COMPRE AGORA

quinta-feira, março 05, 2009

WTCC: pilotos encontram público de Curitiba
Tarde de autógrafos movimenta centro da capital paranaense

CURITIBA – A presença dos principais pilotos do WTCC – Campeonato Mundial de Turismo movimentou o centro da capital paranaense nesta quinta-feira, véspera da abertura das atividades de pista da rodada dupla inaugural da temporada 2009. Entre os astros que prestigiaram a sessão de autógrafos na frente da sede do HSBC, principal patrocinador da prova, estiveram o astro local Augusto Farfus, seus companheiros das equipes oficial de fábrica da BMW, Alessandro Zanardi e Jörg Müller, e o atual campeão Yvan Muller.
Nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, os 24 carros entrarão na pista do Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais para uma sessão única de 30 minutos de treinos. Será o primeiro embate direto entre os carros das quatro montadoras – BMW, SEAT, Chevrolet e LADA – representadas na competição dentro da nova regulamentação técnica e com a segunda geração de biocombustíveis.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
GT3 BRASIL: Categoria anuncia equalização própria
Piloto de testes oficial, o francês Christophe Bouchout virá da Europa para treinos em Interlagos e Curitiba

A GT3 brasileira anunciou nesta quinta-feira (5) que irá realizar no País um programa de equilíbrio de desempenho nos mesmos moldes do produzido anualmente na Europa. Até a temporada 2008, o Telefônica Speedy GT3 Brasil teve o fator de equiparação técnica dos supercarros determinado pelo programa europeu – que também estabelece as modificações para os campeonatos da França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Itália. Para realizar os testes a categoria trará ao País o piloto francês Christophe Bouchout, que também é o responsável pelos testes de equilíbrio de desempenho realizados sob supervisão da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Aqui, a coordenação técnica ficará a cargo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), órgão nacional filiado à FIA.

“Em virtude das diferenças entre as pistas em que a GT3 compete na Europa e no Brasil, além do clima tropical que aqui faz os carros sofrerem muito mais do que na Europa, decidimos realizar o nosso próprio processo de equilíbrio de desempenho utilizando os mesmos parâmetros e metodologia que são adotados pela FIA na Europa”, explica Ivo Sznelwar, diretor-técnico da SRO Latin America, empresa que organiza o Telefônica Speedy GT3 Brasil. “Ou seja, vamos replicar aqui o processo realizado na Europa, só que colocando na equação as características que diferenciam as condições de corrida nas duas regiões”.

Os treinos de equilíbrio de desempenho brasileiros ocorrerão em Interlagos e no Autódromo de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nos dias 21 e 22 de abril, e 26 e 27 de maio. Os dados coletados pelo piloto de testes oficial da FIA para a GT3 serão enviados para a Data Analysis Tools and Simulation (Datas Limited), na Alemanha, a mesma empresa que processa e analisa os dados coletados para a equalização européia. Sob coordenação do engenheiro Steffen Kosuch, a equipe da Datas Limited apresentará os resultados em dois dias. “Com base nessa análise é possível sugerir as alterações técnicas para equiparar o desempenho de todos os carros do grid”, disse Kosuch. “Aí elas podem ou não ser implementadas pelos técnicos da CBA”.

“Mas cabe à CBA, com base na análise fornecida pela empresa especializada, a decisão final sobre quais as alterações técnicas serão realizadas” explica Ivo Sznelwar. “Só então repassamos as determinações às equipes para que os ajustes sejam feitos nos carros”.

Credenciais – Christophe Bouchout é mais do que credenciado para a tarefa que vem realizando nos testes de equalização. O francês tem em seu currículo vitórias nos mais importantes eventos de Gran Turismo do mundo: venceu as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Spa-Francorshamps, 24 Horas de Daytona e, inclusive, as 1000 Milhas Brasileiras de 2006, ao lado de Nelson Piquet. E foi, ainda, tricampeão do FIA GT.

O piloto comemorou o fato de ajudar a categoria brasileira na melhora de seu equilíbrio de forças. “Tendo ampliado minha relação com a FIA e a SRO (empresa européia responsável pela organização da GT3 em todo o mundo). Estou encarregado de checar o desempenho dos carros inscritos tanto no FIA GT3 (o Campeonato Europeu) como no Telefônica Speedy GT3 Brasil”, afirmou.

“O trabalho no Brasil fará da minha temporada algo bem mais interessante”, adicionou Bouchout. “Pessoalmente, estou muito orgulhoso pela confiança em mim depositada”, disse o piloto, que marcou a pole position para as 500 Milhas de Daytona com a volta mais rápida da história do evento.

A temporada 2009 do Telefônica Speedy GT3 Brasil começa no dia 26 de abril, em São Paulo.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Cleber Bernuci
Foto: Divulgação
Press Consultoria Ltda
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil: preliminares do WTCC abrem a temporada em Curitiba
 
O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil iniciará a temporada 2009 em Curitiba, fazendo duas provas preliminares da etapa de abertura do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo). O campeonato começa com uma característica que marcou as quatro temporadas anteriores: a perspectiva de um grande equilíbrio na luta pelo título – o mesmo que levou a disputa de 2008 ser definida na última curva da última prova, realizada no Rio de Janeiro, com o gaúcho Miguel Paludo conquistando o campeonato e Constantino Júnior ficando com o vice.
 
Esta será a primeira vez que o Porsche GT3 Cup fará o evento de abertura da temporada em Curitiba. “Aceitamos de imediato o convite para fazer as preliminares do WTCC”, afirma Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup. “Fazemos preliminares do GP do Brasil desde o primeiro ano de nosso campeonato, em 2005, e a experiência mostra que é bom para todos: nossos pilotos, os patrocinadores e o público.”
 
A categoria mantém neste ano o mesmo pacote técnico que estreou em 2008, com a chegada dos Porsche 911 GT3 Cup da geração “997”. Os carros são equipados com pneus Yokohama (empresa que também fornece os pneus para o WTCC) e possuem motor traseiro de 6 cilindros boxer, com 3,6 litros e 420 cv de potência. O câmbio é seqüencial, com seis marchas.
 
Uma novidade é a chegada prevista de mais dois carros para as provas 3 e 4, que serão disputadas em abril em Interlagos. As provas 1 e 2, em Curitiba, têm 22 pilotos inscritos. A relação é esta:
 
00-Constantino Júnior
3-Luís Zattar
5-Antônio Hermann
7-Clemente Lunardi
8-Marcelo Ometto
9-Guilherme Figueirôa
10-Adalberto Baptista
11-Omilton Visconde Jr.
15-Henry Visconde
18-Danilo Fernandez
21-Valter Rossete
27-Ricardo Baptista
31-Marcos Barros
34-Maurizio Billi
36-Charles Reed
51-Otávio Mesquita
52-Beto Posses
55-Marcel Visconde
63-Sérgio Ribas
77-Miguel Paludo
78-Haroldo Pinto
99-Tom Valle
 
A programação do WTCC e do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em Curitiba é a seguinte:
 
Sexta-feira, 6 de março de 2009
14:00 às 14:40 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino livre 1
15:00 às 15:30 – WTCC, testes
16:00 às 16:40 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino livre 2
 
Sábado, 7 de março de 2009
09:00 às 09:30 – WTCC, treino livre 1
09:50 às 10:30 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino livre 3
11:30 às 12:15 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino oficial 1
12:30 às 13:30 – WTCC, treino livre 2
14:00 às 14:45 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino oficial 2
16:00 às 16:45 – WTCC, treino classificatório
17:00 às 17:45 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, treino classificatório
 
Domingo, 8 de março
09:30 às 09:45 – WTCC, treino de aquecimento
10:15 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, prova 1 (máximo de 30 minutos)
13:05 às 13:30 – WTCC, prova 1 (largada em movimento)
14:30 – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, prova 2 (máximo de 30 minutos)
16:05 às 16:30 – WTCC, prova 2 (largada parada)
 
O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta e Racing.
 
Foto: Vinicius Nunes-JV Photo Racing
 
Luiz Alberto Pandini
COPA NEXTEL STOCK CAR: 31ª TEMPORADA TEM INÍCIO NO DIA 29 DE MARÇO, EM INTERLAGOS

Serão 12 etapas ao todo, entre março e dezembro. Copa Vicar e Stock Jr. também terão primeiro etapa em São Paulo

 Em 2009, a Copa Nextel Stock Car realizará sua 31ª temporada. A principal categoria do automobilismo nacional começa no dia 29 de março, com a primeira das 12 provas previstas, passando por cinco estados e o Distrito Federal. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será o palco de prova de abertura da competição, reunindo as principias equipes e pilotos do país. A atração deste ano é a estreia do novo carro da categoria, muito mais moderno e seguro, que marca uma nova era para o evento. A programação ainda prevê as etapas iniciais da Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, e da Stock Jr., divisão de formação, enquanto a Pick Up Racing fará sua primeira prova somente na segunda etapa, em Curitiba. A Rede Globo de Televisão mostrará um compacto e a definição da primeira corrida da Copa Nextel Stock Car ao vivo.

A três semanas do início dos treinos oficiais para a etapa de abertura, a Copa Nextel Stock Car segue bastante agitada nos bastidores, com a definição dos 32 pilotos que disputarão o título de 2009. A grande atração deste ano é justamente o equipamento. Após nove anos, a Copa Nextel Stock Car contará com um novo carro: o modelo JL G-09. A máquina foi desenvolvida seguindo quatro premissas básicas, segurança, evolução tecnológica, design moderno com equalização aerodinâmica e baixo custo de manutenção, e promete tornar ainda mais competitiva a Copa Nextel. Após os testes de pista feitos pelo piloto de testes Felipe Giaffone, o carro tem tudo para ser um sucesso. 

O atual campeão da Copa Nextel Stock Car, Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, acompanhou os shakedowns e ainda pode guiar o novo carro durante uma captação de imagens para a Rede Globo, no Rio de janeiro. Ele gostou da experiência, mas ressaltou que isso só o deixou mais ansioso. "É difícil ter uma primeira impressão de um carro que a gente só pôde andar atrás do safety car. Ele não tinha nenhum problema e isso foi bacana, agora é só esperar pelos treinos”, declarou. 

Outra novidade diz respeito à pontuação. Além dos pontos normais de corrida, a classificação também premiará os melhores tempos. O pole position somará três pontos na classificação, enquanto segundo colocado levará dois e o terceiro um. Assim, se um piloto fizer a pole position e ainda vencer a etapa ele somará 128 pontos na tabela.

Após os shakedowns, a Copa Nextel Stock Car tem programados os testes extras, nos dias 24 e 25 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Será o primeiro contato oficial dos pilotos com o novo modelo e uma boa oportunidade para "pegar a mão” antes do início dos treinos livres da primeira etapa, no dia 27, também em Interlagos. O teste também permitirá ver quem despontará como favorito, ou seja, aquele que conseguir a adaptação mais rápida ao novo equipamento.


As etapas da Copa Nextel Stock Car 2009 são as seguintes:

1ª Etapa – São Paulo - 29/03
2ª Etapa – Curitiba - 12/04
3ª Etapa – Brasília - 03/05
4ª Etapa – Santa Cruz - 17/05
5ª Etapa – Salvador/Alternativo - 05/07
6ª Etapa – São Paulo - 09/08
7ª Etapa – Rio de Janeiro - 20/09
8ª Etapa – Londrina/Alternativo - 04/10
9ª Etapa – Curitiba - 25/10 
10ª Etapa – Brasília - 08/11
11ª Etapa – Tarumã / Velopark - 22/11
12ª Etapa – São Paulo - 06/12

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.


MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
LIVRO MITSUBISHI MOTORSPORTS REVELA OS MISTÉRIOS DA NATUREZA
A Mitsubishi lança a 11ª. edição do livro Mitsubishi Motorsports, com a participação especial de artistas brasileiros em várias áreas

Transformar em arte os elementos da natureza - água, fogo, terra e ar - é um desafio para poucos e que ganha forma nas páginas do livro Mitsubishi MotorSports 2008.

Em sua 11ª edição, o livro explora a intensa relação entre o universo off-road e a natureza, e conta com a participação de 11 profissionais da fotografia, música, artes plásticas, cinema e gastronomia brasileira - Paulo Vainer, Sandra Bordin, Lucia Kosh, Geórgia Guerra-Peixe, Gilberto Rodrigues do Nascimento "Carcará”, Feco Hamburger, Daniel Klajmic, Paulo Manc
ini, Araquém Alcântara, Marcus Ramalho e Mariana Aydar. "A idéia é sempre agregar imagens que trazem a visão de pessoas de fora do mundo dos ralis. Trazer algo inesperado, que deixe o livro ainda mais surpreendente”, diz Sérgio Gordilho, vice-presidente da África e diretor do projeto. 
Sob responsabilidade de Corinna de Souza Ramos, Diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors, a edição 2008 foi dividida em quatro volumes. Os três primeiros trazem cenas capturadas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país, durante as etapas dos rallies organizadas pela marca – Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Cup e Mitsubishi Outdoor. O último volume é composto pelos artistas convidados, que puderam expor de maneira livre sua visão sobre a relação do fogo, terra, água e ar, com a natureza.

O fotógrafo Araquém Alcântara, reconhecido por seu trabalho com meio ambiente, revelou o que chama de "o holocausto das árvores”, enquanto Mariana Aydar canta a música Vento no Canavial em homenagem ao ar. Já o empresário e gourmet Marcus Ramalho, uniu três de suas paixões - gastronomia, fotografia e natureza - em um trabalho de grande sensibilidade e imaginação.


Lançamento - Dia 09 de março, às 20h, no Espaço Fashion do Shopping Iguatemi (Piso Superior). Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - São Paulo - SP 


Exposição Aberta Publico– O público poderá conferir este trabalho, entre os dias 10 e 23 de março, na exposição das fotos do livro, no Espaço Fashion do Shopping Iguatemi (Piso Superior). Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - São Paulo - SP 

Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Monique Renault
Giorgia Torello

Itu – Campeonato Nova Schin de Kart abre domingo com Moa Kart Motor e pacote contra a crise
 A empresa paulista de preparação de motores Moa Kart Motor – a alternativa inteligente - faz sua parte no combate à crise econômica que involuntariamente está sendo “importada” pelo Brasil e em parceria com o Ituano Motorsport Club reduziu (ainda mais) os valores de locação de motores paras as categorias sorteadas do Campeonato Nova Schin de Kart, que terá inicio no próximo domingo (8/03) no belíssimo Kartódromo Arena Schincariol, em Itu.
 
Aliada à redução de valores de inscrições e isenção de cobrança de taxas de treinos oficiais para os karts inscritos, a medida visa uma substancial redução de custos de participação em provas, “democratizando” o esporte e tornando o Campeonato Nova Schin de Kart a melhor opção em custo/benefício do kartismo paulista.
 
Cada categoria recebeu por parte dos organizadores um cuidado especial, com a formação de “pacotes” que incluem a taxa de inscrição, os treinos oficiais de sábado, o combustível de tomada de tempo e corrida, bem como da locação de motores da Moa Kart Motor (para as categorias de motores sorteados).
 
Outro incentivo preparado pelo Ituano Motorsport Club para os participantes do Campeonato Nova Schin de Kart será o valor de renovação/filiação da Cédula Desportiva Nacional (Carteira da CBA). Como é sabido, o valor das taxas para a obtenção da Cédula Desportiva Nacional contempla em sua somatória uma taxa devida à CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo, uma taxa devida à FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo e uma taxa devida ao clube ao qual se está filiando, porem em iniciativa inédita no estado, o Ituano Motorsport Club deixará de cobrar de seus filiados a parte da taxa devida (obrigatoriamente) ao clube, o que na pratica determina uma redução no valor da filiação variando entre 24% a 32%, dependendo da categoria.
 
Para as categorias Mirim e Cadete o valor do “pacote” foi fixado em R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) já incluídos o aluguel dos motores, taxa de inscrição e o combustível para tomada de tempos e corrida.
 
Já as categorias 13 HP Sorteado e 13 HP Sorteado Senior passam a ter o valor do “pacote” fixado em apenas R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais).
 
Para os adeptos dos motores dois tempos, a Moa Kart Motor preparou os mais modernos propulsores “two stroke” do mercado. São motores Parilla de 125cc, refrigerados a água e com tração direta (sem embreagem e partida elétrica) e sem limitadores de giros, o que os tornam propulsores para quem realmente gosta de acelerar e mostrar suas habilidades como piloto, já que todos são perfeitamente equalizados e com desempenho idêntico.
 
Um luxo disponível apenas no Campeonato Nova Schin de Kart, já que preparadores preocupados com o bom desempenho dessas unidades motrizes lamuriosamente barraram sua utilização em outros certames oficiais de São Paulo.
 
Assim, o “pacote” para as categorias Parilla-água e Parilla-água Senior (inscrição, taxa de treino do sábado, combustível de tomada de tempos e prova e locação de motor) foi fixada em, somente, R$ 650,00 (Seiscentos e cinqüenta reais).
 
Só não vai, quem não quer!!!
 
Para as classes Fórmula 4T “B” e Fórmula 4T “B” – Sênior o valor das inscrições em cada uma das oito etapas do Campeonato Nova Schin será de R$ 200,00 (duzentos reais). Como estas classes competem com motores próprios, neste caso estão incluídas a taxa de inscrição e o combustível para classificação e bateria.
 
Saiba tudo sobre as categorias do Campeonato Nova Schin de Kart:
 
1.- Mirim: pilotos Mirim com licença CBA. De 6 (seis) anos completos até 8 (oito) anos.
2.- Cadete: pilotos Cadete com licença CBA. De 8 (oito) anos completos até 11 (onze) anos.
3.- Parilla/Água: pilotos com licença CBA. De idade mínima de 12 (doze) anos completos até 24 anos.
4.- Parilla Água Senior: pilotos com licença CBA. De idade mínima de 25 (vinte e cinco) anos.
5.- 13 Hp Sorteado: Pilotos com licença CBA de idade mínima de 13 (treze) anos.
6.- 13 Hp Sorteado Senior: Pilotos com licença CBA de idade mínima de 30 (trinta) anos.
7.- RD 135 Sprint: pilotos com idade mínima de 14 anos até 25 anos com licença CBA de qualquer categoria.
8.- RD 135 Senior: pilotos com idade mínima de 26 anos  com licença CBA de qualquer categoria.
9.- 13 Hp Fórmula 4T “A” “B”: Pilotos com licença CBA de idade mínima de 13 (treze) anos.
10.- Formula Speed: pilotos idade mínima de 14 anos com licença CBA.
 
O regulamento do campeonato poderá ser consultado (e baixado por download) diretamente no web-site do Kartódromo Arena Schincariol, através do endereço www.kartodromoschincariol.com.br. Mais informações poderão ser obtidas diretamente na secretaria do kartódromo, pelo telefone (11) 4023-1590.
 
Confira o calendário de provas do Campeonato Nova Schin de Kart:
8/03 – Primeira etapa
12/04 – Segunda etapa
17/05 – Terceira etapa
14/06 – Quarta etapa
16/08 – Quinta etapa
13/09 – Sexta etapa
4/10 – Sétima etapa
8/11 – Oitava etapa
 
PlanetKart Marketing Esportivo
Texto e foto: Cláudio Reis
EQUIPE FIAT RALLY PRONTA PARA O INÍCIO DA TEMPORADA

Fiat confirma sua presença no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade em 2009 e encara sua primeira etapa neste final de semana em Curitiba/PR

Confirmando o apoio da Fiat no Rally nacional, a equipe campeã brasileira na categoria N3 em 2008, a Ted Racing, estréia este fim de semana no campeonato brasileiro de rally de velocidade, dando continuidade a longa e vitoriosa parceria com a marca, com um histórico de 19 títulos com o Fiat Palio.

O Fiat Palio 1.8R, está pronto para um dos maiores desafios deste ano, o RICUR (Rally Internacional de Curitba). A prova será um dos maiores rallys dos últimos tempos em solo brasileiro. Serão disputados três campeonatos ao longo de 234 km de especiais (trechos cronometrados) e mais 444 km de deslocamento. Além da disputa do CBR (Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade), o evento contará com duplas européias disputando o IRC (Intercontinental Rally Challenge) e também de toda a América do Sul na primeira etapa do CODASUR (Campeonato Sulamericano de Rally).

Depois de alguns ajustes para a temporada 2009, Luís Tedesco/Raphael Furtado, seguem com as cores da Fiat e embarcam para Curitiba com a responsabilidade da defesa do título da categoria N3 (motor até 2.0, tração 4x2, preparação limitada). "Estou muito contente em poder renovar contrato com a TedRacing. Mais uma vez nossa aposta é na robustez do Fiat Palio Rally. Estamos indo para acelerar forte e tentar fazer história em um dos rallys mais importantes do ano ", disse Luís Tedesco, que terá muitos adversários este ano.

Na sexta-feira, dia 6, o palco do rally será na localidade de Campo Magro, já no sábado os carros aceleram em Campina Grande do Sul. O epicentro do rally, no parque de apoio, será montado no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.

Equipe ING Renault F1 Team desvenda o funcionamento e os segredos do "KERS"

A abreviatura KERS significa “Kinetic Energy Recovery System”, ou Sistema de Regeneração de Energia Cinética. Para as equipes da Fórmula 1, trata-se de um dos maiores desafios técnicos desta temporada e também, uma grande incógnita. A equipe ING Renault F1 Team explica a seguir como é o funcionamento e os segredos desta nova tecnologia.

A função do KERS é o de armazenar numa bateria ou em um volante do motor – um dos componentes responsáveis por ligar o motor ao câmbio - a energia produzida pela frenagem, para que a mesma possa ser reutilizada no momento da aceleração do carro. O uso do KERS em 2009 é optativo, mas será obrigatório a partir do próximo ano. O regulamento técnico desta temporada estabelece ainda que o KERS não deverá produzir potência superior a 60 kW, ou algo equivalente a 80 cv, quando o piloto acionar o sistema por meio de um botão no volante de direção.

O KERS representa um grande passo à frente em termos de recuperação de energia. Sua inovação reside no fato de desenvolver motores elétricos capazes de oferecer potência extra, com um sistema de dimensões e peso mínimos, E, talvez no futuro, venha a ser mais uma contribuição da F1 à engenharia automobilística mundial.

Quando o KERS era concebido, os engenheiros tinham duas opções: a primeira consistia no uso de um volante de motor produzido em fibra de carbono e inserido num ambiente selado a vácuo.O volante seria ligado ao diferencial por um sistema de transmissão do tipo CVT (Continuous Variable Transmission, ou Transmissão Continuamente Variável). Como características, este sistema armazena energia mecânica, oferece uma grande capacidade de armazenamento e possui a vantagem de ser independente da caixa de câmbio. Porém, para ser utilizado com precisão, ele exige grandes atuadores e muito espaço.

A segunda opção do KERS era a de instalar um motor elétrico, que trabalhasse com o carregamento de baterias por meio da energia gerada quando da frenagem do bólido, liberando a energia na aceleração. Assim como outras equipes, a ING Renault F1 Team direcionou os seus esforço para esta opção. 

O sistema KERS desenvolvido pela escuderia ING Renault F1 Team consiste de três elementos básicos: um motor elétrico chamado de MGU (Motor Generator Unit, ou Unidade Geradora Motor) e situado entre o tanque de combustível e o propulsor do carro, e depois ligado diretamente ao virabrequim do motor RS27 para a disponibilização da potência extra. O segundo elemento vital são baterias de íon-lítio de última geração, chamadas de HVB (High Voltage Batery Pack, ou algo como Unidade de Baterias de Alta Voltagem), capazes de armazenar e disponibilizar energia rapidamente. O último item é a caixa de gerenciamento KCU (KERS Control Unit, ou Unidade de Controle do KERS). Conectada ao calculador eletrônico padrão do carro, ela administra o comportamento do MGU quando este carrega ou libera energia. 

O prazo de execução do projeto do KERS foi bastante curto para todas as equipes. Os escuderias tiveram apenas 18 meses para chegar a um bom resultado, e assim a quantidade de estudos preliminares foi muito limitada. Algumas equipes tiveram dificuldades e podem também ter optado por soluções mais difíceis de executar. Além disso, existiam problemas de segurança para pilotos e mecânicos a serem considerados – pré-requisitos que exigiram muito treinamento do pessoal envolvido. Como resultado, todas as equipes foram obrigadas a construir aparelhos especiais de teste e desenvolver programas de treinamento extras.

“O KERS foi um dos projetos mais difíceis que já implementamos e ainda estamos longe da zona de conforto com ele”, diz Bob Bell, Diretor Técnico da equipe ING Renault F1 Team. “Há muito trabalho ainda a ser feito para torná-lo resistente, compatível com o ambiente inóspito das corridas, e também seguro. E há ainda o esforço feito nos bastidores, não apenas no projeto e na confecção das peças, mas também para instalá-las no carro, para implementar todos os sistemas de segurança e todos os procedimentos para as pessoas que irão operá-lo e utilizá-lo”.

Dentro da ING Renault F1 Team, apesar do projeto do KERS ser de âmbito do departamento de chassi, houve um grande envolvimento e trabalho de equipe com os profissionais responsáveis pelo setor de motores. Rob White, Diretor Técnico de Motores da equipe Renault F1 Team, explica que “como a introdução do novo equipamento só ficou confirmada no final de 2007, tivemos que aprender muito rapidamente todo o funcionamento do KERS e isso não nos permitiu termos ciência de todo os efeitos que esse sistema terá no carro”.

Operacionalmente, a implantação do KERS oferece outros desafios. “Há a logística para transportar as baterias para as várias partes do mundo onde a F1 compete, instalações especiais em nossa fábrica que visam conter incêndios nas baterias caso eles venham a ocorrer, modificações nos dinamômetros para que possam receber o sistema KERS visando testes, e muitos novos programas de computador dentro e fora do carro. Praticamente em todos os dias aparece uma nova necessidade relacionada ao KERS que nós não havíamos previsto. Eu acho que quando todos nós da F1 vimos o regulamento pela primeira vez, aquilo era apenas a ponta de um enorme iceberg que, acredito, diversas pessoas na categoria gostaram muito”, destaca Bob Bell.

Os primeiros desafios encontrados pelos engenheiros foram o tamanho e o peso do sistema completo. Devido à sua massa, o acoplamento do KERS ao carro reduziu a quantidade de lastro usado pelos técnicos para equilibrar o chassi. Outra questão importante foi a refrigeração das baterias, já que foi necessário desenvolver um sistema específico para elas. 

Existem várias alternativas para a instalação do KERS, e as equipes tiveram liberdade para escolher a que melhor se adaptasse ao projeto de seus respectivos carros. “As regras dizem que podem ser feitas modificações à frente ou atrás dos motores para a integração do KERS”, detalha Rob White. “No nosso caso, optamos pela integração na parte frontal do conjunto motorpropulsor. É uma solução clássica que usa alimentação por eletricidade e é situada à frente do motor, com um sistema de baterias instalada no chassi. Algumas equipes também preferiram esta opção”.

As baterias, na verdade, estão instaladas sob o tanque de combustível. Há equipes que optaram por colocá-las abaixo das pernas dos pilotos, ou nos sidepods (caixas laterais onde estão situados diversos sistemas, como, por exemplo, os radiadores). Mas a escuderia ING Renault F1 Team considerou que essas escolhas poderiam apresentar mais dificuldades de operacionalização.

Segundo a ING Renault F1 Team, a introdução do KERS não leva a um aumento de competitividade no grid. Na verdade, sua adoção é uma medida que visa alinhar a Fórmula 1 com o esforço mundial de preservação e produção de energia “limpa”. “Se todas as equipes usarem o KERS em 2009, os carros serão cerca de dois décimos de segundo mais velozes por volta. Talvez, em algumas pistas, não sejamos mais velozes em nada”, diz Bob Bell, Diretor Técnico da ING Renault F1 Team. 

“Todas as equipes estão na mesma situação, de forma que ninguém estará levando vantagem em termos de desempenho. Mas o KERS pode, sim, ajudar nas ultrapassagens. Obviamente, não haverá vantagem se dois carros com KERS estiverem andando juntos na reta, pois os pilotos de ambos irão pressionar o botão ao mesmo tempo. Mas será um problema se você não tiver o KERS, e alguém que venha atrás o utilize. Por isso, acredito que não será possível ficar sem ele. Ao mesmo tempo, se todos o tiverem, o sistema não fará tanta diferença a menos que ele quebre. E eu estou certo de que haverá muitas quebras no início da temporada”, completa Bob Bell.

RECALL: FIAT CONVOCA PROPRIETÁRIOS DO PUNTO

A Fiat divulgou hoje um comunicado de “recall” aos proprietários dos veículos Fiat Punto, para verificação do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro e, caso haja necessidade, sua substituição. A convocação abrange todas as versões do modelo produzidas entre 25 de junho de 2007 e 03 de novembro de 2008: Punto 1.4, Punto 1.4 ELX, Punto 1.8 HLX e Punto 1.8 Sporting.

Trata-se de uma falha no processo de fabricação do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro, comprometendo seu funcionamento. Em caso de um dos ocupantes laterais do banco traseiro do veiculo afivelar, equivocadamente, seu cinto de segurança no fecho do cinto de segurança central, terá a falsa impressão de afivelamento pleno do sistema. Porém, o fecho do cinto de segurança poderá desacoplar-se espontaneamente ou, ainda, oferecer resistência ao comando do ocupante para seu destravamento, o que configura um risco, não cumprindo o objetivo de segurança do equipamento.

No comunicado, veiculado amplamente em jornais e emissoras de rádio e televisão, de todo o País, a Fiat esclarece que o serviço é gratuito, devendo ser agendado na concessionária ou oficina assistencial de preferência do cliente. Em caso de dúvida, o cliente poderá solicitar esclarecimentos na Central de Relacionamento Fiat, no telefone 0800 707 1000 ou, ainda, pelo website www.fiat.com.br.

“Com esta atitude a Fiat Automóveis demonstra o profundo respeito que dedica aos seus consumidores e o seu reiterado compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade e confiabilidade”, afirma o comunicado.

Ferrari do vocalista do Jamiroquai destruído

Jay Kay, vocalista do Jamiroquai, ficou com o Ferrari Enzo, avaliado em cerca de 1,120 milhões de euros, parcialmente destruído.

O carro esportivo encontrava-se no parque de estacionamento de um hotel, em Suffolk, Inglaterra, quando foi alvo de vandalismo.

Segundo a BBC o veículo ficou sem vidros e pára-brisas. Na sequência do incidente, ocorrido esta manhã, um homem de 21 anos foi preso pelas autoridades policiais.

Em 2006, o cantor destruiu um Lamborghini Diablo SE30 Jota, avaliado em cerca de 240 mil euros.

O prejuízo destes dois carros juntos ultrapassa 1,3 milhões de euros.

Jay Kay possui, para além destes dois carros acidentados, um Lamborghini Miura e Mercedes 600 Pullman LWB de quatro portas.

O músico recusou-se a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Fonte: IOL Diário
Copa Renault Clio começa em abril

Piloto Rodolfo Pousa comemora aniversário na abertura da temporada

A Copa Renault Clio movimenta o Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo, no dia 26/04, para a abertura oficial da Temporada 2009.

O piloto piracicabano Rodolfo Pousa, que estará completando mais um ano de vida na data da abertura do campeonato, acelera em busca do título no comando do carro de número 13, da Equipe Cofibam/Bom Peixe.

Para enfrentar a crise mundial que afeta a maioria das categorias do automobilismo mundial, a organização da Copa Renault Clio retirou as duas rodadas duplas que há vários anos encerravam o campeonato nacional da categoria. 

Assim, o campeonato que em anos anteriores acontecia em 10 etapas passou a ter apenas oito corridas marcadas para levar emoção e muita velocidade ao público de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Apesar da redução no número de etapas em 2009, o piloto Cofibam/Bom Peixe Rodolfo Pousa, considera positiva a retirada da rodada dupla.  Pousa acredita que as duas corridas tiravam o brilho do final de semana, já que havia pouco treino e até a divisão do público, que não conseguia prestigiar as corridas do sábado e do domingo.

De acordo com o calendário 2009, sujeito à alterações, o Autódromo de Interlagos vai sediar quatro das oito etapas, nos dias 26/04, 28/06, 16/08 e 29/11. A outra metade da temporada acontece em Curitiba (PR), dia 31/05, Londrina (PR), dia 26/07, Rio de Janeiro (RJ), dia 27/09 e Santa Cruz do Sul (RS), na penúltima etapa do ano, dia 11/10.

A outra novidade para o campeonato de 2009 é a inclusão do Circuito de Londrina no calendário da Copa Renault Clio. O traçado do autódromo paranaense é velho conhecido da maioria dos pilotos por ter pouca área de escape, o que significa que em caso de saída da pista dificilmente o piloto consegue retornar a prova.

“A pista tem duas retas longas, uma curva de alta velocidade e o restante do traçado é feito de curvas de baixa velocidade. Com essas características da pista fica difícil o acerto carros.” – completa Pousa.


Assessoria de Imprensa
Piloto Rodolfo Pousa da Equipe Cofibam/Bom Peixe
Jornalista Edílson Rodrigues de Morais

www.rodolfopousa.com.br


CHEGA AO MERCADO O FIAT STILO BLACKMOTION
Conhecido no mercado por oferecer muita tecnologia, inovações, conforto, segurança, estilo e extremo prazer ao dirigir, o Fiat Stilo acaba de ganhar uma nova versão: Blackmotion, que chega para acentuar ainda mais o seu caráter de sofisticação, conforto e alto nível de personalização.
 
Disponível nas cores Preto Vesúvio e Preto Vulcano, o Fiat Stilo Blackmotion reúne um grande número de itens de exclusividade, requinte e segurança. Muita bem equipada de série, externamente, esta versão chega com detalhes dos frisos da grade, das portas e da tampa traseira na cor cinza Dark Shadow. Conta também com vidros escurecidos Vênus 35 (reduzem ainda mais a radiação direta dos raios ultravioletas) e antena compacta de alta capacidade de recepção de sinal. E para completar o visual, rodas em liga leve com pintura exclusiva na cor cinza Dark Shadow, que trazem aro de 17” e pneus na medida 215/50 R17, mais a nova sigla Blackmotion na tampa traseira.
 
Internamente o Stilo Blackmotion reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia, conforto, segurança e bem-estar para os passageiros. Traz o HSD ― High Safety Drive ― airbag e freios assistidos por ABS, mais câmbio Dualogic® automático com comandos do tipo “borboleta” no volante, proporcionando uma condução mais esportiva e segura; ar-condicionado automático Dual Temp, direção Dual Drive com assistência elétrica e bancos revestidos parcialmente de couro. A versão também ganhou uma plaqueta Blackmotion aplicada no painel de instrumentos, dando ainda mais requinte ao modelo. Também os tapetes, encosto dos bancos dianteiros e soleira das portas receberam a identificação da versão.
 
Conduzir o Stilo Blackmotion é tarefa das mais agradáveis. Além do interior climatizado automaticamente, ele conta ainda com piloto automático,  rádio CD player MP3 Connect Bluetooth, com entrada para iPod/USB e sistema de som é Hi-Fi - ― com subwoofer amplificado. São, ainda, partes integrantes da versão o teto solar elétrico Sky Window e os vidros elétricos dianteiros com função one-touch e antiesmagamento.
 
Opcionalmente ainda pode vir equipado com side bags dianteiros + window bags, vidros elétricos traseiros, sensores de estacionamento, chuva e  crepuscular, mais espelho interno eletrocrômico e kit parafusos antifurto das rodas.
 
Com todos esses equipamentos de série mais a motorização 1.8 litro, 8 válvulas, que oferece 112 cv de potência (a gasolina) e 114 cv (a álcool) a 5.500 rpm, além de um excelente torque de 17,8 Kgfm (gasolina) e 18,5 Kgfm (álcool) a 2.800 rpm, o Fiat Stilo Blackmotion chega ao mercado por apenas R$ 65.900,00, o que representa uma excelente relação custo-benefício.
 
Com a entrada desta nova versão, o Fiat Stilo passa a contar com cinco opções no mercado. São elas: Stilo 1.8, Stilo 1.8 Dualogic, Stilo Sporting, Stilo Sporting Dualogic e Stilo Blackmotion Dualogic.

Inconformado com o seu IPVA 2009 ??? 

..Tão Tá Né.....

.
Rally Dakar 2010 terá mais dunas

A organização do maior rali do mundo, o Dakar, divulgou nesta segunda-feira (02) mais detalhes a respeito da próxima edição da prova. Com a definição da data, de 2 a 17 de janeiro de 2010, também foi confirmada a cidade de Buenos Aires, na Argentina, o ponto de partida e chegada do rali, além de passar novamente pelo Chile. Desta vez, a novidade será o sentido da prova, que se dirigirá em suas primeiras etapas para o Chile, em direção ao Deserto do Atacama, ao contrário da edição deste ano.

A quilometragem da prova promete ser bem distribuída entre os dois países da América do Sul, adicionando mais dunas e navegação. “Creio que teremos mais etapas em regiões complicadas no Atacama. De acordo com o mapa traçado pela organização, apesar das cidades não serem especificadas, dá para ter uma idéia que passaremos por locais onde já ocorreu o Por Las Pampas Rally, de extrema dificuldade”, afirmou Jean Azevedo, piloto do carro da Equipe Petrobras Lubrax.

O Rally Dakar 2010 também terá a honra de abrir as festividades do bicentenário de independência da Argentina e do Chile.

Segurança – Outra novidade divulgada pela organização será o critério adotado para aceitar novos pilotos de moto no Dakar. Para que os novatos consigam aprovação no rali deverão ter participado anteriormente de alguma etapa do Campeonato Mundial FIM ou do Dakar Series (provas menores com o selo do Dakar) nos últimos três anos. “Foi uma das maneiras encontradas pela organização para comprovar a experiência de um competidor em provas mais rigorosas, evitando acidentes”, complementa André Azevedo, experiente piloto brasileiro que já competiu no Rally Dakar 21 vezes nas categorias Moto, Carro e atualmente na Caminhão da Petrobras Lubrax.

A última edição do Rally Dakar aconteceu em janeiro deste ano pela primeira vez na América do Sul e impressionou os pilotos estrangeiros devido à diversidade de terrenos encontrados. Seu sucesso fez com que os organizadores repetissem a dose, realizando melhorias no roteiro e também no regulamento da competição.

 A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, CCR/Nova Dutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Motorola e TIM.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax 
Ana Carolina Vieira 
Adeus ao porta-CDs
Novo aparelho de som da H-Buster dispensa o uso de CDs e tem capacidade de receber dispositivos acima de 2GB
 
 
Conectividade, comodidade e convergência. Esses são alguns dos atributos do HBDU-3200. O novo produto é moderno, de última geração, que valoriza o interior do veículo. Uma das novidades da marca é o novo conceito de aparelho multiconexão, que oferece entradas USB e cartão, além de entrada auxiliar - mas já não dispõe de leitor de mídias em formato de disco. E o melhor, o preço é totalmente acessível.
 
Quem gosta de novas tecnologias, pode optar pelo HBDU-3200. O aparelho não tem leitor de CD ou DVD, porém, apresenta leitura de pen drive e MMC/SD Card, com arquivos em formato de compactação MP3 e WMA, entrada auxiliar P2 para amplificar o som de iPod, Mp3 e, ainda, com capacidade de entrada para dispositivos acima de 2GB. Ou seja, o aparelho lê mídias de diversas capacidades, o que faz com que o consumidor leve toda coletânea de músicas para o som do carro.
 
Além dessas características, o HBDU-3200 possui ainda busca inteligente ID3-TAG para pasta, número de faixa e nome da música. “Nosso foco de trabalho é o entretenimento e nada melhor do que o aparelho em questão para sinalizar isso”, destaca Carlos Bizetto, gerente de Marketing da H-Buster.
 
     Informações Técnicas:
 
·         Quatro canais de amplificação de áudio de 45W cada, com sistema Power-Mosfet
·         Leitura de Pen Drive e MMC/SD Card
·         Formato de compactação MP3 e WMA
·         Entrada auxiliar P2 para amplificar o som de iPod/MP3/DiscMan (cabo não incluso)
·         2 saídas pré-amplificadas (RCA) de 4V
·         Busca inteligente ID3-TAG para pasta, número da faixa e nome da música (MP3 e WMA)
·         Equalizador com três curvas pré-ajustadas (Class Rock e Pop)
·         Ajuste de graves e agudos
·         Função  LOUD para reforço de graves e agudos
·         Display de cristal líquido com função relógio
·         Iluminação dos botões na cor âmbar
·         Função LOC de dois estágios para recepção de rádio FM
·         Sintonia automática de emissoras de rádio
·         Funções Random, Repeat e Introdução de músicas
·         Receptor AM/FM estéreo com 30 memórias de sintonia (18 FM e 12 AM)
·         Display multi-função colorido
·         Conexão padrão ISO
·         Frente destacável
 
     Preço sugerido: R$199,00
     Mais informações: www.hbuster.com.br
 
Sobre a H-Buster
A H-Buster industrializa produtos no Brasil há mais de 10 anos e detém a liderança no segmento de áudio e vídeo automotivo (in-car entertainment), o que inclui a produção e a comercialização de DVD Players, CD/MP3 Players, monitores de LCD, amplificadores, além da mais completa linha de alto-falantes do mercado. A empresa hoje com dois sites produtivos. A fábrica existente no Pólo Industrial de Manaus (AM) opera linhas com tecnologia de última geração para produção de aparelhos de áudio e vídeo automotivo e TVs de LCD. Na planta de Cotia (SP) são produzidos alto-falantes. A empresa investe fortemente no Brasil, gerando empregos, riqueza e tecnologia, oferecendo produtos de qualidade a um preço competitivo e justo, que propicia à maioria dos cidadãos brasileiros o acesso a bens de consumo.
 
Alfapress Comunicações
Kátia Almeida
Julia Teixeira
 
CHEVROLET LANÇA VECTRA GT REMIX

Vectra GT/GT-X Remix passa a contar com o novo ‘DNA’ da Chevrolet e ganha modificações estéticas que o deixam com aspecto ainda mais esportivo

Sob o capô do modelo está o motor 2.0 de 8 válvulas Flexpower agora mais potente, ecológico e econômico

A marca Chevrolet, da General Motors, dá continuidade ao lançamento de novos produtos no mercado brasileiro neste mês de março de 2009 e apresenta o Vectra GT/GT-X Remix.

Com design bastante diferenciado e linhas arrojadas, o modelo passa a contar com o “DNA” global da Chevrolet e ganha importantes alterações estéticas externas, que o deixaram com aspecto ainda mais esportivo.

O Vectra GT/GT-X Remix ficou mais funcional, internamente, graças à ampliação do número de porta-objetos, e ganhou novos grafismos no painel de instrumentos e novos padrões de tecidos e grafismos nas portas e nos assentos.

O Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix também recebeu mudanças no motor 2.0 litros 8 válvulas Flexpower, que ficou mais potente, econômico e ecológico, e com desempenho semelhante ao dos modelos com motorização 16 válvulas.

Este motor atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. 
O propulsor deste Chevrolet destaca-se ainda pelo seu elevado torque (19,7 kgfm) a partir de baixas rotações (2.600 rpm), características ideais para retomadas de velocidade e também no trânsito das grandes cidades brasileiras, devido ao conforto ao dirigir que proporciona.

Neste quesito de torque o motor do Vectra GT/GT-X Remix conta com a maior ‘força’ disponível a partir de utilizações em baixas rotações, que apresenta outras vantagens, tais como a redução considerável da troca de marchas no trânsito urbano; melhor saída de rampas ou de lombadas; e melhor retomada em baixas velocidades.

Mais um na lista com o novo ‘DNA’ da Chevrolet

“Como o Captiva, o Malibu e o Vectra Sedã Next Edition, o Vectra GT/GT-X Remix agora entra na lista dos modelos que trazem o novo ‘DNA’ global da Chevrolet. Com forte personalidade e estilo atraente, ele chega para atender aos anseios dos consumidores que gostam de carros sofisticados e com design esportivo”, observa Jaime Ardila, Presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, Vice-presidente da GM do Brasil, ressalta que Vectra GT/GT-X Remix tem como missão reforçar ainda mais sua posição de destaque no segmento de hatches compactos do tipo ‘Premium’, que oferecem muito conteúdo de série, com esportividade e estilo. “Com este modelo, a Chevrolet complementa a linha Vectra que, já no início de 2009, passou por importantes atualizações, para os consumidores mais exigentes”, acrescenta.

Consumidores pediram modelo com estilo agressivo e muito conteúdo

O Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix foi desenvolvido seguindo as sugestões dos consumidores de automóveis do segmento dos hatches compactos ‘Premium’, a partir de uma pesquisa encomendada pela área de Marketing da General Motors do Brasil.

Entre os aspectos detectados na pesquisa como argumentos na decisão de compra do consumidor estão agressividade, precisão e desempenho, conteúdo e design. “A partir disso, vimos a necessidade de equipar o Vectra GT/GT-X Remix com faróis com máscara negra, com lâmpadas Blue Vision e um belo painel de instrumentos esportivo que remete à precisão e beleza”, exemplifica Marcos Munhoz, Diretor de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil.

Nova cor azul da carroceria foi desenvolvida pela OPC na Europa

As mudanças estéticas do Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix o deixaram ainda mais atraente, sobretudo com a oferta de uma nova cor, a azul Arian perolizada. “A Chevrolet escolheu a mesma tonalidade dos OPC (nomenclatura utilizada para os carros esportivos preparados pela Opel Performance Center), para disponibilizar aos brasileiros no Vectra GT/GT-X Remix esta cor alegre e diferente, que hoje é sucesso nos modelos esportivos que rodam na Europa”, destaca Carlos Barba, diretor de Design da Divisão LAAM da GM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

Outras cores disponíveis para o Vectra GT/GT-X Remix são vermelho Lyra, branco Mahler, prata Polaris, bege Artio, vermelho Chardon, cinza Bluet, cinza Taranis, azul Asthenes e preto Nothura.

Ao olhar o Vectra GT/GT-X Remix percebe-se também que houve alterações significativas na parte da frente, na lateral e também na traseira.

O capô tem novo formato e os faróis, também com novo desenho, vêm com iluminação Blue Vision – mais eficiente – e máscara negra, que dá ao carro muito mais esportividade. Já os faróis de neblina, integrados à parte inferior do parachoque dianteiro com design exclusivo, transmitem mais a percepção de desempenho mesmo com o carro parado.

A grade do radiador, com detalhes na cor Antracite, possui uma barra na cor do veículo, com moldura cromada e a nova identidade global, que destaca o atual ‘DNA da Chevrolet’.

Os retrovisores externos do Vectra GT/GT-X Remix são pintados na cor do veículo e têm indicadores de direção (setas) incorporados, o que aumenta a segurança para o motorista nos momentos de ultrapassagens ou nas conversões durante o trânsito.

A versão GT-X, em particular, conta com a luz externa de cortesia, que ilumina o solo próximo a porta do motorista e auxilia a visibilidade dele em ambientes mais escuros.

Na traseira, o Vectra GT/GT-X Remix também apresenta mudanças, com a adoção de lanternas fumê e vermelha com molduras cromadas, que transmitem um visual mais moderno. Há ainda uma barra cromada no porta-malas, que abriga a nova gravata global da Chevrolet. As rodas aro 17 polegadas também têm novo design.

Interior ganhou novos porta-objetos e grafismos mais esportivos

O interior do Vectra GT/GT-X Remix foi redesenhado, ficou mais funcional e ganhou em conforto e conveniência. Os tecidos dos assentos e dos painéis das portas estão com novos grafismos: no GT são em cinza e preto, e no GT-X, em couro, com detalhe em cinza. Vale destacar que os bancos têm novo design e estão ainda mais ergonômicos.

O Chevrolet Vectra GT/GT-X Remix tem um número maior de porta-objetos e alguns ficaram mais amplos, tais como o da nova lateral das portas, que agora possui espaço para uma garrafa (do tipo ‘pet’) de 600 ml.

Os porta-objetos estão em várias partes do habitáculo, como o abaixo da alavanca do freio de estacionamento, ou à frente da alavanca de câmbio, entre os assentos da frente - para atender aos passageiros da parte trás -, e ainda o descansa-braço para o motorista (apenas para as versões com transmissão automática), que também traz em si um porta-objetos.

No banco traseiro da versão GT-X há agora porta-copos retrátil. Os passageiros desta parte do habitáculo ainda podem usufruir de um ponto de força de 12 volts, para carregar telefone celular ou fazer funcionar o DVD Player portátil ou outros aparelhos elétricos.

O painel de instrumentos também mudou. O velocímetro e o conta-giros têm fundo preto, com uma borda branca, para destacar os números. No caso da versão GT-X ainda há um detalhe em laranja próximo aos ponteiros. Com novo design, o painel também é mais um item que reforça a esportividade do modelo.

Uma novidade é a inclusão de mais uma luz espia no painel, um alerta luminoso, em forma de um motor, para quando o veículo ultrapassar o limite de emissões de poluentes estabelecido pela legislação do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

FÓRMULA TRUCK COMEÇA TEMPORADA DE 2009 EM GUAPORÉ
Temporada apresenta boas novidades incluindo uma sétima marca de caminhões e um segundo piloto estrangeiro

No dia 8 de março terá início um dos mais populares campeonatos brasileiros: a Fórmula Truck que fará sua etapa de estréia da temporada de 2009, no tradicional circuito de Guaporé, Rio Grande do Sul.

Esse é o 14º ano da categoria que alcançou os maiores índices de público nos autódromos e revolucionou o modo de promover um evento de automobilismo esportivo no país estabelecido então, pelo seu criador Aurélio Batista Feliz, falecido exatamente há um ano na etapa de Guaporé do ano passado. 

Boas novidades para o ano já mostram que a competitividade deve ser ainda maior em 2009 entre as equipes, marcas e pilotos. Nunca houve tantas alterações de pilotos e equipes como neste ano em que a crise pegou vários setores do mundo, incluindo naturalmente o esporte a motor. Uma ou outra mudança pode ter sido ocasionada pela crise mundial, que com certeza exigiu um reposicionamento com relação às contas administrativas de todas as equipes. Mas a maioria delas parece mesmo que foi em função da competitividade e reestruturação dos times que sempre se profissionalizam cada vez mais nas viradas de ano.

As novidades neste ano começam pela entrada de uma nova marca de caminhões no grid e a participação agora, de dois pilotos estrangeiros na temporada. O caminhão é o MAN, fabricado na Alemanha e construído sob o regulamento da F-Truck brasileira na oficina da ABF em Santos. O MAN já estará no grid de Guaporé pilotado pelo austríaco Egon Allgauer que junto com o argentino Gaston Mazzacane, que já correu na temporada passada, formará a dupla de pilotos estrangeiros na Fórmula Truck brasileira em 2009. Egon Allgauer tem um título na Super Truck européia em 2002 e três vice-campeonatos. "Não vejo a hora de estrear na F-Truck brasileira e conhecer o potencial dos meus adversários”, desafia Egon, que ficou amigo de Aurélio Félix em 2002 quando visitou pela primeira vez a F-Truck brasileira. "Minha participação é mais um passo para a internacionalização da categoria brasileira”, diz animado o novo piloto austríaco.

Outras novidades começam pela mudança de equipe do pernambucano Beto Monteiro, que depois de ter sido campeão em 2004 com um Ford, correu no ano passado pilotando o Scania da Roberval Motorsport e agora assume um dos Iveco da Scuderia Iveco, ocupando a vaga de Adalberto Jardim que deixa a categoria. "Vai ser um novo desafio que estou encarando com muito otimismo. O caminhão é novo e estamos trabalhando no seu desenvolvimento”, disse Beto Monteiro que fez o primeiro e único treino em Interlagos na semana passada antes da sua estréia em Guaporé, onde venceu no ano passado.

O paulista Roberval Andrade continua com o apoio da Scania e sozinho no time que comanda, agora com novo nome, RVR Motorsport (iniciais de Roberval, Vitor, seu filho e Rejiane, sua esposa). No entanto pode-se dizer que Roberval não ficará tão sozinho assim. Sua equipe montou uma parceria com o novo time goiano de José Maria Reis, agora com o criativo nome de Original Reis Motorsport. A estrutura da RVR vai dar todo o apoio tecnológico para os novos caminhões Scania que José Maria e seu sobrinho Leandro Reis trocaram pelos Volkswagen que correram no ano passado. "Dividimos para multiplicar. Agora são três Scania para cuidarmos”, explicou Roberval Andrade.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PILOTOS NA F-TRUCK

Novidade interessante aparece também pelo lado da impecável sede da DF Motorsport em Sorocaba, interior de São Paulo. O time comandado por Djalma Fogaça, várias vezes campeão brasileiro em outras categorias, apresentou em fevereiro a nova equipe com o novo companheiro, o também paulista Urubatan Helou, que já correu algumas provas na F-Truck e tem experiência no automobilismo norte-americano.

Mas a grande novidade da DF Motorsport é o programa de desenvolvimento de novos pilotos, uma espécie de academia de esportistas, receitas há vários anos utilizados por fábricas e equipes da Fórmula 1 na formação e desenvolvimento de jovens pilotos. Assim como foram "construídos” pilotos como Alan Prost, quatro vezes campeão do mundo, nos anos 70 e 80 pelos programas da Renault e Elf (atualmente o brasileiro Luca di Grassi também participa), e o brasileiro Ricardo Zonta pela Mercedes-Benz, a DF Motorsport Ford também montou seu programa de desenvolvimento de jovens talentos. Dois pilotos de kart foram escolhidos a dedo para o projeto da DF Motorsport Ford: Cláudio Alexandre Roda e Yuri Alves, os dois com menos de 25 anos e sem qualquer condição financeira de manter uma carreira no automobilismo. "Nós escolhemos levando em conta o talento dos pilotos e sabendo que eles não teriam condições de bancar uma carreira. Vamos trabalhar para que eles estejam na F-Truck em um ou dois anos”, conta Djalma Fogaça, que também confessou ser um deles, seu substituto no ano que vem.

Mais uma novidade relevante nessa temporada da F-Truck: a estréia do talentoso piloto brasileiro que se projetou no kart brasileiro no final da década de 90, Danilo Dirani. Com 26 anos, Dirani foi o primeiro campeão da Seletiva Petrobras de Kart em 1999, arrematou outros títulos no kart e quando passou para o automobilismo foi campeão da F-3 sul-americana e venceu várias provas na F-3 inglesa. "Esse menino é muito bom”, disse Aurélio Félix, ainda vivo, quando Dirani fez testou o Mercedes-benz da ABF no ano passado em Guaporé, 20 dias antes da prova. Dirani disse estar entusiasmado em participar em um dos melhores eventos esportivos brasileiros, mas que deverá ter um trabalho no início para se adaptar ao equipamento – "Dei poucas voltas e cheguei a andar um segundo acima do tempo do Cirino (Wellington), mas senti que o F-Truck é bem diferente de tudo o que eu já guiei”, contou o piloto que correrá de Volvo e terá como companheiro na ABF Volvo, o paranaense Fabiano Brito.

Os pilotos da RM Competições Volkswagen têm uma razão especial para a animação no início da temporada de 2009. Nos testes que fizeram em Curitiba no início de fevereiro, aprovaram o novo câmbio da ZF que sempre foi uma temeridade dos adversários. O equipamento chamado de câmbio de competição desenvolvido pela ZF e proibido de ser usado no passado foi liberado no novo regulamento deste ano. Para quem viu Renato Martins, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Walmir Benavides andando em Curitiba, os Volkswagen estarão várias vezes nos pódios deste ano. "Eles não perdem o giro no motor nas passagens de marcha com o câmbio escalonado. Vamos ter que correr atrás de novos desenvolvimentos para andar junto com o Volks”, lembra Djalma Fogaça, que testou seu Ford nos mesmos dias na pista paranaense. Renato Martins, dono da equipe faz questão de amenizar essa vantagem "Acho que é um desenvolvimento normal como todas as equipes fazem com o novo regulamento do ano. Todos os anos aparecem novos componentes e é por isso que a F-Truck está sempre competitiva”, diz o maior vencedor da F-Truck com 27 vitórias.

Muitas outras novidades serão anunciadas nos treinos em Guaporé, quando os times se apresentarão com seus novos F-Truck com novas pinturas. Nos dias 6, 7 e 8 de março, os novos F-Truck se encontram para medir forças do início da temporada em Guaporé. É de lá que vai sair o trabalho intensivo para as outras nove etapas do ano, incluindo uma prova na Argentina. Serão dez provas durante o ano e nem sempre na F-Truck, as boas performances das primeiras provas apontam os finalistas da temporada. O ano promete boas disputas.


Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal


Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

segunda-feira, março 02, 2009

COPA PETROBRAS SORRISO CAMPEÃO DISTRIBUI R$ 5 MIL EM PRÊMIOS
Prova que abre o calendário traz prêmios em dinheiro para pilotos e equipes, além de uma ação social para os mecânicos, o Projeto Sorriso Campeão
Os pilotos inscritos para a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que abre o calendário da Seletiva de Kart Petrobras, terão mais um atrativo além das vagas disponíveis no grupo dos doze melhores pilotos do Brasil. Esta primeira etapa classificatória, além de definir o maior número de finalistas do ano, são três no total, é também a única além da decisão que traz prêmios em dinheiro: R$ 5 mil.

O valor é dividido primeiro entre os pilotos. O primeiro colocado receberá R$ 2 mil, o segundo R$ 1 mil e o terceiro R$ 500. Depois, vem a premiação do Desafio Petrobras de Equipes, competição paralela que reúne os mecânicos para uma espécie de gincana, vencendo a equipe que mostrar mais habilidade e rapidez na montagem do kart (basicamente, o bico e as quatro rodas).

O time vencedor leva R$ 1 mil, enquanto o segundo colocado fica com R$ 500. O prêmio e a brincadeira são uma forma de complementar uma festa que nasceu preparada para eles, os mecânicos, em 2003. Por trás da Copa Petrobras Sorriso Campeão, há o Projeto Sorriso Campeão, que oferece um ano de tratamento odontológico básico gratuito para até dois mecânicos de cada piloto inscrito.

Além deles, são atendidos as esposas e os filhos de até doze anos de idade. O programa, que entra no sétimo ano, já atendeu mais de 500 pessoas. Mas para um verdadeiro sorriso de um mecânico, nada melhor que um bom resultado do piloto que ele cuida. E um bom resultado na Copa Petrobras Sorriso Campeão significa a classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras.

Há duas formas de se conseguir uma das três vagas. Duas delas estão reservadas para a própria Copa Petrobras Sorriso Campeão, para o primeiro e o segundo colocados. A outra, a terceira, será destinada ao vencedor da primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que será disputada no mesmo dia e local, pela categoria Sprinter A. Para garantir qualquer um dos lugares, o piloto precisa ter entre 16 e 20 anos de idade.

Dinho Leme