve a posição e o pódio foi completado por Popó Bueno. Com mais 12 pontos, Popó igualou-se a Giuliano Losacco e os dois devem decidir o vice-campeonato na prova de encerramento da temporada, marcada para as 13h20.

Gomes até que saiu bem, mas não conseguiu resistir à pressão de Bragantini. "Meu carro estava muito dianteiro no começo da corrida. Depois que ele me ultrapassou, o rendimento melhorou e comecei a chegar nele. Infelizmente, meu motor voltou a apresentar a mesma falhação da véspera", explicou. Sem conseguir sustentar o ritmo, Gomes segurou o pelotão e os choques na disputa por posições se tornaram inevitáveis. Num deles, Popó tomou o terceiro lugar de Allam Khodair e a manobra estava sendo investigada pelos comissários desportivos depois da prova. "Foi um pódio suado. Não é fácil largar em 8º e terminar em 3º", comemorou Popó.

O resultado da 11ª etapa (sujeito a verificações técnica e desportiva)

1°) ANDRÉ BRAGANTINI 24 VOLTAS EM 26MIN48S638
2°) MARCOS GOMES A 6S421
3°) POPÓ BUENO A 11S605
4°) CACÁ BUENO A 12S021
5°) ALLAM KHODAIR A 12S686
6°) CHRISTIAN FITTIPALDI A 13S018
7°) CESINHA BONILHA A 13S712
8°) GUILIANO LOSACCO A 13S899
9°) CLEMENTE FARIA JR. A 14S616
10°) LEONARDO NIENKOTTER A 15S085
11°) ULISSES SILVA A 16S601
12°) BETINHO SARTÓRIO A 23S904
13°) FERNANDO NIENKOTTER A 30S925
14°) VICTOR GUERIN A 31S389
15°) ROGÉRIO MOTTA A 32S350
16°) ROGÉRIO CASTRO A 43S062

Não completou : FÁBIO CARREIRA

Melhor volta: Cesinha Bonilha em 1min02s176

Classificação do campeonato:

1°) CACÁ BUENO - 128
2°) GIULIANO LOSACCO e POPÓ BUENO - 73
4°) ALLAM KHODAIR - 65
5°) ANDRÉ BRAGANTINI - 60
6°) LEONARDO NIENKOTTER - 50
7°) FÁBIO CARREIRA - 44
8°) CLEMENTE FARIA JR - 41
9°) CHRISTIAN FITTIPALDI e MARCOS GOMES - 40
11°) CESINHA BONILHA - 36
12°) ALCEU FELDMANN - 20
13°) ULISSES SILVA - 16
14°) FERNANDO NIENKOTTER - 15
15°) ALAN HELLMEISTER e HOOVER ORSI - 14
17°) BETINHO SARTORIO - 8
18°) SERAFIN JR. e ALESSANDRO MARCHINI - 6
20°) RICK ROSIN - 5
21°) ROGÉRIO MOTTA , LUCIANO KUBRUSLY e ROGÉRIO CASTRO - 4
24°) JOSÉ VITTE - 3
25°) WELLINGTON JUSTINO - 1


O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli, Fiat Powertrain e Sundown Motos, apoio Sada Transportes, Iveco e realização da RM Racing Events.

Fonte: MF2 

sábado, outubro 29, 2011

F1 NA INDIA : FÃS DO METALLICA QUEBRAM TUDO NO PALCO !!!!!

O METALLICA foi convidado para dois shows na India como parte do evento de estreia da Fórmula 1 em Nova Delhi, mas devído a falta de segurança, o show desta sexta-feira foi cancelado.


No momento em que os produtores do espetáculo anunciaram que não haveria mais o concerto, os fãs ficaram enfurecidos e começaram a quebrar tudo que estava no palco, caos total!!!!!


Vejam toda a confusão e como ficou  o palco depois da destruição !!!!!








Audi DTCC: Elias Azevedo é campeão por antecipação

 O segundo lugar na prova de hoje (29) deu a Elias Azevedo o título de primeiro campeão do Audi DTCC. Com 27 pontos a mais que o segundo colocado no campeonato, o piloto precisava se classificar até a quarta colocação para garantir o título: fez melhor, chegou em segundo

Com uma exibição perfeita, Elias Azevedo conquistou o segundo lugar na primeira corrida da última rodada dupla do campeonato e pontos preciosos para se tornar o primeiro campeão do DTCC - Driver Touring Car Cup -, mais nova categoria do automobilismo brasileiro, que correu pela primeira vez no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

O paulistano do carro número 21 fez uma corrida burocrática, como afirmou o piloto, pensando somente no campeonato. "Eu podia chegar até em quarto lugar, para não depender de resultados dos demais pilotos ou ter que depender da corrida do domingo, mas consegui fazer melhor: cheguei em segundo. Sou o primeiro campeão do mundo de um campeonato Audi", brincou Elias.

"É uma sensação maravilhosa de dever cumprido", complementa o piloto. "Desde a prova do Velopark eu estava sob a pressão de ter de vencer. Tinha uma diferença significativa de pontos sobre segundo o colocado no campeonato, o que me dava quase que a obrigação de sair de lá campeão. Mas nem sempre as coisas saem como a gente imagina, existe o risco de um erro, quebra, batida, enfim, uma porção de situações imponderáveis. Após o resultado de hoje vou dormir tranquilo".

O final de semana se delineava promissor para o piloto que largou na segunda fila da primeira corrida (1min10s774), atrás somente do pole position Idenis Souza/Willians Farias, com o tempo de 1min10s427 e de Herberto Heinen (1min10s507). Kaka Mantovani foi o quarto com 1min11s228, seguido por Marçal Melo (1min11s256) na quinta posição.

A corrida - A dupla que largou na pole fez tudo certinho e venceu a corrida de ponta a ponta. Herberto Heinen, que largou na primeira fila teve problemas e não completou a prova, abrindo caminho para que Elias Azevedo conquistasse o segundo posto e o primeiro campeonato do Audi DTCC. Kaka Mantovani, Wagner Amorim e a dupla Dennis Rolim/Décio Rodrigues, completaram os cinco primeiros que subiram ao pódio após a corrida.

A próxima e última corrida da temporada está programada para ser disputada amanhã (30), a partir das 10h50, no autódromo Nelson Piquet, em Brasília.

Classificação da corrida

1) Idenis Souza/Willians Faria, 26mim38s269
2) Elias Azevedo, a 5s959
3) Kaka Mantovani, a 7s602
4) Wagner Amorim, a 10s556
5) Dennis Rolim/Décio Rodrigues, a 13s343
6) Rogério Wemuth, a 13s888
7) Marçal Melo, a 14s390
8) Florenzo, a 14s772
9) Daniel Daroz, a 19s034
10) Fabio Vianna, a 19s204
11) Rogério Garrubbo, a 24s781
12) Aline Cipriani, a 40s992
13) Adolpho Rossi, a 7 voltas
14) Herberto Heinen, a 12 voltas

A classificação do Audi DTCC após onze corridas disputadas
1) Elias Azevedo, 159
2) Idenis de Souza/Willians Farias, 134
3) Kaka Mantovani/ Matheus Maccari, 128

O Audi DTCC é uma realização da Driver, com chancela Audi e filiada à Confederação Brasileira de Automobilismo. Possui os patrocínios da Dellavia Pneus, Pirelli e Eurobike, com apoio da Scorro, Pro Tune, e KW.

Fonte: Press Consultoria

GP DA INDIA: Chateado, Bruno Senna espera corrida difícil no Circuito de Buddh


 Punição do parceiro deixa brasileiro em 14º no grid deste domingo

Bruno Senna não escondeu a decepção pelo desfecho dos treinos classificatórios do GP da Índia. Depois de fechar os ensaios livres da sexta-feira na 8ª colocação e manifestar confiança no potencial do carro da Lotus Renault GP para o qualifying, Bruno caiu na segunda parte ao estabelecer o 15º tempo da sessão - uma ducha de água fria para quem sonhava largar novamente entre os Top 10. "Estou chateado porque o potencial da véspera era para colocar o carro no Q3", afirmou.

De certa forma, os resultados confirmaram a cautela revelada por Bruno ao analisar o comportamento das rivais diretas da Lotus Renault GP nos treinos do dia anterior, principalmente a Toro Rosso e a Force India. "Eu sabia que os tempos estavam muito próximos e qualquer probleminha poderia nos deixar fora do Q3", lembrou. Além das mudanças das condições atmosféricas e da pista, que parecem ter favorecido as rivais, Bruno relatou uma dificuldade com a aerodinâmica na parte traseira do R31.

Com a punição aplicada ao companheiro de equipe Vitaly Petrov, que perderá cinco posições por causa da batida contra Michael Schumacher no GP da Coreia, Bruno sairá em 14º - o russo caiu de 11º para 16º. Mesmo estando a apenas duas filas de distância da zona de pontos, Bruno sabe que terá uma missão complicada pela frente no circuito internacional de Buddh. "É difícil fazer uma previsão, mas já está claro que é muito fácil errar nesta pista", observou. Mesmo as avaliações dos pilotos depois dos contatos iniciais com o novo traçado no meio da semana estão sujeitas a confirmação. "Ultrapassar será mais complicado do que se imaginava", concluiu Bruno.

Fonte: MF2 

GP DA INDIA: RUBENS BARRICHELLO LARGA EM 15º NO CIRCUITO DE BUDDH


Sebastian Vettel crava a sua 13ª pole position da temporada

Rubens Barrichello vai largar em 15º após o treino classificatório do Grande Prêmio da Índia realizado neste sábado (29). O piloto da Williams revelou que o seu segundo jogo de pneus moles não o ajudaram a baixar seu tempo, e ficou com a marca de sua primeira tentativa no Q2.

"Fiquei feliz com o equilíbrio do carro no primeiro conjunto de pneus e marquei meu melhor tempo com eles. Quando eu troquei para um novo jogo, o carro não estava tão bem e a aderência era pouca, o que era estranho. Mas amanhã a corrida deve ser boa, os carros à nossa volta parecem estar no nosso nível, então, vamos ver se conseguimos algo", disse o piloto.

Na parte da frente, Sebastian Vettel cravou a 13ª pole da temporada com o tempo de 1m24s178. Seu companheiro de equipe, Mark Webber, largará em segundo. Fechando o top 3, Fernando Alonso coloca sua Ferrari no pelotão da frente.

Os pilotos percorrerão os 5.173 km do circuito de Buddh International, em Greater Noida, Índia, a partir das 7h30 deste domingo (horário de Brasília).

Grid de largada para o Grande Prêmio da Índia:

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m24s178
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m24s508
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m24s519
4º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 1m24s950
5º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - punido*
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m25s122
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m25s451
8º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - sem tempo
9º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - sem tempo
10º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - sem tempo
11º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m26s337
12º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 1m26s503
13º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m26s537
14º - Bruno Senna (BRA) Renault - 1m26s651
15º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m27s247
16º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - punido**
17º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m27s876
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - 1m28s565
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - 1m28s752
20º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - punido*
21º - Narain Kathikeyan (IND) HRT-Cosworth - 1m30s238
22º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - 1m30s866
23º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m34s046
24º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth - punido***

*ignorou bandeiras amarelas no treino livre
**causou acidente com Schumacher no GP da Coreia
***troca de câmbio

Fonte: MP Team

Trofeo Linea: Marcos Gomes conquista pole inédita no Sul

 Estreante na temporada supera bicampeão Cacá e candidatos ao vice no Velopark

NOVA SANTA RITA (RS) - Afastado até da briga pelo vice-campeonato, já que estreou apenas na terceira rodada dupla em Londrina, o paulista Marcos Gomes conquistou neste sábado sua primeira pole no Trofeo Linea. O piloto da Pater Racing estabeleceu a volta mais rápida do Top Qualifying e superou os rivais mais próximos - André Bragantini e o bicampeão Cacá Bueno - por menos de 20 centésimos de segundo nos treinos que definiram a ordem de largada da 11ª e penúltima etapa da temporada.

Gomes entrou para a única volta lançada da segunda parte dos treinos classificatórios com o segundo tempo do Q1. Bateu Cacá por escassos 17 centésimos e, já de volta aos boxes, torceu por uma tentativa mal-sucedida de Bragantini - o último a entrar na pista - em superá-lo. Deu certo. Bragantini passou Cacá por apenas um milésimo, mas viu a pole escorrer pelos dedos no finalzinho. "Cometi um erro no terceiro trecho", lamentou. O consolo de Bragantini é que a pole, de certa forma, acabou ficando em família, já que o pai André é o diretor-técnico da equipe de Gomes.

As duas corridas deste domingo ainda colocarão 35 pontos em jogo. A primeira bateria começará às 9h30, enquanto a segunda, já com transmissão ao vivo pelo SporTv e inversão dos oito primeiros do grid em relação à ordem de chegada da prova de abertura da programação, tem início previsto para as 13h20. O sitewww.speedtv.com.br está mostrando ao vivo tudo o que acontece no Velopark desde este sábado.

O grid da 11ª etapa do Trofeo Linea:

1°) MARCOS GOMES - 1MIN01S949
2°) ANDRÉ BRAGANTINI - 1MIN01S965
3°) CACÁ BUENO - 1MIN01S966
4°) ALLAN KHODAIR - 1MIN02S318
5°) CESINHA BONILHA - 1MIN02S368
6°) LEONARDO NIENKOTTER - SEM TEMPO


7°) FÁBIO CARREIRA - 1MIN02S107
8°) POPÓ BUENO - 1MIN02S123
9°) CLEMENTE FARIA JR. - 1MIN02S235
10°) ULISSES SILVA - 1MIN02S242
11°) GIULIANO LOSACCO - 1MIN02S373
12°) CHRISTIAN FITTIPALDI - 1MIN02S501
13°) FERNANDO NIENKOTTER - 1MIN02S728
14°) VICTOR GUERIN - 1MIN02S729
15°) ROGÉRIO CASTRO - 1MIN03S011
16°) BETINHO SARTÓRIO - 1MIN03S240
17°) ROGÉRIO MOTTA - 1MIN03S916

Ingressos para a 6ª e última rodada dupla do Racing Festival, que será complementada pela Fórmula Futuro Fiat e pelas motos 600 Hornet e CB300 R, poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias do autódromo no sábado (das 8 às 17 h) e domingo (das 8 às 14 h).

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli, Fiat Powertrain e Sundown Motos, apoio Sada Transportes, Iveco e realização da RM Racing Events.

Site oficial: www.racingfestival.com.br

Twitter: @racingfestival
Facebook: facebook.com/racingfestival

Fonte:MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

sexta-feira, outubro 28, 2011

GP DA INDIA: Bruno Senna comemora sexta-feira "normal"

                         Piloto da Lotus Renault GP fecha o dia em 8º na mais nova pista da Fórmula 1

"Quando a sexta-feira é normal, sem problemas no carro ou com chuva, vai sempre tudo bem melhor." Essa foi a explicação de Bruno Senna para o excelente 8º lugar que conquistou na abertura dos treinos do Grande Prêmio da Índia, na inauguração oficial do novíssimo circuito de Buddh, nas proximidades de Nova Delhi. "Acho que hoje conseguimos o potencial do nosso carro", acrescentou, satisfeito com o balanço do dia.

Bruno terminou a primeira parte dos ensaios na 13ª colocação, imediatamente atrás do companheiro de equipe Vitaly Petrov. Deu o troco no período da tarde ao superar o russo por cerca de quatro décimos - Petrov ficou em 11º. "Nosso carro é basicamente o mesmo da corrida anterior na Coreia, sem nenhuma novidade importante. Fomos bem, mas acredito que ainda tenhamos de melhorar o acerto porque o equilíbrio nas curvas de alta ainda não é o ideal", disse.

Como praticamente todas as demais equipes, a Lotus Renault GP chegou à Índia munida apenas de dados de simulador para iniciar os trabalhos de adaptação ao circuito. "Nossos parâmetros estavam bem próximos do que encontramos aqui, talvez apenas a aderência um pouco abaixo do esperado. Mas a pista está melhorando a cada entrada dos carros na pista e vai continuar assim ao longo do fim de semana."

Embora tenha a confiança de poder voltar a colocar o carro entre os 10 primeiros do grid, Bruno observou que a disputa com as rivais diretas da Lotus Renault GP - especialmente a Force India, que colocou o alemão Adian Sutil na 7ª posição, e a Toro Rosso - está intensa e recomenda cautela nas expectativas. "Tem muita gente próxima e um errinho nos treinos classificatórios pode custar caro." Bruno avaliou as duas opções de compostos que a Pirelli ofereceu às equipes na Índia e disse que as conclusões são claras. "Os pneus mais moles estão durando muito. A tendência é que a janela de utilização dos duros na corrida seja muito curta."

Fonte: MF2

Trofeo Linea: Cacá não vê ninguém à frente no Velopark


Bicampeão bate candidatos ao vice e lidera treinos da última rodada dupla

NOVA SANTA RITA (RS) - Mesmo com o título assegurado por antecipação no mês passado em Curitiba, Cacá Bueno continua pisando fundo no Trofeo Linea. O bicampeão da categoria de turismo do Racing Festival dominou as duas sessões de treinos livres da última rodada dupla da temporada, realizadas nesta sexta-feira no circuito gaúcho do Velopark, e garantiu a condição de favorito à pole nas tomadas classificatórias do sábado. Num final de semana em que a briga pelo segundo lugar no campeonato é a principal atração, Cacá mostrou que pode desempenhar um papel importante na luta pelo vice do irmão e companheiro de equipe Popó Bueno.

Mais rápido pela manhã, Cacá virou ainda melhor no período da tarde, quando estabeleceu a volta mais veloz do dia com o tempo de 1min02s458. Perfeccionista, elogiou o comportamento do carro com pneus usados, mas não mostrou o mesmo entusiasmo quando calçou o set mais novo que o deixou no topo da folha de tempo. "O carro ficou um pouco dianteiro quando botamos pneus melhores", relatou. Cacá não esconde que a meta é fechar a temporada com uma dobradinha para a equipe Itaú/GT. "Todos os pilotos que têm parceiros na luta pelo vice vão ajudá-los, não há nada de errado nisso", ressaltou.

Os carros voltarão à pista do Velopark na manhã deste sábado para mais uma sessão de treinos livres que antecederá às baterias classificatórias. A primeira, com início marcado para as 12h50 e duração de 20 minutos, definirá os seis que brigarão pela pole no Top Qualifying.

Os melhores tempos da sexta-feira no Velopark:

1°) CACÁ BUENO - 1MIN02S458
2°) ANDRÉ BRAGANTINI - 1MIN02S468
3°) MARCOS GOMES - 1MIN02S587
4°) CHRISTIAN FITTIPALDI - 1MIN02S744
5°) POPÓ BUENO - 1MIN02S790
6°) LEONARDO NIENKOTTER - 1MIN02S850
7°) ALLAM KHODAIR - 1MIN02S907
8°) GIULIANO LOSACCO - 1MIN02S945
9°) FÁBIO CARREIRA - 1MIN03S069
10°) CESINHA BONILHA - 1MIN03S244
11°) CLEMENTE FARIA JR. - 1MIN03S328
12°) VICTOR GUERIN - 1MIN03S422
13°) FERNANDO NIENKOTTER - 1MIN03S432
14°) ULISSES SILVA - 1MIN03S451
15°) ROGÉRIO CASTRO - 1MIN03S606
16°) BETINHO SARTÓRIO - 1MIN04S023
17°) ROGÉRIO MOTTA - 1MIN05S080

Ingressos para a 6ª e última rodada dupla do Racing Festival, que será complementada pela Fórmula Futuro Fiat e pelas motos 600 Hornet e CB300 R, poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias do autódromo no sábado (das 8 às 17 h) e domingo (das 8 às 14 h).

Fonte: MF2

Audi driving experience reúne convidados para teste de lançamentos da marca em Belo Horizonte

·         Evento será realizado neste final de semana, 29 e 30, no autódromo Mega Space
·         Convidados poderão acelerar os modelos S3, TTS e RS5, entre outros

São Paulo, 28 de outubro de 2011 – A Audi promove neste final de semana, dias 29 e 30, mais uma edição do Audi driving experience. O evento é uma oportunidade única para clientes e convidados testarem os novos modelos da marca. Serão dois dias de pilotagem em uma pista de corrida, com dicas de pilotos profissionais. O autódromo Mega Space, em Belo Horizonte (MG) foi escolhido para sediar o evento, que percorre as principais capitais e cidades do Brasil. A última etapa foi realizada em agosto, na Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP).

“Queremos proporcionar um dia inesquecível aos nossos convidados, de vivenciar com exclusividade a emocionante possibilidade de dirigir os nossos mais recentes lançamentos”, destaca Leandro Radomile, diretor de Vendas e Marketing da Audi Brasil.

Durante os dois dias de evento, os participantes poderão acelerar os principais veículos que compõem o portfólio da Audi no Brasil: o S3, TT S e RS 5, modelos da linha esportiva da marca, assim como o  A1, o A3, A4, A7 e as SUVs Q5 e Q7.

Fonte: In Press

RUBENS BARRICHELLO DIZ QUE SEXTA FOI BOA PARA CONHECER O CIRCUITO DA ÍNDIA


Lewis Hamilton e Felipe Massa lideraram as duas sessões de treinos livres, respectivamente

Após 19 anos na estrada da Fórmula 1, o brasileiro Rubens Barrichello vê outra estreia de um GP. Cada vez mais migrando para o Oriente Médio e Ásia, a Fórmula 1 desembarca pela primeira vez na Índia para a antepenúltima etapa do ano. E nos primeiros treinos livres desta sexta-feira (28) no circuito de Buddh Internacional, Barrichello angariou a 15ª posição com seu FW33, da Williams F1.

Ainda com a pista muito "verde" e sem aderência, os pilotos sofreram para conseguir bons tempos no autódromo próximo a Nova Délhi. Com as passagens dos pilotos, o tempo de volta foi caindo e a pista ficando mais emborrachada. A previsão é que até o fim do treino classificatório deste sábado a pista melhore muito.

"Foi bom para conhecer o circuito Buddh hoje. Nós encontramos muita sujeira como todo mundo, mas isso é perfeitamente normal para um circuito novo. Não sabemos onde estamos no momento até porque a pista está melhorando a cada volta, mas espero que amanhã teremos uma boa qualificação", disse Rubens Barrichello, que ficou uma posição a frente de Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe.

Rubens corre com um capacete que homenageia Renato Russo, amigo e piloto com quem teve aulas de kart, além de Sid Mosca, que faleceu nesse ano, e pintou todos os seus capacetes. No casco, ainda tem uma referência a Dan Wheldon e Marco Simoncelli, vítimas de acidentes fatais recentemente na Fórmula Indy e Motovelocidade.

Quem conseguiu enfrentar melhor o problema de aderência nesta sexta-feira foi Felipe Massa. O brasileiro virou o tempo mais rápido do dia, mesmo ficando em sétimo na primeira sessão. Lewis Hamilton da McLaren liderou o primeiro treino, mas recebeu uma punição por ignorar uma bandeira amarela e perderá três posições no grid de largada deste domingo, assim como Sérgio Peres, da Sauber.

Classificação da sexta-feira de treinos livres para o Grande Prêmio da Índia:

1. Felipe Massa, Ferrari - 1m25.706s
2. Sebastian Vettel, Red Bull-Renault - 1m25.794s + 0.088
3. Fernando Alonso, Ferrari - 1m25.930s + 0.224
4. Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes - 1m26.454s + 0.748
5. Mark Webber, Red Bull-Renault - 1m26.500s + 0.794
6. Jenson Button, McLaren-Mercedes - 1m26.714s + 1.008
7. Adrian Sutil, Force India-Mercedes - 1m27.316s + 1.610
8. Bruno Senna, Renault - 1m27.498s + 1.792
9. Paul di Resta, Force India-Mercedes - 1m27.853s + 2.147
10. Sebastien Buemi, Toro Rosso-Ferrari - 1m27.868s + 2.162
11. Vitaly Petrov, Renault - 1m27.890s + 2.184
12. Kamui Kobayashi, Sauber-Ferrari - 1m28.050s + 2.344
13. Sergio Perez, Sauber-Ferrari - 1m28.289s + 2.583
14. Jaime Alguersuari, Toro Rosso-Ferrari - 1m28.552s + 2.846
15. Rubens Barrichello, Williams-Cosworth - 1m28.691s + 2.985
16. Pastor Maldonado, Williams-Cosworth - 1m28.708s + 3.002
17. Jarno Trulli, Lotus-Renault - 1m29.332s + 3.626
18. Heikki Kovalainen, Lotus-Renault - 1m30.241s + 4.535
19. Nico Rosberg, Mercedes - 1m31.098s + 5.392
20. Timo Glock, Virgin-Cosworth - 1m31.469s + 5.763
21. Michael Schumacher, Mercedes - 1m31.804s + 6.098
22. Jerome D'Ambrosio, Virgin-Cosworth - 1m32.593s + 6.887
23. Tonio Liuzzi, HRT-Cosworth - 1m32.768s + 7.062
24. Daniel Ricciardo, HRT-Cosworth - 1m32.824s + 7.118

Fonte: MP Team

AUDI DTCC: título será decidido em Brasília


Elias Azevedo mantém boa folga em relação aos seus concorrentes diretos que pleiteiam o título da primeira temporada do DTCC. Mas, ainda com 50 pontos em jogo, o campeonato deverá permanecer aberto até a bandeirada de encerramento da última corrida
Com grid cheio, ou seja, todos os 16 carros preparados estarão na prova, o Audi DTCC - Driver Touring Car Cup - fará sua estreia em Brasília nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro para a disputa da rodada dupla que definirá o campeonato de 2011. O circuito da Capital Federal, inaugurado em 1974 com uma corrida extracampeonato de Fórmula 1, tem 5.475 metros de extensão e é considerado um dos mais seletivos do país.

Corrida também no domingo - Ao contrário do que aconteceu nas demais provas do campeonato, em Brasília o Audi DTCC também terá corrida no domingo. As atividades de pista no traçado se iniciam na sexta-feira (28) com os treinos livres. No sábado (29) acontece a classificação (Qualify) da categoria e a disputa da primeira corrida. No domingo (30) acontecerá a segunda corrida e será conhecido o primeiro campeão do DTCC. 

Ainda com 50 pontos em jogo (25 para cada uma das corridas do final de semana), o campeonato é liderado por Elias Rocha Azevedo, com 141 pontos, seguido por Idenis de Souza e Willians Faria com 114 e Kaká Mantovani e Matheus Maccari com 112.

Programação do final semana

28/10 - Sexta-feira
09h00 as 09h35 - 1º Treino AUDI DTCC
11h30 as 12h05 - 2º Treino AUDI DTCC
14h00 as 14h35 - 3º Treino AUDI DTCC
16h30 as 17h05 - 4º Treino AUDI DTCC

29/10 - Sábado

10h00 as 10h40 - Classificação AUDI DTCC (Qualify)
12h50 as 13h50 - 1ª Prova - Audi DTCC

30/10 - Domingo

10h50 as 11h50 - 2ª Prova - Audi DTCC

A classificação do Audi DTCC após dez corridas disputadas

1) Elias Azevedo, 141
2) Idenis de Souza, 114
Willians Farias, 114
4) Kaká Mantovani, 112
Matheus Maccari, 112

Fonte: Press Consultoria

Audi Q3 recebe cinco estrelas no teste de colisão Euro NCAP


O consórcio Euro NCAP premiou o Q3 com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança passiva de acidentes. Os resultados dos testes para proteção de ocupantes adultos, em caso de colisão frontal, traseira ou lateral, segurança infantil e proteção de pedestres, fazem do novo Audi Q3 um dos carros mais seguros da categoria.


O resultado dos testes para proteção do motorista e passageiros em caso de colisões frontais ou laterais, fizeram com que o Q3 recebesse a pontuação de cinco estrelas. Também as crianças estão muito bem protegidas no Q3. Neste quesito, o Euro NCAP destaca a importância da existência do alerta sonoro para a não utilização dos cintos de segurança dos passageiros na frente, e em particular, nos bancos traseiros. O Audi Q3 vem com ambos os sistemas.

Assegurar a proteção dos pedestres também é uma preocupação da Audi. Por este motivo, a dianteira do Q3 foi construída para ajudar a diminuir as consequências de uma colisão, o que reflete em uma boa pontuação do modelo no quesito proteção de pedestres.

A Audi também valoriza a segurança ativa, além das medidas avaliadas pelo Euro NCAP. Luzes diurnas padrão, por exemplo, fazem com que o Audi Q3 tenha maior visibilidade, especialmente para pedestres. Sistemas adicionais de assistência ao motorista incluem o controle dinâmico de estabilidade padrão (ESP), e o Audi Active Lane Assist, opcionais do carro.

O Audi Q3 foi recentemente lançado no mercado europeu e deverá chegar no Brasil em abril de 2012.

Fonte: In Press

Toyota lança jogo inovador de corridas no Facebook



A Toyota anuncia o lançamento do Social Network Racer, jogo inovador para o Facebook, com o objetivo de promover o FT-86 II, carro conceito esportivo com tração traseira da Toyota. A versão para produção do veículo esportivo será oficialmente lançada no Salão do Automóvel de Tóquio, em dezembro de 2011.


Com o Social Network Racer, a Toyota irá usar jogos sociais no Facebook para proporcionar aos jogadores e entusiastas do mundo automotivo a chance única de assumir virtualmente o volante do tão aguardado novo esportivo da Toyota. Projetado para rodar com o recém-lançado Adobe Flash Player 11, o Social Network Racer roda gráficos em 2D e 3D com qualidade sem precedentes para jogos no Facebook.

As corridas começaram recentemente e estarão disponíveis até o fim de dezembro. Os circuitos podem ser customizados com dados do jogador no Facebook, como amigos e páginas que ele “curtiu”. Os prédios adjacentes à pista são preenchidos com conteúdo personalizado do mural, perfil e fotos do corredor no Facebook. Durante esse período, recordistas serão escolhidos e receberão pontos, que poderão ser utilizados para melhorar seus carros.

Após aprimorar seus veículos, esses corredores terão a chance de competir no Campeonato Toyota, uma série de corridas contra outros detentores de recordes do mundo inteiro. O vencedor de cada corrida do Campeonato Toyota participará de um sorteio para concorrer a uma viagem para o Japão, onde testemunhará o lançamento da versão de produção do FT-86 II no Salão do Automóvel de Tóquio 2011.

Autoesporte oferece duas capas em edição de 47º aniversário


Estratégia é dar informação diferenciada ao público; Novo Palio e futuro concorrente do Corsa, da GM, são os protagonistas do mês


A revista Autoesporte, da Editora Globo, comemora 47 anos e chega às bancas hoje com duas opções de capa aos leitores. Uma delas traz o novo Fiat Palio, um dos lançamentos mais aguardados do ano, que foi avaliado pela equipe da redação em suas três versões. A outra capa revela um dos segredos mais bem guardados da GM, o Projeto Ônix, que chega ao mercado no começo de 2013 para substituir o Chevrolet Corsa e desafiar VW Gol e Fiat Palio.

O diretor de redação Marcus Gasques afirma que a expectativa com relação à recepção do público às duas capas é alta. Ele comenta a estratégia, dizendo que “o Palio tinha de estar na capa porque é um carro popular que gera volume de venda de revistas. Mas optamos também por dedicar uma capa só para o Ônix, de forma a oferecer um diferencial”.

Para a produção de duas capas, o processo de edição das chamadas passou por algumas mudanças, segundo Gasques. Os textos e fotos de veículos foram adaptados no espaço gráfico de acordo com o tema central.

A distribuição em bancas de todo o país será feita em mesma quantidade para cada versão. Os assinantes receberão em casa a revista que destaca o Palio.

Fonte: 

cid:image006.jpg@01CC4250.5580C0E0
Pedro Martins

quinta-feira, outubro 27, 2011

Roda Viva: Ayrton Senna



Ayrton Senna no programa Roda Vida, da TV Cultura, em 1986. O piloto brasileiro ainda não tinha vencido nenhum dos seus três títulos mundiais.


Programa apresentado por Rodolfo Gamberini, que contou com as participações de Reginaldo Leme, Claudio Carsughi, Marcelo Rezende, Galvão Bueno entre outros.

GP DA ÍNDIA DE F1: NOVIDADE PARA PILOTOS E PNEUS


O recém-construído circuito de Buddha, em Nova Delhi, na Índia, representa 
um grande desafio para todos os envolvidos na Fórmula 1, não apenas 
para as equipes e pilotos. No caso da Pirelli, a fornecedora exclusiva 
de pneus da categoria até 2013, escolheu os compostos P Zero Amarelo
(macio) e P Zero Prata (duro) para a etapa, por ser a escolha mais 
coerente, pelo fato do circuito ser desconhecido para todos.

O diretor de motor sports da Pirelli, Paul Hembery, afirma que a 
fabricante escolheu uma estratégia conservadora, por se tratar de um circuito 
novo onde os pilotos não sabem quais serão as condições exatas que 
irão encontrar na corrida. “Mas pensamos que as equipes irão utilizar mais 
os macios, especialmente porque levaremos um conjunto extra na 
sexta-feira. Isso nos ajudará a tomar algumas decisões sobre a nossa 
estratégia de produção para o próximo ano, principalmente depois que 
vimos a excelente durabilidade dos compostos macios", disse Hembery.

A prioridade dos treinos de quinta e sexta-feira é coletar o máximo possível 
de dados antes da qualificação, aprender e compreender todos os 
trechos da pista, que provavelmente deverá ser escorregadia, já que 
nunca foi usada antes. Assim como ocorreu no último GP na Coreia, é 
provável que aconteça uma evolução considerável do circuito ao longo 
do fim de semana, devido ao aumento da quantidade de borracha na pista, 
dando mais aderência aos carros.

Fonte:FSB

FORD APRESENTA O NOVO CAMINHÃO CARGO PARA A FÓRMULA TRUCK


 A Ford exibe na Fenatran o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. Mostrado ao público pela primeira vez, o veículo está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck.A nova cabine do Ford Cargo traz linhas arredondadas de estilo Kinetic, com grande área envidraçada e defletores frontais que favorecem o desempenho aerodinâmico. Entre outras adaptações, o modelo de competição é rebaixado a uma distância de apenas 5 centímetros do solo, recebe gaiola e bancos de competição. O seu peso é reduzido com a retirada dos revestimentos internos, enquanto o motor é preparado para desenvolver perto de 1.200 cv de potência.


"A nova cabine é maior e mais pesada e estamos trabalhando para otimizar a distribuição de peso. Ao mesmo tempo, ela traz um ganho aerodinâmico que vai nos tornar mais competitivos em 2012", diz Djalma Fogaça, chefe técnico da equipe.

De 0 a 100 km/h em 6 segundos

O cavalo-mecânico Ford Cargo 9332 preparado para competição tem a potência do motor Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, aumentada de 310 para 1.170 cavalos e gera um torque de 220 Nm. O desempenho do bruto rivaliza com veículos esportivos muito mais leves: acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, com giro de até 3.100 rpm, e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.



Para tanto, ele traz mudanças na câmara de combustão e no sistema de bomba injetora, com a utilização de turbinas especiais de alta pressão, com carga de aproximadamente 4 kg de pressão constante de ar. O sistema de arrefecimento é redimensionado, para refrigerar água e ar na quantidade necessária. Pistões, bielas, cabeçote e virabrequim também são retrabalhados.

Suspensão rebaixada

A transmissão Eaton, de seis marchas, é especial, com relações de "dente reto" em vez de helicoidais para aumentar a resistência. A suspensão tem novo desenho, com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados. A cabine, além de ganhar uma "célula de sobrevivência", passa por uma transformação completa e contribui para a redução final de quase 2.000 kg no peso do caminhão, que pesa em torno de 4.000 kg.



Com o rebaixamento da cabine, o motor fica praticamente ao lado do piloto. O painel, além de conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, tem um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem. "Esses dados são importantes para monitorar tanto o comportamento do veículo como o desempenho dos pilotos", completa Fogaça.


O tanque de combustível, feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, é posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. Já o pneu é o mesmo do modelo de série, com a única diferença de ser lixado para aumentar a aderência, se a pista não estiver molhada.

Fonte: Imprensa Ford

Suzuki Adventure acontece nesse sábado


                          3ª Etapa do Suzuki Adventure em BH


É nesse sábado, em Belo Horizonte, a 3ª e última etapa do Suzuki Adventure e a trilha está emocionante, com cachoeiras, túneis antigos da Ferrovia do Aço e muita lama. É uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos num passeio com muita aventura e adrenalina!

Corram, as inscrições ainda estão disponíveis no site www.suzukiveiculos.com.br. Os inscritos podem participar gratuitamente da aula de navegação no dia 28/10, as 19h30 na concessionária Via Natsu (Av. Raja Gabaglia, 959).

Devido ao seu grande sucesso, o passeio terá o calendário ampliado em 2012, com etapas espalhadas pelo Brasil e início a partir de março.
Fonte:
Cristina Soares
Lide Soluções Integradas em Comunicação

Goodyear explica como a temperatura do pneu influencia no desempenho do carro



Você sabia que a temperatura ideal dos pneus de um Stock Car varia entre 80°C e 100°C na banda de rodagem?
Na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, atingir o quanto antes a temperatura ideal dos pneus e mantê-la assim durante toda a prova é um dos fatores determinantes para que o veículo obtenha bom desempenho na pista. Por este motivo, a Goodyear (www.goodyear.com.br), fornecedora oficial dos pneus da Stock Car, investe constantemente no desenvolvimento dos compostos utilizados nas corridas. 
Vinicius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear, explica que a temperatura ideal do pneu de Stock Car varia de 80°C a 100°C ao longo da banda de rodagem. "É importante manter a temperatura homogênea na banda de rodagem, pois isso influencia diretamente na aderência com o asfalto", comenta ao explicar que o aquecimento dos pneus ocorre de forma natural, a partir do atrito com o asfalto.


Assim, uma das técnicas utilizadas pelos pilotos para aquecer os pneus é andar em ‘zigue-zague’ na volta de apresentação, para que estejam o mais próximo possível da temperatura ideal no momento da largada. "Se por acaso ocorre uma quebra de ritmo na corrida, como uma bandeira amarela no circuito, muitos deles repetem esta manobra de andar em ‘zigue-zague’ na volta anterior à relargada", diz Sá.


O especialista da Goodyear explica ainda que, para ajudar no desempenho, os pneus são calibrados com ar seco. "A umidade interfere na calibragem dos pneus e, consequentemente, na temperatura, o que reflete na aderência. A partir daí, as equipes regulam para que, de acordo com o acerto, o pneu chegue com a pressão e temperatura adequadas para a melhor performance na corrida".


Nas ruas
Tal como ocorre nas pistas, os pneus dos veículos de passeio também aquecem ao serem utilizados. Porém, além de buscar a melhor aderência, são responsáveis pelo conforto. Por isso, o especialista recomenda que a calibragem seja feita sempre com os pneus frios. "Se estiverem quentes, o valor medido será sempre maior do que quando estão frios, e os valores de referência têm como base os pneus frios", ensina Vinícius Sá.
Fonte: Goodyear

Começa HOJE o Pit Stop Yamaha em todo o Brasil

 A Yamaha do Brasil realiza de 27 a 29 de outubro o Mega Pit Stop Yamaha, com inspeção gratuita em itens mecânicos e de segurança em motocicletas de quaisquer marcas realizada por mecânicos qualificados da Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha.


Serão mais de 500 Concessionários Autorizados Yamaha em todo o Brasil, reunidos nessa ação, oferecendo ainda condições imperdíveis para a aquisição de modelos de motocicletas Yamaha em vários planos e opções.

As concessionárias participantes realizarão ainda promoções exclusivas para a Crypton T115 K e Factor YBR 125 K, com bonificação nos modelos.
Mais um presente da Yamaha para os motociclistas participantes será a venda do óleo Yamalube a preços reduzidos – cerca de 50%.

Se programe, e localize a Concessionária Yamaha mais próxima no Site: 
www.yamaha-motor.com.br



Fonte: Marcel Mano (Mtb. 19.208)

www.yamaha-motor.com.br

quarta-feira, outubro 26, 2011

New Jersey confirma Fórmula 1 em 2013



O Governador de New Jersey, Chris Christie anunciou hoje que o seu estado irá receber um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2013.

A corrida terá lugar num circuito com 5,150 km na zona de Port Imperial e Palisades em Weehawken, ou seja um pouco mais distante da baixa  Manhattan, e mais paralela ao Central Park. Desta forma os Estados Unidos passarão a receber duas corridas a partir de 2013, com a corrida de Austin, no Texas a realizar-se já no próximo ano. A última vez que os EUA receberam a Fórmula 1 foi em 2007 com a corrida no Indianapolis Motor Speedway. A vista da foto é exatamente da zona onde se irá realizar a corrida.

Fonte: Auto Sport