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sábado, outubro 31, 2009

F1: Rubinho larga na quarta posição no GP de Abu Dhabi


Rubens Barrichello participou neste sábado (31) do último treino classificatório de 2009 da Fórmula 1 no surpreendente complexo de Abu Dhabi, local da prova que encerra a temporada. O piloto da Brawn GP conquistou a quarta colocação e terá o australiano Mark Weber, da Red Bull, ao seu lado na segunda fila. A pole-position ficou com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Confira o grid de largada:

1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min40s948
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min41s615
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min41s726
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min41s786
5°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min41s892
6°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min41s897
7°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min41s992
8°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min42s343
9°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min42s583
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min42s713
11°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min40s726
12°. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), 1min40s777
13°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min40s983
14°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min41s148
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min41s689
16°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min41s667
17°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min41s701
18°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min41s863
19°. Romain Grosjean (FRA/Renault), 1min41s950
20°. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), 1min42s184 

Anderson Marsili - Assessoria de Imprensa

GT3 BRASIL: Viper volta com força e faz a pole

Modelo norte-americano larga na frente na 13ª etapa, a ser disputada hoje. Para a segunda corrida, no domingo, pole ficou com o Ferrari Scuderia

A exemplo da terceira etapa do Itaipava GT3 Brasil, o Dodge Viper da dupla gaúcha Ramon Matias/Matheus Stumpf ficou com a pole position no Autódromo Internacional de Curitiba. Os pilotos da Scuderia Ochi saem na frente na 13ª etapa, com largada neste sábado às 15h30 (horário brasileiro de verão). E Rafael Derani, parceiro de Claudio Ricci no Ferrari F430, repetiu a segunda colocação no grid de dez corridas atrás.

"Fizemos uma volta boa, confiávamos na nossa velocidade de reta e estávamos esperançosos de estar na primeira fila. Felizmente deu tudo certo e esperamos manter esta posição na corrida de hoje”, disse Matias, relatando a velocidade final atingida pelo Viper no final da reta principal de Curitiba: 260,8 km/h com o motor V10 de 8,3 litros.

Matias marcou a pole com 1min19s679 (média de 166,94 km/h), logo à frente do parceiro de Cláudio Ricci. "O carro está perfeito, e nossa única preocupação é fazer uma boa corrida e chegar entre os três primeiros”, disse o gaúcho, que se vencer a corrida de hoje conquista matematicamente o título de 2009.

Na terceira posição, o Porsche 997 conduzido por Betinho Gresse em parceria com o sul-
matogrossense Hoover Orsi. Luiz Derani ficou em quarto com o F430 que divide com Cadu Passeti. Miguel Paludo, parceiro de Ricardo Maurício, fechou os cinco primeiros.
Segunda corrida - Para a largada de amanhã, ao meio-dia, Daniel Serra colocou o Ferrari Scuderia na primeira posição. O piloto, que compete ao lado de Chico Longo, marcou 1min19s226 (média de 167,89 km/h). Cláudio Ricci repetiu a posição de seu companheiro no primeiro classificatório e também largará da segunda colocação. O tempo de volta do gaúcho foi apenas 0s003 mais lento que o do Scuderia.

"O carro melhorou um pouco em relação a ontem, mas ainda está escapando de traseira nas entradas de curva”, contou Serra. "Consegui encaixar uma volta boa, mas foi com pouca vantagem para o Ricci. Agora é pensar em poupar pneus nas duas corridas, por que o clima está quente”, disse.

Allam Khodair colocou o F430 que divide com Marcelo Hahn na terceira posição, seguido de Rodolpho Santos, também de Ferrari. O goiano, parceiro de Walter Derani, repetiu sua melhor posição no grid, mas bateu quando tentava melhorar seu tempo. "O carro escapou na entrada do ‘S’ de alta, agora vamos tentar trabalhar rápido para recuperá-lo a tempo de largarmos”, lamentou. Em quinto, o Viper de Matheus Stumpf/Ramon Matias: "Pegamos bastante tráfego quando tentávamos a volta rápida, e acho que isso nos custou um lugar entre os três primeiros”, contou Stumpf, que venceu a terceira etapa em Curitiba, disputada em maio.

No segundo classificatório, o Porsche 997 não foi além da sexta colocação com Ricardo Maurício. "Optamos por fazer algumas mudanças do primeiro para o segundo treino, mas elas não surtiram efeito e o carro piorou um pouco”, explicou Antônio Hermann, piloto da equipe WB Motorsports, sobre o carro que o vice-líder do campeonato divide com Miguel Paludo.

O Lamborghini Gallardo da dupla Bruno Garfinkel/Chico Serra não participou de nenhuma das duas sessões classificatórias em virtude de um problema com os freios. A Scuderia 111 ainda trabalha com seus técnicos na tentativa de resolver o defeito para viabilizar a participação do modelo italiano nas etapas de hoje e amanhã.

Confira o grid da primeira largada, logo mais às 15h30:

1º) 17 - Ramon Matias (VI, RS), 1min19s679, média de 166,94 Km/h
2º) 3 - Rafael Derani (FE, SP), 1min19s972
3º) 6 - Betinho Gresse (PO, SP), 1min20s286
4º) 77 - Luiz Derani (FE, SP), 1min20s380
5º) 5 - Miguel Paludo (PO, SP), 1min20s550
6º) 16 - Marcelo Hahn (FE, SP), 1min20s910
7º) 19 - Chico Longo (FS, SP), 1min23s026
8º) 18 - Fernando Poeta (FE, SP), 1min26s231

O grid para a 14ª etapa, neste domingo ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo canal Record News e pela RaceTV (racetv.com.br):

1º) 19 - Daniel Serra (FS, SP), 1min19s226, média de 167,89 Km/h
2º) 3 - Claudio Ricci (FE, RS), 1min19s229
3º) 16 - Allam Khodair (FE, SP), 1min19s491
4º) 70 - Rodolpho Santos (FE, SP), 1min19s782
5º) 17 - Matheus Stumpf (VI, RS), 1min19s813
6º) 5 - Ricardo Mauricio (PO, SP), 1min20s336
7º) 6 - Hoover Orsi (PO, MS), 1min20s339
8º) 77 - Cadú Pasetti (FE, SP), 1min21s108
9º) 18 - João Sant'anna (FE, RS), 1min21s817

Legenda: FE – Ferrari F430; FS – Ferrari Scuderia; PO – Porsche 997;VI – Dodge Viper
Fonte: CRONOMAP
Programação – Confira os dias e horários em Curitiba:

SÁBADO (31/10)
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Site: www.gt3.com.br

fotos: Luca Bassani

ReUnion Press

ITAIPAVA TROFEO MASERATI: Queirolo conquista a pole position


Com 1min28s115 piloto do Itaipava Racing Team superou seus concorrentes e larga da primeira posição neste domingo

Postulante ao título e vice-líder do campeonato, Pedro Queirolo fez a pole position para a oitava etapa do Itaipava Trofeo Maserati, com largada programada para as 13h40 deste domingo (1º), com transmissão ao vivo pelo canal Record News. O piloto do Itaipava Racing Team marcou sua melhor volta em 1min28s115 (média de 150,96 km/h) e superou seu concorrente, André Posses, em 0s039.

A dupla formada por Marçal Melo e William Freire confirmou o bom rendimento nos 3.695 metros do Autódromo de Curitiba e vai largar da terceira posição – o carro número 82 havia feito o melhor tempo da primeira fase da sessão -, logo à frente de outra dupla, a formada pelo paulistano Renan Guerra e o americanense Cláudio Dahruj.

Edu Guedes, que corre ao lado de Marcelo Skaf, vai sair do quinto lugar, logo à frente de Cleber Faria, terceiro colocado no campeonato. Samuel Melo/Carlos Burza e Alexandre Morsa fecharam os oito primeiros que passaram ao Q2 – segunda e decisiva fase da classificação. Vanuê Faria/Fábio Greco e Marcello Sant’Anna não registraram tempo suficiente para que se classificassem para o Q2 e largam, respectivamente, em nono e décimo lugar.

Confira o grid de largada:

1º) 13 - Pedro Queirolo (SP), 1min28s115, média de 150,96 Km/h
2º) 2 - André Posses (SP), 1min28s154
3º) 82 - M.Melo/W.Freire (SP), 1min28s278
4º) 37 - C.Dahruj/R.Guerra (SP), 1min28s434
5º) 9 - E.Guedes/M.Skaf (SP), 1min28s711
6º) 30 - Cleber Faria (SP), 1min29s271
7º) 81 - S.Melo/C.Burza (SP), 1min29s648
8º) 27 - Alexandre Morsa (SP), 1min30s073
9º) 105 - V.Faria/F.Greco (SP), 1min30s435
10º) 17 - Marcello Sant'anna (SP), 1min31s398
Fonte: CRONOMAP


Programação – Confira os horários deste domingo (1º) em Curitiba:

DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati


Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.

Confira o site da categoria: www.itaipavatrofeomaserati.com.br

fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press

COPA CLIO: Pousa quebra domínio da W Racing e faz a pole em Curitiba

Piracicabano foi o mais rápido e terá ao seu lado na primeira fila o vice-líder Edson do Valle. Vitte e Gemperli ficaram com a segunda fila

Depois do domínio de Rolf Gemperli nos três treinos livres realizados em Curitiba e seu favoritismo à pole position, a posição de honra no grid de largada para a sétima etapa da Copa Renault Clio ficou em outras mãos. Rodolfo Pousa anotou sua segunda pole no ano (a primeira havia sido em Londrina) com 1min38s758 (média de 134,69 km/h).

"Sabíamos que a diferença ia ser pequena, como de fato foi. Tivemos um treino bastante equilibrado, e felizmente essa diferença ficou a meu favor”, comemorou o piracicabano. "Este ponto extra pela pole é fundamental nas minhas chances na briga pelo título”, disse Pousa, que agora soma 83 pontos, três a menos que o vice-líder Edson do Valle, que larga ao seu lado, na segunda posição. "Não é um lugar tão agradável de se largar, já que estarei pelo lado de fora. Mas o carro está bem equilibrado, usei o terceiro treino livre para fazer uma série de voltas seguidas e conferir a calibragem dos pneus, visando poupá-los na corrida”, explicou. "E a consistência foi bastante satisfatória”, contou o goiano. "Minha intenção é conquistar o maior número de pontos possível para chegar em São Paulo com chances de disputar o título na última corrida do ano”, apontou.

Em terceiro, José Vitte, líder do campeonato. "Terceiro lugar é melhor do que largar em segundo, porque fico do lado de dentro na primeira curva”, lembrou, reforçando o ponto levantado por Edson do Valle. "Estou correndo no sacrifício, pois sofri uma entorse no tornozelo esquerdo e tenho que colocar gelo toda vez que saio do carro”, contou o piloto da W Racing, vencedor na corrida disputada no mês de maio no traçado curitibano. "Tenho um carro bom para a parte final da corrida, quando todo mundo estará sofrendo com o desgaste”, revelou.

Já Rolf Gemperli se mostrava espantado com a queda de rendimento do seu carro. "Estava simplesmente ‘amarrado’; não ia. O carro mudou estranhamente do terceiro treino livre para o classificatório. Vamos ver o que aconteceu”, afirmou.

Ydenis de Souza ficou com a quinta posição, seguido de Ulisses Silva fechando os seis melhores. Wagner Cardoso terá de largar da última posição. O paulista, vice-campeão em 2008, não pôde ir à pista por causa de um problema na chave geral do carro.

Confira o grid de largada para a prova curitibana, que acontece neste domingo (1º) a partir das 10 horas:

1º) 13 - Rodolfo Pousa (SP), 1min38s758, média de 134,69 Km/h
2º) 46 - Edson do Valle (GO), 1min38s863
3º) 9 - José C Vitte (PR), 1min39s565
4º) 1 - Rolf Gemperli (SP), 1min39s995
5º) 40 - Ydenis de Souza (SP), 1min40s275
6º) 16 - Ulisses M da Silva (RJ), 1min40s584
7º) 3 - Claudio Zanotto Jr (MT), 1min40s847
8º) 21 - Cesare Marrucci (SP), 1min41s028
9º) 15 - Raulino Kreis Jr (SC), 1min41s118
10º) 55 - Roberto Santos (SP), 1min41s229
11º) 66 - Almir Morales (SC), 1min42s468
12º) 14 - Robival Silva Jr (RJ), 1min43s722
13º) 47 - Carlos Victorino (RJ), 1min49s144

Fonte: CRONOMAP

Programação – Confira os dias e horários (de Brasília) em Curitiba:

SÁBADO (31/10)
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati

Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Site: www.coparenaultclio.com.br

foto: fernanda Freixosa

ReUnion Press

F-São Paulo: Na volta da categoria em Interlagos, Amorim Júnior sai na pole-position

Grid da nona etapa mescla pilotos experientes, como o mais rápido do treino classificatório, e novatos no grid como o paulista Thomaz Soubihe

O sábado (31) marcou a volta oficial da Fórmula São Paulo ao seu habitat natural: o autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. A categoria integra a nona etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto e pode ter neste final de semana a decisão do vice-campeonato, uma vez que o título foi garantido com antecipação por Bruno Andrade – piloto que já migrou para a Fórmula 3 Sul-Americana.

Os pilotos entraram na pista nesta manhã para a definição do grid de largada. E a experiência falou mais alto, colocando Amorim Júnior na pole-position. É a quarta vez que o piloto mais experiente da categoria sai na posição de honra – e pode garantir nesta rodada o vice-campeonato da temporada 2009.

"Não pude treinar durante a semana. Vim no autódromo apenas na sexta-feira, mas foi um dia pouco produtivo, porque choveu na parte da manhã e a pista estava bem suja. Mas já temos um acerto base do carro, que vem das etapas anteriores. Como não tivemos nenhum problema de quebra desde a última prova, a falta de treinos não fez tanta diferença”, comentou o piloto, que destacou os 75 dias de "férias” que a Fórmula São Paulo teve por conta da preparação do autódromo para o GP Brasil de Fórmula 1.

"Fiquei esse tempo todo sem andar de fórmula, porque o autódromo esteve fechado para os treinos. Mesmo treinando de kart, o corpo sente um pouco essa volta. Mas a corrida será curta e não chega a ser um problema para o condicionamento físico”, avaliou.

Ao lado de Amorim Júnior na primeira fila, sai o piloto capixaba Dieckle Icklis, que disputa sua primeira temporada completa na Fórmula São Paulo. No treino classificatório, os dois primeiros ficaram separados por pouco mais de dois décimos de segundo. "Corrida é sempre uma situação peculiar”, ressaltou Dieckle. "Na tomada o carro estava muito bom, mas acabei batendo no final e danifiquei o bico. Talvez o chassi tenha saído um pouco de enquadramento, mas espero que isso não me atrapalhe durante a prova”, disse o capixaba.

Entre os pilotos que fazem sua estreia nesta etapa da Fórmula São Paulo, destaque para Thomaz Soubihe. Kartista na infância e adolescência, o piloto se afastou do automobilismo por alguns anos, até voltar a competir de kart em 2007. Dos karts com marcha da categoria Sixpeed – que corre no Kartódromo Granja Viana – o piloto já conta com passagem pela Porsche GT3 Cup Light e agora faz sua primeira corrida com monopostos.

"Vim fazer um treino e gostei muito do que vi na Fórmula São Paulo. Tanto que decidi participar da prova e já estou pensando em disputar a temporada completa no ano que vem”, contou. "Mas nessa primeira corrida o objetivo maior é treinar, conhecer bem o equipamento e aprimorar minha pilotagem. Acho difícil brigar na frente com os pilotos mais experientes”, admitiu.

A prova deste final de semana da Fórmula São Paulo é a penúltima da temporada. Além dela, outras nove categorias integram o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto neste sábado e domingo em Interlagos.

Rafael Durante

Mundial de Turismo: João Paulo larga em sexto na estréia entre os independentes no Japão

É a primeira vez que o brasileiro pilota um carro de tração dianteira e o Seat Leon 2.0 TFSI de equipe particular

Em sua estréia no Campeonato Mundial de Carros de Turismo, João Paulo de Oliveira vai largar da sexta posição entre os carros independentes, num certame dominado pelas equipes de fábrica. “Foi um treino positivo. Ainda há o que melhorar no carro, mas vou pra cima, farei o possível”, avisa o brasileiro, piloto que regularmente disputa a Super GT, principal certame japonês de carros esportivos.

A pole position ficou com o italiano Gabriele Tarquini (Seat), líder do certame. O brasileiro Augusto Farfus Jr. (BMW), terceiro na pontuação, vai partir da quinta colocação. A 11ª rodada dupla do FIA WTCC, que acontece em Okayama, no Japão, pode ser acompanhada ao vivo pelo website www.fiawtcc.com . A primeira prova será às 02h55 (horários de Brasília) deste domingo (01/11), enquanto a largada da 22ª etapa está prevista para 05h05.

Convidado pela equipe Sunred, João Paulo enfrentou uma pane no sensor da alavanca do câmbio do Seat Leon 2.0 TFSI, que acabou mascarando um problema no motor de 260 cv, que foi trocado apenas para o treino classificatório. “Foram vários problemas no carro, foi decepcionante no início. Correr sem treino e com tantos problemas dificulta muito. Mas vamos lá, para o que der e vier”.

Somado às dificuldades técnicas por que passou, esta é a primeira vez que João Paulo corre com um carro de tração dianteira. “Esta é a minha primeira experiência com este tipo de carro, mas já classificamos em sexto entre os independentes, a meio segundo do primeiro. A aproximação agora é mais difícil, mas estamos melhorando. Amanhã é um novo dia”, explica o brasileiro, acostumado a guiar um Nissan GT-R de 500 cv e tração traseira.

Os seis mais rápidos do grid do WTCC em Okayama foram:

1º) Gabriele Tarquini (ITA), Seat León TDI, 1min37s666;
2º) Andy Priaulx, (ING), BMW 320si, 1min37s716;
3º) Jorg Muller (ALE), BMW 320si, 1min37s726;
4º) Rickard Ridell (SUE), Seat León TDI, 1min37s799;
5º) Augusto Farfus Jr (BRA), BMW 320s1, 1min37s826;
6º) Jord Gene (ESP), Seat León TDI, 1min37s835.

Os seis mais rápidos entre as equipes independentes foram:

12º) Tom Coronel (HOL), Seat Leon TFSI, 1min39s078;
15º) Felix Porteiro (ESP), BMW 320si, 1min39s159;
17º) Stefano D’Aste (ITA), BMW 320si, 1min39s395;
18º) Nobuteru Taniguchi (JAP), BMW 320si, 1min39s469;
20º) Seiji Ara (JAP), BMW 320si, 1min39s549;
21º) João Paulo de Oliveira (BRA), Seat Leon TFSI, 1min39s643.

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MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Bruno Senna é confirmado na Campos em sua estreia na F1


Piloto e nova equipe serão atrações da próxima temporada

A Campos Meta 1 F1 Team colocou um ponto final nas especulações e confirmou neste sábado a contratação de Bruno Senna para 2010.

Enrique Rodríguez de Castro, presidente da Meta Image e CEO da Campos Meta 1 F1 Team, declarou: "É um grande prazer dar as boas-vindas a Bruno Senna na equipe. Vínhamos acompanhando-o muito de perto desde seu início nas categorias de base e testemunhamos a rapidez com que desenvolveu sua velocidade e habilidade na Fórmula GP2 para se tornar um dos mais promissores jovens pilotos de sua geração. É impressionante que tenha chegado ao cenário da Fórmula 1 depois de apenas poucos anos no automobilismo. Para a Campos Meta 1 é uma enorme honra trazer o nome Senna de volta à Formula 1. O acordo com Bruno Senna confirma e reforça nosso objetivo primeiro de não ser apenas uma equipe espanhola na Fórmula 1, mas sobretudo a primeira equipe ibero-americana de Fórmula 1", acrescentou Rodríguez de Castro. "A Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, três pilotos na Fórmula 1 – parece claro que o Brasil está acontecendo."

Com a estreia finalmente assegurada na principal categoria série do automobilismo mundial, Bruno Senna afirmou: "Estou absolutamente contente de realizar o sonho de uma vida. Agora é hora de estabelecer novos objetivos. O projeto que a Campos Meta 1 desenvolveu foi concebido para ser bem-sucedido tanto dentro quanto fora das pistas."

Jose Ramón Carabante, presidente da Campos Meta 1, e o diretor geral Adrian Campos darão mais detalhes sobre o acordo em coletiva de imprensa em Murcia (Espanha) ainda a ser confirmada.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

ITAIPAVA GT BRASIL: Serra/Longo colocam Scuderia na frente

Dupla fez o melhor tempo com o Ferrari R430 na primeira sessão de treinos livres desta sexta-feira (30)

Com bastante calor e céu azul, os supercarros do Itaipava GT3 Brasil voltaram à pista durante a tarde desta sexta-feira (30) para a segunda sessão de treinos livres, visando a preparação para a 13ª e 14ª etapas da temporada 2009. E pelos 3.695 metros do traçado curitibano, quem se deu melhor foi o Ferrari Scuderia da dupla formada por Chico Longo e Daniel Serra. A dupla da equipe Via Itália marcou sua melhor volta em 1min19s756 (média de 166,78 km/h).

"O carro ainda está desequilibrado, apesar de termos feito um tempo competitivo. Acho que há muito a melhorar. Agora vamos conversar para definir os acertos", disse Chico Longo. "Há um comportamento estranho: o carro entra na curva escapando a traseira e no meio, é a frente que escapa. Além disso, precisamos melhorar a tração", afirmou Daniel Serra, que completou: "O Ferrari Scuderia é bastante arisco e imprevisível. É um carro que você tem que guiar o tempo todo no limite, lutando ao volante", explicou.

Em segundo lugar na sessão ficou o Ferrari F430 de Marcelo Hahn e Allam Khodair, dupla que havia liderado o primeiro treino livre, realizado pela manhã. Ramon Matias e Matheus Stumpf, vencedores da terceira corrida do ano, também disputada em Curitiba, marcaram o terceiro melhor tempo com o Dodge Viper. Logo atrás, o F430 dos líderes do certame, Rafael Derani e Cláudio Ricci. Fechando os seis primeiros ficaram Walter Derani e Rodolpho Santos, seguidos do Lamborghini Gallardo de Bruno Garfinkel e Chico Serra.

O Porsche 997 do vice-líder do campeonato, Ricardo Maurício – que corre em parceria com Miguel Paludo -, enfrentou problemas nas duas sessões. No primeiro treino, um problema com a segunda marcha impediu a dupla de marcar tempo; no segundo, uma quebra na roda abreviou a sessão para os competidores da equipe WB Motorsport.

Amanhã( Hoje) acontece o terceiro treino livre, às oito horas, e o treino classificatório que definirá o grid para a 13a e 14a etapas tem início às 11h. Confira os seis melhores do segundo treino livre em Curitiba:

1º) 19 - C.Longo/D.Serra (FS, SP/SP), 1min19s756, média de 166,78 Km/h
2º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (FE, SP/SP), 1min20s052
3º) 11 - R.Matias/M.Stumpf (VI, RS/RS), 1min20s457
4º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 1min20s468
5º) 70 - W.Derani/R.Santos (FE, SP/SP), 1min20s716
6º) 33 - B.Garfinkel/C.Serra (LA, SP/SP), 1min20s908
Legenda: FE – Ferrari F430; FS – Ferrari Scuderia; PO – Porsche 997;VI – Dodge Viper

Fonte: CRONOMAP

Programação – Confira os dias e horários em Curitiba:

SÁBADO (31/10)
08h00 – 08h45: 3º treino livre Itaipava GT3 Brasil
09h00 – 09h50: 3º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 5º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
foto: Kuca Bassani

ReUnion Press

VOLKSWAGEN INICIA CAMPANHA DE OFICINA ATIVA PARA MOTORES 1.0L DOS MODELOS NOVO GOL, VOYAGE E FOX


A Volkswagen do Brasil, em respeito aos seus consumidores, informa que iniciará no próximo dia 3 de novembro, terça-feira, a Campanha de Oficina Ativa. A ação é destinada a substituição do óleo lubrificante dos motores VHT 1.0L, que equipam os modelos Novo Gol, Voyage e Fox a partir de abril de 2008.

Para essa ação, a empresa convida os proprietários dos modelos mencionados a agendar a realização dos serviços em um concessionário da marca. A ação não implicará em nenhum custo para os clientes.

A Campanha de Oficina Ativa consiste em:

Substituição do óleo lubrificante, visando garantir a perfeita lubrificação e assegurar a sua tradicional durabilidade e desempenho.

Mudança na orientação para troca de óleo para cada 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.

Extensão do prazo de garantia de 3 para 4 anos, como prova de confiança na segurança, qualidade e durabilidade dos produtos da marca.

A empresa esclarece que a ocorrência de ruídos internos em alguns motores não representa risco à segurança dos usuários.

A comunicação aos proprietários será feita através de cartas e anúncios em jornais, TV, radio e internet. As dúvidas dos clientes poderão ser esclarecidas através da Central de Relacionamento com o Cliente: 0800.019.5775.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador

CBA promove curso no Rio com comissário técnico da FIA


Comissários técnicos e esportivos representando todas as federações automobilísticas do Brasil participaram de um curso ministrado pelo mexicano Jorge Rodriguez ontem e hoje, no Rio de Janeiro. Arquiteto de formação e há cerca de 40 anos envolvido com o automobilismo, Rodriguez há mais de uma década desenvolve, com apoio da FIA, um programa de aperfeiçoamento de comissários técnicos e esportivos em toda a América Latina; o curso do Rio de Janeiro marcou a primeira vez que os brasileiros tiveram acesso a esse projeto e ao conhecimento desenvolvido em mais de 30 de automobilismo esportivo. Segundo Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, esse curso é o primeiro passo de uma série de atividades para incrementar o padrão brasileiro de comissários:

"O comissário Rodriguez tem larga experiência em provas automobilísticas e acompanha de perto a categoria Nascar. Em muito breve a CBA promoverá cursos semelhantes para modalidades com o kart e o rally e estou certo que o aproveitamento e o entrosamento entre professor e alunos serão igualmente excelentes."

Apesar de sua experiência em lidar com platéias estrangeiras Jorge Rodriguez declarou-se surpreso com o padrão dos cerca de 50 brasileiros – entre eles o goiano Alencar Júnior e o paulista Felipe Giaffone - que participaram do curso ministrado no Rio.

"Fiquei impressionado com o conhecimento e a receptividade dos brasileiros. Conseguimos desenvolver uma ampla troca de experiências e conhecimento que raras vezes encontrei desde que iniciei esta ação. Tenho certeza que juntos poderemos contribuir de forma marcante para melhorar o automobilismo latino-americano", comentou Rodriguez

Antes do início do curso havia o temor de problemas de comunicação com um professor estrangeiro, algo que desapareceu nos primeiros minutos de aula. Segundo Alencar Júnior, indicado pela Federação Goiana de Automobilismo, "a didática e a maneira simples como ele ilustrou os temas abordados facilitaram a compreensão das técnicas e processos que ele nos apresentou. Seu trabalho foi aprovado por unanimidade." De volta aos seus Estados, os alunos terão o papel de multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com Rodriguez.

Para Waldner de Oliveira, enviado pela federação de Pernambuco, "o comissário Rodriguez mostrou que além de muita teoria ele também tem muita vivência no meio, o que passou muita credibilidade, além de expor detalhes interessantes. Por exemplo, precisamos considerar todas as variáveis que possam impactar um evento, desde a hora e a posição que um motorhome estaciona no paddock até possíveis conseqüências de fenômenos naturais, como uma tempestade ou um tufão."

Crédito da foto: CBA

Wagner Gonzalez
Assessor de Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo

TROFEO MASERATI: Queirolo fecha o dia na frente em Curitiba

Piloto do Itaipava Racing Team fez o melhor tempo na última sessão desta sexta-feira (30) quente na capital paranaense

Pedro Queirolo foi o mais rápido na quarta e última sessão de treinos desta sexta-feira (30) no Autódromo Internacional de Curitiba, palco da oitava etapa do Itaipava Trofeo Maserati. O piloto do Itaipava Racing Team marcou sua melhor volta em 1min28s674 (média de 150,01 km/h).
"Começamos bem, o tempo ajudou. O carro está bem equilibrado, com um bom acerto", disse o vice-líder da competição. "A pista é bem manhosa, qualquer erro, por menor que seja, pode custar muito tempo. Tanto que nos primeiros treinos eu fiz todas as melhores parciais, mas não na mesma volta", afirmou, destacando a necessidade da precisão na pilotagem pelos 3.695 metros do traçado curitibano.

Em segundo ficou André Posses, líder do campeonato. Cleber Faria, terceiro colocado na tabela, foi também o terceiro na sessão, com Cláudio Dahruj/Renan Guerra fechando os quatro primeiros. Neste sábado, os carros do Itaipava Trofeo Maserati voltam à pista às 10h05 para o quinto e último treino livre antes da sessão classificatória que definirá o grid de largada, às 14h05.

Confira os tempos do quarto treino livre:

1º) 13 - Pedro Queirolo (SP), 1min28s674, média de 150,01 Km/h
2º) 2 - André Posses (SP), 1min29s025
3º) 30 - Cleber Faria (SP), 1min29s204
4º) 37 - C.Dahruj/R.Guerra (SP), 1min29s252
5º) 82 - M.Melo/W.Freire (SP), 1min29s582
6º) 105 - V.Faria/F.Greco (SP), 1min30s237
7º) 27 - Alexandre Morsa (SP), 1min30s377
8º) 81 - S.Melo/C.Burza (SP), 1min30s869
9º) 9 - E.Guedes/M.Skaf (SP), 1min31s842
10º) 17 - Marcello Sant'anna (SP), 1min33s117

Programação – Confira os dias e horários em Curitiba:

SÁBADO (31/10)

08h00 – 08h45: 3º treino livre Itaipava GT3 Brasil
09h00 – 09h50: 3º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 5º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)

08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.

Confira o site da categoria: www.itaipavatrofeomaserati.com.br
foto: Fernanda Freixosa

ReUnion Press

Pajero Full: mais forte para 2010

Modelo top da marca ganha motor diesel mais potente

Em sua quarta geração o Pajero Full tem sua trajetória marcada pelo sucesso e pela tradição vitoriosa nas principais provas off-road do mundo. Esses resultados são frutos das mais modernas tecnologias de fabricação, controle de tração e estabilidade que, desenvolvidas para enfrentar o rigor das competições, foram transferidas para o modelo de rua. O Pajero Full possui um conjunto de tecnologia único, tão "inteligente" que toma diversas decisões no sentido de preservar a integridade dos seus ocupantes nas situações mais difíceis e inusitadas.

Um SUV "que dirige" por você

A Mitsubishi Motors desenvolveu para o Pajero Full um conjunto de tecnologias chamado AWC-R (All Wheel Control + Rise), que reúne o que há de mais moderno e eficiente em termos de tecnologia ativa e passiva. Sua carroceria monobloco com chassi integrado garante grande resistência a torções nas situações extremas do off-road, proporciona melhores condições de dirigibilidade e baixos níveis de ruído interno. É importante ressaltar que a ausência do chassi tradicional proporciona aumento do vão livre do solo e diminuição da altura total do veículo. Também foi dotada do sistema Rise de deformação controlada, ou seja, ele tem uma estrutura que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros em caso de colisão.

O sistema de subframe, conjunto das suspensões independentes da carroceria, colabora com o aumento da rigidez estrutural e contribui com a redução de peso da carroceria. Essa tecnologia também permitiu a possibilidade de se explorar ao máximo a suspensão All Purpose, independente nas quatro rodas. Na dianteira, o Pajero Full tem braços triangulares duplos com molas helicoidais e, na traseira, sistema Multilink, que se caracteriza pela notável capacidade de "copiar" o solo e manter o mais tempo possível as rodas em contato com ele. Esse conjunto de suspensões foi exaustivamente testado em várias edições do Rally Dakar.

O sistema de tração Super Select SS4-II permite a escolha de quatro modos distintos de tração: 2H (tração traseira), 4H (tração integral), 4HLc (tração integral com diferencial central bloqueado) e 4LLc (tração integral com diferencial central bloqueado e reduzida). O câmbio é o automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de cinco velocidades com sistema seqüencial Sports Mode. Ou seja, pode ser operado automaticamente ou manualmente. O INVECS-II analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de conduzir. Esses sistemas permitem 24 combinações de marchas para serem utilizadas nas mais diversas situações de ambiente urbano ou off-road.

O Pajero Full também conta com o M-ASTC (Mitsubishi Active Stability Traction Control), dispositivo que acrescenta um item na questão de segurança. Trata-se de controle de tração e estabilidade que atua a partir do momento em que detecta que alguma das rodas deixa de ter aderência. O sistema pode ser desligado por intermédio de um botão localizado no console do veículo, mas para evitar esquecimentos por parte do motorista, ao atingir a velocidade de 80 km/h, ele volta a ser acionado automaticamente. E, a partir de 40 km/h, não se consegue mais desligá-lo. Outra situação onde o M-ASTC permanece desligado é com o sistema de tração engatado em 4x4 reduzida. Esse controle ativo de estabilidade e tração auxilia o veículo a manter a trajetória correta e mais segura nas curvas, nas mudanças bruscas de direção, em pisos escorregadios ou em velocidades elevadas.


Motores mais potentes


O Mitsubishi Pajero Full chega a 2010 com uma nova e mais potente motorização diesel para as versões de três e de cinco portas. Os 200 cv a 3.750 rpm desse diesel de 3,2 litros com injeção direta Common Rail DI-D de alta pressão, além da confiabilidade presente nos propulsores da marca, possui características que o deixam mais silencioso, econômico e com menor índice de emissão de poluentes. Outra particularidade do novo motor é o fato do seu torque máximo de 49 kgf.m estar presente já a 2.000 rotações, o que garante excelentes acelerações e retomadas de velocidade e facilidade para superar obstáculos.

Para as versões equipadas com motorização gasolina; HPE de três e cinco portas ele vem equipado com o robusto V6 de 24 válvulas, com 3,8 litros, SOHC, de 250 cv a 6.000 rpm de potência e torque de 33,6 kgf.m a 2.750 rpm. Esse motor conta, ainda, com o sofisticado sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system), desenvolvido pela Mitsubishi, que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas. Ambas as versões ― gasolina ou diesel ― passam vir com ponteira de escapamento inox.


Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Renata Muller

PRESIDENTE LULA SIMBOLICAMENTE LIGA O IVECO DAILY ELÉTRICO, O PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA

· Modelo movido a energia 100% limpa e renovável, apresentado pela primeira vez ao grande público chama a atenção do Presidente Lula

O presidente Lula ligou ontem (30/10) simbolicamente o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E, a uma fonte de energia, durante a Fenatran 2009, Feira Internacional do Transporte, ao lado do presidente da empresa Marco Mazzu. O Daily Elétrico é o primeiro veículo de carga movido a energia 100% limpa, renovável e foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional. Seu motor é 100% silencioso e não polui, o que o tornará um importante aliado para diminuir as emissões de gases poluentes numa cidade, por exemplo, como São Paulo, pois o veículo atua na categoria de distribuições rápidas e entregas, que cresceu muito após as restrições a circulações de caminhões na capital.

Dentro de apenas dois anos, o produto já estará disponível ao mercado.

Numa ação com a mesma simbologia, Felipe Massa, piloto da equipe Ferrari na Fórmula 1 e garoto propaganda da Iveco há dois anos, e Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também ligaram o veículo, na última segunda-feira (26/10).

Com a exposição ao grande público e a potenciais clientes, o Daily Elétrico já está despertando o interesse de diversas empresas do Brasil e da América do Sul. Um segundo protótipo está previsto para o início de 2010.

O Daily Elétrico pode ser carregado numa tomada comum, sendo equipado com três baterias Zebra Z5 – 100% recicláveis e sem efeito memória –, que garantem uma autonomia de 100 km. O modelo também utiliza a tecnologia KERS, a mesma usada por algumas equipes da Fórmula 1.
Além do Daily Elétrico, a Iveco apresenta ao público outras soluções ligadas à sustentabilidade que estarão disponíveis em breve nos veículos da marca. São elas: motor híbrido (diesel-elétrico), motor à etanol, motor GNV, Biodiesel B30, Euro 5, todos aplicáveis a caminhões.


Visite o site da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br.

MM EDITORIAL
Marta de Souza
Carlos Eduardo Biagini

GRAND BRASIL OFERECE DICAS PARA VERIFICAR O SISTEMA DE FREIO DE AUTOMÓVEIS ANTES DE VIAJAR

O freio de um automóvel é um dos itens mais importantes de segurança e previne, muitas vezes, o motorista de possíveis acidentes. Realizar a manutenção nesse sistema é uma necessidade que pode salvar os condutores e passageiros de batidas e imprevistos. O tipo de troca mais comum nos veículos é o da troca das pastilhas, quando o assunto é freio a disco. A Rede Grand Brasil, que possui lojas especializadas em Renault, Peugeot, Nissan, Toyota e Fiat, possui grande procura por esse serviço. "Manter o veiculo com a frenagem dentro das especificações de fábrica e sem ruídos é o objetivo da manutenção do sistema de freios, isso evita a falha no tempo de parada de frenagem, que pode provocar acidentes e ruídos desagradáveis", afirma Sérgio Queiroz, Gerente de Pós Venda da Grand Brasil.

Outra maneira de verificar problemas no freio é examinando a abertura do disco para inspeção na pinça. Assim é possível avaliar quanto material de atrito resta nas pastilhas de freio. "O Controle do estado das pastilhas dos freios a disco deve ser feito a cada 15.000 km, e estas devem ser trocadas caso a espessura útil seja menor que 5 mm", explica Queiroz.

Caso aconteça uma vibração ou trepidação no veículo quando o freio é acionado pode ser que os discos estejam sem planicidade. Nesse caso, o problema pode ser resolvido com a retífica ou a troca da peça. Segundo Queiroz, os discos de freio têm uma especificação de espessura mínima permitida, que pode ser encontrada nos manuais de reparação dos veículos. As lojas da Grand Brasil possuem serviços autorizados com garantia e oferecem check-list para os clientes que queiram verificar seus sistemas de freio e alertar para o estado das pastilhas e demais componentes do sistema de freios.

Sobre a Grand Brasil
As lojas da Grand Brasil fazem parte de um dos mais expressivos grupos de concessionárias autorizadas no Brasil, reunindo lojas de automóveis das marcas Renault, Nissan, Toyota, Fiat e Peugeot, em São Paulo e na Baixada Santista. Mais informações no site
www.grandbrasil.com.br

Atitude Press Assessoria em Comunicação
Claudia Gonçalves

sexta-feira, outubro 30, 2009

F1 ABU DHABI: Trulli e Sutil discutem durante coletiva de imprensa

Quase duas semanas após o GP do Brasil, Jarno Trulli e Adrian Sutil seguem trocando farpas. Nesta quinta-feira, os dois pilotos iniciaram uma discussão durante a coletiva de imprensa promovida pela Federação Internacional de Automobilismo em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

Em Interlagos, Trulli e Sutil chocaram-se ainda na primeira volta. Revoltado com o acidente, o italiano da Toyota partiu para cima do alemão e os dois quase trocaram agressões físicas. Por conta da iniciativa, Trulli tomou uma multa de US$ 10 mil.

O imbróglio desta quinta começou quando ambos foram questionados por um jornalista se tudo já estava bem. "Foi desapontador ficar de fora logo na primeira volta e eu tinha toda razão em estar furioso. TeNho todas as evidências que eu estava ao lado dele e ele bateu em mim. Amanhã, no briefing dos pilotos, vamos discutir isso", declarou Trulli.

Sutil, entretanto, discordou: "Não há nada a ser discutido. Foi um incidente óbvio. Foi muito decepcionante para mim, pois eu estava dirigindo, ele perdeu o controle do carro e bateu na minha traseira. O problema não foi meu, foi dele. Não sei o porquê ele está me atacando, para ser honesto".

A declaração do piloto da Force India deixou Trulli extremamente irritado. O italiano então replicou. "Não sei se você é cego, mas eu claramente posso mostrar que a sua minha asa dianteira está ao lado da sua asa dianteira", afirmou, dizendo ter fotografias para provar seu argumento.

Sutil então sustentou que o rival não tinha condições de ultrapassá-lo e lembrou até mesmo o GP da Espanha, quando, na visão dele, Trulli também o tirou da prova. "Às vezes, você tem que respeitar os limites do carro. Se você não consegue ir, tem que recuar. É assim que o automobilismo funciona. Não sei quanto tempo você precisa para aprender isso", alfinetou.

O italiano contra argumentou, dizendo que foi Sutil quem bateu nele na Espanha. A briga só parou quando Fernando Alonso resolveu ironizar, comentando ao outro piloto presente na coletiva, Kimi Raikkonen: "Podemos ir?". O espanhol, que também saiu do GP do Brasil durante oeste incidente, disse que havia visto "mais ou menos" o que aconteceu, mas alegou que o caso seria discutido profundamente entre os pilotos nesta sexta.

Fonte: Gazeta Esportiva

ITAIPAVA GT BRASIL:Motores roncam a partir desta sexta-feira em Curitiba

Progamação abre com as sessões de treinos livres das três categorias que compõem o Itaipava GT Brasil

O final de semana terá uma programação intensa para o curitibano fã de velocidade. A partir de amanhã, os motores dos carros de sonho roncarão no Autódromo Internacional de Curitiba. É a sétima rodada do Itaipava GT Brasil, evento que reúne o Itaipava GT3 Brasil, o Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio. É o penúltimo evento do ano, e as corridas seguem para a definição dos campeões da temporada 2009.

A cidade recebe a 13ª e 14ª etapas do Itaipava GT3 Brasil, a sétima etapa da Copa Renault Clio e a oitava prova do ano do Itaipava Trofeo Maserati. Os carros irão para a pista a partir de amanhã, com o primeiro treino programado para as nove horas, com a sessão da Copa Renault Clio, até as 17 horas, quando termina o quarto treino livre do Itaipava Trofeo Maserati. Neste meio-tempo, os Ferrari F430, Porsche 997, Lamborghini Gallardo, Ferrari Scuderia e Dodge Viper fazem duas sessões, às 11 e às 15h10.
Para o público que deseja acompanhar de perto as disputas entre as categorias com os carros mais desejados do planeta, ou também a luta acirrada pelo título do campeonato nacional de melhor custo-benefício do País, os ingressos serão vendidos a R$ 10 na bilheteria do autódromo (Avenida Iraí, 16, município de Pinhais). Estudantes com carteirinha, professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 65 anos de idade têm direito a 50% de desconto no valor da entrada (R$ 5). Os primeiros dois mil ingressos vendidos dão direito a uma camiseta do Itaipava GT Brasil.

A organização do evento também disponibiliza ingressos de visitação aos boxes, em horários programados no domingo. A entrada custa R$ 50 – também com direito a meia-entrada.
A venda dos ingressos acontece no sábado (31 de outubro) das oito às 17 horas, enquanto no domingo (1º de novembro) a bilheteria estará aberta entre 8 e 15 horas.

Programação – Confira os dias e horários (de Brasília) em Curitiba:

SEXTA-FEIRA (30/10)

09h00 – 09h50: 1º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 1º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 12h00: 1º treino livre Itaipava GT3 Brasil
12h15 – 12h55: 2º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
13h10 – 14h00: 2º treino livre Copa Renault Clio
14h15 – 14h55: 3º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
15h10 – 16h10: 2º treino livre Itaipava GT3 Brasil
16h25 – 17h05: 4º treino livre Itaipava Trofeo Maserati

SÁBADO (31/10)

08h00 – 08h45: 3º treino livre Itaipava GT3 Brasil
09h00 – 09h50: 3º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 5º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil

DOMINGO (01/11)

08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati


Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Automais Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess, Papo de Amigos e T.N.T. Energy Drink.

Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Site: http://www.itaipavagtbrasil.com.br/

Fotos: Luca Bassani/ Fernanda Freixosa
ReUnion Press

FENATRAN:Simulador instalado no caminhão tricampeão do Rally dos Sertões atrai visitantes ao estande da Ford




F4000 Território 4x4 da Equipe Ford Racing Trucks é uma das atrações no estande da montadora na Fenatran, que acontece até esta sexta (30) no Anhembi, em São Paulo

Quem passa pelo estande da Ford Caminhões na Fenatran não deixa de conferir de perto o F4000 Território 4x4 que venceu as três últimas edições do Rally Internacional dos Sertões pelas mãos do trio Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca. O diferencial é que o caminhão não está somente exposto, o público pode interagir, entrando na cabine no caminhão e assim, testar o simulador que foi instalado especialmente para o evento.

Diante do simulador com tela de plasma, os visitantes experimentam um pouco da sensação de se pilotar o caminhão da Equipe Ford Racing Trucks. E a aprovação tem sido total. Em momentos de maior pico, até filas se formam para sentar no banco do piloto e poder acelerar, mesmo que virtualmente, o caminhão tricampeão (2007, 2008 e 2009) do segundo maior rali do mundo.

"Eu mesmo só consegui testar rapidamente uma vez o simulador porque sempre tem alguém esperando. Mas é muito gratificante ver o interesse do público pelo caminhão. Algumas pessoas são mais curiosas e me perguntam sobre a potência, equipamento e diferenciais deste F4000 de rali", afirma Piano.

O piloto e preparador de veículos de competição participou da premiação no início da noite de quarta-feira (28) para três primeiros colocados do "Concurso Cultural das Frases Mais Criativas de Para-choques de Caminhões" organizado pela montadora. Além dos prêmios, os vencedores receberam o Anúario Off-Road autografado por Piano.

A Ford Caminhões, patrocinadora da equipe, expõe sua linha completa de veículos comerciais e lançamentos e ainda, oferece várias atrações para o público que pode inclusive conhecer toda a trajetória da montadora no país. E é possível experimentar um pouco da adrenalina do caminhão tricampeão até esta sexta-feira (30), quando termina, após cinco dias, a 17ª edição da Fenatran no Pavilhão de Exposição do Anhembi.

O Salão Internacional do Transporte é considerado o maior evento do setor na América do Sul e acontece a cada dois anos. Na edição 2009 reuniu cerca de 355 expositores de 16 países ligados à indústria do transporte, logística e acessórios do setor.

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport que participa desde 2003 da Fenatran conta com patrocínio da Ford Caminhões, Goodyear, Garrett, Termicom e Território 4x4 do Brasil Veículos Especiais mais o apoio da Cummins, Globalstar do Brasil, Cobreq e Profama.

Serviço

17ª FENATRAN - Salão Internacional do Transporte
Data: Até 30 de outubro de 2009
Horário: das 13h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - SP)
Estande Ford Caminhões: H80/81

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Ford Racing Trucks/Território Motorsport
com Mércia Suzuki

quinta-feira, outubro 29, 2009

PRESIDENTE LULA VISITA ESTANDE DA FIAT NA FENATRAN

O estande da Fiat no Salão Internacional do Transporte – Fenatran – recebeu hoje a visita especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Recebido pelo presidente da Fiat na América Latina, C. Belini, Lula conheceu de perto as novidades da linha de veículos comerciais da Fiat apresentadas no Salão, entre elas a nova picape Strada Working Cabine Dupla e a nova Ducato Multijet
Economy.

Além de testar o espaço interno da nova Strada, o presidente também se interessou pelo Doblò Autonomy, adaptado para o transporte de portadores de deficiência física, e aproveitou a visita para tomar um café na “sala vip” do estande.
A Fenatran é o principal evento do setor de transporte e logística na América Latina. O estande da Fiat ocupa uma área de 1.890 metros quadrados, apresentando um conceito que reproduz o ambiente de um aeroporto de verdade.

Toda a gama de veículos comerciais Fiat está integrada a este ambiente, nas mais diversas aplicações, desde o transporte de passageiros até viaturas especiais, como ambulâncias ou veículos de segurança, além das tradicionais versões destinadas ao transporte de carga, sempre associadas ao cotidiano de um aeroporto. A Fenatran está aberta ao público até sexta-feira, dia 30, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo.

Fotos: Thiago Albuquerque/Ofício da Imagem.

Imprensa Fiat

Cacá Bueno acelera na SKY

Líder da Stock Car e candidato ao terceiro título, piloto desafiou funcionários para disputar em um simulador de corridas

Líder do campeonato e um dos favoritos ao título da temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car, o piloto Cacá Bueno, da equipe Red Bull/SKY, foi uma das estrelas das comemorações dos 13 anos da SKY. Poucos dias antes, seu companheiro de equipe Daniel Serra, oitavo no campeonato e dono de uma vitória no Rio de Janeiro, havia visitado o Centro de Transmissão de Tamboré, o maior da América Latina, para conhecer toda a tecnologia de TV em alta definição que a SKY distribui para seus clientes.

Cacá visitou a sede do Centro Empresarial Nações Unidas (CENU), em São Paulo, e participou de uma disputa em um simulador de corrida que envolveu 64 funcionários das mais diver
sas áreas. "Foi uma experiência muito bacana. O que mais me impressionou foram duas coisas: primeiro, o tamanho do escritório e a quantidade de pessoas trabalhando: marketing, vendas, administração, entre outras áreas. Você não vê esse esforço e dedicação todos quando simplesmente liga sua TV em casa para assistir à SKY. É mais ou menos como na minha profissão: as pessoas vêm apenas o carro na pista e uma pequena parte do trabalho no box. Mas a maior parte do nosso empreendimento não é acompanhado pelos fãs. Foi muito interes
sante conhecer parte dessa grande operação da SKY”.
Entre os colaboradores, o vencedor da disputa foi Vitor Alcântara, do Departamento Financeiro, que marcou o tempo de 1min14s548 – Cacá Bueno havia registrado 1min10s513. O segundo lugar ficou com Leonardo Biasi, da área de Clientes, com 1min16s538. O grande campeão recebeu de Cacá o troféu "Revelação das Pistas da SKY”.

Cacá Bueno distribuiu autógrafos e tirou fotos com os funcionários. O piloto visitou todos os setores da empresa e teve um encontro com o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista, a quem presenteou com um capacete autografado e também um livro sobre a história do automobilismo. "A outra coisa que gostei de ver foi o entusiasmo das pessoas com a nossa equipe de Stock Car. Fui muito bem recebido por todos, desde o presidente até cada um dos funcionários, e deu para ver como a empresa toda acompanha a Stock Car e tem orgulho de ver a marca SKY brigando por vitórias conosco na pista”, afirmou o piloto que é bicampeão da categoria (2006 e 2007).

A SKY é a maior operadora de TV por assinatura em alta definição da América Latina. Única que oferece o sinal HD para todo território nacional, possui cerca de 1,8 milhão de clientes – número que representa um terço de todos os assinantes de TV paga no País.

A empresa foi pioneira no lançamento de todos os principais recursos que transformaram a TV brasileira nos últimos anos: trouxe ao Brasil serviços inéditos de TV digital, interatividade, o SKY+ (DVR) e a maior quantidade de conteúdos em alta definição do mercado – o SKY HDTV. Por isso, a SKY possui o maior centro de transmissão em alta definição da América Latina.

Conheça a SKY: www.sky.com.br


ReUnion Press

BRAWN GP: ESTAMOS EM ABU DHABI!!!

A última corrida da temporada será o primeiro GP de Abu Dhabi no domingo.

A ser realizada no Circuito Yas Marina, a pista de 5,554 km r funciona ao lado nova marina Ilha Yas e o circuito anti-horário tem muitas características únicas, incluindo uma saída de boxes que cruza com o circuito e parte da pista que passa sob a Yas Marina Hotel.

Jenson visitou o local no início do ano: "É uma sensação fantástica estar indo para a corrida final, tendo conseguido a minha ambição de ganhar o campeonato e a Equipe levando o Campeonato de Construtores no Brasil. Eu tinha uma pequena pausa na região do Golfo depois de Bahrein e fui dar uma olhada no Circuito Yas Marina. Mesmo depois com o trabalho de construção ainda estava em curso, as instalações pareciam excelentes. É sempre divertido competir em uma nova pista de corrida e tenho certeza que Abu Dhabi vai hospedar um fim de semana emocionante. "

Rubens também está ansioso para o desafio: "É sempre bom correr em um novo local e do Circuito Yas Marina parece extremamente impressionante. O layout do circuito parece tanto divertido e desafiador e será bastante impressionante para começar a corrida em plena luz do e para terminar em condições de noite. A equipe teve uma grande temporada até agora e queremos terminar em alta, com um forte desempenho neste fim de semana. "

Brawn GP

BRASÍLIA RECEBE A STOCK CAR PELA SEGUNDA VEZ EM 2009

Prova será no dia 8 de novembro, com as disputas da Copa Nextel, Copa Vicar e Stock Jr.

São Paulo (SP), 29/10/09 – Pela segunda vez na temporada, a Stock Car estará reunida em Brasília. No dia 8 de novembro, o Distrito Federal receberá a 10ª etapa da Copa Nextel Stock Car, a segunda válida pela Mobil Super Final que apontará o vencedor de 2009 da principal categoria do automobilismo nacional. Também estão programadas a oitava etapa da Copa Vicar, divisão de acesso da Copa Nextel, e a nona etapa da Stock Jr., divisão de formação. E momento de decisão, as três competições prometem muita emoção no traçado externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Os ingressos já estão à venda pelos canais Ticketmaster, com opção de internet, telefone e postos de venda por todo o país, além de locais de venda no DF e cidades-satélites. A relação de pontos e preços estão disponíveis no site oficial, www.stockcar.com.br.

A Copa Nextel Stock Car está muito equilibrada. Após a abertura da Mobil Super, em Curitiba (PR), vencida pelo atual campeão Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), a briga pelo título tornou-se ainda mais acirrada. Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), está em primeiro lugar, com 251 pontos, enquanto Ricardo aparece em segundo, com 243, e Thiago Camilo, da Ipiranga Racing (Chevrolet) ocupa a terceira colocação, com 235. Com 75 pontos em jogo, todos os dez pilotos ainda têm chance de chegar ao título, mas a etapa de Brasília deverá diminuir bastante o número de postulantes ao título.

A classificação da Mobil Super Final está assim: 1) Cacá Bueno (RJ), 251 pontos; 2) Ricardo Maurício (SP), 243, 3) Thiago Camilo (SP), 235; 4) Átila Abreu (SP), 228; 5) Valdeno Brito (PB), 223; 6) Marcos Gomes (SP) e Luciano Burti (SP), 215; 8) Daniel Serra (SP), 214; 9) Max Wilson (SP), 213; e 10) Allam Khodair (SP), 212.

Como ingrediente a mais nesta briga espetacular, há o fato de o topo do pódio não ter sido conquistado pelo mesmo piloto nas nove provas realizadas. Um recorde nos 30 anos de história da Stock Car. Paulo Salustiano, Valdeno Brito, Allam Khodair, Max Wilson, Marcos Gomes, Cacá Bueno, Daniel Serra, Thiago Camilo e Ricardo Maurício foram os vencedores ao longo da temporada, o que mostra que tudo pode acontecer nas corridas restantes.

Vicar
A Copa Vicar não fica atrás. A divisão de acesso mantém o mesmo equilíbrio e também não repetiu um vencedor nas sete das nove etapas previstas, aumentando o número de candidatos ao título. O paulista Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), é o primeiro colocado, com 92 pontos, com apenas um ponto de vantagem para o segundo colocado, o paranaense Júlio Campos, da Carlos Alves Competições (Peugeot), enquanto Felipe Lapenna, de São Paulo e da Full Time Junior Team está em terceiro, com 89.

A categoria prevê o descarte dos dois piores resultados da temporada e, por isso, cada ponto obtido pode ser decisivo na caminhada rumo ao título de campeão da segunda melhor categoria do turismo nacional.

A classificação geral é a seguinte: 1) Rafael Daniel (SP), 92; 2) Júlio Campos (PR), 91; 3) Felipe Lapenna (SP), 89; 4) Diogo Pachenki (PR), 70; 5) Gustavo Sondermann (SP), 63; 6) Tiago Gonçalves (SP), 53; 7) André Bragantini Jr. (SP), 52; 8) Eduardo Leite (SP), 43; 9) Lucas Finger (PR)42; 10) Rodrigo Sperafico (PR) e Eduardo Berlanda (SP), 41.

Stock Jr.
O paulista Fábio Fogaça tem se destacado nas provas da Stock Jr. Vencedor das três últimas etapas, ele não só garantiu a ponta da tabela como conseguiu uma o piloto tem 30 pontos a mais do que o segundo colocado, Pedro Boesel, e tem boas chances de conquistar o título. De qualquer forma, a definição deverá ficar para as etapas finais, como tem acontecido na Stock Jr.

O campeonato está assim após oito etapas: Geral - 1) Fábio Fogaça (SP), 178; 2) Pedro Boesel (PR), 148; 3) João Marcelo (SP), 134; 4) Rodrigo Barone (SP), 109; 5) Beto Cavaleiro (SP), 75; Classe Máster – 1) João Marcelo, 173; 2) Rodrigo Barone (SP), 164; 3) Beto Cavaleiro (SP), 126

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Com patrocínio oficial da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

foto: Fernanda Freixosa

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

Documento assinado com Prefeitura garante autódromo de padrão internacional no Rio

29 de outubro – A movimentação cada vez maior em torno dos investimentos necessários para realizar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro envolve o cumprimento de acordos assinados e homologados em juízo para garantir a prática segura e regular do automobilismo no estado fluminense e região.

Palco de etapas dos campeonatos mundiais de F-1, F-Indy e Motociclismo, o Autódromo de Jacarepaguá perdeu, em 2006, parte de sua área e do seu traçado clássico para a construção de arenas dedicadas a receber competições dos Jogos Panamericanos de 2007 em troca de uma reforma das instalações reminiscentes e a construção de uma variante, em conformidade com o projeto aprovado pela FIA, em condições de sediar provas de Fórmula 1. Apesar de concordada e garantida por acordo assinado entre o Município do Rio Janeiro, a CBA e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e homologado em juízo, a obra não foi realizada.

Posteriormente o Ministério dos Esportes, o Município do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro e a CBA firmaram novo acordo, a ser submetido ao juízo que homologou o acordo anterior, estabelecendo que, acaso o Rio de Janeiro fosse escolhido como sede olímpica para 2016, a União e o Município disponibilizariam área, a ser aprovada pela CBA, para construção de autódromo (com projeto aprovado pela FIA) e kartódromo. Estas praças desportivas seriam feitos pelo entes públicos, que manteriam o Autódromo de Jacarepaguá em funcionamento até a inauguração do novo autódromo.

Eventos como os Grandes Prêmios do Brasil de F1 em 1978 e entre 1981 e 1989, etapas do Campeonato de F-Indy entre 1996 e 2000, e do Campeonato Mundial de Motociclismo entre 1995 e 2000 contribuíram sistematicamente para a arrecadação de impostos municipal, estadual e federal e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos de forma constante e regular. Tal regularidade proporcionou benefícios palpáveis à indústria do turismo, uma das maiores fontes de emprego do Rio de Janeiro.

Ante a profusão de declarações confusas por parte de entidades e personalidades que em momento algum estiveram envolvidas em tais negociações, a Confederação Brasileira de Automobilismo reitera sua confiança nos contratos acima mencionados e segue trabalhando para que todos os brasileiros sejam beneficiados com a realização dos Jogos Olímpicos no País sem que outros setores da sociedade, que contribuem de forma constante e regular para essa mesma sociedade, sejam prejudicados por interesses passageiros.


Wagner Gonzalez
Assessor de Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo

WTCC: João Paulo de Oliveira estréia em etapa no Japão

Brasileiro disputa prova do Mundial em Okayama com um Seat da equipe Sunred

A 11ª rodada dupla do Fia WTCC acontece neste domingo (01/11) no autódromo de Okayama, no Japão. Uma das atrações desta etapa é a estréia do brasileiro João Paulo de Oliveira, que disputa regularmente o Campeonato Japonês de Super GT. “Será uma experiência diferente e interessante para a minha carreira. Meu objetivo no fim de semana será extrair tudo o que eu puder do carro. Não sei que resultados vou obter, mas posso garantir que vou dar o máximo”, explica o piloto de 28 anos, que faz companhia ao brasileiro Augusto Farfus Jr., piloto oficial da BMW que ocupa a terceira colocação no campeonato mundial de turismo.

João Paulo de Oliveira recebeu um convite da equipe independente Sunred para participar da 21ª e 22ª etapas a bordo de um Seat León 2.0 TFSI de 260 cv. Seu carro é um modelo 2008, que não conta com os avanços deste ano, como motor turbo-diesel, que tem mais torque e potência. “Além do equipamento ser um pouco defasado, não tive oportunidade para testar antes do fim de semana. Tenho que acelerar forte e dar o meu melhor”, comenta. A única facilidade que ele terá é o fato de conhecer o circuito de Okayama, onde venceu na abertura da Super GT em 2009.

No Fia WTCC, o campeonato é dividido entre equipes oficiais de fábrica, que contam com todo o suporte das montadoras, e equipes independentes, que são apenas clientes das fabricantes e não possuem igualdade técnica. Por isso, além de participar normalmente no campeonato de pilotos, os competidores das escuderias particulares participam de um torneio paralelo, apenas entre os independentes. É o caso da Sunred pela qual João Paulo compete nesta rodada dupla.

Acostumado a conduzir um Nissan GT-R com aerodinâmica diferenciada e quase o dobro de potência, João Paulo vai correr contra o tempo para se adaptar à máquina que vai guiar. “Serão apenas três treinos livres de meia hora antes da definição do grid de largada. Então, temos que ir com tudo e aproveitar cada minuto que teremos a nossa disposição”, completa JP, como ele é conhecido nas pistas internacionais.

Confira a programação para o fim de semana (horário de Brasília):

Sexta-feira, 30/10

04h30 – 05h00: Treino livre
21h30 – 22h00: Treino livre

Sábado, 31/10

00h00 – 00h40: Treino livre
05h00 – 05h20: Treino classificatório I
05h25 – 05h35: Treino classificatório II

Domingo, 01/11

02h55: Largada para a 21ª etapa
05h05: Largada para a 22ª etapa

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MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

F-São Paulo: Penúltima etapa da temporada reabre autódromo de Interlagos após a F1

Depois de longas férias durante o período de obras no circuito paulista, categoria de monopostos realiza sua nona etapa do ano

A Fórmula São Paulo ‘volta para casa’ depois de 75 dias afastada do autódromo de Interlagos, na capital paulista, por causa das obras realizadas no complexo para receber o GP Brasil de Fórmula 1 – disputado em outubro. Apesar de já conhecer o campeão de 2009, a única categoria totalmente nacional de monopostos retoma seu calendário para as duas últimas corridas do ano: a primeira delas no próximo final de semana, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro junto com o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto.

Com o título garantido para o paulista Bruno Andrade, de 18 anos, a expectativa dos organizadores da Fórmula São Paulo é pela disputa acirrada em busca do vice-campeonato. Nessa luta, a experiência de Amorim Júnior – um dos pilotos que melhor conhece a Fórmula São Paulo – desafia a juventude de Arthur Gaggini, que faz sua primeira temporada completa no certame. O campeonato dos dois é marcado pela regularidade: mesmo sem ter vencido, Amorim terminou seis vezes entre os três primeiros contra quatro de Gaggini. Dessa maneira eles estão separados por apenas seis pontos – com 40 ainda em jogo até o final da temporada.

As duas últimas provas da Fórmula São Paulo em 2009 também devem ser marcadas pela chegada de novos pilotos para as categorias. Jovens promessas que se preparam para deixar o kart em busca dos primeiros passos no automobilismo – e encontram na categoria uma oportunidade de excelente custo-benefício para os primeiros aprendizados com um carro de fórmula. A nona etapa do campeonato da Fórmula São Paulo integra, junto com outras nove classes, o campeonato regional de automobilismo em São Paulo.

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)