COMPRE AGORA

terça-feira, maio 25, 2010

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS: ENTREVISTA COM BIA FIGUEIREDO, MELHOR ESTREANTE DO GRID




A brasileira garantiu a sua classificação no Pole Day sendo a mulher mais rápida

Primeira brasileira a competir em uma das duas categorias top do automobilismo internacional, a paulistana Bia Figueiredo classificou-se como a melhor estreante do grid da 500 Milhas de Indianápolis de 2010, e também é a mulher melhor posicionada para a largada. Sairá na frente da talentosa Simona de Silvestro e das experientes e competentes Danica Patrick e Sarah Fischer.

Única mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault e na Indy Lights, Bia está acostumada a fazer história. E agora é a primeira brasileira a disputar a corrida que está em sua era centenária, e só a partir de 1977 começou a ter a participação de mulheres.

Confira a entrevista concedida por Bia Figueiredo em Indianápolis:

1 Você se tornou a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid de largada da 500 Milhas de Indianápolis. O que isso significa para você?

Bia Figueiredo: Eu me sinto muito honrada por ser a primeira brasileira a disputar a 500 Milhas de Indianápolis, a maior corrida do mundo. Para mim é um momento muito especial como piloto e como mulher. Estou muito feliz.

2 Você foi a estreante mais rápida e a mais rápida das cinco mulheres inscritas na classificação para a 500 Milhas de Indianápolis. Vai largar na frente da Danica Patrick e da Sarah Fisher, as mulheres mais bem sucedidas da Indy até agora. Na sua estreia, na São Paulo Indy 300, você acabou a corrida também como a melhor estreante e a mulher mais bem classificada. Você pretende repetir isso na corrida de 30 de maio?

BF: Ser a melhor estreante em todas as corridas que disputar é um grande objetivo para mim. A Izod Fórmula Indy tem rookies muito rápidos e competentes, como o Takuma Sato, o Mario Romancini e a Simona de Silvestro. Foi muito importante conquistar isso no Brasil e no grid da 500 Milhas de Indianápolis. Não gosto de criar expectativas, mas seria uma grande honra ser a melhor estreante na corrida do dia 30. Quanto a ser a melhor mulher colocada, para mim não faz diferença, apesar de a imprensa e os fãs adorarem essa competição.

3 Nos Estados Unidos se dá muita importância ao desempenho dos estreantes, que na 500 Milhas de Indianápolis têm até troféus específicos. Por que isso acontece?

BF: Isso é algo interessante aqui e quem me alertou a respeito foi o André Ribeiro, gestor da minha carreira junto com o Augusto Cesário. Ele foi Rookie of the Year no ano de sua estreia na Fórmula Indy e Fastest Rookie na classificação da 500 Milhas de Indianápolis. Acho uma competição muito legal. Dão muita importância para isso aqui porque os Estados Unidos cultivam e valorizam os feitos das pessoas e a memória histórica.

4 Você é a única mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault e na Firestone Indy Lights, a primeira brasileira a chegar a uma categoria top do automobilismo internacional, e agora a primeira a correr na 500 Milhas de Indianápolis. Isso aumenta o peso da sua responsabilidade? Você pensa nisso quando entra na pista?

BF: Não penso, não. Consegui quebrar muitas barreiras na minha carreira e certamente vou batalhar muito para conseguir vitórias na Fórmula Indy.

5 A Indianápolis 500 é sua primeira corrida em circuito oval na Fórmula Indy. E você andou pouco nos treinos livres, ao todo não chegou a 200 voltas. Isso te atrapalhou? Quando foi para a classificação para a Indianápolis 500, que resultado esperava? A pressão foi maior do que na classificação para sua estreia na São Paulo Indy 300? A emoção é diferente?

BF: Com certeza, se pudesse andar mais nos treinos, poderíamos melhorar mais. Limitaram a quantidade de nossos pneus e depois liberaram quando só faltavam dois dias para acabar os treinos. Não sabia o que esperar da classificação, mas queria muito me garantir no primeiro dia. A emoção foi diferente da classificação do Brasil. As duas corridas são muito especiais, mas a 500 Milhas de Indianápolis é a maior corrida do mundo e está completando 100 anos de história. O frio na barriga foi um pouco maior, até porque, aqui, se você não for rápido o suficiente, não corre.

6 Na realidade, esta será sua terceira corrida em Indianápolis. Qual é a diferença entre acelerar um Indy Lights e um Fórmula Indy nesse circuito?

BF: Em termos de traçado e jeito de guiar os dois carros são muito parecidos. Mas de resto é tudo muito diferente. O Indy é muito mais rápido, mais pesado, mais avançado tecnologicamente, tem muito mais itens para se mexer, a corrida é muito mais longa e difícil.

7 O circuito oval de Indianápolis é diferente dos outros? No que e por quais motivos? Dá medo raspar o muro com o carro da Fórmula Indy?

BF: O circuito de Indianápolis, na verdade, não é bem um oval. Se olhar bem, ele é um retângulo com curvas de 90 graus com raio longo. O que o torna desafiador e perigoso, pois as velocidades são muito altas. Se tiver medo, você não consegue fazer a volta de pé embaixo.

8 A emoção de participar da 500 Milhas de Indianápolis, uma corrida que você sonhava fazer, atrapalha o trabalho na pista?

BF: Não atrapalha, não. Desde que cheguei aqui estou muito focada e tranquila. Eu me surpreendi um pouco com a atenção e carinho dos fãs. Às vezes ficam esperando quase uma hora na frente da garagem até eu aparecer. Muitos são crianças. Ver que as pessoas te respeitam e te admiram é muito gratificante.

9 Você já declarou muitas vezes sua admiração por Tony Kanaan e Helio Castroneves, que te viram começar no kart, ainda criança, e você os viu correndo desde sua infância. Como se sente agora competindo com eles?

BF: Não penso muito nisso dentro da pista. Para mim, lá dentro somos todos iguais e a admiração fica para fora da pista, com todo o respeito.

10 Como você comemorou sua classificação no grid de Indianápolis?

BF: Comemorei com a equipe, a Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing, que fez um ótimo trabalho, com o Augusto Cesário (gestor da minha carreira junto com o André Ribeiro), que passou a semana aqui comigo para me ajudar, depois ao telefone com o André Ribeiro, o Nô (meu treinador no kart e meu conselheiro até hoje), com a Estela Craveiro (minha assessora de imprensa), com a minha família, e, claro, com os patrocinadores que tornaram isso possível.

11 Como é a sua rotina nessas semanas da 500 Milhas de Indianápolis? O que você faz dentro do autódromo além de ir para a pista? O que você faz fora do autódromo? O que come? Quantas horas dorme? Quais seus compromissos com patrocinadores e parceiros nesta semana de corrida?

BF: A rotina é mais ou menos assim: acordar, ir para a academia treinar, correr para a pista para dar entrevistas, falar com a equipe e treinar, depois jantar ou evento obrigatório. Acordo às sete da manhã e geralmente vou dormir às 23 horas. Como massa no almoço e tento pegar leve no jantar, comendo peixe ou salada.

12 Tantos dias inteiros seguidos treinando é bastante cansativo. Como você faz para recarregar suas energias? Sobra tempo para relaxar ou se divertir?

BF: É bem cansativo. Todas as noites eu dormi como uma pedra. Não deu tempo para me divertir, só neste domingo do Bump Day pude encontrar com grandes amigos aqui em Indianápolis para comemorar a classificação. Para quem acha que essa semana será tranquila, todos os pilotos têm dezenas de entrevistas, almoços, jantares, aparições e etc. para cumprir. Não para nunca, mas é gratificante.

13 Tanto na São Paulo Indy 300 quanto na 500 Milhas de Indianápolis você teve que lutar bravamente para obter patrocínio que te permitisse estar na pista. Como foi enfrentar os meses de incerteza que antecederam as duas provas? Em algum momento você pensou em desistir?

BF: Nunca. Esses meses de negociação só me fortaleceram mentalmente. Sempre me preparei para o sim. O André Ribeiro e o Henrique Olivier, que faz parte do nosso time, desenvolveram um excelente trabalho e conseguimos trazer os mesmos patrocinadores da São Paulo Indy 300 para a 500 Millhas de Indianápolis: a Ipiranga, a Flow Guard Gold, que é uma marca da Lubrizol nos Estados Unidos, a Monange e a Bardahl, que está comigo há cinco anos. Fico muito feliz por grandes empresas como essas confiarem no meu talento e competência na pista.

14 Qual é o seu plano de carreira para depois da 500 Milhas de Indianápolis?

BF: O plano é correr o campeonato todo da Fórmula Indy em 2011. Para isso, vamos trabalhar muito no segundo semestre e neste ano devo, no máximo, fazer mais uma corrida.

Assessoria de Imprensa da Fórmula Indy no Brasil:

Anderson Marsili - Mpteam


Estela Craveiro
MTb 15.590
IMPRENSA BIA RACING

Pizzonia leva Dany Bananinha para uma volta de Stock Car no autódromo de Jacarepaguá

O piloto da equipe Hot Car Competições deu uma volta rápida com a amiga após a etapa de domingo no Rio

Os pilotos Antonio Pizzonia e Betinho Gresse, da equipe Hot Car Competições (Agecom/Bardahl), receberam a torcida especial de Dany Bananinha, atriz e assistente de palco do programa Caldeirão do Huck, na etapa da Stock Car do último domingo (dia 23), realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Além de Bananinha, as produtoras Ticiana Szpiro e Jackie Sampaio, a promoter Gis de Oliveira e a atriz Maíra Charken foram ao autódromo torcer pelo amigo Pizzonia.

Ao final da prova, o amazonense levou as amigas para uma volta rápida pelo traçado de 3.336 metros no Stock Car de dois lugares.

"Foi a segunda vez que andei e é uma delícia. O Antonio sabe que eu gosto de velocidade e acelerou forte. Sou apaixonada por carros e sempre acompanho F1 e Stock Car. O motor do Stock de dois lugares é menos potente do que o pilotado por eles na prova, mas já dá para imaginar toda a adrenalina. Eu admiro muito o que esses pilotos fazem, porque realmente não é fácil", comentou Bananinha, mostrando que entende do assunto.

Do Rio, a Stock parte para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde disputará sua primeira corrida no circuito de rua que está sendo montado na cidade, no dia 6 de junho.

Informações sobre a equipe e pilotos, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.twitter.com/hot_car
www.twitter.com/antoniopizzonia
http://blogdopizzonia.zip.net

Fotos: José Mario Dias

FGCom
Fernanda Gonçalves

Racing Festival anuncia programação da estréia no Rio

Trofeo Línea, Fórmula Future Fiat e 600 Hornet entram na pista nesta 5ª-feira

SÃO PAULO - Está fechada a programação oficial de inauguração do Racing Festival, a mais nova atração das pistas brasileiras. Idealizado e apadrinhado por Felipe Massa, o evento - integrado pelo Trofeo Linea, Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos) - estreará nesta semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (Rio de Janeiro), onde as atividades de pista serão abertas na quinta-feira com um dia inteiro de treinos extras. Ao mesmo tempo, ingressos para as corridas de domingo continuam disponíveis gratuitamente (máximo de cinco por pessoa) nas revendas Fiat e Honda e em postos de combustíveis Shell. A relação completa, com mais de 60 pontos de distribuição, está disponível no site oficial www.racingfestival.com.br.

A programação da rodada dupla do Racing Festival no Rio de Janeiro é esta:

Quinta-feira
Treinos extras

09h30/10h30 - Fórmula Future Fiat
10h40/12h10 - Trofeo Linea

13h00/14h30 - Fórmula Future Fiat
14h40/16h10 - Trofeo Linea

16h00/16h30 - 600 Hornet

Sexta-feira
Treinos livres

13h30/14h30 - 600 Hornet
14h40/15h40 - Fórmula Future Fiat
15h50/16h50 - Trofeo Linea

Sábado
Treinos livres

09h00/10h00 - 600 Hornet
10h10/11h10 - Fórmula Future Fiat
11h20/12h20 - Trofeo Linea

Treinos classificatórios

14h00/14h20 - 600 Hornet
15h00/15h20 - Fórmula Future Fiat
16h00/16h20 - Trofeo Linea + Top Qualifying (uma volta lançada para os seis primeiros)

Domingo*

09h00 - 600 Hornet (1ª etapa)
10h00 - Fórmula Future Fiat (1ª etapa)
11h00 - Trofeo Linea (1ª etapa)
11h40 - Show Força & Ação + ações promocionais
13h00 - 600 Hornet (2ª etapa)
14h00 - Fórmula Future Fiat (2ª etapa)
15h00 - Trofeo Linea (2ª etapa)

* Todas as corridas terão duração de 25 minutos + uma volta.

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Ricardo Maurício é mais um campeão no Trofeo Linea

Astro da Stock Car acerta com a equipe de Fábio Greco

SÃO PAULO - O grid do Trofeo Linea conquistou mais um reforço de peso para a rodada dupla inaugural deste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. O paulista Ricardo Maurício, campeão da Stock Car em 2008 e um dos principais nomes da categoria, aceitou convite da equipe comandada pelo experiente Fábio Greco para ser companheiro de Antonio Jorge Neto.

Com a chegada de Maurício, são três os campeões em atividade da Stock Car com presença assegurada na série de turismo do Racing Festival, evento constituído também pela Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos) que estreia nas pistas brasileiras nesta semana. Juntos, Maurício (1), Cacá Bueno (3) e Giuliano Losacco (2) somam seis títulos - aliás, os últimos a partir de 2004.

Maurício não escondeu o alívio com o final das negociações. "Eu vinha conversando com o Greco há cerca de dois meses, mas somente há poucos dias, depois que ele viabilizou o seu esquema de patrocínio, é que conseguimos alcançar o acordo", explicou o piloto de 31 anos. Paulista da Capital, Maurício chega com uma limitada experiência com modelos com tração dianteira como o Linea, fruto das provas disputadas como convidado na TC2000 argentina.

Nesta quinta-feira, Maurício travará o primeiro contato com o carro. "Vamos entrar na pista de Jacarepaguá para ver se tudo está tudo bem, procurar entender o funcionamento e, a partir daí, verificar os caminhos em termos de acerto", disse. Apesar da carreira vitoriosa, que inclui passagem pela Fórmula Ford, Fórmula 3 espanhola e Fórmula 3000 antes da Stock Car, Maurício manifesta cautela às vésperas da abertura do calendário. "É uma categoria totalmente nova para todos. Por isso, principalmente nestas primeiras etapas, o fundamental será terminar as corridas somando o maior número de pontos possível", comentou.

Antes da viagem ao Rio de Janeiro, Maurício passaria na oficina da equipe para fazer os ajustes do banco. "O carro me pareceu muito legal e com algumas coisas que me agradam bastante, como o câmbio e os pneus, que também conheço da TC2000. Pela impressão inicial, tenho certeza que o campeonato será muito equilibrado, porque séries com esse perfil costumam apresentar corridas em que todo mundo anda embolado. O trabalho de equipe será importante, porque o vácuo poderá ajudar em circuitos como o de Interlagos, onde um carro puxando outro faz muita diferença nos trechos de subida."

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

segunda-feira, maio 24, 2010

STOCK CAR: NETO LEVA O CORINTHIANS AOS PONTOS NO RIO DE JANEIRO

Problema mecânico tira Zonta da zona de pontuação.

Antônio Jorge Neto, piloto do carro numero 15 da RZ Corinthians Motorsport fez uma excelente corrida de recuperação e somou os seus primeiros pontos na temporada da Copa Caixa Stock Car. O piloto largou em vigésimo segundo e conquistou 13 posições a frente, terminando a corrida na nona colocação neste domingo (23) . "Fiz uma corrida de recuperação e somamos os primeiros pontos do ano. Conseguimos ganhar 13 posições e ajudar a equipe na tabela geral. Conseguimos o
objetivo de somar pontos e estou feliz por isso. Foi um dia bem positivo porque a prova foi dura e com vários acidentes e toques. Felizmente, não nos envolvemos", comentou o paulista.

A historia não foi a mesma a o outro corintiano, Ricardo Zonta, que começou bem final de semana ao se classificar em nono, mas enfrentou um problema na roda traseira e teve que abandonar a prova quando ocupava a 11a posição. "Foi um dia que poderíamos somar pontos importantes, mas o cubo da
roda travou e ela ficou girando em falso. Por isso, tive de abandonar.
Foi uma pena, mas vamos para a próxima," ressaltou o corinthiano. "Mesmo assim, mostramos competitividade e isso mostra nossa evolução", ressaltou.

O que desagradou ao time alvinegro foi explicado pelo chefe de equipe, Robson Fernandes "A gente não entende o critério que os comissários usam para a punição. Em Curitiba, o Neto teve problemas com a porta e foi obrigado a parar nos boxes por causa disso. Aqui no Rio, teve piloto terminando a prova sem capô, sem porta, sem parabrisa, e ninguém foi punido por isso. Estou tentando entender".

A Copa Caixa Stock Car segue para a próxima etapa que acontecerá em Ribeirão Preto, no dia 6 de junho.

Confira os 10 melhores no Rio:

1°. Felipe Maluhy (Officer ProGP/C), 35 voltas em 50min46s149
2°. Átila Abreu (AMG/C), a 8s919
3°. Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P), a 9s034
4°. David Muffato (Full Time Itaipava/P), a 9s190
5°. Daniel Serra (Red Bull/P), a 9s739
6°. Cacá Bueno (Red Bull/P), a 10s099
7°. Max Wilson (Eurofarma RC/C), a 10s510
8°. Julio Campos (JF/P), a 12s405
9°. Antonio Jorge Neto (Corinthians/C), a 13s048
10°. Nonô Figueiredo (Boettger/C), a 13s299

Fotos: Vanderley Soares

Anderson Marsili

500 milhas: Bia Figueiredo faz as unhas no circuito de Indianápolis e acerta o carro para a corrida




 Pilota brasileira vibra com inclusão de todos os brasileiros inscritos
no grid de largada da Indy 500 e irá a Connecticut nesta segunda-feira

24.05.2010 - O último dia de treinos da Indy 500, a 500 Milhas de Indianápolis, ontem, domingo, 23, foi tranquilo para Ana Beatriz Figueiredo (Ipiranga /FlowGuard /Monange /Bardahl), já classificada para o grid de largada desde o dia anterior, na posição de melhor estreante, em 21o lugar.

Na pista, ela focou em simular a corrida com o carro 25. “Fiz três saídas longas, de tanque cheio. Meu carro parece estar bom, mas ainda vamos trabalhar para melhorar um pouco mais, juntando as experiências desenvolvidas também nos carros dos outros pilotos da equipe”, diz ela, referindo-se a Mike Conway, Justin Wilson e Tomas Scheckter.


Nos bastidores, a pilota brasileira da Ipiranga DRR dividiu-se entre atender a imprensa e aos fãs e não perdeu a oportunidade de ir ao motorhome da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) usufruir dos serviços de uma manicure do Brasil, o tipo de profissional que sempre causa sensação nos Estados Unidos.

Adepta das unhas coloridas desde o fim do ano passado, ela trocou o esmalte da cor Momento Penélope que usou durante a semana passada pela tonalidade Pink Vigarista, ambas da coleção Penélope Charmosa, da Risqué, marca do grupo a que pertence a Monange, uma de suas patrocinadoras. “Está aí uma coisa que nunca pensei que fosse fazer dentro do Indianápolis Motor Speedway”, diverte-se a pilota.

No fim do dia, Bia, como é conhecida no Brasil, concentrou-se em assistir à disputa final pelos nove lugares restantes do grid da Indy 500, e ficou feliz com a inclusão dos oito brasileiros.

“É muito bacana estarmos todos classificados. Cada um superou seus desafios para estar aqui. Acredito inclusive que seja um recorde de brasileiros no grid da 500 Milhas de Indianápolis”, comemora a pilota, que torceu muito por Tony Kanaan e vibrou com a pole position de Helio Castroneves.

Nesta segunda-feira, Ana Beatriz irá com os outros estreantes da Indy 500 a Connecticut, uma cidade do estado de Nova York, para um dia de entrevistas, fotos e filmagens da tevê ESPN norte-americana, incluindo sessão de autógrafos.

Será apenas o começo de uma movimentada semana fora da pista, onde os pilotos da Indy 500 só voltarão na próxima sexta-feira, 28, para o Carburation Day, quando será realizado um rápido treino de aquecimento e o clássico concurso de pit stops da extensa e variada programação da Indy 500.

A corrida será realizada na tarde de 30 de maio, o próximo domingo, com exibição ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Ana Beatriz é a primeira brasileira a disputar a 500 Milhas de Indianápolis.

FOTOS

4 e5 Ana Beatriz faz as unhas no motorhome da APEX - crédito: Divulgação

3 Ana Beatriz troca cumprimentos com o pole position Helio Castroneves, neste domingo, com unhas na cor Pink Vigarista- crédito: Divulgação

1 Ana Beatriz na pista – crédito: Divulgação

6 Ana Beatriz e a DRR Ipiranga junto à faixa de tijolos do piso original de Indianápolis – crédito: Divulgação

2 Ana Beatriz parte para sua segunda tentativa de classificação da Indy 500, no sábado, 22 – crédito: Divulgação





Estela Craveiro
MTb 15.590
IMPRENSA BIA RACING

INDIANÁPOLIS: BRASIL TERÁ OITO REPRESENTANTES NAS 500 MILHAS

No disputado e emocionante Bump Day, brasileiros garantem suas vagas

Após seis horas de intensas disputas nesta tarde de domingo no Indianapolis Motor Speedway, o grid de largada da 94ª edição das 500 milhas foi definido. Os quatro pilotos brasileiros que disputaram esta sessão qualificatória, garantiram suas vagas para disputarem a corrida no próximo domingo (30).

Com as 24 primeiras posições definidas ontem no Pole-Day, restavam apenas nove vagas para treze carros nesta classificação de hoje. O piloto mineiro Bruno Junqueira que foi a pista pela equipe FAZZT Race Team fez a melhor somatória das quatro voltas neste sábado e conquistou a 25ª colocação no grid de largada com o tempo de 2sm9s5304. Logo atrás do brasileiro, sairá o inglês Alex Lloyd com o bólido da Dale Coyne na 26ª colocação. Fechando a nona fila, outro brasileiro, o paulista Mario Romancini que nos últimos minutos do treino, conquistou a 27ª posição no grid a bordo de sua Conquest Racing.

Abrindo a décima fila na 28ª colocação, largará o norte-americano John Andretti da equipe Andretti Autosport, seguido de sua compatriota Sarah Fisher com o carro de sua própria equipe na 29ª colocação e do brasileiro Vitor Meira da A. J. Foyt Enterprises na 30ª colocação.

Emoção maior foi destinada a última fila do grid. O japonês Takuma Sato conseguiu seu tempo nos últimos minutos do treino e vai largar na 31ª posição. Logo atrás, sai o brasileiro Tony Kanaan da equipe Andretti Autosport na 32ª colocação. O colombiano Sebastian Saavedra fecha o grid das 500 milhas de Indianápolis na 33ª posição com o carro da Bryan Herta Autosport.

O Bump Day marcou ainda a eliminação das 500 milhas de Indianápolis do canadense Paul Tracy, do inglês Jay Howard, da venezuelana Milka Duno e do segundo carro da equipe de A. J. Foyt, uma vez pilotado por seu neto A. J. Foyt IV, outra vez pilotado por Jaques Lazier, mas sem sucesso.

As 500 milhas de Indianápolis será disputada no próximo domingo a partir das 13h00 com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes de Televisão e do Portal Terra em seu canal de vídeos na internet. Durante toda a semana, haverá atividades festivas no Indianapolis Motor Speedway, mas os carros voltam à pista apenas na sexta para o último treino livre antes da corrida.

Confira o grid de largada para a 94ª edição das 500 milhas de Indianápolis:

P. Piloto (nacionalidade) Equipe Tempo
1º Hélio Castroneves (BRA) Penske 2m37s9154
2º Will Power (AUS) Penske 2m38s1876
3º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 2m38s5970
4º Ryan Briscoe (AUS) Penske 2m38s9027
5º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team 2m39s0177
6º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi 2m39s1277
7º Graham Rahal (EUA) Rahal Letterman Racing 2m39s6319
8º Ed Carpenter (EUA) Vision/Panther Racing 2m40s3514
9º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing 2m41s0831
10º Townsend Bell (EUA) Sam Schmidt Motorsports 2m39s9312
11º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 2m39s9646
12º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing 2m39s9798
13º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology 2m40s0793
14º Davey Hamilton (EUA) De Ferran Dragon Racing 2m40s1053
15º Mike Conway (ING) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s2968
16º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 2m40s3030
17º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 2m40s3227
18º Dan Wheldon Panther Racing 2m40s3821
19º EJ Viso (VEN) KV Racing Technology 2m40s4423
20º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s5269
21º Ana Beatriz (BRA) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s5402
22º Simona de Silvestro HVM Racing 2m40s5510
23º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 2m40s5584
24º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing 2m40s5784

Pilotos classificados no Bump Day

25º Bruno Junqueira (BRA) FAZZT Race Team 2m39s5305
26º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing 2m40s1543
27º Mario Romancini (BRA) Conquest Racing 2m40s2557
28º John Andretti (EUA) Andretti Autosport 2m40s3438
29º Sarah Fisher (EUA) Sarah Fisher Racing 2m40s.4033
30º Vitor Meira (BRA) A. J. Foyt Enterprises 2m40s4367
31º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology 2m40s5865
32º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 2m40s6628
33º Sebastian Saavedra (COL)Bryan Herta Autosport 2m40s9776

Anderson Marsili

KANAAN SE CLASSIFICA PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS NO ÚLTIMO MINUTO


Brasileiro supera os dois acidentes e garante a vaga na prova de domingo (30)

Neste domingo (23) o brasileiro Tony Kanaan viveu um drama. Após ter sofrido um acidente no sábado (22), durante o Pole Day, o campeão de 2004 precisava garantir a sua vaga nesse domingo no "Bump Day", entre o 25o a 33o colocado. No entanto, Kanaan bateu novamente no treino livre pela manhã, de novo na curva 2, e a equipe Andretti Autosport se desdobrou para reconstruir o carro a tempo do baiano fazer a sua classificação. Nas seis horas de duração do treino oficial, Kanaan só conseguiu classificar faltando 35 minutos para encerrar a atividade, mas só teve a vaga confirmada no último minuto.

A Andretti usou peças dos dois carros batidos e também dos companheiros Ryan Hunter Reay, Marco Andretti e Danica Patrick. Apenas John Andretti não "contribuiu", pois também buscava sua classificação. Kanaan fez a 30a marca em sua tentativa, mas ainda caiu para a 32a posição após as voltas de Mario Romancini e Takuma Sato. No final, o drama aumentou porque Paul Tracy e Jay Howard tentavam tirar a vaga do brasileiro.

"Foi provavelmente o dia mais longo da minha vida e só não perdi cabelo porque não tenho (risos). Eu aprendi muito com essa experiência, para valorizar cada coisa porque a gente nunca sabe o que vai acontecer. Foi um desgaste emocional grande, pois estava há uma hora de terminar o treino, com dois carros batidos e não tinha meu lugar no grid, então, vocês podem imaginar. Mas no final de todas as circustâncias, conseguimos o objetivo de garantir a vaga. No sábado, eu estava tentando o máximo de velocidade e bati no muro. No entanto, hoje estava muito mais lento, ainda vendo como o carro se comportava, e bati novamente no mesmo lugar, ou seja, tinha alguma coisa errada que vamos avaliar. Eu hoje usei peças dos carros dos meus três companheiros e foi um esforço geral de todo time. Não imaginava estar nessas situação, mas felizmente conseguimos. Embora não tenha treino até sexta-feira (28) quando acontece o Carb Bay, trabalhamos muito na semana passada no meu "setup" de corrida e vamos acertar as coisas com calma. Agradeço a todos que me apoiaram, e vamos nos preparar para domingo. Posso dizer que hoje foi mais emocionante do que a minha pole-position em 2005", comentou o baiano.

Após uma semana intensa de trabalho, especialmente nos últimos dois dias, Kanaan enfim, está garantido na 32a posição do grid das 500 Milhas de Indianápolis, que acontece no próximo domingo (30), às 14h (horário de Brasília), sexta etapa da Fórmula Indy. Além de Kanaan, Bruno Junqueira, Vitor Meira e Romancini garantiram a vaga hoje. Ao todo, o Brasil será representado por oito pilotos nacionais.

Anderson Marsili

domingo, maio 23, 2010

Fotos: GAROTAS DA STOCK CAR

Grid girls agitam etapa do Rio de janeiro
Enquanto os carros não acelaram, as meninas roubam a cena em Jacarepaguá.
Fotos: Carsten Horst / Miguel Costa Jr.

COPA MONTANA: EDUARDO LEITE CONQUISTA A TERCEIRA ETAPA

O piloto da HotCar Racing liderou a disputa de ponta a ponta e venceu pela primeira vez na temporada 2010

Rio de Janeiro (RJ), 23/05/10 - Depois de andar na frente o fim de semana todo e ainda conquistar a pole, Eduardo Leite manteve o ritmo também na terceira etapa da Copa Chevrolet Montana. Na tarde deste domingo, ele conquistou a vitória, marcando 39min38seg640 para as 25 voltas no Autódromo Internacional Nelson Piquet. O piloto da HotCar Racing liderou a disputa de ponta a ponta e não teve dificuldades para cruzar em primeiro e vencer pela primeira vez na temporada 2010.O segundo colocado foi Rafael Daniel, da Scuderia 111, com 39min43seg801. O carioca Serafim Jr., da W2 Racing, completou o pódio, marcando 39min45seg534.

Agora, a classificação tem Diogo Pachenki, da Nascar Motorsport, em primeiro, com 54 pontos, seguido por Eduardo Leite, com 39, e Rafael Daniel, com 37. A Copa Chevrolet Montana segue para Ribeirão Preto onde, no dia 6 de junho, fará a quarta etapa no circuito de rua.

O paulista fez uma prova muito boa e não encontrou problemas para garantir sua primeira vitória. Eduardo Leite conseguiu, inclusive, abrir boa vantagem para os adversários, cruzando com uma diferença de cinco segundos para a o segundo colocado. O piloto da HotCar Racing não foi ameaçado pelos oponentes. Com tranquilidade, soube administrar a corrida para alcançar o topo do pódio.

Eduardo Leite, que já vinha tendo bons resultados desde a primeira etapa em Curitiba, estava muito realizado em conseguir a sua primeira vitória e agradeceu o trabalho de sua equipe. "Agradeço muito toda minha equipe, que me deu um carro bom, e vem sendo regular desde o começo", declarou. " São três anos batalhando atrás de uma vitória e estou me sentindo muito realizado ao final dessa prova", finalizou o paulista que corre pela HotCar Racing.

O piloto da Scuderia 111 também teve um final de semana produtivo, sempre terminando os treinos livres entre os cinco primeiros colocados. "Largar entre os três primeiros é muito bom, porque você sai de batidas e confusões. Meu carro vinha bem e consegui acompanhar o Leite durante três voltas. E vim administrando a posição e poupando o carro, que no final da prova já estava difícil de guiar", comentou Rafael Daniel.

Para Serafim Jr, terceiro colocado, apesar dos problemas, o resultado foi bom. "Minha equipe está de parabéns, apesar de alguns problemas que tivemos, o carro estava muito bom. Eu não esperava vir tão para frente e chegar em terceiro na corrida. São pontos importantes", afirmou Serafim Jr.

Resultado final da 3ª etapa da Copa Chevrolet Montana:

1) Eduardo Leite - 39:38.640
2) Rafael Daniel - 39:43.801
3) Serafim Jr - 39:45.534
4) Diogo Pachenki - 39:49.218
5) Lucas Finger - 39:55.190
6) Galid Osman- 39:57.235
7) Marco Cozzi - 39:58.269
8) Sérgio Ramalho - 39:58.567
9) Wellington Justino - 39:59.656
10) Sérgio Jimenez - 40:03.441
11) Douglas Soares - 40:03.741
12) Ítalo Silveira - 40:04.691
13) Cássio Homem de Mello - 40:05.996
14) Felipe Lapenna - 40:07.407
15) Pedro Boesel - 40:09.095
16) Fábio Fogaça - 40:12.431
17) João Pretto - 40:14.944
18) Leandro Romera - 40:15.770
19) João Paulo Mauro - 40:20.784
20) Edson do Valle - 40:22.886
21) Aldo Piedade - 40:28.159
22) Henrique Assunção - 40:28.766
23) Marcelo Cesquim - 40:29.786
24) Carlos Kray - 40:33.192
25) Cadú Pasetti - 40:50.262
26) Marcelo Tomasoni - 38:42.240
27) Hybernon Cisne - 36:25.183
28) Thiago Penido - 30:45.187
29) Sharbel - 28:00.031
30) Denis Navarro - 28:28.121
31) Gustavo Sondermann - 26:15.385
32) Júlio Campos - 24:12.320
33) Rodrigo Navarro - 08:41.698
34) Anderson Faria - 09:07.013

Os dez melhores da classificação são os seguintes: 1) Diogo Pachenki, 54 pontos; 2) Eduardo Leite, 39; 3) Rafael Daniel, 37; 4) Lucas Finger, 34; 5) Ítalo Silveira, 29; 6) Serafim Junior, 28; 7) Douglas Soares, 27; 8) Júlio Campos, 25; 9) Wellington Justino, 21; 10) Galid Osman, 17.

Fotos: Fernanda Freixosa

Jornalistas: Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Beatriz Karoline de Paula - MTb 42905/Francisco Podboy - MTb7443-PR

FELIPE MALUHY VENCE A QUARTA ETAPA DA COPA CAIXA STOCK CAR

Foi a primeira conquista do piloto na categoria

Rio de Janeiro (RJ), 23/05/10 - A Copa Caixa Stock Car tem mais um novo vencedor. Em uma prova emocionante, especialmente no final, o paulista Felipe Maluhy venceu a quarta etapa da temporada 2010, realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O piloto da equipe Officer ProGP (Chevrolet) completou as 35 voltas no circuito carioca com o tempo de 50min46seg149, entrando para a histórica da divisão principal da maior categoria do automobilismo nacional.

A segunda colocação, após as punições de Marcos Gomes e Ricardo Mauricio, ficou com Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), com 50min55seg068, enquanto Allam Khodair, da Blau Full Time (Peugeot), completou o pódio da etapa carioca. Com os resultados em Jacarepaguá, a liderança segue com Átila Abreu, com 69 pontos, seguido por Max Wilson, 48, e Ricardo Mauricio, 45, ambos da Eurofarma RC. A competição prossegue no dia 6 de junho, com a quinta etapa no circuito de rua de Ribeirão Preto. Será a estreia da Stock Car no interior paulista.

A Copa Caixa Stock Car mostrou, neste domingo, porque é um sucesso. Os 34 pilotos deram um show em Jacarepaguá ao longo das 35 voltas, deixando para o final uma disputa emocionante onde teve de tudo: toques, capôs voadores, ultrapassagens sensacionais, disputa até o último instante e algumas penalizações e desclassificações. Sorte das mais de 32 mil pessoas presentes no circuito, que puderam vibrar com mais uma etapa.

Maluhy fez uma prova excelente. Depois de largar na terceira posição, Maluhy conquistou a vice liderança ainda na primeira volta, superando Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet). E começou a pressionar o então líder Allam Khodair, da Blau Full Time, (Peugeot). Na volta 14, o piloto da Officer ProGP conquistou a primeira posição. Na volta 26, uma pancada forte envolvendo Thiago Marques, da C. Alves/Mico's Racing (Peugeot), e William Starostik, da RC3 Bassani Racing (Chevrolet), fez necessária a presença do safety car na pista de Jacarepaguá.

O carro de segurança ficou até a volta 28, quando Átila Abreu partiu da terceira colocação para assumir a ponta. Maluhy perdeu rendimento, mas não desanimou e volta a volta foi buscar o resultado inédito em sua carreira. O paulista voltou à liderança e a dois minutos do fim da prova, conseguiu abrir uma boa vantagem, para cruzar em primeiro e garantir, de forma emocionante, a sua primeira vitória.

Visivelmente emocionado, Felipe Maluhy dedicou a conquista ao seu pai, que faleceu há cinco meses em um acidente de carro. Ele creditou seu ótimo começo de prova à boa largada. "Comecei muito bem a prova, fui para segundo e vi a importância que é largar por dentro aqui em Jacarepaguá. Todos sabemos que largar bem aqui é importante, pois o desgaste de pneus é super complicado", comentou o vencedor, que corre na Stock Car desde 2005. O piloto da Officer ProGP ainda desabafou no final. "Perdi meu pai no dia 28 de dezembro e queria muito dedicar a minha primeira vitória a ele".

Apesar de não ter vencido, Átila Abreu gostou bastante de sua prova e para ele o importante é garantir pontos para chegar a Super Final e ser campeão da temporada. "Não foi dessa vez, meu final de semana não começou muito bem, no primeiro treino livre meu carro quebrou e não consegui andar, já no segundo e terceiro eu fui muito mal, mudei o acerto para o classificatório e cheguei ao Q3. Mas apesar disso tudo, minha corrida foi bem interessante e legal", comentou.

Resultado da quarta etapa da Copa Caixa Stock Car:

1) Felipe Maluhy- 50:46.149
2) Átila Abreu - 50:55.068
3) Allam Khodair - 50:55.183
4) David Muffato - 50:55.339
5) Daniel Serra - 50:55.888
6) Cacá Bueno - 50:56.248
7) Max Wilson - 50:56.659
8) Julio Campos - 50:58.554
9) Antonio Jorge Neto - 50:59.197
10) Nonô Figueiredo - 50:59.448
11) Cláudio Ricci - 51:01.201
12) Xandinho Negrão - 51:01.604
13) Alan Hellmeister - 51:01.896
14) Pedro Gomes - 51:03.171
15) Alceu Feldman - 51:03.862
16) Tarso Marques - 51:08.807
17) Christian Fittipaldi - 51:09.065
18) Ricardo Mauricio - 51:11.442
19) Marcos Gomes - 51:12.650
20) Diego Nunes - 51:15.321
21) Giuliano Losacco - 51:23.387
22) Lico Kaesemodel - 51:24.540
23) Gustavo Sondermann - 51:56.860
24) Duda Pamplona - 52:14.423
25) Betinho Gresse - 49:16.641.
26) Valdeno Brito - 43:58.668
27) Thiago Camilo - 44:01.919.
28) Wiliam Starostik - 34:51.967.
29) Ricardo Zonta - 33:04.443.
30) Antonio Pizzonia - 33:39.409.
31) Luciano Burti - 21:25.290.
32) Popó Bueno - 18:53.701.
33) Constantino Jr - 56:34.614
34) Thiago Marques - Desclassificado

O campeonato está assim: 1) Átila Abreu, 69 pontos; 2) Max Wilson, 48; 3, Ricardo Maurício, 45; 4, Felipe Maluhy, 42; 5, Allam Khodair, 41; 6, Nonô Figueiredo, 39; 7, Daniel Serra, 33; 8, Júlio Campos, 32; 9, Cacá Bueno, 29; 10, Lico Kaesemodel, 18; 11) Diego Nunes, 16; 12) Popó Bueno e David Muffato, 14; 14, Xandinho Negrão, 13.

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Foto: Duda Bairros

Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Beatriz Karoline de Paula - MTb 42905/João Francisco Podboy - MTb 7443-PR

500 milhas: Helio Castroneves cumpre neste domingo umas das tradições de Indianapolis



(Indianapolis, USA – Domingo, 23 de maio de 2010) Após conquistar no sábado a pole position para a Indy 500, o piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske, participou na manhã deste domingo de uma das tradições de Indianapolis. Trata-se da foto oficial dos integrantes da primeira, com seus respectivos troféus e cheques relativos à conquista. Participaram também Will Power e Dario Franchitti, respectivamente, 2º e 3º no grid.

Jornalista Responsável

Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

Stock Car desafia o Dragster Top Fuel de 3.500 cavalos

Alejandro Sanchez, o homem mais rápido do Brasil, duelou com o Stock Car de Felipe Giaffone

RIO DE JANEIRO - O carro mais rápido do Brasil, o Dragster Top Fuel do piloto Alejandro Sanchez, trouxe uma atmosfera inédita à quarta etapa da Stock Car, realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio. Com um motor GM 500 polegadas cúbicas (8.2 litros), ele desafiou um modelo da Stock Car conduzido por Felipe Giaffone na reta principal do circuito. Foi a primeira vez que o líder do Brasileiro de Arrancada acelerou o 'monstro' no Rio. "Foi muito legal fazer essa comparação dentro da Stock, que tem ambiente completamente diferente do mundo da arrancada. Claro que as condições da pista não foram as ideais, por conta do excesso de sujeira, mas só de fazer essa puxada já deu para sentir como seria legal competir de verdade em Jacarepaguá em uma pista preparada para o Dragster", disse Alejandro, sete vezes campeão do Paranaense de Arrancada e dono da marca de 403,32 km/h, a maior já registrada no Brasil.
Antes de ir para a pista, ainda nos boxes, o Dragster foi a grande atração em Jacarepaguá. Mecânicos, pilotos, chefes de equipe e qualquer um que passava diante do box da Equipe Flash Power Racing queria chegar perto para conhecer o veículo, raro no Brasil. O lendário Paulão Gomes e seu filho Pedro fizeram questão de olhar de perto. "Nunca vi um dragster dar uma puxada, não", comentou Paulão, tetracampeão da Stock Car. Zeca Giaffone e Vinícius Losacco, especialistas em motores, também marcaram presença, assim como os filhos Zequinha e Giuliano. "Isso ai é coisa de louco. Muita potência, é impressionante assistir a uma competição de arrancada. Não tem apaixonado por carros que não fique espantado com a potência", falou Giuliano, bicampeão da Stock Car em 2004 e 2005. "É coisa de louco", completou Zequinha.

O resultado do racha poderá ser conhecido em reportagem que a TV Globo produziu e que será brevemente levada ao ar dentro do Esporte Espetacular.

Fotos: Carsten Horst

Fabrício Lima

MINI CHALLENGE: JOSÉ MARIO DE CASTILHO VENCE 2A BATERIA EM JACAREPAGUÁ

Piloto garantiu a vitória após confusão na largada e muita disputa pelas posições

Rio de Janeiro (RJ), 23/05/10 - Em prova marcada por duas tentativas de largada e muitas batidas, o piloto José Mario de Castilho subiu ao pódio pela segunda vez no final de semana, na segunda etapa do Mini Challenge, disputada no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Ele garantiu sua segunda vitória da categoria na temporada com o tempo de 22min48seg070. Na segunda colocação ficou o experiente Guto Negrão, que havia largado na pole, com o tempo de 22min49seg678, e, fechando o pódio, ficou Patrick Gonçalves, com o tempo de 22min50seg073. A próxima etapa do Mini Challenge ocorre no dia 15 de agosto no GP Bahia, em Salvador.

A segunda prova no Rio de Janeiro foi marcada por uma grande confusão logo na largada, sendo que esse procedimento teve que ser repetido duas vezes. Logo na primeira curva, Eduardo Furlanetto bateu forte no muro e obrigou a entrada do safety car. Na relargada da prova, Guto Negrão teve avarias em seu carro, perdeu rendimento e cedeu sua posição para José Mario, que segui na ponto até cruzar a linha de chegada.

O vencedor gostou bastante da disputa e salientou os pontos fortes da sua corrida. "Larguei bem e consegui manter um bom ritmo. Gosto desde autódromo, pois tem um traçado bem seletivo e exige bastante da pilotagem. O carro também estava muito bom. Agora é só comemorar", explicou o líder do campeonato.

O experiente Guto Negrão foi muito bem na segunda bateria e salientou que apesar de ser uma disputa muito séria e uma prova de cavalheiros. "Acredito que seja um grande divertimento para a maioria dos pilotos e torcemos para que todos sejam cavalheiros em sua pilotagem", concluiu.

Resultado da 2ª bateria do Mini Challenge:

1) José Mario de Castilho - 22:48.070
2) Guto Negrão - 22:49.678
3) Patrick Gonçalves - 22:50.073
4) Rogério Nassralla - 22:50.548
5) Mario Ferreira - 22:52.309
6) Rolf Gemperli - 22:54.306
7) Fábio Viscardi - 22:54.417
8) Hélio Saraiva - 22:58.237
9) Bruno Henriques - 22:58.440
10) Gustavo Trindade - 23:03.721
11) Luiz Otavio Costa - 23:06.078
12) Adriano Amaral - 23:06.434
13) Leonardo Burti - 23:06.912
14) Zé Ricardo Viana - 23:15.700
15) Nelson Silva Junior - 15:01.752
16) Eduardo Furlanetto - 01:15.712
17) Lucas Marotta - Sem tempo
Foto: Fernanda Freixosa

Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Beatriz Karoline de Paula - MTb 42905/João Francisco Podboy - MTb 7443-PR

500 MILHAS DE INDIANAPOLIS: Bia é a estreante mais rápida do grid da Indy 500

Bia Figueiredo conquista troféu de estreante  mais rápida do grid 

 Com quatro voltas pelas 2,5 milhas do circuito oval do Indianapolis Motor Speedway em 2m40s5402, à velocidade média de 360,493 km/h (224,243 milhas por hora), Ana Beatriz Figueiredo (Ipiranga /FlowGuard /Monange /Bardahl) acaba de se tornar a primeira pilota brasileira a conquistar um lugar no cobiçado grid de largada da Indy 500, a 500 Milhas de Indianápolis.

Mais do que isso, ela é a melhor estreante do grid. Garantiu a inscrição de seu nome no troféu Fastest Rookie, concedido ao estreante mais rápido da classificação - onde também consta o nome de André Ribeiro, gestor de sua carreira ao lado de Augusto Cesário - e acaba de ingressar no seleto universo dos que têm seus nomes gravados nos troféus que ficam no Hall of Fame Museum de Indianápolis.

Bia, como é conhecida no Brasil, também foi a mais rápida entre as cinco mulheres na classificação, e largará na corrida de 30 de maio na 21ª posição, conquistada em sua segunda tentativa no treino de classificação realizado neste sábado para definir as 24 primeiras posições do grid.



“Estou muito feliz. Trabalhamos para mudar algumas coisas mais no meu carro depois da minha primeira saída, e na segunda fui com tudo. Na última volta tive que dar uma tiradinha de pé, pois o carro escorregou de frente, e com isso perdi quatro posições. Mas o importante é que me classifiquei no Pole Day para disputar a corrida. Foi um grande trabalho da Ipiranga DRR e de todo o meu time. Agradeço a todos os que me apoiaram - e particularmente aos meus patrocinadores - para mais essa conquista”, vibra a pilota paulistana.


Primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo internacional, Ana Beatriz estreou na Fórmula Indy em março passado, na corrida São Paulo Indy 300, no circuito de rua do Anhembi, que terminou como a melhor entre os cinco estreantes e as quatro mulheres. Antes, Bia havia se tornado a única mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights e na Fórmula Renault. Esta é a primeira vez que ela acelera o carro de 650 cavalos da Fórmula Indy em um circuito oval.
FOTOS
1 Ana Beatriz acelera no treino de classificação da Indy 500 - crédito: Chris Owens / IndyCar
2 Ana Beatriz concede entrevista em Indianápolis - crédito: MWY / IndyCar 


 Estela Craveiro
MTb 15.590IMPRENSA BIA RACING

INDIANÁPOLIS: HÉLIO CASTRONEVES LARGA NA FRENTE NAS 500 MILHAS.

Piloto brasileiro conquista sua quarta pole-position em Indianápolis.

Foi disputado neste sábado (22), o Pole-Day, o treino que definiu as oito primeiras filas do grid para as 500 milhas de Indianápolis que acontecem no domingo (30). Após uma tarde inteira de disputas, o pole-position foi do piloto brasileiro Hélio Castroneves da equipe Penske com o tempo de suas quatro voltas rápidas de 2min37s9154. Hélio já havia sido o mais rápido na primeira parte do Pole-Day quando foram definidos os 24 pilotos que garantiram suas vagas para as 500 milhas. Esta foi a quarta pole-position do brasileiro no Indianapolis Motor Speedway.

Na segunda colocação sai o companheiro de Castroneves na Penske, o australiano Will Power, atual líder do campeonato da Fórmula Indy. Fechando a primeira fila do grid, larga o escocês Dario Franchitti da equipe Chip Ganassi, que já venceu as 500 milhas em 2007.

Abrindo a segunda fila, aparece mais um carro da equipe Penske, o australiano Ryan Briscoe na quarta colocação. A novata e surpreendente equipe FAZZT Race Team, aparece na quinta colocação com o canadense Alex Tagliani. O vencedor da Indy500 de 2008, Scott Dixon sai em sexto lugar. Na sétima colocação larga o norte-americano Graham Rahal da equipe Rahal Letterman Racing, seguido de seu compatriota Ed Carpenter da Vision/Panther e do japonês Hideki Mutoh.

Estes nove pilotos participaram do super pole, chamado também de "Fast nine" nos Estados Unidos, onde os nove melhores competidores do Pole-Day disputaram as primeiras colocações entre eles, durante noventa minutos.

Outros quinze pilotos conquistaram suas vagas para a corrida, entre eles, os brasileiros Raphael Matos da equipe De Ferran Dragon Racing em 12º lugar, Mario Moraes da equipe KV Racing Technology na 13º colocação e da estreante Bia Figueiredo em 21º lugar, sendo a melhor estreante e a melhor piloto entre as mulheres no grid.

Os brasileiros Tony Kanaan e Mario Romancini voltam à pista neste domingo (23) para buscarem suas vagas para a corrida, já que neste sábado, o piloto baiano teve um acidente em sua tentativa de qualificação e não voltou à pista nesta tarde, enquanto o paulista Mario Romancini não conseguiu fazer um tempo que o qualificasse entre os 24 primeiros.

O Pole Day teve cerca de oito horas de competição entre os 35 pilotos que entraram na pista neste sábado, sendo que alguns deles abortaram suas voltas e buscarão se classificar amanhã no Bump Day que será realizado a partir das 13h00.

Além de largar na primeira colocação, Hélio Castroneves faturou 175 mil dólares, valor equivalente a 310 mil reais e mais quinze pontos no campeonato.

Confira as oito primeiras filas do grid de Indianápolis:

P. Piloto Equipe Tempo
1º Hélio Castroneves (BRA) Penske 2m37s9154
2º Will Power (AUS) Penske 2m38s1876
3º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 2m38s5970
4º Ryan Briscoe (AUS) Penske 2m38s9027
5º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team 2m39s0177
6º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi 2m39s1277
7º Graham Rahal (EUA) Rahal Letterman Racing 2m39s6319
8º Ed Carpenter (EUA) Vision/Panther Racing 2m40s3514
9º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing 2m41s0831
10º Townsend Bell (EUA) Sam Schmidt Motorsports 2m39s9312
11º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 2m39s9646
12º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing 2m39s9798
13º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology 2m40s0793
14º Davey Hamilton (EUA) De Ferran Dragon Racing 2m40s1053
15º Mike Conway (ING) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s2968
16º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 2m40s3030
17º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 2m40s3227
18º Dan Wheldon (ING) Panther Racing 2m40s3821
19º EJ Viso (VEN) KV Racing Technology 2m40s4423
20º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s5269
21º Ana Beatriz (BRA) Dreyer & Reinbold Racing 2m40s5402
22º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 2m40s5510
23º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 2m40s5584
24º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing 2m40s5784

Andertson Marsili