COMPRE AGORA

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Helio Castroneves chega ao Brasil e torce pela recuperação do presidente Lula


O piloto brasileiro Helio Castroneves, 34, chegará ao Brasil na noite desta sexta-feira, 29, procedente dos Estados Unidos, onde reside. O titular da equipe Penske de Fórmula Indy cumprirá extensa agenda em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, antes de retornar a Miami no dia 7. Dentre os compromissos, fará parte da comitiva que deverá ser recepcionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima terça-feira, 2.

O piloto demonstrou sua torcida pela saúde do presidente. “Tenho acompanhado que sua recuperação é boa e espero que ele fique bem o mais rapidamente possível”, disse o piloto tricampeão da Indy 500.


Brasília (DF), 20.07.2009: Recebido pelo presidente Lula em julho último, Helio Castroneves autografa o capacete com o qual lhe presenteou
(Foto Ricardo Stuckert/Presidência da República)


PRESS HELIO CASTRONEVES - Jornalista Responsável no Brasil: Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

ESSA É A NOVA FERRARI

AF10 foi apresentada em Maranello em um evento transmitido pela internet.

Indy trará 300 toneladas de equipamentos para São Paulo





Dois aviões Boeing 747-400 lotados chegarão ao Brasil no dia 7 de março, uma semana antes da corrida

No dia 13 de março, as máquinas da Fórmula Indy vão percorrer, pela primeira vez, o traçado de 4.180 metros da região do Sambódromo do Anhembi, dando início ao primeiro treino livre para a São Paulo Indy 300. A correria e o trabalho, entretanto, começam bem antes de os carros entrarem na pista.

Um dos aspectos mais curiosos e interessantes é a logística do transporte dos carros e equipamentos de alta tecnologia a serem utilizados pelas equipes. A encarregada desta missão é a empresa paulista Sax Logística. Ao todo, a empresa transportará cerca de 300 toneladas que chegarão a São Paulo para a realização da primeira corrida da história da Fórmula Indy nas ruas de uma cidade da América do Sul.

A Sax tem grande experiência na área esportiva, mais especificamente nos eventos automobilísticos. Desde 2003 a empresa possui um contrato com a Formula One Management (FOM), responsável pela administração da categoria, para operar a logística do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. É também responsável pelo transporte e manuseio dos equipamentos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), International Rally Championship (IRC), GT3 Brasil, Rally dos Sertões, Volvo Ocean Race, entre outros evento internacionais.

Via aérea e naval - Grande parte das 300 toneladas sairá de Indianápolis, nos EUA, no dia 6 de março, exatamente uma semana antes de as atividades começarem, em dois aviões Boeing 747-400, chegando ao aeroporto de Viracopos, na região de Campinas, no dia seguinte. Além das duas aeronaves, um navio cargueiro trará mais cinco containeres de 40 pés (cerca de 12 metros) de comprimento lotados de cargas extras e menos delicadas, como os pneus.

A Fórmula Indy está trazendo ao Brasil um total de 48 carros, que serão transportados em 24 car-racks - uma espécie de grande caixa produzida especialmente para acomodar cada veículo individualmente. Como o volume de carga é maior do que a capacidade de armazenagem do aeroporto, o equipamento não será alojado no local: cinco horas após a aterrissagem dos aviões todo o material já estará pronto para começar a viagem rumo ao Sambódromo do Anhembi. O comboio de 35 caminhões seguirá sob escolta policial.

A correria maior, porém, acontece após a realização da São Paulo Indy 300. Duas horas após o fim da corrida começa o trabalho de retirada das 300 toneladas, pois na quarta-feira seguinte, três dias após a prova, todo o equipamento já deverá estar de volta a Indianápolis. Não é só dentro da pista que a Fórmula Indy está envolvida com velocidade. Fora dela a rotina do campeonato coloca em movimento um grande grupo de profissionais que viabilizam a realizadas das corrida em todo o mundo, como a que o Brasil assistirá no próximo dia 14 de março.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

Siga a São Paulo Indy 300 no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo.

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Leonardo Murgel/JoãoVasconcelos/Cleber Bernuci

Rally: Kris Meeke tenta repetir vitória no Rally Internacional de Curitiba

Atual campeão da categoria venceu a estreia da prova no calendário no ano passado e já está inscrito para a etapa brasileira em 2010

Kris Meeke confirmou com razoável antecedência sua inscrição no Rally Internacional de Curitiba, prova que será disputada nos dias 4, 5 e 6 de março, como segunda etapa do IRC, o Intercontinental Rally Challenge. O piloto inglês é o atual campeão da categoria e tem lá seus motivos para garantir com prazo tão longo sua presença no Brasil. Quer que a prova brasileira tenha para ele o mesmo efeito que teve em 2009.

Exatamente como na temporada anterior, ele chega carregando a frustração de um acidente na primeira etapa da temporada, disputada agora em janeiro: o Rallye Automobile Monte Carlo, em Mônaco. Ainda sem pontos no atual campeonato, Kris Meeke torce para que a história se repita e que possa começar a trilhar seu caminho rumo ao título se recuperando com uma nova conquista nas especiais do Brasil.O piloto assumiu totalmente a culpa pela batida na prova inaugural do campeonato, mas o chefe de equipe nem pensa mais nisso: só fala no Rally Internacional de Curitiba. "Essas coisas acontecem. Nós somos um time. Vencemos juntos, perdemos juntos. E vamos para o Brasil ganhar mais uma vez. Tenho plena confiança em Kris e Paul (Nagle, navegador)", afirma Marc Van Dalen, que comanda o time do atual campeão.

De fato, não existe oportunidade melhor para deixar tudo para trás. As diferenças entre os ralis são enormes - começando pelo piso. Se na primeira etapa os pilotos enfrentaram asfalto e gelo, por aqui vão precisar adaptar os carros e a própria pilotagem ao cascalho. Aparentemente, nenhum problema para Kris Meeke, que no ano passado colocou o Rally Internacional de Curitiba como o melhor de sua carreira.

O inglês ainda venceu mais três vezes ao longo do campeonato para ficar com o título em sua primeira temporada, feito que o transformou em estrela da marca que o contratou na Europa, tanto que foi o escolhido para o divertidíssimo comercial da versão de rua do carro que pilota, o Peugeot 207 (http://www.youtube.com/watch?v=_5ploC3ef_4). O anúncio faz um trocadilho com o nome do piloto: "He’s Meeke, but he’s not mild" (meek e mild = meigo).

A presença dele talvez seja a principal, mas haverá outras muitas atrações estrangeiras no evento, como a equipe Skoda, líder do campeonato de marcas, que vem pela primeira vez ao Brasil. "Será fantástico correr no Brasil e na Argentina porque com a participação nas três primeiras etapas aumentaremos a nossa chance de sucesso no IRC neste ano", comenta Guy Wilks, um dos pilotos da montadora, sexto colocado na tabela de pontuação.

A procura por inscrições só confirma o prestigio da prova brasileira, que estreou em 2009. Pela matemática da categoria, as equipes nem precisariam fazer grandes deslocamentos, como viajar até a América do Sul, único continente no calendário além da Europa. Para a definição do campeonato, valem apenas os sete melhores resultados entre as doze provas realizadas. Mas esta etapa parece ter um significado maior do que apenas pontos para o campeonato.

O Rally Internacional de Curitiba tem o patrocínio da Peugeot.



Dinho Leme

Equipe Acelera Siriema deixa o Rally Velocerapió

Piloto Luiz Facco e o navegador Silvio Deusdará resolveram não continuar na prova e, agora, focam na preparação para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e demais provas da temporada

Após participar da programação dos dois dias do Rally Velocerapió, prova de Cross Country de Velocidade que acontece paralelamente a 23ª edição Cerapió, a Equipe Acelera Siriema optou em deixar a competição, antes de largar para a segunda etapa na tarde desta quinta-feira (28).

O paulista Luiz Facco e o cearense Silvio Deusdará completaram a primeira etapa do roteiro na quarta-feira (27), percorrida entre Pecém e Flexeiras no litoral cearense, juntamente com as outras 12 duplas que disputam a modalidade Velocidade. Mas devido a um problema pessoal do piloto, além dos problemas técnicos da competição e indecisões no roteiro, a dupla avaliou que seria melhor abandonar a prova e não participar das três etapas restantes. O rali que acontece entre o Ceará e Piauí termina no sábado (30), nas Dunas de Luis Correia.
Facco e Deusdará agora vão se dedicar ao Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, cuja primeira etapa tem início em março, na cidade de Barretos (SP), e nas demais provas da temporada, que está só começando. A dupla Campeã no Rally dos Sertões 2009, na categoria Super Production, tinha como objetivo também aproveitar o roteiro diferenciado dos quatro dias do Velocerapió, para se preparar para a 18ª edição do Rally dos Sertões.

A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, SI Indústria, Yokohama e Marinho Pneus e apoio da 4x4 Experts. Visite o site da equipe.

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Mércia Suzuki

Piloto Antonio Pizzonia vai disputar a Maratona de Miami e o Triatlon de Santos


Nascer em uma região com pouquíssima poluição ambiental, já estimula os seus nativos a terem uma vida saudável. Quando há uma predisposição para a prática esportiva, esta sensação fica mais apurada. E quando o atleta é um vencedor, toda a preparação e treinamentos físicos são exponenciados, independente da modalidade em que atua. O amazonense Antonio Pizzonia é um exemplo claro. "Pratico esportes desde a infância. Eu deixava minha mãe louca porque constantemente vivia inovando e mudando de modalidade. Se eu tivesse mais tempo livre só praticaria esportes, principalmente os aquáticos, que são privilegiados em Manaus".

Um dos pilotos de automobilismo com melhor preparação física no mundo, não apenas pela exigência de sua profissão, Pizzonia gosta da vida saudável e da prática de vários esportes. Quando iniciou como piloto de testes na Fórmula 1, em 2002, já tinha a resistência e preparação adequadas para enfrentar a Força G imposta pelas freadas e acelerações laterais por várias voltas seguidas nos exigentes circuitos. "O carro de Fórmula 1 é o que mais exige fisicamente no automobilismo, seguido de perto pelo Formula Superleague. Participar de provas como maratona e triatlo, além do prazer, é uma forma de preparação física; uma união do bem-estar com a exigência da profissão", comenta o amazonense.

Quando não está dentro de um carro de corrida, o "Jungle Boy" - como ficou conhecido na Europa - está jogando tênis, futebol, esquiando, nadando, correndo ou pedalando com outros atletas de alta performance. E seu espírito competitivo faz com que ele mantenha um elevado nível de preparação e rendimento para acompanhar seus amigos em cada modalidade esportiva. "Em 2002 tive a oportunidade de participar com alguns amigos da Maratona de Nova York, uma das maiores e mais tradicionais, então já comecei pelo topo. Foi apenas uma experiência, mas pude passar por vários bairros, prédios históricos, sempre curtindo tudo É uma energia incrível, gostei muito, tanto que agora estou me preparando melhor para outras provas", conta o piloto.

Com todo este estímulo que tem desde o início de sua juventude, Pizzonia chegou a um alto nível de preparação física que o compeliu a aproveitar seu período de férias da Stock Car e da Superleague para se inscrever na Maratona de Miami, que será disputada neste final de semana (dia 31 de janeiro) na Flórida (EUA). "Para a prova em Miami fiz só três semanas de preparação por conta de uma tendinite, porém, foram intensas. Pretendo terminar a Maratona com um tempo abaixo de quatro horas se não tiver problemas no joelho".

Como se não bastasse, até o final do ano Antonio Pizzonia quer participar de um Iron Man, no México. Para isto, está fazendo um planejamento de treinos e competições até lá, que inclui a participação no Triathlon Internacional de Santos, no dia 28 de fevereiro, e outra competição em Mônaco, em agosto. "Venho treinando com uma galera de Manaus, que faz triatlo e Iron Man. Gostei da idéia e quero experimentar essas provas, por isso decidi me inscrever para competir em Santos, assim ganho experiência".

Foto: José Mario Dias

Mastermidia

F-Truck: Geraldo Piquet encerra "mini pré-temporada" em Curitiba

Pilotos da equipe ABF Competições testaram o novo câmbio que será utilizado nos caminhões Mercedes-Benz

A Fórmula Truck, cujo campeonato tem início no dia 7 de março em Guaporé (RS), realizou na última quarta e quinta-feira (27 e 28/1) uma 'mini pré-temporada' com algumas equipes no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná. O brasiliense Geraldo Piquet e a equipe ABF Competições estiveram na pista para testar um novo câmbio para os caminhões Mercedes-Benz do time. Geraldo e seu companheiro de equipe, Wellignton Cirino, revezaram-se no comando do modelo Axor levado para o Paraná . "Tivemos estes dois dias de treinos e agora a equipe volta para a sede para terminar os caminhões. É um tempo apertado para fazer as modificações, mas tenho certeza que vamos começar a temporada com os dois caminhões prontos e dotados de todas as modificações que fizemos", comentou Piquet.

A principal mudança dos caminhões Axor Mercedes-Benz da equipe ABF Competições está relacionada ao câmbio. Em Curitiba foi testado o câmbio usado nos ônibus da marca alemã. Caixas com seis marchas e carcaça de alumínio, ao contrário daquelas de 16 velocidades usadas nos caminhões de linha e de corrida até 2009. Além de ser menor, mais leve e com menos engrenagens o câmbio mostrou ter respostas mais rápidas em relação ao utilizado no ano passado. "Este câmbio novo é muito bom. É importante dizer também que, como é bem mais leve, será possível trabalhar melhor com a distribuição de peso no caminhão já que o motor vai um pouco mais para trás com essa configuração. Foram dois dias de muito trabalho e de ótimos resultados em Curitiba", destacou Geraldo.

Além do caminhão testado por Geraldo Piquet e Wellington Cirino, o autódromo de Curitiba recebeu também modelos Iveco e Volvo que foram pilotados respectivamente por Cristiano da Matta e Paulo Salustiano. Além de um segundo Mercedes-Benz conduzido por Leandro Totti.


Extrabold Comunicação Integrada
Jornalistas Responsáveis: Alexander Lopes / Nei Tessari / Ricardo Belussi

quinta-feira, janeiro 28, 2010

FÓRMULA INDY: ETAPA BRASILEIRA TEM INFORMAÇÕES NO TWITTER


No ar desde o dia 6 de janeiro, perfil já começa a ser acompanhado pelo público

Quem tem perfil no Twitter já pode seguir a São Paulo Indy 300, primeira corrida da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos a ser realizada nas ruas de uma cidade sul-americana. Por meio do perfil, é possível saber todas as informações e curiosidades sobre a prova, que acontece no dia 14 de março, no traçado que vem sendo construído na região do Sambódromo do Anhembi. Criado no dia 6 de janeiro por Andre Martellotta, coordenador de captação e planejamento de vendas da SPTuris, o perfil já começa a ser acompanhado por fãs da velocidade de todo o Brasil.

"O Twitter é a rede social do momento e uma das maneiras mais dinâmicas de disseminar uma informação. Estamos mostrando para nossos seguidores que São Paulo tem tudo para sediar uma grande corrida e que os trabalhos para a realização da etapa já estão em andamento", afirmou Martellotta, ele próprio um apaixonado pelo esporte. A etapa paulistana será transmitida ao vivo pela Band e pelo canal BandSports.

O endereço para quem quiser seguir a São Paulo Indy 300 no Twitter é o www.twitter.com/indyemsaopaulo.

Visite também o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Leonardo Murgel/JoãoVasconcelos/Cleber Bernuci

Facco e Deusdará completam primeira etapa do Rally Velocerapió

Equipe Acelera Siriema deu início à maratona de quatro dias de prova que percorre as trilhas entre o Ceará e Piauí, no entanto, o resultado do primeiro dia ficou indefinido e não divulgado ainda pela organização

Foi dada a largada nesta quarta-feira (27) para a terceira edição do Velocerapió, modalidade Cross Country de Velocidade que acontece dentro do Rally Cerapió, prova de Regularidade que completa 23 anos no eixo Ceará-Piauí. E pelo segundo ano consecutivo, a dupla formada pelo paulista Luiz Facco e cearense Silvio Deusdará encara o certame na categoria Super Production.

As 13 duplas de Velocidade encontraram na primeira etapa, um percurso basicamente de areia por trechos do litoral cearense entre Pecém e Flexeiras. A Especial das Praias foi a mais curta das quatro, até o momento, que estão em disputa até sábado (30), quando o rali termina nas Dunas de Luis Correia no Piauí.

No entanto, o resultado desta etapa não foi divulgado pela organização. Os competidores de Velocidade saíram do briefing, encerrado por volta das 23 horas, sem saber a classificação para a largada do dia seguinte. Sendo que o roteiro foi revisto e sofrerá algumas modificações que serão divulgadas posteriormente.

Neste primeiro dia, as zonas de radares não agradaram muito aos competidores, acostumados a velocidade. Por conta disto e, também devido ao encurtamento da Especial que seria inicialmente de 60 quilômetros, restaram apenas 30 quilômetros de trechos para andar forte e deixou um ar de "quero mais" aos off-roaders.

"O Ceará tem tantas trilhas maravilhosas e acabamos hoje (27) passando grande parte do roteiro em meio a vilarejos que não nos deram condições de fazer uma prova de Velocidade como esperávamos. Isto, aliado a alguns erros na planilha e aos radares prejudicaram nosso desempenho. De qualquer forma, pegamos areia pesada, dunas e apesar do calor, o clima estava agradável e vamos aguardar amanhã para começar a acelerar", ressalta Facco, que em 2009 conquistou ao lado de Deusdará, o título de Campeão do Rally dos Sertões, na Super Production.

Para o navegador cearense, conhecedor da região, as trilhas do litoral não deram muito trabalho nesta etapa de abertura. "Hoje (27) ainda não tivemos o gostinho de fazer a prova que estamos acostumados a fazer, devido aos radares e algumas informações desencontradas na planilha. Mas esperamos que a partir do segundo dia, possamos realmente andar mais forte e, desta forma também, nos prepararmos para as demais prova do ano", explica Deusdará.

Na Etapa 2 de quinta-feira (28), chamada de Especial do Sertão, as equipes de Velocidade largam, por volta das 14 horas, em Itapipoca e têm como destino final Miraima (CE). A Especial está prevista para ter um total de 125 quilômetros, mas terá também vários radares. No percurso, trechos de terreno duro com muitas pedras, outros sinuosos, ao longo do Sertão cearense.

A abertura oficial da prova aconteceu na terça-feira (26) com a realização do Prólogo, que definiu o grid de largada e depois mais à noite, a Largada Promocional na Praia do Futuro. Considerada a maior prova off-road de Enduro de Regularidade da América Latina, o Cerapió atraiu nesta edição participantes de 22 estados do país, mas a modalidade Cross Country de Velocidade foi introduzida no evento somente em 2007 e ainda está se estruturando. Participam do evento competidores de bikes, motos, quadriciclos e carros 4x4.

A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, SI Indústria, Yokohama e Marinho Pneus e apoio da 4x4 Experts. Visite o site da equipe.

Foto: Donizetti Castilho

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Mércia Suzuki

F-1: Luiz Razia faz trabalho intenso no simulador da Virgin Racing na Inglaterra

Time se prepara para estrear na Fórmula 1 nos testes coletivos do mês de fevereiro, que serão realizados em três circuitos da Espanha

O ritmo de trabalho nas fábricas das equipes participantes do Mundial 2010 de Fórmula 1 é intenso. Para as novatas no grid, como é o caso da inglesa Virgin Racing, pilotos, engenheiros e mecânicos trabalham a toque de caixa para que o primeiro modelo construído pelo time vá para a pista nos testes coletivos programados para fevereiro. Contratado como piloto reserva da escuderia, o brasileiro Luiz Razia enfrenta uma rotina de muito trabalho na sede da Virgin, em Bicester, a cerca de 70 km de Londres, na Inglaterra.

"Estou trabalhando com os engenheiros do simulador da equipe, para deixá-lo o mais parecido possível com as condições reais encontradas em uma pista", contou Razia. "Já fiz cinco sessões de simulação. Em uma delas cheguei a completar 150 voltas", destacou o piloto, que trabalha em média durante quatro horas em cada teste, com pausas de 15 minutos a cada 30 voltas completadas.

"Por enquanto estamos usando a pista de Barcelona (Espanha) no simulador, porque assim podemos testar também algumas coisas para o carro", lembrou Razia, que trabalha junto dos outros pilotos do time - Lucas Di Grassi, Timo Glock e Álvaro Parente -, na Inglaterra. "O ambiente na fábrica é bastante animado. Todo mundo está bastante empolgado para colocar os carros na pista o mais cedo possível", completou o piloto brasileiro sobre o lançamento do primeiro carro da Virgin. A apresentação ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no início do mês de fevereiro.

A Virgin Racing é fruto de uma associação do empresário Richard Branson, proprietário do Virgin Group, e da equipe Manor Motorsport, com larga experiência nas categorias de base do automobilismo como a Fórmula Renault e a Fórmula 3 - categorias nas quais conquistou títulos como o campeonato britânico de Fórmula Renault com Lewis Hamilton, e o GP de Macau de Fórmula 3 com Lucas di Grassi. Na Fórmula 1, John Booth - proprietário da Manor - será o chefe da equipe, enquanto Nick Wirth, ex-proprietário da equipe Simtek de Fórmula 1 na década de 90, e ex-engenheiro da equipe Benetton, será o diretor técnico.

Os teste coletivos da Fórmula 1 começam no próximo dia 1º em Valência. Até o final do mês de fevereiro, a categoria passará por outros dois circuitos espanhóis: Barcelona e Jerez de La Frontera. O campeonato mundial 2010 começa em 14 de março, no Bahrein.

Rafael Durante

quarta-feira, janeiro 27, 2010

FÓRMULA INDY: São Paulo Indy 300 apresenta website



Página virtual da etapa de abertura da temporada 2010 está no ar com informações sobre a IZOD IndyCar Series, o circuito, pilotos e equipes

Já está no ar o site da São Paulo Indy 300 (www.saopauloindy300.com.br), a etapa de abertura da temporada 2010 da IZOD IndyCar Series. Marcada para o dia 14 de março, a primeira prova de rua da categoria na América do Sul terá transmissão ao vivo pela Band e pelo canal BandSports.

No endereço eletrônico o internauta ficará sabendo as últimas novidades da Fórmula Indy e também da prova paulistana, além de informações sobre os pilotos e equipes que vão competir a mais de 300 km/h no circuito que está sendo montado na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade.

O traçado de 4.180 metros de extensão também pode ser visto pelos visitantes da página, que poderão, em breve, adquirir ingressos para os treinos (agendados para 13 de março) e para a corrida (14 de março).

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Leonardo Murgel / João Vasconcelos / Cleber Bernuci

RUBENS BARRICHELLO RUMO A VALÊNCIA: "CHEIO DE VONTADE PARA ANDAR NO MEU CARRO"

Brasileiro fará dois dias de treinos da pré-temporada de F1

Na segunda-feira, 1° de Fevereiro, Rubens Barrichello vai acelerar pela primeira vez o seu carro para a temporada 2010 de Fórmula 1. No circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, a categoria faz a estréia dos treinos de pré-temporada e Rubens a sua na equipe Williams F1. Além dos trabalhos no primeiro dia do mês, Rubens comandará o novo bólido na pista espanhola na terça-feira (2).

1) Qual a expectativa de pilotar com a Williams na pista em Valência?

R: Estou cheio de vontade para andar com o meu carro novo. Chego na Espanha no dia 30 e fico trabalhando com a equipe no acerto e nas avaliações que faremos. Não vejo a hora de guiá-lo.
2) Os treinos darão uma perspectiva do que a F1 vai encontrar no Bahrein?

R: Acho que mostrará alguns indícios, mas sabemos que cada equipe faz uma programação diferenciada e não dá para ter avaliações em conjunto. Esse ano será mais difícil ainda de conhecer o carro vencedor até a primeira prova porque com o tanque maior a variável será maior também. Teremos gente andando com níveis muito diferente de gasolina durante os treinos. Mas vamos focar dentro do nosso time e trabalharmos cada minuto, pois serão bem poucas horas de treinos antes da abertura do campeonato.

3) Como está a preparação para 2010? Como está treinando e se preparando para a sua 18a temporada na F1?

R: Treinei bem forte fisicamente nos Estados Unidos e corri muito de kart. Cheguei a andar com kart de marchas, que é uma ótima preparação para um F1. Estou me sentindo muito bem com o planejamento de treinos que pude fazer nessas férias. Eu estou com os pés no chão e sei que não depende só de mim ter um carro competitivo, temos de ir passo a passo. Mas tenho uma equipe vencedora comigo e faremos de tudo para chegarmos aonde queremos, é isso.

Anderson Marsili

‘Renault TV’ é o mais novo canal de entretenimentopara os apaixonados por carros

O Grupo Renault lança amanhã, 28 de janeiro, o ‘Renault TV’: seu próprio canal de televisão, disponível na França (349 Canalsat) e na Inglaterra (Sky Guide 883). Primeira marca a lançar um canal internacional de TV, a Renault tem como objetivo reforçar a sua presença perante o grande público. O ‘Renault TV’ passa a ser uma grande vitrine da marca e de seus veículos com uma programação exclusiva, 24 horas por dia, criada para divertir, informar e fazer sonhar. O ‘Renault TV’ também estará disponível no You Tube, Dailymotion, facebook, itunes e pelo site www.renault.tv.

O ‘Renault TV’ é fruto do sucesso do canal de internet www.renault.tv, criado em março de 2009 e com conteúdo disponível em inglês e francês. “A Renault é a primeira montadora a lançar seu canal de TV na Sky, Canalsat e na Internet. Com um potencial de audiência de 30 milhões de espectadores, o ‘Renault TV’ é uma verdadeira oportunidade de ampliar o nosso público”, explica Patrick Fourniol, Diretor de Marketing do Grupo Renault.

O ‘Renault TV’ trará programas que mostram test drives dos modelos da marca, cobertura de corridas e de bastidores de competições, como World Series by Renault e Fórmula 1, entrevistas com personalidades, documentários sobre a história da marca e sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva, reality shows a bordo de modelos Renault, quizzes e muito mais. O canal conta com parcerias para a geração de conteúdo com as empresas Publicis Entertainment, filial da Publicis Worldwide, e RDF Media Group.

Renault do Brasil

Lula vai receber presidente da CBA e pilotos brasileiros da Indy



Encontro acontece em Brasília (DF), na próxima terça-feira (2 de fevereiro)

Rio de Janeiro, 26 de janeiro - O presidente Luis Inácio Lula da Silva recepcionará terça-feira (2 de fevereiro), em Brasília, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Cleyton Pinteiro e os pilotos brasileiros que disputarão a São Paulo Indy 300, prova de abertura da temporada da F-Indy que acontece dia 14 de março na capital paulista.

"A realização desse encontro com o presidente Lula transcende a importância de um evento internacional. Estamos falando de um evento que promove o Brasil em várias frentes ao reunir vários pilotos brasileiros, marcar a inclusão do nosso País em mais um calendário internacional e que deve ser lembrado pela importância de ser uma categoria que utiliza o etanol, combustível renovável e produzido aqui mesmo", comentou Cleyton Pinteiro, presidente da CBA e membro do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA, a Federação Internacional do Automóvel.
Em função da importância desse evento para o esporte e para a economia brasileira, Pinteiro solicitou junto à FIA hoje a inclusão dessa prova no calendário internacional da Federação Internacional, o que elevaria para seis o número de competições internacionais disputadas no País nesta temporada, junto com o GP do Brasil de F1, a penúltima etapa do Campeonato Mundial de GT1 - ambas em Interlagos -, a abertura do Campeonato Mundial de Carros de Turismo em Curitiba e duas etapas do Campeonato Sulamericano de Rally de velocidade.A prova de São Paulo terá 75 voltas em um traçado de 4.180 metros, na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Os pilotos percorrerão 300 quilômetros e a velocidade máxima no circuito de rua, que utilizará parte da via local da Avenida Marginal, deverá superar a marca de 300 km/h. Entre outras atrações a competição pode marcar a estréia da brasileira Bia Figueiredo na categoria.


Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa
Wagner Gonzalez

Chuvas e buracos nas pistas afetam componentes elétricos e suspensão dos veículos

Oficinas registram crescimento do movimento nessa época

As fortes chuvas, que têm castigado a região sul e sudeste do País, trazem prejuízos aos motoristas que trafegam em ruas, avenidas e rodovias alagadas pelas enchentes comuns nesta época do ano.

Veículos que trafegam em ruas alagadas podem apresentar problemas elétricos e também na suspensão.

Segundo estudo do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que criou a campanha de conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, as chuvas afetam os seguintes componentes.


- Sistema elétrico: Motor de arranque pode apresentar falhas, bateria, rolamento do alternador, dificultando ou até inviabilizando a partida do veículo.

- Sistema de iluminação: Lâmpadas de faróis e lanternas podem queimar e é necessário fazer a troca.

- Suspensão: Quando entra água no escapamento, esse componente fica danificado. Além disso, com o aumento das chuvas, também surgem mais buracos nas ruas e avenidas, comprometendo a suspensão (amortecedores, buchas e molas) e rodas do veículo.

- Limpador do parabrisa: As borrachas das palhetas ressecam com o tempo e devem ser substituídas por outras novas para não prejudicar a visibilidade na chuva. Checar o nível do reservatório de água.

Especializada no sistema elétrico do veículo, a oficina Mega Car, por exemplo, registra aumento de 20% a 25% no movimento em época de chuvas fortes na cidade de São Paulo.

Dicas e informações sobre manutenção preventiva de veículos podem ser obtidas pelo site: www.carro100.com.br .


Assessoria de Imprensa do GMA
Majô Gonçalves – MTB 24.475

Piloto da F- Truck participa de prova da Nascar nos EUA

Beto Monteiro foi convidado pela equipe Troy Williams Racing para correr na Nascar nos Estados Unidos

O piloto pernambucano Beto Monteiro, que disputa a Fórmula Truck no Brasil, confirmou nesta semana que viaja na quarta-feira (dia 27) para Los Angeles, onde conhecerá o carro que vai pilotar no circuito oval de Irwirdale Speedway, no subúrbio de Los Angeles, neste sábado, dia 30. Ele foi convidado pela equipe Troy Williams Racing, que disputa a Nationwide Series, considerada como a divisão 2 da Nascar nos Estados Unidos.

Beto Monteiro é o primeiro brasileiro a correr na prova denominada All Star Showdow, que é considerada o evento de abertura da temporada da Nascar na América. A prova conta com a participação de pilotos de todas as divisões da maior categoria de turismo do mundo. "Eu conheci o pessoal no ano passado quando estive testando um carro na Grand-Am e estive com eles nas 400 Milhas de Daytona. Eles gostaram do teste e me chamaram para correr em Los Angeles", contou Beto Monteiro que vai correr pela primeira vez em um circuito oval com um carro de 700 cavalos de potência. "Tenho certeza que vai ser uma grande experiência. Como é a primeira vez que eu corro em um oval, eles me deixaram bem a vontade.", completou Monteiro que lembrou que o pessoal da Nascar comenta bastante sobre o automobilismo brasileiro e é fã da Fórmula Truck.

Beto Monteiro é piloto oficial da Scuderia Iveco na Fórmula Truck e terá como companheiro de equipe na temporada deste ano, o mineiro Cristiano da Matta, ex- piloto da Fórmula 1 e campeão da Fórmula Indy em 2002.

O site www.formulatruck.com.br tem sempre informações atualizadas da F-Truck.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás e Vipal

Dinho Leme
F-Truck Imprensa


terça-feira, janeiro 26, 2010

FÓRMULA INDY: Em 2010, São Paulo coloca o Brasil no centro do esporte a motor


Com a confirmação da F Indy, que se soma à tradicional etapa da Fórmula 1, capital paulista é a única no mundo a receber as duas principais categorias do mundo

A partir de 2010 a capital paulista cresce - e muito - em importância para os fãs do automobilismo. Com a realização, no próximo dia 14 de março, da etapa de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula Indy, São Paulo se tornará a única cidade em 2010 a receber as duas principais categorias do esporte - a outra é a Fórmula 1. O acordo prevê a permanência da etapa sul-americana da F-Indy na capital paulista até 2014, com transmissão exclusiva da Band e Bandsports.

Reunindo a maior comunidade de pilotos, equipes e patrocinadores do País, São Paulo é historicamente importante para o automobilismo por ser também o endereço de Interlagos, o mais tradicional circuito do esporte a motor nacional. O nome São Paulo Indy 300 faz referência à extensão da prova a ser realiza
da nas ruas da capital paulista, em quilômetros. Com a realização da primeira corrida de rua da Fórmula Indy na América do Sul, a maior cidade do Brasil ganhará status para se posicionar como um dos principais centros internacionais da velocidade. A prova, que marca a abertura da temporada 2010 da IZOD IndyCar Series, terá 75 voltas em um traçado de 4.180 metros, na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Os pilotos percorrerão 300 quilômetros e passarão dos 300 km/h.
História

A IndyCar surgiu a partir da Indy Racing League (IRL), criada em 1994 pelo norte-americano Tony George, cuja família é dona do autódromo de Indianápolis, o mais antigo do mundo. No ano seguinte, George rompeu com a cúpula da extinta CART (Championship Auto Racing Teams) e organizou um campeonato de carros de monopostos com o intuito de cultivar o estilo norte-americano de competição - de correr em circuitos ovais -, com custos menores, em comparação à categoria rival.

Aos poucos, as principais equipes da CART migraram para a IRL até que em 2008 a CART - que passou a se chamar Champ Car - declarasse falência e as duas categorias voltassem a se unificar.

A primeira vez que um campeonato de monopostos baseado nos EUA realizou uma corrida em território brasileiro aconteceu em 17 de março de 1996, com a disputa da IndyCar Rio 400, no Circuito Oval Emerson Fittipaldi, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A prova inaugural foi vencida por André Ribeiro.

A etapa carioca fez parte do calendário da CART até 2000. Dos pilotos que alinharão no grid para a São Paulo Indy 300, só Dario Franchitti, Oriol Servia, Paul Tracy, Alex Tagliani e os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves, disputaram a etapa brasileira realizada no final dos anos 1990.

A Fórmula 1 disputa uma etapa no Autódromo de Interlagos, de maneira ininterrupta, desde 1990. Antes disso, a categoria já havia passado pelo circuito paulistano de 1972 a 1977 e em 1979 e 1980.

Calendário da IZOD IndyCar Series 2010
14 de março - São Paulo Indy 300 -Circuito de Rua- (São Paulo/Brasil)
28 de março - Honda Grand Prix St. Petersburg -Circuito de Rua- (Florida/EUA)
11 de abril - Indy Grand Prix of Alabama -Barber Motorsports Park- (Alabama/EUA)
18 de abril - Toyota Grand Prix of Long Beach -Circuito de Rua- (Califórnia/EUA)
1º de maio - Indy Road Runner Turbo 300 -Kansas Speedway- (Kansas/EUA)
30 de maio - 500 Milhas de Indianápolis -Indianapolis Motor Speedway- (Indiana/EUA)
5 de junho - Bombardier Learjet 550 -Texas Motor Speedway- (Texas/EUA)
20 de junho - Iowa Corn Indy 250 -Iowa Speedway- (Iowa/EUA)
4 de julho - Camping World Grand Prix at The Glen -Watkins Glen- (Nova Iorque/EUA)
18 de julho - Honda Indy Toronto -Circuito de Rua- (Ontario/Canadá)
25 de julho - Rexall Edmonton Indy -Circuito de Rua- (Alberta/Canadá)
8 de agosto - The Honda Indy 200 at Mid-Ohio -Mid-Ohio Sports Car Course- (Ohio/EUA)
22 de agosto - Indy Grand Prix of Sonoma -Infineon Raceway- (Califórnia/EUA)
28 de agosto - Peak Antifreeze & Motor Oil Indy 300 -Chicagoland Speedway- (Illinois/EUA)
4 de setembro - Meijer Indy 300 -Kentucky Speedway- (Kentucky/EUA)
19 de setembro - Indy Japan 300 -Twin Ring Motegi- (Motegi/Japão)
2 de outubro - Firestone Indy 300 -Homestead-Miami Speedway- (Flórida/EUA)

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Leonardo Murgel / João Vasconcelos

Metallica exige carros da Volvo para transporte em São Paulo


Preocupados com a segurança durante a permanência no Brasil, os integrantes da banda Metallica incluíram entre as inúmeras exigências contratuais que o transporte deles na capital paulista seja feito com carros da Volvo. A marca sueca é referência internacional em segurança veicular.
Contatada pela T4F Entretenimento, empresa responsável pela produção e organização das apresentações da banda em São Paulo, a Volvo Automóveis cedeu gratuitamente cinco veículos – dois Volvo XC60, dois Volvo XC90 e um XC70 –, um para cada integrante e outro para o empresário do grupo.

Formado em 1981, em Los Angeles (EUA), o Metallica apresenta nos dias 30 e 31 deste mês no Estádio do Morumbi o show da turnê mundial de divulgação do álbum Death Magnetic, que já alcançou a marca de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Régis Cavinato
Imagem Corporativa

segunda-feira, janeiro 25, 2010

GP Cidade de São Paulo: Ferrari conquista o bicampeonato nos 1.000 Km de Interlagos


Máquinas italianas ocuparam as três primeiras colocações do evento de comemoração do aniversário da cidade

Neste domingo (24) o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), deu início aos festejos do 456º aniversário da capital paulista - que será comemorado nesta segunda-feira (25). Em três competições realizadas, o circuito sede do GP Brasil de Fórmula 1 viu as máquinas italianas da Ferrari dominarem a principal prova do dia: os 1.000 Km de Interlagos. A corrida durou exatas 233 voltas, percorridas em sete horas e 35 minutos, e terminou com o bicampeonato do trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, que mais uma vez pilotou uma Ferrari F-430 GT2 - o mesmo carro que venceu a prova no ano passado.

"Tivemos um carro muito bom, que não apresentou problemas durante a corrida. A maior dificuldade foi a chuva, principalmente no momento em que muitos carros rodaram por causa da aquaplanagem", comentou Daniel Serra, lembrando a chuva que persistiu durante a maior parte da corrida. Apesar da largada com piso seco, começou a chover na região do autódromo quando a corrida sequer tinha completado 100 voltas - e pista continuou molhada até o momento da bandeirada.

Para o jovem Renan Guerra, de 19 anos, os 1.000 Km de Interlagos 2010 foram inesquecíveis. Pela primeira vez ele disputou a prova a bordo de uma Ferrari - um modelo F-430 Challenge - da equipe Itaipava Racing Team. "Foi uma experiência fantástica. O carro é excelente em todos os sentidos e estou muito feliz com o resultado", destacou Renan, que completou a prova em segundo lugar junto com Cleber Faria e Vanuê Faria.

Os 1.000 Km de Interlagos ainda teve outros heróis. Foram os carros que venceram nas divisões II e III da corrida. Na primeira delas, a dupla Emerson Pinheiro e Rodrigo Bianchini recebeu a bandeirada na frente a bordo de um Volkswagen Gol. "Nossa maior dificuldade é, na verdade, a falta de patrocínios", lamentou Pinheiro. "No mais pudemos aproveitar nossa experiência em corridas de longa duração e um carro que apelidamos de ‘trator’, porque ele nunca para", brincou o piloto.

Na divisão III, a vitória ficou com um protótipo Spyder pilotado por Valter Pinheiro, Luiz Pankowiski e Renato Marlia. Este último, que voltou ao volante de um carro de corridas depois de cinco anos afastado e dedicando-se a trabalhos na Stock Car e no kart (categoria na qual é chefe de equipe da equipe de Felipe Massa na 500 Milhas da Granja Viana). "Foi fantástico voltar a competir e vencer. Fui convidado para competir na sexta-feira, tive pouco tempo para me ambientar com o carro, que evoluiu muito desde a última vez em que corri. Então foi um desafio interessante e que, na minha opinião, acabou abençoado pela chuva. Sempre me dediquei, durante minha carreira de piloto, a ter uma boa técnica com pista molhada e, sem dúvida, isso foi fundamental na corrida de hoje", avaliou Marlia.

F3 Brazil Open - O GP Cidade de São Paulo apresentou, também, a primeira edição do F3 Brazil Open, torneio internacional que reuniu pilotos do Brasil, Irlanda do Norte e Itália em um importante evento da categoria de base do automobilismo mundial. As quatro provas disputadas desde sexta-feira no autódromo tiveram uma disputa intensa pelo título entre um brasileiro e um norte-irlandês. André Negrão e William Buller polarizaram a disputa pelo campeonato - que foi decidido apenas com o resultado da última corrida, já que as três primeiras tiveram apenas caráter classificatório. Na prova decisiva, Negrão partiu da pole-position, mas foi superado por Buller ainda nas primeiras voltas. Depois disso, o representante da Irlanda do Norte abriu vantagem na frente e, com a vitória, conquistou seu segundo título em menos de dois meses - ele já havia vencido o GP de Macau de Fórmula BMW em dezembro do ano passado.

Clássicos de Competição - A primeira corrida do domingo em Interlagos reuniu carros clássicos, que fizeram a história do automobilismo brasileiro e mundial em décadas passadas. A bordo de um modelo Karman-Ghia, o piloto Luiz Finotti levou a melhor sobre os 25 carros que alinharam no grid.

Confira abaixo os resultados das provas que integraram o GP Cidade de São Paulo 2010:

Clássicos de Competição
1) Luis Finotti Jr (Categoria C), 30:30.214
2) Carlos Braz (C), a 23.417
3) Carlos Barros (C), a 43.386
4) André Mello (C), a 1:29.152
5) João Harmel (B), a 1:37.383
6) Fernando Daier (B), a 2:08.304
7) Ricardo Magnusson (B), a 1 volta
8) Flavio Gomes (B), a 1 volta
9) Lisandro Azevedo (B), a 1 volta
10) Ricardo Berg (B), a 1 volta
11) Narciso Preto (A), a 1 volta
12) Alexandre Chaud (B), a 1 volta
13) Reginaldo Regis (A), a 1 volta
14) Eduardo Bocchi (A), a 1 volta
15) Lin Hung (A), a 1 volta
16) Flavio Santos (A), a 2 voltas
17) Waldevino Junior (B), a 2 voltas
18) Luis Finotti (C), a 2 voltas
19) Rafael Preto (B), a 3 voltas
20) Michael Pfeffer (C), a 3 voltas
21) Rogério Ribeiro (B), a 3 voltas
22) Ruy Quintela (A), a 3 voltas
23) Marcelo Zebra (B), a 10 voltas
24) Paulo Sousa (C), a 13 voltas
25) Adriano Lubisco (C), a 13 voltas


F3 Brazil Open
1) William Buller (Categoria A/País:IRL), 30min59s806
2) André Negrão (A/BRA), a 8s848
3) Yann Cunha (A/BRA), a 13s638
4) Bruno Andrade (A/BRA), a 14s771
5) Vittorio Ghirelli (A/ITA), a 31s950
6) Leandro Florenzo (B/BRA), a 54s877
7) Fernando Resende (B/BRA), a 1 volta

1.000 Km de Interlagos
1) Chico Longo/Chico Serra/Daniel Serra (Categoria I), 7:35:15.194
2) Cleber Faria/Vanue Faria /Renan Guerra (I), a 4 voltas
3) Pedro Queirolo/Marcello Sant'anna/Léo Vital (I), a 6 voltas
4) Valter Pinheiro/Luiz Pankowiski/Renato Marlia (III), a 23 voltas
5) Carlos Crespo/Felipe Crespo/Cassio Pauletti/Ney Faustini (III), a 25 voltas
6) Sérgio Ventura/Carlos Ortolani/Daniel Gianfratti (III), a 35 voltas
7) Paulo Kato/Felipe Benitez/Renan Guerra (III), a 35 voltas
8) Fernando Moniz/Fernando Cesar (III), a 49 voltas
9) Fabio Perez/Fernando Fortes/Celso Freitas (III), a 49 voltas
10) Emerson Pinheiro/Rodrigo Bianchini (II), a 66 voltas
11) Henry Visconde/Ricardo Landi/Fabio Soto Mayor(II), a 79 voltas
12) Fernando Rebelato/Carlos Eduardo Prado/Eduardo Furlaneto (II), a 84 voltas
13) Fulvio Marote /Charles Reed (III), a 89 voltas
14) Caio Christófaro/Marcos Filipe/Amorim Jr (III), a 126 voltas
15) Davi Arraz/Alexandre Papazissis/ Marcelo Carlovicchi (III), a 129 voltas
16) Cláudio Dahruj/Rafael Daniel (I), a 179 voltas
17) Bruno Garfinkel/Ricardo Mauricio/Sérgio Jimenez (I), a 217 voltas
18) Vinícius Roso/Felipe Roso/Cláudio Ricci (III), a 232 voltas

Fotos: Luca Bassani

Rafael Durante

Fórmula Future Fiat poderá receber pilotos de 15 anos

CBA altera limite de idade e amplia alcance da nova categoria

SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Automobilismo alterou o limite mínimo de idade nas competições supervisionadas pela entidade. A partir de agora, pilotos que completarem 16 anos até o dia 31 de dezembro estarão habilitados a disputar corridas em circuitos fechados no território nacional. Até então, para correr em qualquer categoria, os pilotos deveriam ter 16 anos completos.

A medida já provoca reflexos na Fórmula Future Fiat, uma das séries - juntamente com o Trofeo Línea - que estreará no País em 2010 tendo Felipe Massa como padrinho e consultor. Nesta quarta-feira, os organizadores do Racing Festival começaram a receber consultas de novatos do kart. "A Fórmula Future Fiat é destinada exatamente à garotada saída do kart. Ao igualar a legislação à dos países da Europa, a CBA permitirá que esses jovens tenham a primeira oportunidade no automobilismo", lembra Titonio Massa, da RM Racing Events.

O paranaense Jonathan Lewis poderá ser um dos beneficiados pela antecipação da idade mínima. Com 15 anos - completará 16 em novembro -, o campeão brasileiro de kart, vice da Copa Brasil e vencedor do Prêmio Capacete de Ouro de 2009 admite que está considerando seriamente a possibilidade de correr na Fórmula Future Fiat. "Ainda estou avaliando minhas alternativas para esta temporada. Pensava em continuar no kart ou ir para uma categoria de base na Europa. Agora, com essa mudança nas leis da CBA, a Fórmula Future Fiat passa a ser uma hipótese altamente provável", avisa.

Lewis reconhece que o pacote de incentivo oferecido pela Fórmula Future Fiat poderá pesar na decisão. "Sei que os orçamentos no exterior são muito mais elevados. Além disso, os prêmios são bastante interessantes", lembra. O campeão da Fórmula Future Fiat ganhará uma temporada paga em 2011 na Fórmula Abarth (ex-Fórmula Azzurra) italiana e terá direito a um teste pela equipe Signature na Fórmula 3 européia juntamente com o vice e o terceiro-colocado.

Ainda em processo de homologação pela CBA, o calendário da Fórmula Future Fiat e do Trofeo Linea, principais atrações do Racing Festival, deverá ser aberto dias 24 e 25 de abril em Interlagos. Serão 12 etapas de cada categoria, divididas em seis finais de semana com rodada dupla.

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e pela Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e realização da RM Racing Events.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

domingo, janeiro 24, 2010

Rally: Brasil recebe segunda etapa da temporada do Intercontinental Rally Challenge

Rally Internacional de Curitiba segue no calendário de uma das principais competições internacionais com novidades para 2010

A temporada do IRC, o Intercontinental Rally Challenge, começou oficialmente nesta semana, com o Rallye Automobile Monte Carlo, em Mônaco. A prova, uma das mais tradicionais da modalidade, terminou na madrugada de sábado (23) e abriu um campeonato que terá doze etapas, passando por dez países em 2010. Entre eles o Brasil, que volta a receber a categoria depois da bem-sucedida estreia do Rally Internacional de Curitiba na programação, em 2009.

O evento manteve sua posição no calendário como segunda etapa e será realizado nos dias 4, 5 e 6 de março - mesmo fim de semana da prova brasileira do WTCC, o World Touring Car Championship. Este mesmo formato, unindo as duas modalidades, foi aplicado no ano passado e mantido para 2010. A explicação está no fato das duas categorias chegarem a Curitiba sob a supervisão de uma única empresa promotora, a Eurosport Events.

Há grande expectativa por parte dos organizadores em relação ao número de inscritos para o Rally Internacional de Curitiba. A quantidade de participantes europeus deve aumentar significativamente, considerando que a etapa ganhou força por não ser mais a única disputada na América do Sul. A chegada ao Brasil permitiu que o IRC programasse também uma prova inédita na Argentina, marcada logo na sequência, para os dias 19, 20 e 21 de março.

Os dois países são os únicos fora da Europa dentro do calendário do IRC. "A organização do rali foi muito elogiada no ano passado, o que permitiu nossa permanência na programação, com mais tempo para preparar um evento ainda melhor em 2010", afirma Marcos Marcola, responsável pelo Rally Internacional de Curitiba, por meio da empresa Marcola Eventos. As primeiras inscrições são esperadas para a próxima semana.

Nesta lista, estará Daniel Oliveira, primeiro brasileiro a disputar regularmente o IRC. Ele estreou na categoria nesta semana, no Rallye Automobile Monte Carlo, em Mônaco. E estará presente nas principais provas do calendário ao longo do ano. Com destaque, claro, para sua participação correndo em casa, no Brasil. Além de Mônaco, Brasil e Argentina, o IRC passará por Italia, Belgica, Portugal, Republica Tcheca, Espanha, Inglaterra e Chipre em 2010.

Dinho Leme

sábado, janeiro 23, 2010

Ferrari confirma favoritismo e fica com a pole-position dos 1.000 Km

Trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra faz a melhor volta do treino classificatório e chuva ratifica posição no grid

Por um lado, a equipe Via Italia com sua Ferrari F-430 GT2 confirmou o favoritismo apontado nos treinos livres. Por outro, o clima instável em São Paulo ajudou e, dessa maneira, o time comandado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra garantiu a pole-position para a edição 2010 dos 1.000 Km de Interlagos. No primeiro dos dois treinos classificatórios, a equipe Via Italia garantiu o melhor tempo com 1m33s177 e, com a chuva que caiu na região do autódromo minutos antes do segundo treino, nenhum outro carro conseguiu baixar a marca. Assim os atuais campeões da prova garantiram a posição de honra do grid.

"O carro estava muito bom no treino classificatório. Conseguimos uma boa vantagem sobre as Lamborghini e amanhã é esperar a condição do tempo. Já melhoramos o equilíbrio do carro e acredito que estaremos bastante competitivos" comentou Daniel Serra. "Já sabíamos que o carro era rápido no seco. Mesmo com a pole-position garantida optamos em colocar o carro na pista e buscar um bom acerto também com pista molhada. Deu certo e fomos também os mais rápidos", completou Chico Serra.

Na categoria II da prova, o mais rápido foi o Volvo C30 da equipe Eurobike - que sai na 11ª colocação do grid. "Tivemos um problema com os pneus, que vieram da fábrica com uma medida diferente da que usávamos. Por causa disso tivemos que fazer modificar a relação de câmbio do carro, tirando o câmbio de competição e voltando ao câmbio original do C30. Também por isso, conquistar a pole foi um grande resultado. Agora vamos continuar o desenvolvimento do carro e o objetivo é completar a corrida inteira sem problemas.", destacou Ricardo Landi, piloto da equipe.

Pela classe III, o melhor tempo foi do Protótipo Tango vindo do Rio Grande do Sul. Com a experiência do piloto Cláudio Ricci - atual campeão do Itaipava GT3 Brasil ao lado de Rafael Derani - o time ficou com a quinta colocação no geral. "Temos um carro muito bom para provas de endurance. Claro que é difícil lutar contra os carros de GT2 e GT3, mas dentro da nossa classe o carro é competitivo. Acho que se continuarmos nesse caminho, temos boas chances de brigar pela vitória", avaliou Ricci.

A prova dos 1.000 Km de Interlagos será disputada neste domingo como parte dos festejos pelo aniversário da capital paulista, comemorado na próxima segunda-feira. A largada está marcada para o meio-dia e a corrida terá duração de 233 voltas ou oito horas (o que se completar primeiro). A entrada no autódromo é franca, sendo cobrado apenas o estacionamento no valor de R$ 15,00.

Confira o grid de largada:

1) Ferrari F-430 GT2, 1min33s177;
2) Lamborghini Gallardo, 1min34s517;
3) Lamborghini Gallardo, 1min36s077;
4) Ferrari Challenger, 1min40s122;
5) Protótipo Tango, 1mins41s178;
6) Protótipo Spyder, 1min42s689;
7) Protótipo Spyder, 1mim46s689;
8) Protótipo Spyder, 1min48s020;
9) Protótipo Spyder, 1min48s386;
10) Protótipo Spyder, 1min49s181;
11) Volvo C30, 1min57s523;
12) Gol 2.0, 1min58s298;
13) Maserati, 1min58s403;
14) Omega V8, sem tempo

Foto: Luca Bassani


Rafael Durante

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Fórmula Truck tem campeonato sul americano em 2010


Calendário com prova na Argentina da status de sul-americano à categoria brasileira de caminhões

A temporada da Fórmula Truck de 2010 terá o status de Campeonato Sul americano em vista da confirmação de uma etapa em 2010, no Autódromo Juan y Oscar Galvez em Buenos Aires, na Argentina. Após o sucesso da prova do ano passado, quando aproximadamente 70 mil pessoas superlotaram no circuito argentino, a Organização da Fórmula Truck confirmou a etapa deste ano em Buenos Aires para o dia 19 de setembro.

A Codasur - Confederação Desportiva América do Sul Automóvel- que reúne sete federações automobilísticas da América do Sul, confirmou o cunho de sul-americano para o Campeonato de Fórmula Truck que continuará contemplando também o campeão brasileiro da temporada. "O campeão será sul-americano e brasileiro", explica o Diretor de Competições da CBA Nestor Valduga. Na convenção anual da Codasur que será realizada pela primeira vez no Brasil no dia 6 de fevereiro em Porto Alegre, o ofício que confirma o Campeonato sul-americano de F-Truck será referendado pelo presidente da entidade, Sr. Hugo Mersan.

A temporada que começa no dia 7 de março em Guaporé, RS, tem o seguinte calendário para 2010:

07 de março - Guaporé, RS
11 de abril - Rio de janeiro, RJ
16 de maio - Caruaru, PE
27 de junho - a definir
25 de julho - São Paulo, SP
22 de agosto - Londrina, PR
19 de setembro - Buenos Aires, AR
17 de outubro - Santa Cruz, RS
14 de novembro - Curitiba, PR
05 de dezembro - Brasília, DF.

Para a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix, o sucesso da prova do ano passado e a confirmação da etapa argentina em 2010, representam um grande passo à internacionalização da categoria. "O status de sul-americano da Fórmula Truck é a prova do crescente sucesso do trabalho que tem sido realizado. Continuaremos trabalhando e conversando com outras federações para novas etapas fora do Brasil", conta Neusa Navarro.

O site www.formulatruck.com.br está sempre com as informações atualizadas da categoria.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás e Vipal.

Foto: Orlei Silva

Dinho Leme

Sérgio Jimenez fará sua estréia em provas de Endurance

Ao lado de Bruno Garfinkel e Roberto Nogueira, piloto forma o trio da Scuderia 111 nos 1000 Km de Interlagos

O piloto paulista Sérgio Jimenez confirmou sua participação nos 1000 Km de Interlagos que acontece neste final de semana (Autódromo Internacional José Carlos Pace), e que faz parte das comemorações do aniversário de 456 anos da Cidade de São Paulo. A formação da Scuderia 111, que é capitaneada por Fernando Guzzi e Carlos Chiarelli, terá ainda os pilotos Bruno Garfinkel e Roberto Nogueira, a bordo de um Lamborghini Gallardo - o mesmo usado nas provas de GT3 no Brasil.

Jimenez que é um piloto de formação nos karts e posteriormente em monopostos, inclusive com carreira na Europa. Nos carros de turismo, o piloto estreou na Copa Vicar na etapa do Rio de Janeiro (Jacarepaguá) ano passado pela própria Scuderia 111, conquistando a pole position, vitória e melhor volta da prova, impressionando a todos no paddock da Stock Car.

"Estou muito contente e ansioso para esta prova, que será minha estréia em provas de Endurance com carros de turismo. Já fiz diversas provas longas com kart, mas com carros é a primeira vez", disse o paulista. "Creio que o trabalho que fiz com a Scuderia 111 ano passado me rendeu o convite para essa prova. Como preparação dos 1000 Km fizemos um shakedown com um Maserati, agora é focar em administrar bem o nosso ritmo, conservar o equipamento e quem sabe brigar pela vitória", afirmou ainda o piloto.

A prova tem a previsão de 233 voltas ou oito horas de duração. Também fará parte da programação do evento o Brazil Open de Fórmula 3, e uma prova com carros clássicos.

Confira a programação do evento:

SEXTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO:
08h00 às 17h30 - Inscrições e credenciamento
08h00 às 12h00 - Vistorias 1.000 Km / Carros clássicos
09h25 às 10h25 - 1º Treino livre 1.000 Km
12h10 às 13h10 - 2º Treino livre 1.000 Km
15h40 às 16h40 - 3º Treino livre 1.000 Km

SÁBADO, 23 DE JANEIRO:
08h00 às 17h30 - Secretaria de prova
08h00 às 10h00 - Vistoria técnica 1.000 Km
09h25 às 10h25 - 4º Treino livre 1.000 Km
12h00 às 12h30 - Classificação I - 1.000 Km
12h40 - Briefing 1.000 Km
13h15 às 13h45 - Classificação II - 1.000 Km

DOMINGO, 24 DE JANEIRO:
08:00 às 22:20 - Secretaria de prova
08:00 às 08:30 - Warm up 1.000 Km
11:30 - Abertura boxes 1.000 Km
12:00 - Largada 1.000 Km (233 voltas ou 8 horas de prova)

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Foto: Luca Bassani

ReUnion Press