COMPRE AGORA

domingo, novembro 30, 2008

Desafio das Estrelas: Barrichello vence a primeira bateria


Piloto da Honda sai na frente após corrida eletrizante em Florianópolis

FLORIANÓPOLIS – Em uma corrida maluca, com direito a chuva, rodadas, batidas e muitas disputas, Rubens Barrichello venceu a primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas, realizada na manhã deste domingo no Kartódromo dos Ingleses, em Santa Catarina. O piloto da Honda na Fórmula 1 superou o pole-position Lucas Di Grassi em 1s211, após uma disputa eletrizante, que também teve a participação de Michael Schumacher e Vitantonio Liuzzi. Completando o pódio, Thiago Camilo chegou em terceiro, seguido do heptacampeão mundial e de Felipe Massa, que largou em 12º e realizou uma bela prova de recuperação.

O pole Di Grassi manteve a ponta na largada, enquanto Barrichello passava Liuzzi e Schumacher caía para quinto, atrás de Camilo. Não demorou muito para Rubinho atacar Lucas, mas a manobra fez o piloto da Honda perder não só a ponta, mas também o segundo lugar para o italiano. Junto de Camilo e Schumacher, o quinteto travou uma belíssima disputa nos primeiros minutos de competição. O heptacampeão de Fórmula 1 penou, mas passou Camilo e partiu para cima dos líderes, enquanto Liuzzi e Barrichello tomavam a ponta de Lucas.
Com Camilo perdendo o contato, a briga pela primeira posição se resumia a Liuzzi, Barrichello, Di Grassi e Schumacher. Mais atrás, Felipe Massa se recuperava e pulava de 12º para sétimo, em uma longa batalha com Antonio Pizzonia. Na volta 23, exatamente no meio da disputa, Barrichello passou Liuzzi, o italiano devolveu, os dois tocaram rodas e o piloto de testes da Force India levou a pior, perdendo muitas posições e abandonando logo depois. Com isso, a disputa ficou restrita ao trio Barrichello-Di Grassi-Schumacher. Liuzzi, reclamando de dores nas costelas, está fora da segunda corrida.
Enquanto a competição comia solta, com Di Grassi e Schumacher passando Barrichello na 26ª passagem, algumas gotas traziam a ameaça da chuva. E estas gotas provocaram o acidente que marcou a corrida: Schumacher rodou e Barrichello não teve como desviar, acertando o ex-companheiro de equipe. Mesmo com o chassi torto, Schumacher seguiu na competição, chegando a rodar novamente no mesmo lugar. Com isso, Massa foi subindo, pulando para o quinto lugar. Até que a chuva chegou de vez.

Com 30 voltas e o asfalto encharcado, Barrichello usou da experiência e passou Di Grassi, enquanto muitos rodavam e até batiam, como Luca Badoer, Popó Bueno e João Paulo de Oliveira. Com a água aumentando cada vez mais, a prova terminou antes do previsto, com Barrichello superando Di Grassi em 1s2 e recebendo a bandeirada das mãos de Gustavo Kuerten.

A vitória premiou Rubinho com 25 pontos, enquanto Di Grassi levou 20; Camilo, 16; Schumacher, 13; e Massa, 11. Os 15 primeiros pontuaram. A segunda bateria será realizada às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e os oito primeiros largando de forma invertida. Desta forma, Xandinho Negrão sairá da pole, seguido de Felipe Giaffone, Allam Khodair, Massa, Schumacher, Camilo, Di Grassi e Barrichello.


O resultado da 1ª bateria:


1) Rubens Barrichello, 34 voltas em 24min25s119 (média de 83,70 km/h)
2) Lucas Di Grassi, a 1s211 3) Thiago Camilo, a 5s722 4) Michael Schumacher, a 15s332 5) Felipe Massa, a 20s996 6) Allam Khodair, a 23s177 7) Felipe Giaffone, a 23s522 8) Xandinho Negrão, a 28s826 9) Ricardo Zonta, a 40s205 10) Max Wilson, a 51s060 11) Tony Kanaan, a 1 volta 12) Luciano Burti, a 1 volta 13) Alexandre Barros, a 1 volta 14) Pupo Moreno, a 1 volta 15) João P Oliveira, a 2 voltas 16) Popó Bueno, a 2 voltas 17) Luis Tedesco, a 3 voltas 18) Marcos Gomes, a 7 voltas 19) Vitor Meira, a 8 voltas 20) Luca Badoer, a 8 voltas 21) Vitantonio Liuzzi, a 10 voltas 22) Jeff Gordon, a 10 voltas 23) Antonio Pizzonia, a 12 voltas 24) Tarso Marques, a 13 voltas 25) Ricardo Mauricio, a 17 voltas 26) Mario Moraes, a 33 voltas Melhor volta: Michael Schumacher, 41s537

Classificação parcial do Desafio das Estrelas:


1) Rubens Barrichello, 25 pontos; 2) Lucas Di Grassi, 20; 3) Thiago Camilo, 16; 4) Michael Schumacher, 13; 5) Felipe Massa, 11; 6) Allam Khodair, 10; 7) Felipe Giaffone, 9; 8) Xandinho Negrão, 8; 9) Ricardo Zonta, 7; 10) Max Wilson, 6; 11) Tony Kanaan, 5; 12) Luciano Burti, 4; 13) Alexandre Barros, 3; 14) Roberto Pupo Moreno, 2; 15) João Paulo Oliveira, 1.


fotos: Carsten Horst


Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Assessoria de Imprensa/Media Contact

MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda
Telefônica Speedy GT3 Brasil: Bicampeões lideram treino de aquecimento em São Paulo


Xandy Negrão e Andreas Mattheis viraram tempo melhor que o da melhor volta da corrida de ontem – que garantiu a eles o segundo título consecutivo na GT3


Os atuais bicampeões do Telefônica Speedy GT3 Brasil começaram o dia andando forte no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pouco mais de 12 horas depois de vencer a penúltima corrida do ano – e com isso garantir o segundo título consecutivo na categoria –, Xandy Negrão e Andreas Mattheis lideraram o treino de aquecimento deste domingo com uma volta cerca de 0s8 mais rápida do que a melhor marca da dupla na corrida de sábado.

O warm up deste domingo pode, portanto, ser um indício de que os erros que os próprios campeões admitiram ter cometido no acerto do carro para a prova de ontem possam ter sido solucionados.

Xandy e Mattheis estabeleceram a melhor marca da sessão com 1min35s860, e foram 0s196 mais rápidos que os segundos colocados, os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim. Walter Salles e Ricardo Rosset ficaram em terceiro, a 0s626 dos líderes. A largada para a 16ª e última etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil será às 14h00.

O resultado completo do treino de aquecimento desta manhã foi o seguinte:

1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 1:35.860, média de 161.82 Km/h
2º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), 1:36.056
3º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), 1:36.486
4º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), 1:36.670
5º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), 1:36.768
6º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), 1:37.003
7º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), 1:37.063
8º) A.Feldmann/L.Kaesemodel (VC, PR/PR), 1:37.184
9º) M.Hahn/D.Serra (F4, SP/SP), 1:37.217
10º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), 1:37.449
11º) E.S.Ramos/L.Almeida (FG, SP/SP), 1:38.270
12º) T.Marques/N.de Nigris (LG, PR/SP), 1:38.392
13º) A.Colares/A.Giaffone N (VC, SP/SP), 1:38.875
14º) A.Mazzochi/M.Stumpf (VC, RS/RS), 1:43.748
15º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), 5:17.554


LEGENDA

FG – Ford GT V8

P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer

VC – Dodge Viper Competition Coupé V10

F4 – Ferrari F430 V8

LG – Lamborghini Gallardo V10


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda

F3 Sul-Americana: Nelson Merlo é campeão em Interlagos


Fernando Galera tem problemas e abandona a uma volta do fim quando ocupava a sexta colocação

O paulista Nelson Merlo (RC3 Bassani) é o campeão da temporada 2008 da Fórmula 3 Sul-Americana. Ele assegurou o título com um segundo lugar na 18ª e última etapa do campeonato, disputada neste domingo (30/11), no Autódromo de Interlagos. O paulista Fernando Galera (Webmotors/CVC/Mad-Croc/Center Cargo) teve problemas mecânicos e abandonou a prova a uma volta do fim, quando ocupava a sexta colocação. “O carro estava muito bem acertado, com uma estabilidade muito boa, mas infelizmente meu câmbio quebrou e eu não pude chegar ao final”, explica o piloto de 30 anos. A vitória ficou com Denis Navarro (Cesário Fórmula).

Durante todo o fim de semana Fernando Galera elogiou o comportamento do carro. A única dificuldade encontrada foi a falta de potência no motor, que era de seis a sete quilômetros por hora mais lento do que os adversários. “Nós arriscamos uma nova relação de marchas para a corrida de hoje, tentando corrigir isso”, conta. No entanto, a mudança não deu resultados. “O contorno de curvas e arranque do carro era bom, mas continuamos sem velocidade final de reta. Não tinha como fazer ultrapassagens”, alega o piloto da Bassan Motorsport.

Galera terminou o campeonato na sétima colocação, mesmo tendo ficado de fora de seis etapas da temporada. “Eu comecei a temporada numa equipe e terminei em outra. Para ter sucesso é muito importante o desenvolvimento do carro e a interação com o time durante todo o ano”, ressalta. No entanto ele vê com bons olhos a recém parceria com o engenheiro Eduardo Bassan. “Existe um grande potencial para trabalhar com a equipe e desenvolvermos todos os aspectos envolvidos na competição”, conclui o titular da Webmotors/CVC/Mad-Croc/Center Cargo.

Eduardo Bassan também ficou contente com os resultados obtidos nas quatro corridas que trabalhou com Galera. “No final das contas, foi bom. Foi tudo corrido. A presença do Galera só foi confirmada na semana dessas duas últimas rodadas. Dentro dessa limitação, acho que fizemos um bom trabalho para ele”, fala o engenheiro da Bassan Motorsport.

Confira os 10 primeiros da 18ª e última etapa do ano:

1º) Denis Navarro (Bra), 19 voltas em 30:34.211 (média de 160.68 km/h)
2º) Nelson Merlo (Bra), a 2.490
3º) Leonardo Cordeiro (Bra), a 4.541
4º) Leonardo de Souza (Bra), a 18.364
5º) Leonardo Otero (Bra), a 20.017
6º) Werner Neugebauer (Bra), a 20.255
7º) Nilton Molina (Bra), a 27.988
8º) Fernando Galera (Bra), a 1 volta
9º) Yann Cunha (Bra), a 1 volta
10º) Paulo Meyer (Bra), a 2 voltas

Esta foi a classificação final da temporada 2008 da Fórmula 3 Sul-Americana:

1º) Nelson Merlo (Bra), 128 pontos;

2º) Pedro Nunes (Bra), 112;

3º) Denis Navarro (Bra), 105;

4º) Leonardo Cordeiro (Bra), 74;

5º) Leonardo Otero (Bra), 44;

6º) Werner Neugebauer (Bra), 38;

7º) Fernando Galera (Bra), 28;

8º) Lú Boesel (Bra), 24;

8º) Leonardo de Souza (Bra), 24;

10º) Daniel Landi, 16;

10º) Lucilio Baumer, 16;

12º) Rodolpho Santos (Bra), 14;

12º) Felipe Ferreira (Bra), 14;

14º) Guido Falaschi (Arg), 13;

14º) Eduardo Leite (Bra), 13;

16º) Renan Bussieri (Bra), 11;

17º) Nilton Molina (Bra), 10;

18º) Tiago Pìnheiro (Bra), 7;

19º) Henrique Lambert (Bra), 3;

20º) Facundo Crovo (Arg), 2.


MasterMidia Marketing Ltda
Contato: J. A. Otazú
Desafio das Estrelas - I



Fotos da manhã deste domingo

Confira as primeiras imagens das ações dos pilotos antes da primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas. Além de posarem com camisetas de apoio às vítimas da tragédia em Santa Catarina, os pilotos desfilaram para o público de 12 mil pessoas e andaram de moto no Kartódromo dos Ingleses.

fotos: Carsten Horst


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Assessoria de Imprensa/Media Contact

MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda
"Renault Roadshow" fará avenida de São Paulo virar pista de Fórmula 1 neste final de semana
São Paulo, mais precisamente nas imediações do Parque do Ibirapuera, entra para a história do automobilismo mundial, neste final de semana, com a realização do "Renault Roadshow". O ronco do poderoso motor V8 com quase 800 cavalos de potência de um carro da equipe ING Renault F1 Team, pilotado por Nelson Piquet, vai ecoar na avenida Pedro Álvares Cabral.

Além de sentir a emoção de ver de perto um carro de F1 em movimento, o público vai mergulhar, por cerca de três horas, no fantástico universo do automobilismo. Também fazem parte do "Renault Roadshow" exibições de arrancada, desfile de carros antigos, performances de outros modelos de competição da marca e apresentações de manobras especiais.

Outra atração durante o "Renault Roadshow" será o "Village Renault". Trata-se de um espaço em que o público poderá conferir de perto um bólido da equipe ING Renault F1 Team (semelhante ao que será guiado pelo piloto Nelson Piquet), além de uma série de outras atrações, voltadas para as mais variadas idades.

Uma mega-estrutura em frente de um dos cartões postais mais conhecidos e visitados da cidade, o Parque do Ibirapuera, foi montada para a realização do "Renault Roadshow". Um trecho de 1,120 metros ao redor da avenida Pedro Àlvares Cabral se transformará em uma verdadeira pista de Fórmula 1.

O piloto Nelson Piquet, confirmado na equipe ING Renault F1 Team para a temporada 2009, terá à sua disposição duas longas retas na av. Pedro Álvares Cabral, que possibilitarão ao F1 chegar próximo ao seu limite. Também terão duas grandes curvas, onde o público poderá conferir algumas manobras radicais como o ´´zerinho´´ e derrapagens.

"Vai ser uma experiência única passar voando baixo pela avenida que circunda o Parque do Ibirapuera a bordo de um Fórmula 1. O fato de o evento acontecer no Brasil, minha terra e um dos países que mais acompanha de perto as emoções da F1, vai tornar essa aventura ainda mais especial", afirma Nelson Piquet.

Além do F1, também passarão pela pista da av. Pedro Álvares Cabral, no domingo, dia 30 de novembro, os automóveis da Renault que ajudaram a construir a história da indústria automobilística no Brasil, como os Gordini, Interlagos Berlinetta e Dauphine, automóveis que foram produzidos sob licença da Renault pela Willys do Brasil, entre os anos de 1959 e 1967.

Para poder colocar o F1 na rua e, ainda, extrair o máximo de performance do carro, a Prefeitura de São Paulo, através da Usina de Asfalto da cidade, está realizando o recapeamento da avenida Pedro Álvares Cabral. Essa bem feitoria ficará para os paulistanos após o "Renault Roadshow".

Outra preocupação do evento foi com a segurança do público. Ao longo do trecho de 1.120 metros de pista foram instaladas 1.750 barreiras de proteção, garantindo a integridade dos espectadores. As polícias da Guarda Civil Metropolitana, Militar, Corpo de Bombeiros, Brigadistas de Incêndio, equipe da Secretaria de Esportes e mais de 400 seguranças também darão apoio.

Inédito na América do Sul, o "Renault Roadshow" terá o envolvimento de, aproximadamente, 1.500 pessoas, entre produção e fornecedores, além do apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que estiveram fortemente envolvidas, com o objetivo de elaborar um traçado rápido, seguro, com ampla visão para o público.

´´O ‘Renault Roadshow’ contribui para o reconhecimento de São Paulo como um pólo de eventos nacionais e internacionais de esporte, lazer e recreação. Atrai, portanto, investimentos para a cidade e ajuda a estabelecer o município paulistano como a ‘Capital brasileira do esporte’´´, destaca o secretário Walter Feldman.

Ousadia que está virando tradição

O "Renault Roadshow" é um evento automobilístico único, realizado pela primeira vez em 2003. Desde então, quase dois milhões de pessoas em várias cidades do mundo - Madri, Sevilha, Moscou, Lion, Kiev, Istambul, Roma, Varsóvia, Joanesburgo, Roterdã e Cidade do México, sãoalgumas delas - já sentiram a emoção de ver de perto um monoposto de Fórmula 1 circular no trânsito urbano.

Em 2008, o Roadshow já passou por Guyancourt, na França, (onde fica situado o Technocentre, centro de tecnologia da Renault), Joanesburgo (África do Sul), Kiev (Ucrânia), Lisboa (Portugal) e Nova Déli (Índia).

Imprensa Renault

sábado, novembro 29, 2008

Telefônica Speedy GT3 Brasil: Xandy Negrão e Andréas Mattheis vencem e garantem bicampeonato
Dupla da equipe A.Mattheis Motorsport abriu onze pontos de vantagem sobre Walter Salles e Ricardo Rosset, os vice-líderes, e não pode mais ser alcançada na classificação

O Telefônica Speedy GT3 Brasil tem seus primeiros bicampeões. Depois de vencerem o campeonato de estréia da categoria no Brasil, aliando os resultados de um Dodge Viper Competition V10 e um Lamborghini Gallardo V10, Xandy Negrão e Andreas Mattheis faturaram neste sábado, em Interlagos, seu segundo título consecutivo na competição. Os dois começaram a temporada com o mesmo Viper do ano passado, mas optaram por correr com o Ford GT V8 a partir da terceira rodada dupla do campeonato.

Uma decisão, aliás, que provou ser a mais correta – já que a dupla encerrou a 15ª e penúltima corrida do ano com sete vitórias, seis delas conquistadas com o Ford GT. O modelo também garantiu o vice-campeonato a Walter Salles e Ricardo Rosset, que venceram outras quatro provas ao longo do ano e, por pouco, não adiaram a decisão do título para domingo com mais um primeiro lugar.

“Ganhar a corrida e o campeonato é sempre bom. Demoramos um pouco para entender melhor o carro, e por isso tivemos muitas quebras durante o ano. Mas foi um ótimo campeonato”, comemorou Xandy Negrão.
Na corrida deste sábado, Salles e Rosset conseguiram ser mais rápidos que os vencedores, mas viram suas chances de vitória se extinguir na 15ª volta – logo após a parada obrigatória nos boxes para troca de pilotos. Na saída, um erro de cálculo levou a equipe dos vice-líderes a não respeitar o limite mínimo de dois minutos para o pit stop. Com isso, a dupla recebeu um drive-through da direção de prova.

Ricardo Rosset disse ter ficado surpreso com a punição, já que acompanhou a contagem regressiva da equipe pelo rádio – e ainda esperou mais alguns segundos depois do “vai” para acelerar. “Quando voltei à pista procurei guiar no limite. Não pensei em poupar nada e terminei com os freios e com os pneus dianteiros bastante desgastados”, disse ele, que recebeu a bandeirada a 1s340 dos vencedores.

Definidas as duas primeiras posições na tabela, as atenções da corrida deste domingo se voltam para a disputa pelo terceiro lugar. E os únicos com chance de garantir o lugar vêm de Paraná, e dividem o mesmo box na equipe Full Time Sports.

Apesar de ter abandonado a corrida deste fim de semana por quebra da homocinética, Alceu Feldmann se manteve na terceira posição no campeonato com 63 pontos. Os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim, no entanto, foram a 58 com o terceiro lugar obtido neste sábado. O resultado acabou sendo um presente antecipado para Fabio, o mais novo da dupla, que completa 29 anos na próxima segunda-feira. “Quero agradecer ao meu irmão pela boa corrida de recuperação, já que esse resultado nos deixou mais próximos do terceiro lugar”, declarou Fabio.

Fábio Ebrahim não conseguiu um bom desempenho em seu turno em virtude de uma tendência do carro de escapar de frente – um problema que foi solucionado com o ajuste da calibragem dos pneus durante a parada de box.

O resultado completo da corrida deste sábado em Interlagos foi o seguinte:



1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 36 voltas em 1:00:44.070 (média de 153.24 km/h)
2º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 1.340
3º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 43.399
4º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), a 46.723
5º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 47.795
6º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), a 59.061
7º) V.Brito/E.Fittipaldi (P9, PB/SP), a 1:11.436
8º) A.Mazzochi/M.Stumpf (VC, RS/RS), a 1:14.535
9º) A.Colares/A.Giaffone N (VC, SP/SP), a 1 volta
10º) A.Feldmann/L.Kaesemodel (VC, PR/PR), a 4 voltas
11º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), a 5 voltas
12º) M.Paludo/A.Hermann (P9, RS/SP), a 6 voltas
13º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 7 voltas
14º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 12 voltas
15º) T.Marques/N.de Nigris (LG, PR/SP), a 17 voltas
16º) M.Hahn/D.Serra (F4, SP/SP), a 28 voltas
17º) J.Pimenta/F.Casagrande (F4, SP/SP), a 34 voltas

Melhor Volta: W.Salles/R.Rosset, 1:36.399



LEGENDA

FG – Ford GT V8

P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer

VC – Dodge Viper Competition Coupé V10

F4 – Ferrari F430 V8

LG – Lamborghini Gallardo V10



Passadas 15 etapas, o campeonato ficou assim:



1) Xandy Negrão (SP) / Andreas Mattheis (RJ), 106

2) Walter Salles Jr (RJ) / Ricardo Rosset (SP), 95

3) Alceu Feldmann (PR), 63

4) Wagner Ebrahim (PR) / Fábio Ebrahim (PR), 58

5) Lico Kaesemodel (PR), 45

6) Valdeno Brito (PB), 44

7) Paulo Bonifácio (SP) / Ingo Hoffmann (SP), 42

Cláudio Ricci (RS) / Rafael Derani (SP), 42

9) Norberto Gresse (SP), 33

Matheus Stumpf (RS), 33

11) Elias Nascimento Jr (RJ) / Leonardo Burti (SP), 28

12) Allam Khodair (SP), 24

13) Renato Cattalini (PR) / Antonio Jorge Neto (SP), 23

14) Emerson Fittipaldi (SP), 21

15) Marcelo Hahn (SP), 19

16) Ramon Matias (RS), 17

17) Abramo Mazzochi (RS), 16

18) Thiago Marques (PR), 13

Walter Derani (SP) / Giuliano Losacco (SP), 13

20) Wilson Fittipaldi (SP), 10

21) César Urhnani (SP), 5

Daniel Landi (SP), 5

23) Sérgio Lúcio (DF) / Luiz Garcia Jr (DF), 2

Otavio Mesquita (SP), 2

Antônio Hermann (SP), 2



Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Di Grassi é o pole no Desafio Internacional das Estrelas
Schumacher larga em 4º e Massa apenas em 12º na primeira corrida deste domingo

FLORIANÓPOLIS – Lucas Di Grassi conquistou a pole da primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas, que será realizada amanhã no Kartódromo dos Ingleses. Último a entrar no Top Qualifying deste sábado, que contou com a presença dos cinco melhores de cada grupo classificatório, o piloto de testes da Renault foi beneficiado pela melhoria gradativa das condições do asfalto – não garoava mais como no início da sessão - e cravou a marca de 42s592, superando em um décimo o italiano Vitantonio Liuzzi, campeão mundial de kart de 2000 e piloto reserva da Force Índia nesta temporada.

O anfitrião Felipe Massa, idealizador do evento, sairá somente em 12º, bem atrás de outras atrações da prova. Rubens Barrichello e Michael Schumacher, companheiros de equipe na Ferrari entre 2000 e 2005, largarão na segunda fila, com o brasileiro sendo 0s413 mais veloz que o heptacampeão mundial de Fórmula 1. Da turma da Stock Car, Thiago Camilo foi o mais bem colocado, em quinto, à frente de Antonio Pizzonia, Allam Khodair, Ricardo Zonta, Max Wilson e Marcos Gomes, que fecharam a lista dos dez que participaram do fase decisiva.

"Do primeiro para o segundo treino, acertei o que tinha de acertar nas regulagens e o kart ficou muito bom no segundo treino livre, quando fiquei em primeiro. Na classificação, também, fiz uma volta bem boa. Pouco antes do Top Qualifying, começou a pingar e, como mais veloz da sessão anterior, eu poderia escolher sair em primeiro ou último. Achei que a sorte é que decidiria. Começou a chover e os tempos foram quatro segundos mais lentos que a classificação normal. Fiquei preocupado, mas vi que a pista estava secando quando o Michael fez sua volta. Tive vantagem ao ser o último. Fiquei vendo o Rubinho e o Liuzzi para saber até onde podia ir e deu tudo certo. Foi uma volta muito boa", comemorou Di Grassi

Liuzzi, que participou da primeira edição do Desafio em Florianópolis, mas não veio no ano passado, se disse “chocado” com as mudanças na estrutura do evento. “Está parecendo Dubai, que fica melhor a cada ano. Está tudo maior e mais profissional”, elogiou. O italiano reconheceu que sua “volta voadora” no Top Qualifying não foi perfeita. “Cometi um errinho no final.”
Barrichello, que também chegou a ocupar a pole provisoriamente, confirmou a conhecida habilidade com o kart. “É uma paixão antiga, que começa provavelmente quando o Lucas nasceu. Fui campeão brasileiro aqui em Florianópolis em 1986. É o mesmo argumento para correr de F-1: a paixão pela velocidade. O fim de semana aqui está ótimo, o kart está bem acertadinho e foi uma pena que pingou no começo, pois nem todos tiveram a mesma chance. Estou com uma boa chance para amanhã", completou.

Massa não teve a mesma sorte. Foi apenas o sétimo em seu grupo e não passou para a fase decisiva. O atual vice-campeão mundial da Fórmula 1 alinhará em 12º, ao lado de Luciano Burti. "Na verdade, no treino da manhã estava entrando na curva e passou um cavalo branco na minha frente, fui desviar e acabei batendo. A orelha entrou na frente do olho e não enxerguei. Errei, bati”, brincou Massa, que pagou o preço na tomada classificatória. “Acabou destruindo meu kart inteiro. O kart não ficou bom, o chassi entortou, e parti com um equipamento mais torto que antes para a classificação. Não deu nem para tentar entrar no Top Qualifying. Amanhã, a meta é fazer uma corrida de recuperação, buscar uma boa posição na primeira corrida e, principalmente, na segunda, quando o grid será invertido. Não vai ser fácil. Os 15 primeiros estão muito próximos”, observou.

Schumacher entrou na pista quando o asfalto começou a secar rapidamente e baixou em quase dois segundos o melhor tempo até então. Mas acabou sendo superado à medida que os demais aproveitavam o piso mais aderente. De qualquer forma, enalteceu a qualidade dos adversários. “Di Grassi fez um excelente trabalho e uma grande volta. A pista foi ficando mais rápida e ajudou os que vieram depois de mim quando passou a secar. Mas o importante é estar entre os 10. Amanhã, será uma corrida longa e muita coisa ainda poderá acontecer”, analisou o alemão, que busca o segundo título seguido na capital catarinense.

O norte-americano Jeff Gordon, tetracampeão da Nascar e que jamais competiu regularmente de kart, estréia dividindo a última fila com o piloto de rali Luíss Tedesco.

A primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas está marcada para as 11h15 (de Brasília), com 25 minutos de duração mais uma volta e transmissão ao vivo da Rede Globo. O resultado desta corrida formará o grid da segunda, com os oito primeiros largando de forma invertida. A prova final acontece às 14 horas, com exibição ao vivo do SporTV e o piloto que somar o maior número de pontos leva o título.

O resultado do Top Qualifying em Florianópolis:

1) Lucas Di Grassi, 42s592
2) Vitantonio Liuzzi, 42s707
3) Rubens Barrichello, 42s809
4) Michael Schumacher, 43s222
5) Thiago Camilo, 43s342
6) Antonio Pizzonia, 45s090
7) Allam Khodair, 45s162
8) Ricardo Zonta, 45s535
9) Max Wilson, 46s290
10) Marcos Gomes, 46s942

Completam os grid:

11) Luciano Burti
12) Felipe Massa
13) Felipe Giaffone
14) Xandinho Negrão
15) João Paulo Oliveira
16) Popó Bueno
17) Vitor Meira
18) Alexandre Barros
19) Luca Badoer
20) Tony Kanaan
21) Tarso Marques
22) Ricardo Mauricio
23) Mario Moraes
24) Roberto Pupo Moreno
25) Jeff Gordon
26) Luis Tedesco

fotos : Carsten Horst

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Assessoria de Imprensa/Media Contact
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda
Schumacher avisa: veio buscar o bi em Floripa
Heptacampeão da Fórmula 1 diz que Massa é "irmão mais novo"

FLORIANÓPOLIS – Principal atração convidada do Desafio Internacional das Estrelas, Michael Schumacher desembarcou de helicóptero na pista do Kartódromo dos Ingleses exatamente às 15h43 desta sexta-feira – o sorteio dos karts estava previsto para as 16 horas.
Mais tarde, cuidou pessoalmente dos ajustes no seu kart e no do colega Luca Badoer, piloto de testes da Ferrari que só deveria chegar à capital catarinense na manhã do sábado.
Depois de terminar o trabalho, Schumacher concedeu esta entrevista à imprensa.

P - Você está pronto para o bicampeonato no Desafio?
R - Bicampeonato? Sim, absolutamente pronto.

P - Eventos como este fazem você lembrar sua infância, do seu tempo de kart?
R - De certa forma, sim, mas é bem mais, pois Felipe é como um irmão mais novo para mim. Este tipo de evento é excitante para mim.

P - Felipe disse que você é o irmão mais velho dele. Há um relacionamento concreto entre vocês?
R - Sim, trabalhamos tanto tempo juntos e, por isso, nos tornamos amigos bem próximos. Acho que isso é até meio óbvio.

P - Como o irmão mais velho viu a temporada de Felipe em 2008?
R - Nunca tive dúvidas de suas habilidades. Ele não teve sorte em 2007 e, em 2008, ele estava em uma melhor posição para mostrar seu verdadeiro potencial. Então, espero que possamos dar a ele um carro para vencer no ano passado.

P - Você está aqui apenas para se divertir ou para competir?
R - Estamos aqui para nos divertir e, naturalmente, como um piloto, para competir. Além de dar um apoio ao local, após o que aconteceu aqui nos últimos dias.

P - Como você acha que será o próximo ano da F-1, com as novas regras?
R - Será um campeonato completamente aberto. As equipes grandes continuarão no topo, mas algumas delas terão uma vantagem. Esta é uma pergunta sem resposta para todos.

P - Todas as equipes vão começar do zero?
R - Nem todas, mas, como disse, as grandes permanecerão no topo. Só que temos quatro equipes que se aproximarão bastante em relação ao ano passado, e não sabemos o que vai acontecer nos testes de inverno. Acho que podemos ter algumas surpresas.

P - Luca Di Montezemolo (presidente da Ferrari) disse que quebrou a televisão assistindo ao GP do Brasil. Como foi sua reação assistindo à corrida?
R - Não era minha televisão, então não tinha como quebrá-la.
Naturalmente, estava tão empolgado quando isso aconteceu, mas sabia que era uma opção que poderia mudar, pois tinha ciência de que Glock estava com pneus de pista seca e, infelizmente, isso aconteceu nos últimos 30 segundos. É complicado para todos, especialmente para Felipe, mas ficou claro que fomos fortes o suficiente para dá-lo um carro onde ele pôde se superar.
fotos: Carsten Horst

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Assessoria de Imprensa/Media Contact
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda

Copa Renault Clio: rodadas, batidas e trocas de posição adiam decisão do vice-campeonato

Ainda há cinco candidatos ao segundo lugar na temporada. Abandono de Wagner Cardoso e José Vitte permitiu aproximação
de Rodolfo Pousa, Eduardo Garcia e Carlos da Rocha

Dois candidatos ao vice fora da prova. Outros três, no pódio. Com esse resultado, a nona etapa da Copa Renault Clio 2008 manteve totalmente aberta a disputa pelo segundo lugar no campeonato. A penúltima corrida do ano, realizada neste sábado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, registrou nova vitória do campeão antecipado José Cordova, mas chamou a atenção, mesmo, pelo intenso duelo por posições entre os candidatos a vice.

Com trocas de posição da primeira à última volta, Carlos da Rocha, Rodolfo Pousa e Edu Garcia – respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados na etapa – se aproximaram na tabela dos então favoritos Wagner Cardoso e José Vitte, e aumentaram suas chances de brigar pelo vice-campeonato na corrida deste domingo, que terá largada às 12h00 em Interlagos.
"Vai ser dura a prova de amanhã, com cinco pilotos brigando pelo vice-campeonato", disse Garcia. "Hoje tive uma disputa limpa com o Carlos Rocha pelo segundo lugar, mas quem veio atrás não teve paciência, e por isso esse pessoal acabou deixando a prova. Peguei óleo, cheguei a cair para sétimo, mas tive calma para buscar a recuperação e consegui o quarto lugar", acrescentou.
Após outra vitória incontestável neste domingo, José Cordova admitiu pela primeira vez no ano "estar sobrando" na temporada. Também, pudera. Autor de sete pole positions, ele conquistou sete vitórias no campeonato. "Meu carro realmente está superior, tem um equilíbrio melhor durante toda a corrida, e por isso não posso deixar de agradecer a minha equipe por esse resultado", falou o paranaense.

Segundo colocado pela segunda vez na temporada – a primeira havia sido na etapa de Brasília –, Carlos da Rocha repetiu neste fim de semana seu melhor resultado no campeonato. E comemorou como quem conquista uma vitória. "Cheguei duas vezes atrás do (José) Cordova, então considero que ganhei duas corridas neste ano. Até o Schumacher parou de correr um dia, e estarei na fila caso ele vá para a Stock Car ou para a GT3 no ano que vem", disse da Rocha, especulando sobre o futuro ainda indefinido do único tricampeão da Copa Clio.

Largando em oitavo, Rodolfo Pousa iniciou a corrida com chances mais remotas de terminar entre os três primeiros, mas soube aproveitar as oportunidades que a corrida lhe deu para, novamente, chegar ao pódio. "Conquistei um ótimo resultado para quem partiu da oitava posição", ressaltou. "Tentei passar o Rocha no momento errado, e acabei abusando dos freios e dos pneus. Quando percebi que poderia estragar mais o carro, achei melhor garantir o terceiro lugar", acrescentou Pousa.

Largando na primeira fila, Edu Garcia se manteve em segundo até a quarta volta da corrida – quando perdeu a posição para Carlos da Rocha após pegar óleo na saída do Esse do Senna. Essa condição foi determinante, também, para a definição do quinto lugar. Luiz Frediani, que abriu a última volta em quarto, escorregou no óleo deixado por um competidor entre a Curva do Pinheirinho e o Bico de Pato, e acabou sendo ultrapassado por Garcia no giro final.

"Esse quinto lugar caiu no meu colo, já que não tinha carro para andar entre os primeiros nessa etapa. Para amanhã vamos mudar o nosso acerto, já que meu carro está muito inconstante na corrida", disse ele.

O resultado completo da corrida deste sábado em Interlagos foi o seguinte:

1º) José Cordova (PR), 20 voltas em 42:00.452 (média de 123.09 km/h)
2º) Carlos Rocha (SP), a 5.003
3º) Rodolfo Pousa (SP), a 6.956
4º) Eduardo Garcia (DF), a 9.422
5º) Luiz Frediani (SP), a 9.549
6º) Rolf Gemperli (SP), a 10.119
7º) Willians Farias (PR), a 10.232
8º) Luciano Kubrusly (SP), a 25.488
9º) Ydenis de Souza (SP), a 39.214
10º) Cesare Marrucci (SP), a 45.488
11º) Carlos Almeida (DF), a 49.888
12º) Rodrigo Rocha (SP), a 50.087
13º) Ulisses da Silva (RJ), a 2 voltas
14º) José C Vitte (SP), a 5 voltas
15º) Ivan Mendez (SP), a 9 voltas
16º) Wagner Cardoso (PR), a 13 voltas
17º) Roberto Santos (SP), a 19 voltas


Contrariando as expectativas, a etapa deste sábado da Copa Renault Clio não diminuiu consideravelmente o número de candidatos ao vice-campeonato da categoria. Dos seis pilotos que chegaram à rodada dupla decisiva em condições de brigar pela posição, cinco se mantiveram na disputa após o encerramento da penúltima prova do ano.

Passadas nove etapas, o campeonato ficou assim:

1) José Cordova (PR), 221
2) Wagner Cardoso (PR), 95
3) José Vitte (SP), 91
4) Rodolfo Pousa (SP), 89
5) Eduardo Garcia (DF), 80
6) Carlos Rocha (DF), 77
7) Luiz Frediani (SP), 50
8) Marcos Paioli (SP), 41
9) Edson do Valle (GO), 33
10) Rolf Gemperli (SP), 28
11) Luciano Kubrusly (SP), 27
12) André Bragantini Jr (PR), 10
13) Cesare Marrucci (SP), 9
14) Willians Farias (SP), 9
15) Peter Gottschalk (SP), 6
16) Robson Vieira (PE), 5
17) Ydenis de Souza (SP), 3
18) Luciano Lobão (DF), 2
19) Luciano Silva (DF), 2
20) Zigomar Junior (SP), 1
21) Ulisses da Silva (RJ), 1
22) Zizi Paioli (SP), 1
23) Roberto Santos (SP), 1


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
Press Consultoria Ltda
Telefônica Speedy GT3 Brasil: Candidatos ao título começam decisão empatados em 1 x 1

Pole position para a prova deste sábado ficou para Andreas Mattheis e
Xandy Negrão.

Já a primeira posição no grid da segunda corrida do fim de semana foi para Walter Salles e Ricardo Rosset

As duas duplas que decidem neste fim de semana o título do Telefônica Speedy GT3 Brasil continuam exibindo grande equilíbrio na definição do primeiro lugar na temporada. Depois de terminarem dois dos três treinos livres da rodada praticamente empatados – com pneus em condições semelhantes, a maior diferença foi de onze centésimos de segundo –, eles se alternaram no topo da folha de tempos nas duas sessões classificatórias deste sábado. Andreas Mattheis e Xandy Negrão vão largar na pole position na prova deste sábado, enquanto Walter Salles e Ricardo Rosset serão os primeiros no grid da corrida de domingo. Na primeira classificação, Mattheis colocou o Ford GT V8 na pole com o tempo de 1min35s476, e terá a seu lado na primeira fila o Lamborghini Gallardo V10 de Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann (1min35s919). Salles e Rosset saem em terceiro (1min36s054).

Já na tomada de tempos para a segunda prova, que será disputada no domingo, os vice-líderes garantiram a ponta com 1min34s905. Xandy e Mattheis ficaram em segundo (1min35s134), enquanto Ingo e Boni fecharam o ensaio em terceiro (1min35s530).

"Nosso carro está bom, e na soma dos melhores trechos eu teria feito um tempo bem próximo da pole, mas acabei pegando tráfego no miolo do circuito", disse Walter Salles. "O importante foi que resolvemos o problema que explica o 7º e 8º lugares obtidos no grid em Curitiba, e as coisas voltaram a funcionar como no início do ano", acrescentou ele. Um problema no acelerador do Ford GT da dupla, que só acionava cerca de 70% da potência do motor, obrigou a dupla a completar duas provas de recuperação na capital paranaense.

Na opinião de Andreas Mattheis, o aumento de 8ºC na temperatura da pista do primeiro para o segundo treino de classificação pode ter sido determinante para que Xandy Negrão não conseguisse superar Ricardo Rosset na tomada de tempos para a prova de domingo. Xandy admitiu que não está contente com o comportamento do carro, e a explicação pode estar no acerto do carro para a temperatura mais baixa.

"O carro se comportou bem no primeiro treino, mas talvez não tenha aceitado o aumento da temperatura para a segunda sessão. Testamos no horário mais quente do dia, e talvez no fim da tarde, com a temperatura mais amena, possamos melhorar", declarou Mattheis.

A corrida desta tarde, aliás, pode valer a eles o título de campeões da temporada. Para evitar a conquista antecipada de Xandy e Mattheis, Salles e Rosset precisam terminar a corrida à frente da dupla atual campeã. "Estamos vivos no campeonato, e competitivos neste fim de semana", avisou Ricardo Rosset. "Nosso carro está bom com pneus velhos, e por isso acredito que, largando em terceiro, temos chance de ir para a frente na corrida deste sábado", acrescentou.

Na disputa pelo terceiro lugar na tabela, os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim deram o troco em Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann e superaram os rivais em ambas as classificações. Eles tinham terminado todos os ensaios livres atrás dos adversários, mas se recuperaram no momento decisivo e saem na quarta posição em ambas as provas.

Classificação – Corrida de sábado

1º) Andreas Mattheis (FG, SP), 1:35.476, média de 162.47 Km/h
2º) Paulo Bonifacio (LG, SP), 1:35.919
3º) Walter Salles (FG, RJ), 1:36.054
4º) Fabio Ebrahim (VC, PR), 1:36.570
5º) Lico Kaesemodel (VC, PR), 1:36.711
6º) Elias Nascimento (VC, RJ), 1:36.727
7º) Duda Rosa (F4, RS), 1:37.039
8º) Rafael Derani (F4, SP), 1:37.139
9º) Miguel Paludo (P9, RS), 1:37.216
10º) Emerson Fittipaldi (P9, SP), 1:38.345
11º) Marcelo Hahn (F4, SP), 1:38.917
12º) Renato Cattalini (F4, SP), 1:39.008
13º) Fabio Casagrande (F4, DF), 1:39.032
14º) Abramo Mazzochi (VC, RS), 1:39.073
15º) Neto de Nigris (LG, SPRS), 1:39.324
16º) Amilcar Collares (VC, SP), 1:39.645
17º) Walter Derani (F4, SP), 1:40.128

Classificação – Corrida de domingo

1º) Ricardo Rosset (FG, SP), 1:34.905, média de 163.45 Km/h
2º) Xandy Negrão (FG, SP), 1:35.134
3º) Ingo Hoffmann (LG, SP), 1:35.530
4º) Wagner Ebrahim (VC, PR), 1:36.087
5º) Giuliano Losacco (F4, SP), 1:36.482
6º) Claudio Ricci (F4, RS), 1:36.556
7º) Matheus Stumpf (VC, RS), 1:36.568
8º) Antonio Jorge Neto (F4, SP), 1:36.578
9º) Leonardo Burti (VC, SP), 1:36.668
10º) Alceu Feldmann (VC, PR), 1:36.782
11º) Valdeno Brito (P9, PB), 1:36.816
12º) Daniel Serra (F4, SP), 1:37.025
13º) Thiago Marques (LG, PR), 1:37.229
14º) Affonso Giaffone N (VC, SP), 1:37.343
15º) Antonio Hermann (P9, SP), 1:39.142
16º) Sergio Lucio (F4, DF), 1:40.050
17º) Josué M Pimenta (F4, SP), 1:40.054


LEGENDA
FG – Ford GT V8
P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer
VC – Dodge Viper Competition Coupé V10
F4 – Ferrari F430 V8
LG – Lamborghini Gallardo V10

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda

GT3 BRASIL

Emerson lidera volta de motociclistas em Interlagos
Fittipaldi será o patrono de evento com membros de motoclubes federados no passeio pelo traçado da F-1

Emerson Fittipaldi vai liderar neste domingo uma volta de motocicletas pelos 4.309 metros do circuito de Interlagos. No intervalo de suas atividades como piloto do Telefônica Speedy GT3 Brasil, o bicampeão mundial de Fórmula 1 será o patrono de um momento especial para motociclistas filiados à Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo.

Os participantes do encontro de motociclistas com Fittipaldi irão se concentrar na Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu, às 9h deste domingo. Às 10h as motos seguirão em caravana para o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, onde disporão de estacionamento e uma arquibancada exclusiva. Para participar, o proprietário deverá colocar na moto um selo que está disponível nos motoclubes da capital paulista que são filiados à Federação. É esperada a participação de cerca de mil motociclistas na caravana.

Emerson Fittipaldi irá conduzir a volta pela pista às 13h, duas horas antes da largada da 16ª e última etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil, na qual o bicampeão mundial irá conduzir um Porsche 997 GT3 Cup S Boxer.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Miguel Costa Júnior
Press Consultoria Ltda

Xandy e Mattheis saem na frente na decisão da GT3
Lideres do campeonato dominam treinos da última rodada dupla

SÃO PAULO – Às vésperas da possível conquista do bicampeonato, Xandy Negrão e Andreas Mattheis (Medley) dominaram os treinos que inauguraram a última e decisiva rodada dupla da GT3 Brasil em Interlagos. Os líderes do campeonato, que precisam apenas terminar entre os oito primeiros e à frente de Ricardo Rosset e Walter Salles na corrida deste sábado, reagiram na sessão da tarde e abriram quase um segundo sobre os únicos rivais na luta pelo título, os mais velozes da manhã por diferença de somente quatro milésimos.

A expectativa de que os Viper Coupé possam ameaçar o favoritismo dos dois Ford GT não se confirmou. Os paranaenses Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel, que vêm de vitória na etapa anterior em Curitiba, terminaram em 4º e com desvantagem de 1,7 segundo em relação aos maios rápidos do dia. Foram superados até mesmo pela Ferrari F430 de Antonio Jorge Neto e Renato Cattalini.
A pole na primeira bateria de treinos classificatórios faz parte dos planos de Xandy e Mattheis para liquidar a fatura e transformar a corrida de domingo em mero complemento do calendário. No entanto, Mattheis acredita que os Viper ainda não mostraram tudo o que podem na capital paulista. "Eles têm ótimo rendimento em Interlagos, especialmente por causa da força do motor nos trechos de reta e subida", lembrou.
Os tempos da sexta-feira em Interlagos

1) Andreas Mattheis/Xandy Negrão (FG), 1min34s712
2) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), 1min35s620
3) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (F4), 1min36s009
4) Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel (VC), 1min36s341
5) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (LG), 1min36s626
6) Elias Nascimentos/Luciano Burti (VC), 1min36s651
7) Claudio Ricci/RafaelDerani (F4), 1min36s853
8) Walter Derani/Giuliano Losacco (F4), 1min37s047
9) Marcelo Hahn/Daniel Serra (F4), 1min37s328
10) Amílcar Colares/Affonso Giaffone Neto (VC), 1min37s588
11) Wagner Ebrahim/Fabio Ebrahim (VC), 1min37s708
12) Miguel Paludo/Antonio Hermann (P9), 1min37s823
13) Thiago Marques/Neto de Nigris (LG), 1min38s096
14) Abramo Mazzochi/Matheus Stumpf (VC), 1min38s169
15) Valdeno Brito/Emerson Fittipaldi (P9), 1min38s382
16) Duda Rosa/Sergio Lucio (F4), 1min38s514
17) Josué Pimenta/Fábio Casagrande (F4), 1min39s177


VC: Viper Coupé
FG: Ford GT
F4: Ferrari F430
P9: Porsche 997


fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
F3 Sul-Americana: Fernando Galera larga na terceira fila em Interlagos


Piloto acredita que tem condições de lutar pela vitória na corrida de sábado


O paulista Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) saiu na frente e com o tempo de 1min30s984 (média de 170.49 km/h) fez a pole position para a 17ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, a categoria mais rápida do continente. O paulista Fernando Galera (Webmotors/CVC/Mad-Croc/Center Cargo) larga na terceira fila, mas está confiante em brigar pela vitória. "Eu vou ir pra cima, não vou deixar ninguém escapar. Sei que temos equipamento para estar entre os primeiros na bandeirada final", explica o piloto. A prova acontece neste sábado (29/11), no Autódromo de Interlagos, a partir das 13h43.

A razão do otimismo de Fernando Galera é o bom acerto que ele encontrou para seu Dallara em situação de corrida. "O carro está muito bom para a corrida. Não conseguimos explorar o máximo em uma única volta rápida, mas para a prova vamos lutar para chegar na frente", afirma com confiança. O piloto da Webmotors/CVC/Mad-Croc/Center Cargo espera já encontrar na manhã deste sábado uma evolução na definição do grid de largada para o complemento da rodada, que será disputada no domingo. "Na segunda classificação eu pretendo subir uma fila e ficar entre os quatro primeiros", conta.

O titular da Bassan Motorsport avalia que falta um pouco de potência no motor para que ele consiga um rendimento muito bom numa volta rápida e, conseqüentemente, lutar pela pole. "Para uma volta lançada vai ser bem difícil ser o mais rápido, mas durante a corrida, confio em nosso desempenho", finaliza Galera.

Estes foram os 10 mais rápidos do treino classificatório para a 17ª etapa:

1º) Leonardo Cordeiro (Bra), 1:30.984, média de 170.49 Km/h
2º) Denis Navarro (Bra), 1:31.231
3º) Nelson Merlo (Bra), 1:31.769
4º) Werner Neugebauer (Bra), 1:32.108
5º) Leonardo Otero (Bra), 1:32.181
6º) Fernando Galera (Bra), 1:32.279
7º) Leonardo de Souza (Bra), 1:32.463
8º) Pedro Nunes (Bra), 1:32.715
9º) Nilton Molina (Bra), 1:32.799
10º) Renan Bussieri (Bra), 1:34.009


Veja os horários da F3 neste fim de semana em Interlagos:

Sábado, 29/11
09h25 – 09h55: Treino classificatório para a 18ª etapa
13h43: Largada para a 17ª etapa


Domingo, 30/11
10h08: Largada para a 18ª etapa


MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Copa Renault Clio: Cordova garante sexta pole position no ano Campeão antecipado terá o brasiliense Edu Garcia a seu lado na primeira fila

A conquista antecipada do título de campeão da Copa Renault Clio não alterou o ritmo do paranaense José Cordova na rodada dupla de encerramento do campeonato – neste fim de semana, em São Paulo. Depois de começar a sexta-feira em uma incomum quinta colocação, ele voltou ao topo da folha de tempos no treino seguinte e conquistou sua sexta pole position na temporada.

Com o tempo de 1min59s339, Cordova abriu quase sete décimos de segundo de vantagem sobre Edu Garcia, seu companheiro na primeira fila, e comprovou sua expectativa após o primeiro treino do dia.
"Começamos com o acerto de Curitiba, já que o carro estava ótimo lá. Mas o resultado não foi o esperado e por isso mudamos algumas regulagens para a segunda sessão. Na tomada, foi só manter o mesmo caminho para poder comemorar a pole", declarou.

Se a disputa pelo primeiro lugar na tabela já não é o assunto principal do fim de semana, o mesmo não pode ser dito em relação à briga pelo vice-campeonato. Seis pilotos ainda têm chances matemáticas de fechar o ano na segunda colocação, o que faz das provas deste sábado e domingo – principalmente a primeira delas – um show à parte.

Nesse duelo, quem começou em vantagem foi Edu Garcia, quinto na tabela de pontos. Ele manteve a boa fase que vem marcando sua passagem pela M2 Competições e vai largar novamente entre os quatro primeiros. O brasiliense, no entanto, reconheceu que o resultado acabou sendo, de certa maneira, inesperado para ele.

"Em nenhum dos treinos eu estava bem, e quando passei pneus novos meu carro ficou muito difícil de guiar, por estar saindo bastante de traseira", declarou. "Corrigimos isso minutos antes da tomada de tempos, e quando vi já estava em segundo. Ter garantido vaga na primeira fila foi, de certa maneira, algo inesperado para mim, e sem dúvida devo esse resultado ao trabalho da equipe antes do treino decisivo", acrescentou.

Carlos da Rocha vai abrir a segunda fila – e também se mostrou satisfeito com o resultado. "Meu objetivo no começo do ano era terminar a temporada entre os oito primeiros", disse ele. "Estou em sexto, e sei que embora esteja complicado terminar na segunda ou terceira posições, ficarei muito feliz em beliscar um quarto ou um quinto lugares", admitiu o brasiliense, que está a 47 pontos do vice-campeonato (54 estão em jogo neste fim de semana).

Na tabela, os pilotos com mais chance de fechar o ano com o vice-campeonato são Wagner Cardoso (atual segundo colocado com 95 pontos) e José Vitte (terceiro na tabela, com 91). No grid de largada para a corrida deste sábado, no entanto, eles saem um pouco mais atrás. Vitte é o quinto, e Cardoso, o sexto. Os demais candidatos ao segundo lugar, Rodolfo Pousa e Luiz Frediani, saem em oitavo e nono, respectivamente.

O resultado completo do grid de largada da etapa deste domingo é o seguinte:

1º) José Cordova (PR), 1:59.339, média de 129.98 Km/h
2º) Eduardo Garcia (DF), 2:00.030
3º) Carlos Rocha (SP), 2:00.257
4º) Willians Farias (PR), 2:00.491
5º) José C Vitte (SP), 2:00.762
6º) Wagner Cardoso (PR), 2:00.855
7º) Rolf Gemperli (SP), 2:00.941
8º) Rodolfo Pousa (SP), 2:00.968
9º) Luiz Frediani (SP), 2:01.717
10º) Luciano Kubrusly (SP), 2:01.720
11º) Cesare Marrucci (SP), 2:02.043
12º) Rodrigo Rocha (SP), 2:02.133
13º) Ivan Mendez (SP), 2:02.199
14º) Roberto Santos (SP), 2:02.610
15º) Ydenis de Souza (SP), 2:03.664
16º) Carlos Almeida (DF), 2:03.716

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
Press Consultoria Ltda

sexta-feira, novembro 28, 2008

Michael Schumacher chega ao Kartódromo dos Ingleses


Ao lado de Felipe Massa, alemão é um dos destaques do Desafio das Estrelas

Michael Schumacher já se encontra no Kartódromo dos Ingleses, palco do Desafio das Estrelas, que acontece neste fim de semana. Além do heptacampeão mundial de Fórmula 1, a maioria dos pilotos marcam presença no local, como Rubens Barrichello, Vitantonio Liuzzi, Thiago Camilo e Ricardo Maurício, entre outros. Nesta sexta-feira, será realizado o sorteio dos karts, com as atividades na pista catarinense acontecendo a partir de sábado.fotos: Carsten Horst
Márcio Fonseca (MTb 14.457) Assessoria de Imprensa/Media Contact MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda
Rally Dakar 2009 já começou para a Equipe Petrobras Lubrax
Com o término na França ontem (27) das vistorias técnicas e administrativas dos veículos europeus do Rally Dakar 2009, o próximo passo agora é Buenos Aires, capital argentina. O caminhão Tatra da equipe brasileira Petrobras Lubrax, que é desenvolvido na República Tcheca, também fez parte dessas verificações.

Após a checagem, todos os veículos foram encaminhados ao Parque Fechado no porto francês de Le Havre e assim serem embarcados no dia 06 de dezembro no barco intitulado “Grande Benelux”. No total, serão 820 veículos que irão atravessar o Oceano Atlântico – 710 são da competição e equipes de apoio, além de 50 da mídia européia e 60 da própria organização do rali.

A chegada acontecerá no dia 17 de dezembro, em Zarate, na Argentina. “No dia 02 de janeiro de 2009 teremos a largada promocional dessa edição histórica do Dakar, que percorre a América do Sul pela primeira vez em 30 anos. Mas a largada será realizada mesmo no dia seguinte. Mais uma vez competiremos em três categorias simultaneamente: nas motos, com o piloto Rodolpho Mattheis, dois caminhões Tatra, sendo um de competição e outro 6X6 de apoio rápido, e o carro Mitsubishi Pajero Full do Jean Azevedo, que fará a sua estréia em quatro rodas no Dakar”, explicou o experiente piloto de caminhão André Azevedo, que acumula mais de 20 participações consecutivas no Dakar.

Primeiras férias - Este ano para a parte de apoio européia da equipe (os tchecos da estrutura do caminhão, os portugueses da estrutura de carro e os franceses da estrutura da moto) estarão de "férias" até o Natal, pois todos os veículos já estão confirmados e embarcados para o Rally Dakar 2009. Tomas Tomecek, parceiro tcheco de 11 anos na categoria Caminhões, vai aproveitar esta folga para curtir o mês de dezembro com a família - situação inédita para ele. Em todos estes anos, quando o rali partia da Europa, a preocupação e a concentração eram constantes até a hora da largada.

O Rally Dakar 2009 terá aproximadamente 9.500 quilômetros no total, passando pela Argentina e Chile entre os dias 02 e 17 de janeiro de 2009.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, YAMAHA, CCR/Nova Dutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina e Artfix.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira
GIANCARLO VILARINHO DISPUTA TESTE DE FÓRMULA 1 NA CIDADE DO MÉXICO

Piloto pode se tornar o brasileiro mais jovem a testar um carro de Fórmula 1 se vencer a final mundial da Fórmula BMW.

Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, terá na próxima semana a oportunidade de se tornar o brasileiro mais jovem a pilotar um carro de Fórmula 1. Ele é o único representante do país inscrito para a Final Mundial da Fórmula BMW, marcada para o dia 7 de dezembro, no México. O evento reúne pilotos dos campeonatos americano, europeu e asiático da categoria para uma prova especial, que oferece ao vencedor um teste com o carro da equipe BMW Sauber de Fórmula 1, sempre cumprido no ano seguinte à conquista.

O prêmio permitiria a Giancarlo Vilarinho quebrar o recorde de Nelsinho Piquet. O atual piloto da Renault detém a marca de piloto brasileiro mais jovem a testar um Fórmula 1, por ter guiado o carro da Williams em 2003, aos 18 anos de idade. “A equipe que mais investe em novos talentos é a BMW e a maior prova disso é o fato deles oferecerem um teste de Fórmula 1 ao vencedor da Final Mundial. Com certeza, é o caminho mais rápido para guiar um carro da principal categoria do automobilismo”, afirma Giancarlo Vilarinho.

Mais rápido, mas nem por isso mais fácil. Para conseguir o prêmio ele precisa superar garotos muito mais experientes e que se destacaram em diferentes continentes, como o companheiro de equipe dele e campeão da Fórmula BMW Americana, o estadunidense Alexander Rossi, e o vencedor da Fórmula BMW Européia, a mais forte do mundo, o mexicano Esteban Gutierrez. “Sei que não será fácil, foi apenas o meu primeiro ano no automobilismo e o objetivo era aprender pensando em 2009, mas é claro que nunca deixei de pensar na vitória”.E não há vitória mais importante do que a colocada em jogo no Autódromo Hermanos Rodriguez no próximo dia 7 de dezembro. “Um teste na Fórmula 1 mostra aos jovens pilotos exatamente o que eles podem atingir na carreira”, afirma Mario Thiessen, chefe da equipe BMW Sauber de Fórmula 1. Nas temporadas anteriores, os vencedores que tiveram esta oportunidade foram os alemães Marco Holzer (2005) e Christian Vietoris (2006). Já o austríaco Philipp Eng, vencedor do ano passado, terá seu teste exatamente no fim de semana da Final Mundial.

A vitória na decisão internacional seria o complemento perfeito para o primeiro ano de Giancarlo Vilarinho no automobilismo. Ele estreou em 2008 pela Fórmula BMW Americana (disputando também algumas provas na Fórmula BMW Européia). Terminou a temporada em sexto lugar, com quatro pódios, um deles num palco dos mais especiais: foi o segundo colocado na preliminar do GP do Canadá de Fórmula 1, vencido por Alexander Rossi. Em outra preliminar de Fórmula 1, no GP da Itália, fez a melhor volta.


Os vencedores da Final Mundial da Fórmula BMW:

2005 Marco Holzer (ALE) Bahrein

2006 Christian Vietoris (ALE) Espanha

2007 Philipp Eng (AUT) Espanha



Os inscritos para a Final Mundial da Fórmula BMW:

2 Mikael Grenier (CAN) Apex-HBR Racing Team

3 a definir Apex-HBR Racing Team

4 a definir Atlantic Racing Team

5 Gianmarco Raimondo (CAN) Autotecnica

6 a definir Autotecnica

7 Velibor Jovanovic (SER) Dams Team

8 Jim Pla (FRA) Dams Team

9 Thomas Hillsdon (ING) Eiffelland Racing

10 Jazeman Jaafar (MAL) Eiffelland Racing

11 David Mengesdorf (ALE) Eiffelland Racing

12 William Buller (ING) EuroInternational

14 Daniel Juncadella (ESP) EuroInternational

15 David Ostella (CAN) EuroInternational

16 Alexander Rossi (EUA) EuroInternational

17 Doru Sechelariu (ROM) EuroInternational

18 Giancarlo Vilarinho (BRA) EuroInternational

19 Gabriel Chaves (COL) Euro Junior Team

20 Alfonso Toledano (MEX) Euro Junior Team

21 Michael Christensen (DIN) Josef Kaufmann Racing

22 Esteban Gutierrez (MEX) Josef Kaufmann Racing

23 Facundo Regalia (ESP) Josef Kaufmann Racing

24 Ollie Millroy (ING) Motaworld Racing

25 Simon Moss (AFS) Motaworld Racing

26 a definir Motaworld Racing



A programação da Final Mundial da F-BMW (horários de Brasília):

Quinta-feira (04/12)

05h30 – 11h45 Teste de Fórmula 1 (Philipp Eng)

Sexta-feira (05/12)

05h30 – 06h10 1º Treino Livre

07h10 – 07h50 2º Treino Livre

08h50 – 09h30 3º Treino Livre

10h20 – 11h00 4º Treino Livre

12h00 – 12h30 Treino Classificatório

12h45 – 13h15 Super Pole (com os 8 mais rápidos)

Sábado (06/12)

05h30 – 06h00 1º Treino de Aquecimento

09h00 – 09h30 2º Treino de Aquecimento

Domingo (07/12)

05h30 – 06h00 3º Treino de Aquecimento

10h50 – 11h30 Final Mundial da Fórmula BMW



Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa