COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Valtra Dakar Eco Team realiza teste na Serra do Mar


Objetivo do piloto Klever Kolberg é experimentar a nova programação eletrônica, fornecida pela Magneti Marelli

Prestes a iniciar seu 22º Dakar, o piloto Klever Kolberg realizou, nesta terça-feira (22), um teste com seu Mitsubishi Pajero Sport Flex, ao lado do navegador Giovanni Godoi, na Serra do Mar, no litoral paulista, para checar a nova programação eletrônica, fornecida pela Magneti Marelli e adaptada ao câmbio mecânico, que privilegia o desempenho em detrimento ao conforto. Originalmente, o carro é equipado com a versão automática.

Capitaneado por Kolberg, o Valtra Dakar Eco Team é pioneiro no uso do etanol como combustível pelos nove mil quilômetros do mais exigente, tradicional e desafiador rally do planeta. A prova começa no dia 1º de janeiro, com largada em Buenos Aires e percorrerá, entre outros trechos, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, no Chile, para a chegada novamente à capital argentina, no dia 17.

A opção pelo teste na Serra do Mar se deu em virtude das diferenças de altitude. "Fomos de zero a mil metros em relação ao nível do mar. Claro que durante o Dakar as altitudes serão maiores, especialmente no trecho da Cordilheira dos Andes, mas testamos várias configurações no carro e tudo correu bem", contou Klever.

"Algumas coisas precisam ser melhoradas e a equipe já está trabalhando em cima disso. O importante é que nada grave surgiu no carro", comentou o experiente e pioneiro piloto, que hoje deverá realizar mais treinos em uma pista de off road próxima da capital paulista.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria
Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro re
sponsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br

foto : João Pires

ReUnion Press

Contagem regressiva para o Rally Dakar 2010

Equipe Petrobras Lubrax vai para sua 23ª participação consecutiva na prova

Poucos dias separam a largada da 33ª edição do maior e mais difícil rali do mundo, o Dakar. 185 motos e quadriciclos, 138 carros e 50 caminhões largarão no dia 1º de janeiro da cidade de Buenos Aires, capital argentina, para percorrer exatos 9.030 quilômetros de trajeto. A Equipe Petrobras Lubrax, como de costume, marcará presença em três categorias simultaneamente: moto (Rodolpho Mattheis), carro (Jean Azevedo/Emerson Cavassin) e caminhão (André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec).

Os últimos dias foram de intensa preparação para a Petrobras Lubrax. Pequenos acertos no carro, que já seguiu para a Argentina, e a ida de alguns integrantes por terra para a prova, como o piloto André Azevedo, fizeram parte do cronograma final. O restante da equipe irá neste sábado (26) de avião. Esta será a 23ª participação da equipe no rali.

“Estamos acostumados com a adrenalina e este momento, enquanto para alguns é época de descanso, para nós é a hora de acelerar, literalmente”, afirmou Jean Azevedo, piloto do Mitsubishi Pajero Full e que contará com a estréia na prova do navegador Emerson “Bina” Cavassin. “Estou ansioso, já que será a minha primeira participação no Dakar e também ao lado do Jean”, acrescenta Bina.

Entre as Motos, Rodolpho Mattheis já traçou a sua meta: o bicampeonato na categoria Marathon. Com uma motocicleta KTM 450, o piloto aponta quais são seus principais desafios: “Temperaturas adversas, muito calor e muito frio. Altitude de até 4000 metros na travessia da Cordilheira dos Andes. O rali é bem completo, teremos estradas rápidas e sinuosas, trechos de deserto com pedras e dunas. O pior de tudo é o pó do sul da Argentina, que lembra talco”.

E na categoria Caminhões, o trio Brasil/República Tcheca André/Maykel/Mira promete dar trabalho. “Tenho experiência de 23 anos de Dakar e na última edição conquistamos o sexto lugar na classificação geral entre todos os peso-pesados. O rali em nosso continente mostrou ser tão difícil quanto na Europa e África. Segundo a organização do Dakar, em janeiro teremos ainda mais etapas de deserto, dificultando o percurso”, explica André Azevedo, que pilotará um caminhão Tatra.

Rali na América do Sul - O Rally Dakar 2010 acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro, tendo largada e chegada na mesma cidade: Buenos Aires, na Argentina. Durante seu percurso, os competidores enfrentarão as temíveis dunas do Deserto do Atacama, no Chile, além das estradas sinuosas da Cordilheira dos Andes. Esta será a segunda vez que a maior prova off road do mundo acontece na América do Sul.

Confira conosco a cobertura de mais esta aventura pelo site www.brasildakar.com.br, ou acompanhe-nos pelo Twitter www.twitter.com/brasildakar!

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real e Artfix.

foto: Donizetti Castilho

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira

terça-feira, dezembro 22, 2009

ESPN Brasil exibe o Rally dos Amigos


Competição foi realizada no interior de São Paulo e contou com quase 200 veículos

No último dia 5 de dezembro, a Dunas Race realizou, em Itatinga, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo, a 12ª edição do Rally dos Amigos. A competição, que também valeu como a última etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country, reuniu quase 200 veículos para disputas emocionantes em alta velocidade.

Para aqueles que não conseguiram assistir a cobertura especial da ESPN Brasil (70 na NET e 30 na SKY), que foi ao ar no último sábado (19), o canal vai exibir novamente o material sobre a 12ª edição do Rally dos Amigos esta semana. Nesta quarta (23), às 18h00, e nesta quinta (24), às 10h00, os momentos mais emocionantes da disputa serão mostrados.

Onze categorias disputaram a última etapa do calendário off Road brasileiro em 2009. Confira os campeões em cada uma delas:

Carros
Geral
Jean Roberto Azevedo / Youssef Haddad

Super Production
Renato Amaral Rosales / Plinio André Bergamo Jr

Production T2
Pedro H Prado / Patrick Farkouh Prado

Protótipos T1
Jean Roberto Azevedo / Youssef Haddad

Caminhões
Amable Barrasa / Raphael Lucas / Raphael Bettoni

Motos
Geral Motos
Juca Bala

Rally Production
Aristides Mafra Junior

Rally Sport
Denisio do Nascimento

Rally Brasil
Otávio Hort Filho

Super Production
Juca Bala

Moto Cross
Ricardo Angelini Teixeira dos Santos

Quadris
Geral
Munir Franco Khalil Lebbos

Quadris Extreme
Valdir Aparecido do Amaral

Quadris 450
Munir Franco Khalil Lebbos


Foto: André Chaco

ReUnion Press

Supermoto: Menina vence, mas não leva o título do campeonato

Campeonato Paulista RM Supermoto terminou neste final de semana

A última etapa do Campeonato Paulista RM Supermoto definiu os campeões das oito categorias, em cinco provas muitos disputadas no último final de semana
(20/12) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo (SP).

Na modalidade Motard o santista Simão Lawant Neto (Lawanteam) sagrou-se campeão nas categorias SM4 e SM2, os paulistas Lucas Paschoalin (The Red Sector/Oxxy/VKR) e Juliano Meira levantaram o título da SM3 A e B,
respectivamente, e o santista Francisco Velasco (Lawanteam/Oxxy/Oceanave) foi o melhor na SM1.

Na modalidade Speed o paulista Marcelo Cristal (Rodas Mil/Three Heads) foi o campeão na 250cc, enquanto que Rodrigo Maier (DKR Preparações) garantiu-se na RD 135cc e Edison Ferreira (Advance) na Novatos.
Um grande público prestigiou as cinco corridas sob o forte sol da tarde do último domingo, e vibrou bastante principalmente com as disputas entre as 16 motos da SM3, a categoria nacional que mais cresce. A grande atração era a menina Sabrina Paiuta (Oxxy/Honda Astra Motos/Motul), que largou em segundo, teve um desempenho impecável e venceu a prova, mas acabou como vice-campeã.

"Estou super-feliz. Eu não esperava ganhar de tantos homens e aqui aconteceu. Principalmente porque só estreei na quarta etapa e ainda tive alguns problemas mecânicos no início. Estou muito feliz, mesmo!", comemorou a simpática adolescente que completou 15 anos, e que começou a correr de motocross aos sete anos de idade.

Os promotores Rogério e Roney Moreira ficaram orgulhosos do encerramento da temporada, com presença maciça do público e imprensa, muitos inscritos e o prestígio dos patrocinadores e apoiadores, que assistiram a uma demonstração da nova categoria de Mini-motos.

"O campeonato foi crescendo a cada etapa, não só na participação de competidores e presença de público, como também no prestígio junto à imprensa e adesão de patrocinadores e apoiadores", apontou Rogério Moreira.

"Já anunciamos o calendário de 2010 com duas etapas a mais, com todas as dez etapas disputadas no kartódromo de Interlagos. Iremos implantar categorias de base, inclusive para crianças, e vamos fortalecer a categoria de motos nacionais (SM3)", completou Roney, titular da RM Eventos ao lado de seu irmão gêmeo.

Confira os vencedores de cada uma das provas da 8ª etapa do Campeonato Paulista RM Supermoto:

SM1: Carlos Medeiros (Sinal Verde Motos Alinhamento de Chassi)
SM2: Simão Lawant Neto (Lawanteam)
SM3 A: Sabrina Paiuta (Oxxy/Honda Astra Motos/Motul)
SM3 B: Kleber Augusto (Cavalinho Motos/Brasil Racing/Serve Peças)
SM4: Simão Lawant Neto (Lawanteam)
RD 135cc: Willian da Costa (Fórmula Moto peças/BFJ Pinturas)
RD 135cc Novatos: Edison Ferreira (Advance)
250cc: Marcelo Cristal (Rodas Mil/Three Heads)

Veja os campeões e vice, respectivamente, de cada uma das oito categorias do Campeonato Paulista RM Supermoto:

SM1: Francisco Velasco (Lawanteam/Oxxy/Oceanave) e Carlos Medeiros (Sinal Verde Motos Alinhamento de Chassi)

SM2: Simão Lawant Neto (Lawanteam) e Eric Tinoco (MotorsCo/Arai/Alpinestar/Duas Rodas)

SM3 A: Lucas Paschoalin (The Red Sector/Oxxy/VKR) e Sabrina Paiuta (Oxxy/Honda Astra Motos/Motul)

SM3 B: Juliano Meira e Paulo Rogério da Silva

SM4: Simão Lawant Neto (Lawanteam) e Luiz Henrique Rodrigues

RD 135cc: Rodrigo Maier (DKR Preparações) e Willian da Costa (Fórmula Moto peças/BFJ Pinturas)

RD 135cc Novatos: Edison Ferreira (Advance) e Eduardo Baccarin Silva (Zago Preparações/VJB Racing)

250cc: Marcelo Cristal (Rodas Mil/Three Heads) e José Ferrão Filho (Atel)

Calendário do Campeonato Paulista RM Supermoto 2010 (Kartódromo de Interlagos):

1ª etapa: 21 de fevereiro
2ª etapa: 21 de março
3ª etapa: 18 de abril
4ª etapa: 16 de maio
5ª etapa: 20 de junho
6ª etapa: 18 de julho
7ª etapa: 29 de agosto
8ª etapa: 12 de setembro
9ª etapa: 17 de outubro
10ª etapa: 12 de dezembro

O Campeonato Paulista RM Supermoto tem organização e promoção da RM Eventos, supervisão da Fderação Paulista de Motociclismo, patrocínio de Moto Matsuo, Astra Motos, América Sports, e apoio de Dablio, MRX, NGK e Itaipava.

fotos: Fábio Oliveira

Visite www.rmmotogp.com.br

Mastermidia

Novo desafio no Dakar entusiasma Klever Kolberg



Mitsubishi Pajero Sport Flex será o primeiro veículo movido a etanol a participar da prova fora de estrada mais famosa e perigosa do mundo

Em sua 22ª participação no Rally Dakar, a principal e mais perigosa prova fora-de-estrada do mundo, Klever Kolberg terá mais um importante desafio além dos muitos que se apresentarão no percurso de 9.000 quilômetros entre Argentina e Chile, entre os dias 1º e 17 de janeiro. O piloto da equipe Valtra Dakar Eco Team, que terá como navegador o engenheiro mecânico Giovanni Godoi, será pioneiro ao participar da competição a bordo de um carro - um Mitsubishi Pajero Sports - movido a etanol de cana-de-açúcar, combustível renovável e menos poluente que a gasolina e o diesel.

A meta principal de Kolberg, que tinha decidido não disputar mais o Rally Dakar, é tentar conscientizar o público sobre a importância de atitudes ecologicamente corretas. "O objetivo desse projeto é provocar as pessoas para que elas comecem a pensar o mais rapidamente possível no que elas estão fazendo, pois o Dakar, além de ser uma competição, é uma viagem. Ninguém precisa deixar de viajar para ser sustentável, mas se pode fazer com uma energia limpa, o planeta agradece", disse.

O investimento feito pela equipe Valtra Dakar Eco Team do ponto de vista logístico para levar etanol para a Argentina e o Chile está sendo um dos pontos cruciais. "Para mim, foi difícil deixar o lado competitivo de lado, porque o dinheiro que estamos investindo para montar toda a logística de etanol na Argentina e no Chile é bem maior do que se usássemos gasolina ou diesel e poderia gastar em uma suspensão melhor ou ir treinar no (Deserto do) Atacama. Claro que, quando der a largada, vai bater aquela vontade de andar no ritmo dos primeiros, como em outras edições. Vai ser difícil, mas tenho certeza que todos que participaram do projeto estão orgulhosos em vê-lo realizado. Neste projeto o que conta é a atitude", contou.

Klever explica que o Mitsubishi Pajero Sport Flex, com o qual competirá no Dakar, é o mesmo carro que pode ser comprado e que prepará-lo para as adversidades da competição é seu maior desafio. "O carro é o mesmo que se compra na loja, então ao invés de partir de um protótipo, que até seria mais barato, a gente quis partir para este lado. Isso gerou um custo muito maior, pois este carro precisa de peças especiais, o próprio etanol requer alguns itens particulares, nunca utilizados antes neste tipo de competição. Tivemos de trocar o câmbio automático por um câmbio mecânico e, com isso, mexer em toda a programação eletrônica do carro. Então foi uma série de dificuldades, que conforme as dificuldades iam aparecendo, as pessoas me falavam: ‘Cara, desiste! Corre com um protótipo. Você vai correr mais e vai gastar menos’, mas tenho certeza que seremos bem sucedidos", analisou.

Sobre Klever Kolberg:

Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Giovanni Godoi:

Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br

foto: João Pires

ReUnion Press

Top Race V6: Sorocabano Fábio Fogaça vai testar na Argentina


Campeão brasileiro da Stock Jr. foi convidado para correr numa das principais categorias argentinas

O presente de Natal chegou mais cedo para Fábio Fogaça (Braspress/Feeder/Consórcio Case/Emee/Beta). O jovem (18 anos) piloto sorocabano, que recentemente conquistou o título de campeão brasileiro de Stock Jr, foi convidado para testar na categoria Top Race V6 nestas terça e quarta-feiras, em La Plata, na Argentina. “Quero aproveitar a oportunidade para conhecer uma pista nova e uma categoria bem mais potente do que a Stock Jr”, comentou Fogacinha.

A Top Race V6 está entre as três principais categorias do automobilismo argentino, ao lado da TC2000 e Turismo Carretera. Ela ficou mais em evidência neste final de semana, depois que o atual campeão Jose Maria Lopes passou a ser indicado como provável piloto da US F1, nova equipe do Mundial de Fórmula 1. “Os melhores pilotos argentinos, inclusive aqueles que já correram na Fórmula 1 e Fórmula Indy, e os que foram campeões de Fórmula 3 e Fórmula Renault estão nesta categoria. Então, tenho que supor que ela é muito boa e que o nível de exigência de meu teste será alto”, acredita Fábio, que lembrou que o canadense Gilles Villeneuve também disputou algumas provas em 2009.

O teste do brasileiro será na equipe Canapino Racing, este ano defendida pelo piloto Agustín Canapino, oitavo colocado no campeonato com um Mercedes. Nesta temporada as 14 provas tiveram uma média de 35 pilotos, usando cinco marcas diferentes de carros tubulares com motor V6 de 350 cavalos de potência: Mercedes, Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat e Peugeot 407. “Estou bem animado. Enquanto não surgem oportunidades no Brasil, vou experimentar esta opção que pode ser muito vantajosa, pois eles testam bastante. Todo piloto precisa treinar para aprender e se desenvolver”, enfatizou Fábio Fogaça, que em seu segundo ano no automobilismo já ganhou o Capacete de Prata, concedido ao segundo melhor piloto de carros tipo Turismo do Brasil.

Visite www.fabiofogaca.com.br

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú


Abiauto: Eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva


Jornalista paulista Célia Murgel é a nova presidente. O brasiliense Saulo Moreno é o vice.

Em assembléia realizada na noite da última quinta-feira (17/12) foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva. A presidente é a jornalista paulista Célia Murgel, que terá como vice-presidente o jornalista brasiliense Saulo Moreno.

"Nossa meta é dar continuidade ao crescimento da Abiauto, com ainda mais união e credibilidade. Pretendemos que seja cada vez mais uma entidade de serviço ao jornalista especializado e aos segmentos correlatos. Para isto, iremos fazer várias parcerias para promover a assistência social, cultural e recreativa de seus associados", discursou Célia.

São membros da diretoria os jornalistas Ricardo Hernandes/SP (Tesoureiro), Ricardo Caruso/SP (2º Tesoureiro), João Alberto Otazú/SP (Comunicação), Sueli Osório/SP (Secretária), Fábio Amorim/AL (2º Secretário), Paulo Cruz/MS (Conselho Fiscal), Roberto Nasser/DF (Conselho Fiscal) e Marcondes Viana/CE (Conselho Fiscal).

O que é a Abiauto?

A ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva é uma sociedade com caráter associativo de classe, cultural, social e recreativa, constituída por profissionais de imprensa automotiva em atividade na mídia escrita e eletrônica dos meios de comunicação de massa - jornais, revistas, rádios, tvs e sites especializados -, assessorias de imprensa ligadas ao setor, departamentos de imprensa das montadoras e importadores de veículos.

Fundada em 1998 por jornalistas especializados da indústria automobilística, a ABIAUTO tem por finalidade a preservação da liberdade de imprensa; orientação, defesa, assistência social, assistência cultural e união de seus associados; incentivar o estudo dos assuntos automotivos; organizar, promover e patrocinar eventos; manter intercâmbio e cooperação com entidades semelhantes de outros países; promover e organizar concursos.

Em seu quadro de associados a ABIAUTO tem cerca de 100 jornalistas de quase todos os Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará), e que representam os órgãos de comunicação mais importantes do País.

Foto: João Euclides
Conheça melhor a ABIAUTO pelo website www.abiauto.com.br

Mastermidia

Rally Dakar: Ex-campeão mundial, Reinaldo Varela volta a disputar o maior rali do mundo.


383 competidores enfrentam mais de nove mil quilômetros por trilhas da Argentina e do Chile

Faltam menos de 10 dias para começar o maior rali off-road do mundo. A partir do dia 1º de janeiro, 383 aventureiros partem de Buenos Aires (Argentina) para a disputa da 32ª edição do Rally Dakar. O percurso total será de 9.030 quilômetros nos 16 dias de disputas pelos mais variados e desafiadores tipos de terreno fora de estrada.

Em sua quarta participação no Dakar, o paulista Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/

Blindarte/Divino Fogão) tenta mais uma vez realizar o sonho de alcançar a vitória. "É o maior rali do mundo, a prova mais tradicional. Quero ficar entre os três primeiros, mas sempre vou atrás da vitória", completou o campeão mundial de Rally Cross Country em 2001, que já chegou em segundo na sua categoria.

Em 2010, Varela vai competir na categoria T2 a gasolina, na qual os carros são originais e de produção comercial. A escolha recaiu sobre o Mitsubishi Pajero Full, que foi preparado pela equipe Rally Brasil. Ao seu lado, ele terá como navegador Erley Ayala, o preparador do carro.

"Nós já competimos juntos no Rally dos Amigos e tivemos um bom entrosamento. Estamos treinando bastante para melhorar ainda mais. E como o Erley é mecânico, isso pode ser um diferencial competitivo na prova", afirma o piloto que este ano novamente se sagrou campeão paulista e brasileiro de cross country na categoria Super Production.

O piloto da Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/Blindarte/Divino Fogão prevê um rali bastante complicado. "O Dakar vai ser sempre difícil. Este ano o percurso vai ser bem inédito, com bastante areia, pedras e quase todo tipo de terreno", afirma. As 14 Especiais somam 4.810 km.

Para Varela, o trecho mais difícil deve ser o de dunas, que já começam no terceiro dia de rali, entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá. "As dunas sempre são complicadas. Existe o perigo grande de atolar. Temos também que nos cuidar com o forte calor do deserto, que pode causar problemas com o motor", completa.

Mais perto é melhor

Novamente o Rally Dakar será disputado na América do Sul, começando na capital da Argentina, passando pela Cordilheira dos Andes, entrando no Chile, no Deserto de Atacama e depois retornando por baixo a Buenos Aires. O fato de competir perto de casa pode ajudar os competidores brasileiros.

"Ajuda muito, pois os custos são menores, não precisamos ir até a Europa e a África para competir. Com isso podemos investir mais na parte técnica, para ter um carro melhor, mais bem preparado", afirma Reinaldo Varela, que comandará um Mitsubishi Pajero Full de numeral 363 no Dakar.

Com a proximidade do local de disputas, mais competidores brasileiros terão a possibilidade de disputar o rali. Serão 24 pilotos, navegadores e co-pilotos em todas as máquinas (seis nas motos, um nos quadriciclos, 15 nos carros e dois nos caminhões). Varela acredita que os brasileiros têm boas chances de vitória.

"Acredito que nossas duplas são fortes, com pilotos e navegadores muito competentes. Alguns vão disputar por equipes oficiais de fábrica, e poderão brigar pela vitória na Geral. Mas mesmo quem corre por equipe particular vai lutar para andar na ponta de sua categoria. Vamos torcer por todos os brasileiros", finaliza Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001, pela categoria T1.

A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala terá patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/ Blindarte/Divino Fogão e apoio Temp Clean.

MASTERMIDIA

ITAIPAVA GT3 BRASIL: Chico Longo torce por melhor sorte no campeonato em 2010

Piloto elogia glamour do Itaipava GT3 Brasil e faz análise da temporada Com o encerramento do Itaipava GT3 Brasil em 2009, foi a hora da dupla que compete com o Ferrari Scuderia vencer mais uma prova de endurance. Depois de chegar na primeira posição nos 500km de São Paulo, em agosto, Chico Longo e Daniel Serra ganharam a companhia de Chico Serra - que competiu ao lado de Bruno Garfinkel com um Lamborghini no Itaipava GT3 - para vencer também nas 500 Milhas de Londrina, no início de dezembro.

"São provas diferentes da GT3", disse Chico Longo. "No endurance você guia mais tempo, e tem que acertar o carro para ser mais resistente. Já na GT3 temos que acertar o carro para ser o mais rápido possível, e tem todo o glamour da categoria. O grid todo tem o mesmo nível, são carros atuais e modernos, o que proporciona corridas fantásticas", detalhou.

Sobre a temporada no Itaipava GT3 Brasil, Longo espera vôos ainda maiores em 2010. "Ainda estamos negociando para o ano que vem, mas o objetivo é sempre andar melhor do que antes. Espero poder lutar pelo título da GT3 na próxima temporada, sem dúvidas", garantiu.

O parceiro de provas foi motivos de elogios de Chico durante a temporada. "O Daniel Serra foi muito importante durante esse ano, já que ele é um piloto muito performático e isso, com certeza, fez a diferença esse ano".

A dupla Chico Longo e Daniel Serra chegou a vencer no Rio de Janeiro, 12ª etapa da temporada. "Foi uma corrida que não esperávamos ganhar. O Daniel me entregou o carro na primeira posição e o Rafael Derani foi se aproximando aos poucos. Nossa vantagem era que os pneus gastos são melhores para o Scuderia. Defendi a posição e estava muito concentrado. Não podia errar. Foi muito satisfatório poder vencer em uma categoria tão importante como a GT3", narrou o piloto.

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Confira o site da categoria: www.gt3.com.br


ReUnion Press

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Os Scorpions se declaram fãs da nova picape da marca: "The Volkswagen Amarok rocks"



* Guitarrista Rudolf Schenker testará a Amarok no Rally Dakar

Os membros do internacionalmente famoso grupo de hard rock "The Scorpions", da cidade de alemã de Hannover, são as primeiras celebridades a se declararem fãs da nova picape Amarok.

Os músicos tiveram a oportunidade de conhecer o novo carro da Volkswagen em primeira mão. O guitarrista e líder da banda, Rudolf Schenker, e o cantor do Scorpions, Klaus Meine, foram as primeiras personalidades a ver antecipadamente a nova picape, na fábrica da Volkswagen Commercial Vehicles e se manifestaram impressionados com o lançamento. Tão impressionados que Schenker decidiu testar a Amarok no exigente percurso do Rally Dakar, em janeiro do próximo ano.
"A Amarok tem muito estilo e chama muito a atenção. Você fica com vontade de subir nela e cair na estrada. É uma fera de carro", afirmou o guitarrista. "Uma picape como esta, para mim, tem tudo a ver com aventura, liberdade e diversão".
"Eu iria a qualquer lugar neste carro. Ele é simplesmente perfeito, "cool", sem exageros nem excessos, feito para gente de verdade", completou seu companheiro, Klaus Meine.

O relacionamento entre o grupo The Scorpions e a Volkswagen tem uma longa história: logo após a formação da banda, em 1965, o primeiro veículo usado pelo conjunto foi uma Kombi Volkswagen.Rudolf Schenker, que acaba de lançar seu livro intitulado "Rock your Life" (Agite sua Vida), ficou entusiasmado ao saber que a Volkswagen Amarok será o veículo oficial da organização do Rally Dakar. Espontaneamente, propôs a Stephan Schaller, CEO da Volkswagen Commercial Vehicles, ir testar a picape pessoalmente, durante o dia previsto para descanso das equipes durante o rali.

Explicando sua decisão, o artista declarou: "Isto é exatamente o tema do meu novo livro: encarar a vida como uma aventura, aproveitar cada oportunidade que surgir e se divertir nesse processo." Schaller declarou estar muito satisfeito com o interesse despertado pelo veículo e aceitou a proposta de Schenker imediatamente.
"Um grupo de Hannover que conquistou o mundo inteiro tem tudo a ver com a marca da Volkswagen Commercial Vehicles. E, se os roqueiros são os primeiros fãs declarados da Amarok, isto irá falar muito alto sobre o carro e seu design."

No dia 9 de janeiro próximo, um sábado, Rudolf Schenker estará em Antofagasta, no Chile, para conduzir a Amarok pelos caminhos do Rally Dakar. A Volkswagen Commercial Vehicles é fornecedora oficial do ralí e está cedendo um total de 35 veículos à organização do evento.
Os Scorpions lançaram vinte e dois álbuns nos últimos quarenta anos, vendendo 80 milhões de unidades e já receberam cerca de 100 discos de ouro e platina. Eles estão entre os grupos alemães de maior sucesso internacional em todos os tempos. O hit da banda, "Wind of Change" (Vento da Mudança) esteve no alto das listas de sucessos de onze países no início da década de 1990. Em suas turnês internacionais, o grupo já visitou mais de 80 países.

Os Scorpions tem grande número de fãs na América do Sul, Ásia e Europa Oriental, onde seus shows costumam lotar grandes estádios. No início deste ano, eles receberam o prêmio Echo pelo sucesso de sua carreira. John Bon Jovi, o grupo Mettalica e muitos outros artistas já participaram de espetáculos juntamente com os roqueiros de Hannover.

Volkswagen do Brasil

RALLY DAKAR 2010: Valtra Dakar Eco Team apresenta relação de 11 patrocinadores



Equipe apresenta projeto inédito e será representada por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Dakar 2010

O primeiro veículo movido a etanol de cana de açúcar inscrito na história de mais de 30 anos do Rally Dakar conta com o patrocínio e apoio de uma relação de empresas, que são referências em seus respectivos segmentos. Para viabilizar o projeto inédito do Valtra Dakar Eco Team, que exigiu o dobro de investimento em relação à participação de um carro a gasolina ou a diesel nas mesmas condições de competitividade, os parceiros têm vital importância.

No carro que atravessará mais de nove mil quilômetros para percorrer 13 cidades da Argentina e do Chile, entre os dias 1 e 17 de janeiro, e que terá o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi em seu comando, os principais patrocinadores - "Premium" - são: Valtra e BASF. As cotas "Máster" foram negociadas com Mitsubishi e Cosan; as "Sênior", com Unica e Pirelli; e as "Júnior", com Fremax e Magneti Marelli. A relação ainda conta com três apoiadores: Artfix, Sparco e Waiver.

"Começamos a trabalhar neste projeto no primeiro semestre, em um momento complicado, pois estávamos atravessando o ápice da crise econômica mundial. O mercado estava preocupado e retraído. Não parecia a hora ideal para um projeto pioneiro e inovador como este. Então, tive que começar a tocar o projeto dentro das minhas condições porque, se precisasse, eu iria realizar sozinho o objetivo de correr com o primeiro carro movido a etanol", comentou Klever.

"Aos poucos, o mercado foi voltando ao normal e as empresas começaram a se interessar e acreditar no projeto inédito. Agradeço muito aos 11 patrocinadores e apoiadores por investirem não só em um patrocínio, mas sim em um ideal que pretende ser o começo de uma grande mudança. É um projeto brasileiro, que pretende ser um exemplo para o mundo", completou o experiente piloto.

Klever Kolberg
Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. Klever criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997, passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o segundo lugar na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Giovanni Godoi
Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003, disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º no geral e em terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte e, em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 como navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br/

Foto: João Pires

ReUnion Press

F1: "É a chance da minha vida", diz Lucas Di Grassi



Virgin Racing e Clear elogiam o quarto piloto brasileiro confirmado na temporada 2010 da Fórmula 1

Na manhã desta quinta-feira (17/12), no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Lucas Di Grassi atendeu a imprensa do Brasil pela primeira vez após ter sido confirmado como um dos pilotos da Virgin Racing para a temporada 2010 da Fórmula 1. Ao lado de Alex Tai, CEO da equipe, e de Erik Galardi, diretor de marketing de Clear, o mais novo brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial falou sobre todas as expectativas de sua estréia.

"Eu e o Alex (Tai) viemos direto da Inglaterra, onde passamos 12 horas trabalhando no simulador, ontem, para a entrevista coletiva. Estou muito empolgado com a chance de estar na Fórmula 1. É a chance da minha vida. Não pretendo traçar metas sobre resultados, mas quero chegar ao final de 2010, olhar para trás e ver que fizemos o melhor possível. O trabalho já começou e pretendo estabelecer a minha carreira a longo prazo na categoria", disse Lucas.

"Desde o começo da minha carreira, procurei me associar a pessoas sérias. E agora, na Fórmula 1, não poderia ser diferente. Agradeço à Clear, da Unilever, que acreditou em mim. E também não poderia deixar de agradecer à equipe. Foi a escolha ideal pela solidez, estrutura e ideologia. A Virgin Racing está chegando para ficar, com um trabalho sólido e inovador", completou Di Grassi.
Além do piloto brasileiro, Alex Tai e Erik Galardi falaram sobre suas expectativas para a temporada 2010, que também marcará a estréia de ambos - equipe e empresa - na Fórmula 1.

"Não foi uma estrada fácil para o Lucas Di Grassi assumir um posto na Virgin Racing. Temos muitos pilotos talentosos pelo mundo e apenas 26 carros disponíveis na Fórmula 1. É uma conquista para ele (Lucas) estar entre os melhores pilotos do mundo. Escolhemos o Lucas, porque, além de caráter, ele foi o mais rápido que testamos. Ele tem um talento natural imenso, é uma estrela em potencial. Aconteceu uma grande sinergia com o Lucas pelo caráter e desempenho dele", falou Alex Tai.

"Estamos animados para 2010 e também temos que agradecer o Lucas. Pois, além de escolhermos, ele também optou pela Virgin Racing, já que tinha a possibilidade de correr em outras equipes, mais estabelecidas, mais experientes e com mais dinheiro. Ficamos muito felizes com essa escolha, pois o Lucas é inteligente. Oferecemos um emprego de piloto e ele é mais do que isso", completou o CEO da equipe.

"A Clear Men é a primeira marca de cosmético na Fórmula 1. Estamos no futebol, com o Cristiano Ronaldo, e agora também no segundo esporte do brasileiro, que é o automobilismo, com o Lucas Di Grassi e com a Virgin Racing. Apenas 5% dos homens brasileiros têm marca de shampoo. E com o futebol e a Fórmula 1, pretendemos atingir os homens e criar a consciência sobre a marca. Seremos o primeiro patrocinador a não ficar bravo se o piloto tirar o boné", comentou Erik Galardi.

Fotos: Bruno Terena

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / André Stepan / Cleber Bernuci / Maria Domingues / Fabio Ometto / Leonardo Murgel / Eduardo Antonialli / Marcos Souza

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Almeida
Leandro Gléria

Equipe Petrobras Lubrax pronta para sua 23ª participação no Rally Dakar

A equipe brasileira Petrobras Lubrax está preparada para mais uma participação consecutiva no maior rali do mundo, o Dakar. A prova, que possui cerca de nove mil quilômetros e é considerada a maior e mais difícil do mundo, será realizada pela segunda vez na América do Sul entre os dias 1 e 17 de janeiro.

Competindo em três categorias simultaneamente – moto, carro e caminhão – a Petrobras Lubrax alcança sua 23ª participação no Dakar. Na moto, representada por Rodolpho Mattheis, o piloto quer conquistar o bicampeonato na categoria Marathon. Reinando como a única dupla brasileira entre os Caminhões estão André Azevedo e Maykel Justo, os melhores colocados na última edição do Dakar, realizada em janeiro de 2009, com a sexta posição na geral. E a grande novidade da Petrobras Lubrax é a contratação de Emerson Cavassin como navegador do carro de Jean Azevedo.

De Curitiba para o Dakar – Emerson “Bina” Cavassin começou a sua carreira em 1989 como piloto de moto, participando de enduros de regularidade. “Já tenho alguma semelhança com a trajetória do Jean, já que ambos temos experiência em duas rodas”, brinca. Uma fratura no joelho, em 1996, foi o motivo da mudança de categoria. “A partir daí, comecei a amadurecer a ideia de traçar novos caminhos e em 2001 fui navegador do piloto Rafael Tulio nas provas de rali de velocidade. E, logo na estreia, fomos campeões da categoria N2”, acrescentou.

A parceria Jean/Bina terá início em janeiro de 2010, com a realização do Rally Dakar na Argentina e Chile. “Será uma estreia dupla com muita responsabilidade: no Dakar e como navegador do Jean”, contou Bina. Confira abaixo mais informações dos outros integrantes da Petrobras Lubrax:

Piloto Rodolpho Mattheis (KTM 450)
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, é o integrante da Equipe Petrobras Lubrax na categoria Motos. Foi atleta de downhill por dez anos e após ter conhecido Jean Azevedo decidiu ser piloto de moto. Desde 2005 participa de competições off road, conquistando vitórias em sua categoria. Seus principais resultados são: a vitória na categoria Maratona até 450 cc no Rally Dakar 2009, a liderança da categoria Production no Sertões 2009 e o primeiro lugar na Brasil Aberta do Sertões de 2008.

“Existem três fatores muito importantes durante um Rally Dakar: equipamento, preparo físico e psicológico. Sem equipamento não se chega ao final da prova. Caso o competidor não consiga manter um bom equilíbrio psicológico é muito provável que ele cometa erros, resultado muitas vezes no abandono da corrida. E, finalmente, sem preparo físico o rali torna-se puro sofrimento por conta de sua longa duração”

Piloto Jean Azevedo (Mitsubishi Pajero Full)
Em 2008 Jean troca a moto pelo volante do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax, após uma excelente carreira no motociclismo nacional (seis títulos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e cinco vitórias no Rally dos Sertões). Logo em sua estreia na nova categoria, venceu o Campeonato Brasileiro entre os Carros, e em 2009 conquista por antecipação o bicampeonato. 100% de aproveitamento.

“O resultado que conquistamos em cada prova é resultado do trabalho de uma equipe inteira. O planejamento para se fazer um Dakar acontece com quase um ano de antecedência, logo que terminamos a prova já pensamos na seguinte”

Piloto André Azevedo e navegador Maykel Justo (caminhão Tatra)
Engenheiro de formação, André Azevedo deixou a paixão pela velocidade falar mais alto quando, em 1988, foi um dos primeiros brasileiros a competir no Rally Dakar. A partir daí, seu nome entrou definitivamente para a história do off road mundial. Em janeiro de 2009 conquistou a melhor posição para o Brasil: 6º lugar.

Maykel participava de provas de raid e foi convidado para ser o navegador de André Azevedo no Rally dos Sertões 2005. Logo em sua primeira participação no Dakar, obteve o quarto lugar entre todos os caminhões inscritos na prova.

“O Rally Dakar tem a fama de ser a cada ano mais difícil. Então em toda a edição que se inicia eu imagino que esta será a mais complicada da minha vida. A última edição, realizada em janeiro de 2009, deixou lembranças de que a América do Sul é digna para receber uma prova desse porte. Já para janeiro de 2010 teremos mais etapas no Deserto do Atacama, dificultando ainda mais o percurso”. (depoimento de André Azevedo)

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real e Artfix.

foto: Donizetti Castilho

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira

Goodyear lança promoção para Fortera Comfortred e Fortera TripleTred


Na compra ou troca de pneus, consumidor ganha proteção de estepe especial

A Goodyear acaba de lançar uma promoção para a medida 225/70R16 nos desenhos Fortera Comfortred e Fortera TripleTred. Os pneus são lançamentos recentes da Goodyear e possuem as tecnologias que o consumidor necessita para garantir alto nível de conforto e elevado desempenho em tração e resistência. A medida 225/70R16 equipa o veículo Mitsubishi Pajero TR4 .

A promoção já está em vigor e qualquer consumidor que comprar e montar duas ou mais unidades destes pneus em um revendedor oficial Goodyear, ganhará uma capa de estepe com imagens da campanha “Viva nas asas da Goodyear - Graffiti”. “Além da proteção que oferecem ao estepe, as capas estão cada vez mais ilustradas e criativas. Além disso, também servem como forma de expressão dos donos deste tipo de veículo com demonstração de gostos e atitudes”, explica Roberto Giorgini, coordenador de produto pneus de camioneta e utilitários da Goodyear no Brasil.
São 3 modelos de capas totalmente adaptadas para o modelo Mitsubishi Pajero TR4. Esta promoção é válida somente nos revendedores oficiais da Goodyear até o término do estoque das capas de estepe.

Para mais informações, acesse www.goodyear.com.br , e encontre o revendedor mais próximo de você.


Burson-Marsteller
Mabel Santos
Hamilton Paixão


Goodyear do Brasil
Gisleine Giugliano

PRO TESTE faz Peugeot mudar publicidade

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou pedido da PRO TESTE e recomendou alterar a publicidade enganosa no site.


A PRO TESTE Associação de Consumidores obteve vitória, hoje dia 16 de dezembro, no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em recurso para alteração da publicidade enganosa do carro da linha Peugeot 207, veiculada no site da montadora, por induzir o consumidor a erro.

A Associação constatou que o anúncio de carro a juro zero não era real, em maio último, quando pesquisou em sites de nove montadoras para checar se a venda dos veículos em parcelas não tinha outros custos como informado. A Peugeot ainda mantém no site oferta da linha de veículos nas mesmas condições.

A decisão da câmara especial de recursos do Conar favorável à PRO TESTE foi por unanimidade ao julgar recurso da Peugeot, por isso não cabe recurso. A publicidade tem que ser alterada no site da montadora para tirar a informação de "taxa de juros de 0%."

Quando fez a pesquisa a Associação constatou que comprar um veículo a vista saia por valor menor do que a prazo, não se confirmando a taxa zero de juros. As empresas escondem o Custo Efetivo Total (CET) da transação, fazendo acreditar que o financiamento não tem custo. Não cumprem a determinação de anunciar o (CET ) dos financiamentos de forma clara e correta, como determina a lei.

As análises das condições das ofertas foram feitas em relação a quatro montadoras que ofereciam financiamento: Ford, Citroen, Renault e Peugeot. Na Citroen e Ford as informações referentes ao financiamento, bem como o CET, apareciam em nota de rodapé, em letras minúsculas e de difícil leitura. Já no site das montadoras Renault e Peugeot para conseguir estas informações era preciso entrar em uma outra página após ter visto o anúncio de 0% de juros.

Nas análises feitas pela PRO TESTE, se constatou que a Peugeot oferecia financiamento para o Peugeot 206 Sensation 1.4 Flex 3P 2008/2009 e Peugeot 207 XR 1.4 Flex 5P 2008/2009. Os CETs que constavam no site eram de 15,72% ao ano e 19,03% ao ano, quando na realidade eram de 19,32% anual e 21,70% ao ano. O CET também foi informado incorretamente no site, por ter ignorado a TAC de R$ 828. A Peugeot cobrava uma taxa (TIR) que sequer sabia explicar a origem, ou seja, o consumidor pagava por um serviço que não sabia se seria prestado.

A divulgação da taxa de juros ou do valor da parcela é insuficiente para decidir qual a melhor compra, pois omite outros custos, podendo induzir o consumidor ao erro. Muitas vezes, uma taxa de juros aparentemente mais baixa, se soma a cobranças paralelas, que encarecem o crédito. Deve-se levar em conta o Custo Efetivo Total (CET) e não a taxa de juros, pois com ele o consumidor pode, efetivamente saber o quanto desembolsará na compra parcelada.

A pesquisa foi feita com as seguintes montadoras: Chevrolet, Citröen, Fiat, Ford, Honda, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen.A propaganda de “zero de juros” foi encontrada nos seguinte modelos : C4 Pallas Flex, Grand C4 Picasso, Xsara Picasso (Citröen) e Peugeot 207 (Peugeot).


Jornalista responsável: Vera Lúcia Ramos e Thais Nascimento(Estagiária)


PRO TESTE – Associação de Consumidores
Rio de Janeiro - Av. Lucio Costa, 6420, Barra da Tijuca CEP: 22630-013
São Paulo - Rua Dr. Bacelar, 173 – cj. 52,Vila Clementino CEP: 04026-000

Giovanni Godoi estréia no Dakar ao lado de Klever Kolberg

Navegador, entretanto, é responsável pelo Departamento de Desenvolvimento dos Veículos de Competição da Mitsubishi do Brasil há oito anos

O Valtra Dakar Eco Team vai mesclar a experiência do brasileiro com maior número de participações no Rally Dakar, com a estréia de um novato. Klever Kolberg, que já disputou a prova off-road mais difícil famosa do mundo por 22 vezes, dividirá o Mitsubishi Pajero Sport Flex com Giovanni Godoi, que, apesar de ter participado do "rali da morte" como parte da equipe do caminhão de apoio que Kolberg comandou em 2009, nunca competiu em carros na mais perigosa competição fora de estrada.

O navegador, de 40 anos, no entanto, tem uma grande experiência nos bastidores do automobilismo. "Trabalho há mais de 20 anos com competição, sempre aqui no Brasil. Desses 20, há oito anos me dedico às competições off-road como responsável pelo Departamento de Desenvolvimento dos Veículos de Competição da Mitsubishi Brasil", contou.

A expectativa da equipe, que competirá com um Mitsubishi Pajero Sport Flex movido a etanol, é muito boa, mas reconhece que o fato de participar com um veículo usando combustível de fonte renovável será um obstáculo a mais.

"É um desafio diferente. Até porque estamos indo com um carro novo, com etanol, que nunca foi usado no Dakar. A expectativa é grande para conseguirmos fazer um bom Rally, levarmos o carro até o final e mostrar que é viável usar este tipo de combustível nestas competições", analisou o navegador e engenheiro mecânico.

Mesmo com o conhecimento adquirido na edição 2009, Godoi garante que o percurso do próximo Dakar deve ser bem desafiador e espera muitas dificuldades.

"Assisti ao Dakar na África em 2005 e o tipo de terreno que encontramos aqui na América do Sul é totalmente diferente. Na prova deste ano, foram usadas muitas estradas em áreas rurais, mais ou menos como acontece no Rally dos Sertões, aqui no Brasil. Para 2010, a organização mudou bastante e vamos ter mais especiais no deserto (do Atacama). Não vai ser nada fácil em função de tudo que vamos ter de fazer para conseguir levar o carro até o final, mas com certeza estou bastante animado", encerrou.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

foto: João Pires



Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br/

ReUnion Press

Duda faz testes na TC2000

Pamplona “Stock Car é prioridade”

Desde 2001 disputando exclusivamente o Campeonato Brasileiro de Stock Car, Duda Pamplona parte hoje (quarta, 16) para a Argentina, onde realizará testes com um carro da TC2000, categoria que poderá disputar em 2010. O piloto da equipe Officer Motorsport, que em 2009 completou 100 largadas pela principal categoria do automobilismo brasileiro, irá pilotar um Ford Focus da equipe DP – 1, dirigida pelo engenheiro Carlos Reusch no Autódromo de Córdoba. Ex-piloto de F2 européia nos anos 1970, há duas temporadas Ruesch atua também como coordenador de pista do time baseado em Petrópolis (RJ).

O treino de Duda será realizado em um circuito próximo à sede do time de Ruesch e que ocupa parte das dependências da Berta Motorsport, complexo de tecnologia que os argentinos apelidaram de “la Fortaleza”, alusão ao alto padrão de serviços desenvolvido por Oreste Berta e seu filho Orestito. A maior dificuldade de Duda nessa experiência internacional refere-se à configuração mecânica do carro:

“Será a primeira vez que vou pilotar um carro com tração dianteira e não tenho dúvidas que será uma bela experiência. A título de comparação posso dizer que é como um jogador de vôlei que muda do areia da praia para a quadra de um ginásio.”

Apesar da possibilidade de disputar a temporada argentina de TC 2000 e ter o apoio dos seus patrocinadores, Pamplona completa dizendo que a prioridade continua sendo a Stock Car brasileira, onde foi um dos destaques da segunda metade da temporada 2009:

“Considero a TC2000 uma ótima opção para um piloto profissional. Meu objetivo é conhecer a categoria mais a fundo e quem sabe correr etapas que acontecem em dupla e que não coincidam com a Stock Car, que continua sendo minha prioridade.”

Texto: Beepress/Daniel Betting
Crédito da foto: Beepress/Fábio Oliveira
Assessoria de Imprensa da equipe Officer Motorsport

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Nacional e inovador, projeto Valtra Dakar Eco Team já atrai atenção de outras equipes

Na apresentação do Mitsubishi Pajero Sport Flex movido a etanol com o qual disputará o Dakar 2010, Kolberg revelou que está sendo procurado para transferir tecnologia a concorrentes

Na entrevista coletiva para a imprensa realizada ontem (15), em São Paulo, o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi revelaram que outras equipes brasileiras já estão interessadas no projeto desenvolvido por Kolberg e sua equipe para a tecnologia do combustível etanol. O Dakar 2010, que terá largada no próximo dia 1º de janeiro, verá pela primeira vez um veículo movido a etanol brasileiro disputar a prova. O Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 da equipe Valtra Dakar Eco Team é um projeto pioneiro de Klever, que servirá de protótipo para a preparação de um bólido bastante competitivo para a edição 2011 da prova.

"Nós nem entramos em campo e já estamos atraindo a torcida", comemorou o piloto-empreendedor, referindo-se a outras equipes interessadas em participar do projeto ou, pelo menos, comprar o pacote tecnológico para 2011. "Essa é uma prova de que nosso projeto está na direção correta. Acho que estamos completamente alinhados com a percepção mundial de que é preciso utilizar combustíveis renováveis, como o etanol, e por isso estamos chamando bastante a atenção da comunidade dos off-road. No entanto, estamos apenas na fase preparatória, que será continuada ao longo de 2010, quando devemos fazer vários testes, talvez no Deserto do Atacama (Chile), e também competir no Rally dos Sertões, que é uma corrida muito difícil, com o mesmo perfil do Dakar", detalhou Kolberg.

O piloto destacou que o projeto foi desenvolvido basicamente no Brasil. "Será o maior envio de tecnologia 100% brasileira ao Dakar, já que além do combustível, o carro, o sistema flex, os pneus e toda a preparação foi toda feita aqui", revela Kolberg, idealizador do projeto e um dos dois primeiros brasileiros a disputar o Rally Paris-Dakar, com 21 participações na prova.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: http://www.parisdakar.com.br/

foto: João Pires

ReUnion Press

Carro disponível nas lojas vai comprovar a eficiência do etanol brasileiro



Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 do Valtra Dakar Eco Team mantém motor original e parte com a missão de concluir o maior rally do mundo com foco na sustentabilidade

O veículo escolhido pelo Valtra Dakar Eco Team para representar o conceito de tecnologia limpa e sustentável do etanol 100% brasileiro é o recém-lançado Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010, cujo motor V6, de 3.500 cm³ de cilindrada e 205 cavalos de potência - que pode funcionar com etanol ou com gasolina, ou com a mistura de ambos em qualquer proporção -, será mantido praticamente original. As únicas alterações no propulsor em relação aos dos veículos de série serão a substituição do sistema de escape por um com saída lateral, como exige o regulamento da FIA - Federação Internacional do Automóvel - e a reprogramação da unidade de gerenciamento eletrônico da ignição e da injeção de combustível, efetuado em parceria com a Magneti Marelli, fornecedora do componente original. A opção de funcionar a gasolina foi preservada até mesmo para o caso de um imprevisto; assim, será possível reabastecer com gasolina em um dos pontos de apoio às motos e quadriciclos, que são autorizadas a completar o reservatório durante as especiais. Entretanto, se isso acontecer, o Pajero da equipe Valtra Dakar Eco Team será transferido para a categoria T1.

"O Dakar é uma competição, mas também é uma viagem. E o objetivo é provar que um carro comercial pode chegar até o final do desafio", afirma o piloto Klever Kolberg. "Me incomoda não andar no mesmo ritmo dos outros competidores, mas nesta primeira experiência não estaremos com o foco na competição, mas sim em provar que um veículo de série movido por etanol pode completar a prova sem problemas", finaliza. "Nosso objetivo é levar o carro até o final e mostrar que é viável usar este tipo de combustível nestas competições", emendou o navegador Giovanni Godoi.

"O carro foi comprado em uma concessionária, emplaquei como qualquer veículo normal e o levei para a oficina para iniciar a preparação", revela Klever. Depois de retirados os bancos, forrações e acessórios, e instalada a estrutura de aço tubular (santantonio) no interior da carroceria - que protege os ocupantes contra colisões e capotamentos, além de dar mais rigidez ao chassi -, o trabalho se concentrou na transmissão, suspensões, freios, tanque de combustível e segurança.

Por conta de o Mitsubishi Pajero Sport Flex ser oferecido apenas na versão automática, a primeira alteração foi substituir a caixa de câmbio hidráulica pela de acionamento manual, original do modelo disponível no Japão.

Na traseira, o sistema de suspensão com eixo rígido, molas helicoidais e barra estabilizadora foi mantido, mas os amortecedores foram substituídos pelos Öhlins especiais para competição. Na dianteira, o conjunto original - independente, com braços triangulares duplos, e barras de torção e estabilizadora - foi mantido, mas os amortecedores também foram substituídos por Öhlins, como nas picapes Mitsubishi L200 RS (exclusiva para competição), de arquitetura semelhante, mas com componentes super reforçados. Em cada roda, foram instalados dois amortecedores.

No sistema de freios, os discos das quatro rodas foram trocados pelos de 16" da Fremax (mesmo fornecedor da Stock Car), desenvolvidos exclusivamente para a prova, e mantidas as pinças originais de dois pistões.

Ao longo dos nove mil quilômetros previstos no percurso deste ano, o Valtra Dakar Eco Team terá a disposição um lote de pneus Pirelli, contendo três especificações diferentes, que serão escolhidos de acordo com o pavimento de cada trecho - areia, terra, pedra ou cascalho. As duas primeiras são da série Scorpion Rally: uma, caracterizada pela menor profundidade dos sulcos, é própria para terrenos de terra batida e de areia; a segunda, para pavimentos com lama superficial, cascalho solto, brejo, pântano e fundo de lagoas, graças à elevada capacidade de expulsar rapidamente lama, terra solta e água. A terceira opção é o Scorpion MUD, caracterizado por um agressivo desenho de banda de rodagem e que oferece máxima tração, inclusive em terrenos escorregadios e inconsistentes.

Para que o veículo tivesse a autonomia de 800 quilômetros exigida pelo regulamento do Dakar, a capacidade do reservatório de combustível teve de ser aumentado dos 90 litros originais para 560. Para isso, o recipiente de fábrica foi retirado e, dentro da própria carroceria, foi construído, sob medida, um tanque de kevlar (fibra de carbono), à prova de colisões e vazamentos.

Por fim, vieram os sistemas contra incêndio, com extintores dedicados separadamente ao compartimento do motor e ao habitáculo.

Ficha técnica
Modelo: Pajero Sport Flex 2010
Fabricante: Mitsubishi Motors
Preparador: Rally Brasil

Motor:
Tipo: seis cilindros em V, 3.497 cm3, 24 válvulas, SOHC
Potência: 205 cv a 5.000 rpm
Torque: 33,5 kgfm @ 3.500 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multipointo sequencial Magneti Marelli
Lubrificantes: Mobil

Freios:
Dianteiro - discos ventilados Fremax 16", pinças (originais) com 2 pistões
Traseiro - discos sólidos Fremax 16", pinças (originais) com dois pistões

Suspensão:
Dianteira - independente, braços triangulares duplos, quatro amortecedores Öhlins, barra de torção e barra estabilizadora - sistema extraído da L200 RS e específico para competição.
Traseira - eixo rígido, dois amortecedores Öhlins com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Rodas: Liga leve, 17" x 7"
Pneus: Pirelli Scorpion L/T 235/85 R16

Dimensões:
Comprimento: 4.720mm
Largura: 1.780mm
Altura: 1.850mm
Rodas: Liga leve 16" x 7"
Transmissão: Mecânica, cinco velocidades
Tração 4X4, com reduzida
Peso bruto: 1.980 kg

Desempenho:
Velocidade Máxima: 180 km/h

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: http://www.parisdakar.com.br/

foto: João Pires

ReUnion Press