COMPRE AGORA

quarta-feira, junho 30, 2010

KLB e duplas famosas participam do show de lançamento do projeto Acelerando para o Bem

Iniciativa é do piloto do Corinthians no Itaipava GT Brasil, Linneu Linardi, e da apresentadora da RedeTV!, Keila Lima
No dia 4 de julho, a partir das 16h00, será realizado o mega show Centenário do Bem, com KLB, Fernando e Sorocaba, Gian e Giovanni e Cesar Menotti e Fabiano no ginásio de esportes do Corinthians. É o lançamento do projeto Acelerando para o Bem, que vai ajudar crianças e adolescentes carentes da região do Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo. A iniciativa do piloto da Ferrari do Corinthians no Itaipava GT Brasil, Linneu Linardi, e da namorada dele, a apresentadora Keila Lima, do Manhã Maior, da Rede TV!, tem apoio do KLB e do Timão.

O casal está unido em todas as empreitadas. Linneu Linardi divide o tempo entre treinos, competições e apoio incondicional ao trabalho da apresentadora. "Nós somos parceiros em tudo, agora nos dedicamos à esta causa e, como em tudo que fazemos, estamos dando o máximo de nós para iniciarmos um trabalho importante com aquela comunidade", afirma Linneu Linardi. A apresentadora elogia a iniciativa do companheiro. "Linneu é perfeccionista, dedicado, vencedor nato e preocupado com o próximo. Por isso jamais descansaria antes de realizar este sonho que acalenta há muitos anos. É uma benção ajudá-lo numa iniciativa tão especial não só pra ele, mas para todos que serão beneficiados com o Acelerando Para o Bem", revela Keila Lima.

O show de lançamento do projeto vai arrecadar alimentos para cestas básicas que serão distribuídas na região. Este é o primeiro passo do projeto, que num segundo momento vai tirar crianças das ruas por meio do esporte e da educação, com cursos profissionalizantes. "Estou fazendo o ‘Acelerando para o bem’ para tentar dar às crianças carentes chances que eu tive na vida e que elas provavelmente nunca teriam. Vamos oferecer cursos para formar mecânicos, auxiliares de mecânica, entre outras profissões. E escolhi as áreas carentes ao entorno de Interlagos para tentar retribuir um pouco do que o autódromo me deu", acrescenta Linneu Linardi.

Keila Lima completa: "Temos condições de ajudar muitas crianças e não podemos ficar de braços cruzados. Tenho certeza de que esta campanha vai mudar a vida de muitas famílias." afirma a apresentadora que quando repórter se dedicou por quatro anos às matérias de cunho social que retratavam a dura realidade na periferia. Flávio Ferrari Júnior, diretor do Departamento Cultural do Corinthians, diz que o Timão está a todo vapor para viabilizar o projeto. "Assim que o Linneu nos falou do projeto, demos apoio total. O Corinthians não poderia ficar de fora de ações como estas, que ajudam crianças carentes".
Dinho Leme

Bruno Senna está escalado no livro do Corinthians


Personalidades são clicadas para obra que comemora 100 anos do clube

SÃO PAULO - O piloto Bruno Senna é uma das personalidades fotografadas especialmente para o livro Corinthians - 100 Anos de Paixão, comemorativo ao centenário do clube mais popular do Estado de São Paulo e o segundo com maior número de torcedores em todo o País.

Clicado por Gal Oppido, Bruno foi um dos primeiros "craques" com escalação assegurada no projeto, ao qual foram atraídos também nomes como Marília Gabriela, Tom Zé e Heródoto Barbeiro, entre outros do mundo artístico, esportivo e jornalístico. "Toda minha família é corintiana. Para mim, é uma feliz coincidência que minha estreia na Fórmula 1 tenha acontecido exatamente no ano em que o Timão está comemorando uma data tão especial", lembrou.

O livro começará a ser vendido a partir desta quarta-feira.



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

FÓRMULA INDY: GRANDE PRÊMIO DE WATKINS GLEN É A 9ª ETAPA DO CAMPEONATO.

Categoria se prepara para mais uma fase de circuitos mistos

O calendário 2010 da Fórmula Indy foi dividido em quatro partes, sendo que a sua primeira parte teve quatros pistas mistas e na seqüência outras quatro provas em circuitos ovais. Agora, a categoria vai realizar cinco provas seguidas em pistas com curvas para a direita e esquerda.

Neste domingo (04), acontece o GP de Watkins Glen, 9ª etapa da temporada 2010 que trás o australiano Will Power na liderança do campeonato com 274 pontos.

O autódromo, que fica próximo à Nova York, ficou famoso por sediar provas da Fórmula 1 durante as décadas de 70 e 80. A primeira prova da Fórmula Indy realizado por lá foi em 1979, mas fez apenas mais duas provas depois. Em 2005, a direção da Fórmula Indy voltou a correr neste circuito e, desde então, é a pista mais longa do calendário da categoria, com 5.430 metros de extensão e quinze curvas.

Os pilotos brasileiros buscam quebrar um tabu de nunca terem vencidos provas pela Fórmula Indy nesta pista. O maior vencedor desta pista pela Indy é o neozelandês Scott Dixon da equipe Chip Ganassi, que venceu consecutivamente de 2005 a 2007.

A Band transmitirá a corrida na íntegra e ao vivo para todo Brasil a partir das 16h30. O Portal Terra também exibirá a prova ao vivo em seu canal de vídeos na internet.

Confira a programação para o final de semana em Watkins Glen:

Sexta-feira - 02 de julho
16h30 - 17h30 - Treino Livre

Sábado - 03 de julho
10h05 - 11h05 - Treino Livre
14h15 - 1545 - Treino classificatório

Domingo - 04 de julho
11h05 - 11h45 - Warm-up
16h30 - Grande Prêmio de Watkins Glen (60 voltas)

MP Team

segunda-feira, junho 28, 2010

Wellington Cirino vence a F-Truck em Campo Grande

Piloto da ABF Mercedes-Benz vence pela quarta vez no Autódromo Internacional de Campo Grande/MS
O paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) venceu a 4ª. etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck realizado neste domingo (27) no Autódromo Internacional de Campo Grande, o Grande Prêmio Crystal. Com essa vitória, o piloto se consagra como o grande vencedor do circuito, que recebeu o nome de Aurélio Batista Félix. Cirino largou na quarta posição e logo na largada passou Felipe Giaffone que largou em terceiro. Com os problemas de Roberval Andrade e Leandro Reis (pole position), Cirino apenas administrou o primeiro lugar até o final da corrida.
"Foi um bom final de semana. Não larguei em uma boa posição, mas trabalhei muito para vencer aqui. Esta é uma pista que eu gosto muito e conheço bem", comentou Cirino.

A prova de Campo Grande foi bastante movimentada e com novidades. Os pilotos estreantes na categoria, Paulo Salustiano e André Marques, acabaram na quarta e quinta colocação respectivamente. Logo na primeira volta o pole Leandro Reis perdeu a primeira posição para Roberval Andrade, que largou em segundo. Na segunda volta dois pilotos (Cristiano DaMatta e Geraldo Piquet) tiveram problemas e bateram.


Bandeira amarela programada

Após a bandeira amarela programada a corrida mudou totalmente. Os dois primeiros colocados (Leandro Reis e Roberval Andrade) tiveram problemas e abandonaram a prova. A segunda metade da prova foi totalmente tranqüila para Wellington Cirino, que apenas administrou a liderança até o fim da prova, sem nenhuma ameaça dos pilotos da Volkswagen (Valmir Benavides e Felipe Giaffone), que vinham na segunda e terceira posições, respectivamente.

O alto calor na tarde deste domingo acabou atrapalhando muito os pilotos no que diz respeito ao super aquecimento dos motores. A temperatura da pista chegou à marca dos 45º C. O piloto Renato Martins chegou até a pular de seu caminhão que estava em chamas. Felizmente nada aconteceu com o piloto. O mesmo aconteceu com Débora Rodrigues no final da prova.


Classificação da prova após 23 voltas: 1) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 2) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 3) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 4) Paulo Salustiano, SP (Volvo); 5) André Marques, SP (Scania); 6) Pedro Muffato, PR (Scania); 7) Beto Monteiro, PE (Iveco); 8) Adalberto Jardim, SP (Volvo); 9) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 10) Danilo Dirani, SP (Ford); 11) Diumar Bueno, PR (Volvo); 12) Anderson Toso, RS (Ford); 13) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 14) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 15) Leandro Totti, PR (Mercedes-Benz) e 16) Renato Martins, PR (Volswagen).
Não completaram a prova: Vignaldo Fizio, SP (Ford) - 14 voltas; Leandro Reis, GO (Scania) - 13 vts; Roberval Andrade, SP (Scania) - 12 vts; José Maria Reis, GO (Scania) - 10 vts.; Fabiano Brito, PR (Ford) - 7 vts.; João maistro, PR (Volvo) e Bruno Junqueira, MG (Ford) - 5 vts. e Cristiano Da Matta, MG (Iveco) - 1 volta.
Melhor volta: Roberval Andrade 1min47s648.

Classificação do campeonato após 4 etapas: 1) Valmir Benavides, 97 pts.; 2) Felipe Giaffone, 84 pts.; 3) Wellington Cirino, 78pts.; 4) Leandro Reis, 44 pts.; 5) Roberval Andrade, 41 pts.; 6) Geraldo Piquet, 37 pts.; 7) paulo Salustiano, 26 pts.; 8) Renato Martins, 23 pts.; 9) Danilo Dirani, 20 pts.; 10) André Marques e Pedro Muffato, 19 pts.; 12) Beto Monteiro, 18 pts.; 13) Diumar Bueno, 16 pts.; 14) Adalberto Jardim, 15 pts.; 15) Débora Rodrigues, 13 pts.; 16) Leandro Totti, 11 pts.; 17) Bruno Junqueira e José Maria Reis, 9 pts.; 19) José Cangueiro e Fred Marinelli, 7 pts.; 21) João Maistro, 5 pts.; 22) Anderson Toso, 3 pts.; 23) Cristiano Da Mata, 2 pts.; 24) Fabiano Brito, 1 ponto.
Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 205 pontos; 2) Mercedes-Benz, 133 pts.; 3) Scania, 132 pts.; 4) Volvo, 58 pts.; 5) Ford, 33 pts.; 6) Iveco, 27 pontos.

Assessoria de Imprensa
F - Truck
Vytor Zeidan

domingo, junho 27, 2010

F1:EM VALÊNCIA, RUBENS CONQUISTA MELHOR RESULTADO DO ANO

Brasileiro fala em "bela corrida" após a 4a colocação na Europa

O GP da Europa de F1 disputado neste domingo (27) em Valência teve o brasileiro Rubens Barrichello conquistando a sua melhor posição do ano ao cruzar a linha de chegada na 4a posição, depois de largar na 9a colocação. O brasileiro levou a Williams F1 a igualar o seu melhor resultado da temporada de 2009, quando Nico Rosberg repetiu a posição no GP da Hungria. O resultado concretiza a evolução do desenvolvimento do FW32, após um trabalho forte de Rubens e de toda equipe.

"Foi uma bela corrida, me divertir ‘pra caramba’. Tive de fazer ultrapassagens, brigar para não ser ultrapassado e o carro estava bem. Acho que a equipe me chamou na hora certa de entrar para os pits. No geral, foi bem divertido e um dia bem positivo", comentou.

Após nove etapas realizadas, Rubens soma 19 dos 20 pontos da Williams na temporada. "Acho que realmente encontramos um caminho para seguir na questão de performance do carro, então, espero seguirmos aprimorando no restante do campeonato. E vamos para a Inglaterra cheio de vontade", disse o brasileiro, que faz a sua 18a temporada na Fórmula 1.

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP de Silverstone, na Inglaterra, na "casa" da equipe Williams, no dia 11 de Julho.

Final do GP da Europa:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 57 voltas em 1h40min29s571
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 5s042
3°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 12s658
4°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 25s627 
5°. Robert Kubica (POL/Renault), a 27s122
6°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 30s168
7°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 32s809
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 35s965
9°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 36s299
10°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 44s382
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 47s414
12°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 48s287
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 50s890
14°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 46s621
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 48s239
16°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 48s826
17°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
20°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4 voltas
22°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 50/mecânico
23°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 9/acidente
24°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 9/acidente

MP Team

F1: Bruno Senna admite corrida "frustrante" em Valência


Safety car prematuro e toque com Glock complicam estratégia promissora

Mesmo alcançando a meta de levar o carro até a bandeirada, Bruno Senna reconheceu uma ponta de decepção com o resultado do Grande Prêmio da Europa. "Foi um pouco frustrante, sim. Tínhamos uma boa estratégia, mas a entrada do safety car logo no início por causa do acidente com o Mark Webber atrapalhou nossos planos", relatou Bruno, que esperava cumprir um primeiro longo turno nas ruas de Valência e deixar para trocar os pneus apenas no final da corrida.

A antecipação do pit stop não foi o único contratempo enfrentado pelo piloto da HRT F1 Team. Na volta 37, quando precisou abrir passagem para o então terceiro colocado Kamui Kobayashi, Bruno levou um toque do alemão Timo Glock que danificou o bico do seu carro. Os dois disputavam posição. "Acho que foi um acidente normal de corrida, mas talvez ele tenha sido um pouco otimista demais. Aliás, essa parece uma tendência atual na Fórmula 1. Os caras mal fazem a ultrapassagem e já jogam o carro em cima. Eu já vinha pendurado no freios e não tive como evitar o toque", comentou Bruno.

A HRT F1 Team viu os dois carros completarem a prova. Bruno disse que, de fato, a confiabilidade do equipamento acabou se transformando no aspecto positivo em Valência. "Não tive qualquer problema. E no final da corrida, depois que troquei o bico e estava com os pneus certos, consegui imprimir um ritmo bem mais forte", lembrou.

A próxima etapa está marcada para 11 de julho, no GP da Inglaterra. "Com um pouco mais de informações sobre o carro, devemos nos sair um pouco melhor em Silverstone", concluiu Bruno. O autódromo foi palco da terceira vitória de Bruno na Fórmula GP2. O traçado, no entanto, recebeu modificações com a ampla reforma a que o autódromo foi submetido.



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

sábado, junho 26, 2010

Leandro Reis larga em 1º na 4ª etapa da Fórmula Truck em Campo Grande

Piloto goiano da Original Reis Competições é beneficiado pelo radar e marca o melhor tempo para a corrida sul-mato-grossense. Scania faz dobradinha na primeira fila.

O radar, que várias vezes prejudicou o piloto Leandro Reis, o tirando posições importantes no grid, neste sábado (25) beneficiou o goiano. Leandro estava com o segundo melhor tempo no treino de classificação para a 4ª etapa, em Campo Grande, quando Danilo Dirani, o pole, foi punido por ter ultrapassado a velocidade limite do radar da prova, que é de 160 km/h.

Leandro havia feito o segundo melhor tempo na classificação e estava também na vice-liderança da super classificação. O bom resultado, que começou a ser construído nos treinos livres de sexta e sábado, coloca o piloto em vantagem, uma vez que o autódromo de Campo Grande beneficia os caminhões maiores e mais potentes.

As duas grandes retas, sendo uma delas de 960 m de extensão dá boa vantagem aos caminhões Scania. Tanto que, pela primeira vez neste ano, a montadora conquistou uma dobradinha nas primeiras posições do grid. O segundo colocado na super classificação foi o paulista Roberval Andrade.

Neste domingo (27) a largada para a quarta corrida da temporada da Fórmula Truck está marcada para às 12h40 no horário local e 13h40 no horário de Brasília.

Confira a ordem de largada para a 4ª etapa da Fórmula Truck
1º - Leandro Reis - 1min46seg219
2º - Roberval Andrade - 1min46seg526
3º - Valmir Benavides - 1min46seg815
4º - Wellington Cirino - 1min47seg003
5º - Paulo Salustiano - 1min47seg284
6º - Leandro Totti - 1min47seg799
7º - André Marques - 1min48seg708
8º - Danilo Dirani (Ford) - PUNIDO
9º Felipe Giaffone - 1min47seg961
10º Bruno Junqueira - 1min48seg013
14º - José Maria Reis - 1min48seg525



Lívia Caixeta - MTB 2147 GO

F1: RUBENS VAI AO Q3 E LARGA NA QUINTA FILA EM VALÊNCIA

Piloto brasileiro diz que equipe pode brigar para chegar entre os seis primeiros na corrida de amanhã.

As expectativas de Rubens Barrichello foram confirmadas neste sábado (26) em Valência. O piloto da equipe Williams F1 tinha como objetivo largar entre os dez primeiros no grid de largada para o Grande Prêmio da Europa, 9ª etapa do campeonato mundial de Fórmula 1. Na manhã de hoje, o brasileiro conquistou a 9ª posição no treino classificatório e vai largar na quinta fila do grid neste domingo nas ruas de Valência.

Mesmo largando entre os dez melhores, Barrichello diz que poderia ter colocado seu carro mais a frente no grid. "Foi uma boa sessão classificatória para nossa equipe. O nono lugar é uma boa posição para largar, mas eu poderia ter conseguido uma colocação melhor se não fosse um problema que esquentou o freio no Q3. Estou ansioso para a corrida de amanhã, sentimos que podemos ser competitivos e brigar para chegar entre o seis primeiros. Estamos felizes com as melhoras para este fim de semana. Precisamos continuar neste ritmo, mas isso demonstra que podemos ser velozes", comentou o vencedor do Grande Prêmio da Europa do ano passado.

A pole-position ficou com o alemão Sebastien Vettel da equipe Red Bull Racing. O GP da Europa de Fórmula 1 será realizado a partir das 9h deste domingo (27).

Confira o grid de largada para o Grande Prêmio da Europa.

1º Sebastian Vettel - (Red Bull Racing) 1min37s587
2º Mark Webber - (Red Bull Racing) 1min37s662
3º Lewis Hamilton - (McLaren) 1min37s969
4º Fernando Alonso - (Ferrari) 1min38s075
5º Felipe Massa - (Ferrari) 1min38s127
6º Robert Kubica - (Renault) 1min38s137
7º Jenson Button -( McLaren) 1min38s210
8º Nico Hulkenberg - (Williams) 1min38s428
9º Rubens Barrichello - (Williams) 1min38s428
10º Vitaly Petrov - (Renault) 1min38s523
11º Sébastien Buemi - (Toro Rosso) 1min38s586
12º Nico Rosberg - (Mercedes) 1min38s627
13º Adrian Sutil - (Force India) 1min38s851
14º Vitantonio Liuzzi - (Force India) 1min38s884
15º Michael Schumacher - (Mercedes) 1min39s234
16º Pedro de la Rosa - (Sauber) 1min39s264
17º Jaime Alguersuari - (Toro Rosso) 1min39s458
18º Kamui Kobayashi - (Sauber) 1min39s343
19º Jarno Trulli - (Lotus), 1min40s658
20º Heikki Kovalainen - (Lotus) 1min40s882
21º Lucas di Grassi - (Virgin) 1min42s086
22º Timo Glock - (Virgin) 1min42s140
23º Karun Chandhok - (Hispania) 1min42s600
24º Bruno Senna - (Hispania) 1min42s853

MP Team

André Negrão faz barba, cabelo e bigode em Spa

Brasileiro domina primeira prova de F-Abarth disputada fora da Itália

Spa-Francorchamps, 26 de junho de 2010 - André Negrão dominou a primeira prova internacional da F-Abarth, categoria italiana que neste fim de semana completa um programa de corridas dos mais completos e que inclui categorias de monopostos e GTs. O evento faz parte de um programa que poderá incorporar a categoria ao calendário europeu da F1 ou do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo, na sigla em inglês), em 2010 segundo rumores que circulam nos paddocks internacionais com intensidade cada vez maior.

Disputada em 11 voltas pelo traçado ultra-veloz formado pelas estradas que ligam algumas das principais vilas e povoados das Ardenhas, a competição de hoje praticamente foi liderada de ponta a ponta pelo piloto de Campinas. Apesar do domínio que vem demonstrando desde os treinos de ontem, a posição de largada de André Negrão na prova de amanhã será apenas o décimo lugar, conseqüência do regulamento particular da prova, Negrão vai alinhar em décimo lugar:

"Para dar mais espetáculo ao público os organizadores exploram essa tendência cada vez mais comum no automobilismo: inverter a ordem de chegada ou de classificação para a segunda largada de uma rodada dupla. Isso vai garantir uma corrida interessante amanhã."

Na prova de hoje Negrão liderou praticamente cem por cento dos 77.044 metros que formaram o percurso da corrida: o russo Maxim Zimin, que largou em terceiro, atrás do brasileiro, aproveitou o vácuo do carro do pole position e liderou boa parte da reta que liga a famosa curva Eau Rouge e a freada para o esse de Les Combes. Na freada para esse trecho, porém, o russo foi superado por André, que a partir de então não perdeu mais a liderança.

"Eu até esperei uma reação do Zimin, mas ele e seu companheiro de equipe, o suíço Patric Niederhauser, ficaram disputando a segunda posição e, com isso, fiquei tranqüilo para abrir meio segundo por volta", comentou Negrão. Na corrida de amanhã os pilotos podem trocar pneus. O piloto de Campinas, tal como a maioria, vai largar com o jogo usado na prova de classificação. Victor Guerin, também do Brasil, terminou em quinto lugar.

1) André Negrão (Brasil), 11 voltas em 26m7s494
2) Maxim Zimin (Rússia), a 4"789
3) Patric Niederhauser (Suíça), a 6"199
4) Brandon Maisano (França), a 7"500
5) Victor Guerin (Brasil), a 17"238
6) Raffaele Marciello (Itália), a 18"005
7) Mans Grenhagen (Suécia), a 20"207
8) Eddie Cheever III (Itália), a 20"481
9) Riccardo Agostini (Itália), a 21"103
10) Lorenzo Camplese (Itália), a 25"192

Melhor volta: André Negrão (Brasil), 2m21s898

A Novac Sports Business é o braço esportivo da Novac Business, uma empresa de capital inteiramente nacional e destinada a desenvolver carreiras voltadas para o esporte de alto desempenho. Para atingir esse objetivo a Novac Sport Business aplica técnicas de administração de negócios, comunicação e marketing formuladas por profissionais com experiência internacional.

Crédito da foto: Barni/Divulgação

Novac Business
Assessoria de Imprensa

GP da Europa: Lucas faz boa classificação na Espanha

Em Valência, Di Grassi supera companheiro de equipe e os dois pilotos da Hispania, mas ressalta que carro precisa melhorar para alcançar os Lotus

Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) realizou neste sábado uma ótima sessão classificatória em comparação aos demais pilotos das equipes estreantes. O piloto da Virgin Racing largará da 21ª posição no circuito de rua de Valência, que recebe neste domingo, às 9h (horário de Brasília), o Grande Prêmio da Europa, válido pela nona etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Lucas, que fará amanhã sua nona corrida na Fórmula 1, conseguiu superar seu experiente companheiro de equipe, o alemão Timo Glock, que está em sua terceira temporada na categoria.

"Foi meu melhor treino no ano, em que consegui ficar na frente do meu companheiro de equipe mesmo tendo um carro que é mais de dez quilos acima do peso em relação ao dele", afirmou Di Grassi, que marcou 1min42s086 contra 1min42s140 de Glock. O brasileiro também ficou à frente dos pilotos da Hispania, o indiano Karun Chandhok e o brasileiro Bruno Senna, que marcaram 1min42s600 e 1min42s851, respectivamente.

O VR-01 não apresentou nenhum tipo de problema durante os treinos, o que deixou o brasileiro da Virgin Racing satisfeito com a confiabilidade do carro. Di Grassi ressalta a importância das atualizações mecânicas implementadas neste fim de semana pela equipe e acredita que, assim como na última etapa, poderá repetir um bom desempenho. "O carro está bem melhor do que no Canadá, nossa última corrida, e isso é positivo. Aqui conseguimos nos distanciar mais dos carros da Hispania, mas a Lotus está ainda à nossa frente. Apesar da vantagem deles, o nosso objetivo é fazer uma corrida consistente, livre de problemas de confiabilidade. Na corrida ainda acho que temos condições de tentar lutar com a Lotus para terminar como a melhor equipe novata", afirmou o piloto, que venceu no circuito de rua de Valência em 2008, quando ainda competia na GP2.

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br


Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com


*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos


ReUnion Press

sexta-feira, junho 25, 2010

Roberval Andrade é o mais rápido nos treinos livres desta sexta-feira

Roberval Andrade e Felipe Giaffone foram os mais rápidos nesta sexta-feira em Campo Grande
O paulista Roberval Andrade (Scania Corinthians Motorsport) foi o piloto mais rápido nos treinos livres desta sexta-feira (25), na 4ª. Etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, o GP Crystal, que acontece neste domingo (27) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Andrade marcou sua melhor volta no segundo treino livre, com o tempo de 1:46.211, superando o também paulista, Felipe Giaffone, melhor colocado no primeiro treino livre

Confira o resultado dos treinos livres desta sexta-feira: 1) Roberval Andrade 1:46.976 2)Felipe Giaffone 1:47.211 3) Paulo Salustiano 1:47.220 4) Leandro Totti 1:47.363 5) Wellington Cirino 1:47.603 6) Geraldo Pique 1:47.913 7) Leandro Reis 1:47.934 8) Danilo Dirani 1:48.246 9) Jos‚ M Reis 1:48.414 10) Beto Monteiro 1:48.855 11) Adalberto Jardim 1:48.883 12) Diumar Bueno 1:48.935 13) Bruno Junqueira 1:49.174 14) Pedro Muffato 1:49.197 15) João Maistro 1:49.293 16) Cristiano Da Matta 1:49.419 17) Renato Martins 1:49.443 18) Débora Rodrigues 1:50.564 19) Valmir Benavides 1:50.697 20) André Marques 1:50.877 21) Andersom Toso 1:50.945 22) José Cangueiro 1:51.472 23) Fabiano Brito 1:52.206 24) Vignaldo Fizio 2:17.741)

Programação
No sábado o terceiro e quarto treino livre serão às 8h45 e 10h45 e o classificatório às 13h30, devendo ter a super classificação às 15h15. No domingo, a programação começa às 8h30 com o warm-up, seguido de várias atrações como o show de Caminhões os filhos de Aurélio Batista Félix, Danielle e Aurélio Junior a partir das 11h30. A largada da prova será às 12h40 (horário de Campo Grande/MS) - 13h40 (horário de Brasília) com a duração prevista de 1 hora.
A prova terá transmissão direta pela Bandsports, com narração de Celso Miranda, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério com a largada marcada para as 12h40 (horário local) / 13h40 (horário de Brasília).

Truck Kids faz a parte social da Fórmula Truck
Como acontece em todas as etapas do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck, a organização da categoria promoverá, neste sábado, junto com a Prefeitura de Campo Grande o evento com crianças carentes da região. Desta vez será com 20 crianças da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e 20 crianças do Centro de Referência de Assistência Social que conhecerão os Mini Truck, com direito a uma volta com macacão de piloto e uma tarde inteira em companhia dos pilotos da categoria.

Classificação atualizada do campeonato: 1) Valmir Benavides (Volkswagen), 75 pontos; 2) Felipe Giaffone (Volkswagen), 66 pts.; 3) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 50 pts.; 4) Leandro Reis (Scania), 39 pts.; 5) Roberval Andrade (Scania), 35 pts.; 6) Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 31 pts.; 7) Renato Martins (Volkswagen), 23 pts.; 8) Danilo Dirani (Ford), 15 pts.; 9) Diumar Bueno (Volvo), Paulo Salustiano (Volvo) e Débora Rodrigues (Volkswagen), 12 pts.; 12) Leandro Totti (Mercedes-Benz), 11 pts.; 13) Beto Monteiro (Iveco), 10 pts.; 14) Pedro Muffato (Scania), José Maria Reis (Scania) e Bruno Junqueira (Ford), 9 pontos; 17) Adalberto Jardim , 8 pts.; 18) Fred Marinelli e André Marques, 7 pts.; 20) João Maistro e José Cangueiro, 5 pts.; 22) Cristiano da Matta, 2 pts. e 23) Fabiano Brito, 1 ponto.
Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 164 pontos; 2) Scania, 99 pts.; 3) Mercedes-Benz, 97 pts.; 4) Volvo, 33 pts.; 5) Ford, 25 pts.; e 6) Iveco, 19 pontos.

Assessoria de Imprensa
F - Truck
Vytor Zeidan

F1: RUBENS BARRICHELLO FICA ENTRE OS DEZ MELHORES NESTA SEXTA-FEIRA EM VALÊNCIA.

Piloto da equipe Williams diz que objetivo neste sábado é chegar na parte final do treino classificatório.

Enquanto a torcida brasileira se prepara para assistir o jogo da "seleção" contra Portugal pela Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, Rubens Barrichello conquistava o décimo tempo no circuito de rua de Valência, na Espanha, para o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1. A melhor passagem do brasileiro com seu FW-32, foi em 1min40s174 na segunda sessão.

O piloto espera repetir o feito durante o treino classificatório que acontece neste sábado. "Tivemos um belo dia hoje, testamos várias coisas e elas parecem funcionar melhor. É a primeira vez que fiquei entre os dez primeiros na sexta-feira, e temos de esperar amanhã com todos buscando andar rápido, mas pelo menos nos mostra que podemos ser competitivos. O principal objetivo para amanhã é conseguir chegar ao Q3", disse o vencedor da corrida de Valência no ano passado.

O mais rápido do dia foi o espanhol Fernando Alonso da equipe Ferrari. O treino que decide as posições de largada acontece neste sábado a partir das 09h00.

Confira os tempos desta sexta-feira em Valência:

1º - Fernando Alonso (Ferrari) 1min39s283
2º - Sebastian Vettel (Red Bull) 1min39s339
3º - Mark Webber (Red Bull) 1min39s427
4º - Nico Rosberg (Mercedes) 1min39s650
5º - Lewis Hamilton (McLaren) 1min39s749
6º - Robert Kubica (Renault) 1min39s880
7º - Felipe Massa (Ferrari) 1min39s947
8º - Adrian Sutil (Force India) 1min40s020
9º - Jenson Button (McLaren) 1min40s029
10º - Rubens Barrichello (Williams) 1min40s174
11º - Michael Schumacher (Mercedes) 1min40s287
12º - Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min40s387
13º - Vitaly Petrov (Renault) 1min40s618
14º - Kamui Kobayashi (Sauber) 1min40s906
15º - Pedro de la Rosa (Sauber) 1min40s945
16º - Sébastien Buemi (Toro Rosso 1min41s115
17º - Nico Hulkenberg (Williams) 1min41s371
18º - Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min41s457
19º - Heikki Kovalainen (Lotus) 1min42s467
20º - Jarno Trulli (Lotus) 1min42s993
21º - Timo Glock (Virgin) 1min43s811
22º - Lucas di Grassi (Virgin) 1min43s854
23º - Bruno Senna (Hispania) 1min44s095
24º - Karun Chandhok (Hispania) 1min44s566

MP Team

Fórmula 1: confira uma análise técnica da pista de Valência

Circuito montado às margens do Mediterrâneo recebe nona etapa da temporada, além da quarta rodada dupla da GP2

Pela segunda vez na temporada 2010, a Fórmula 1 visita a Espanha. Neste final de semana (25, 26 e 27 de junho), a categoria máxima do automobilismo mundial disputará a nona etapa da temporada 2010, em um circuito montado nas ruas da cidade espanhola de Valência, dividindo as atenções do público com a Copa do Mundo da FIFA, na África do Sul.

A pista é de rua, mas, para os pilotos, parece não ser, apesar do belo visual dos prédios, do mar e do porto da cidade formarem o cenário da prova. "É uma mistura de circuito misto com um de rua, pois as retas são largas, as curvas são fechadas em sua maioria e existem boas áreas de escape, além do asfalto liso. É bem diferente de Mônaco, por exemplo", afirmou o baiano Luiz Razia, piloto de testes da equipe Virgin Racing.

Presente no calendário desde 2008, o traçado montado às margens do Mar Mediterrâneo só teve vitórias brasileiras, com Felipe Massa e Rubens Barrichello _que somou o 100º êxito do país na competição, no ano passado. Para conhecer mais as exigências do traçado de 5.419 metros nos principais setores do carro, confira uma análise técnica feita por Luiz Razia, que também estará presente na pista com a GP2, principal categoria de acesso à F-1:

Aerodinâmica
"Definitivamente, Valencia é uma pista difícil tecnicamente para o carro. É um circuito que exige uma alta pressão aerodinâmica para as curvas de "stop and go" ("apelido" dado para as curvas travadas), independente das longas retas. Como a maioria dos pilotos e equipes falam, é como a pista de Montreal, onde aconteceu a última corrida da F-1. Como no Canadá, precisamos esperar a pista melhorar para começar a procurar um bom acerto."

Freios
"Apesar de contar com incríveis 25 curvas em seus 5.419 metros de extensão, sendo a maioria delas muito fechadas, com alguns hairpins e muitas de 90 graus, a dificuldade nos freios não se dá por questões de desgaste, mas por blocagem posterior."

Motor
"Mesmo sendo um circuito de rua com muitas curvas, passamos muito tempo com o pé no acelerador, já que existem muitos setores de alta velocidade, principalmente no segundo setor da pista. Com isso, os propulsores consomem bastante pelo tempo gasto a fundo. Apesar de ser uma pista de rua, os carros chegam a atingir mais de 320 km/h."

Pneus
"Para a F-1 não será um grande problema. Os pilotos não terão dificuldades para aquecer a borracha por causa do forte calor da região (a previsão é de 32 graus em média nos próximos três dias) e o desgaste será pouco, já que o asfalto é novo e não é muito abrasivo. No entanto, na GP2, teremos um desgaste maior, pois nosso composto é o macio, o quarto pneu diferente nesta temporada."

A programação da F-1 em Valência é composta por dois treinos livres na sexta e um no sábado, todos exibidos ao vivo pelo canal por assinatura SporTV. A classificação, também no sábado, e a corrida, no domingo, estão marcadas para as 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Já a GP2 realiza um treino livre e uma classificação na sexta, com a primeira prova acontecendo às 10h40 do sábado. A corrida complementar, onde o grid de largada consiste do resultado da bateria anterior, mas com os oito primeiros saindo de forma invertida, será às 5h30. As duas terão exibição do SporTV.


MS2 Comunicação 

terça-feira, junho 22, 2010

RUBENS EM VALÊNCIA: "COM UM CARRO MENOS COMPETITIVO, MAS NÃO COM MENOS ENTUSIASMO"

Atual vencedor do GP da Europa, Rubens revela admiração pelo traçado nas ruas espanhola

A próxima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 será disputada nas ruas da cidade de Valência, na Espanha, neste domingo (27) no Grande Prêmio da Europa. Essa será a terceira vez que a categoria disputa uma corrida nesse traçado.

Atual vencedor da prova, Barrichello comentou as características da pista espanhola. "Adoro o circuito, é bem seletivo com alguns trechos de alta velocidade. Volto em uma situação diferente, com um carro menos competitivo, mas, nem por isso, estou menos entusiasmado", descreveu o brasileiro, que venceu a prova defendendo a extinta Brawn GP, hoje Mercedes. "Tenho excelentes recordações de Valência. Eu ganhei a corrida no ano passado, foi a minha décima vitória e por isso foi muito legal. Também foi significativo porque realmente me levou de volta a disputa pelo campeonato. Vou cheio de vontade esperando pelo melhor. O desafio em Valência é chegar no Q3 e marcar alguns pontos", disse Rubens, que detém o recorde da volta mais rápida do circuito, também realizada em 2009.

Embora a Williams F1 prepare a sua maior atualização para Silverstone, Rubens revelou que em Valência a equipe terá "algumas pequenas novidades. O que levamos para Montreal teve um bom resultado, mas esperamos que o melhor efeito seja em pistas de baixa velocidade".

Enquanto aguardava a prova na Europa, Rubens ficou na torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que está sendo disputada na África do Sul. "Tenho acompanhado os jogos e é impressionante como a cobertura da copa aqui no Brasil é melhor. O Brasil está bem, temos que continuar acreditando. A Copa em geral teve jogos de desempenho abaixo do esperado, mas a coisa vai esquentar mais na próxima fase", comentou o piloto.

Confira a programação do GP da Europa em horário de Brasília:

Sexta-feira (25)

1o treino livre - 5h
2o treino livre - 9h

Sábado (26)

3o treino livre - 6h
Classificação - 9h

Domingo (27)

Largada GP da Europa - 9h

MP Team

F-Truck volta a Campo Grande para a 4a etapa da temporada


Depois de um ano sem a Fórmula Truck, o torcedor do Mato Grosso do Sul pode ver novamente a festa da categoria brasileira de caminhões
O Autódromo Internacional Orlando Moura, de Campo Grande, MS volta a receber a Fórmula Truck, com uma etapa do Campeonato Sul-americano e Brasileiro, que volta pela oitava vez à capital e depois de ter inaugurado o circuito mato-grossense em 2001. Nos dias 25, 26 e 27 de junho, o ronco forte de 26 caminhões estilizados e mais bonitos do mundo, volta a ecoar nas planícies do cerrado da capital do Mato Grosso do Sul.

O diretor de produção Roberto Cirino já está na fase de últimos acertos do circuito para o GP Crystal, 4a etapa desta temporada, que neste ano recebe, além da pintura habitual dos muros e prédios, a construção de mais 35 mil lugares em arquibancadas modulares, além de outros seis mil na área VIP nos Hospitality Centers (camarotes). Por outro lado, os times e pilotos se preparam com treinos e acertos para a etapa que começa a determinar os grandes favoritos para a briga pelo título da temporada de 2010. A ABF Mercedes-Benz com a dupla de pilotos Wellington Cirino do Paraná e Geraldo Piquet de Brasília, já tem o rumo definido - pelo menos para as próximas etapas. "Após dois dias de treinos em Londrina, chegamos à conclusão que o set up do caminhão do Geraldo é o que vem tendo melhor rendimento", contou Wellington Cirino, o maior vencedor do circuito de Campo Grande, com três vitórias, 2001, 2003 e no ano passado e também o piloto que mais tem pole position no circuito sul-mato-grossense, 2001, 2003, 2004 e 2008.

O atual líder Walmir Benavides e o vice Felipe Giaffone continuam mostrando otimismo e total segurança de que estarão novamente levando a Volkswagen para um confronto com grandes possibilidades de sucesso. "Fiquei surpreso com resultado dos dois dias de treinos em Interlagos. Tivemos referências de outros pilotos andando e meu carro (F-Truck) andou muito. Talvez o Felipe e o Renato precisem de algumas modificações porque algumas vezes usamos set up diferentes. O Felipe corre com um acerto totalmente diferente do meu, mas o Renato anda bem com qualquer acerto", elogia e abre os segredos de seus companheiros de equipe. Hisgué não se esquece de Débora Rodrigues, o quarto nome da RM Competições e que em duas das três etapas realizadas, se manteve entre os dez primeiros. "Um grande feito de uma piloto mulher que disputa com 25 pilotos homens", lembra o líder do campeonato.

Pilotos de F-1 testam F-Truck em Interlagos

Os treinos de Interlagos no início dessa semana tiveram também a presença e testes nos próprios F-Truck de dois pilotos que correram na Fórmula Truck. Ingo Hoffmann e Christian Fittipaldi andaram nos caminhões Volkswagen Constellation. Apesar de acharem totalmente diferente de tudo que já guiaram, Ingo e Christian confirmaram que o F-Truck é um equipamento de corrida muito bem desenvolvido "Pelo que pude perceber, exige uma guiada muito técnica. O piloto precisa entender como funciona o caminhão", disse Ingo Hoffmann, com entusiasmo por ver o desempenho de um caminhão transformado em equipamento de corrida.

Além dos quatro pilotos da RM Competições Volkswagen, os treinos de Interlagos tiveram a presença de mais três equipes de primeira: a Scania Corínthians Motorsport com os pilotos Roberval Andrade e André Marques, a DF Motorsport Ford com Danilo Dirani, Anderson Toso e Fábio Fogaça que andou com o F-Truck de Bruno Junqueira que estava fora do país, e a Scuderia Iveco com Beto Monteiro e Cristiano da Matta. Roberval Andrade, vencedor de 2007 em Campo Grande e também já com uma vitória nessa temporada no Rio de Janeiro, se diz carregado de boas notícias para Campo Grande - "No treino de Interlagos conseguimos identificar um problema que nos causava algumas dificuldades. Não posso contar agora, mas temos surpresa para a prova de São Paulo. Para Campo Grande, nós já temos um acerto que definimos em treinos há dois meses no mesmo circuito e estamos mais do que prontos. É para ganhar a corrida", prognostica positivamente Roberval.

Danilo Dirani, apontado como a revelação da temporada deste ano está otimista para chegar a sua primeira vitória na Fórmula Truck. "Larguei na pole no Rio e em segundo em Caruaru. Tive problemas mecânicos nas duas. Acho que está chegando a hora da primeira vitória", diz o piloto da DF Motorsport Ford.

Os pilotos Beto Monteiro e Cristiano da Matta da equipe oficial da Iveco tiveram problemas nos treinos em Interlagos, mas confiam no trabalho desenvolvido no dinamômetro da equipe - "Estamos melhorando os motores para a pista de Campo Grande que exige mais potência. Também estamos testando novos amortecedores que já mostraram eficiência na parte de suspensão. De qualquer forma vai ser a primeira vez que eu ando de Iveco em Campo Grande, mas esperamos andar bem", conta com otimismo Beto Monteiro, que acaba de chegar de uma representativa participação na NASCAR no mês passado.

Dinho Leme

segunda-feira, junho 14, 2010

F1 Gp do Canadá: Bruno Senna: "Foi o melhor fim de semana da equipe"

Novo pacote aerodinâmico da HRT F1 deve estrear na Alemanha ou Hungria

SÃO PAULO - Mesmo tendo abandonado o Grande Prêmio do Canadá ainda na 14ª das 70 voltas, conseqüência de uma pane no câmbio, Bruno Senna disse que o fim de semana da HRT F1 Team no Circuito Gilles Villeneuve foi o melhor desde a abertura da temporada em março no Bahrein. "Pistas com baixa pressão aerodinâmica, como esta de Montreal, são as que combinam mais com nosso carro. De certa forma, já havia sido assim na Turquia, mas aqui isso ficou mais evidente", analisou.

Bruno voltou a apresentar um ótimo início de corrida. Largou bem e completou a primeira volta em 15º, depois de se colocar em 22º no grid. "Deve ter sido a melhor posição de um carro da equipe até agora. Consegui escapar da confusão da primeira curva sem precisar sair da pista. Nem lembro direito o que aconteceu, só sei que passei até por uma Williams. O problema foi quando a prova retomou a normalidade. Tive de facilitar a passagem dos carros mais rápidos e os pilotos das equipes que brigam com a gente encostaram. A disputa com eles aumentou o desgaste dos pneus", explicou.

O abandono se tornou inevitável quando a segunda marcha quebrou. "Não havia mais nada a fazer. A segunda é uma das marchas mais usadas nesta pista e não daria para continuar", justificou Bruno. O consolo da equipe foi ter conseguido levar o indiano Karun Chandhok até a bandeirada quadriculada e à frente da Virgin de Lucas di Grassi.

Bruno torce para que a HRT F1 possa levar pelo menos uma atualização aerodinâmica para a próxima etapa, o GP da Europa, dentro de duas semanas em Valência (Espanha). "Há uma pequena possibilidade de termos uma nova asa dianteira", afirmou. A esperança de um salto de performance está depositada na estreia do pacote completo - asas dianteira e traseira e assoalho -, prevista para o GP da Alemanha, no fim de julho, ou no GP da Hungria, na semana seguinte. "Esta será nossa primeira evolução de grande peso e poderá fazer diferença em nossa competição particular contra as demais equipes novatas."





Márcio Fonseca (MTb 14.457)

F1 GP DO CANADÁ: RUBENS LAMENTA INCIDENTE COM O ESPANHOL ALGUERSUARI NO INÍCIO DA PROVA.

Para o brasileiro, o carro da Williams F1 poderia terminar a corrida em uma boa colocação.

A oitava etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 foi disputada na tarde deste domingo (13) em Montreal, no circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. O brasileiro Rubens Barrichello largando na 11ª colocação conseguiu finalizar a prova no 14º posto após um problema de refrigeração em seu carro, ocasionado por um toque do espanhol Jaime Alguersuari.

"Fomos para a corrida com nosso objetivo de ficar na margem dos pontos, mas tornou-se uma corrida muito movimentada. Tive um problema no grid, então tive que tentar recuperar alguns lugares. O Alguersuari me bateu com um impacto de (força) 2G depois de eu já ter o ultrapassado. O dano bloqueou o duto de refrigeração do meu freio dianteiro esquerdo, e quando a temperatura subiu, eu perdi o pedal e tive que deixar os carros passarem até chegar ao pit", comentou o piloto da Williams F1.

O brasileiro ainda relata que demorou algumas voltas para o carro se estabilizar. "Mesmo após a parada, levou três voltas para o pedal de freio voltar, este incidente realmente acabou com a nossa corrida. É frustrante para toda a equipe que certamente tinha um carro capaz de ter um bom final hoje", afirmou Barrichello.

O vencedor do Grande Prêmio do Canadá foi o inglês Lewis Hamilton que saiu na pole-position e agora é o novo líder do campeonato.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Canadá

1º Lewis Hamilton - McLaren, 70 voltas
2º Jenson Button - McLaren
3º Fernando Alonso - Ferrari
4º Sebastian Vettel - Red Bull
5º Mark Webber - Red Bull
6º Nico Rosberg - Mercedes
7º Robert Kubica - Renault
8º Sébastien Buemi - Toro Rosso
9º Vitantonio Liuzzi - Force India
10º Adrian Sutil - Force India
11º Michael Schumacher - Mercedes
12º Jaime Alguersuari - Toro Rosso
13º Nico Hulkenberg - Williams
14º Rubens Barrichello - Williams
15º Felipe Massa - Ferrari
16º Heikki Kovalainen - Lotus
17º Vitaly Petrov - Renault
18º Karun Chandhok - Hispania
19º Lucas di Grassi - Virgin

Não completaram a prova:

Timo Glock - Virgin
Jarno Trulli - Lotus
Pedro de la Rosa - Sauber
Bruno Senna - Hispania
Kamui Kobayashi - Sauber


Anderson Marsili

terça-feira, junho 08, 2010

Fórmula Future Fiat tem dois dias de testes em Interlagos

Pilotos treinam antes da rodada dupla de Londrina no final de julho

SÃO PAULO - A nova geração do automobilismo brasileiro vai ter oportunidade de conhecer melhor o monoposto da Fórmula Future Fiat nos treinos coletivos desta quarta e quinta feiras no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Serão três ensaios diários (9h40 às 11h10; 13h às 14h30; 16h20 às 17h50) na pista mais importante do Brasil. A próxima rodada do Racing Festival, que além da Fórmula Future Fiat conta com o Trofeo Linea e a 600 Hornet (motos), está programada para 23, 24 e 25 de julho em Londrina (PR). "Já andei de Formula São Paulo em Interlagos e a pista é maravilhosa. A primeira vez que subi a reta dos boxes não consegui olhar para frente, só para o lado. O autódromo é impressionante", disse o carioca Nicolas Costa, 18 anos, pole da histórica corrida inaugural da categoria em Jacarepaguá (RJ) em maio.

O paulista João Jardim teve uma curta experiência de fórmula há algum tempo, mas pela primeira vez andará com um carro rápido na mesma pista do GP do Brasil. "É um circuito bem legal, e a gente sempre sonha pilotar lá, porque é desafiador e aumenta a experiência em circuitos que exigem bastante do piloto", lembrou o sorocabano. "Tem curva de alta, de baixa, grandes retas, não deve nada para os autódromos da Europa. E já que temos a vontade de correr lá fora, é mais uma chance de aprender."

Ainda com a lembrança dos treinos e da participação de uma prova da Fórmula São Paulo, Rafael Azrak espera aproveitar os testes para buscar ainda mais informações sobre o Fórmula Future Fiat. No Rio de Janeiro, ele enfrentou problemas. "Nunca tinha andado em Jacarepaguá, por isso não consegui perceber se era o carro ou eu que não estava legal. Quando o Max Wilson andou, viu que o câmbio e o motor não estavam rendendo o que deveria", observou.

A molecada também estará com os olhos voltados para a África do Sul nos próximos dias. Sobre o desempenho do Brasil na Copa do Mundo, que começa um dia depois dos testes, os três manifestam confiança. "Adoro futebol e já reuni os amigos para ver o amistoso contra a Tanzânia. Achei legal o time", disse João Jardim. Nicolas concorda. "Gostei, os caras correram bastante. Vamos ver daqui para frente." Rafael Azrak fará a habitual concessão ao único campeonato de futebol que o interessa. "Não sou muito de ver futebol, só Copa do Mundo mesmo. Quando é a Seleção Brasileira, não tem como não torcer."

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.

MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.
Fabricio Lima

domingo, junho 06, 2010

COPA MONTANA: De ponta a ponta, Sérgio Jimenez vence em Ribeirão Preto

Piloto, que largou na pole position, conquistou a sua primeira vitória na Copa Chevrolet Montana

Um final de semana perfeito. Assim pode ser definida a quarta etapa da temporada 2010 da Copa Chevrolet Montana para Sérgio Jimenez (GFS Software), da equipe Scuderia 111. Neste domingo (06/06), o piloto venceu a corrida de ponta a ponta e fechou a sua ótima performance em Ribeirão Preto (SP), onde ele também cravou a pole position e foi o mais rápido em duas das três sessões livres cronometradas.

No inédito e desafiador circuito de rua de Ribeirão Preto (SP), Jimenez soube conduzir com tranquilidade o carro do começo ao final da prova para conquistar a primeira vitória de sua carreira na Copa Chevrolet Montana. Em setembro de 2009, em sua estréia pela extinta Copa Vicar - então categoria de acesso à Stock Car -, o piloto venceu no Rio de Janeiro (RJ).

"A prova teve um começo bastante tumultuado por conta do número de bandeiras amarelas com entrada de 
safety car. Isso é ruim porque quando a gente começa a concentrar, tudo para novamente. Mas consegui manter o ritmo. O carro estava bom e constante, se comportando bem o tempo inteiro. Estou muito feliz com a vitória", comemorou o vencedor da etapa, que foi prestigiada por um público de 42 mil pessoas.

"Tive bastante tranquilidade depois de conquistar a pole position. Acho que a pole significou mais de 50% da vitória. Depois foi só administrar durante a prova. Com a segunda colocação conquistada pelo Rafael Daniel, somamos o máximo de pontos possível para a equipe, o que é muito importante para buscarmos a vaga na Stock Car. No campeonato de pilotos, como enfrentei problemas nas etapas anteriores, vamos ver como fica a situação até o final do ano", disse Sérgio, que agora soma 40 pontos e é o quinto na temporada.

"Neste final de semana, só não liderei um treino (primeira sessão livre cronometrada), mas, mesmo assim, o Rafael Daniel foi o mais rápido. Então, foi uma etapa 100% da equipe e 90% para mim. Mas o mais importante foi ter achado um bom acerto de carro, que era o nosso maior problema até a classificação da etapa do Rio de Janeiro. Se conseguirmos manter isso e ficar sempre entre os cinco primeiros, certamente conseguiremos o objetivo de levar a equipe à Stock Car", completou Jimenez.

A quinta etapa da temporada 2010 da Copa Chevrolet Montana será realizada no dia 05 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Veja a relação dos dez melhores da etapa de Ribeirão Preto:
1) Sérgio Jimenez - Scuderia 111

2) Rafael Daniel - Scuderia 111
3) Sérgio Ramalho - Bazzo Racing
4) Lucas Finger - A.M.G Motorsports
5) Eduardo Leite - Hot Car Racing
6) Gustavo Sondermann - Star Race
7) Wellington Justino - Hot Car Racing
8) Leandro Romera - RS Racing
9) João Pretto - Mottin Racing
10) Douglas Soares - Gramacho Costa Comp.
Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

ReUnion Press

Stock Car: Átila Abreu vence GP de Ribeirão Preto

Líder do campeonato amplia muito a sua vantagem na tabela de pontuação.

Líder do campeonato e mais jovem (23 anos) piloto da Stock Car, o sorocabano Átila Abreu (AMG/Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias Líder) venceu neste domingo (06/6) a prova realizada nas ruas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com esta primeira vitória, Átila abriu 29 pontos em relação a Ricardo Maurício (RC Eurofarma), que com a segunda colocação assumiu a vice-liderança do certame. O pódio ficou completo com o ex-piloto de F-1 Antonio Pizzonia (Hot Car/C).

"Foi um final de semana perfeito, estou muito feliz. A sensação de vencer é maravilhosa. Esta vitória estava batendo na trave faz tempo. Foi a vitória no lugar certo. Sou de Sorocaba e soltamos o sotaque caipira em Ribeirão Preto. Foi uma sintonia perfeita com a cidade e com o circuito", comemorou Átila, que largou da pole position mais comentada dos últimos anos, por ter imposto uma margem de seis décimos de segundo sobre o segundo do grid.

Quatro anos depois de sua última vitória como piloto, o campeoníssimo Ingo Hoffmann comemorou como se fosse seu aquele momento mágico. "Foi excepcional, tremendo show do Átila. 80% do trabalho foi feito ontem com aquela volta avassaladora dele. Hoje foi questão de concentração e deixar o carro na pista", comentou o diretor esportivo da equipe AMG Motorsport (3M/Polirion/Beta).

A prova foi marcada por alguns acidentes, característica comum em corridas em traçado montado em ruas. "Foi uma corrida muito difícil, de muita pressão, onde você não pode errar na pista e os mecânicos no pit stop. Mentalmente o desgaste é grande, tem que saber administrar a ansiedade e o equipamento, mas largar da pole foi fundamental", disse o piloto AMG/Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias Líder.

Companheiro de equipe de Átila Abreu, o estreante Gustavo Sondermann (AMG/ Aon/Icec/Bezema) vinha fazendo uma boa corrida depois de ter largado em sexto, mas acabou tocando um muro. "Demos uma boa evoluída, meu carro era muito bom. Faltou um pouco mais de tranqüilidade", reconheceu. "Eu estava atrás do Cacá Bueno e na frente do Allam Khodair e na disputa sujei os pneus fora do traçado e acabei passando reto em uma curva. O Átila e a equipe estão de parabéns pelo trabalho e pela vitória", completou.

Confira os pilotos que pontuaram no GP de Ribeirão Preto:

1) Átila Abreu (AMG/C), 28 voltas em 36min40s042
2) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/C);
3) Antonio Pizzonia (Hot Car/C);
4) Daniel Serra (Red Bull/P);
5) Max Wilson (Eurofarma RC/C);
6) Giuliano Losacco (Miko's/P);
7) Valdeno Brito (Boettger/C);
8) Felipe Maluhy (Officer ProGP/C);
9) Ricardo Zonta (Corinthians/C);
10) Cacá Bueno (Red Bull/P);
11) Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P), 1min10s156
12) Claudio Ricci (Amir Nasr/P);
13) Nonô Figueiredo (Boettger/C);
14) Marcos Gomes (Full Time Blausiegel/P);
15) Popó Bueno (A.Mattheis/C).

Confira os dez primeiros na classificação do campeonato após cinco etapas:

1º) Átila Abreu (SP), 94 pontos;
2º) Ricardo Maurício (SP), 65;
3º) Max Wilson (SP), 60;
4º) Felipe Maluhy (SP), 50;
5º) Daniel Serra (SP), 47;
6º) Allam Khodair (SP), 46;
7º) Nonô Figueiredo (SP), 42;
8º) Cacá Bueno (RJ), 35;
9º) Julio Campos (PR), 32;
10º) Valdeno Brito (SP), 21.

A equipe AMG Motorsport tem patrocínio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.

Mastermidia

Veja o tambaço de Valentino Rossi



Acidente de Valentino Rossi durante os treinos de sexta-feira da Moto GP para a etapa da Itália deste que acontece neste domingo,6, no Circuito de Mugello, em decorrencia do acidente, Valento teve fratura exposta da Tíbia e do Perônio, e já passou por uma cirurgia em Florença.

Fórmula Indy: NO TEXAS, RYAN BRISCOE SAI DA POLE-POSITION PARA VENCER. KANAAN É O MELHOR BRASILEIRO.

Piloto australiano da equipe Penske fatura sua sexta vitória da Fórmula Indy.

Foi realizada na noite deste sábado (05) a primeira corrida noturna da temporada 2010 da Fórmula Indy. A vitória ficou com o australiano Ryan Briscoe da equipe Penske, a primeira neste ano e a sexta em sua carreira na Fórmula Indy. Com essa vitória, Briscoe saltou para a quinta colocação no campeonato com 208 pontos.

Danica Patrick foi a piloto que mais ameaçou a vitória de Briscoe na parte final da corrida, no entanto, a norte-americana chegou mesmo na segunda colocação logo atrás do australiano. Companheiro de Danica na Andretti Autosport, Marco Andretti completou o pódio no Texas Motor Speedway na terceira posição.

Os carros da equipe Chip Ganassi chegaram na quarta e quinta colocações, respectivamente com Scott Dixon e Dario Franchitti. O escocês Dario Franchitti com essa quinta posição assumiu a liderança do campeonato com 246 pontos, três a mais que o ex-líder Will Power.

Tony Kanaan, que já venceu uma corrida no Texas, foi o melhor brasileiro na sexta colocação após largar em 13º. Logo atrás do piloto baiano, chegou seu companheiro de equipe, o norte-americano Ryan Hunter Reay que teve problema em um de seus pits e fez uma corrida de recuperação chegando em sétimo lugar.

O novato Alex Lloyd mais uma vez levou o carro da pequena Dale Coyne Racing a uma boa colocação, cruzando a linha de chegada na oitava posição. Dan Wheldon completou a prova na nona colocação com o bólido da Panther Racing, seguido de Vitor Meira com o carro da A. J. Foyt Enterprises na décima posição.

Entre os demais pilotos brasileiros que concluíram a prova, o mineiro Raphael Matos foi o 16º colocado na corrida, enquanto que o paulista Mario Romancini ficou uma posição atrás de Matos.

Os brasileiros Mario Moraes e Hélio Castroneves se envolveram em um acidente na volta 130 e tiveram que abandonar a prova. O belga Bertrand Baguette tentou desviar dos carros dos brasileiros, mas acabou acertando parte do carro do piloto da Penske e acabou de fora da corrida também.

A corrida foi bastante movimentada também em função das várias bandeiras amarelas. A primeira delas aconteceu na volta 47 para uma limpeza na pista. Logo na relargada, o carro do japonês Takuma Sato apresentou problemas na suspensão e acabou indo direto ao muro.

Mas, nenhuma bandeira amarela foi tão intensa quanto a do acidente da suíça Simona de Silvestro. A batida da jovem de 21 anos não foi das mais violentas, porém o carro apresentou um vazamento de etanol e foi consumido pelas chamas. A cena se tornou desesperadora devido a retirara da piloto do cockpit que estava muito próximo do local das chamas. Depois da prova, Simona relatou algumas queimaduras leve na mão.

A próxima corrida da Fórmula Indy será no dia 20 de junho com o Grande Prêmio de Iowa, a quarta corrida do ano em circuito oval.

Confira o resultado final da corrida do Texas:

P Nome Equipe Tempo
1º Ryan Briscoe (AUS) Penske 02h04m47s1555
2º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 02h04m48s6184
3º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 02h04m49s4717
4º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi 02h04m50s2325
5º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 02h04m54s7437
6º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 02h04m55s2219
7º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 02h05m01s0945
8º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing 02h05m01s4639
9º Dan Wheldon (ING) Panther Racing 02h05m02s2414
10º Vitor Meira (BRA) A J Foyt Enterprises 02h05m02s9805
11º Ernesto José Viso (VEN) KV Racing Technology 02h05m06s0242
12º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing + 1 volta
13º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing + 1 volta
14º Will Power (AUS) Penske + 1 volta
15º Sarah Fisher (EUA) Sarah Fisher Racing + 1 volta
16º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing + 2 voltas
17º Mario Romancini (BRA) Conquest Racing + 2 coltas
18º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team + 3 voltas
19º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing + 3 voltas
20º Helio Castroneves (BRA) Penske Acidente
21º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology Acidente
22º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing Acidente
23º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing Falha mecânica
24º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing Acidente
25º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology Acidente
26º Jay Howard (ING) Sarah Fisher Racing Falha mecânica

Confira os dez primeiros colocados no campeonato após sete etapas:

1º Dario Franchitti - 246 pontos
2º Will Power - 243 pontos
3º Scott Dixon - 235 pontos
4º Hélio Castroneves - 211 pontos
5º Ryan Briscoe - 208 pontos
6º Ryan Hunter Reay - 201 pontos
7º Justin Wilson - 179 pontos
8º Tony Kanaan - 179 pontos
9º Marco Andretti - 169 pontos
10º Dan Wheldon - 164 pontos

Anderson Marsili

Prefeita de Ribeirão Preto visita ex-pilotos de F-1 na quinta etapa da Stock Car



Tarso Marques e Christian Fittipaldi homenageiam cidade em seus carros e são contemplados com elogios de Dárcy Vera

Stock Car, que acontece neste domingo em Ribeirão Preto, não é apenas mais uma corrida. Além de ser a primeira prova da história da categoria no interior paulista, o evento também faz parte das comemorações dos 154 anos da cidade.

Localizada a 313 km da cidade de São Paulo, Ribeirão Preto possui cerca de 570 mil habitantes, sendo o nono município mais populoso do Brasil, com a 17ª maior área urbanizada do Brasil, com 127 km². Recentemente, foi nomeada polo técnológico do Estado de São Paulo e eleita a Capital Brasileira da Cultura.

Para celebrar a data, a equipe Gramacho Costa, dos pilotos Tarso Marques e Christian Fittipaldi, estampará nos carros 70 e 55 duas mensagens em homenagem à cidade: "Ribeirão Preto, 154 anos: o combustível do Brasil" e "Ribeirão Preto, 154 anos: 570 mil parabéns a você". Como recompensa, receberam a visita e ganharam elogios de Dárcy Vera, prefeita de Ribeirão. "A cidade está de portas abertas para a Stock Car", disse Dárcy.

"Ribeirão Preto é uma das principais produtoras de etanol do Brasil, e este combustível estará presente em nossos carros durante o fim de semana. É uma cidade linda, em franco crescimento, que nos acolheu de forma calorosa e carinhosa. Por isso, nada mais justo que prestar esta pequena homenagem", afirmou Tarso, piloto com passagens pela F-1 e F-Indy, com duas vitórias na Stock Car.

"Ribeirão não deve a nenhuma cidade do Brasil. Possui universidades renomadas, é reconhecida como um grande centro de saúde, pólo tecnológico, além de ser uma das regiões mais ricas do Estado, proporcionando qualidade de vida a seus habitantes. E, neste fim de semana, ela ganhará mais um título: a de capital da velocidade!", completou Christian Fittipaldi, que já correu na F-1, F-Indy e na Nascar, antes de ingressar na Stock Car.

Quem quiser conferir de perto a homenagem é só sintonizar a televisão na Rede Globo a partir das 11 horas (de Brasília).

MS2