COMPRE AGORA

quarta-feira, abril 30, 2008

* NOVA CAMPANHA DO VECTRA ELITE 2.0 ESTRÉIA NO PRÓXIMO DOMINGO (04/05) TENDO COMO ESTRELA PIERCE BROSNAN, O JAMES BOND, CONSAGRADO AGENTE 007.

Marca Chevrolet trouxe o ator ao Brasil especialmente para ser o protagonista da campanha do automóvel

"Vectra Elite 2.0. Para quem quer tudo, um carro único". Este é o conceito da nova campanha da marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, para o modelo Vectra Elite 2.0, lançado no início deste ano no mercado brasileiro. A nova campanha tem a participação de Pierce Brosnan que, dentre vários papéis interpretados nas telas do cinema mundial, já atuou como o consagrado agente secreto James Bond 007. A aguardada campanha da Chevrolet já estréia no próximo domingo (04/05/2008) em todo o País.

A nova campanha reforça que o Chevrolet Vectra é o automóvel mais completo na categoria dos sedãs médios no País. Para estrelar esta campanha, o escolhido foi também um ator completo, exigente e sofisticado, como Pierce Brosnan. O comercial será veiculado em todo o Brasil em duas versões de filmes com durações de 30 e 45 segundos.

Brosnan esteve três dias no Brasil para filmar o comercial "Festa" e fotografar para os anúncios.
O filme começa com Pierce Brosnan saindo de um Vectra, ao chegar a uma festa. O manobrista, que é também interpretado pelo próprio ator, recebe as chaves com um sorriso. Pierce Brosnan entra na festa e cumprimenta o anfitrião, que é ele mesmo.

A câmera começa a passear na festa e revela que todos os homens do evento são o ator Pierce Brosnan: o roqueiro, o garçom, os gêmeos e o pianista. Em determinado instante ele se encontra com uma bela morena. Com ela se dirige para a saída da festa e, enquanto espera o seu Vectra, surgem todos os outros "Pierce Brosnan" ao seu lado, perfilados. Ele entra no carro com a morena e sai dirigindo o Vectra Elite 2.0.

Aí entra a seguinte locução:
UM ATOR SÓ É COMPLETO SE ELE PUDER SER MUITOS.
AGORA PARA UM CARRO SER COMPLETO ELE SÓ PODE SER UM.
NOVO VECTRA ELITE 2.0. PARA QUEM QUER TUDO, UM CARRO ÚNICO.
Produção cinematográfica
A produção do filme "Festa" contou com uma equipe de aproximadamente 200 pessoas, entre equipe técnica e elenco. Antes de o ator chegar ao set de filmagem, o filme já havia sido exaustivamente ensaiado com câmeras robotizadas, para que o tempo do ator fosse aproveitado ao máximo. Pierce Brosnan se envolveu desde o primeiro momento nos ensaios, discutindo as características de cada um de seus personagens e ajudando em sua construção. O resultado pode ser visto no filme em que ele interpreta vários personagens bem distintos daquele que o público está acostumado, o James Bond.

A direção de arte do filme foi pensada nos mínimos detalhes. As linhas arredondadas, um pouco de brilho, figurinos com cores baixas e básicas escolhidas por ele trouxeram sofisticação e charme.

Ao término das filmagens, cujas locações foram na OCA e no Memorial da América Latina, Pierce Brosnan gravou um depoimento para o making of realizado durante as filmagens: "Olá Brasil. Tive uma maravilhosa temporada na companhia de vocês, experimentando sua comida e observando suas lindas mulheres" e encerrou com "Para todos vocês, saúde".

Durante sua estada em São Paulo o ator ficou hospedado em um hotel nos Jardins, por onde circulou bastante. Pierce demonstrou muito interesse pela cultura local, incluindo gastronomia e arte. Visitou diversos restaurantes como o Barbacoa, Bar Brahma, Figueira Rubaiyat, D.O.M. e Piselli. O cafezinho não ficou de lado e o lugar eleito foi o Santo Grão, em frente ao seu hotel. Os passeios culturais incluiram a Pinacoteca do Estado, Catedral da Sé, Praça Benedito Calixto e Galeria Luisa Strina.

Os anúncios, que valorizam o carro em todos os seus detalhes, foram fotografados por Fernando Zuffo, que ensaiou durante dois dias. Contando com a colaboração e o profissionalismo do ator, elas foram realizadas em tempo recorde de 3 h 30 min.
O hotsite www.chevrolet.com.br/vectraelite apresentará o carro em detalhes, mostrando porque ele é completo. O site foi produzido usando uma tecnologia chamada Paper Vision, que permite a visualização de fotos como se fossem elementos 3D. É uma tecnologia ainda recente no mercado brasileiro, demonstrando que a Chevrolet está preocupada em investir em avançada tecnologia até em sua comunicação. Além da apresentação do carro, o site traz a campanha e o making of do comercial.

Essa campanha foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, o filme "Múltiplos" destacou todas as características do Vectra Elite 2.0, mostrando como o carro é completo: teto solar com acionamento automático, sensor de chuva, airbags frontais e laterais, navegador GPS, motor FlexPower e transmissão automática, além de vários outros itens de conforto e segurança.
Para Samuel Russell, diretor de Marketing da marca Chevrolet, a estratégia da nova campanha é relacionar a sofisticação e o perfil de uma celebridade do porte de Pierce Brosnan com o Chevrolet Vectra que, para o público brasileiro, também é considerado um símbolo de luxo e sofisticação.

"A escolha de Pierce Brosnan não foi por acaso. Além de sua trajetória como James Bond, seu personagem mais marcante para o nosso público, Pierce tem se projetado ao longo de toda sua carreira como um profissional realmente completo, atuando tanto em televisão como em cinema, inclusive como produtor, e sempre com muita classe e elegância nata, assim como o Vectra", destaca Samuel Russell.

Para Adriana Cury, presidente da McCann Erickson, "trazer o Pierce Brosnan foi um desafio. Desde os trâmites de sua contratação até os cuidados necessários para a vinda de uma celebridade deste calibre. Montamos uma estrutura muito profissional, que procurou cobrir todos os detalhes de um projeto dessa magnitude. O resultado foi extremamente satisfatório e atendeu a todas as nossas expectativas. Ele foi perfeito para protagonizar a campanha".

Ficha técnica da campanha publicitária do Vectra Elite 2.0

Campanha: Vectra Elite 2.0 Produto: Vectra Elite 2.0
Cliente: Chevrolet
Agência: McCann Erickson
Diretor de Criação: Adriana Cury, Eric Sulzer, Paulo Sanna, Fernando Penteado e Fabio Matiazzi
Redator: Fernanda Machado e Marcelo Rosa
Diretor de Arte: Carlos Bertuol, Diego Silva, Alexandre Costa e André Candeloro
Atendimento: Alexandre Filizola e Simone Lopes
Aprovação pelo Cliente: Samuel Russell, Ricardo Ferraroni e Hermann Manhke
Planejamento: Aloísio Pinto
RTV: Paula Moraes
Produção gráfica: Magda Mendonça
Mídia: Thatiana Rodrigues
Aprovação de mídia - cliente: Cristina Ponte e Cristina Yoshihara

Filme
Título: Festa
Produtora do Filme: O2 Filmes
Direção: Luciano Moura
Assistente de Direção: Daniel Lieff
Direção de Fotografia: Marcelo Durst
Direção de Arte: Billy Castilho
Direção de Produção: Mario Marioto, Andreza de Faria
Atendimento Produtora: Rejane Bicca, Renata Martins
Produção Executiva: Carlos Betti, Rafael Fortes
Montagem: Lucas Gonzaga
Pós-Produção/ Finalização: O2 Filmes
Coordenação de Finalização: Tamis Lustre
Finalizador: Carlo Vecchi
Produtora de Som: Menina

Anúncios
Fotografia: Fernando Zuffo
Direção de Produção Gráfica: Magda Mendonça
Produção Gráfica: Jorge Gaglioni
Art Buyer: Ricardo Lívio
Gráfica: Burti

Internet
Programador: André Vendramini
Gerente de Projetos: Henrique Salvadori
Equipe Mr. Brosnan:
Make up: Bron Scott Roylance
Hair: Rick Provenzano

General Motors
Carlos A. Pereira de Souza
Renato Acciarto

* CHRISTIAN FITTIPALDI CORRE AS 24H DE LE MANS.

O paulista Christian Fittipaldi foi anunciado como piloto da equipe Modena nas 24h de Le Mans, uma das três principais provas do automobilismo mundial. Na tradicional corrida na França, Christian volta a pilotar o Aston Martin DBR9, mesmo carro que ele pilotou na edição do ano passado. O piloto da equipe Andretti Green Racing na American Le Mans Series (ALMS) foi liberado para correr a quarta edição nas 24h de Le Mans ao lado dos pilotos Jos Menten e Terry Borcheller. O brasileiro conhece bem a equipe Modena, pois em 2007, além da prova francesa, Christian disputou outras quatro corridas com o carro.

"Estou muito feliz por voltar a disputar as 24h de Le Mans, pois definitivamente é uma prova que eu me apaixonei por ela. É uma corrida fantástica, e acho que estaremos competitivos, até porque nós três já andamos bastante com o Aston Martin e também em Le Mans. Ano passado, nosso carro estava muito competitivo até sofrermos problemas. A competição será dura, mas estou empolgado e ansioso. A expectativa é a melhor possível", comentou Christian.

"Eu penso que temos um time muito forte para Le Mans, com a reunião do Christian e do Jos, que fizeram um trabalho fantástico no ano passado, e a chegada do Terry, que desenvolve o Aston Martin na ALMS. Então, pela primeira vez a equipe Modena terá três pilotos com experiência em Le Mans. Temos de agradecer muito a Acura e a Andretti Green Racing pela liberação do Christian para correr com a gente", comentou Rick Bryan, diretor esportivo do Team Modena.

As 24h de Le Mans acontece nos dias 14 e 15 de junho, mas Christian fará um treino preparatório no dia 1º de junho, no mesmo circuito francês.

Pela ALMS
Ainda empolgado com a notícia de correr mais uma 24h de Le Mans, Christian voltou suas atenções ao Acura ARX-01B, da equipe Andretti Green, nesta quarta-feira (30), quando participa de um treino de pneus no circuito de Salt Lake City. Além da AGR, todas as equipes Acura, incluindo a nova De Ferran Motorsports, do compatriota Gil de Ferran, farão testes para definirem os compostos que vão utilizar na próxima etapa da ALMS, no dia 18 de maio, justamente nesse circuito que fica no estado norte-americano de Utha.

Foto: Team Modena/Divulgação

AndersonMarsili

* CARUARU FAZ A 3ª ETAPA DA F-TRUCK .

Caruaru e Fortaleza formam a fase nordestina da F-Truck

Caruaru recebe a Fórmula Truck pela décima primeira vez no final de semana dos dias 2,3 e 4 de maio, para a terceira etapa do brasileiro de 2008. A prova de Caruaru abre a parte nordeste do campeonato brasileiro, onde todos os anos o circo da Fórmula Truck é transportado através de mais de 80 carretas por distâncias que variam entre três e cinco mil quilômetros. A segunda prova da etapa do nordeste será em Fortaleza, CE no dia 1º de junho. Toda a estrutura da montagem da F-Truck incluindo as arquibancadas tubulares para 25 mil lugares, assim como os equipamentos das equipes são deslocados para o nordeste e só voltam para o sul depois da prova de Fortaleza.

Neste ano a fase nordeste da F-Truck tem importância redobrada por serem etapas cruciais na tomada para a segunda metade do campeonato. Das duas etapas do nordeste sairão os principais candidatos ao título de 2008 quando se pega a reta final com as cinco etapas da segunda fase da temporada.

A disputa está acirrada neste início de campeonato, principalmente pelo nível de competitividade entre as equipes e marcas. A esperada superioridade dos F-Truck Volkswagen do time RM Competições (campeões das duas últimas temporadas), não se realizou nas duas primeiras provas, e quem despontou como a grande força desta temporada foram os Trucks Scania da Roberval Motorsport que venceram as provas em Guaporé com Beto Monteiro, e Goiânia com o próprio Roberval Andrade.

Após as duas primeiras etapas, a classificação do campeonato traz Roberval Andrade (Scania) na liderança, com 42 pontos, Valmir Benavides (Volkswagen) em segundo com 34, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) na terceira posição, com 27 e em seguida, Beto Monteiro (Scania) com 24, Felipe Giaffone (Volkswagen) com 22, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 15 e Débora Rodrigues (Volkswagen) com 14 pontos.

Incluídos no time de favoritos pela vitória em Caruaru, estão também os Ford Cargo das equipes DF Motorsport e da Londrina Truck Racing. Djalma Fogaça que tem como companheiro de equipe Chico Serra na DF Motorsport, mostrou que já está com o F-Truck Ford em ponto de bala, após dois anos de desenvolvimento do motor eletrônico. Em Goiânia chegou a fazer o segundo melhor tempo na primeira sessão de classificação para o grid de largada, liderou a prova, marcou o melhor tempo do dia e terminou a prova em sétimo. "Estamos com F-Truck Ford bem acertado e agora sabemos que podemos brigar pela vitória novamente", diz animado Djalma Fogaça. E Leandro Totti, único piloto na Londrina Truck Racing, foi pole position da prova de Caruaru do ano passado e vencedor em 2006. Totti acredita que chegou o momento da virada na temporada. Nas duas primeiras provas, ele abandonou por quebra de equipamento. "Foram duas provas e duas quebras. Estamos no meio do trabalho, tudo é ainda novo para nós, mas estamos chegando na direção certa", explica Ernesto Pívaro, chefe da equipe, a última a utilizar o motor eletrônico e por isso ainda com dificuldade de acertos.

Em meio ao clima de muita disputa esperada em Caruaru, duas grandes atrações fazem parte da programação da terceira etapa de 2008. As estréias do piloto argentino Gaston Mazzacane e da nova equipe Scuderia Iveco, com apoio oficial da montadora italiana. Mazzacane vem com um Mercedes-Benz preparado nas oficinas da ABF Competições e a equipe oficial da Iveco entra na pista com o piloto paulista Adalberto Jardim. A Scuderia Iveco que fez sua apresentação oficial recentemente em São Paulo, está entrando na F-Truck com uma estrutura de peso e já anunciando para breve mais um caminhão do modelo Stralis na pista.

Os treinos livres para a quinta etapa da F-Truck 2007 começam na sexta-feira (dia 2), com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo, o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas com 30 voltas previstas para o circuito de 3.180 metros de extensão.

INGRESSOS
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone da região. Os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial www.formulatruck.com. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. É proibida a entrada de pessoas com idade abaixo de dezesseis anos na área dos boxes. Os ingressos para estudantes só serão vendidos nas bilheterias do autódromo ao valor de R$ 10,00.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. A transmissão ao vivo começa às 12h45, com a largada marcada para às 13h00.

Classificação do campeonato brasileiro após 2 etapas: 1) Roberval Andrade, 42 pontos; 2) Valmir Benavides, 34 pts.; 3) Geraldo Piquet, 27 pts.; 4) Beto Monteiro, 24 pts.; 5) Felipe Giaffone, 22 pts.; 6) Wellington Cirino, 15 pts.; 7) Débora Rodrigues, 14 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito, 9 pts.; 10) Vignaldo Fizio, 7 pts.; 11) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 13) Vinicius Ramires, 3 pts.; 14) Luiz Carlos Zappelini e Fred Marinelli, 2 pts.

Classificação do Campeonato de Marcas da F-Truck: 1) Volkswagen, 81 pts.; 2) Scania, 66 pts.; 3) Mercedes-Benz, 52 pts.; 4) Volvo, 15 pts.; 5) Ford, 4 pts. e 6) Iveco, 2 pontos.


Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Fotos: Orlei Silva
Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

* GT3: INGO HOFFMANN FAZ BALANÇO DA ESTRÉIA.

Parceiro de Paulo Bonifácio na condução de um Lamborghini Gallardo, o "Alemão" considera que a dupla poderia ter andado mais forte em Curitiba

O resultado da estréia pode não ter sido exatamente o que Ingo Hoffmann esperava. Ainda assim, o "Alemão" gostou muito do equilíbrio das disputas do Brasil GT3 Championship, campeonato de supercarros que se instala no País. "Tivemos dois problemas distintos nessas duas primeiras corridas no ano", conta Hoffmann, referindo-se à rodada dupla de abertura da temporada, realizada há dez dias no circuito de Curitiba (PR). "Na primeira, o Boni (Paulo Bonifácio, parceiro de Ingo na condução do Lamborghini Gallardo) largou bem e estava em terceiro, andando no mesmo ritmo dos ponteiros. Aí começou a chuva, trocamos os pneus, o Boni deu mais uma volta e passou carro para mim. Eu estava bastante animado, já que havia feito o melhor tempo nos treinos da quinta-feira com pista molhada. Saí dos boxes e, logo nas primeiras voltas, já senti o carro instável, difícil de guiar. Ficou assim até o final da prova. Após o término da corrida, chegamos à conclusão que utilizamos os pneus de chuva com calibragem inadequada, o que comprometeu por completo nossa primeira experiência no campeonato".

"Para a segunda corrida, disputada no domingo, fizemos mais alguns certos no carro e estávamos com expectativa de um bom desempenho. Na primeira volta, no final da reta, levei uma batida de um Dodge Viper na roda traseira esquerda o que desalinhou o carro por completo. Novamente ele ficou muito ruim de pilotar. Só permanecemos na pista para somar alguns pontos, pensando no campeonato. Mas nossa dupla está bastante entrosada e já estamos andando com um bom ritmo de corrida. Acho que vamos ser competitivos, só precisamos ter um carro bem acertado", pondera Ingo Hoffmann.

Para Ingo, o estreante Ford GT é um forte candidato ao título em 2008: "Achei o nível da categoria muito bom, realmente muito elevado, os carros andam em tempos extremamente parelhos e brigam de igual para igual, vai ser um campeonato bastante difícil", avaliou. O Ford GT cravou as duas poles e conquistou uma vitória, sempre pelas mãos da dupla Ricardo Rosset e Walter Salles. Em 2007, outro modelo causou esta mesma impressão: justamente o Lamborghini Gallardo que hoje é pilotado por Ingo e Boni. O título, no entanto, foi conquistado pela dupla Xandy Negrão e Andréas Mattheis, que disputaram metade da temporada com o Lambo e o restante com o Viper – foi este último modelo, aliás, o escolhido para a disputa da prova decisiva do campeonato, em Interlagos, quando foi encerrada a temporada do ano passado.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Fotos: Miguel Costa Júnior
Press Consultoria Ltda

* MAIO NO SPEED CHANNEL.

EM MAIO, O SPEED TRANSMITE AO VIVO A SÉRIE ROLEX SPORT CAR, DIRETO DE LAGUNA SECA, E A SPRINT CUP - All Star Challenge

A A1GP, A COPA MUNDIAL DO ESPORTE MOTOR, AO VIVO DE BRANDS HATCH, NA INGLATERRA

Domingo, dia 4 de maio, às 9h30.

Após uma emocionante campanha com as equipes da Suiça, Nova Zelândia, França, Grã-Bretanha e África do Sul ocupando as primeiras colocações, a série internacional chega à reta final em Brands Hatch, na Inglaterra, um dos locais favoritos tanto para os fãs, como para os pilotos.

Durante este campeonato de “inverno”, as equipes do Brasil e do México têm sido representadas por diferentes pilotos, com o propósito de somar pontos. Desta forma, elas certamente apostarão as melhores cartas para encerrar a participação na categoria com chave de ouro. Esta é uma rodada dupla imperdível.

CHAMP CAR ATLANTIC, EM LONG BEACH, NA CALIFÓRNIA

Quarta-feira, dia 7 de maio, às 20h e à 0h.

A categoria de desenvolvimento por excelência no automobilismo da América do Norte, com corridas nos Estados Unidos e Canadá, dá início a temporada no glamouroso circuito de rua de Long Beach, na Califórnia.

Espera-se que o mexicano David Garza, conhecido por suas atuações na A1GP, seja um dos latino-americanos de maior destaque, principalmente por ter realizado uma boa pré-temporada e garantido lugar entre os primeiros colocados nos treinos.

A prova também contará com outros sul-americanos, como o brasileiro Douglas Soares, natural de São Paulo; e o venezuelano Luiz Schiavo, de Caracas. Os pilotos esperam alcançar o lugar mais alto do pódio para a alegria de seus compatriotas.

SERIE ROLEX SPORT CAR AO VIVO DE LAGUNA SECA,
NA CALIFÓRNIA

Sábado, dia 17 de maio, às 18h30.

A corrida em Laguna Seca, na Califórnia, é a quinta etapa da temporada da Série Rolex Sports Car. A prova terá participação de estrelas como os brasileiros Oswaldo Negri e Ricardo Zonta, e o mexicano Memo Rojas, que vão buscar pela vitória em um dos circuitos favoritos destes pilotos nesta emocionante série.

Negri já subiu ao pódio este ano e Zonta traz sua experiência da Fórmula 1. Já o mexicano Rojas obteve diversas vitórias na temporada e liderou a classificação geral. Desta forma, eles certamente serão os grandes destaques, sem esquecer outros pilotos, tal como Scott Pruett, que faz dupla com Rojas na equipe Chip Ganassi, e Mark Patterson, que divide o volante com Negri na Michael Shank Racing. Outros destaques são Alex Gurney e Jon Fogarty, que ficaram com a segunda colocação em Daytona.

COPA SPRINT DA NASCAR, AO VIVO DE CHARLOTTE,
NA CAROLINA DO NORTE


Sábado, dia 17 de maio, às 21h30.

Uma das provas mais esperadas da Copa Sprint da NASCAR é a “All-Star Challenge”. Trata-se de uma corrida que não soma pontos, na qual participam somente os pilotos que já venceram corridas na categoria e os campeões da série estelar da NASCAR.

Os pilotos não-elegíveis podem conquistar uma vaga na prova caso sejam eleitos pelo público em uma votação, ou se conquistarem a vitória em uma corrida prévia ao evento.

A prova não é apenas uma corrida de estrelas. Ela também é interessante porque seu formato é diferente das outras provas disputadas na temporada regular. Além disso, pelo fato de ser um evento que não conta pontos, os pilotos têm maior liberdade de arriscar para conquistar a vitória.

Juan Pablo Montoya já tem seu lugar garantido na prestigiada corrida, uma vez que na temporada passada conquistou a vitória no circuito permanente de Infineon. Desta forma, o piloto colombiano usará toda sua experiência para tentar chegar ao pódio em Charlotte.

CAMPEONATO MUNDIAL DE SUPERBIKE

Todas as terças-feiras, à 0h.

O Campeonato Mundial de Superbike, conhecido como SBK (Superbike World Championship), é o evento mais importante da categoria.

As provas são disputadas com motocicletas modificadas em rodadas duplas e a pontuação é válida para o campeonato de pilotos e fabricantes.

Além disso, o campeonato tem o aval da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a principal organização da categoria. O Canal SPEED exibe um programa de 30 minutos com o resumo de cada prova.

Bruno Pinheiro

* ARRANCADA: ALEJANDRO SANCHEZ VENCE DUELO DE GIGANTES NA INAUGURAÇÃO DO VELOPARK.

Como em um enredo perfeitamente escrito e montado, o momento culminante das festividades e solenidade de inauguração do Velopark, o mais novo palco de competições automobilísticas do Brasil, foi um verdadeiro show de adrenalina. O primeiro ‘match race’ entre os dois gigantes da Arrancada brasileira, na tarde do último domingo (27/4) em Nova Santa Rita, a 30 km de Porto Alegre (RS), teve a vitória de Alejandro Sanchez (Flash Power/Shutt/Magic Web) e seu Dragster Power Plus.

Com a inauguração da primeira pista de 402,34 metros de Arrancada com todas as medidas oficiais e segurança para a prática da modalidade, os organizadores do 1º Velopark 402 Racing inovaram no esporte brasileiro com a adoção de disputas com o sistema de eliminatórias, seguindo os moldes da NHRA (National Hot Rod Association). "Além de potência, os carros agora precisam ter durabilidade para serem conduzidos até as baterias finais, e os competidores precisam apurar os seus reflexos e controle emocional na hora da largada para os combates diretos", opinou Alejandro Sanchez, o grande nome da final do evento.
Neste modelo, aplicado oficialmente pela primeira vez no Brasil, mas amplamente praticado nos Estados Unidos e Europa, após quatro baterias seletivas onde se devem marcar os melhores tempos, nas disputas finais o que importa é o vencedor dos duelos dois a dois: vence quem chega à frente, não importando mais o tempo. "Este tipo de ‘match race’ estimula o público a torcer pelo seu ídolo na batalha final, e ajuda a desenvolver os pilotos e equipes", comentou Sanchez.
Ver os dois maiores nomes da categoria Dragster alinhados foi um sonho concretizado pela Arrancada brasileiro, pois finalmente foi inaugurada uma pista que comporta com segurança este desafio ensurdecedor entre os dois carros mais bravos do Brasil, com mais de 3 mil hps cada, atingindo quase 400 km/h de velocidade final.
Depois de um sábado onde Sydney ‘Grandão’ Frigo venceu todas as disputas contra Alejandro Sanchez, no domingo o piloto da Flash Power/Power Plus/Shutt deu o troco. Ele venceu a última eliminatória e no grande duelo final, no encerramento da programação perante um enorme público, Sanchez partiu para a vitória definitiva, sagrando-se o grande campeão do 1º Velopark 402 Racing. "Foi emocionante, eu fiquei muito feliz. Foi uma disputa em alto nível, onde o ‘Grandão’ conseguiu o melhor tempo da pista, e eu cheguei na maior velocidade, com 378 km/h. Só nos resta parabenizar o Johnny Bonilla e o Felipe Johannpeter pelo belíssimo empreendimento que fizeram, talvez o melhor espaço para a Arrancada no mundo", comemorou Alejandro, que é detentor da maior velocidade no Velopark, com 387 km/h a bordo de um Jet Car, carro impulsionado por turbina do avião-caça F5.

Campeões por classe (Tempo de pista + reação):

CATEGORIA – (Street Turbo Tração Dianteira B)
Márcio Souza Silva - GOL - 13s138

CATEGORIA – (Street Turbo Tração Traseira)
Jorge Ivan Marques - MARAJÓ - 20s472

CATEGORIA – (Street Turbo Tração Dianteira A)
Cacá Daud - ASTRA - 11s630

CATEGORIA – (Super Street Tração Dianteira)
Ricardo de Carvalho - KADET - 12s013

CATEGORIA – (Super Street Tração Traseira)
Manuel Castanon - DODGE DART - 11s553

CATEGORIA – (Força Livre Tração Dianteira)
Alessandro Brauna Rezende - GOL - 13s138

CATEGORIA – (Força Livre Tração Traseira)
Marcelo de Jesus Manara - FUSCA - 9s123

CATEGORIA – (Estruturada)
Luiz Cláudio Pereira Amanajas - CARAVAN - 9s104

CATEGORIA – (Import)
Adriano Kayayan - CAMARO - 10s996

CATEGORIA – (Hot)
André Rosa Carrilo - DODGE - 10s599

CATEGORIA – (Stock)
Airton da Silva Carraro - MUSTANG - 13s777

CATEGORIA – (Pró Stock)
Alexandre Kayayan - DRAG - 8s191

CATEGORIA – (Drag Light)
Ricardo Bersani – DRAG - 7s533

CATEGORIA – (Drag Motor Traseiro)
Alejandro Sanchez - DRAG - 6s551

fotos: Murilo Braz


MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* STOCK É ATRAÇÃO DA SEMANA EM BRASÍLIA.

Capital Federal receberá a segunda etapa da temporada.
Copa Vicar e Stock Jr. também fazem parte da programação

São Paulo - A temporada 2008 da Stock Car Brasil prossegue neste final de semana, com a realização da segunda das 12 etapas previstas. No domingo, dia 4, Brasília, ou mais precisamente o Autódromo Internacional Nelson Piquet, será o palco da principal competição do automobilismo nacional. As principais equipes e pilotos da categoria brigarão pela vitória no rápido traçado externo do circuito brasiliense, com extensão de 2.919 metros. A largada está prevista para as 11 horas, com transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. A etapa ainda terá as provas da Copa Vicar (ex-Light), categoria de acesso na Copa Nextel, e da Stock Jr., categoria de formação. A programação oficial começará na sexta-feira, com os primeiros treinos livres para as três divisões.

Os ingressos já estão à venda, nos postos da rede Tickmaster ( www.ticketmaster.com.br ) em todo o país, além das concessionárias Chevrolet, Rede Bosch Service e lojas Goodyear da Brasília e cidades-satélites. Os preços são R$ 25,00 para arquibancada, R$ 55,00 passes de visitação, e R$ 280,00 Paddock. A relação completa de postos de venda pode ser encontrada no site oficial, www.stockcar.com.br .

Acostumada a receber a Stock Car no segundo semestre e sempre em momentos de definição para o Playoff, o Distrito Federal desta vez será sede da segunda prova do ano da categoria. O evento chega recheado de novidades que fizeram sucesso na prova de abertura, como a retorno do reabastecimento, os novos pneus Goodyear, novo diferencial e sistema de classificação e a participação de apenas 34 carros na temporada. Mais do que isso, os fãs da Copa Nextel Stock Car poderão conferir de perto o grande equilíbrio na briga pelo título deste ano, que tem tudo para ser a melhor de todos os tempos.

Na corrida de abertura, em Interlagos, Marcos Gomes, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet) levou a melhor, seguido por Thiago Camilo, da Texaco Vogel (Chevrolet), e o atual bicampeão Cacá Bueno, da Eurofarma RC (Mitsubishi). A vitória de Marquinhos, campeão da Stock Light em 2006 por antecipação na etapa de Brasília, aconteceu graças à estratégia no reabastecimento, que voltou justamente para dar ainda mais emoção às provas. Como o sistema de Playoff continua valendo, cada corrida ganhou em importância para os pilotos, que sabem da necessidade de marcar pontos para a segunda fase do campeonato, a partir da nona etapa.

Os 15 mais bem colocados após a primeira etapa são os seguintes: 1º) Marcos Gomes, 25; 2º) Thiago Camilo, 20; 3º), Cacá Bueno, 16; 4º) Ricardo Maurício, 14; 5º) Antonio Jorge Neto, 12; 6º) Átila Abreu, 10; 7º) David Muffato, 9; 8º) Popó Bueno, 8; 9º) Felipe Maluhy, 7; 10º) Hoover Orsi, 6; 11º) Pedro Gomes, 5; 12º) Alceu Feldmann, 4; 13º) Rodrigo Sperafico, 3; 14º) Ricardo Zonta, 2; 15º) Antonio Pizzonia, 1.

Na Copa Vicar, que este ano passou a ser multimarcas, Paulo Salustiano, da Full Time (Peugeot), Fábio Carreira, da Carreira Racing (Mitsubishi), e Afonso Bastos, da F&F Racing (Peugeot), foram os melhores da primeira etapa e chegam a Brasília como favoritos. A disputa continua forte, agora reforçada por pilotos que estavam na Copa Nextel e na Stock Jr. em 2007, sendo que o grande objetivo e conquistar uma das duas vagas na categoria principal em 2009. Serão nove etapas ao longo do ano, com descarte dos dois piores resultados.

Na Stock Jr., o baiano Patrick Gonçalves, vice-campeão da Master no ano passado, continua acelerando forte e mostrou isso em Interlagos, quando foi o primeiro no geral. Ele é um dos favoritos deste ano, ao lado do paulista Caio Travaglini e do paranaense Lucas Finger, segundo e terceiro colocados na classificação geral. A Stock Jr.

Carreata

Os motores da Copa Nextel Stock Car vão começar a roncar na Capital Federal no feriado de 1º de Maio. Trata-se de mais uma carreata da categoria pelas ruas de Brasília, com início às 9h30, com a participação dos pilotos Marcos Gomes da Medley/ A. Mattheis (Chevrolet), Daniel Serra da Red Bull Racing (Chevrolet), Carlos Alves da Nascar (Mitsubishi) e Antonio Jorge Neto da Eurofarma RC (Mitsubishi). As máquinas da Stock Car sairão do autódromo Nelson Piquet, passarão em frente ao Centro de Convenções, Rodoviária, Praça dos Três Poderes, e chegam à Ponte JK, retornando pelo caminho inverso. A ação visa promover a prova de domingo.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: André Durão


Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

segunda-feira, abril 28, 2008

* INDY CAR: TONY KANAAN É O 2º NO GP DO KANSAS.

Mesmo enfrentando problemas durante todo o sábado (26) e ter ficado quase sem treinar, o baiano Tony Kanaan conquistou a 2ª colocação no GP do Kansas, quarta etapa da Fórmula Indy, disputado neste domingo (27), o seu segundo pódio na temporada 2008. Kanaan, que largou na 11ª colocação, fez uma grande prova de recuperação e na volta 148 das 200 no total, assumiu a terceira colocação, atrás somente dos dois carros da Chip Ganassi, de Dan Wheldon e Scott Dixon.

No entanto, Dixon, então líder desde o início, foi prejudicado na última parada nos boxes, pois parou em bandeira verde, enquanto Wheldon e Kanaan fizeram o reabastecimento e troca de pneus após a bandeira amarela provocada por Buddy Rice. Assim, Kanaan colocou pressão em cima de Wheldon nas últimas 25 voltas, mas cruzou a linha de chegada na ótima 2ª colocação.

"Pelo início que tivemos aqui, com certeza a segunda colocação foi um ótimo resultado. Foi importante para somarmos pontos visando o campeonato", destacou o baiano, campeão da categoria em 2004. "Fizemos uma corrida dura no início até nos aproximar dos carros da Ganassi. Minha equipe esteve fantástica nos pit-stops. No final, tentei ao máximo ultrapassar o Dan, mas infelizmente não tinha nada mais a fazer. Estou bem contente, principalmente por chegarmos a Indianápolis com esse ótimo resultado. Estou ansioso pelo nosso trabalho durante todo o mês de maio", comentou o brasileiro, que diminuiu a diferença para o líder da tabela, o paulista Hélio Castroneves, para 15 pontos.

A próxima corrida da Fórmula Indy será a 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, no dia 25 de maio. No entanto, Kanaan já desembarca no estado de Indiana no próximo domingo (04), pois os treinos livres iniciam na terça-feira, dia 6. O "Pole Day" que definirá o pole-position das 500 Milhas de Indianápolis será no dia 10 de maio.

Confira o final do GP do Kansas:

1°. Dan Wheldon (ING/Ganassi), 200 voltas
2°. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), 200 voltas
3°. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
4°. Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 200 voltas
5°. Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), 200 voltas
6°. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 200 voltas
7°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 200 voltas
8°. A.J. Foyt IV (EUA/Vision), 200 voltas
9°. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), 199 voltas
10°. Ed Carpenter (EUA/Vision), 198 voltas
11°. Oriol Servia (ESP/KV Racing), 198 voltas
12°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), 198 voltas
13°. Jay Howard (ING/Roth Racing), 197 voltas
14°. Ernesto Vizo (VEN/HVM), 197 voltas
15°. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), 196 voltas
16°. Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 195 voltas
17°. Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), 193 voltas

Não completaram:

Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), 169 voltas
Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), 156 voltas
Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 150 voltas
Jaime Câmara (BRA/Conquest), 103 voltas
Vitor Meira (BRA/Panther), 101 voltas
Tomas Scheckter (AFS/Luczo-Dragon), 96 voltas
Darren Manning (ING/Foyt), 76 voltas
Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), 54 voltas
Marty Roth (CAN/Roth), 41 voltas
Will Power (AUS/KV Racing), 22 voltas

Foto: Indycar/Divulgação


AndersonMarsili

* F1: RENAULT NÃO REPETIU BOM DESEMPENHO DOS TREINOS NA ESPANHA.


Depois de resultado ruim em Barcelona, mas com carro mais competitivo, a equipe se prepara para o GP da Turquia

A equipe da ING Renault experimentou um fim de semana de altos e baixos. Os bons resultados nos treinos de qualificação não se repetiram neste domingo, deixando a equipe sem pontuação no Grande Prêmio da Espanha.

"Vou tirar o máximo do que aprendi hoje, para não repetir os mesmos erros", disse Nelsinho Piquet, desapontado com o contratempo em sua escalada de crescimento na Fórmula 1. "Estou desapontado, mas não resta dúvida de que fizemos muitos progressos neste final de semana", afirmou.

Com o R28 visivelmente mais competitivo, a equipe pretende avançar nos aprimoramentos. "Podemos esperar resultados melhores na próxima corrida", avaliou o chefe de equipe Flavio Briatore. A próxima prova da temporada será disputada na Turquia, no dia 11 de maio.
--------------------------------------------------------------------------------
Nicolas Bonvakiades (interino)

* MUNDIAL DE RALI: PALMEIRINHA TEM CINCO PNEUS FURADOS E DÁ ADEUS A CHANCE DE VITÓRIA.

Equipe de apoio do brasileiro sofre acidente e Paulo Nobre/Filipe Palmeiro ultrapassam o tempo limite para chegar ao parque de assistência

Um dia para esquecer! Assim foi este domingo (27/04) para o brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank) no Rally da Tunísia, prova que abre o Campeonato Mundial de Rali Cross Country da FIA. A 3ª etapa da competição teve a realização de uma especial de 359 km entre as cidades de Nalut a Al Qaryat, na Líbia. Correndo ao lado do navegador portugês Filipe Palmeiro, Nobre teve cinco pneus furados em sua BMW X3, terminando a especial na 38ª posição e caindo para o 22º lugar na classificação geral da prova.

As chances de um bom resultado para a dupla luso-brasileira são praticamente nulas a partir de agora, principalmente se for confirmada uma punição em virtude de Nobre e Palmeiro terem chegado ao parque de assistência acima do tempo limite estabelecido pela organização. Isso ocorreu por conta da ausência do carro de apoio que faria reparos na BMW X3 da dupla, ao final do trecho cronometrado, em razão de um acidente.

"Foram mais de 350 km de pista muito rápida. Bastante pedra , mas pequenas em sua maioria. Terreno que podia ser traiçoeiro, com depressões não planilhadas. Muitos, mas muitos pilotos tiveram problemas com pneus, que estão com desgaste excessivo. A camada interna está ficando no arame, além da pressão que está subindo muito. Nós vinhamos fazendo mais um dia conservador, andando rápido mas sem tomar riscos, só vendo a galera parando para trocar os pneus furados. Até chegar a vez dos nossos começarem a furar. O terceiro estepe furou a 60 km do final e a partir daí viemos passeando, já que não havíamos identificado os motivos dos furos e não pegamos nenhuma pedra ou buraco durante a especial. Então não podíamos correr o risco de furar mais um. Achei que os problemas tinham acabado para nós, mas a 900 metros do final pegamos um buraco com pedra e arrebentamos dois pneus com roda e tudo. Nos arrastamos para completar a especial, mas o nosso apoio não estava lá para trocar os pneus furados pois tinham capotado no caminho. E sem os pneus não conseguimos chegar ao parque de assistência a tempo. "Forfetamos" a etapa de hoje e demos adeus a qualquer chance no rali", falou Palmeirinha.

Nobre/Palmeiro segue na competição apenas para "cumprir tabela", como descreveu o próprio Nobre, na prova que pode marcar a despedida do piloto brasileiro da equipe oficial da BMW na modalidade, a New Dimension X-Raid. Nesta segunda-feira (28/04) o Rally da Tunísia segue na Líbia. Os competidores partem da cidade de Al Qaryat com destino a Idri, num total de 623 km a serem percorridos, com 429 deles sendo cronometrados.

O resultado desta 3ª etapa do Rally da Tunísia:

1º Krysztof Holowczyc/Jean Marc Fortin (Nissan), 3h15min29s
2º Christian Lavieille/ François Borsotto (Dessoude), a 9min49s
3º Bernard Errandonea/Jean Pierre Garcin (SMG), a 14min00s
4º Orlando Terranova/Lee Palmer (BMW), a 15min03s
5º Leonid Novitskiy/Oleg Tyupenkin (Mitsubishi), a 16min05s
6º Eric Vigouroux/Alexandre Winocq (Chevrolet), a 18min26s
7º Dominique Houssieaux/Jean Michel Polato (Schlesser), a 24min24s
8º Rodrigo Amaral/Duarte Amaral (Bowler), a 25min38s
9º Jose Hernandez Panos/Xavier Blanco (Mitsubishi), a 30min00s
10º Fernando Hernandez Panos/Albert Blanco (Mitsubishi), 31min07s
38º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 1h21min27s

A classificação da prova após três etapas realizadas:

1º Krysztof Holowczyc/Jean Marc Fortin (Nissan), 7h05min29s
2º Christian Lavieille/ François Borsotto (Dessoude), a 34s
3º Eric Vigouroux/Alexandre Winocq (Chevrolet), a 9min40s
4º Orlando Terranova/Lee Palmer (BMW), a 15min03s
5º Dominique Houssieaux/Jean Michel Polato (Schlesser), a 18min59s
6º Bernard Errandonea/Jean Pierre Garcin (SMG), a 19min38s
7º Jose Hernandez Panos/Xavier Blanco (Mitsubishi), a 54min11s
8º Jose Luis Monterde/Jean Marie Lurquin (Schlesser), a 54min15s
9º Maurizio Traglio/Marc Bartholome (Nissan), a 54min51s
10º Gerard Benielli/Pascal Larroque (MCM) a 56min22s
22º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 1h23min14s

RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry

* WORLD SERIES: MÁRIO ROMANCINI É 13º NA CORRIDA DESTE DOMINGO EM MONZA.


Piloto da Epsilon Euskadi conclui rodada de abertura da temporada garantindo a melhor posição entre os brasileiros

Monza - Os competidores da World Series by Renault 3.5 disputaram neste domingo (27) a segunda corrida da rodada dupla da 1ª etapa de 2008. Mário Romancini, da Epsilon Euskadi, largou em 25º e fez uma excelente prova de recuperação, fechando as 24 voltas em 13º. O piloto também garantiu a melhor posição entre os brasileiros já que Fábio Carbone não largou e Cláudio Cantelli abandonou.

O holandês Giedo Van der Garde venceu mais uma e lidera o campeonato com 33 pontos. O segundo e o terceiro lugar do pódio foram ocupado pelo espanhol Alvaro Barba (2º) e pelo francês Charles Pic (3º).

"Fiz uma corrida muito boa. Preferi não me arriscar na largada e fui bem cauteloso para não me envolver em acidentes. Consegui fazer várias ultrapassagens, mas perdi muito tempo atrás de um dos carros da KTR. Isso me custou as posições que me permitiriam chegar à zona de pontuação. De qualquer maneira, fiz o máximo que eu pude e estou satisfeito", contou Romancini.
A próxima etapa acontece nos dias 3 e 4 de maio no circuito de Spa-Francorchamps (Bel). "Para a corrida da Bélgica a meta será largar mais para frente para garantirmos os primeiros pontos", finalizou o piloto.

Veja o resultado da corrida deste domingo em Monza:

1 - Giedo Van der Garde - 24 voltas em 39'33"853
2 - Alvaro Barba - Prema - 1"153
3 - Charles Pic - Tech 1 - 14"101
4 - Julien Jousse - Tech 1 - 14"954
5 - Mikhail Aleshin - Carlin - 18"164
6 - Guillaume Moreau - KTR - 23"703
7 - James Walker - Fortec - 24"220
8 - Marco Barba - Draco - 25"055
9 - Salvador Duran - Interwetten - 27"045
10 - Aleix Alcaraz - RC - 31"212
11 - Pasquale Di Sabatino - Comtec - 31"595
12 - Pippa Mann - P1 - 35"816
13 - Mário Romancini - Epsilon - 41"025
14 - Daniil Move - KTR - 50"203
15 - Julian Theobald - Fortec - 1'03"780
16 - Maximo Cortes - Pons - 1'19"390

Volta mais rápida: Giedo Van der Garde 1'37"369

Abandonaram:

Fábio Carbone – não largou
Bertrand Baguette – não largou
Robert Wickens -7ª volta
Alexandre Marsoin – 11ª volta
Pablo Sanchez – 12ª volta
Borja Garcia – 13ª volta
Cláudio Cantelli – 16ª volta
Marcos Martinez – 18ª volta
Miguel Molina – 20ª volta

Pontuação do campeonato (cinco primeiros):

1 - Giedo Van der Garde – 33 pontos
2 - Pasquale Di Sabatino - 13
3 - Julien Jousse – 10
4 - Alvaro Barba - 10
5 - Charles Pic - Tech 1 - 10

ReUnion Press
Milla Delfino

* BRUNO SENNA ASSUME CO-LIDERANÇA DA GP2.

Brasileiro chega em 4º na segunda corrida do Grande Prêmio da Espanha

Com o 4º lugar no complemento da rodada dupla do GP da Espanha, na abertura da quarta temporada da categoria, Bruno Senna empatou com o português Álvaro Parente na ponta da tabela da Fórmula GP2. Ambos somam os mesmos 11 pontos, mas o Parente está em vantagem por causa da vitória da véspera no circuito da Catalunha. Hoje, no entanto, o piloto da SuperNova passou em branco, enquanto o japonês Kamui Kobayashi terminava na primeira colocação, beneficiado pela punição aplicada ao líder da prova Romain Grosjean (ART GP) nas últimas voltas.
"Foi uma corrida difícil, porque meu câmbio falhou quase o tempo todo. A princípio, estava complicado de subir as marchas; do meio para o final, cada vez que eu reduzia parecia que levava um soco nas costas", explicou Bruno, que partiu em sétimo em função do sistema de grid invertido adotado pela GP2 – terminou em 2º no sábado e saiu ao lado de Parente – e por pouco não foi envolvido em toque já na largada. "Passei o Andreas Zuber, mas ele jogou o carro para cima de mim e tive de recolher. Se deixasse, ele poderia voar por cima de mim e provocar um acidente grave", disse.
Bruno fez uma corrida sem o ritmo ideal por causa dos problemas no câmbio, mas a sorte também o ajudou. Primeiro, com o abandono do russo Vitaly Petrov, que corria em quinto e imediatamente à sua frente; já no final, o francês Grosjean – que saíra em 4º e assumiu a ponta sobre Kobayashi no começo da segunda volta – escapou da pista na relargada (o safety car entrou porque o italiano Giacomo Ricci rodara na chicane que antecede à reta) e precisou jogar o carro contra o japonês para evitar a ultrapassagem. Punido com uma passagem pelos boxes, caiu para 13º na bandeirada.
"Sair daqui dividindo a liderança é um ótimo resultado. Como as equipes testaram em Barcelona na pré-temporada, todas já têm um acerto melhor para a pista. Por isso é que alguns pilotos apareceram bem. Mas não acho que essa seja uma tendência. Acredito que o campeonato terá quatro ou cinco pilotos brigando pelo título. A partir da próxima etapa, as coisas devem mudar. Minha equipe, por exemplo, é muito rápida na Turquia e as diferenças começarão a ser vistas", analisou Bruno, que defende a atual campeã iSport em seu segundo ano na principal divisão de acesso à Fórmula 1.

O resultado da 2ª etapa da Fórmula GP2:

1 – Kamui Kobayashi (Japão), DAMS, 26 voltas em 40min27s229 (179,321km/h)
2 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, a 1s176
3 – Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, a 1s962
4 – Bruno Senna (Brasil), iSport, a 2s808
5 – Davide Valsecchi (Itália), Durango, a 3s501
6 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 8s480
7 – Álvaro Parente (Portugal), SuperNova, a 8s537
8 – Mike Conway (Inglaterra), Trident, a 9s593
9 – Ben Hanley (Inglaterra), Campos Team, a 11s469
10 – Yelmer Buurman (Holanda), Arden, a 16s974
16 – Diego Nunes (Brasil), DPR, a uma volta

Classificação do campeonato: 1, Bruno Senna e Álvaro Parente, 11 pontos; 3, Giorgio Pantano, 9; 4, Kamui Kobayashi e Sébastien Buemi, 7; 6, Andreas Zuber, 6; 7, Romain Grosjean, 5; 8, Vitaly Petrov, 3; 9, Pastor Maldonado e Davide Valsecchi, 2; 11, Javier Villa, 1.
Próximas etapas (3ª e 4ª): Istambul, 10 e 11 de maio.

Imprensa Bruno Senna
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 – Serviços Jornalísticos Ltda.

domingo, abril 27, 2008

* GP2: BRUNO SENNA CHEGA EM 2º NO GP DA ESPANHA.

Português vence prova de abertura da temporada em Barcelona

Bruno Senna começou bem sua arrancada rumo ao título da Fórmula GP2. Neste sábado, o piloto da iSport terminou em segundo na prova que abriu a quarta temporada da categoria e a rodada dupla do Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona A vitória foi do estreante português Álvaro Parente (SuperNova), que partiu na primeira fila e tomou a ponta do pole Pastor Maldonado (Piquet Sports) na largada. O venezuelano deixou o motor "apagar", atrasou-se e chegou apenas em 12º. "Foi um ótimo resultado e só posso estar contente", comemorou Bruno Senna, depois de receber o troféu no pódio da Catalunha.
De fato, foi um excelente início de campeonato para Bruno Senna, que venceu essa mesma corrida em 2007 e fechou em 8º na classificação geral do ano. As vagas no pódio, no entanto, foram determinadas em poucos minutos. Bruno, quarto no grid, também tirou proveito do problema com Maldonado, ganhou uma posição e saiu à frente do austríaco Andreas Zuber (Piquet Sports) quando os carros anteciparam o pit stop obrigatório para troca de dois pneus por causa de uma entrada do safety car logo na terceira volta. A partir de então, escoltou o atual campeão da World Series by Renault até à bandeirada, sem conseguir, no entanto, a chance da ultrapassagem.

"Procurei empurrar o Parente o máximo possível, até para tentar fazê-lo acabar com os pneus, mas não foi possível passá-lo. Eu encostava muito a partir do meio do traçado e grudava de vez na chicane de entrada da reta, mas a partir daí ficava difícil porque o carro que estamos usando agora perde ainda mais pressão aerodinâmica no vácuo que o do ano passado", explicou. "De qualquer forma, estou satisfeito porque fiz o que era possível. E somar oito pontos de cara foi importante."
Pelo sistema adotado pela Fórmula GP2, os oito primeiros de hoje largarão em posições invertidas na corrida de amanhã, que será mais curta – 26 voltas – e sem pit stop. Bruno sairá em 7º, ao lado de Parente. A pole caiu nas mãos do japonês Kamui Kobayashi (DAMS). Mesmo reconhecendo as dificuldades que encontrará, Bruno está confiante. "Meu ritmo esteve sempre muito bom desde os treinos da sexta-feira. Tem gente boa partindo na minha frente, mas vou correr pela vitória. Se não der, aí sim vou pensar em marcar o maior número de pontos", avisou. A prova de complemento do GP da Espanha começará às 5h30 (Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTv.
O resultado da 1ª etapa da Fórmula GP2:

1 – Álvaro Parente (Portugal), SuperNova, 38 voltas
2 – Bruno Senna (Brasil), iSport, a 0s570
3 – Andrea Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 1s511
4 – Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, a 3s768
5 – Romain Grosjean (França), ART GP, a 8s155
6 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, a 19s729
7 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, a 27s326
8 – Kamui Kobayashi (Japão), DAMS, a 27s945
9 – Karun Chandok (Índia), iSport, a 30s394
10 – Davide Valsecchi (Itália), Durango, a 34s573

A classificação do campeonato: 1, Álvaro Parente, 11 pontos; 2, Bruno Senna, 8; 3, Andrea Zuber, 6; 4, Giorgio Pantano, 5; 5, Romain Grosjean, 4; 6, Vitaly Petrov, 3; 7, Sébastien Buemi e Pastor Maldonado, 2; 9, Kamui Kobayashi, 1 ponto.

Imprensa Bruno Senna
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 – Serviços Jornalísticos Ltda.

* PORSCHE GT3 CUP: EM CORRIDA COM MUITOS INCIDENTES, TOM VALLE CHEGA À SEGUNDA VITÓRIA DA TEMPORADA.

Quatro carros eliminados na primeira curva, muitas disputas e a vitória de Tom Valle marcaram a prova 4 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, realizada em Interlagos. Valle chegou à segunda vitória na temporada depois de duelar com Beto Posses nas primeiras voltas. Com os resultados das duas provas do dia, Valle assumiu a liderança do campeonato, à frente de Miguel Paludo e Clemente Lunardi.

Logo após a largada, quatro carros ficaram fora da prova. Uma seqüência de acidentes eliminou Danilo Fernandez, Ricardo Baptista, Omilton Visconde Júnior e Constantino Júnior. A pista ficou totalmente obstruída, obrigando a direção de prova a acionar o safety car para remoção dos carros acidentados. Posses era o líder, seguido por Valle, Antônio Hermann, Maurizio Billi, Miguel Paludo e Valter Rossete – os seis primeiros dos 14 carros que continuaram na prova.
A relargada deu início a uma grande disputa pela liderança entre Posses e Valle. Após três voltas, Valle assumiu a liderança e partiu para a vitória, com Posses mantendo o segundo lugar. Os dois primeiros lugares estavam definidos, mas a terceira colocação chegou a ser disputada por sete pilotos: Hermann, Paludo, Otávio Mesquita (que havia saído das últimas colocações), Luís Zattar, Maurizio Billi, Marcel Visconde e Clemente Lunardi. Mais atrás, Henry Visconde tinha uma de suas melhores atuações: depois de chegar a ocupar o sétimo lugar, ele defendeu-se dos ataques de Guilherme Figueirôa, Haroldo Pinto e Sérgio Ribas durante várias voltas.
No final da prova, Paludo assumiu a terceira posição ao ultrapassar Hermann na freada da Descida do Lago. Mesquita aproveitou a situação e passou para quarto, deixando Hermann em quinto e Lunardi em sexto.

Resultado final da prova 4:

1) 99-Tom Valle, 13 voltas em 27:26.716, média de 122,463 km/h
2) 52-Beto Posses, a 4.978
3) 77-Miguel Paludo, a 8.915
4) 51-Otávio Mesquita, a 11.423
5) 5-Antônio Hermann, a 12.717
6) 7-Clemente Lunardi, a 12.868
7) 55-Marcel Visconde, a 13.452
8) 34-Maurizio Billi, a 13.810
9) 21-Valter Rossete, a 18.395
10) 78-Haroldo Pinto, a 18.565
11) 9-Guilherme Figueirôa, a 19.636
12) 63-Sérgio Ribas, a 27.037
13) 3-Luís Zattar, a 33.223
14) 15-Henry Visconde, a 38.121
15) 31-Marcos Barros, a 12 voltas
16) 18-Danilo Fernandez, a 13 voltas
17) 27-Ricardo Baptista, a 13 voltas
18) 11-Omilton Visconde, a 13 voltas
19) 00-Constantino Júnior, a 13 voltas
20) 10-Adalberto Baptista, não largou

Classificação do campeonato após a prova 4: 1) Tom Valle, 76 pontos; 2) Miguel Paludo, 58; 3) Clemente Lunardi, 56; 4) Beto Posses, 51; 5) Constantino Júnior, 40; 6) Antônio Hermann, 34;7) Otávio Mesquita, 27; 8) Marcel Visconde, 26; 9) Luís Zattar, 25; 10) Haroldo Pinto, 25; 11) Marcelo Ometto, 22; 12) Maurizio Billi, 22; 13) Valter Rossete, 15; 14) Sérgio Ribas, 12; 15) Walter Salles, 10; 16) Marcos Barros, 10; 17) Ricardo Baptista, 10; 18) Henry Visconde, 6; 19) Guilherme Figueirôa, 5; 20) Danilo Fernandez, 5; 21) Omilton Visconde Júnior, 3; 22) Adalberto Baptista, 1 ponto.

Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing, Ecopads e Amazonia Móveis.

Fotos:
– Tom Valle (número 99), vencedor da prova 4 e líder do campeonato;
– Beto Posses (52), segundo colocado por Miguel Paludo (77) e Antônio Hermann (5)
– Miguel Paludo (77), terceiro colocado, seguido por Valter Rossete (21), Marcel Visconde (55), Henry Visconde (15), Clemente Lunardi (7), Guilherme Figueirôa (9), Otávio Mesquita (51) e Haroldo Pinto (78). Créditos: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* INDY CAR: " NÃO FIZEMOS UM BOM TRABALHO", DISSE KANAAN, 11º NO KANSAS.


Definitivamente não foi o sábado (16) que o brasileiro Tony Kanaan esperava justamente no dia que decidiu o grid de largada para o GP do Kansas, quarta etapa da Fórmula Indy, na fria Kansas City, com temperatura na casa de 8º C. Desde os treinos livres, Kanaan sofreu com a falta de rendimento do Dallara/Honda número 11, completando apenas 17 voltas nas duas sessões, e continuou assim no treino classificatório. Com isso, o campeão de 2004 vai largar na 11ª posição neste domingo (27), às 18h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Band para todo o país. A pole-position ficou com o neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi.

"Não fizemos um bom trabalho hoje", lamentou o baiano. "O carro está bem equilibrado e tem um bom acerto aerodinâmico, mas é bem lento. Precisamos trabalhar durante a noite para encontrarmos um pouco mais de velocidade", explicou Kanaan. A maior preocupação da equipe Andretti Green é o fato de não haver mais treinos antes da largada das 200 voltas no oval de 1,5 milhas. "Infelizmente, não completamos muitas voltas durante as sessões de hoje, pois tivemos que mexer no carro o dia inteiro. Agora, é esperar para saber como vamos render amanhã na corrida" concluiu o brasileiro, atual 4º colocado na classificação geral.

Os demais brasileiros, Hélio Castroneves parte em 8ª lugar, Vitor Meira em 10º, Jaime Câmara em 19º, Enrique Bernoldi em 25º, Bruno Junqueira em 26º e Mário Moraes na última colocação, em 27º.

Confira o Grid de largada: Piloto (Equipe) soma das 4 voltas

1 Scott Dixon (Ganassi) 1min42seg3014
2 Dan Wheldon (Ganassi) 1min42seg4521
3 Danica Patrick (Andretti Green) 1min42seg6519
4 Tomas Scheckter (Luczo Dragon Racing) 1min42seg8753
5 A.J. Foyt IV (Vision) 1min43seg0132
6 Ed Carpenter (Vision) 1min43seg0503
7 Marty Roth (Roth Racing) 1min43seg1568
8 Hélio Castroneves (Penske) 1min43seg2072
9 Ryan Briscoe (Penske) 1min43seg2556
10 Vitor Meira (Panther) 1min43seg3219
11 Tony Kanaan (Andretti Green) 1min43seg3409
12 Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 1min43seg4008
13 Hideki Mutoh (Andretti Green) 1min43seg5646
14 Marco Andretti (Andretti Green) 1min43seg6088
15 Jay Howard (Roth Racing) 1min43seg9230
16 Darren Manning (A.J. Foyt) 1min44seg0597
17 Ernesto Viso (HVM Racing) 1min44seg1730
18 Will Power (KV Racing) 1min44seg1833
19 Jaime Câmara (Conquest) 1min44seg2671
20 Graham Rahal (Newman/Haas/Lanigan) 1min44seg3284
21 Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 1min44seg3448
22 Justin Wilson (Newman/Haas/Lanigan) 1min44seg5248
23 Oriol Servia (KV Racing) 1min44seg6076
24 Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 1min44seg9702
25 Enrique Bernoldi (Conquest) 26seg1900
26 Bruno Junqueira (Dale Coyne) 26seg1535
27 Mario Moraes (Dale Coyne) sem tempo

Foto: Ron McQueeney/Indycar

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* F1: NELSINHO PIQUET COMEMORA BOA QUALIFICAÇÃO EM BARCELONA.

Evolução do desempenho do piloto brasileiro e do R28 indicam o crescimento da equipe francesa na temporada da F1

O próximo desafio à frente do piloto Nelsinho Piquet é trazer pontos para a ING Renault nesta temporada da Fórmula 1. No treino de qualificação deste sábado, o brasileiro conquistou a décima posição no grid de largada do Grande Prêmio da Espanha. "Trabalhamos bem com o carro neste final de semana e, depois de uma ótima Q2, estou feliz por ter chegado à Q3 pela primeira vez", comemorou Nelsinho.

O piloto alcaçou o melhor tempo no segundo treino (Q2): 1:20.894. "Acho que poderíamos ter feito melhor. As diferenças entre os carros são muito pequenas, isso significa que podemos esperar uma corrida bastante competitiva em um circuito onde as ultrapassagens são muito difíceis", comentou.

Com o carro mais pesado no treino final, atingiu a marca de 1:22.699, que o colocou na 10ª posição - sua melhor largada desde o início da temporada. "Estou determinado a fazer uma grande corrida amanhã e buscar ao máximo as ultrapassagens", afirmou o piloto.

Nesta qualificação para a primeira prova da temporada européia da Fórmula 1, Nelsinho demonstrou um crescimento consistente em seu desempenho ao mesmo tempo em que os ajustes e alterações feitos pela equipe tornaram o R28 mais competitivo. O diretor técnico da ING Renault, Bob Bell, avaliou positivamente a atuação do piloto Brasileiro no começo de sua carreira na F1. "Melbourne foi um início difícil (para Nelsinho), mas nas duas últimas corridas ele demonstrou sua capacidade e eu considero que fez um excelente trabalho pela equipe", disse. "Estamos impressionados e em larga medida agradavelmente surpresos. Nossa expectativa e vê-lo cada vez mais forte ao longo da temporada", completou Bob Bell.

Melhores tempos de Nelsinho nos treinos de qualificação do GP da Espanha

Q1 1:21.409 - 5ª posição
Q2 1:20.894 - 8ª posição
Q3 1:22.699 - 10ª posição

A evolução do piloto desde o início da temporada

GP da Austrália (16/03)
Nelsinho largou como 21º e ficou com a 12ª posição, sem completar a prova. Apenas sete dos 22 carros cruzaram a linha de chegada do autódromo de Melbourne. Foi a primeira prova depois do fim do controle de tração e de outros auxílios eletrônicos.

GP da Malásia (28/03)
O piloto largou em 13º, conquistou duas posições e terminou em 11º, melhor resultado entre os pilotos brasileiros. Nelsinho comemorou ter atingido a meta, que era chegar ao fim da corrida.

GP do Bahrein(06/04)
Problemas no câmbio do R28 forçaram Nelsinho Piquet a abandonar a prova na 41ª volta. O chefe da equipe ING Renault, Flavio Briatore, lamentou o incidente. "Nelsinho começou bem a corrida, mas acabou sofrendo com a baixa confiabilidade do carro", declarou então.
--------------------------------------------------------------------------------
Nicolas Bonvakiades (interino)

* PORSCHE GT3 CUP: MUITAS DISPUTAS E VITÓRIA DE TOM VALLE EM INTERLAGOS.

Uma corrida emocionante, com disputas por praticamente todas as posições, algumas saídas de pista e a vitória de Tom Valle. Este é o resumo da prova 3 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, disputada neste sábado em Interlagos. Valle recebeu a bandeirada de chegada em primeiro lugar após uma emocionante disputa com o pole position Constantino Júnior e ficou à frente de Clemente Lunardi e Luís Zattar, que também precisaram brigar muito para conquistar suas posições.

Durante as nove primeiras voltas, o panorama da corrida se manteve o mesmo: Constantino e Valle protagonizaram uma disputa acirrada pela liderança, seguidos de perto por Ricardo Baptista, Luís Zattar e Clemente Lunardi, que lutavam pelo terceiro. Otávio Mesquita completou as primeiras voltas em sexto lugar, mas depois a posição foi assumida por Beto Posses. Logo na primeira curva, Marcel Visconde e Valter Rossete saíram da pista, com conseqüências ruins para ambos: Rossete caiu para último e Marcel teve um pneu furado, tendo que completar a volta lentamente até chegar aos boxes para colocar um pneu novo.
Como se não bastasse, havia atrações também no bloco intermediário. Otávi Mesquita, Miguel Paludo e Maurizio Billi brigavam pelo sétimo lugar, e atrás deles havia outra disputa entre Haroldo Pinto e Marcos Barros. Henry Visconde, Omilton Visconde e Danilo Fernandez também andavam juntos. Esse panorama se manteve até Constantino abandonar a prova na décima volta, com uma pane na embreagem. Duas voltas depois, Guilherme Figueirôa também abandonou. Seu carro ficou parado na saída do "S do Senna" e obrigou a direção de prova a acionar o safety car.

Na relargada, Valle manteve a liderança e Baptista recebeu um toque na entrada do S do Senna, rodando e atingindo o carro de Mesquita. Ambos abandonaram e Lunardi passou para segundo, com Zattar em terceiro. Essas posições se mantiveram até o final da prova, com Beto Posses recebendo a bandeirada em quarto. Haroldo Pinto ficou em quinto, mostrando estar cada vez mais integrado ao grupo de ponta, e Miguel Paludo conseguiu mais um bom resultado ao cruzar a linha de chegada em sexto.
Resultado final da prova 3:

1) 99-Tom Valle, 16 voltas em 29:20.924, média de 140,948 km/h
2) 7-Clemente Lunardi, a 1.149
3) 3-Luís Zattar, a 4.628
4) 52-Beto Posses, a 5.865
5) 78-Haroldo Pinto, a 6.695
6) 77-Miguel Paludo, a 7.109
7) 34-Maurizio Billi, a 7.479
8) 5-Antônio Hermann, a 13.799
9) 31-Marcos Barros, a 14.118
10) 21-Valter Rossete, a 15.357
11) 18-Danilo Fernandez, a 20.150
12) 15-Henry Visconde, a 22.796
13) 63-Sérgio Ribas, a 35.192
14) 11-Omilton Visconde, a 46.262
15) 10-Adalberto Baptista, a 1:42.783
16) 55-Marcel Visconde, a 1 volta
17) 27-Ricardo Baptista, a 3 voltas
18) 51-Otávio Mesquita, a 3 voltas
19) 9-Guilherme Figueirôa, a 5 voltas
20) 00-Constantino Júnior, 7 voltas

Classificação do campeonato após a prova 3: 1) Tom Valle, 56 pontos; 2) Clemente Lunardi, 46; 3) Miguel Paludo, 42; 4) Constantino Júnior, 40 pontos; 5) Beto Posses, 33; 6) Luís Zattar, 22; 7) Marcelo Ometto, 22; 8) Antônio Hermann, 22; 9) Haroldo Pinto, 19; 10) Marcel Visconde, 17; 11) Maurizio Billi, 14; 12) Otávio Mesquita, 13; 13) Walter Salles, 10; 14) Marcos Barros, 10; 15) Ricardo Baptista, 10; 16) Valter Rossete, 8; 17) Sérgio Ribas, 8; 18) Danilo Fernandez, 5; 19) Henry Visconde, 4; 20) Omilton Visconde Júnior, 3; 21) Adalberto Baptista, 1; 22) Guiherme Figueiroa, sem pontos.

Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing, Ecopads e Amazonia Móveis.

Fotos:
– Tom Valle (número 99), vencedor da prova 3; Clemente Lunardi (7), segundo colocado; Luís Zattar (3), tercero colocado. Créditos: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* TERMINA O RALLY DA EUROPA CENTRAL.

O Rally da Europa Central, primeira competição do Dakar Series, terminou na manhã deste sábado, após aproximadamente 2.000 quilômetros passando pela Hungria e Romênia desde o dia 19 de abril. A Equipe Petrobras Lubrax conquistou a nona colocação do dia com seu caminhão Tatra e subiu mais duas posições na classificação acumulada – 14º.

Com a queda em uma vala na segunda etapa da prova, em 21 de abril, a equipe brasileira viu que a sua chance de pódio seria descartada. "Perdemos naquele dia quase duas horas para tirarmos o caminhão de lá, pois a vala era profunda e um imenso galho de árvore havia entrado em nosso veículo. Se o problema não tivesse ocorrido com certeza estaríamos, no mínimo, entre os cinco primeiros", avalia o piloto André Azevedo. O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, após o acidente, fez uma excelente recuperação, subindo 15 posições até completar o rali – de 29º lugar para 14º.

Aprendizado – "O terreno desta competição não era próprio para grandes caminhões, como é o nosso caso. Creio que o Rally da Europa Central foi um aprendizado para todos, tanto competidores quanto para a organização", afirmou André. Segundo ele, a experiência em participar desse tipo de prova foi benéfica. "É uma competição que traz muito público ao local e também reúne a mídia européia. Além disso, um dos comissários técnicos se mostrou atento para o problema que tivemos e nos solicitou fotos de nosso acidente para apresentar na reunião pós-rali que a organização costuma fazer. Dessa maneira, eles garantem que falhas durante o levantamento do percurso sejam evitadas em futuras provas", concluiu.

A grande expectativa do Rally da Europa Central estava centrada na categoria Carros. O duelo entre os pilotos Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz era por poucos segundos. Mas com a realização da etapa de hoje, o espanhol levou vantagem e conseguiu abrir mais tempo em relação ao francês. Com uma diferença de 2min01s a dupla Sainz/Perin conquistou a vitória da prova.

Na categoria Motos, com o abandono do piloto Marc Coma logo na segunda etapa, o francês David Casteu se manteve na liderança desde então. O chileno Francisco Lopez ficou com o segundo lugar e Alain Duclos com o terceiro.

Resultados do Rally da Europa Central

Caminhões
1º Stacey/Chevaillier/Der Kinderen (Man) – 11h43min20s;
2º Van Ginkel/Bruinsma/De Rooy (Ginaf) – 12h17min03s;
3º Loprais/Lala/Holan (Tatra) – 12h36min38s;
14º André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Tatra) – 14h22min02s.

Carros
1º Sainz/Perin (Volkswagen) – 11h18min08s;
2º Peterhansel/Cottret (Mitsubishi) – 11h20min09s;
3º Depping/Gottschalk (Volkswagen) – 11h24min42s.

Motos
1º David Casteu (KTM) – 12h21min14s;
2º Francisco Lopez (KTM) – 12h24min12s;
3º Alain Duclos (KTM) – 12h40min53s

Última etapa (7ª)

Caminhões
1º Stacey/Chevaillier/Der Kinderen (Man) – 2h11min33s;
2º Van Ginkel/Bruinsma/De Rooy (Ginaf) – 2h13min35s;
3º Vink/Van Winkoop/Hol (Ginaf) – 2h15min26s.
9º André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Tatra) – 2h20min41s.

Carros
1º Sainz/Perin (Volkswagen) – 1h37min31s;
2º Depping/Gottschalk (Volkswagen) – 1h37min58s;
3º Alphand/Picard (Mitsubishi) – 1h38min45s.

Motos
1º Jaroslav Katrinak (KTM) – 1h46min02s;
2º Francisco Lopez (KTM) – 1h48min07s;
3º David Casteu (KTM) – 1h49min37s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Renov, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e TIM.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira

sábado, abril 26, 2008

* F1: NELSINHO PIQUET ESTABELECE SEGUNDO MELHOR TEMPO EM BARCELONA.

Piloto brasileiro aproveita aperfeiçoamentos do R28 e consegue desempenho no primeiro dia de treino do GP da Espanha

O primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio da Espanha, nesta sexta-feira, foi de trabalho intenso e bons resultados para Nelsinho Piquet. Favorecido por um dia ensolarado e boas temperaturas, diferente do dia chuvoso que prejudicou o segundo dia de testes no circuito de Barcelona, na última semana, no cockpit do R28 da ING Renault o piloto brasileiro alcançou a sétima posição no treino da manhã e o segundo melhor tempo no treino da tarde. No geral, assegurou a sétima posição.

"Agora temos dados suficientes para avaliar e estabelecer as melhores condições para a qualificação", ressalta Nelsinho. O piloto não perde de vista, no entanto, que embora os bons resultados de hoje sejam uma perspectiva promissora, o treino de qualificação é que vai apontar o quanto o carro evoluiu. Em Barcelona, para torcer por Nelsinho no domingo, pela primeira vez nesta temporada, Nelson Piquet, o pai, acompanhou o treino
Segundo o diretor executivo de engenharia da ING Renault, Pat Symons, o bom desempenho da equipe também se deve a ajustes feitos durante o fim de semana. "Estou contente com este dia de trabalho. O carro se comportou bem. Experimentamos ajustes diferentes e fizemos grande progresso na avaliação dos pneus", afirma Nelsinho.

Nelson Piquet, R28-01
Treino livre 1: P7, 1:21.936, 21 voltas
Treino livre 2: P2, 1:22.019, 39 voltas
---------------------------------------------------
Nicolas Bonvakiades (interino)

* PORSCHE GT3: CONSTANTINO JÚNIOR BATE O RECORDE DE INTERLAGOS E FAZ A POLE.GRID TEM 10 CARROS NO MESMO SEGUNDO.

Vencedor das duas provas de abertura da temporada e líder do campeonato, Constantino Júnior marcou a pole position para a prova 3 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que acontecerá neste sábado em Interlagos. Constantino marcou o tempo de 1:40.347, que constitui o novo recorde da categoria para o autódromo paulistano. Tom Valle, pole position na etapa de abertura e segundo colocado no campeonato, divide a primeira fila com Constantino.

O grid de largada é um dos mais equilibrados da história do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil: o décimo colocado no grid ficou a menos de um segundo da pole position. O atual campeão, Ricardo Baptista, abre a terceira fila e larga ao lado de Luís Zattar, vice-campeão de 2005. Miguel Paludo (melhor estreante nas provas de abertura de 2008, com dois terceiros lugares), Marcel Visconde, Valter Rossete, Clemente Lunardi, Haroldo Pinto e Marcelo Ometto completam o grupo de pilotos que ficou a menos de 1 segundo da pole.
A largada da prova 3 acontecerá às 11h15. O resultado desta corrida define o grid de largada para a prova 4, às 15h10. Ambas terão duração de 25 minutos mais uma volta. Estão inscritos 21 carros e a novidade nesta etapa é a volta do piloto Danilo Fernandez, que não participou das primeiras provas da temporada.

As provas 3 e 4 do Porsche GT3 Cup serão exibidas em VT pela SporTV (em data a ser divulgada) e ao vivo pela internet no site Race TV (www.racetv.com.br). A partir desta etapa, a Race TV passará a transmitir todas as provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
O grid de largada para a prova 3 é este:

1) 00-Constantino Júnior, 1:40.347, média de 154,588 km/h
2) 99-Tom Valle, 1:40.617
3) 27-Ricardo Baptista, 1:40.875
4) 3-Luís Zattar, 1:40.956
5) 77-Miguel Paludo, 1:40.969
6) 55-Marcel Visconde, 1:40.976
7) 21-Valter Rossete, 1:41.056
8) 7-Clemente Lunardi, 1:41.138
9) 78-Haroldo Pinto, 1:41.152
10) 8-Marcelo Ometto, 1:41.269
11) 34-Maurizio Billi, 1:41.357
12) 51-Otávio Mesquita, 1:41.464
13) 31-Marcos Barros, 1:41.582
14) 52-Beto Posses, 1:41.681
15) 63-Sérgio Ribas, 1:41.737
16) 9-Guilherme Figuerôa, 1:41.802
17) 5-Antônio Hermann, 1:42.294
18) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:44.716
19) 18-Danilo Fernandez, 1:46.323
20) 15-Henry Visconde, 1:47.090
21) 10-Adalberto Baptista, sem tempo.

Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing, Ecopads e Amazonia Móveis.

FOTOS: Constantino Júnior (carro número 00) larga na pole position ao lado de Tom Valle (99). Danilo Fernandez (18) volta à categoria. Créditos: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini

* WORLD SERIES: EM MONZA, ROMANCINI DEFINE GRID DE LARGADA PARA 1ª ETAPA DE 2008.


Brasileiro parte da 21ª colocação. Rodada dupla será transmitida ao vivo pelo canal Speed Chanel

Monza - Mário Romancini, da Epsilon Euskadi, e os demais 27 pilotos que disputam a World Series by Renault V6 3.5 estiveram na pista de Monza (Ita), nesta sexta (25) para o treino classificatório que definiu o grid das corridas deste sábado (26) e domingo (27). Com o tempo de 1min37s848, o brasileiro inicia a prova da 21ª posição.

O melhor tempo foi conquistado pelo holandês Giedo Van der Garde (1min36s480) que ocupará a posição de honra do grid apenas no domingo já que, amanhã, a ordem dos oito primeiros colocados será invertida.

Romancini declarou estar decepcionado com o sistema de classificação adotado para a 1ª etapa. "Os pilotos foram separados em dois grupos, de acordo com o número de seus carros (pares e ímpares) e os tempos não foram combinados. Dessa forma, a colocação conquistada dentro do seu grupo seria a posição de largada. Só que, infelizmente, eu caí em um grupo onde havia poucos estreantes; somente eu e mais um. Os outros cinco rookies estavam no outro pelotão e acabei sendo prejudicado. Vou largar da 11ª fila e poderia estar na 7ª", ressaltou o brasileiro.

"Fora isso, acho que poderia ter extraído mais dos pneus novos, mas ainda estou me adaptando. Para amanhã, vamos mudar o acerto do carro e espero fazer uma corrida de recuperação já que a pista de Monza permite ultrapassagens", finalizou Mário.

As provas do final de semana serão transmitidas ao vivo pelo canal Speed Chanel. De acordo com o horário de Brasília, no sábado às 10h35 e no domingo às 5h50.

Grupo A

1 - Robert Wickens - Carlin - 1'37"004
2 - Alvaro Barba - Draco - 1'37"621
3 - Pasquale Di Sabatino - Comtec - 1'37"668
4 - Charles Pic - Tech 1 - 1'37"711
5 - Borja Garcia - RC - 1'37"719
6 - Marco Barba - Draco - 1'37"754
7 - Pablo Sanchez - Interwetten - 1'37"848
8 - Daniil Move - KTR - 1'37"894
9 - Alexandre Marsoin - Epsilon - 1'37"938
10 - Pippa Mann - P1 - 1'38"348
11 - Julian Theobald - Fortec - 1'38"508
12 - Claudio Cantelli - Ultimate/Signature - 1'38"653
13 - Maximo Cortes - Pons - 1'39"042

Grupo B

1 - Giedo Van der Garde - P1 - 1'36"480
2 - Marco Bonanomi - Comtec - 1'36"582
3 - Fabio Carbone - Ultimate/Signature - 1'36"765
4 - Bertrand Baguette - Draco - 1'36"785
5 - Salvador Duran - Interwetten - 1'36"925
6 - Julien Jousse - Tech 1 - 1'37"047
7 - Mikhail Aleshin - Carlin - 1'37"414
8 - James Walker - Fortec - 1'37"461
9 - Miguel Molina - Prema - 1'37"704
10 - Marcos Martinez - Pons - 1'37"731
11 - Mario Romancini - Epsilon - 1'37"848
12 - Aleix Alcaraz - RC - 1'38"703
13 - Guillaume Moreau - KTR - 1'39"136

Grid 1ª corrida

1º - Bertrand Baguette - Draco
2º - Charles Pic - Tech 1
3º - Fabio Carbone - Ultimate/Signature
4º - Pasquale Di Sabatino - Comtec
5º - Marco Bonanomi - Comtec
6º - Alvaro Barba - Draco
7º - Giedo Van der Garde - P1
8º - Robert Wickens - Carlin
9º - Salvador Duran - Interwetten
10º - Borja Garcia - RC
21º - Mario Romancini – Epsilon
24º - Claudio Cantelli - Ultimate/Signature

Grid 2ª corrida

1º - Giedo Van der Garde - P1
2º- Robert Wickens - Carlin
3º - Marco Bonanomi - Comtec
4º - Alvaro Barba - Prema
5º - Fabio Carbone - Ultimate/Signature
6º - Pasquale Di Sabatino - Comtec
7º - Bertrand Baguette - Draco
8º - Charles Pic - Tech 1
9º - Salvador Duran - Interwetten
10º - Borja Garcia - RC
21º - Mario Romancini – Epsilon
24º - Claudio Cantelli - Ultimate/Signature

ReUnion Press
Milla Delfino
Fernanda Gonçalves