COMPRE AGORA

quarta-feira, setembro 30, 2009

Campo Grande pronta para receber a oitava etapa da Copa Nextel Stock Car

Autódromo reformado é a atração da etapa decisiva para Super Final

Campo Grande (MS), - Etapa decisiva em palco reformado. Assim será a oitava prova da Copa Nextel Stock Car 2009. A principal categoria do automobilismo nacional fechará sua primeira fase neste domingo, no Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que passou por reformas e recapeamento do asfalto para receber a Stock Car. Será a última etapa antes da Super Final, que reunirá os dez mais bem colocados para a disputa do título da temporada. Com três pilotos já garantidos, Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), Marcos Gomes, da Dolly Racing (Chevrolet), e Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), outros 19 estão na briga pelas sete vagas restantes, prometendo muita emoção.

A programação oficial começa na sexta-feira, com os primeiros treinos livres. A etapa terá transmissão ao vivo para todo o país no domingo, dia 4, a partir das 10h horário local (11h no horário de Brasília), pela Rede Globo Televisão, dentro do Esporte Espetacular. O fim de semana ainda terá outras divisões da Stock Car, com a sexta etapa da Copa Vicar, sétima da Stock Jr. e quinta da Pick Up Racing. Nesta quarta-feira está programada a chegada das primeiras equipes e o início da montagem dos boxes.

Depois de estar fora do calendário no começo do ano, em razão das necessidades de reformas em seu autódromo, a cidade de Campo Grande dá a volta por cima e está pronta para sediar a oitava etapa da temporada. O Autódromo Internacional de Campo Grande foi totalmente reformado, com destaque para a nova torre e a salas de apoio, além de ter seu asfalto totalmente recapeado. Vale lembrar que este foi um dos pontos mais criticados por pilotos no ano passado.

Para o atual campeão da Copa Nextel Stock Car, o paulista Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), será uma disputa nova. "Modificaram o circuito, agora é tudo novo pra gente. No ano passado a gente sofria muito com pneus e agora trocaram o asfalto, então precisamos ver o que vai acontecer", afirma o piloto, que ocupa a quarta colocação na classificação e está bem próximo de uma vaga na Super Final.

As alterações não deverão tirar o prazer de se correr ali, como explica o paulista Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), sexto colocado na classificação geral. "É uma pista com alguns pontos de ultrapassagem, que mescla curvas de alta com curvas de baixa. É divertida de se andar", explica.

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio oficial é da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch, Medley e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

MBraga Comunicação -Marcelo Eduardo Braga

GP2: Luiz Razia lidera eleição popular que aponta os melhores estreantes da temporada

Atuação do piloto baiano na reta final da temporada coloca-o entre os melhores novatos de 2009. Vitória obtida na corrida de Monza e bom desempenho nas últimas provas contribuíram para que ele fizesse uma avaliação positiva de seu primeiro campeonato na categoria

O piloto brasileiro Luiz Razia ganhou nesta semana outra boa razão para avaliar de forma positiva sua temporada de estréia na Fórmula GP2. Depois de conquistar sua primeira vitória na categoria na pista de Monza, o brasileiro entrou para o seleto grupo de pilotos que já subiram no degrau mais alto do pódio no torneio de acesso à Fórmula 1. E lidera uma eleição popular do blog GP2 Insider que escolhe os melhores estreantes da temporada. A enquete não contempla o alemão Nico Hulkenberg – que pilotando pela melhor equipe da categoria conquistou o título em seu ano de estréia na GP2.

Luiz Razia lidera a pesquisa com 52% dos votos, e aparece à frente de pilotos como Sérgio Perez (16%); Giedo Van der Garde (15%); Edoardo Mortara (7%); Davide Rigon (4%); Dani Clos (3%); Ricardo Teixeira (1%) e Stefano Coletti (1%). "Essa pesquisa é um excelente retorno do público da Fórmula GP2 e me dá ainda mais motivação para continuar na categoria em 2010, dessa vez com o objetivo de brigar por mais vitórias e, também, pelo título", completou Luiz Razia. O brasileiro divulgou sua participação no pleito, principalmente, através do Twitter.

Carreira vitoriosa – Luiz Razia possui um currículo que pode ser considerado meteórico para um atleta do automobilismo. Em cinco anos de carreira, ele coleciona títulos como o de Campeão Brasileiro de Kart e o de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 – além de vitórias na Fórmula 3000 Euroseries e na Fórmula GP2 Asia. Em 2009, Razia chegou à categoria de acesso à Fórmula 1 disputando a temporada da Fórmula GP2 pela equipe italiana Coloni.

Mesmo com a preparação no campeonato asiático da GP2 entre o final de 2008 e o início deste ano, Razia destacou as dificuldades que um piloto atravessa nesse nível do automobilismo – e reforça que, muitas delas, não se referem apenas à pilotagem do carro.

"É um nível de competitividade onde não basta ser um bom piloto. É preciso ter uma equipe eficiente, saber trabalhar nos bastidores e ter um excelente trabalho fora da pista", comentou Razia. "Quando comecei a temporada sabia que seria a fase mais difícil da minha carreira até aqui. Optamos por uma equipe de estrutura menor, então mesmo fora da briga por vitórias, o objetivo era lutar por alguns pontos durante as corridas", disse o brasileiro.

O campeonato da Fórmula GP2 se encerrou no último dia 20 de setembro, quando o autódromo de Portimão (Portugal) recebeu a última rodada da temporada.

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)

Aventuras do Mitsubishi Outdoor entram em cena em Itaipava (RJ)

Cidade serrana recebe mais uma etapa da temporada 2009

Texto : Luiz Ferreira

Depois de três anos, a cidade de Itaipava (RJ) volta a sediar o encontro dos esportistas e apaixonados por natureza que formam a Nação 4x4 do Mitsubishi Outdoor, único rali de estratégia do país.

A união de esportes e atividades culturais parece agradar em cheios os competidores cariocas, que em poucos dias esgotaram as inscrições da prova, que acontece no dia 03 de outubro.
A rica história da região, cheia de casarões imperiais, servirá de inspiração para as provas, que em um percurso repleto de estradas, e trechos de rio, garantirão diversão e água para os competidores.

Segundo Fernando Gualberto, diretor da prova, os competidores serão surpreendidos por tarefas de aventuras inéditas no rali. "A região é belíssima e fizemos um desenho muito bacana de prova. Achamos um lugar inédito e a prova está totalmente nova. Nossas expectativas são as melhores possíveis", explica.

A disputa do Mitsubishi Outdoor é dividida em duas categorias, Extreme e Fun, de acordo com a experiência das equipes participantes. Cada uma delas é formada por dois carros e um máximo de 10 pessoas, que se revezam nas tarefas preparadas pela organização. Todos percorrem a mesma trilha, porém realizam tarefas com grau de dificuldade diferente, vencendo a equipe que somar o maior número de pontos na etapa por categoria.

Uma novidade para a temporada 2009 é a distribuição de mapas de maior escala, e repleto de detalhes, que permite a elaboração de uma planilha extremamente precisa que pode ser usada como uma planilha tulipa.

No final do dia, recebem troféu as três primeiras equipes classificadas em cada categoria (Fun e Extreme), além de que a equipe campeã por categoria ainda ganha um exclusivo kit Mitsubishi Motors.

O campeonato que chega em Itaipava já teve provas disputadas em Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF) e Curitiba (PR), sempre repletas de emoção e boas aventuras, seja com frio, sol, tempo seco ou tempestades.

O Mitsubishi Outdoor tem o patrocínio Unicard, Mit Seguro, Gol, Pirelli, Nokia, Cisa Trading, Clarion, Centauro, Mira, ArtFix e Dupont.

PROGRAMAÇÂO

02 de Outubro – sexta feira das 20:00 ás 22:00
BRIEFING ( aula de Navegação ) e inscrições
LOCAL : Hotel Vale Real Itaipava BR 040, 61100

03 de Outubro – sábado LARGADA
LARGADA : Hotel Vale Real Itaipava
Largada : a partir das 07:00

Premiação e almoço : a PARTIR DAS 14:00 – Hotel Vale Real ITAIPAVA
Foto: Haroldo Nogueira

Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello

Regulamento do Brasileiro de Marcas demanda poucas mudanças em relação ao Paulista


O regulamento técnico do Campeonato Brasileiro de Marcas demanda poucas alterações em relação ao usado nas provas do certame paulista da categoria. Esta é a opinião do professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, entidade que representa um dos centros mais importantes dessa categoria no País. Recentemente Carpinelli se reuniu com os presidentes das federações carioca, Djalma Neves, e paranaense, Rubens Gatti e com o presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga, para definir detalhes da competição, que acontece dia 15 de novembro no Paraná.

"O regulamento da categoria satisfaz a todos os Estados que prestigiam a categoria e, em relação a São Paulo, demanda modificações mínimas. Vamos iniciar um trabalho intenso junto aos preparadores locais para garantir que o maior contingente de paulistas participe desse evento."
Para Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, a declaração do presidente da Fasp é muito importante para o sucesso do evento:

"São Paulo é um dos estados mais fortes no automobilismo brasileiro e sua colaboração é muito importante para o sucesso do campeonato."

Nos próximos dias a organização do campeonato deverá anunciar a programação completa da competição, que será disputada no fim de semana de 15 de novembro. As pistas com mais chances de receber o certame são as de Cascavel e Londrina, respectivamente no oeste e noroeste paranaenses.

O regulamento técnico do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos está disponível no site da CBA e pode ser acessado através do seguinte link:

http://www.cba.org.br/modalidades/regulamentos/index.asp?modalidade=MARCAS

Wagner Gonzalez
Confederação Brasileira de Automobilismo

Peugeot Sport brilha no fim de semana

Com dobradinha dos Peugeot 908 HDi FAP na Petit Le Mans e conquista do título entre pilotos no Intercontinental Rally Challenge,a direção esportiva da Marca mostra sua força e tradição no esporte.

A Peugeot Sport garantiu uma posição de destaque no último fim de semana ao se sagrar campeã nas pistas, com a dobradinha dos 908 HDi FAP na Petit Le Mans, e no rali, com a conquista do britânico Kris Meeke no IRC – Intercontinental Rally Challenge, que assegurou o título da disputa entre pilotos com uma prova de antecedência, a bordo do 207 Super 2000.

Tais resultados coroam a excelente campanha apresentada nas pistas e nos percursos de rali no decorrer do ano, graças ao intenso trabalho realizado pelo braço esportivo da Marca.

Após transformar em realidade o sonho de retornar ao pódio das 24 Horas de Le Mans, em junho deste ano, a cena do duplo pódio se repetiu no último sábado (26/09) em Atlanta, nos Estados Unidos, ao final da Petit Le Mans, disputa que faz parte do calendário da American Le Mans Series.

A prova, conturbada em função do mau tempo, foi marcada por tempestades e alagamentos, e teve de ser interrompida por razões de segurança com apenas quatro horas e 48 minutos de duração.

Mesmo depois de cerca de quatro horas de espera não houve condições de relargada, e os 908 HDi FAP de números 08 e 07 levaram a melhor porque ocupavam a linha de frente antes da interrupção, garantindo, assim, primeiro e segundo lugares no pódio, respectivamente.

Sob o comando dos bólidos estavam os pilotos franceses Franck Montagny e Stéphane Sarrazin (908 HDi FAP nº 08) e o português Pedro Lamy com seu companheiro de equipe, o francês Nicolas Minassian (908 HDi FAP nº 07).

Enquanto isso no velho continente, mais especificamente em meio às trilhas do Rally de San Remo, na Itália, a Peugeot Sport acompanhava a vitória do piloto britânico Kris Meeke, da equipe Peugeot UK, que com um total de 60 pontos garantiu o título da temporada 2009 no IRC.

Stock Car: Antonio Pizzonia não vai correr em Campo Grande

Amazonense vai competir na Superleague, na Itáilia, neste final de semana

Compromissado com a Copa Nextel Stock, no Brasil e Superlegue Formula, na Europa, o amazonense Antonio Pizzonia abriu mão de sua prioridade e vai correr neste final de semana (02 a 04/10) na Itália, pela categoria que reúne as paixões do futebol e automobilismo. "Aguardei até hoje (29/9) uma posição da equipe, e como não obtive uma resposta positiva sobre a sua participação, acabei de optar em correr pela Superleague. É uma pena, pois estão diminuindo as minhas chances de brigar pelo título na Stock Car".

Oitavo colocado na Copa Nextel Stock Car, Antonio Pizzonia não vai participar da oitava etapa da principal categoria do automobilismo brasileiro, que será realizada também neste fim de semana em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. "Desde o início do ano a minha prioridade é a Stock Car, onde assinei primeiro e sempre alimentei o objetivo de ser campeão. Infelizmente, o time não conseguiu os fundos necessários para dar continuidade ao nosso trabalho. Então, vou correr em Monza, sou profissional do automobilismo".

Desde o início da temporada posicionado entre os únicos dez pilotos que terão direito a lutar pelo título de campeão da Stock Car, Antonio Pizzonia chegou ao Rio de Janeiro em quinto lugar, e como não participou daquela prova pelo não comparecimento da equipe Amir Nasr Racing, caiu para oitavo na tabela de pontuação.

Agora, só resta torcer para que o grande equilíbrio da categoria conspire a seu favor, para se garantir no playoff mesmo sem participar de duas corridas. "Este está sendo um grande ano para mim. Quem sabe o que eu já fiz nesta temporada dê para me garantir. É o meu desejo. Depois, tenho que torcer para que a equipe consiga patrocínio para fazer as últimas quatro provas", deseja o piloto de Manaus.

Esta é a classificação da Copa Nextel após sete etapas:

1º) Cacá Bueno (P3, RJ), 114
2º) Marcos Gomes (CA, SP), 77
3º) Valdeno Brito (P3, PB), 66
4º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 63
5º) Max Wilson (CA, SP), 62
6º) Atila Abreu (CA, SP), 59
7º) Daniel Serra (P3, SP), 58
8º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 51
8º) Luciano Burti (CA, SP), 51
10º) Allam Khodair (P3, SP), 44
11º) Thiago Camilo (CA, SP), 43
11º) Xandinho Negrão (CA, SP), 43
13º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 42
14º) Paulo Salustiano (CA, SP), 38
15º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 32
16º) Giuliano Losacco (P3, SP), 25
17º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 24
18º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 22
19º) Duda Pamplona (CV, RJ), 18
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 17
21º) Ricardo Zonta (P3, PR), 16
22º) David Muffato (P3, PR), 15
23º) Felipe Maluhy (P3, SP), 14
24º) Popó Bueno (CV, SP), 9
25º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 8
27º) Thiago Marques (P3, PR), 6
28º) William Starostik (CV, PR), 5
29º) Chico Serra (P3, SP), 5
30º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1



Mastermidia

terça-feira, setembro 29, 2009

Falsos catalisadores contribuem para aumento da poluição sonora


70% das reclamações de ruído se traduzem na falta do catalisador automotivo, alerta a fabricante de sistemas de exaustão, Mastra Escapamentos e Catalisadores

A poluição sonora torna-se cada vez mais um grande problema nos grandes centros. Os transtornos causados por ela são tão significativos quanto os causados pela poluição do ar.
Segundo o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com dados de 2008, a frota de veículos é responsável na Grande São Paulo por 98% das emissões de monóxido de carbono (CO), 97% de hidrocarbonetos (HC), 9% de óxido de nitrogênio (NOx), 40% de material particulado e 33% de óxido de enxofre (SOx). Todos são materiais que poluem o meio ambiente.

A poluição sonora também tem suas causas e efeitos. Moradores de áreas que possuem muito barulho durante a noite têm dificuldade para dormir, o que causa a irritação durante o dia e dificulta a absorção da memória recente. E o barulho durante o dia, dentro de carros, ônibus, motos ou caminhões colaboram para o estresse já causado pelos congestionamentos. Além da perda auditiva, os ruídos altos constantes podem gerar zumbidos no ouvido e o barulho dos veículos 24 horas por dia também causam outros efeitos, como irritabilidade, falta de concentração, estresse e até perda de memória.

Um estudo recentemente realizado na Suécia com mais de 24 mil voluntários de 18 a 80 anos e publicado no periódico "Environmental Health" constatou que viver próximo a ruas barulhentas pode aumentar a pressão arterial. O risco de manifestar a doença é 45% maior para moradores de áreas com ruídos acima de 64 decibéis (volume que os pesquisadores compararam com o barulho de uma máquina de lavar louças). Uma rua de tráfego intenso tem cerca de 70 db e vias expressas, 85 db.

O trânsito é um fator decisivo para o aumento do ruído nas grandes cidades. Considerando a necessidade de se reduzir a poluição sonora nos centros urbanos e entendendo que os veículos rodoviários automotores são uma das principais fontes de ruído no meio ambiente e atento aos objetivos do Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em sua resolução 272, estabeleceu desde o ano 2000, limites máximos de ruído com os veículos em aceleração.

Em estudo realizado pela Mastra Escapamentos e Catalisadores, a empresa constatou que 70% das reclamações de ruído em veículos que procuravam os Centros Automotivos credenciados pela empresa se davam devido à falta do catalisador.

"Bastava apenas uma análise simples. Checávamos o sistema de exaustão e verificávamos que os carros estavam com catalisadores falsificados", revela o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.

Catalisadores falsos, além de contribuírem diretamente para o crescimento da poluição sonora, provocam o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contrapressão, que causam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças.

Troca do catalisador

Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.

Dr. Dino Altmann é o convidado especial do Roda de Box desta terça-feira

Médico responsável pelo atendimento no GP do Brasil de Fórmula 1 conta as novidades para este ano

O Roda de Box desta terça-feira está especial: o convidado do bate papo mais descontraído e informativo sobre automobilismo recebe o Dr. Dino Altmann, responsável pelo atendimento médico do GP do Brasil de Fórmula 1 e médico pessoal do piloto Felipe Massa.

Ao vivo no estúdio da Race TV, às 17h, Altmann contará como estão os preparativos para a etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1, que será realizado dia 18 de outubro, além de falar sobre a recuperação do piloto da Ferrari, que acompanha enquanto se recupera do acidente sofrido no GP da Hungria.

Para conversar com o médico, basta assistir ao www.racetv.com.br , o canal que traz mais emoção em motorsports.

Dino Altmann explicará como é montada a estrutura médica para a corrida brasileira, que por diversas vezes foi considerada pela FIA como a mais bem organizada de todo o calendário. Do ambulatório aos métodos mais avançados para o resgate de pilotos em caso de acidentes graves, o médico contará como são feitos os procedimentos para garantir a saúde e segurança dos profissionais envolvidos no espetáculo que é a corrida brasileira da Fórmula 1.

Não perca! Só na Race TV você conhece a fundo o que rola dentro e fora das pistas.

segunda-feira, setembro 28, 2009

GT3 Brasil :Chico Longo e Daniel Serra levam Scuderia à primeira vitória

Dupla largou da pole, suportou fortíssima pressão de Rafael Derani nas oito voltas finais, mas conseguiu registrar o primeiro triunfo do Ferrari Scuderia na história do campeonato

Não foi somente por causa do sol forte que a 12ª etapa do Itaipava GT3 Brasil, em Jacarepaguá (RJ), pode ser considerada quente. A corrida deste domingo (27), que teve largada ao meio-dia, contou com bom público nas arquibancadas cobertas para assistir aos supercarros da categoria de Gran Turismo. O público presente acompanhou uma disputa eletrizante pela vitória entre o Ferrari Scuderia da dupla Daniel Serra/Chico Longo e o Ferrari F430 de Cláudio Ricci/Rafael Derani, os atuais líderes do torneio.

A corrida já começou já acalorada: logo após a largada, no final da reta oposta, Allam Khodair (que havia largado em quarto e corre em dupla com Marcelo Hahn) foi espremido entre o Ferrari F430 de Duda Rosa (parceiro de Fernando Poeta) e o Porsche 997 de Ricardo Maurício (companheiro de Miguel Paludo), e acabou rodando na primeira curva. Logo depois, no entanto, o piloto do carro número 16 começou uma bela corrida de recuperação, ultrapassou os concorrentes e conseguiu voltar ao quarto lugar, sua colocação original de largada.
Na frente, Daniel Serra e seu Ferrari Scuderia abriam vantagem para o F430 de Cláudio Ricci, que passava a sofrer pressão de Chico Serra (parceiro de Bruno Garfinkel) com o Lamborghini Gallardo. O segundo lugar, porém, não chegou a trocar de dono.

Antônio Hermann foi o primeiro a parar para a troca de pilotos e entregou o Porsche 997 a Beto Posses, exatamente na metade da corrida. Chico Serra parou no 34º minuto de prova para que Bruno Garfinkel assumisse o volante do Lamborghini Gallardo. No final da janela obrigatória, Cláudio Ricci se dirigiu aos boxes, e uma volta depois, precisamente no 37º minuto, Daniel Serra fez a troca com Chico Longo.

Longo voltou à pista na frente de Rafael Derani, mas o piloto da equipe CRT Brasil começou a se aproximar do líder da prova. Na 33ª das 45 voltas da corrida, Derani encostou no Ferrari Scuderia e começou a mais emocionante luta da corrida, valendo a liderança da prova. "O Rafael encostou enquanto eu tentava uma tocada mais conservadora, para amenizar o desgaste do carro. Foi muito difícil, e tudo o que passava pela minha cabeça era não errar, pois isso nos custaria esta primeira vitória", comentou o parceiro de Daniel Serra, muito feliz com a vitória – Longo comemorou longamente ao lado do Scuderia depois que estacionou o carro em frente ao pódio, em uma vibração pessoal que mexeu bastante com o animado público carioca.

"Eu cheguei rápido no carro do Chico Longo e fiquei todo o tempo mostrando que eu estava ali, que se ele errasse eu venceria a corrida, mas ele pilotou muito bem e defendeu a ponta o tempo todo. Este segundo lugar foi ótimo para a nossa dupla sob o ponto de vista do campeonato. Se eu me arriscasse mais, poderia ter colocado tudo a perder e causado dois abandonos, o que seria muito pior. Neste estágio da temporada, eu me preocupo mais em ser campeão do que em vencer as corridas", explicou Rafael Derani, que agora soma 179 pontos junto de Cláudio Ricci – 23 à frente de Ricardo Maurício, piloto da equipe Porsche que compete com um modelo 997 GT3 Cup S. "Tivemos um final de semana perfeito. Encontramos um ótimo acerto para o carro logo na sexta-feira e estivemos cientes de que o importante era terminar as duas corridas entre os três primeiros colocados. O segundo lugar de hoje nos coloca mais perto do título", comemorou o gaúcho Claudio Ricci, vencedor, juntamente com o parceiro Derani, da etapa disputada no sábado.

Atrás da disputa pela ponta, Miguel Paludo (parceiro de Ricardo Maurício) recuperava terreno com o Porsche 997 ao conseguir ultrapassar o Lamborghini de Bruno Garfinkel. "No final o carro começou a ficar muito dianteiro, e eu tinha que fazer a freada 50 metros antes do ponto normal. Além disso, tive que transferir quase todo o freio para a parte traseira do carro. Caso contrário, eu não conseguiria fazer as curvas. A luz de temperatura do motor acendia o tempo todo por causa do calor, foi bem difícil. Um terceiro lugar, sob estas condições, foi um ótimo resultado", afirmou Paludo.

O Itaipava GT3 Brasil faz sua penúltima rodada dupla da temporada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (PR), na região metropolitana da capital paranaense.

Confira o resultado da 12ª etapa do Itaipava GT3 Brasil:

1º) C.Longo/D.Serra (FS, SP/SP), 45 voltas em 1h00min20s983 (média de 137,21 km/h)
2º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 0s465
3º) R.Mauricio/M.Paludo (PO , SP/RS), a 45s228
4º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 1min05s182
5º) A.Hermann/B.Posses (PO , SP/SP), a 1 volta
6º) M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 2 voltas
7º) W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 4 voltas
8º) F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS), a 15 voltas
9º) L.C.Assaf/F.Greco (FE , SP/SP), a 38 voltas
10º) V.Faria/L.Vital (FE , SP/SP), a 40 voltas
11º) C.Faria/F.Greco (FE , SP/SP), a 41 voltas
12º) M.Santanna/A.Griecco (FE , SP/SP), a 41 voltas
Melhor Volta: C.Longo/D.Serra, 1min13s641 (149,93 km/h) na 2ª volta

Legenda: FS - Ferrari Scuderia; FE - Ferrari F430; LA - Lamborghini Gallardo; PO - Porsche 997

A classificação do campeonato após 12 corridas disputadas:

1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 179 pontos
2º) Ricardo Maurício (Porsche 997), 156
3º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 146
4º) Thiago Camilo (Porsche 997), 131
5º) Miguel Paludo (Porsche 997), 125
6º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 114
7º) Duda Rosa/Fernando Poeta (Ferrari F430), 92
8º) Antônio Hermann (Porsche 997), 88
9º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 82
10º) Chico Serra/Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo), 80
11º) Fábio Ebrahim (Ferrari F430), 72
12º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 62
13º) Norberto Gresse (Porsche 997), 61
14º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
15º) Wagner Ebrahim (Dodge Viper), 56
16º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 51
17º) Beto Posses (Porsche 997), 37
18º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
19º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
20º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
21º) Nelson Merlo (Ferrari F430) e Ricardo Rosset (Ford GT), 22
22º) Renato Stumpf(Dodge Viper), 6

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Confira o site da categoria: www.gt3.com.br

Fotos: Luca Bassani

ReUnion Press

Equilíbrio marca a disputa da Mitsubishi Cup em Guarapuava

Quinta etapa da competição, realizada no Paraná, traz mudanças na liderança geral das três categorias

Texto : Thomaz Molina

A quinta etapa do rali de velocidade Mitsubishi Cup foi disputada neste fim de semana na Fazenda Limoeiro, em uma trilha muito rápida, com retas longas e freadas fortes e que exigiu muito de pilotos e navegadores , na cidade paranaense em Guarapuava, a segunda cidade mais fria do estado e uma das mais altas, com 1.127 metros de altitude.

Pilotos e navegadores precisaram manter 100% de concentração nos 32 km da pista, 80% deles em campos de aveia cortados, o que garantiu a adrenalina aos competidores, que consideraram o piso muito bom. "A pista é excelente, muito rápida, mas segura e seletiva. Uma das melhores para quem gosta de acelerar", classificou o navegador Jorge Peters, da categoria Pajero TR4R.
As duplas da categoria L200 Triton RS viveram mais um dia de intensa competição, que acabou com a vitória de Reinaldo Varela e Marcos Macedo que, com dois triunfos nas duas primeiras provas, garantiu a vitória na etapa. Porém, apesar do bom desempenho, eles avaliam estar fora da luta pelo título geral. "Tivemos problemas na segunda etapa, em São Carlos, e acabamos sem chance de título. Mas seguimos motivados pelo prazer de vencer cada nova etapa e deu tudo certo em Guarapuava", diz o navegador Marcos Macedo.

O segundo lugar ficou com a dupla Adriano Leão e Eduardo Bumpi, de Ribeirão Preto (SP), que assumiu a liderança geral. De acordo com o piloto Adriano Leão, o segredo é sempre tentar o máximo para obter o melhor resultado. "Conseguimos graças a nossa regularidade em todas as etapas. Mas não podemos bobear, o campeão será aquele que errar menos".
A categoria L200 RS teve como vencedora a dupla curitibana formada por João Carlos Cardoso e Cesar Valandro, que ganharam a última prova e conseguiram um terceiro e um quarto lugar nas duas primeiras. Cesar Valandro, navegador estreante na Mitsubishi Cup, ressalta que a experiência do piloto foi fundamental para o bom resultado: "O João me passou muita tranquilidade, assim como toda a equipe, que merece os parabéns".

Já o piloto João Carlos Cardoso lembra que o campeonato ainda está aberto e muita coisa vai acontecer até o fim. "A competição só será definida em Campinas".

A dupla de Curitiba foi seguida pelos catarinenses de São Bento do Sul Juliano Diener e Vitor Muench, que reassumiram a liderança geral na L200 RS. Mas o piloto não se ilude com a volta ao topo. "Precisamos manter o pé no fundo se quisermos continuar na primeira posição. Pelo menos os três primeiros colocados na classificação geral podem ser considerados favoritos", disse Juliano Diener.

A liderança geral também mudou de mãos na categoria Pajero TR4R. Os catarinenses de Lages Sérgio Gugelmim e Ivo Renato Mayer voltaram ao primeiro lugar após dois terceiros lugares e uma vitória nas três provas. Agora, eles estão com 164 pontos, apenas um a mais do que os vice-líderes Willians Dums e Jorge Peters, de São Bento do Sul (SC).
Sérgio Gugelmim ficou satisfeito em retornar ao lugar mais alto do pódio e da classificação, mas diz que ainda falta muito para o título. "Precisamos seguir acelerando cada vez mais para repetir esse bom desempenho e conseguir os resultados necessários". Ele ainda lembra que o perigo pode morar ao lado. "Quatro dos cinco primeiros colocados são da nossa equipe, o que destaca a competência dos mecânicos, que não dão preferência a ninguém".

Em segundo lugar chegou a dupla de Tubarão (SC), Marcos Mendes e Luís Felipe Eckel, de apenas dezoito anos. "Idade não quer dizer nada", afirma o piloto Marcos, que ainda destaca: "O Luis Felipe é muito competente no que faz".

O jovem navegador prefere ressaltar a disputa acirrada do campeonato. " Nós tivemos o mérito de pontuar bem em todas as etapas, o que pode nos dar uma vantagem no fim da competição", diz Luis Felipe Eckel.

No total, a Mitsubishi Cup distribuirá durante o ano R$ 400.000,00 em dinheiro , troféus e prêmios especiais em cada etapa.

A Mitsubishi Cup é patrocinada por Itaú-Unibanco, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Transzero, Daslu Homem, Ituran, Mira Transporte e Artfix.
Classificação 5ª etapa – Guarapuava (PR)

Categoria L200 Triton RS
1º colocado – Reinaldo Marques Varela e Marcos Macedo (São Paulo / SP) – 43 pontos
2º colocado – Adriano Leão e Deco Muniz (Ribeirão Preto / SP) – 42 pontos
3º colocado – Marcos Antonio Cassol e Rodrigo Mello (Rio Verde / GO) – 41 pontos
4º colocado – Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio(Santana de Parnaíba / SP) – 34 pontos
5º colocado – Dan Nacif e Eduardo Silva Soneca (Belo Horizonte / MG) – 32 pontos

Categoria L200 RS
1º colocado – João Carlos Cardoso e Cesar AugustoValandro (Curitiba / PR) – 40 pontos
2º colocado – Juliano Diener e Vitor Muench (São Bento do Sul / SC) – 37 pontos
3°colocado – Carlos Henrique Scheffer e Rafael Malucelli (Curitiba / PR) – 36 pontos
4º colocado – Jorge Wagenfhur e Gustavo Gugelmin (Curitiba / PR) – 35 pontos
5º colocado – Rafael Tulio e Leandro Ferrarini (Curitiba / PR) – 34 pontos

Categoria Pajero TR4R
1º colocado – Sérgio Gugelmin e Ivo Renato Mayer (Lages / SC) – 41 pontos
2º colocado – Marco Antonio Mendes e Luís Felipe Eckel (Tubarão / SC) – 40 pontos
3º colocado – Fábio V. Nascimento e Paulo V. do Nascimento (São José dos Campos / SP) – 32 pontos
4º colocado – Paulo Cesar Boscolo e André Lucas Munhoz (Cuiabá / MT) – 31 pontos
5º colocado – Wilians Dums e Jorge Peters (São Bento do Sul / SC) – 31 pontos

Classificação Geral do Campeonato

Categoria L200 Triton RS
1º colocado – Adriano Leão e Eduardo Bampi (Ribeirão Preto /SP) – 159 pontos
2º colocado – Christian Baumgart e Beco Andreotti (São Paulo /SP) – 152 pontos
3º colocado – Marcos Cassol e Rodrigo Mello (Rio Verde /GO) – 141 pontos
4º colocado – Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio (Barueri/SP) – 135 pontos
5º colocado – Ingo Hoffmann e Emerson Cavassim (São Paulo /SP) – 133 pontos

Categoria L200 RS
1º colocado – Juliano Diener e Vitor Muench (São Bento do Sul / SC) – 161 pontos
2º colocado – João Carlos Cardoso e Cesar Augusto Valandro(Curitiba / PR) – 155 pontos
3º colocado – Peterson de Oliveira e Gilson Rocha (Tubarão / SC) – 146 pontos
4º colocado – Ângelo Guazelli e Carlos Brites (Poços de Caldas / MG) – 140 pontos
5º colocado – Augusto Fiegerlewski e Rafael Capoani (Caxias do Sul / RS) – 131 pontos

Categoria Pajero TR4R
1º colocado – Sergio Gugelmin e Ivo Renato (Lages / SC) – 164 pontos
2º colocado – Wilians Dums e Jorge Peters (São Bento do Sul / SC) – 163 pontos
3º colocado – Fábio V. Nascimento e Paulo V. do Nascimento (São José dos Campos / SP) – 154 pontos
4º colocado – Marcos Mendes e Luis F. Eckel (Tubarão / SC) – 147 pontos
5º colocado – Carlos Girolla e Gilberto Cecílio Jr (Blumenal / SC) – 126 pontos

Mitsubishi Motors -
Giorgia Torello

Maserati:André Posses vence de ponta a ponta no RJ

Em uma das corridas mais extenuantes de todo o campeonato, por causa do calor, o paulista dominou a corrida e assumiu a liderança do campeonato

A 7ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati, disputada na tarde deste domingo (27) no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), teve um grande complicador para pilotos e equipes. O intenso calor exigiu muito dos competidores e de suas máquinas. A temperatura ambiente atingiu 35 graus centígrados, mas dentro dos cockpits o calor era bem mais extenuante. Nestas condições, o paulista André Posses atingiu uma das vitórias mais difíceis da carreira, que correspondeu ao terceiro triunfo na temporada 2009. De quebra, Posses também assumiu a liderança do torneio.
Depois de abrir uma distância segura dos demais concorrentes e tentar somente administrar a corrida da metade em diante, Posses enfrentou problemas com o desgaste de pneus, causado em grande parte pelo calor, mas também pelo piso abrasivo de Jacarepaguá. O vencedor terminou a corrida com seu Maserati Trofeo escorregando em excesso em todas as curvas do circuito. O segundo lugar foi conquistado por Pedro Queirolo, que agora é a principal ameaça à liderança de Posses, ocupando o segundo lugar na tabela. Com duas corridas para o fim do torneio, Posses soma 82 pontos, apenas sete a mais que o vice-líder. A dupla Claudio Dahruj/Renan Guerra chegou em terceiro neste domingo, seguida por Edu Guedes/Marcelo Skaf e Marçal Melo/William Freire.

Cleber Faria, que até a prova de hoje ocupava o primeiro lugar na pontuação, não teve um bom dia. Quando ocupava a quinta posição, teve um pneu furado no final da reta causado pelo desgaste excessivo dos pneus e foi obrigado a parar no boxes, caindo para a 12ª posição. "O pneu estourou sem que eu fizesse nada de errado. Não peguei zebra, não saí da pista, nada, ele simplesmente furou. Foi puro azar, corrida é assim mesmo eu fiz a minha parte", lamentou o piloto, que perdeu pontos importantes para a disputa do título – soma agora 70 pontos na terceira posição.

O vencedor comemorou o resultado perfeito, apesar das dificuldades de conduzir o carro nas últimas voltas quando quase rodou algumas vezes. "Tentei fazer a corrida economizando o máximo de pneu possível, por que com pista abrasiva e esse enorme calor os pneus acabam muito rápido, uma coisa natural nas corridas. Comecei a prova forçando um pouco e tentando abrir uma vantagem segura para os demais participantes, o que consegui com alguma tranqüilidade. Depois fui administrando a distância, mas cheguei ao final com o carro com pouquíssima aderência devido ao desgaste. O importante é que consegui chegar", comemorava André.

Apesar de ter caído para a terceira posição nas voltas iniciais depois de largar em segundo, Pedro Queirolo fez outra boa prova e nos estágios finais vinha descontando a distância para o líder. Segundo ele, se a prova fosse um pouco mais longa talvez pudesse disputar a liderança com Posses nas últimas voltas. "Sai dos boxes com uma calibragem de pneus bem baixa, por que sabia que com o calor e o atrito a pressão dos pneus iria subir bastante durante a corrida. Os pneus que usei para a corrida já tinham sido usados nas tomadas de tempo, eles já tinham oito voltas e talvez esses fatores podem ter comprometido um pouco o meu início de prova, analisou Queirolo, que durante toda a temporada sempre esteve no grupo que disputa a liderança da classificação.

Durante a corrida, principalmente depois da parada nos boxes, Queirolo manteve ritmo para chegar ao segundo posto e começar a se aproximar do líder, que já não tinha pneus para enfrentar uma disputa direta. "No começo da prova o Renan (Guerra) vinha muito rápido e preferi pensar no campeonato e deixar ele passar, fui só acompanhando. Naquele momento pensei que seria melhor um terceiro lugar do que arriscar a bater o carro. Então poupei muito o equipamento durante a prova e acho que para conseguir o primeiro lugar faltou um pouco mais de tempo, já que eu tinha um desempenho melhor nas últimas voltas. Mas o André fez uma excelente corrida e a vitória foi merecida. Agora vamos para Curitiba. Subi uma posição no campeonato e vou tentar tirar a diferença de sete pontos na capital paranaense", comentou o piloto.

Na terceira posição, mostrando uma grande regularidade no campeonato, a dupla Renan Guerra/Cláudio Dahruj contou com um pouco de sorte, o que faz parte do jogo. Nas últimas voltas Dahruj rodou, mas voltou e conseguiu não perder a terceira colocação. "O calor minou minha resistência. Rodei de tão exausto que estava e por sorte não perdemos posições. O Renan me entregou o carro em terceiro e eu terminei em terceiro, está ótimo", conclui Dahruj.
Renan Guerra conta que a equipe conseguiu acertar o carro somente no warm-up "Ele estava com problemas de equilíbrio e difícil de guiar. O acerto aqui é bem diferente de Curitiba e Interlagos, mas conseguimos encontrar um bom equilíbrio para a corrida", comentou o piloto que largou na quarta posição para esta sétima etapa. "O carro melhorou muito em relação aos treinos, ficou bem competitivo. Só que nas primeiras seis voltas o carro começou a ter uma espécie de pane. O motor cortava e perdia o rendimento e então fui levando assim. Em alguns momentos ele estava bom, mas em outros a gente tinha problemas. Mas deu para completar a corrida em uma boa posição", explicou o piloto mais jovem da categoria.

Confira o resultado da sétima etapa:

1º) André Posses (SP), 35 voltas em 51min10s913 (média de 125,83 km/h)
2º) Pedro Queirolo (SP), a 2s327
3º) C.Dahruj/R.Guerra (SP), a 33s858
4º) E.Guedes/M.Skaf (SP), a 36s528
5º) M.Melo/W.Freire (SP), a 1min03s093
6º) S.Neto/C.Burza (SP), a 1min12s175
7º) Marcello Sant'Anna (SP), a 1min21s284
8º) V.Faria/F.Greco ( SP), a 1 volta
9º) Ricardo Ribeiro (SP), a 1 volta
10º) H.Assunção/H.Martinez (SP), a 1 volta
11º) Bruno Garfinkel (SP), a 1 volta
12º) Cleber Faria (SP), a 1 volta
13º) Alexandre Morsa (SP), a 4 voltas
Melhor Volta: , 1:21.329 (135,75 km/h)
fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br


Classificação do campeonato após a sete corridas disputadas:

1-) André Posses, 82 pontos
2-) Pedro Queirolo, 75
3-) Cleber Faria – 67 pontos, 70
4-) Cláudio Dahruj/Renan Guerra, 65
5-) Edu Guedes/Marcelo Skaf, 59
6-) Bruno Garfinkel, 51
7-) Marçal de Melo/William Freire, 47
8-) Carlos Burza/Samuel Neto, 43
9-) Marcelo Sant’Anna, 42
10-) Vanuê Faria, 33
11-) Henrique Assunção/Hypolito Martinez, 30
12-) Ricardo Ribeiro, 20

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.
Confira o site da categoria: www.itaipavatrofeomaserati.com.br
foto: fernanda freixosa
ReUnion Press

Copa Clio: Vitte volta a vencer em momento decisivo no campeonato

Faltando duas etapas para o final, piloto da W Racing abre 16 pontos para Edson do Valle, que hoje terminou em quarto lugar

Com calor intenso e bom público nas arquibancadas do autódromo de Jacarepaguá, José Vitte liderou de ponta a ponta a sexta etapa da Copa Renault Clio e chegou à sua terceira vitória na temporada 2009. Em segundo lugar ficou o piracicabano Rodolfo Pousa, com Wagner Cardoso fechando os três primeiros. Vice-líder do campeonato, o goiano Edson do Valle foi o quarto colocado, seguido de Rolf Gemperli e do carioca Ulisses Silva em sexto.

Assim que a largada foi autorizada, Rodolfo Pousa sabia que uma vitória aumentaria suas chances no campeonato. Portanto, partiu para cima do pole José Vitte. No entanto, todos os pilotos sabiam que o calor seria um forte inimigo durante a prova. "Ataquei antes e depois do safety car, mas os freios se desgastaram muito e o melhor foi manter a posição", contou Pousa, depois de revelar que suas pastilhas de freio tinham se acabado por completo. "Eu já estava quase sem freios", disse.
A ordem dos cinco primeiros na entrada programada do carro de segurança foi a mesma do final da corrida. Contudo, não foi por falta de tentativa que as posições não se inverteram. Pousa atacava Vitte, e depois da relargada passou a ser pressionado por Wagner Cardoso. "Tudo que eu tirava de desvantagem durante toda a volta perdia no final da reta. Meu carro estava muito dianteiro (escapando de frente), e agora vamos entender o que aconteceu", afirmou Cardoso.
Logo atrás, Edson do Valle lutava para manter a quarta posição, defendendo-se das investidas de Rolf Gemperli. Por causa dessa disputa, quem estava mais atrás chegou na dupla. Foi o caso do carioca Ulisses Silva, que passou a pressionar Gemperli e conseguiu a ultrapassagem a cinco voltas do final na Curva Sul. Três giros mais tarde, no entanto, o piloto do carro número 1 reconquistou a quinta posição passando o adversário por fora na primeira curva do circuito.
José Vitte comemorava muito após receber a bandeira quadriculada. "Estava muito calor, mas a corrida foi ótima. O (Rodolfo) Pousa me atacou na parte inicial da corrida, mas depois todo mundo passou a sofrer desgaste com o calor. Então consegui abrir alguma margem para administrar o ritmo no final", lembrou. "Dava para ouvir o barulho da torcida nas arquibancadas quando a gente passava pela reta oposta", destacou o piloto da W Racing.

Para Vitte, a vitória não poderia ter chegado em melhor hora. "A duas corridas do fim do campeonato, esse resultado veio no momento essencial para mim. Isso me dá uma certa tranqüilidade para continuar o trabalho para a próxima etapa, que vai ser na cidade que é a sede da nossa equipe", disse o rioclarense, que chegou ao Rio de Janeiro com apenas um ponto de vantagem para Edson do Valle e parte para Curitiba, no dia 1º de novembro, com 16 à frente do goiano.

Confira o resultado da sexta etapa da Copa Renault Clio:

1º) José Vitte (SP), 25 voltas em 39min37s349 (média de 116,10 km/h)
2º) Rodolfo Pousa (SP), a 4s370
3º) Wagner Cardoso (SP), a 9s215
4º) Edson do Valle (GO), a 14s208
5º) Rolf Gemperli (SP), a 14s387
6º) Ulisses Silva (RJ), a 14s762
7º) Rodrigo Rocha (RJ), a 16s892
8º) Claudio Zanotto Jr (MT), a 18s425
9º) Cesare Marrucci (SP), a 29s870
10º) Marcelo Costa (RJ), a 31s659
11º) Ydenis de Souza (SP), a 42s785
12º) Roberto Santos (SP), a 55s356
13º) Carlos Victorino (RJ), a 1 volta
14º) Fabio Silva (RJ), a 7 voltas
15º) Marco Eckart (RJ), a 12 voltas
16º) Robival Silva Jr (RJ), a 12 voltas
17º) Luciano Silva (RJ), a 14 voltas
Melhor Volta: José Vitte, 1min29s113 (123,90 km/h)

fonte: CRONOMAP Timing

Confira a classificação do campeonato após seis corridas disputadas:

1-) José Vitte – 109 pontos
2-) Edson do Valle – 93
3-) Rodolfo Pousa – 86
4-) Rolf Gemperli – 82
5-) Wagner Cardoso – 72
6-) Carlos Rocha – 28
7-) Cesare Marrucci – 21
8-) Ulisses Silva – 19
9-) Luciano Kubrusly - 17
10-) Ydenis de Souza – 16
11-) Claudio Zanotto Jr – 8
12-) Roberto Santos - 7
13-) Willians Farias e Fabio Delamuta - 6
15-) Raulino Kreis Jr e Rodrigo Rocha, 4
17-) Peter Gottschalk e Almir Morales – 3
19-) Marcelo Costa, 1

Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Confira da categoria: www.coparenaultclio.com.br
fotos: Fernanda Feixosa

ReUnion Press

Peugeot conquista tri-campeonato no Intercontinental Rally Challenge

A Marca, campeã das temporadas 2007 e 2008 com o Peugeot Super 2000,
conquistou o terceiro título da competição com duas provas de antecedência.

O Peugeot 207 Super 2000 reafirmou sua posição de referência no rali
mundial com a conquista da terceira vitória consecutiva no IRC –
Intercontinental Rally Challenge, disputa de rali promovida com a
supervisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O título da competição entre "construtores" foi obtido duas provas antes do
encerramento da temporada 2009, graças à segunda posição no pódio do Rally
Príncipe das Astúrias conseguida pela dupla britânica formada por Kris
Meeke e Paul Nagle, atual líder do IRC na disputa entre pilotos.

A prova, válida pela nona etapa do campeonato, aconteceu entre os dias 10 e
12 de setembro, na Espanha, e o desempenho das duplas que competem a bordo
dos Peugeot 207 Super 2000 garantiram importantes pontos para a Peugeot
Sport. Com isso, a direção esportiva da Marca alcançou um total de 109
pontos, uma vantagem de 37 pontos ante os 72 acumulados pela segunda
colocada.

Esse resultado é fruto de um constante trabalho de desenvolvimento
realizado pela Peugeot Sport, que tem por objetivo oferecer evoluções na
perfomance do 207 Super 2000 e, dessa forma, melhor atender às equipes
participantes.

O IRC teve sua primeira passagem no Brasil durante a segunda etapa da
temporada atual, realizada na cidade de Curitiba entre os dias 05 e 07 de
março. Na ocasião, a vitória da Peugeot contou com uma "dobradinha" dos
pilotos Kris Meeke (50 pontos, equipe Peugeot UK) e Nicolas Vouilloz (25
pontos, equipe Peugeot Team Belux), que ocupam a primeira e a quinta
colocação, respectivamente. Entre os representantes da Marca, destaque
também para o piloto Freddy Loix (equipe Peugeot Team Belux), que ocupa a
terceira colocação com 32 pontos.

MAISA SALMI
Peugeot do Brasil

sexta-feira, setembro 25, 2009

Itaipava GT Brasil entra na pista nesta sexta-feira no Rio de Janeiro


Ingressos serão vendidos a R$ 10,00, na bilheteria do Autódromo de Jacarepaguá neste sábado e domingo

O Itaipava GT Brasil vai invadir o Autódromo Internacional Nelson Piquet, Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira (25). A etapa carioca é a sexta rodada de um dos maiores eventos de automobilismo do País, que reúne três categorias: o Itaipava GT3 Brasil, a Copa Renault Clio e o Itaipava Trofeo Maserati.
Os carros começam a acelerar pelos 3.067 metros da pista da capital fluminense às 9h20 desta sexta-feira. Os primeiros a deixar os boxes serão os pilotos da Copa Renault Clio. A partir das 10h05, as máquinas do Itaipava Trofeo Maserati entram em ação, seguidos pelos supercarros do Itaipava GT3 Brasil, às 11h. O último treino livre é dos pilotos que correm com carros da marca do tridente e está previsto para terminar às 17h05.

No sábado, a ação começa mais cedo. Às 8h, o público que já estiver no Autódromo de Jacarepaguá vai poder escutar o ruído dos motores de Porsche, Ferrari F430, Scuderia e Lamborghini, pois o dia começa com o treino do Itaipava GT3 Brasil. A Copa Renault Clio entra na pista às 9 horas, precedida pelo Itaipava Trofeo Maserati, às 10h05. A última atividade de pista no sábado é a primeira das duas corridas do Itaipava GT3 Brasil, com largada marcada para as 15h30.

Os carros dos sonhos são os primeiros a entrar na pista no domingo, às 8h40, para o treino de aquecimento. Às 9h10, é a vez do Itaipava Trofeo Maserati fazer o seu warm -up. A largada para a sexta etapa da Copa Renault Clio acontece às 10 horas.

Para o público que deseja acompanhar de perto as disputas entre as categorias com os carros mais desejados do planeta, ou também a luta acirrada pelo título do campeonato nacional de melhor custo-benefício do País, os ingressos serão vendidos a R$ 10 na bilheteria do autódromo no Portão 1 (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, s/n, Jacarepaguá). Estudantes com carteirinha, professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 65 anos de idade têm direito a 50% de desconto no valor da entrada (R$ 5). Os primeiros dois mil ingressos vendidos dão direito a uma camiseta do Itaipava GT Brasil.

A venda dos ingressos acontece no sábado (26) das 8h às 17 horas, enquanto no domingo (27) a bilheteria estará aberta entre 8h e 15 horas. A entrada do público para as arquibancadas acontece pelo Portão 1, atrás da Arquibancada C.

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.

Confira o site do evento: www.itaipavagtbrasil.com.br
fotos: Fernanda Freixosa
ReUnion Press

F-Mazda: Caio Lara fecha quarta fila em Road Atlanta

Brasileiro espera repetir bom resultado de 2008 para terminar bem o ano

O piloto Caio Lara se classificou em oitavo na tarde desta quinta-feira (24) para a 12ª etapa da Fórmula Mazda. A corrida está marcada para esta sexta-feira (25) às 18h30 (horário de Brasília) no circuito de Road Atlanta, no estado da Georgia, nos Estados Unidos. Essa é a penúltima prova da temporada, e Caio ocupa a 8ª posição na classificação geral, com 311 pontos, 18 a menos que o quinto colocado e a 31 do terceiro (lembrando que cada vitória na categoria vale 44 pontos).

"A equipe está tendo algumas dificuldades aqui, prova disso é que estamos todos praticamente com o mesmo tempo. Na minha volta mais rápida, fui atrapalhado por outros pilotos, o que me fez perder cerca de três décimos, e isso me deixaria entre os cinco primeiros. Mas estou dando o meu máximo para ajudar a equipe. Ainda vamos sentar e conversar para ver o que pode ser feito. Não dá para ser muito agressivo logo na largada porque a primeira curva é feita de pé embaixo, mas vamos tentar entrar no ritmo da prova e ganhar algumas posições", afirmou o piloto da JDC Motorsport.

Caio ainda comentou as características do traçado e a expectativa para a prova em Atlanta. "A pista é famosa por suas curvas de alta velocidade, algumas delas cegas, e é muito interessante para guiar. Estou confiante, pois gosto dessa pista; tive um bom resultado lá no ano passado e estou trabalhando para repetir esse feito". Em 2008, Lara andou entre os dez primeiros em quase todos os treinos e terminou a corrida em 6º.

Os pilotos tiveram quatro sessões de treinos livres durante a semana. Na terça-feira, Caio foi 14º no treino da manhã e 8º à tarde. Ontem, no único treino do dia, ele marcou o 9º tempo. Já no treino da manhã de hoje, com condições diferentes de pista, o piloto de 18 anos terminou em 13º a meia hora de treino.

Faltam duas etapas para o fim da temporada, e o piloto atentou para a importância dos resultados na definição de seu futuro. "Essas corridas servirão de termômetro para minha decisão sobre o que fazer no próximo ano, por isso, trabalharei muito para obter um bom resultado nessas duas provas", concluiu.


Anderson Marsili

Itaipava GT Brasil: Promoção da Petrobras leva torcedores para uma "volta rápida" em Jacarepaguá


Integrantes da torcida Petrobras serão levados para um giro pelo circuito do Rio de Janeiro com uma Maserati GranTurismo de 450 cv

Os integrantes da Torcida Petrobras no Itaipava GT3 Brasil poderão viver uma experiência única logo após o encerramento da sexta rodada dupla do campeonato, marcada para este domingo (27) no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Em parceria com a equipe paulista CRT Brasil – líder da competição com a dupla Cláudio Ricci e Rafael Derani –, a petrolífera brasileira dará a dois dos membros de sua torcida uma volta rápida pelo circuito carioca a bordo de uma Maserati GranTurismo de 450 cv. É preciso chegar ao autódromo até as 10h da manhã de domingo para concorrer ao prêmio.

Ao abastecer em um dos postos Petrobras integrantes da promoção, os motoristas receberão cupons que poderão ser trocados por ingressos de arquibancada para as corridas do final de semana. Estes ingressos, depois de validados, é que serão usados no sorteio da volta rápida pelo circuito. O regulamento completo da promoção e a relação de postos participantes podem ser encontrados no seguinte endereço da Internet: www.vocenagt3.com.br
.
"A experiência de percorrer uma volta por um circuito de automobilismo ao lado de um piloto profissional, obedecendo naturalmente a todas as normas de segurança, é uma experiência única", aponta Camila Maluf, responsável pelo marketing da CRT Brasil. "Para nossa equipe, fazer parte de uma promoção como esta, ao lado da Petrobras, é uma grande satisfação, pois estamos trabalhando para aproximar ainda mais as pessoas desse mundo maravilhoso do automobilismo", acrescentou.

A Maserati da Petrobras na GT3 está em exposição na sede da empresa, localizada na A. República do Chile, 65, no centro do Rio de Janeiro.
Rafael Durante/Inova

2ª Edição do "Noite Renault" no Auto Show Collection acontece nesta terça


No dia 29, a partir das 19 horas, o Sambódromo do Anhembi (SP) será palco de um evento especial que resgatará a história da Renault no Brasil

Na próxima terça-feira (29 de setembro), o Sambódromo do Anhembi receberá a 2ª edição do "Noite Renault" no Auto Show Collection. Mais de 40 modelos antigos da empresa estarão reunidos em um evento que contará com todas as vertentes do universo de produtos da marca.
O evento, que proporcionará aos visitantes uma volta ao passado histórico da empresa e de seus produtos, contará com a presença de vários modelos importantes na história da marca Renault, como, por exemplo, um "Renault Voiturette", fabricado em 1898, e o "Renault Sandero", que integra a linha atual de veículos da Renault do Brasil.

Outro grande destaque da 2ª edição da "Noite Renault" será o modelo Renault 1906, que foi um presente do ex-presidente francês Charles De Gaulle à família Scarpa no início do século passado. O modelo, um dos mais antigos do País, foi adquirido na década de 80 por um colecionador e está totalmente restaurado.

De acordo com Marcelo Cassari, responsável pela reconstrução do Renault 1906, o trabalho de restauração durou nove meses e foi concluído em novembro de 2006. "Esse carro passou 40 anos guardado em um galpão da família Scarpa até ser vendido. Eu passei oito meses estudando sobre ele e, inclusive, fui para Paris conversar com outros colecionadores e trazer algumas peças. Mas posso dizer que o carro ficou novo e um dos detalhes mais interessantes é que 90% da carroceria é feita de mogno, além de o farol ser a carbureto", contou Cassari.

Entre os destaques do "Noite Renault" estão carros clássicos, como o Gordini e modelos emblemáticos que marcaram a história recente da empresa no País, entre eles o Twingo e o R19. Haverá espaço até mesmo para os veículos "tuning", desenvolvidos a partir de modelos Renault, como, por exemplo, o Logan F1 - criado pela marca para ressaltar a esportividade do modelo.
A presença histórica da Renault nas competições automobilísticas também será resgatada na 2ª edição da "Noite Renault" no Auto Show Collection. Durante o evento, será exposto um carro da equipe Renault F1 Team, além da presença dos pilotos Bird Clemente, Geraldo Meireles e Luiz Pereira Bueno, que integraram a vitoriosa equipe Willys na década de 60, utilizando veículos Willys Interlagos (inspirados no Renault Alpine comercializado na Europa).

Sobre o Auto Show Collection
Realizado todas as terças-feiras, a partir das 19 horas no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o Auto Show Collection, organizado pela Matel (www.autoshow.com.br), é consagrado não só por ser um importante ponto de encontro dos colecionadores de veículos antigos e tuning, como também um excelente espaço de lazer para os paulistanos. O evento é dividido em três setores: a passarela de exposição de antigos, o setor de vendas e a exibição de tuning. A passarela é reservada para exposição dos veículos de colecionadores, onde estão todas as raridades, com preços inestimáveis, e só possíveis de serem vistas no evento. No setor destinado à comercialização de veículos antigos e especiais, o colecionador iniciante encontra diversas ofertas e cerca de 50 quiosques de peças que auxiliam nas restaurações. Já a área de tuning expõe as últimas novidades do mercado.

Serviço:
Auto Show Collection
Quando: 29 de setembro, a partir das 19 horas
Local: Sambódromo do Anhembi - Av. Olavo Fontoura (entrada pelo portão 23)
Preços: Visitantes R$ 8,00 / Carros R$ 28,00 / Veículos antigos - R$20,00 / Veículos antigos com placa preta - R$10,00 / Veículos Tuning - R$20,00.

Renault do Brasil
Gerson Almeida

Honda desenvolve novo dispositivo de mobilidade pessoal

O sistema é o primeiro do mundo que permite o movimento em todos os sentidos

Seguindo o conceito de "harmonia com as pessoas", a Honda desenvolveu uma nova tecnologia de mobilidade pessoal e apresentou o U3-X, um compacto dispositivo experimental que se encaixa entre as pernas do usuário, garantindo livre circulação em todas as direções, como os pés humanos – para frente, para trás, para os lados e na diagonal. A empresa vai continuar a pesquisa e o desenvolvimento do dispositivo, incluindo experimentos em um ambiente do mundo real para verificar a praticidade do aparelho.

O novo dispositivo de mobilidade pessoal permite ao usuário ajustar a velocidade, mover, girar e parar em todas as direções, quando ele inclina a parte superior de seu corpo para deslocar o peso corporal. Isto foi conseguido por meio da aplicação de tecnologias avançadas, incluindo a tecnologia de controle de balanço da Honda, desenvolvida pela equipe pesquisa do ASIMO, robô bípede humanóide da Honda, e o primeiro* HOT Drive System do mundo (Honda Omni Traction Drive System), que permite a circulação em todas as direções, não só para a frente e para trás, mas também diretamente para a direita e para esquerda e na diagonal.
Além disso, o tamanho compacto e a única roda do dispositivo de mobilidade pessoal foram projetados para serem amigáveis para o usuário e para as pessoas ao seu redor, tornando mais fácil para ele atingir o apoio para os pés e ficar com o olho praticamente no mesmo nível dos demais indivíduos.
A Honda apresentará o U3-X pela primeira vez na abertura do 41° Tokyo Motor Show 2009 (patrocinado pela JAMA - Japan Automobile Manufactures Association), que será realizado no Makuhari Messe, na cidade de Chiba, entre 24 de outubro e 4 de novembro.
Ricardo Ghigonetto (Mtb 14.150)

quinta-feira, setembro 24, 2009

Stock Car: Antonio Pizzonia teve semana agitada no Rio e em São Paulo

Piloto participou de diversos eventos na Cidade Maravilhosa e participa do programa Linha de Chegada desta quinta-feira

Piloto profissional há vários anos, Antonio Pizzonia está com a vida bem agitada ultimamente. Além de correr na Stock Car e na Superleague, agora foi lembrado novamente pela Fórmula 1 e já está negociando com alguns times o seu retorno para a próxima temporada. "Estou passando por um momento muito bom e especial de minha vida. Estou competitivo nas duas categorias e espero ter novidades para anunciar até o final do ano", comemora.

Depois de correr em Portugal pela Superleague, Pizzonia foi para Monza, onde além de acompanhar e torcer por Rubens Barrichello, começou a conversar com alguns times da principal categoria do automobilismo mundial. "Meu desempenho na Superliga fez com que a Fórmula 1 se lembrasse de mim. O legal é que a Manor me chamou para conversar e depois mais dois times vieram atrás", apontou.

Da Itália o amazonense foi para a Inglaterra, onde já teve reunião com uma equipe de F1, e veio para o Rio de Janeiro, para participar da sétima etapa da Copa Nextel Stock Car, disputada no último domingo (20/09). Mesmo não tendo acelerado por causa da ausência da equipe Amir Nasr Racing, Antonio ainda ocupa a oitava colocação do campeonato e se mantém entre os 10 primeiros que podem se classificar para a Superfinal. "Fique muito desapontado por não correr. Isto nunca me aconteceu em quase 20 anos de carreira. Fiz minha parte, estava lá no Rio esperando eles, pronto para juntos conseguirmos outro bom resultado".
Apesar de não ter acelerado na Stock Car, o fim de semana de Pizzonia foi marcado por compromissos profissionais. Desde quinta-feira o piloto esteve presente em atividades jornalísticas e promocionais da principal categoria do automobilismo nacional. "Sou profissional e sei que preciso trabalhar para a minha equipe, para a categoria em que corro e para todos os parceiros e patrocinadores envolvidos. Então, é só me avisar que eu vou para todos os eventos", comentou.

Na quinta-feira (17/09), o amazonense participou de uma competição promovida pela TV Globo no autódromo de Jacarepaguá, para ver qual piloto é o Usain Bolt da Stock Car. "Foi muito divertido. Eu gosto de participar de matérias assim", disse. A matéria foi ao ar no programa Esporte Espetacular, no domingo (20/9), momentos antes da largada da corrida.
No mesmo dia ele concedeu uma entrevista à TV Brasil, do Rio de Janeiro, contando como iniciar e ter sucesso no automobilismo. A reportagem será exibida neste domingo (27/09), dentro do programa Stadium, que acontece das 15h às 16h.

Foi gravada outra matéria para a pauta ‘Desafio Esporte Espetacular e Vídeo Show’, ambos da TV Globo. Levando a apresentadora do Sportv Luciana Ávila como carona em um Stock Car, Pizzonia enfrentou Cacá Bueno com o ator Luigi Barricceli. Foi ao ar no programa Esporte Espetacular, no domingo (20/9), antes da largada da corrida. Vai aparecer também no programa Vídeo Show, em data ainda não estipulada. Já está combinada a revanche, com outra matéria idêntica, em etapa a ser marcada posteriormente.
Por fim, à noite Antonio compareceu à festa e desfile da grife da Stock Car. E ainda teve tempo de participar da recepção do Rio de Janeiro à Stock no bar Bom Sujeito, ao lado de outros cinco pilotos e do ex-jogador de futebol Júnior e sua roda de samba. A gravação da TV Globo foi para o RJ TV de sexta-feira (18/9).

Já no fim de semana foi a vez de Pizzonia participar da ação Volta Rápida. No sábado (19/09) ele andou no carro da Goodyear com o ator Sidney Sampaio, que participa da novela da TV Globo Caras e Bocas. No domingo, foi a vez de andar com a apresentadora Adriane Galisteu, para reportagem para o programa Toda Sexta, na TV Bandeirantes, que será veiculada nesta semana. "Vale a pena assistir. A Galisteu gostou porque fiz uma volta radical!".

Na última terça-feira (22/09) Antonio Pizzonia já estava em São Paulo, para a gravação do programa Linha de Chegada, que vai ao ar no Sportv na quinta-feira (24/09), às 22h30. Em sua participação Pizzonia fala sobre o escândalo do GP de Cingapura do ano passado e sua possível volta à Fórmula 1, já que ele conversa com as equipes Manor, Williams e USF1 para competir na temporada de 2010. "Estou muito mais maduro e preparado físico e emocionalmente para a Fórmula 1. Agora é a hora".

Durante o programa aconteceu inclusive uma aparição de Antonio Slash, personagem caricato que o amazonense criou em alusão ao guitarrista Slash, e que ficou famoso após a enorme quantidade de visitantes dos vídeos no Youtube e de seguidores que Pizzonia alcançou no Twitter, ferramenta de micro-blogs na internet. "Acho que logo vou ter que pedir emprego ao Antonio Slash. Ele está dominando o mundo e está mais famoso do que eu, mis amigas. No tretas", brincou imitando seu personagem. O programa será reapresentado na sexta-feira (25/09), às 02h00 e às 09h00.

Agora Antonio Pizzonia espera uma posição oficial da equipe Amir Nasr Racing para decidir a continuidade de sua participação na Copa Nextel Stock Car. "Se eles conseguirem patrocínio para o restante da temporada, irei continuar para tentar o título. Quero ser campeão da Stock Car. Caso não dê certo, continuo na Superliga, onde tenho tudo confirmado e também posso ser campeão", avisa.

Esta é a classificação da Copa Nextel após sete etapas:

1º) Cacá Bueno (P3, RJ), 114
2º) Marcos Gomes (CA, SP), 77
3º) Valdeno Brito (P3, PB), 66
4º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 63
5º) Max Wilson (CA, SP), 62
6º) Atila Abreu (CA, SP), 59
7º) Daniel Serra (P3, SP), 58
8º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 51
8º) Luciano Burti (CA, SP), 51
10º) Allam Khodair (P3, SP), 44
11º) Thiago Camilo (CA, SP), 43
11º) Xandinho Negrão (CA, SP), 43
13º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 42
14º) Paulo Salustiano (CA, SP), 38
15º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 32
16º) Giuliano Losacco (P3, SP), 25
17º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 24
18º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 22
19º) Duda Pamplona (CV, RJ), 18
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 17
21º) Ricardo Zonta (P3, PR), 16
22º) David Muffato (P3, PR), 15
23º) Felipe Maluhy (P3, SP), 14
24º) Popó Bueno (CV, SP), 9
25º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 8
27º) Thiago Marques (P3, PR), 6
28º) William Starostik (CV, PR), 5
29º) Chico Serra (P3, SP), 5
30º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1

Esta é a classificação da Superleague depois de oito etapas:

1) Liverpool (ING), 282 pontos;
2) Tottenham (ING), 224;
3) Basel (SUI), 223;
4) Milan (ITA), 212;
5) Corinthians – Antonio Pizzonia (BRA), 211;
6) Porto (POR), 203;
7) Anderlecht (BEL), 189;
8) Olympiacos (GRE), 178;
9) Rangers (ESC), 173;
10) Roma (ITA), 150;
11) Flamengo (BRA), 150;
12) Atletico de Madrid (ESP), 142;
13) Midtjylland (DIN), 137;
14) Sporting (POR), 136;
15) Al Ain (EAU), 135;
16) Galatasatay (TUR), 133;
17) Lyon (FRA), 104;
18) PSV (HOL), 95;
19) Sevilla (ESP), 89.

fotos: Jose mario Dias

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Itaipava Maserati|:Edu Guedes: "Já estou feliz com o que fiz este ano"

Piloto garante que sua receita nas pistas é não se cobrar e afirma seguir frase de Emerson Fittipaldi

De segunda a sexta-feira, Edu Guedes dá receitas e faz pratos no programa "Hoje em Dia", da Rede Record. Quando tem corrida do Itaipava Trofeo Maserati, o apresentador deixa de pilotar o fogão para colocar suas habilidosas mãos no volante de uma máquina mais potente: o Maserati Trofeo de motor V8 e 420 cavalos. Em seu primeiro ano disputando um campeonato de automobilismo, Guedes afirma que seu desempenho tem superado suas próprias expectativas.

"Eu comecei a correr este ano. A minha expectativa era aprender, como eu tenho aprendido. Queria tentar seguir pessoas que correm há mais tempo e andam melhor, para pegar o jeito e tentar melhorar. E acho que tenho conseguido fazer isso. Em Curitiba, fui o segundo colocado, debaixo de muita chuva, e no final ainda tentei ultrapassar o Cleber (Faria, líder do campeonato), mas não consegui. Os dois saíram da pista, e ele venceu. Ainda consegui outro segundo lugar (na quarta etapa, em São Paulo), quando herdei três posições de uma só vez, depois que os três carros que estavam a minha frente rodaram enquanto disputavam a segunda posição. Eu nem imaginava que conseguiria chegar ao pódio neste primeiro ano. Já estou feliz com o que fiz! (risos)", celebrou.

Em quinto lugar na temporada, com 19 pontos a menos que o primeiro colocado, Cleber Faria, o apresentador sabe que precisa melhorar e se espelha em um dos maiores pilotos de todos os tempos para um dia conquistar sua primeira vitória.

"Tem uma frase do Emerson Fittipaldi que eu tento seguir à risca: ‘Para ganhar uma corrida, a gente primeiro tem que terminá-la’. Então é isso que eu procuro fazer. Acho que, para vencer uma prova, ainda falta experiência mesmo", conta. "Às vezes durante a corrida eu ainda fico preocupado em defender a posição, não bater, não avariar o carro, essas coisas. Também estou trabalhando para melhorar meu preparo físico. Portanto, não crio expectativas. Não fico pensando ou imaginando como e quando vai ser minha primeira vitória", acrescenta.
Para a próxima etapa do Itaipava Trofeo Maserati, no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Guedes acredita que vai ter um fim de semana complicado.

"É uma pista nova para mim. Como eu já disse, não crio muitas expectativas. Largar em entre os dez primeiros seria um bom negócio e, de repente, conseguir algumas posições durante a corrida e terminar entre os cinco já seria muito bom", disse.

Programação – Confira os dias e horários no Rio de Janeiro:

SEXTA-FEIRA (25/9)
10h05 – 10h45: 1º treino livre
12h15 – 12h55: 2º treino livre
14h15 – 14h55: 3º treino livre
16h25 – 17h05: 4º treino livre

SÁBADO (26/9)
10h05 – 10h45: 5º treino livre
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2

DOMINGO (27/9)
09h10 – 09h25: treino de aquecimento
13h40: largada 7ª etapa
Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.

Confira o site da categoria: www.itaipavatrofeomaserati.com.br

ReUnion Press

quarta-feira, setembro 23, 2009

Copa Nextel Stock Car: definição da Super Final será em Campo Grande

Apenas três pilotos já garantiram presença na briga pelo título

São Paulo (SP), 22/09/09 – No dia 4 de outubro será disputada a oitava etapa da Copa Nextel Stock Car. A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será a última etapa da primeira fase, ou seja, aquela que definirá os dez pilotos que continuarão na briga pelo título da principal categoria do automobilismo nacional. Na verdade, três vagas já têm dono: o carioca Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 114 pontos; Marcos Gomes, da Dolly Racing (Chevrolet), 77; e Valdeno Brito, RCM Motorsport (Peugeot), 66. As outras sete estão sendo disputadas por nada menos que 17 pilotos, todos ainda com chances matemáticas. Com isso, a prova na capital sul-mato-grossense tem tudo para ser emocionante, já a partir dos treinos livres.

A etapa terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro Esporte Espetacular, a partir das 11h (horário de Brasília, 10h em Campo Grande). A programação em Campo Grande ainda prevê a disputas das outras divisões da Stock Car, a Copa Vicar, em sua sexta etapa, a Stock Jr, com a sétima corrida, e a Pick Up Racing, com a quinta prova do ano.

A etapa do Rio de Janeiro, no último domingo, deu uma boa amostra do que o público de Mato grosso do Sul pode esperar da Copa Nextel Stock Car. A vitória de Daniel Serra, da Red Bull Racing marcou o sétimo piloto diferente a subir ao topo do pódio, confirmando a competitividade da categoria. Mais do que isso, viu a movimentação de pilotos e equipes na busca por uma vaga na próxima fase.

Os 17 pilotos com chances apostam no histórico da categoria para continuar se dedicando ao máximo. Quem não se lembra da temporada 2007, quando justamente o piloto da casa, Hoover Orsi, tinha apenas 1% de chance de chegar à Super Final, já que tinha de vencer e torcer por uma combinação incrível de resultados. Pois o que parecia improvável aconteceu e ele conseguiu passar para a fase seguinte.

Desta vez, essa é a situação do paranaense Alceu Feldmann, que tem 17 pontos e é o último dentro das "chances matemáticas". Sua missão não é nada fácil: largar na pole positon (garantindo o bônus de três pontos), vencer e torcer contra praticamente todos que estão na sua frente. Mesmo sendo bem complicado, parece difícil alguém dizer que o piloto está fora da briga. Como se vê, a etapa promete.

A relação de pilotos com vaga assegurada e ainda na luta é a seguinte:

1 – Cacá Bueno, 114 pontos (classificado)
2 – Marcos Gomes, 77 (classificado)
3 – Valdeno Brito, 66 (classificado)
4 – Ricardo Maurício, 63
5 – Max Wilson, 62
6 – Átila Abreu, 59
7 – Daniel Serra, 58
8 – Luciano Burti e Antonio Pizzonia, 51
10 – Allam Khodair, 44
11 – Thiago Camilo e Xandinho Negrão, 43
13 – Antonio Jorge Neto, 42
14 – Paulo Salustiano, 38
15 – Ricardo Sperafico, 32
16 – Giuliano Losacco, 26
17 – Nonô Figueiredo, 24
18 – Lico Kaesemodel, 22
19 – Duda Pamplona, 18
20 – Alceu Feldmann, 17

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio oficial é da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch, Medley e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga

Hoover Orsi volta às pistas com o Porsche

Piloto mato-grossense está sem competir desde o fim de 2008 e retorna ao cockpit no próximo fim de semana no Rio de Janeiro

Nove meses e 18 dias após competir pela última vez, o piloto Hoover Orsi voltará a fazer o que mais gosta: pilotar um carro de competição. O sul-matogrossense está longe das pistas desde o fim da temporada 2008 da Stock Car, mas voltará a sentar em um cockpit na próxima sexta-feira, no autódromo de Jacarepaguá, onde será disputada a sexta rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil.

Orsi foi convidado para participar do campeonato por Antonio Hermann e vai dividir a pilotagem do Porsche 997 número 6 com Ronaldo Freitas. Além de Freitas, Hoover vai ser companheiro de equipe um ex-concorrentes da Stock Car: Ricardo Maurício.

"Estou muito contente de voltar a fazer o que mais gosto. É o que eu fiz a minha vida inteira e foi difícil ficar de fora esse começo de ano. Além disso, vou realizar um sonho. Porque sempre fui apaixonado por Porsche, é o carro que eu mais sonhei em pilotar. Então realizar este sonho vai ser fantástico!", comemorou.

O mato-grossense conta com um currículo invejável. Ele foi campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 1999, e decidiu se aventurar pelo automobilismo estrangeiro. Foi para a Inglaterra, onde inclusive morou junto com seu novo companheiro de equipe Ricardo Maurício. Competiu nas Fórmulas Renault Inglesa e Européia, em 2000.

No ano seguinte foi para os EUA, tornando-se campeão da Fórmula Atlantic, em 2001. Voltou para o automobilismo nacional em 2005, correndo na Stock Car e terminou o campeonato duas vezes em terceiro lugar, em 2005 e 2006. Outro fator que chama atenção na carreira de Orsi, é que ele venceu corridas em todas as categorias que já participou. Entretanto, o mato-grossense sabe que deve ser cauteloso no retorno ás pistas.

"Quero ajudar a equipe. Conversei bastante com o Ricardinho (Maurício). Ele e o (Antônio) Hermann me ligaram para eu correr (pela WB Motorsport). A gente só conversou mesmo para acertar a participação, mas com certeza vamos falar mais sobre o carro, quando estivermos na pista, na quinta-feira. Vai ser muito bom reencontrá-lo Sou amigo do Ricardinho desde o tempo do kart, em que competíamos juntos, depois fomos para a Fórmula Ford. Moramos juntos na Inglaterra. Vai ser bem legal dividir a equipe com eles. Vamos nos dar bem. E, como eu disse, quero fazer o meu melhor para ajudar a equipe", contou.

Sobre o circuito de Jacarepaguá, Orsi é mais um piloto que sente saudades do antigo traçado, que teve parte desativada para dar lugar às obras feitas para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

"Gosto bastante da pista. Já cheguei ao pódio lá. Claro, que a pista perdeu muito do que era. Era um dos melhores circuitos do Brasil, agora é um circuito pequeno, mas ainda é interessante. Sempre que chegamos lá, vem a lembrança do quanto era melhor, mas ainda é um traçado legal, porque tem todos os tipos de curvas: de alta, de baixa, de raio longo, de raio curto... Vai ser muito legal correr lá com um Porsche", analisou.

Confira a programação da 11ª e 12ª etapas do Itaipava GT3 Brasil:

SEXTA-FEIRA (25/9)
11h00 – 12h00: 1º treino livre
15h10 – 16h10: 2º treino livre

SÁBADO (26/9)
08h00 – 08h45: 3º treino livre
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida
15h30: largada 11ª etapa

DOMINGO (27/9)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento
12h00: largada 12ª etapa

Confira o site da categoria: www.gt3.com.br
foto: Luca Bassani

ReUnion Press