COMPRE AGORA

segunda-feira, março 31, 2008

* INDY: ENRIQUE BERNOLDI TIRA APRENDIZADO DE SUA PRIMEIRA CORRIDA NO OVAL DE HOMESTEAD.


Piloto da Conquest Racing enfrenta problemas com o carro e encerra disputa em 18º
Homestead – "Foi um final de semana de muito aprendizado", afirmou Enrique Bernoldi (Sangari), da Conquest Racing, após disputar sua primeira corrida em um oval. O brasileiro encerrou o GP de Homestead, em Miami, na 18ª posição, somando 12 pontos no campeonato. A prova foi vencida pelo neozelandês Scott Dixon. O segundo lugar ficou com o norte-americano Marco Andretti, seguido pelo inglês Dan Wheldon.

Bernoldi subiu duas posições no grid, largando em 17º, já que os dois pilotos da Vision, os norte-americanos, Ed Carpenter e AJ Foyt IV (2º e 3º, respectivamente), foram desclassificados por irregularidades nos carros e partiram das últimas colocações. O curitibano teve um bom início de prova, mas enfrentou problemas com o carro e seu desempenho acabou sendo comprometido. Após completar 149, das 200 voltas, o piloto abandonou.
"Não foi uma corrida fácil. O carro começou a sair muito de traseira, foi piorando, e após a última parada decidimos abandonar por motivo de segurança. Mas estou contente por ter disputado minha primeira prova num oval, é bem diferente de tudo o que eu já havia feito. Felizmente, não me envolvi em acidentes e, com certeza, todos nós aprendemos muito", disse Bernoldi.
E completou: "Agora, esperamos ter um carro competitivo para São Petersburgo na semana que vem, onde vou lutar para conseguir um melhor resultado", finalizou.

A comemoração tinha tudo para ser verde e amarela. Mas a sete voltas para o final, Tony Kanaan, que liderava a disputa, foi atingido pelo carro do retardatário Ernesto Viso. O venezuelano rodou na frente do brasileiro que não conseguiu desviar, danificando a roda direita de seu carro. Mesmo assim, o piloto da Andretti Green terminou em 8º. Hélio Castroneves consegui a melhor classificação entre os brasileiros, 4º lugar. Já Vitor Meira ficou em 10º, Mário Moraes, 16º e Bruno Junqueira, 23º, abandonou logo no início da prova com problemas no carro.

A segunda etapa da Indy Car Series acontece próximo dia 6, no circuito misto de São Petersburgo, também na Flórida.

Confira resultada do GP de Homestead:

1. Scott Dixon ( NZ) - Ganassi - 200 voltas
2. Marco Andretti (EUA) - Andretti Green - (+0.5828) 200 voltas
3. Dan Wheldon (GB) - Ganassi (+1.4278) - 200 voltas
4. Helio Castroneves (BRA) - Penske (+8.0340) - 200 voltas
5. Ed Carpenter (EUA) - Vision - 199 voltas
6. Danica Patrick (EUA) - Andretti Green – 199 voltas
7. Ryan Hunter-Reay (EUA) - Rahal Letterman – 199 voltas
8. Tony Kanaan (BRA) - Andretti Green - 198 voltas
9. AJ Foyt IV (EUA) - Vision - 198 voltas
10. Vitor Meira (BRA) - Panther- 197 voltas
11. Buddy Rice (EUA) - Dreyer & Reinbold - 196 voltas
12. Oriol Servia (ESP) – KV- 195 voltas
13. Darren Manning (GB) – Foyt - 194 voltas
14. Franck Perera (FRA) Conquest - 194 voltas
15. Justin Wilson (GB) - Newman Haas Lanigan – 193 voltas
16. Mário Moraes (BRA) - Dale Coyne – 187 voltas
17. Ernesto Viso (VEN) - HVM – 183 voltas
18. Enrique Bernoldi (BRA) – Conquest – 149 voltas
19. Ryan Briscoe (AUS) - Penske – 126 voltas
20. Milka Duno (VEN) - Dreyer & Reinbold – 122 voltas
21. Marty Roth (CAN) - Roth – 53 voltas
22. Jay Howard (GB) – Roth – 50 voltas
23. Bruno Junqueira (BRA) - Dale Coyne – 40 voltas
24. Hideki Mutoh (JAP) - Andretti Green – 32 voltas
25. Will Power (AUS) - KV – 24 voltas

Classificação do campeonato após a 1ª etapa:

1. Scott Dixon – 50 pontos / 2. Marco Andretti – 43 / 3. Dan Wheldon – 35 / 4. Hélio Castroneves – 32 / 5. Ed Carpenter – 30 / 6. Danica Patrick – 28 / 7. Ryan Hunter-Reay – 26 / 8. Tony Kanaan – 24 / 9. A.J. Foyt IV – 22 / 10. Vitor Meira – 20 / 11. Buddy Rice – 19/ 12. Oriol Servia – 18 / 13. Darren Manning – 17 / 14. Franck Perera – 16 / 15. Justin Wilson – 15 / 16. Mario Moraes – 14 / 17. Ernesto Viso – 13 / 18. Enrique Bernoldi – 12 / 19. Ryan Briscoe – 12 / 20. Milka Duno - 12 / 21. Marty Roth – 12 / 22. Jay Howard – 12 / 23. Bruno Junqueira – 12 / 24. Hideki Mutoh – 12 / 25. Will Power – 10.

ReUnion Press
Milla Delfino - Fernanda Gonçalves

* INDY: TONY KANAAN EM MIAMI - "ESTAVAMOS COM A CORRIDA GANHA".


Tony Kanaan liderava com folga o GP de Miami, primeira etapa da Fórmula Indy, mas quando restavam apenas sete voltas para o final, o venezuelano Ernesto Viso, retardatário, rodou na frente do brasileiro, que não teve o que fazer para evitar o choque, causando a quebra do braço da suspensão da roda dianteira direita do carro número 11. Foi acionada a bandeira amarela, e Kanaan insistiu na raça, com a roda toda comprometida, permanecendo atrás do Safety Car até a volta 198 das 200 no total. A torcida era para que a prova fosse encerrada sem ser agitado o pano verde. No entanto, o brasileiro foi obrigado a abandonar a prova logo após a relargada ter sido autorizada a duas voltas do final. Mesmo assim, Kanaan finalizou na oitava colocação. A vitória caiu no colo do neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi, seguido pelo norte-americano Marco Andretti, da Andretti Green, e pelo outro piloto da Ganassi, Dan Wheldon. Antes de ser atingido por Viso, Kanaan liderava com 1s9 de vantagem para Dixon.

"Corrida só acaba após a bandeirada e, desta vez, sobrou para gente. Estávamos com a corrida ganha, com uma boa vantagem para o segundo colocado, mas aconteceu essa infelicidade", lamentou o brasileiro. "Eu entrei bem triste nos boxes e agradecia pelo rádio os meus mecânicos e engenheiros que fizeram um trabalho fantástico, e um deles me lembrou que finalizei na mesma colocação quando conquistei o título de 2004. Então, não deixa de ser um bom sinal. Fizemos uma ótima corrida, mas não deu. Agora, é virar a página e seguir em busca do campeonato", comentou o brasileiro.

Aliás, não haverá muita folga para Kanaan, pois a segunda etapa da Fórmula Indy é no próximo domingo, dia 6, no circuito misto de St. Petersburg, também na Flórida. Os demais brasileiros em Miami, Hélio Castroneves foi o 4º colocado, Vitor Meira o 10º e Mário Moraes o 16º. Enrique Bernoldi e Bruno Junqueira abandonaram a disputa.

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* GRAND-AM: SCOTT PRUETT E MEMO ROJAS VENCEM PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA.

Dupla formada por Ricardo Zonta/Nic Jonsson chegou a andar em segundo, mas um pit stop extra atrapalhou os planos.

Scott Pruett/Memo Rojas não largaram na pole position para o GP de Miami, a segunda etapa da temporada da Grand-Am, disputada neste sábado (29), em Homestead, nos Estados Unidos, mas sabiam exatamente o que fazer para vencer a corrida. Como qualquer prova de longa duração, este não foi um desafio de velocidade, mas de constância. E neste quesito o carro deles esteve imbatível. Os mais rápidos, David Donohue/Darren Law, partiram da posição de honra no grid, mas a liderança durou apenas onze voltas. O sonho da vitória, pouco mais. Quebraram na metade da corrida.

A dupla Ricardo Zonta/Nic Jonsson poderia até ameaçar o domínio dos vencedores, que lideraram 50 das 99 voltas completadas, mas as chances acabaram quando o brasileiro teve problemas e precisou fazer um pit stop inesperado. Perdeu duas voltas e desgrudou do grupo dos primeiros colocados. Antes, a dupla havia andado sempre entre os seis primeiros e chegou a ocupar a segunda posição, atrás apenas de Scott Pruett/Memo Rojas. No fim, venceu a disputa com os companheiros de equipe, Eric van de Poele/Tracy Krohn, válida pelo 11º lugar.

O resultado colocou o time em quinto na tabela de pontos. Os líderes são Scott Pruett/Memo Rojas – que venceram as duas primeiras etapas. "Aqui, nós tivemos um problema aerodinâmico. O carro tem muito arrasto e a reta é muito longa", disse Ricardo Zonta, que está desenvolvendo o chassi Lola para o time. Apesar das dificuldades, as chances do brasileiro eram boas, principalmente porque a corrida foi extremamente movimentada. Em 2h45 de corrida, foram nove intervenções do safety car e 33 das 99 voltas completadas em bandeira amarela.

Agora, a Grand-Am se prepara para ir ao México. A próxima etapa está marcada para 17 de abril, no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. Antes, Ricardo Zonta terá um compromisso importante no Brasil: a abertura da temporada da Stock Car, em Interlagos (SP), no dia 13 de abril. Ele disputará o campeonato pela Panasonic Racing ao lado do também paranaense Ricardo Sperafico, que esteve com ele nos Estados Unidos, acompanhando a etapa da Grand-Am. Mais informações no site oficial do piloto: www.ricardozonta.com.br.

O resultado final em Homestead:

1 Pruett / Rojas (Lexus Riley)
2 Auberlen / Hand (Porsche Crowford)
3 Negri / Patterson (Ford Riley)
4 Goossens / Matthews (Pontiac Riley)
5 Plumb / Sigal (BMW Riley)
6 Fogarty / Gurney (Pontiac Riley)
7 Barbosa / France (Porsche Riley)
8 Frisselle / Wilkins (Ford Riley)
11 Zonta / Jonsson (Pontiac Lola)

Dinho Leme Comunicação

sexta-feira, março 28, 2008

* STOCK CAR: POPÓ BUENO É O MELHOR DA QUINTA-FEIRA EM INTERLAGOS.

São Paulo - O carioca Popó Bueno, da Hot Car Competições, andando de Chevrolet, fechou a quinta-feira como o mais veloz nos treinos coletivos da Copa Nextel Stock Car 2008. Após as duas sessões realizadas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, o piloto marcou o tempo de 1min39seg888, média de 155.297 km/h, para os 4.309 metros do circuito paulista, sendo o único a rodar abaixo de 1min40seg. A segunda colocação ficou com o paulista Allam Khodair, da equipe Boettger Competições (Chevrolet), 1min40seg088, enquanto o também carioca Cacá Bueno, da Eurofarma RC (Mitsubishi), ficou em terceiro, 1min40seg044. No dia 13 de abril está programada a primeira das doze etapas da Copa Nextel Stock Car.

Os treinos coletivos realizados nesta quarta e quinta-feira serviram para a equipe de Popó Bueno seguir um cronograma de acerto do carro. "Viemos para Interlagos com um cronograma de uso de peças e acertos diferentes para o carro, como havíamos programado em uma reunião anterior", afirmou Popó. Para ele, a melhor marca do dia é a confirmação do ótimo planejamento feito na pré-temporada. "O melhor tempo de hoje veio como reflexo do cronograma que tínhamos planejado na oficina", completou Popó, que recebeu a visita do amigo Felipe Massa, piloto da Ferrari na F-1.

Destaque também para os desempenhos de Allan Khodair, que ficou a 135 milésimos de Popó, e o bicampeão Cacá Bueno, que ficou em sétimo na quarta-feira. Guto Negrão, da Vogel Texaco (Chevrolet), que foi o melhor da quarta-feira, terminou o segundo dia apenas com a 27ª posição.

Os pilotos que subiram da Light, Norberto Gresse e André Bragantini, ambos da Nova/RR Competições, terminaram em 18º e 26º, respectivamente. Os testes de pré-temporada em Interlagos reuniram os 34 pilotos da Copa Nextel Stock Car, além de 35 na Copa Vicar e 18 na Stock Jr.

Mais do que tempos, os treinos coletivos serviram para os pilotos e equipes da Copa Nextel Stock Car testarem algumas novidades desta temporada, com destaque para os pneus Goodyear, o novo diferencial, reabastecimento e a inclusão da variante na Curva do Café. De maneira geral todos os itens foram aprovados, possibilitando a expectativa de uma temporada bastante competitiva.

Acumulado do segundo dia de treinos coletivos da Copa Nextel Stock Car:

1º) Popó Bueno (Chevrolet), 1min39seg888, média 155.297 Km/h
2º) Allam Khodair (Chevrolet), 1min40seg023
3º) Cacá Bueno (Mitsubishi), 1min40seg044
4º) Ricardo Mauricio (Peugeot), 1min40seg145
5º) Atila Abreu (Peugeot), 1min40seg149
6º) Nonô Figueiredo (Mitsubishi), 1min40seg170
7º) Thiago Camilo (Chevrolet), 1min40seg232
8º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi), 1min40seg254
9º) Duda Pamplona (Mitsubishi), 1min40seg277
10º) Luciano Burti (Peugeot), 1min40seg354
11º) Hoover Orsi (Chevrolet), 1min40seg389
12º) Felipe Maluhy (Mitsubishi), 1min40seg477
13º) Ricardo Sperafico (Peugeot), 1min40seg.496
14º) David Muffato (Peugeot), 1min40seg581
15º) Giuliano Losacco (Peugeot), 1min40seg604
16º) Tarso Marques (Peugeot), 1min40seg608
17º) Daniel Serra (Chevrolet), 1min40seg637
18º) Norberto Gresse (Peugeot), 1min40seg669
19º) Rodrigo Sperafico (Mitsubishi), 1min40seg700
20º) Ricardo Zonta (Peugeot), 1min40seg705
21º) Alceu Feldmann (Chevrolet), 1min40seg870
22º) Lico Kaesemodel (Mitsubishi), 1min40seg898
23º) Pedro Gomes (Peugeot), 1min40seg952
24º) Valdeno Brito (Chevrolet), 1min41seg.022
25º) Marcos Gomes (Chevrolet), 1min41seg025
26º) André Bragantini (Peugeot), 1min41seg109
27º) Guto Negrão (Chevrolet), 1min41seg161
28º) Carlos Alves (Mitsubishi), 1min41seg222
29º) Juliano Moro (Mitsubishi), 1min41seg301
30º) Thiago Medeiros (Mitsubishi), 1min41seg353
31º) Antonio Pizzonia (Peugeot), 1min41seg402
32º) Thiago Marques (Peugeot), 1min41seg733
33º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi), 1min41seg775
34º) William Starostik (Peugeot), 1min41seg789

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: Luca Bassani

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/ Francisco Podboy

* PANASONIC RACING PRONTA PARA A PRIMEIRA CORRIDA DA TEMPORADA.

Nos testes, os dois pilotos do time completaram quase 100 voltas, o equivalente a quatro corridas.

A programação de testes de pré-temporada da Stock Car, encerrada nesta quinta-feira (27), em Interlagos (SP), ajudou a Panasonic Racing a conhecer um pouco melhor o comportamento de seus carros com os novos compostos da Goodyear. Este era o principal objetivo do time desde que colocou seus carros pela primeira vez na pista. "Foi bom. Entendemos melhor as reações do carro com os novos pneus. Assim como esperávamos, saímos daqui caminhando na direção certa", elogiou Ricardo Zonta.

A mesma satisfação fica evidente nas palavras do companheiro de equipe, Ricardo Sperafico, que considerou os treinos positivos. "Os resultados foram satisfatórios para começo de temporada. Ainda precisamos acertar algumas coisas, mas é uma equipe nova, que está aprendendo a cada dia. Saímos daqui pensando em melhorar para a primeira etapa", afirmou o piloto, que foi o quarto mais veloz pela manhã. No mesmo treino, Zonta ficou com a oitava marca.

À tarde, o time experimentou acertos mais agressivos, mas poupou pneus, o que elevou os tempos de volta. Quem utilizou compostos mais novos, ficou com as melhores marcas, como foi o caso de Popó Bueno, o mais rápido com 1min39s888. Agora, a categoria terá um intervalo para que as equipes terminem a preparação para o campeonato. Os carros só voltam aos autódromos na semana da primeira corrida, também marcada para Interlagos, dia 13 de abril.

Na soma dos dois dias, os pilotos da Panasonic Racing percorreram 91 voltas, o equivalente a quatro corridas. Ricardo Zonta deu 41 giros e Ricardo Sperafico, 50. Encerradas as atividades, os dois pilotos da Panasonic Racing partiram direto para o aeroporto, onde embarcaram para os Estados Unidos. Zonta disputa neste domingo (30) a segunda etapa da Grand Am, categoria norte-americana de protótipos, em Homestead, na Flórida. Sperafico viajou com ele para assistir a prova.

Os melhores do dia em Interlagos:

1 Popó Bueno (Chevrolet Astra), 1min39s888
2 Allam Khodair (Chevrolet Astra), 1min40s023
3 Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer), 1min40s044
4 Ricardo Mauricio (Peugeot 307), 1min40s145
5 Atila Abreu (Peugeot 307), 1min40s149
6 Nono Figueiredo (Mitsubishi Lancer), 1min40s170
7 Thiago Camilo (Chevrolet Astra), 1min40s232
8 Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer), 1min40s254

Dinho Leme Comunicação
Dinho Leme
Tiago Mendonça

* COPA VICAR: PAULO SALUSTIANO FECHA TREINOS COLETIVOS COM O MELHOR TEMPO.

Ele garantiu a melhor volta da quinta-feira

São Paulo -Paulo Salustiano, da FTS Competições, fechou a quinta-feira como o mais rápido nos treinos coletivos da Copa Vicar 2008. Após as duas sessões realizadas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, o piloto paulista fez o tempo de 1min44seg440, média de 148.529 km/h, para os 4.309 metros do circuito paulista. A segunda colocação ficou com Luiz Carreira, também de São Paulo, da equipe Carreira Racing, 1min44seg547, enquanto o catarinense Afonso Bastos, da F&F Racing, ficou em terceiro, 1min44seg571. A Copa Vicar 2008 tem seu início programado para o dia 13 de abril, em Interlagos, a primeira das nove provas programadas.

Depois do domínio de Fábio Carreira na quarta-feira, o segundo dia de treinos em Interlagos foi do Paulo Salustiano, que na temporada passada disputou a Copa Nextel Stock Car. Ele creditou seu bom desempenho ao belo acerto do carro a ao novo fornecedor de pneus da categoria. "Meu treino foi muito bom. O carro estava muito bem acertado e a entrada dos novos pneus ajudou bastante. Esse pneu dá um grip muito bom para os carros da Copa Vicar", explicou o piloto.

O piloto está bastante otimista e acredita em uma boa temporada para este ano. "A equipe vai fazer carros muito rápidos para os treinos classificatórios e que duram o bastante para agüentar uma prova inteira. Estou muito esperançoso e animado para este ano de 2008", declarou Salu.
Outro destaque foi Luiz Carreira Jr., campeão da categoria em 2003. Ele voltou para a Light no final do ano passado, disputando quatro provas e terminando com o saldo de uma vitória e um segundo lugar. Os bons resultados deste início de temporada fazem prever um ano bem positivo para o piloto.

Resultado acumulado da quinta-feira na Copa Vicar:

1) Paulo Salustiano (SP), 1:44.440
2) Luiz Carreira Jr. (SP), 1:44.547
3) Afonso Bastos (SC), 1:44.571
4) André Nicastro (SP), 1:44.645
5) Fabio Carreira (SP), 1:44.732
6) Lucas Molo (RJ), 1:44.748
7) Serafim Junior (SP), 1:44.948
8) Rafael Daniel (SP), 1:44.975
9) Galid Osman (SP), 1:45.017
10) Rubens Fontes (GO), 1:45.044
11) Eduardo Leite (SP), 1:45.082
12) Diogo Pachenki (PR), 1:45.156
13) Leandro Romera (SP), 1:45.330
14) Lico Kaesemodel (PR), 1:45.395
15) Rene Bauer (SP), 1:45.407
16) Vicente Siciliano (SP), 1:45.514
17) Renato Russo (SP), 1:45.811
18) Nelson Merlo (SP), 1:45.870
19) Jason Oliveira (SP), 1:45.896
20) Daniel Landi (SP), 1:46.122
21) Rodrigo Navarro (SP), 1:46.270
22) Hybernon Cysne (CE), 1:46.433
23) Serafim Junior (SP), 1:46.612
24) Murillo Macedo (SP), 1:46.864
25) Cadu Pasetti (SP), 1:46.882
26) Cássio Homem de Mello (SP), 1:46.899
27) Dudu Massa (SP), 1:46.937
28) Renato Rattes (SP), 1:46.977
29) Juliano Silveira (RN), 1:47.061
30) Flavio Sampaio (SP), 1:47.270
31) Cristiano Federico (SP), 1:47.297
32) Henrique Lambert (SP), 1:47.329
33) Carlo Kain (SP), 1:47.575
34) Rodrigo Stefanini (SP), 1:47.852
35) Fernanda Parra (SP), 1:50.611

Melhor volta : Paulo Salustiano 1:44.440 - na volta 34 - média de: 148.529 Km/h
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: Luca Bassani


MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/ Francisco Podboy

* STOCK CAR TEM NOVA MUSA EM 2008.

Aos 28 anos de idade, Ana Lima estréia no automobilismo depois de uma carreira vitoriosa no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

A Stock Car, maior evento do automobilismo nacional, ficará ainda mais bonita de se ver em 2008. A temporada da Stock Júnior – uma das quatro divisões da categoria –, marcará a estréia da piloto Ana Lima (AGV/Fit/Ajinomoto) no automobilismo, o que faz com que o evento passe a ter uma dupla feminina em seu quadro de pilotos. Além de Ana, a paulista Fernanda Parra também confirmou presença na Copa Vicar Stock Car.

Depois de uma carreira vitoriosa na Motovelocidade – foi Campeã Brasileira da categoria 125 cilindradas em 2005 –, Ana aceitou o desafio de trocar as duas rodas pelos pequenos protótipos da categoria, e fez o seu primeiro treino com um carro da Stock Júnior na última quarta-feira (26), em Interlagos. Para a piloto de 28 anos, a fase ainda é de adaptação.

"Estou adorando este carro, que é muito gostoso de pilotar", declarou a garota, que venceu 25% das corridas que disputou na motovelocidade. "Como minha escola no mundo da velocidade foi sobre duas rodas, ainda piloto na Stock Jr. de uma forma um pouco mecânica. Acredito que em pouco tempo os comandos do carro fiquem mais automáticos para mim, e isso vai me permitir ser mais competitiva", acrescentou.
Ana teve seu primeiro contato com a velocidade aos 22 anos, quando começou a praticar o Motocross por hobbie. Em 2004, estreou no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade pela categoria 125 cilindradas. Logo na temporada de estréia, venceu a sétima etapa daquele ano – e terminou o campeonato em quarto lugar. O feito fez dela a única mulher a vencer uma corrida de motos no Brasil.

E não demorou muito para que Ana firmasse seu nome na motovelocidade. Em 2005, ela venceu quatro das oito corridas da temporada e sagrou-se campeã Brasileira da categoria 125 cilindradas – enfrentando grids com média superior a 20 motos por corrida. No ano seguinte, deu um passo maior na carreira: estreou nas motos de 250 cilindradas e venceu a primeira etapa do campeonato, mas um acidente acabou tirando a moça de duas corridas naquela temporada. Mesmo assim, terminou o torneio na quinta posição, com três pódios conquistados.

Depois de estrear na categoria 600 cilindradas Hornet em 2007 e ficar afastada das pistas por três meses depois de mais um acidente, Ana agora encara o desafio de ser rápida também sobre quatro rodas. "Resolvi correr de carros para viver um novo desafio. Adoro ser desafiada", enfatiza a piloto. "Além disso, há a questão da segurança. Por fim, a Stock Jr. tenha maior visibilidade e isso tem facilitado o contato com patrocinadores", acrescentou a piloto.

Apesar dos carros da Stock Júnior usarem motores de moto, Ana afirma que a temporada será de muito aprendizado. "Já estou acostumada ao barulho desse motor e também com o câmbio seqüencial, e estes são pontos a meu favor. Por outro lado, o carro é muito sensível e arisco aos comandos do piloto. Por isso, mesmo estando bastante habituada ao circuito de Interlagos, tenho muito o que aprender ainda", reconhece.

Na história do automobilismo, pelo menos dois grandes pilotos competiram e venceram nos carros depois de iniciarem carreira na motovelocidade. John Surtees foi tricampeão mundial desta modalidade no início da década de 60, e sagrou-se campeão também na Fórmula 1 em 1964. Damon Hill, outro vencedor na principal categoria do automobilismo internacional, também corria de motos antes de migrar para os monopostos.

Na Stock Car, o paulista Antonio Jorge Neto, companheiro de Cacá Bueno na equipe Eurofarma RC, é um exemplo doméstico de que é possível para um piloto acostumado a acelerar com as mãos aprender os segredos das quatro rodas

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: João Lisboa / Divulgação

* GOODYEAR É A FORNECEDORA OFICIAL DOS PNEUS PARA A STOCK CAR.

Pneus da empresa estrearam durante os primeiros treinos coletivos da temporada 2008, dias 26/03 e 27/03 no Autódromo de Interlagos (SP)

Os pneus da Goodyear, fornecedora oficial e exclusiva da Copa Nextel Stock Car 2008, fizeram sua estréia nos dias 26/03 e 27/03, durante os primeiros treinos coletivos da temporada 2008. "Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos confiantes em relação ao desempenho dos nossos produtos, que foram desenvolvidos em nosso centro técnico internacional, responsável também pelos pneus que a Goodyear fornece para a Nascar" diz Vicente Almeida, Diretor Geral do segmento Consumer da Goodyear do Brasil.

O contrato entre a Goodyear e a Vicar, realizadora da prova no Brasil, firmado em fevereiro último, prevê o patrocínio e fornecimento dos pneus na categoria principal (Copa Nextel), além de fornecimento de pneus também nas demais disputas Copa Vicar e Brasileiro de Pick-Up Racing. O acordo tem duração de três anos e a previsão de fornecimento é de 10 mil produtos por ano.

Os pneus que serão usados na Stock Car foram desenvolvidos no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, nos Estados Unidos, e receberam customizações após testes em pistas brasileiras. "Esses produtos foram testados no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul (RS), e no Autódromo Nelson Piquet em Brasília (DF), e foram adaptados às condições específicas das pistas brasileiras", diz Carolina Wagner, gerente de Marketing de Pneus de Automóveis e Camionetas da Goodyear do Brasil.

Tradição em tecnologia para competições

As mais sofisticadas e atualizadas tecnologias foram utilizadas no desenvolvimento desses produtos. Um diferencial do pneu que será usado pelos pilotos nas três categorias da competição é o chamado RFID (Radio Frequency Identification), um chip que fará o rastreamento dos pneus fornecidos pela Goodyear. Cada pneu fornecido pela Goodyear terá seu chip, com número para posterior checagem por leitores e que o acompanhará durante toda a vida útil do produto. Ele permite, entre outros benefícios, a correta identificação dos pneus por equipes, evitando trocas, além de facilitar a o controle para recolhimento dos pneus.

Durante as provas, a Goodyear irá disponibilizar uma equipe de técnicos, responsáveis pela montagem, desmontagem e balanceamento dos pneus e que irão, também, fornecer orientação técnica e acompanhamento do desempenho dos pneus.

Estrutura promocional

Diversas ações promocionais estão sendo desenvolvidas pela Goodyear para toda a temporada 2008 da Stock Car. A estratégia envolve desde sorteio de ingressos e entrega de brindes para o consumidor, passando pela construção de hot site dedicado, concurso cultural, divulgação especial pelas Pitlane Girls, garotas que serão escolhidas pelo público especificamente para promover a campanha, entre outros eventos. "Nossa estrutura para a Stock Car, tanto técnica como promocional, é enorme. Em breve anunciaremos todas ações, as dinâmicas e os prêmios", diz Carolina Wagner, Gerente de Marketing para área de Consumer da Goodyear.

História da Goodyear no automobilismo

1901 – Goodyear alcança a sua primeira vitória nas corridas, equipando o carro de Henry Ford em Detroit
1916 – Goodyear lança seu primeiro programa de desenvolvimento de pneus para competição
1919 – Goodyear vence pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis
1954 – Goodyear começa a desenvolver pneus para a Nascar
1959 – Goodyear alcança sua primeira vitória na Nascar
1964 – Goodyear vence pela primeira vez a 24 Horas de Le Mans
1965 – Goodyear desenvolve tanque de combustível de borracha para Fórmula Indy
1965 – Goodyear alcança seu primeiro título na Fórmula 1
1968 – Goodyear passa a campeã de todas as temporadas seguintes da divisão principal da Nascar
1994 – Goodyear comemora 300 vitórias na Fórmula 1 e 300 vitórias consecutivas na Fórmula Indy
1995 – Goodyear comemora 1.000 vitórias na Nascar – Divisão Principal
1997 – Goodyear passa a ser fornecedora exclusiva da Nascar
1998 – Depois de 361 vitórias e 21 títulos mundiais, Goodyear deixa de fornecer para a Fórmula 1; até hoje é a maior vencedora da categoria
1999 – Goodyear deixa de fornecer para IRL e Champ Car
2004 – Goodyear comemora 50 anos na Nascar com mais de 1.300 vitórias
2008 – Goodyear patrocina a Copa Nextel Stock Car - Brasil

Gleice Rodrigues
Burson-Marsteller
Innovation &Technology Practice

* STOCK JR.: RODRIGO BARONE TEM O MELHOR DESEMPENHO DA QUINTA-FEIRA.

O piloto paulista foi o melhor desta quinta-feira em Interlagos

São Paulo - Em sua segunda temporada na Stock Jr., o paulista Rodrigo Barone foi o destaque dos treinos coletivos da quinta-feira, realizados no Autódromo Internacional José Carlos Pace em São Paulo, Interlagos. O piloto fez o tempo de 2min00seg192, com média de 129.063 Km/h, obtido na sétima volta, garantindo o melhor desempenho do dia. O pernambucano Sérgio Ramalho ficou em segundo, 2min00seg944, enquanto o paulista Daniel Plaumer foi o terceiro, 2min01seg329. A temporada 2008 da Stock Jr. começa no dia 13 de abril, também no circuito paulista.

"Entrei para o primeiro treino com o carro muito bem acertado e com a temperatura da pista mais baixa, o que me possibilitou garantir esse bom tempo", disse o piloto. "No segundo treino, saí com o carro do (Beto) Cavaleiro, que estava com problemas no motor, para ver o que acontecia, sem me preocupar muito com o tempo", complementou.

Com um bom retrospecto na categoria, com três pódios em seis provas disputadas em 2007, Rodrigo tentará neste ano o título na Classe Master. "Como no ano passado fiz somente seis etapas, não deu para disputar o campeonato. Este ano participarei de toda a temporada e vou partir para cima dos outros pilotos e garantir o título da temporada", afirmou Barone

Resultado acumulada da quinta-feira na Stock Jr.:

1) Rodrigo Barone (SP), 2min00seg192
2) Sérgio Ramalho (PE), 2min00seg944
3) Daniel Pflaumer (SP), 2min01seg329
4) Carlo Kain (SP), 2min01seg570
5) Marcelo Munhoz (SP), 2min03seg153
6) Beto Cavaleiro (SP), 2min03seg271
7) Leonardo Medrado (RJ), 2min03seg422
8) Ana Lima (SP), 2min05seg874
9) Vitor Teije (PR), 2min05seg992
10) Leonardo Marino (SP), 2min12seg527
Melhor volta: Rodrigo Barone, 2min00seg192, na volta número 7, média de 129.063 km/h

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: Luca Bassani

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/ Francisco Podboy

quinta-feira, março 27, 2008

* STOCK CAR: SATISFEITOS, PILOTOS DA SKY RACING CONCLUEM PRIMEIRO DIA DE TREINOS EM INTERLAGOS.

Luciano Burti e Tarso Marques trabalharam no acerto do carro e aprovaram a mudança dos pneus e a nova chicane

São Paulo – A SKY Racing, única equipe composta por dois ex-pilotos de Fórmula 1, fez sua estréia nas pistas nesta quarta (26), no Autódromo de Interlagos (SP), durante o primeiro treino coletivo da pré-temporada da Copa Nextel Stock Car. Tarso Marques fechou o dia em 12º, registrando sua melhor passagem em 1min45s049, enquanto Luciano Burti terminou em 13º, ficando apenas 0s47 atrás do curitibano. A volta mais rápida ficou com Guto Negrão, 1min44s138.
"O dia foi de muito trabalho já que a equipe é nova e muitas mudanças aconteceram, principalmente com relação à troca de carroceria", disse Tarso que no ano passado corria de Mitsubushi Lancer pela equipe Terra Racing e nesta temporada está com a bolha do Peugeot 307. "Ao longo do dia tivemos um pequeno problema de falha no motor que foi resolvido ao final da sessão. Além disso, mexemos no acerto do carro que mudou bastante com a entrada dos pneus Goodyear. De maneira geral, o dia foi muito bom", completou o piloto.

Burti compartilhou da mesma opinião. "Também enfrentei falhas no motor, mas, felizmente, encontramos o problema e o carro está em ordem. A primeira impressão dos novos pneus foi boa e amanhã estaremos focados em performance".
O paulista também pôde avaliar a chicane colocada antes da Curva do Café que tem como objetivo evitar acidentes, como o que vitimou Rafael Sperafico na última etapa da Stock Car Light em 2007. "A chicane funciona. Para os pilotos ela é meio chata, mas para segurança é válida".

Para amanhã (27), segundo e último dia de treino coletivo, os pilotos treinam sem a chicane já que uma parte do asfalto por onde os carros passam está se desfazendo. As atividades terão início às 10h00. A primeira etapa de 2008 vai acontecer no dia 13 de abril, também em Interlagos.

Tempos desta quarta:

1º) Guto Negrão (CA, SP), 1min44s138, média de 148.96 Km/h
2º) Popó Bueno (CA, RJ), 1min44s211
3º) Alceu Feldmann (CA, PR), 1min44s384
4º) Thiago Camilo (CA, SP), 1min44s682
5º) David Muffato (P3, PR), 1min44s741
6º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 1min44s757
7º) Cacá Bueno (ML, RJ), 1min44s804
8º) Ricardo Zonta (P3, PR), 1min44s804
9º) Marcos Gomes (CA, SP) 1min44s880
10º) Allam Khodair (CA, SP), 1min44s946
11º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 1min44s989
12º) Tarso Marques (P3, PR), 1min45s049
13º) Luciano Burti (P3, SP), 1min45s096
14º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), 1min45s119
15º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1min45s203
16º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 1min45s206
17º) Atila Abreu (P3, SP), 1min45s210
18º) Daniel Serra (CA, SP), 1min45s261
19º) Valdeno Brito (CA, PB), 1min45s270
20º) Thiago Medeiros (ML, SP), 1min45s428
21º) Duda Pamplona (ML, RJ), 1min45s438
22º) Andre Bragantini (P3, SP), 1min45s482
23º) Carlos Alves (ML, SP), 1min45s530
24º) Hoover Orsi (CA, MS), 1min45s559
25º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1min45s607

Confira a programação do treino desta quinta:
10h00 às 11h30
13h45 às 15h15

fotos: Vanderley Soares

REUNION PRESS
MILLA DELFINO

* STOCK CAR: GUTO NEGRÃO LEVA A MELHOR NO PRIMEIRO DIA DE TREINOS EM INTERLAGOS.

O piloto paulista fez o melhor tempo na somatória das duas sessões

São Paulo - Guto Negrão foi o destaque desta quarta-feira no Autódromo Internacional José Carlos Pace. Em sua estréia na equipe Texaco Vogel (Chevrolet) , o paulista fez o melhor tempo do primeiro dia de treinos coletivos da Copa Nextel Stock Car 2008, a principal categoria do automobilismo nacional. Após as duas sessões realizadas, cada uma com duração de 90 minutos, Negrão marcou o tempo de 1min44seg138, média horária de 148.960 km/h. A segunda colocação ficou com carioca Popó Bueno, da Hot Car Competições (Chevrolet), no tempo de 1min44seg211, enquanto a terceira foi do paranaense Alceu Feldmann, da Boettger Competições (Chevrolet), com a marca de 1min44seg384.

A programação oficial desta quinta-feira é a seguinte: 27/03 08h00/08h30, Stock Jr.; 08h45/09h45, Copa Vicar; 10h00/11h30, Copa Nextel Stock Car; 11h45/12h15, Stock Jr.; 12h30/13h30, Copa Vicar; 13h45/15h15, Copa Nextel Stock Car. A etapa de abertura da temporada 2008 será no dia 13 de abril, também em Interlagos, a primeira de um total de 12 entre abril e dezembro.

Após oito anos andando pela mesma equipe, Guto Negrão fez seu primeiro treino pela Texaco Vogel e por esse motivo não foi muito bem no primeiro treino coletivo realizado em Interlagos. "Tive dificuldades em me comunicar com a equipe, pois estava acostumado com um método na forma de comunicação, onde apenas um olhar bastava", afirmou.

Guto também destacou o bom rendimento do carro. "Não fiquei surpreso porque o carro esteve bom o dia todo. Foi um bom começo de vida nova. Estou recebendo uma confiança muito grande do chefe de equipe Mauro Vogel. Ele me escolheu para realizar todos os testes de acerto, embora eu esteja chegando agora e tenha como parceiro um piloto com a capacidade do Thiago Camilo. Vogel me deu força e disse para eu não me preocupar com os tempos, apenas em fazer as experiências que pediu. Acreditou nas informações que passei e os resultados apareceram", ressaltou.

Guto também gostou dos testes com os pneus Goodyear, nova fornecedora de pneus da Copa Nextel Stock Car, foi muito bem vista. "Mudança é sempre benéfica quando vem para melhorar. Não tem do que reclamar, os pneus são fantásticos," afirmou o experiente Guto, de 48 anos. Outros pilotos também destacaram o bom rendimento dos pneus. "A frente do carro, um problema crônico na última temporada, melhorou muito. Estes pneus devem ser um segundo mais rápidos que os anteriores e com desgaste menor", elogiou Marcos Gomes, da Medley/A. Mattheis (Chevrolet).

Acumulado do primeiro dia de treinos coletivos da Copa Nextel Stock Car:

1º) Guto Negrão (Chevrolet), 1min44s138, média de 148,960 Km/h
2º) Popó Bueno (Chevrolet), 1min44s211
3º) Alceu Feldmann (Chevrolet), 1min44s384
4º) Thiago Camilo (Chevrolet), 1min44s682
5º) David Muffato (Peugeot), 1min44s741
6º) Ricardo Mauricio (Peugeot), 1min44s757
7º) Cacá Bueno (Mitsubishi), 1min44s804
8º) Ricardo Zonta (Peugeot), 1min44s804
9º) Marcos Gomes (Chevrolet), 1min44s880
10º) Allam Khodair (Chevrolet), 1min44s946
11º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi), 1min44s989
12º) Tarso Marques (Peugeot), 1min45s049
13º) Luciano Burti (Peugeot), 1min45s096
14º) Rodrigo Sperafico (Mitsubishi), 1min45s119
15º) Lico Kaesemodel (Mitsubishi), 1min45s203
16º) Antonio J. Neto (Mitsubishi), 1min45s206
17º) Atila Abreu (Peugeot), 1min45s210
18º) Daniel Serra (Chevrolet), 1min45s261
19º) Valdeno Brito (Chevrolet), 1min45s270
20º) Thiago Medeiros (Mitsubishi), 1min45s428
21º) Duda Pamplona (Mitsubishi), 1min45s438
22º) André Bragantini (Peugeot), 1min45s482
23º) Carlos Alves (Mitsubishi), 1min45s530
24º) Hoover Orsi (Chevrolet), 1min45s559
25º) Felipe Maluhy (Mitsubishi), 1min45s607
26º) Antonio Pizzonia (Peugeot), 1min45s693
27º) Giuliano Losacco (Peugeot), 1min45s800
28º) Nono Figueiredo (Mitsubishi), 1min45s895
29º) Pedro Gomes (Peugeot), 1min45s902
30º) Ricardo Sperafico (Peugeot), 1min45s991
31º) Thiago Marques (Peugeot), 1min46s183
32º) William Starostik (Peugeot), 1min46s202
33º) Norberto Gresse (Peugeot), 1min47s226

Melhor volta: Guto Negrão, 1:44.136, na volta 28, média de 148.960 km/h

Testes com a variante não serão feitos nesta quinta-feira
Em razão das mas condições do asfalto da variante, que há muito tempo não era utilizada, a Comissão de Segurança da Stock Car resolveu não seguir com os testes nesta quinta-feira, segundo dia de treinos coletivos em Interlagos. "A idéia da variante foi aprovada pela maioria do pilotos e atingiu seu objetivo de reduzir a velocidade na Curva do Café. Porém, o excesso de caros acabou gerando um desgaste inesperado do asfalto e decidimos não repetir o teste nesta quinta-feira. Vamos seguir trabalhando para solucionar esse problema e melhorar a segurança na primeira etapa, assim como para os demais circuitos", explicou Paulo Gomes, primeiro campeão da categoria e um dos integrantes da comissão.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: Luca Bassani

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/ Francisco Podboy

* FÁBIO CARREIRA FAZ O MELHOR TEMPO DA QUARTA NOS TREINOS COLETIVOS DA COPA VICAR.

Pilotos voltam à pista de Interlagos nesta quinta-feira para mais duas sessões

São Paulo - O paulista Fábio Carreira foi o mais rápido do primeiro dia de treinos coletivos da Copa Vicar, categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car. O piloto da equipe RCM Motorsport completou os 4.309 metros do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, com o tempo de 1min48seg789, média horária de 142.591 Km/h, sendo o mais rápido após as duas sessões realizadas. O segundo mais rápido no acumulado foi do paranaense Lico Kaesemodel, da AMG Motorsport, que também disputará a Copa Nextel, com o tempo de 1min48seg996, enquanto o catarinense Afonso Bastos, da F&F Racing, foi o terceiro com 1min49seg287.

A Copa Vicar terá nove etapas em 2008, com o descarte dos dois piores resultados ao final da temporada. As duas melhores equipes terão direito de disputar a Copa Nextel no ano que vem. A etapa de abertura será no dia 13 de abril, em Interlagos. A programação oficial é a seguinte: 27/03 08h00/08h30, Stock Jr.; 08h45/09h45, Copa Vicar; 10h00/11h30, Copa Nextel Stock Car; 11h45/12h15, Stock Jr.; 12h30/13h30, Copa Vicar; 13h45/15h15, Copa Nextel Stock Car.
Depois de quase três meses sem atividades, a Stock Car voltou ã pista com todo o gás. Na Copa Vicar, que este ano substitui a Stock Car Light, 32 pilotos participaram do primeiro dia de testes.

Destaque para a mescla de pilotos que vieram da Stock Jr. e Copa Nextel com os remanescentes da própria Light. Fábio Carreira conseguiu o melhor tempo do dia em sua terceira volta em Interlagos.

Acumulado do primeiro dia de treinos coletivos da Copa Vicar

1) Fabio Carreira (SP), 1:48.789 - RCM Motorsport
2) Lico Kaesemodel (PR), 1:48.996 - AMG Motorsport
3) Afonso Bastos (SC), 1:49.287 - F&F Racing
4) Paulo Salustiano (SP), 1:49.365 - FTS Competições
5) Rafael Daniel (SP), 1:49.998 - Pauta Racing
6) Tiago Gonçalves (SP), 1:50.060 - TG Motorsport
7) Leandro Romera (SP), 1:50.083 - Racequip/Lobo
8) Ruben Fontes (GO), 1:50.125 - TM Sports
9) Rene Bauer (SP), 1:50.252 - Carreira Racing
10) Vicente Siciliano (SP), 1:50.309 - Carreira Racing
11) Felipe Lapenna (SP), 1:50.826 - FTS Competições
12) Lucas Molo (RJ), 1:50.895 - Scuderia Tekprom
13) Serafim Junior (SP), 1:51.067 - W2 Racing
14) Jason Oliveira (SP), 1:51.081 - Carlos Alves Competições
15) André Nicastro (SP), 1:51.109 - Carreira Racing
16) Henrique Lambert (SP), 1:51.147 - TG Competições
17) Galid Osman (SP), 1:51.239 - Scuderia 111
18) Hybernon Cysne (CE), 1:51.268 - Katalogo Racing
19) Rodrigo Navarro (SP), 1:51.433 - Hot Racing
20) Renato Russo (SP), 1:51.594 - ATW Racing Team
21) Cássio Homem de Mello (SP), 1:51.793 - FTS Competições
22) Eduardo Leite (SP), 1:51.911 - RCM Motorsport
23) Cadu Pasetti (SP), 1:52.433 - Scuderia 111
24) Rodrigo Stefanini (SP), 1:52.539 - A.Guarana Sports
25) Murillo Macedo (SP), 1:52.598 - JB Racing
26) Renato Rattes (SP), 1:52.907 - Hot Racing
27) Daniel Landi (SP), 1:53.332 - FTS Competições
28) Juliano Silveira (RN), 1:53.848 - TM Sports
29) Cristiano Federico (SP), 1:54.034 - ATW Racing Team
30) Ruben Carrapatoso (SP), 1:54.259 - Katalogo Racing
31) Luiz Carreira Jr. (SP), 1:54.656 - Carreira Racing
32) Fernanda Parra (SP), 1:54.983 - Katalogo Racing
Melhor volta : Fabio Carreira 1:48.789 - na volta 3 - média de: 142.591 Km/h

Ana Lima sofre na estréia na Stock Jr.


A Stock Jr. está mais bonita em 2008. A paulista Anacilta Rodrigues Lima, mais conhecida como Ana Lima, faz sua estréia no automobilismo brasileiro depois de vários anos na motovelocidade. Ela foi a primeira mulher a vencer na modalidade e também campeã brasileira da categoria. Ana teve seu primeiro contato com o carro da Stock Jr., no treino coletivo realizado na manhã desta quarta-feira, em Interlagos. A primeira etapa da Stock Jr. acontecerá no dia 13 de abril, no Autódromo de Interlagos, São Paulo.


Sentindo-se muito feliz com essa nova oportunidade, a piloto aproveitará a temporada de 2008 para absorver o máximo possível do carro. "Como me sinto café com leite, mais leite do que café, esse ano será de escola mesmo, pois foi uma mudança muito radical e será um desafio e tanto para minha carreira.", afirmou a paulista, que como era de se esperar teve dificuldades nas sessões. "Gostei muito do carro, apesar de ser muito difícil dirigi-lo. Mas já senti emoções muito fortes com suas reações", completou.


O acumulado dos treinos da Stock Jr. nesta quarta-feira foi o seguinte:


1) Patrick Gonçalves (BA), 2min20seg253
2) Lucas Finger (PR), 2min03seg786
3) Rodrigo Barone (SP), 2min04seg718
4) Sérgio Ramalho (PE), 2min04seg798
5) Fábio Fogaça (SP), 2min05seg023
6) Carlo Kain (SP), 2min05seg023
7) Daniel Pflaumer (SP), 2min05seg551
8) Marcelo Munhoz (SP), 2min06seg494
9) Beto Cavaleiro (SP)2min08seg162
10) Leonardo Medrado (RJ), 2min08seg403
11) Ana Lima (SP), 2min10seg241
12) Felipe Granzotto (SP), 2min15seg312


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

fotos: Luca Bassani

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/ Francisco Podboy

* CARRO DE SPEED RACER ESTARÁ NO SHOPPING SP MARKET.

Empreendimento também será palco de encontro de colecionadores de veículos em miniatura

O Shopping SP Market, em parceria com a Warner Bros.Pictures, expõe em São Paulo a réplica do Mach 5, fabuloso carro pilotado por Speed Racer, que poderá ser visto na Praça de Interligação do empreendimento, nos dias 29 e 30 de março. O veículo faz parte das ações de divulgação de Speed Racer, filme baseado na série clássica de anime criada nos anos 60 por Tatsuo Yoshida e leva aos cinemas as aventuras do jovem piloto e seu potente carro nas pistas de corrida, enfrentando diversos desafios e rivais. A estréia nos cinemas brasileiros está prevista para 9 de maio de 2008.

Na ficção, o Mach 5 é projetado por Pops Racer (no filme, vivido por John Goodman), o pai de Speed (Emile Hirsch). Na vida real, o protótipo foi desenvolvido pela equipe de produção do filme e chegou ao país desmontado. Para alcançar suas dimensões originais (mais de 5m do bico à cauda, largura de 1,9m, altura de 1,12m a partir do solo e peso aproximado de 250kg), o Mach 5 passou por um processo de montagem que incluiu suas rodas e pneus Yokohama, retrovisores e barbatanas e seu volante encaixado no painel, num minucioso e cuidadoso trabalho.

Para Maria Eugênia Duva, gerente de Marketing do Shopping SP Market, esta será uma grande oportunidade das pessoas conhecerem o carro do desenho que encantou crianças e adultos de várias gerações. "O público ainda poderá aproveitar para visitar o 11º Encontro Ri Happy de Colecionadores Hot Wheels, que reunirá apaixonados por veículos em miniatura. A ação também promove exposição e campeonatos das peças", afirma Maria Eugênia Duva.

O Encontro Ri Happy de Colecionadores Hot Wheels que também acontecerá neste fim de semana contará com mais de 15 mil veículos em miniaturas de 25 expositores diferentes. Estarão expostos todos os estilos de carros, como Hot Rods, Muscle Cars, Tuning, Esportivos Modernos, Esportivos clássicos, entre outros, das marcas Hot Wheels, Matchbox, Maisto, Johnny Light e Jada.

Esta edição, organizada pelo Clube Paulista de Colecionadores de Veículos em Miniatura (CPCVM), ainda terá o conhecido Campeonato de Miniaturas Customizadas, concurso de melhor exposição e a consagrada pista de Down Hill, uma rampa com quatro canaletas para promover a corrida das miniaturas. Além de todos estes atrativos, os presentes poderão trocar e comprar os modelos expostos e concorrer a prêmios ao participarem das gincanas realizadas no local.
Serviço:

Exposição do Mach 5 – Speed Racer
Data: 29 e 30 de março de 2008.
Horário: 10h às 22h.
Entrada gratuita.
Local: Praça de Interligação do Shopping SP Market.
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo.
Telefone: (11) 5682-3666.
www.shoppingspmarket.com.br

11º Encontro Ri Happy de Colecionadores Hot Wheels
Data: 29 e 30 de março de 2008.
Horário: 10h às 20h.
Entrada gratuita.
Local: Praça de Interligação do Shopping SP Market.
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo.
Telefone: (11) 5682-3666.
www.shoppingspmarket.com.br

Sobre o Shopping SP Market
O Shopping SP Market, em 13 anos de atividades, consolidou-se como um dos principais empreendimentos da indústria de shoppings centers no Brasil. Com 85 mil m2, o Shopping é um dos maiores em ABL (área bruta locável) na Grande São Paulo, conta com mais de 330 lojas das principais marcas e serviços, e recebe mais de 2 milhões de clientes por mês.

Em 2007, o Shopping SP Market teve a abertura de 13 lojas: Vivara, Óticas Carol, Bb Moderno, Burger King, Surf Trip, Santa Mônica, Norah, Billabong, Drogasil, ZSA ZSÁ, Heloísa Machado, Via Veneto e Sergio’s Calçados. Em 2006, foram 11 inaugurações.

Completam o mix do Shopping 11 Salas Stadium Cinemark, academia Companhia Athletica, SP Bowling, Casa Total, Auto Shopping Cristal, Bosch Car Service, Supermercado Ricoy, as lojas âncoras, C&A, Renner, Pernambucanas, Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas, duas praças de alimentação, restaurantes, completa ala de serviços e estacionamento com cinco mil vagas. É também no Shopping SP Market que está instalado o parque O Mundo da Xuxa, maior parque temático coberto da América Latina, com 15 mil metros quadrados de área.

CDI Comunicação
Grace da Cunha / Geninha Moraes / Alexandre Rigonato

* PANASONIC INVESTE NA STOCK CAR 2008 E PATROCINA EQUIPE.

Empresa apóia pelo segundo ano pilotos profissionais na categoria

São Paulo, 26 de Março de 2008 – A Panasonic do Brasil apresenta a "Panasonic Racing", equipe composta por Ricardo Sperafico e Ricardo Zonta, para atuar na Stock Car 2008, campeonato que terá uma prova especial que premiará o vencedor com um milhão de dólares. O evento terá início no dia 13 de abril no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos, São Paulo, e acontecerá também em Brasília, Santa Cruz do Sul, Campo Grande, Rio de Janeiro, Londrina, Curitiba e Tarumã.

A equipe correrá com a carenagem do Peugeot 307 Sedan com motor V8, suspensão independente das quatros rodas, pneus radiais da marca Goodyear, rodas de liga leve e freios a disco da Fremax.

Investir em eventos automobilísticos não é novidade para a marca, que participa fortemente da F1, como principal patrocinadora da equipe Panasonic Toyota. Em 2007, a Panasonic decidiu incrementar sua atuação no esporte e apoiou um piloto da Stock Car, o estreante Ricardo Sperafico.

O piloto teve um bom desempenho e conseguiu duas poles na parte final do campeonato. A primeira em Buenos Aires e a outra no Rio de Janeiro, onde também alcançou seu melhor resultado na temporada, um segundo lugar. Neste ano, Sperafico forma a equipe "Panasonic Racing" ao lado de Ricardo Zonta, piloto com passagem pela Fórmula 1 e ex-piloto de testes da equipe Panasonic Toyota. Zonta participou pela primeira vez na Stock Car no ano passado e chegou a liderar uma corrida em Brasília.

Ricardo Zonta afirma que terá em Ricardo Sperafico um companheiro competente, com quem já trabalhou na Europa. "Minha amizade com Ricardo Sperafico tende a melhorar ainda mais o desempenho da equipe, em virtude de nosso entusiasmo e dedicação", afirma Zonta.

"A empresa está preparada para apoiar Zonta e Sperafico, pois enxerga nos profissionais a vocação para o esporte e a possibilidade de promissores resultados na Stock Car. Estamos certos do alto potencial desses pilotos", afirma Marcelo Miake, Gerente Geral de Marketing da Panasonic. O objetivo com este patrocínio é maximizar a exposição da Panasonic em ações vinculadas a excelentes profissionais e visualiza uma oportunidade de colaborar para o desenvolvimento do esporte no país.

"O automobilismo está entre as preferências esportivas dos brasileiros que acompanham calorosamente as competições. A Panasonic reconhece a necessidade do investimento em esportes que mobilizam o país e se destacas entre outras nações", finaliza Miake. A Stock Car trata-se de uma excelente oportunidade para a Panasonic segmentar-se em diferentes regiões do país e junto a diversos públicos, graças a mobilidade do evento, que percorre algumas das principais cidades do país.

Além do patrocínio master da Panasonic, a equipe também recebe o apoio de empresas como Condor, Puma, Artifix, Girho’s, Nova e Yoki.

Sobre Ricardo Sperafico
O piloto de 28 anos iniciou sua carreira no kart em 1989. Fez carreira no exterior, foi Campeão Europeu de F-3000 em 2000, Vice-Campeão Internacional de F-3000 em 2003 e piloto de testes da equipe Williams de Fórmula 1 em 2003. No ano passado, estreou na Copa Nextel Stock Car com duas poles e um segundo lugar.

Sobre Ricardo Zonta
Ricardo Zonta, 32 anos, começou a carreira em 1987. Foi campeão na F-3 Sul-Americana em 1995, campeão da F-3000 em 1997, campeão da FIA GT em 1998, correu na F-1 pela BAR em 1999 e 2000, foi piloto de testes da Jordan em 2001, campeão da World Series em 2002 e piloto oficial e de testes da Toyota na F-1 entre 2003 e 2006. Além da Stock Car, disputa a Grand-Am.

Sobre a Stock Car 2008
Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car entra em sua 30ª temporada. A partir do dia 13 de abril, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, terá início a série de 12 etapas de 2008, percorrendo algumas das principais cidades do país, juntamente com as demais categorias que acompanham o evento: a Copa Vicar, a Stock Jr. e Pick-Up Racing.

Sobre a Panasonic
Mais conhecida por sua marca Panasonic, a Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. é líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos, atendendo a uma ampla faixa de consumidores, empresas e indústrias. Com sede em Osaka, no Japão, a empresa registrou vendas líquidas consolidadas no valor de US$ 77,19 bilhões, no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2007. As ações da empresa são negociadas nas bolsas de valores de Tóquio, Osaka, Nagoya, Nova York (NYSE:MC). Para mais informações sobre a empresa e a marca Panasonic, acesse o website da empresa: http://panasonic.co.jp/global/index.html.

Sobre a Panasonic do Brasil
No Brasil, a Panasonic possui duas unidades fabris, localizadas em São José dos Campos-SP e Manaus-AM, produzindo e comercializando pilhas e produtos eletro-eletrônicos que remetem à tendência da convergência digital. Para mais informações sobre a empresa e a marca Panasonic, acesse o website da empresa: http://www.panasonic.com.br/


Dinho Leme Comunicação
Dinho Leme

* FELIPE MASSA ESTRÉIA COMO GAROTO PROPAGANDA DA IVECO NA AMÉRICA LATINA.

Felipe Massa é o garoto propaganda da Iveco na campanha "Juntos na mesma paixão", na qual se destaca a sinergia de valores entre a Ferrari e a montadora de caminhões: desempenho, determinação, força, espírito de equipe e confiabilidade.

A Iveco, que registrou crescimento recorde de 120% em 2007, utiliza de forma diferenciada a comunicação como uma importante estratégia de negócio. Depois de veicular em todo o Brasil uma campanha que mostrava a Scuderia Ferrari como parceira, a fábrica de caminhões que mais cresce no Brasil volta com o conceito "Juntos na mesma paixão" desta vez com Felipe Massa, principal piloto brasileiro na Fórmula 1, mostrando as mais recentes linhas de caminhões leves e pesados da marca e destacando o trabalho em direção à qualidade e investimentos em tecnologia para conquistar ainda mais a confiança do mercado.

Uma campanha de comunicação 360º com o piloto, que acontecerá ao longo do ano e contemplará um trabalho com todos os públicos da montadora, foi desenvolvida pela agência Domínio Público que atende a conta da Iveco desde o início de 2007, ano que marcou uma forte arrancada da marca no Brasil.

Além dos anúncios publicados nos últimos domingos nos principais jornais da grande imprensa nacional, a campanha vai potencializar ao máximo a imagem do piloto junto com a Iveco, somando-se à publicidade ações com funcionários dos escritórios e da fábrica em Minas Gerais, envolvimento integral da rede de concessionários e um contato muito próximo com os clientes. A campanha publicitária propriamente dita terá anúncios para veículos de massa, negócios, revistas especializadas, internet e estão previstos ainda outdoor e mídia aeroportuária em várias localidades do país.

"A estratégia é bastante completa e culminará no GP do Brasil de Fórmula 1, em outubro deste ano", revela o diretor de comunicações para a América Latina da Iveco, Marco Piquini. "Desde o ano passado, estamos trabalhando a comunicação 360º e o impacto positivo dessa estratégia já é bastante visível", complementa Piquini. Segundo ele, "a campanha Felipe Massa será desdobrada de maneira tal que todos os públicos que interagem com a marca Iveco, com os produtos Iveco e com os serviços oferecidos pela rede de concessionários serão contemplados. A estratégia demandou o desenvolvimento de ações específicas e inovadoras", comentou o diretor da Iveco, sem poder dar maiores detalhes para não perder o efeito surpresa.

A campanha "Iveco e Felipe Massa" envolveu, além da equipe de comunicação da Iveco, cerca de 10 profissionais da agência Domínio Público. O primeiro desafio foi o ajuste das agendas, que exigiu muita agilidade e uma logística especial para a produção das fotos e vídeos com o piloto. Às vésperas de estrear no Campeonato deste ano, Massa participou, em São Paulo, da sessão de fotos e vídeo, mostrando-se colaborativo e extremamente profissional.

De acordo com o diretor de planejamento da Domínio Público, Ivan Leal, a campanha exigiu um trabalho em sinergia entre a Iveco no Brasil e a Ferrari e a Iveco na Itália. "Teremos um desafio contínuo ao longo do campeonato. Como garoto propaganda, Felipe Massa, por si só, já traduz os valores da marca Iveco, mas oportunidades poderão surgir e serão aproveitadas". Ivan Leal diz que "essa campanha vai marcar um novo posicionamento da Iveco na América Latina, alinhado-a com os valores que envolvem a marca na Europa, onde a imagem da montadora está ligada à equipe de rúgbi da Nova Zelândia, chamada All-Blacks".

Making of: tão rápido nas fotos quanto nas pistas

Felipe Massa chegou ao estúdio para as gravações em São Paulo dirigindo o próprio carro - uma Masserati Quattroporte. Bem humorado, o piloto demonstrou muita expectativa para a disputa na Fórmula 1 este ano. Ele declarou seu otimismo e crença no trabalho da equipe italiana. Indagado sobre o trabalho para a Iveco, Felipe Massa lembrou a boa relação da marca com a Ferrari. "A Iveco é a transportadora da Scuderia na Europa e é super-importante para a gente. Durante as 12 corridas realizadas lá, a equipe percorre mais de 12 mil quilômetros com todo o suporte dos caminhões Iveco", declarou Massa. "A Iveco é a Ferrari das estradas", comparou o piloto

No estúdio, Felipe Massa foi colaborativo, fez brincadeiras e mostrou muito interesse no resultado dos clicks do fotógrafo. Depois da sessão de fotos, foi a vez da gravação de vídeos nos quais Felipe Massa transmite os valores que fazem dele o piloto escolhido da Scuderia Ferrari e pela Iveco.

Espírito de equipe, determinação, força e estímulo foram mensagens deixadas pelo piloto que, em off, brincou e divertiu todos com sua descontração e vontade real de transmitir sua torcida pela Iveco e o reconhecimento pela torcida e confiança que os brasileiros depositam nele.

Em um bate-papo depois do trabalho, Felipe Massa demonstrou grande interesse em dirigir um Iveco Stralis, o caminhão com o qual a montadora conquistou a melhor performance em vendas na categoria pesados e tornou-se a montadora de caminhões que mais cresceu e cresce no Brasil. Ao final, Massa distribuiu muitos autógrafos, simpatia e carisma.

Ficha Técnica:
Campanha Felipe Massa
Agência: Domínio Público Comunicação
Criação: Paulo Silva, Rafael Correia e Maurilo Andreas
Direção de criação: Paulo Silva
Direção de Planejamento: Ivan Leal
Atendimento: Tiago Augusto e Fernanda Formoso
Aprovação: Marco Piquini e Heloisa Silva
Fotografia: Marco Mendes - Estúdio Lúmini
Produtora de áudio: Cobram
RTVC: César Tolentino e Otávio Rangel
Mídia: Cíntia Carvalho e Karine Sanna
Iveco

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A Iveco emprega mais de 24.500 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

MM Editorial
Marta de Souza

* EQUIPE SKY RACING ESTRÉIA NA STOCK E CONTARÁ COM OS EX-PILOTOS DE F-1, LUCIANO BURTI E TARSO MARQUES.

Action Power terá novo patrocinador na temporada 2008 e promete ser um dos times mais fortes do grid

São Paulo - Além de todas as mudanças previstas para a temporada 2008, a Copa Nextel Stock Car terá uma nova equipe. A SKY Racing estreará na categoria após parceria firmada entre a empresa líder de TV por assinatura digital no Brasil e a Action Power. O time, que promete ser um dos mais fortes do campeonato, contará com dois ex-pilotos de Fórmula 1: Luciano Burti e Tarso Marques.

"A SKY iniciou sua participação na Stock em 2005 e desde então evoluímos nossa atuação no campeonato e colhemos bons frutos. Agora chegou o momento de darmos um passo maior e as expectativas para esta temporada são animadoras", declarou Agricio Neto, VP de Marketing e Programação da empresa. E continuou: "Em 2007, a dupla Tarso e Burti já atuava conosco em equipes diferentes e acreditamos no potencial dessa dobradinha".
Burti, que neste ano disputará sua quarta temporada na categoria, afirmou estar confiante por já conhecer a estrutura do time. "A base da equipe é a mesma que trabalhou comigo em 2006, por isso, não me sinto de ‘casa’ nova. Em 2005 tive um ótimo ano de estréia mesmo sem conhecer as pistas e um carro de turismo. Nos dois anos seguintes enfrentei problemas mecânicos, mas nessa temporada espero colher bons frutos e temos tudo para isso: experiência, um patrocínio de peso e uma boa estrutura profissional", afirmou o piloto.

Depois de ter disputado metade da temporada de 2006 e toda a temporada de 2007, tendo conquistado duas vitórias, Tarso está otimista com relação à mudança de equipe. "Estou muito contente. Além de ter a oportunidade de trabalhar com meu pai (Paulo de Tarso, dono da Action) e meu irmão (Garcez Marques, chefe da equipe) e saber que eles farão o máximo por mim, também será bom profissionalmente. A equipe tem um ótimo retrospecto e isso me dá total segurança. Hoje conheço mais a categoria em geral e tenho certeza de que estaremos competitivos", disse o paranaense.
Os companheiros acreditam que a experiência adquirida na F-1 e o bom relacionamento entre eles serão fatores fundamentais na busca por bons resultados. "Apesar de eu ter corrido com o Tarso na F-1, não o conhecia muito bem. Em 2006, já na Stock, eu tive a oportunidade de conversar mais com ele e nos damos muito bem. Além disso, ele é um ótimo piloto", comentou Burti que também foi elogiado por Tarso: "Meu relacionamento com o Burti não poderia ser melhor, será um prazer dividir a equipe com ele. Nós fizemos a mesma escola no automobilismo e temos muita experiência para somar à equipe. Acredito que estaremos fortes nesta temporada".
Vice-campeão em 2007, ano de sua estréia como chefe de equipe, Garcez Marques também está confiante. "Este ano, teremos dois pilotos de capacidade indiscutível. O Luciano já está há dois anos conosco, temos um excelente relacionamento e confiamos muito no trabalho dele. Com relação ao Tarso, sempre fui fã dele como piloto e tenho certeza de que será uma experiência bem interessante. Espero um ano muito positivo", disse Garcez, e completou: "A estrutura do time é a mesma do ano passado, a única novidade será o apoio de um engenheiro internacional com experiência na DTM e na Stock Car australiana. Além disso, correremos com a bolha do Peugeot", concluiu.

Este ano a categoria contará com muitas mudanças. Entre elas destacam-se: a diminuição de 38 para 34 carros no grid (as 16 melhores equipes de 2007 e a campeã da Light), a troca dos pneus Pirelli para Goodyear, a saída da Volkswagen, a transmissão de todas as etapas ao vivo pela Globo e a prova de 1 milhão de dólares. Além disso, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou recentemente algumas alterações no regulamento. Os competidores terão um novo sistema de classificação que se assemelha ao da Fórmula 1 e a volta, depois de quatro anos ausente, do reabastecimento durante as corridas - que será melhor detalhada para a primeira etapa da temporada, marcada para o dia 13 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Confira o calendário da Copa Nextel Stock Car:

1ª etapa: 13 de abril - Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo - SP)
2ª etapa: 04 de maio - Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília - DF)
3ª etapa: 18 de maio - Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais - PR)
4ª etapa: 21 de junho - Autódromo de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul - RS)
5ª etapa: 05 de julho - Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande - MS)
6ª etapa: 02 de agosto - Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo - SP)
7ª etapa: 31 de agosto - a definir
8ª etapa: 13 de setembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina - PR)
9ª etapa: 28 de setembro - Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais - PR)
10ª etapa: 09 de novembro - a definir
11ª etapa: 23 de novembro - Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão - RS)
12ª etapa: 07 de dezembro - Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo - SP)

Sobre a SKY
A SKY é a maior operadora latino-americana de serviços de TV por assinatura digital, com aproximadamente 1.650.000 assinantes 100% digitais. É a única operadora que transmite todos os seus canais e serviços no sistema digital para todo o país.

REUNION PRESS
MILLA DELFINO

* INDY: BERNOLDI FICA EM QUARTO E É O MELHOR ESTREANTE NO OVAL DE HOMESTEAD.


Brasileiro, que disputará a temporada pela Conquest Racing, surpreende em sua primeira experiência em um oval

Homestead - A primeira vez a gente nunca esquece. E a estréia do brasileiro Enrique Bernoldi em um oval não poderia ser melhor. Ele foi o quarto colocado entre os 11 pilotos que testaram durante dois dias (segunda e terça-feira, dias 24 e 25) no circuito de Homestead, em Miami. Os pilotos da antiga Champ Car preparam-se para a estréia na Indy Car Series (resultado da junção da categoria com a IRL). A primeira etapa será neste sábado (29), justamente no oval de Miami.
Estreando pela Conquest Racing, Bernoldi foi o melhor entre os pilotos que nunca haviam andado em um oval. No primeiro dia, ele terminou em quinto e, na terça, completou a sessão noturna em quarto, mesmo resultado do combinado dos dois dias, com o tempo de 25s4472.

O canadense Marty Roth e o seu companheiro, Jay Howard, ambos da Roth Racing, foram os mais velozes, com os tempos de 25s1203 e 25s2565, respectivamente. O espanhol Oriol Servia, da KV Racing, terminou em terceiro (25s4358).
"Foi muito interessante! Foi algo totalmente novo para mim, mas gostei bastante. No começo, não nos preocupamos em andar rápido, eu estava apenas tentando me acostumar com o oval", explicou o paranaense de 29 anos.

"Conforme fui me sentindo mais à vontade, pude trabalhar no acerto do carro um pouco mais. No geral, acho que por ter sido minha primeira vez em um oval, foi muito bom. Progredimos durante as sessões e o resultado final foi bastante positivo", continuou o piloto, que teve seu primeiro contato com o carro na semana passada, durante testes no misto de Sebring.

"Mas sei que ainda temos muito caminho pela frente e bastante trabalho para adquirir mais experiência e chegar na velocidade das equipes e pilotos de ponta, que estão aqui há mais tempo", completou Bernoldi.

A etapa noturna deste sábado terá sua largada às 21 horas (de Brasília) e a disputa de 200 voltas. Os treinos livres e o classificatório acontecerão na sexta (28).

Confira os resultados combinados das sessões em Homestead (de acordo com o site da Indy Car):
1. Marty Roth 25s1203
2. Jay Howard 25s2565
3. Oriol Servia 25s4358
4. Enrique Bernoldi 25s4472
5. Will Power 25s4839
6. Graham Rahal 25s4918
7. Justin Wilson 25s4929
8. Franck Perera 25s5560
9. Ernesto Viso 25s5682
10. Bruno Junqueira 25s6231
11. Mario Moraes 25s8416

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / Milla Delfino

* COPA CLIO E GT3 JUNTAS EM 2008.


Duas das principais categorias do tipo Turismo se unem e formam um super-evento para os fãs do esporte

Duas das principais categorias do automobilismo nacional serão vistas em eventos conjuntos a partir de 2008. A já tradicional e muito disputada Copa Renault Clio passará a integrar o calendário do Brasil GT3 Championship, torneio de supercarros que desembarcou no país no final de 2007 e já se firma como um dos grandes eventos esportivos da temporada. A união do calendário das duas competições foi uma decisão natural de seus organizadores, já que os dois torneios têm seus negócios de marketing gerenciados pela Reunion Sports, a principal agência do setor.

"Com essa parceria reforçaremos um evento que já promete muito para os fãs em 2008, com a participação dos supercarros da GT3 e pilotos do porte de Nelson Piquet e Ingo Hoffmann, entre outros ex-competidores da Fórmula 1. Para quem gosta de automobilismo, nossos domingos de corrida serão verdadeiros shows", frisou Luis Roberto Souza, CEO da SRO Latin America, empresa organizadora da GT3 no Brasil. "Há uma grande sinergia entre os dois campeonatos, pois a Clio é hoje a melhor porta de entrada para os pilotos que querem se profissionalizar em categorias do tipo Turismo, e a GT3, com sua tecnologia, oferece o ponto máximo dessa profissionalização", observa Luciano Kubrusly, presidente da Associação de Pilotos e Equipes da Copa Renault Clio, entidade que administra a categoria. "Sei que teremos uma sinergia enorme não apenas por estarmos no mesmo autódromo nos fins de semana de corrida, mas também por praticarmos automobilismo com carros do tipo Turismo. Será um ano de crescimento para todos", aposta Kubrusly.

A temporada 2008 das duas categorias terá início no próximo dia 20 de abril, em Curitiba. Nos próximos dias a organização divulgará o calendário definitivo da temporada, mas já se sabe que há provas confirmadas para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, em um total de oito rodadas duplas. Algumas praças ainda estão em fase de negociação.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda

quarta-feira, março 26, 2008

* STOCK CAR: FULL TIME PRONTA PARA A TEMPORADA 2008.

Equipe comandada por Maurício Ferreira disputará a Copa Vicar de Stock Car, a Copa Webmotors de Pickup Racing e a GT3 Brasil

As vésperas do início dos treinos livres preparatórios para a Stock Car, a equipe Full Time Sports apresenta seus planos para 2008. O time, comandado pelo paulista Maurício Ferreira, estará envolvido na disputa de três categorias nacionais: a Copa Vicar de Stock Car, com o Peugeot 307 Sedan, a Copa Webmotors de Pickup Racing, com as caminhonetes Chevrolet S10 e a GT3 Brasil, com dois Dodge Viper.

"As coisas foram difíceis para nós neste começo de ano. Tivemos muitas incertezas devido a tudo que aconteceu no ano passado mas, graças ao nosso histórico, estamos superando esses problemas. Nosso time está confirmado e pronto para os testes e o início do campeonato", disse o proprietário da Full Time, Maurício Ferreira.

As atividades em pista para a equipe começarão nesta quarta- feira em Interlagos, quando realizará de quatro sessões de treinos de uma hora, destinadas aos carros da Copa Vicar. Entre os pilotos que participarão do treino, está o paulista Daniel Landi (Brazul/UCR Rolamentos), um dos nomes confirmados para disputar toda a temporada pela Full Time, ratificando sua confiança no trabalho da equipe, já que esta será sua terceira temporada a bordo de um carro preparado pela escuderia de Ferreira.

"Conheço o Maurício desde 2002 e trabalhei com ele na equipe Avallone da Fórmula 3 Sul-americana. Mas a oportunidade de trabalharmos juntos novamente só aconteceu em 2006 quando ele já estava com a equipe na Stock Car Light. Fizemos uma boa temporada com vitória, pole position e várias vezes conquistamos o pódio. No ano passado, subimos para a divisão principal, mas tivemos um ano muito difícil e não conseguimos a classificação para 2008. Mas confio no trabalho da equipe e do Maurício e o nosso objetivo para este ano é levar a Full Time de volta à Copa Nextel, ", afirmou Daniel.

Landi terá ao seu lado nos testes coletivos mais quatro pilotos paulistas. Paulo Salustiano e Cássio Homem de Mello também estão confirmados para disputar a Copa Vicar pela Full Time e farão o primeiro contato com os carros que usarão ao longo do ano de 2008. Além deles, Felipe Lapenna e Dudu Massa revezarão o quarto Peugeot 307 Sedan do time durante a quarta e quinta-feira.
Lapenna e Dudu, irmão do piloto da Ferrari na Fórmula 1, Felipe Massa, disputarão a Copa Webmotors de Pickup Racing juntamente com Salustiano, que optou por enfrentar uma jornada dupla nesta temporada e marcará presença nos grides da Copa Vicar e da Pickup Racing. Já na GT3 Brasil, a Full Time conta com a dupla paranaense formada pelos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, que correrão em um dos Dodge Viper do time.

A programação dos treinos livres da Stock Car é a seguinte:

Quarta-Feira, 26 de março
08:00 - 08:30h Stock Jr.
08:45 - 09:45h Copa Vicar
10:00 - 11:30h Copa Nextel Stock Car
11:45 - 12:15h Stock Jr.
12:30 - 13:30h Copa Vicar
13:45 - 14:15h Stock Jr.
14:30 - 16:00h Copa Nextel Stock Car

Quinta-Feira, 27 de março
08:00 - 08:30h Stock Jr.
08:45 - 09:45h Copa Vicar
10:00 - 11:30h Copa Nextel Stock Car
11:45 - 12:15h Stock Jr.
12:30 - 13:30h Copa Vicar
13:45 - 15:15h Copa Nextel Stock Car

Assessoria de Imprensa Equipe Full Time Sports
RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry

* RICARDO ZONTA CONCILIA STOCK CAR E GRAND-AM NESTA SEMANA.

Depois dos testes oficiais da categoria brasileira, piloto viaja para os Estados Unidos para disputar a segunda etapa do campeonato de protótipos.

Com a apresentação da equipe Panasonic Racing, na noite desta terça-feira (25), em São Paulo (SP), o piloto Ricardo Zonta dará início a uma semana de agenda absolutamente lotada, algo que deve ser recorrente ao longo do ano. O paranaense, que no último domingo (23) completou 32 anos de idade, terá uma das temporadas mais importantes de sua carreira, dividindo-se entre a Stock Car, onde corre e tem sociedade na própria equipe, a Grand-Am, categoria de protótipos norte-americana, e as 24 horas de Le Mans, que disputará no meio do ano como piloto oficial da Peugeot.

Só que pelo menos até o fim da semana ele estará totalmente focado na Stock Car. A categoria oferecerá às equipes, na quarta (26) e quinta-feira (27), dois dias de testes de pré-temporada em Interlagos. Será a oportunidade de colocar o carro da Panasonic Racing na pista pela primeira vez para fazer os ajustes necessários pensando na etapa de abertura do campeonato, marcada para 13 de abril, também em São Paulo. Como os testes particulares são proibidos na categoria, esta será a única oportunidade de andar antes das atividades oficiais e conhecer o novo pneu Goodyear – que substitui o Pirelli.

A dupla da Panasonic Racing, formada por Ricardo Zonta e Ricardo Sperafico, utilizará a carenagem do modelo Peugeot 307 Sedan em 2008.

Grand-Am
Na quinta-feira, depois de cumprir os compromissos no Brasil, Zonta vai direto para o aeroporto, embarcar para os Estados Unidos para disputar a segunda etapa da temporada da Grand-Am, em Homestead, perto de Miami. Na semana passada, ele esteve na Geórgia com a equipe Krohn Racing, testando o carro. "Foram dois dias de treinos Ainda estamos desenvolvendo o chassi Lola, já andamos bem, mas não estamos 100%. Vamos fazer uma corrida para marcar pontos lá na frente", afirma o piloto brasileiro, que faz dupla com Nic Johsson. Na primeira prova, terminaram em 4º.

Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa – Piloto Ricardo Zonta