COMPRE AGORA

quinta-feira, janeiro 31, 2008

* LUCAS É O 4º BRASILEIRO A ATUAR NA F-1 EM 2008.

Di Grassi é apresentado como terceiro piloto da Renault F1 Team, colocando o paulista muito perto do objetivo de sua carreira. Contratação coroa grande fase do jovem de 23 anos

Além de Rubens Barrichello, Felipe Massa e Nelsinho Piquet, o Brasil terá mais um piloto trabalhando no Campeonato Mundial de Fórmula 1. O paulista Lucas Di Grassi, de 23 anos, foi anunciado nesta quinta-feira como terceiro piloto da Renault F1 Team para a temporada 2008. Além de poder substituir um dos pilotos oficiais do time em caso de impedimento do competidor, Di Grassi também trabalhará nos testes de desenvolvimento do modelo R28, carro com o qual a Renault pretende voltar a brigar por vitórias. A vaga de terceiro piloto era a última a ser preenchida no organograma da equipe, e coloca Lucas em uma posição imediatamente anterior à dos dois pilotos titulares.

Lucas Di Grassi chega assim a um passo do objetivo de sua carreira. E o faz depois de ter vivido uma grande temporada em 2007, fato que foi reconhecido com o Capacete de Ouro, premiação anual realizada pela revista especializada Racing, que mescla votos de um painel de 50 jornalistas e um sistema de pontuação que utiliza os resultados da temporada. O desempenho também rendeu a Di Grassi ser apontado como o melhor piloto latino-americano em ascensão no automobilismo internacional de 2007 pela Associação de Cronistas do Esporte a Motor da América, em votação que reuniu cerca de 50 jornalistas especializados.
Ótimo retrospecto em 2007 – Di Grassi conquistou no ano passado o vice-campeonato mundial de Fórmula GP2, na temporada que viu mais vencedores na história da categoria – foram doze ao todo, o que fez desta a disputa mais movimentada até agora. O brasileiro acabou por se destacar em um duelo contra um piloto muito mais experiente – Timo Glock, que já tinha passagem pela Fórmula 1 e Fórmula Cart. Na GP2, Glock contava com o trunfo adicional de competir pela melhor equipe do momento, a ISport.

Depois de levar a disputa da GP2 até o evento final da temporada, Di Grassi ainda teve fôlego para vencer as 500 Milhas da Granja e uma das duas provas que compuseram o Desafio Internacional das Estrelas – competições de kart que reuniram alguns dos melhores nomes do automobilismo mundial, como Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, entre vários outros. Paralelamente, Lucas esteve em ação na pista desenvolvendo o novo carro que a GP2 utilizará a partir de 2008, e também o R27, modelo usado no ano passado pela Renault F1 Team.
Seriedade – Sobre seu novo contrato, Lucas não esconde a expectativa: “Espero trabalhar bastante”, disse o brasileiro. “Quanto mais puder testar, melhor será, poderei estar mais afiado com o carro. Acho que teremos um ano bem movimentado, pois a Renault quer voltar a disputar o título mundial. Então, será uma temporada de muito trabalho. É uma equipe séria, que busca com seriedade seus objetivos. Como piloto que aspira competir na Fórmula 1, será uma honra e um privilégio fazer parte deste esforço. Sei que vou aprender muito”.

Di Grassi também disse que entrar na Fórmula 1 pelas mãos das Renault foi a melhor solução para a continuidade de sua carreira. “Eu estou no programa de desenvolvimento de jovens talentos da equipe de F1 da Renault desde 2004”, comenta Lucas. “E já faço testes com os carros da equipe desde 2006. Então, quando trabalhar para desenvolver o R28, estarei com as mesmas pessoas com as quais já venho trabalhando há dois anos na equipe de testes. Isso ajuda muito, pois já temos confiança mútua, e sabemos como trabalhar juntos. Além disso, como a Renault vem me apoiando desde a Fórmula 3, eu sinto um enorme prazer em poder colaborar com o esforço da equipe. Será muito legal, e sei que vou poder somar muito neste trabalho”.

Com o anúncio do brasileiro, a Renault F1 Team passa a ter a seguinte configuração em seu plantel de competidores: pilotos oficiais, Fernando Alonso (Espanha) e Nelsinho Piquet (Brasil); terceiro piloto e piloto de testes, Lucas Di Grassi (Brasil); piloto de testes, Roman Grosjean (França).

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes

* SUPER LEAGUE FORMULA: CATEGORIA CONFIRMA PRESENNÇA DO CORINTHIANS NO AUTOMOBILISMO.

Foto: Divulgação

Corinthians arranja outra forma de se tornar internacional: investir no automobilismo

São Paulo (SP) - A organização da Fórmula Superliga confirmou oficialmente nesta quarta-feira a presença do Corinthians entre as equipes que disputarão sua primeira temporada. A categoria será disputada a partir deste ano e terá carros representando times de futebol de todo o mundo, embora tenha divulgado um calendário inicial com corridas apenas na Europa.

O time será o segundo brasileiro a confirmar seu lugar na Superliga, que já conta também com o Flamengo entre os 11 inscritos. Por enquanto, a disputa já regularizou a situação de Milan, PSV Eindhoven, Olympiakos, Porto, Borussia Dortmund, Anderlecht, Basel e Galatasaray, mas a idéia original da organização é chegar a 20 carros.

O plano dos promotores das corridas é se aproveitar da rivalidade entre paulistas e cariocas - e contra outros clubes - para incentivar a disputa no Brasil. “Temos agora os dois times mais populares daquela região do mundo, e uma grande base de fãs que estarão ansiosos para ver seus times darem o melhor de si contra os da Europa em pistas de corrida ao redor do mundo”, aposta Alex Andreau, presidente da Superliga.

Segundo Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, a categoria é a oportunidade perfeita para que a equipe possa divulgar internacionalmente sua marca. “O Corinthians está muito satisfeito com a oportunidade de expandir suas atuações esportivas em uma competição completamente nova”, disse Sanchez, que aposta ainda na paixão dos torcedores paulistas pelas corridas de carros.

“As pessoas da cidade de São Paulo não seguem somente o futebol com paixão, mas também são grandes fãs do automobilismo. São Paulo tem uma enorme tradição no automobilismo e o Corinthians acrescentará ainda mais”, promete o dirigente alvinegro.

Para preencher as nove vagas restantes no grid de largada, a categoria estuda ainda oficializar a participação do Sevilla (que teve sua inscrição solicitada na segunda-feira) e de clubes de Reino Unido, França, México, Coréia, Portugal e Emirados Árabes Unidos. Segundo a Superliga, os times já foram definidos e aceitaram assinar um termo de compromisso, mas ainda não tiveram seus nomes revelados.

O calendário de 2008 da disputa terá as seguintes etapas: Donington Park (Reino Unido), em 29/30 de agosto; Nurburgring (Alemanha), em 20/21 de setembro; Zolder ( Bélgica), em 4/5 de outubro; Itália – local a ser confirmado, em 18/19 de outubro; Estoril (Portugal), em 1/2 de novembro; e Jerez de la Frontera (Espanha), em 22/23 de novembro. O Brasil pode entrar no calendário em 2009.

fonte: GazetaEsportiva

* 50 ANOS DE TOYOTA NA SALA SÃO PAULO.

A Toyota deu início à celebração do seu cinquentenário no Brasil na noite de ontem (30 de janeiro), com uma grande festa na Sala São Paulo, que fica localizada no Centro da capital paulista. O evento teve a presença ilustre de Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota e filho de Kiichiro, o fundador da Companhia.

Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul, recebeu mais de 1.000 convidados, entre autoridades, concessionários, empresários e representantes da comunidade japonesa. Estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O serviço de buffet ficou por conta do Fasano e do oriental Takô. O show musical, recheado de MPB, ficou a cargo de Milton Nascimento, Toquinho e da cantora Roberta Sá.

Discursos da festa
"É um grande orgulho participar da cerimônia de 50 Anos da Toyota do Brasil. Quando nos instalamos aqui, em 1958, a Toyota do Japão era uma pequena montadora de automóveis. E hoje fico feliz em ver o desenvolvimento da Toyota no mundo e observar que o Brasil acompanhou esse crescimento".
Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota Motor Corporation.

"Há dois anos fui nomeado presidente da Toyota do Mercosul. E, ao chegar aqui, fiquei surpreso e encantado em encontrar pessoas motivadas e felizes em estarem na empresa. Por isso, é uma grande honra participar dos 50 anos da Toyota do Brasil".
Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul

"Fiz minha primeira viagem ao Japão, em 1978, a convite dos trabalhadores da Toyota. E hoje me sinto identificado com a cultura japonesa. Tenho certeza que se a Toyota vendeu mais de 72 mil carros no Brasil em 2007, vai vender mais em 2008 e mais em 2009".
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil

--------------------------------------------------------------------------------
A Toyota do Brasil comemora, em 2008, 50 anos de Brasil. A empresa conta com mais de 2.900 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e http://www.toyota.com.br/


Toyota do Brasil Ltda – RP/Comunicação
George Costa e Silva
Erick Boccia
Rodrigo Barnabé

* AMERICAN LE MANS SERIES: CHRISTIAN FINALIZA TRABALHOS COM A AGR NA FLÓRIDA.

Dupla da AGR manteve a melhor marca do treino coletivo

Após três dias de ensaios, a American Le Mans Series (ALMS) encerrou o primeiro treino coletivo do ano na última quarta-feira (30). O brasileiro Christian Fittipaldi destacou a velocidade do Acura ARX01b, a segunda geração da linha de luxo da Honda, nos testes com a equipe Andretti Green Racing. No circuito de Sebring, na Flórida, o mesmo que abre a temporada 2008 da ALMS no dia 15 de março com a tradicional 12h de Sebring, Christian, junto com o norte-americano Bryan Herta, mantiveram a melhor marca de todos os dias na categoria LMP2. A marca de 1min44s542 foi obtida no treino de terça-feira.

“Ontem tivemos muitos problemas mecânicos durante as três sessões e isso prejudicou um pouco nosso desempenho. O carro está bem rápido, mas ainda quebra bastante. Apesar de bem veloz no tempo final, a velocidade de reta é um dos principais pontos que precisamos melhorar, pois somos de quatro a seis milhas mais lentos do que os Porsches”, destacou Christian, que estréia pelo time de Michael Andretti, companheiro de equipe do paulista quando eles corriam na antiga Cart pela Newman-Hass. “No geral, foi um ótimo treino para a nossa equipe. Agora, voltamos a Sebring no dia 19 de fevereiro para mais três dias de testes, incluindo uma simulação da corrida, com troca de pilotos e pit-stop”, completou o brasileiro.

A temporada de 2008 será apenas a segunda da AGR e do programa da Acura, com o suporte da HPD (Honda Performance Development), a área de competições da montadora japonesa na América do Norte. Christian comentou sobre a expectativa de participar da primeira corrida na ALMS. “É uma grande chance ter um respaldo da Acura e é muito legal correr para o Michael, pois nós fomos companheiros por cinco ou seis anos. Agora tenho que ficar quieto e seguir a orientação dele porque ele é o chefe”, brincou Christian. “É um projeto que todos estão engajados e entusiasmados para sairmos campeões. Até o momento, após os treinos, tudo caminha muito bem. Estou confiante e contente por estar onde estou agora”, completou um dos representes nacionais na prestigiada categoria norte-americana.

A legião brasileira na ALMS ganhou mais um reforço nessa semana, após o anúncio da participação de Gil de Ferran, que disputará o campeonato com a sua própria equipe. Gil se junta a Christian, Jaime Mello Jr, Thomas Erdos e, em algumas provas, o baiano Tony Kanaan. Jaime Câmara testou nos três dias em Sebring com o Aston Martin DBR9 da equipe Bell, na divisão GT1, mas o goiano ainda não revelou seus planos para 2008.

No total, serão 12 etapas de longa duração durante o ano, sendo algumas preliminares da Fórmula Indy e Champ Car. O certame tem quatro divisões entre protótipos e modelos GT de acordo com a potência e peso: LMP1, LMP2, GT1 e GT2. A ALMS é transmitida ao vivo para o Brasil pelo canal por assinatura Speed TV.

Foto: ALMS/Divulgação
Legenda: Christian, dentro do Acura, é observado pelo companheiro Bryan Herta

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* NELSINHO PIQUET ACOMPANHA LANÇAMENTO OFICIAL DE NOVO CARRO DA ING RENAULT.


Piloto está em Paris, onde escuderia apresentou hoje à imprensa e a convidados o modelo R28, que será usado na temporada deste ano

Nelsinho Piquet participou hoje, em Paris, do lançamento oficial do novo carro da ING Renault, o R28, que será usado pela escuderia francesa na temporada deste ano da Fórmula 1, com abertura marcada para 16 de março, em Melbourne, na Austrália. Além dos membros da equipe, estiveram presentes ao evento o presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, e cerca de 500 jornalistas e convidados.
Na cerimônia, o presidente da equipe ING Renault F1, Bernard Rey, afirmou que o time tem metas exigentes para 2008. “Esperamos ver a equipe de volta a seu lugar normal, lutando pelas primeiras posições. Esse é nosso objetivo para o novo carro”, destaca. “Todos têm trabalhado duro para superar os problemas que tivemos no ano passado. Tanto o time como a Renault estão otimistas”, informa.
Apesar de ter sido lançado oficialmente hoje, os primeiros testes com o carro foram realizados na semana passada, em Valência, na Espanha. Nelsinho pilotou o novo modelo durante um dia e gostou do resultado. De amanhã a domingo, o piloto terá nova oportunidade de testar o carro, dessa vez em Barcelona, na Espanha, em mais uma sessão de testes de inverno da Fórmula 1.

“Nós temos muito trabalho a fazer antes da estréia em Melbourne, que ainda parece muito distante para mim. Estou focado nas próximas sessões de testes e em nosso programa de desenvolvimento”, afirma Nelsinho. “Os testes me ajudarão a melhorar ainda mais minha condição física, já que pilotar é sempre a melhor preparação. E eu poderei continuar aprendendo para garantir que estou pronto para meu primeiro Grande Prêmio. Meu objetivo este ano é obter o máximo de conhecimento e fazer um bom trabalho para a equipe”, ressalta.

Alessandro Mendes

* MASSA ANUNCIA DATA DO DESAFIO INTERNACIONAL DAS ESTRELAS.

Florianópolis recebe prova de kart pela terceira vez dia 30 de novembro

SÃO PAULO – A edição 2008 do Desafio Internacional das Estrelas será realizada dia 30 de novembro no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. A informação foi prestada nesta quinta-feira por Felipe Massa, que no final de semana segue para mais uma bateria de testes de pré-temporada da Fórmula 1, desta vez no circuito barenita de Sakhir. Será a terceira vez consecutiva que a capital catarinense receberá a prova, depois do evento embrionário – ainda sem status internacional – promovido em Bauru (SP) em 2005.

Massa disse que os formatos técnico e desportivo do evento deverão ser mantidos, mas acredita que o sucesso da corrida deste ano vai superar o de 2007. “A vinda do Michael Schumacher e a transmissão de tevê ao vivo para a Europa aumentaram sobremaneira o interesse pelo Desafio. Já recebi diversas consultas de pilotos da Fórmula 1 que ainda não participaram da prova e até mesmo de nomes de outras categorias”, lembrou o corredor da Ferrari, responsável pelo contato com os convidados especiais.

A data escolhida levou em conta o calendário da Fórmula 1, cujo encerramento está previsto para 2 de novembro em Interlagos, e campeonatos que contam com a presença de pilotos do Desafio, como a Stock Car. Massa já adiantou também que o grid continuará abrigando o mesmo número de karts – no máximo, 26. “A idéia é priorizar a qualidade sobre a quantidade. Vinte e cinco ou 26 pilotos, de qualquer forma, já são números expressivos”, observou.
Principal astro da prova de 2007, Michael Schumacher confirmou sua classe de heptacampeão mundial de Fórmula 1 e conquistou a vitória no agregado das duas baterias – um primeiro e um sexto lugares. No ano anterior, a vitória havia sido de Massa, então seu companheiro de equipe na Ferrari.

O Desafio Internacional das Estrelas é organizado pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e Governo de Santa Catarina.

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* BARRICHELLO DEIXOU A FERRARI DEVIDO A SCHUMACHER.

BRASILEIRO CONFESSA QUE A EQUIPE DAVA TUDO AO ALEMÃO

Rubens Barrichello confessou hoje que saiu da Ferrari em 2005 devido a Michael Schumacher concentrar todas as atenções e recursos da escuderia.

O brasileiro apontou como decisivo o que se passou no GP da Áustria de 2002, quando foi obrigado a encostar para que o alemão vencesse a corrida.

"Pedi sempre mais, sou uma pessoa que nunca está feliz em segundo. Podia parecer que estava tudo bem no pódio mas, nos bastidores, era sempre uma grande briga. Depois de 6 anos, constatei que não estava a progredir e que tinha que mudar", revelou Barrichello na apresentação da Honda .
fonte: JornalRecord-Portugal

* PIRELLI COMEMORA 1ª ETAPA DO WRC - CAMPEONATO MUNDIAL DE RALLY.

Piloto vencedor da "Era Pirelli" em Monte Carlo elogia qualidade dos pneus
e avalia como "muito positiva" estréia da fabricante como fornecedora exclusiva
Monte Carlo, Janeiro de 2008 – Para Paul Hembery, diretor de Motoresportes da Pirelli Itália, a estréia da empresa como fornecedora exclusiva do WRC - Campeonato Mundial de Rally superou as expectativas. "A estréia foi ainda melhor do que esperávamos. Os pilotos ficaram satisfeitos com os nossos pneus e o período de adaptação foi rápido", comenta o executivo em referência à primeira fase da competição, que teve como palco a 76ª edição da etapa de Monte Carlo, a mais tradicional e antiga do calendário do evento.

"Devemos o sucesso do resultado ao trabalho dos técnicos da Pirelli ao longo do evento e a ao trabalho de desenvolvimento realizado nas nossas fábricas em Izmit (Turquia) e Turim (Itália)", acrescenta Hembery. Inicialmente, o contrato de exclusividade para o fornecimento de pneus para todas as equipes participantes do campeonato compreende três anos, até 2010.

O lugar mais alto do pódio ficou com os pilotos Sebastien Loeb e Daniel Elena, da equipe Cintroen C4. A equipe dominou todo o percursso do rally, que terminou com uma ampla vantagem sobre os concorrentes mais próximos. O piloto Loeb, que conquistou a sua quinta vitória em Monte Carlo nos últimos seis anos, elogiou a performance dos pneus Pzero. "A velocidade e consistência dos pneus Pzero foram colocadas à prova e responderam muito bem tanto no asfalto nevado do Col du Turini, quanto nos trechos mais suaves do superspecial, no centro de Mônaco (...). A Pirelli teve uma estréia muito positiva", avalia Loeb.

Apesar dos oitos pontos de vantagem, a equipe da Ford Focus WRC, dos pilotos Hirvonen e Lehtinen, ficou em segundo lugar. Já a terceira posição, disputada com bastante emoção, foi vencida pelo australiano, profissional da Subaru, Atkinson-Prevot, graças a uma margem de poucos segundos.

CDN – Comunicação Corporativa
Simone Grazielle
Deborah Oliveira
Ana Carolina

* GT3: PREPARADO PELA ALPINA, O BADALADO BMW SÉRIE 6 SERÁ OUTRA OPÇÃO PARA OS PILOTOS BRASILEIROS DA CATEGORIA.

Tradicional preparadora de carros da marca BMW, a empresa já acertou com a FIA os detalhes para a produção dos itens específicos de competição. Meta é enfrentar os supercarros da GT3

As tratativas tiveram início ainda em novembro de 2007. Representantes da Alpina Automobiles entraram em contato com dirigentes da FIA ― Federação Internacional do Automóvel ― para definir a homologação de um modelo BMW da Série 6, destinado a participar do FIA GT3 European Championship – ou Campeonato Europeu FIA de GT3.

Embora o carro possa não estar pronto para participar da temporada de 2008 do Campeonato Europeu, que tem seu início previsto para o próximo dia 20 de abril, o Série 6 fará sua estréia ainda este ano em torneios nacionais como o ADAC GT Masters (campeonato de carros do tipo Gran Turismo baseado na Alemanha, mas que também atua em países vizinhos) antes de se unir oficialmente ao grid do FIA GT3 em 2009.

O Série 6, mais especificamente o top de linha 650i Coupé, é um modelo de grande sucesso da marca bávara, que vem equipado com um motor V8 de 4,8 litros, quatro válvulas por cilindro e 367 cv de potência. O torque é de 49,9 kgfm. Claro que esses são dados do modelo normal de série. A Alpina deverá aumentar consideravelmente os números de torque e potência para deixar o Série 6 apto para disputar as primeiras posições do grid em igualdade de condições com os demais modelos homologados.

Ficha Técnica – BMW 650i (modelo de série)*
Motor - V8 de 90 graus e 32 válvulas
Cilindrada - 4.799 cm³
Potência - 367 cv a 6.300 rpm
Torque - 49,9 kgfm a 3.400 rpm
Comprimento - 4.820 mm
Altura - 1.885 mm
Largura - 1.374 mm
Entreeixos - 2.780 mm
Câmbio - manual de seis marchas
Pneus dianteiros - 245/45 R 18
Pneus traseiros - 245/45 R18
0 a 100 km/h - 5,5s
0 a 1.000m - 24,5s
Vel. Máxima - 250 km/h (limitada eletronicamente)
* Informações fornecidas pela fábrica na Europa

Caio Moraes e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda

quarta-feira, janeiro 30, 2008

* AMERICAN LE MANS SERIES: CHRISTIAN É O MAIS RÁPIDO NOS TREINOS EM SEBRING.

O paulista Christian Fittipaldi ao lado do norte-americano Bryan Herta fizeram o melhor tempo no treino de inverno da American Le Mans Series (ALMS) em Sebring, na Flórida, nesta última terça-feira (29). Os pilotos da Andretti Green Racing levaram o Acura ARX-01B a primeira colocação da categoria LMP2, e terceiro no geral, atrás somente do Peugeot 908 e do Audi TDI ambos inscritos na LMP1. O melhor tempo obtido pelo Acura da equipe AGR foi de 1min44s542. As marcas foram as melhores atingidas nos dois dias de testes.

"O carro está muito rápido tanto de pneu velho como de jogos novos. Fiquei um pouco surpreso de andarmos tão rápido logo de cara, mas muito contente. Acho que a lição de casa que fizemos no inverno aqui está dando retorno na pista. Amanhã (hoje) vamos experimentar mais um set-up de corrida, pois precisamos aumentar um pouco a velocidade nas retas para igualarmos aos Porsches", comentou Christian, após a última sessão de terça, finalizada por volta das 21h (horário de Brasília).

Nesta quarta-feira (30), acontece o último dia de treino coletivo da ALMS. No total, 18 equipes participam dos três dias de treinos na Flórida. A prova de abertura do campeonato será a prestigiada 12h de Sebring, no dia 15 de março.

Confira os dez melhores:

1
LMP1
PEUGEOT SPORT
Pedro Lamy/Nic Minassian/Stephane Sarrazin
1:42.801

2
LMP1
AUDI SPORT NORTH AMERICA
Dindo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish/Mike Rockenfeller
1:43.639

3
LMP2
ANDRETTI GREEN RACING
Bryan Herta/Christian Fittipaldi
1:44.542

4
LMP2
TEAM PENSKE
Timo Bernhard/Romain Dumas
1:45.258

5
LMP2
PATRON HIGHCROFT RACING
David Brabham/Scott Sharp/Stefan Johansson
1:45.598

6
LMP2
TEAM PENSKE
Patrick Long/Sascha Maassen
1:45.719

7
LMP2
DYSON RACING
Chris Dyson/Guy Smith
1:46.164

8
LMP2
B-K MOTORSPORTS
Jamie Bach/Ben Devlin
1:46.558

9
LMP2
DYSON RACING
Marino Franchitti/Butch Leitzinger
1:46.730

10
LMP1
INTERSPORT RACING
Clint Field/Jon Field/Richard Berry
1:48.788

Foto: Divulgação


AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* F-1: TENTANDO EVITAR ERROS DO PASSADO, HONDA APRESENTA NOVO CARRO.


Híbrido: nova Honda manteve parte da pintura ecológica do ano passado

Brackley (Inglaterra) - O presidente esportivo da Honda, Yasuhiro Wada, afirma que a equipe não pode mais errar após a péssima temporada de 2007 da Fórmula 1. O lançamento oficial do novo carro da escuderia japonesa, que já vinha sendo testado na semana passada em Valência, ocorreu nesta terça-feira. Após ter alcançado sua primeira vitória em 2006, com Jenson Button, a Honda terminou o Mundial passado com apenas seis pontos, ficando com o oitavo lugar entre os construtores. Desde então, o time não tem medido esforços para se fortalecer, com a contratação, por exemplo, de Ross Brawn, diretor técnico que marcou época na Ferrari.
“Como todos sabem, a última temporada foi muito difícil e desapontante para nós”, afirmou Wada. “Mas agora isso ficou para trás. Na Honda, sempre levamos as pessoas a desafiar o limite, a alcançar o ponto mais alto, nunca temendo por ter cometido um erro. Erros são coisas naturais quando se está buscando o topo, mas eu só os aceito uma vez”.
“A coisa mais importante é aprender com os erros que cometemos e andar adiante. Este ano traz novas caras e idéias, e estou muito satisfeito com os novos passos que demos”, declarou, esperançoso. “O novo carro é uma grande evolução em relação ao do ano passado, e nós também temos evolução no conceito de marketing. Este ano esperamos entregar uma performance melhorada aos fãs da Honda espalhados pelo mundo todo, enquanto seguimos nossos sonhos de corrida”. O diretor-geral da equipe, Nick Fry, também deu sua opinião quanto à luta da escuderia para alcançar a mesma forma que deu resultados em 2006. “2007 foi um ano em que nossas expectativas falharam. Como resultado disso, houve muitas mudanças no time nos últimos seis meses. Isto eu chamo como evolução acelerada”, revelou.
“Toda a filosofia de design do carro é diferente, e é diferente em cada aspecto. Quando chegarmos a Melbourne (o primeiro GP da temporada) todas as partes do carro serão diferentes do que foram no ano passado”, assegurou Fry. Para este ano, a Honda continua utilizando uma pintura ecológica em seu carro, o RA108. O modelo é sobretudo branco, com a imagem da Terra na parte de trás.

fonte: GazetaEsportiva
fotos: Motorsport

* FÓRMULA 1: GP MEMÓRIA - BRASIL 1978.

Duas semanas depois do início do campeonato, máquinas e pilotos chegaram a um novo país, e a um novo circuito. Se antes, eles iam para São Paulo, no circuito de Interlagos, eles iriam conhecer o Autódromo de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro.

À chegada ao Brasil, o pelotão da Formula 1 tinha um novo inquilino: a Arrows, ausente na Argentina, apresentava o seu carro, o FA1, desenhado por Tony Southgate, para ser dirigido unicamente por Riccardo Patrese. O carro tinha sido desenhado num tempo recorde. Tão pouco tempo para desenhar um carro novo, começou a levantar suspeitas na antiga equipa deles, a Shadow. Era o começo de uma longa batalha…

Já agora, o carro só tinha um patrocínio, o da companhia Varig. Reza a história que foi assim que a equipa conseguiu transporte de graça para o seu carro para a Africa do Sul…

Entretanto, o restante pelotão tentava mostrar as suas forças em mais uma corrida disputada debaixo de calor. Uma delas tinha uma responsabilidade dupla: a Copersucar-Fittipaldi. O F5A era um carro de efeito-solo, e não tinha tido uma estreia fácil na Argentina, com Fittipaldi a chegar na nona posição. No Brasil, as coisas tinham que ser diferentes, pois estavam a jogar em casa. Nos treinos, o carro portou-se bem e levou ao sétimo lugar da grelha, um bom resultado.

Quanto ao resto, os Lotus continuavam a mostrar a sua forma, mesmo com outro piloto: Ronnie Peterson alcançava aqui a sua 12ª pole-position da sua carreira, enquanto iria ter a seu lado o McLaren de James Hunt. Na segunda fila da grelha, o americano Mário Andretti tinha a seu lado o argentino Carlos Reutmann. A terceira fila era ocupada por dois amigos: a McLaren do francês Patrick Tambay tinha a seu lado o Ferrari do canadiano Gilles Villeneuve. Só depois vinha Fittipaldi e o piloto que estava a seu lado: o australiano Alan Jones, no seu Williams. Riccardo Patrese punha o seu carro na 18ª posição da grelha, enquanto que Arturo Merzário, Eddie Cheever, Vittorio Brambilla e Divina Gálica (sim, uma mulher!) não conseguiam o bilhete para correr no Domingo…

A corrida não teve grande história. Reutmann teve uma “partida-canhão”, ultrapassando Ronnie Peterson para a liderança e não mais a largou. Fittipaldi aproveita e também salta algumas posições, lutando com os Lotus de Andretti e Peterson. Quando ele chega à segunda posição, os fãs brasileiros começaram a gritar para o Ferrari, sempre que passava pela meta: “Quebra, quebra!”. Como vêm, as relações entre “brazucas” e “porteños” são tudo menos chatas… Mais atrás, depois de Reutmann e Fittipaldi, Villeneuve e Peterson tiveram um “contacto imediato”, pondo o sueco fora da pista. O canadiano abandona mais tarde, vitima de despiste, a mesma coisa sofreu James Hunt. Enquanto isso, Niki Lauda instalava-se na terceira posição, deixando Mário Andretti num distante quarto posto. Fechando os pontos, aproveitando os despistes e as desistências na frente, acabaram por ficar Clay Regazzoni e Didier Pironi, que conseguia com o sexto lugar final, o seu primeiro ponto da sua carreira. Quanto ao Arrows de Riccardo Patrese, ficava na décima posição.

No final da corrida, Reutmann comemorava a sua primeira vitória desde 1975, e a primeira vitória de sempre da Michelin e dos pneus radiais na Formula 1. Mas a alegria maior vinha a seguir: Emerson Fittipaldi, no seu F5A, cortava a meta em segundo lugar, batendo o Brabham Niki Lauda. Nas boxes, após a corrida, a alegria que Wilson Fittipaldi transpirava dizia tudo: era o melhor resultado até então a equipa tinha conseguido. Isso parecia mostrar que o F5A era um carro potencialmente competitivo, e que as vitórias poderiam estar à esquina. Infelizmente, o tempo diria que nada disso iria acontecer…




Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Brazilian_Grand_Prix

* CENTRO DE EXCELÊNCIA DA FIA EM INTERLAGOS.

O Instituto FIA, braço da Federação Internacional de Automobilismo, foi criado em 2004 para aperfeiçoar a segurança nas pistas, incluindo a formação e atualização de profissionais e técnicos para as provas de automobilismo esportivo. O médico e escritor Sid Watkins, com longa e respeitada carreira na Fórmula 1, é o presidente da entidade. São Paulo, sede da única prova de Fórmula 1 na região 4 (América do Sul), foi escolhida entre várias cidades sul-americanas para um curso permanente destinado ao automobilismo esportivo. A Prefeitura Municipal abraçou a idéia e já ofereceu o espaço necessário para as aulas teóricas e práticas: o autódromo de Interlagos. O currículo, já aprovado pelo Instituto FIA, foi desenvolvido por Alfredo Tambucci, diretor de operações técnicas do GP do Brasil de F-1, de acordo com as necessidades da Confederação Brasileira de Automobilismo e demais federações sul-americanas.

Apenas um país em cada uma das regiões FIA sediam centros de excelência para treinamento. O projeto começou em 2006 com a França (em Paul Ricard). No ano passado foi a vez de Bahrein, no moderno Bahrein International Circuit..

Administração de prova, direção de prova, resgate, sinalização, atendimento médico, legislação esportiva, regulamento técnico são alguns dos módulos do curso que será oferecido aos interessados ainda no primeiro semestre.
O automobilismo continua crescendo no Brasil. Na gestão do presidente Paulo Scaglione, a partir de 2001, o número de pilotos inscritos na CBA deu um surpreendente salto de 2 mil para mais de 8 mil e as categorias passaram de sete para 32 campeonatos. Um curso de formação e aperfeiçoamento para quem trabalha nas corridas tornou-se essencial para acompanhar o desenvolvimento do automobilismo.

O próprio ministro do esporte Orlando Silva vê com interesse o aprimoramento do nível técnico do automobilismo da mesma forma que os dirigentes dos demais países sul-americanos. Para a Codasur – Confederação Desportiva Automobilística Sul-Americana – o curso será uma excelente oportunidade para reciclar técnicos e dirigentes das federações filiadas.

Castilho de Andrade
Diretor de imprensa do GP do Brasil de Fórmula 1

terça-feira, janeiro 29, 2008

* GIL DE FERRAN ANUNCIA SUA VOLTA ÀS PISTAS E DONO DE EQUIPE NA AMERICAN LE MANS SERIES.


de Ferran Motorsports fará sua estréia na categoria com o modelo Acura ARX-01b e será equipe de fábrica da Acura Motorsports

Sebring, Flórida (29 de Janeiro de 2008) – Campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e bicampeão da CART (2000 e 2001), o brasileiro Gil de Ferran está de volta às pistas. Ele será dono e presidente da equipe de Ferran Motorsports, que contará com suporte oficial da fábrica da Acura Motorsports, além de ser o primeiro piloto da equipe, que disputará a temporada 2008 da American Le Mans Series (ALMS).

A equipe do brasileiro será a quarta da Acura Motorsports na categoria. O time disputará a divisão LMP2 com o modelo Acura ARX-01b. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (dia 29) nos Estados Unidos.

A Acura passou a disputar competições de carros esportivos em 2007, produzindo carros protótipos para as equipes Andretti Green Racing, Highcroft Racing e Lowe’s Fernandez Racing nas 12 etapas da ALMS. A participação das três equipes marcou o primeiro programa da fábrica no automobilismo em seus 20 anos de história.

A sede da equipe de Ferran Motorsports ficará em Indianápolis (EUA). Um anúncio completo sobre as operações do time, bem como seus pilotos e patrocinadores será feito no futuro.

“Estou muito feliz por estar envolvido no novo programa da Acura Motorsports, tanto como dono de equipe quanto como piloto”, declarou de Ferran. “A American Le Mans Series tem uma tremenda combinação de alta tecnologia e muita competitividade. Os carros são fantásticos e as corridas da ALMS são espetaculares. Estou ansioso para voltar ao cockpit e correr novamente. Sei que será um desafio muito grande para mim dentro e fora das pistas. Nós já contratamos o veterano John Anderson como Diretor Geral da equipe, o que já é um bom começo para a nossa organização. Estamos trabalhando forte para colocar todas as peças restantes no lugar”.

Enquanto três equipes Acura disputarão as 12 etapas da ALMS, o time de Gil de Ferran estreará antes da metade da temporada.

De Ferran será chefe de equipe depois de atuar como Diretor Esportivo da escuderia Honda na Fórmula 1 de 2005 a 2007. Sua disputa mais recente em um carro de corrida aconteceu em 12 de outubro de 2003, no Texas Motor Speedway, quando venceu a última etapa da temporada da IRL com a equipe Penske. Depois desta prova, Gil anunciou sua aposentadoria como piloto profissional.

O programa da Acura na ALMS em 2008 será representado pelo novo chassi ARX-01b, desenvolvido pela Honda Performance Development (HPD) e pela Wirth Research, com um updated no motor V8 aspirado, 3-4 litros.

“A temporada 2007 da American Le Mans Series foi de aprendizado para a Acura e a HPD”, comentou Erik Berkman, novo presidente da HPD. “Nossas três equipes fizeram um ótimo trabalho no ano passado, coletando informações e correndo de forma competitiva. Agora, estamos felizes em termos outro campeão na família Acura, com Gil de Ferran e sua nova equipe. A carreira do Gil no automobilismo é certamente impressionante e planejamos continuar o processo de fazer do Acura ARX-01b um vencedor. Esperamos ter o carro da equipe de Ferran na pista o mais rápido possível para se juntar a nós em busca das vitórias em 2008”.

Em sua temporada de estréia na ALMS, a equipe Acura venceu sua primeira corrida com Bryan Herta, Dario Franchitti e Tony Kanaan, que pilotaram pela Andretti Green Racing na categoria LMP2 na prestigiada 12 Horas de Sebring. Além da vitória em Sebring, os carros da Acura conquistaram outros nove pódios em 2007.

“Gil de Ferran é outro nome de peso que chega à American Le Mans Series, para se juntar a Roger Penske, Bobby Rahal, Michael Andretti e muitos outros”, declarou Scott Atherton, presidente da ALMS. “Sua carreira brilhante como piloto vencedor na CART e como pessoa chave na Fórmula 1 para a equipe Honda são exemplos de excelência em nosso meio. Não tenho dúvidas de que ele terá sucesso em ambas as funções com a Acura. Nós o recebemos de braços abertos na American Le Mans Series e esperamos ansiosos por sua estréia como piloto e dono de equipe”.

De Ferran, que chegou a estudar Engenharia no Brasil, iniciou sua carreira no kart aos 14 anos. Depois de vencer campeonatos no Brasil, ele se mudou para a Inglaterra para iniciar uma carreira profissional e logo se estabeleceu como uma promessa, frequentemente no alto dos pódios europeus em diferentes categorias de fórmula de 1988 a 1994, vencendo inclusive o prestigioso campeonato da Fórmula 3 Inglesa em 1992.

Em 1995, Gil conquistou o título de estreante na CART e venceu a última etapa em Laguna Seca. Pilotando pela equipe Penske, de Ferran foi bicampeão da CART em 2000 e 2001. Ele também estabeleceu o recorde de 241.428 milhas por hora em um circuito permanente durante um treino classificatório no oval da Califórnia, em 2000, recorde que persiste até hoje. Gil foi vice-campeão da Indy 500 em 2001 e, em 2003, conquistou o título da tradicional corrida, antes de se aposentar no final da temporada.

A equipe de operações automobilísticas da Acura reflete a posição da montadora como líder em performance automotiva e tecnologia. Criada em março de 1986, como uma marca japonesa de luxo, a Acura busca trazer inovações automotivas, como o primeiro carro totalmente de alumínio, entre outras.

Atualmente, a Acura fornece uma linha completa de carros de luxo de alta performance para uma rede de 286 concessionários nos Estados Unidos.

A Honda Performance Development (HPD) foi fundada em 1993, como única subsidiária de corridas da American Honda Motor Co., Inc. A HPD, localizada em Santa Clarita, na Califórnia, é o centro de operações técnicas da Honda e da Acura para motores de alta performance para corridas. A HPD coordena a participação da Honda na IRL e as atividades da Acura na American Le Mans Series.

Confira entrevista com Gil de Ferran sobre o seu novo desafio nas pistas:

1 – Quando você começou a planejar a entrada na ALMS?
R: Desde que eu deixei o cargo de Diretor Esportivo da equipe Honda de Fórmula 1, na Inglaterra, no último verão, tenho tirado um tempo para refletir e pensar no que eu gostaria de fazer não só com a minha carreira, mas também com a minha vida.

Voltei aos Estados Unidos algumas vezes para refrescar a memória em relação ao cenário automobilístico norte-americano. Fui a Detroit acompanhar as corridas da IRL e da ALMS, reencontrei alguns velhos amigos e revivi algumas emoções.

No fim do ano passado, comecei a conversar com Robert Clark, então presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Honda, sobre algumas oportunidades em potencial. Após longas considerações, exploradas sobre várias situações por ambas as partes, posso dizer que estou feliz por concluirmos este acordo de longo prazo para eu iniciar uma equipe na ALMS com o suporte deles.

Em 2008, nós disputaremos a American Le Mans Series com um Acura na categoria LMP2. Acho que o carro e a tecnologia, neste tipo de campeonato, são interessantes e emocionantes.

2 – Você está confiante em criar uma equipe que vai competir com consagrados times na ALMS, como Penske Racing e Andretti Green Racing?
R: Ganhei uma considerável experiência em administração quando trabalhei como Diretor Esportivo da equipe Honda de Fórmula 1, e sempre me interessei em saber como é dirigida uma equipe de sucesso como, por exemplo, a Penske.

Assim como outras empresas, uma equipe de corrida é formada por um grupo de pessoas. Não pretendo saber tudo, pois sempre teremos algo a aprender. Inevitavelmente vou delegar poderes a pessoas competentes que estarão ao meu lado para fazer um time competitivo. Estou confiante, pois podemos criar um ambiente onde os profissionais se sentirão confortáveis e motivados para produzir resultados.

3 – Como está o andamento do projeto e quando poderemos ver a de Ferran Motorsport no grid da ALMS?
R: Estamos no caminho certo. Já contratei o John Anderson, que será o Diretor Geral, e é reconhecido pela sua competência no mundo do automobilismo norte-americano. Ele tem uma vasta experiência e, no último ano, fazia parte do time que levou Dario Franchitti ao título da IRL e à vitória nas 500 Milhas de Indianápolis com a AGR.

No momento, estamos trabalhando para contratar as pessoas certas. Este será um grande desafio, mas tenho certeza que o enfrentaremos com muita vontade. Estaremos no grid assim que conseguirmos nos preparar completamente e espero que isto aconteça antes da metade da temporada.

4 – Quantas pessoas você contratará e aonde será a base da equipe?
R: Nosso modelo de negócio foi feito para termos de 15 a 20 pessoas conosco e estamos procurando por elas em Indianápolis. A cidade é o lugar perfeito, pois tem uma ótima comunidade automobilística desenvolvida, com muitas qualidades e vasta experiência pessoal. Tenho certeza que os profissionais de lá nos ajudarão a recrutar as pessoas certas.

Além disso, o networking entre os fornecedores é bastante desenvolvido e, honestamente, Indianápolis é uma cidade que realmente dá suporte às corridas. Será o local ideal para montarmos a nossa base.

5 – Para quando você espera o time funcionando completamente? E quando imagina ver a equipe integrando o grid da ALMS?
R: Nós receberemos o carro depois das 12 Horas de Sebring (12-15 de março) e faremos tudo para conseguir o acerto o mais rápido possível. No estágio atual, é muito cedo para falar em datas, mas o nosso objetivo é estrear durante a primeira metade da temporada.

6 – Este é apenas um ano de aprendizado para tentar o título em 2009?
R: É evidente que estamos nos organizando para montar a estruturar da equipe e iniciar as atividades o mais rápido possível. Não quero fazer previsões e não tenho datas na minha cabeça. Sei que o campeonato é muito forte e que será um ano duro, mas nunca entrei em uma corrida sem a intenção de vencer. No entanto, temos de ser realistas e saber que o acerto de tudo não será tão rápido.

7 – O quão difícil será exercer as funções de dono de equipe e piloto?
R: No passado, disse que seria difícil exercer as duas funções juntas. Então reconheço que será um grande desafio. No entanto, após conversar bastante com a Honda e pensar com cuidado, estou confiante porque, com a infra-estrutura certa, poderei realizar as duas funções com a minha habilidade máxima.

8 – Você havia se aposentado dos cockpits em 2003. O que o fez retornar em 2008? Isso foi parte do acordo com a Honda?
R: Em alguns momentos – cada um com uma intensidade diferente – eu senti falta de pilotar. Certamente senti saudades de levar um carro ao seu limite, é algo difícil de se substituir.

Neste espaço de tempo em que fiquei fora dos cockpits, dei o meu máximo para manter a forma e a condição física. Se eu estiver apto a fazer, vou ser competitivo. Estes protótipos têm alta pressão aerodinâmica e bastante aderência. Então são diferentes do que eu estava acostumado a andar. Estou concentrado e confiante de que serei competitivo. Como sempre, o meu objetivo é ser o piloto mais rápido do campeonato.

9 – O formato da ALMS requisita dois pilotos por carro. Você está procurando por um segundo piloto que tenha méritos ou alguém que possa trazer fundos para a equipe?
R: Estou procurando pelo piloto mais rápido. É muito importante para o time, e também para mim, ter alguém que comece este desafio acelerando. Estive longe dos cockpits e é importante saber que estou rápido. Temos os fundos necessários para sermos competitivos e este definitivamente não será um fator relevante.

10 – Você tem uma lista dos prováveis pilotos? Começou a conversar com alguém?
R: Tenho algumas idéias, mas prefiro não dividi-las ainda.

11 – Será uma época marcante para você?
R: De diversas maneiras é um sonho que se transforma em realidade. É uma oportunidade fantástica, e fica melhor ainda se pensar que é uma parceria com a Honda, empresa que conheço muito bem e que é reconhecida mundialmente não só pela qualidade no automobilismo, mas em todas as suas áreas de atuação. O desafio é gigante, mas isso o faz ser emocionante e, se Deus quiser, recompensador.

12 – Você e a Honda têm fortes ligações com a IRL. Por que este acordo por uma equipe de categoria de turismo?
R: Neste momento, a Honda está querendo aumentar a sua participação na ALMS.

Como um piloto de monoposto, não quero descartar um possível retorno a este tipo de competição, mas estou 100% dedicado e motivado com os carros de turismo. Acho a geração atual de tecnologia dos protótipos muito interessante. No meu ponto de vista, acredito que é o maior atrativo. Sempre amei a área técnica do automobilismo, especialmente os desenvolvimentos de chassi e motor. Será um desafio extremamente interessante para mim.

13 – Depois de ter conquistado muita coisa – incluindo uma vitória em Indianápolis – com o Roger Penske, como será enfrentá-lo na ALMS?
R: Tenho sentimentos diferentes sobre isso. Roger, sua família e muitos membros do time dele se tornaram meus amigos pessoais. São pessoas com quem me preocupo e quero muito bem. Exceto o fato de “brigarmos” na pista, este sentimento continua existindo. Acho que estou adquirindo o sentimento que Michael Andretti e Al Unser Jr. têm quando enfrentam os seus pais.

Mesmo com tudo isso, é o meu dever, o da minha equipe e também da Acura, dar o máximo para atingirmos o sucesso na pista.

14 – Olhando um pouco para frente, você acha que este é apenas o primeiro passo para disputar outros campeonatos, como as 24 de Horas de Le Mans e a IRL?
R: Estou 100% focado para fazer sucesso na ALMS e acho que isto já é o suficiente para o momento. Disputar Le Mans no futuro seria um desafio que eu adoraria enfrentar, mas não tenho planos definidos para isso atualmente.

Reunion Press
Fernanda Gonçalves

* GT3: MAIS UMA ESTRELA QUE SE FIXA NO GRID DE 2008, LOSACCO É NOVO PARCEIRO DE W.DERANI NA EQUIPE CRT.

Bicampeão da Stock substituirá Claudio Ricci em um dos Ferrari F430 do time paulista. Equipe está confiante para a nova temporada, contando agora com as duplas Walter Derani/Giuliano Losacco e Rafael Derani/Claudio Ricci

Giuliano Losacco sentiu o gostinho de pilotar um Ferrari F430 na última rodada dupla do Brasil GT3 Championship, disputada em Interlagos, em dezembro passado. Mas muito antes disso o bicampeão da Stock Car já havia declarado sua admiração pelos supercarros da categoria. A boa atuação em Interlagos – obteve dois pódios ao lado de Renato Catalini – valeu o convite para ser parceiro de Walter Derani, que conduz um dos Ferrari F430 da CRT, time que conquistou o primeiro título de equipes da história da categoria no Brasil. “O Walter é um piloto que vem evoluindo bastante e espero poder contribuir bastante para que ele possa crescer de produção e se tornar cada vez mais competitivo”, diz Losacco. “Considero que esta será uma das minhas funções na equipe CRT: ajudar o Walter andar cada vez mais rápido, a somar pontos preciosos para o campeonato. Eu tenho a expectativa de, se possível, ganhar corridas. Afinal de contas, ninguém entra em competição para somente participar, todos querem é ganhar”, observa o piloto.
Losacco é o piloto mais graduado da dupla. “Esse é um dos grandes diferenciais da categoria, um gentleman driver (piloto menos graduado) podendo dividir o volante de um supercarro com pilotos de maior experiência”, opina Giuliano Losacco. “O primeiro ano do Brasil GT3 foi muito bom e a categoria vem se firmando com rapidez. Aliás, acho que quanto mais um piloto estiver em atividade melhor para manter a sua boa forma e os seus reflexos. Quanto mais competir, melhor. Experimentei o F430 na última corrida do campeonato do ano passado e gostei muito. O carro é muito rápido, especialmente em curvas de baixa velocidade, e muito prazeroso de dirigir. Portanto, quando surgiu o convite da equipe CRT para pilotar um desses bólidos o ano todo não pensei duas vezes”, comemora Losacco.

Time fortalecido – Para Walter Derani, correr em parceria com Giuliano Losacco acrescenta um novo estágio na sua carreira. “A última temporada fazendo dupla com o Cláudio Ricci foi excelente para o meu desenvolvimento”, elogia ele. “O Ricci é muito rápido e tê-lo como referência nas pistas foi de grande valia para mim”, comenta o gentleman driver.

Segundo o Derani, sua equipe se fortaleceu para a nova temporada. “Uma das preocupações para o campeonato de 2008 foi reforçar as duplas para melhorar as nossas chances”, conta ele. “Em 2007 fomos campeões por equipes, quem sabe se não conseguimos ser campeões também por pilotos este ano. O Rafael Derani e o Cláudio Ricci, que andou comigo na última temporada, pilotarão o outro Ferrari F430 e, com certeza, formam uma dupla muito forte. Ambos são rápidos e constantes temos grandes expectativas dos resultados dessa nova formação. Eu, como ‘perdi’ o companheiro, tive que procurar alguém à altura do Ricci, daí a escolha pelo Giuliano Losacco, um piloto acima de qualquer comentário”, completa Walter Derani.

“A escolha pelo Giuliano foi uma decisão natural dentro da equipe CRT”, continua Walter Derani. “Ele é um profissional responsável, um bom caráter, um piloto excepcional, bicampeão de Stock Car, enfim, um grande nome no automobilismo nacional. Somando todas essas qualidades temos certeza de que sua presença vai acrescentar muito para o crescimento da equipe. Ele será uma grande referência para mim, para todos nós”, conclui Walter Derani.

Caio Moraes e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda

* PIT BABY DO DIA:

* ORGANIZAÇÃO DO DAKAR ANUNCIARÁ NOVO DESAFIO.

A ASO, empresa organizadora do Rally Dakar, avisou que quebrará o silêncio no dia 04 de fevereiro. Nesta data, os competidores e os interessados pela maior prova off road do mundo saberão os detalhes da próxima aventura, após o cancelamento da 30ª edição da prova.

“Estamos ansiosos para conhecer os detalhes do rali. A expectativa é grande, pois desejamos que a prova viesse para alguns países da América do Sul, onde é possível encontrar terrenos propícios para a sua realização. Isso facilitaria inclusive que mais pessoas pudessem conhecer de perto o rali. Desta vez, o percurso tem que ser garantido em todos os sentidos para que não tenhamos mais surpresas de última hora”, afirmou André Azevedo, piloto da Equipe Petrobras Lubrax e que compete no Rally Dakar há 20 anos.

A Equipe Petrobras Lubrax iria para sua 21ª participação no Dakar em todas as categorias: moto, carro e caminhão. Um dia antes do início do rali, em 04 de janeiro, os competidores receberam a notícia de que a prova seria cancelada por medidas de segurança. Segundo a organização do rali, grupos terroristas ligados ao Al Qaeda ameaçaram diretamente a prova. Desde então, várias possibilidades de percursos foram analisadas, mas nenhuma oficialmente comprovada.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio do Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Seguros Mercedes-Benz, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e TIM.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax Competições
Ana Carolina Vieira / Cristina Degani

* TOYOTA DO BRASIL INICIA CELEBRAÇÃO DO SEU CINQUENTENÁRIO.


A Toyota do Brasil celebrará, durante o ano de 2008, 50 anos de atividades no Brasil. Na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, acontece a festa do cinqüentenário da Toyota na Sala São Paulo, na capital paulista, com a presença do presidente honorário da Toyota, Shoichiro Toyoda, filho do fundador da Companhia, Kiichiro.

A história da Toyota no Brasil começou em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no Centro da cidade de São Paulo. Em 1960, inaugurou sua primeira linha de montagem e lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante.
Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão, onde produziu o Bandeirante nacionalizado. Durante 40 anos, o modelo se posicionou como referência no mercado de utilitários.

A linha de produtos da Toyota no Brasil é composta, atualmente, pelo Corolla e Fielder, produzidos em Indaiatuba (SP), pela Hilux e SW4, fabricados na unidade industrial da Toyota Mercosul em Zárate (Argentina), e pelos modelos importados do Japão: os utilitários esportivos Land Cruiser Prado e RAV4, o sedã Camry, além dos luxuosos sedãs da marca Lexus, o ES350 e LS460L.

Legenda das fotos:
> Foto_01.jpg: Galpão da Toyota no bairro do Ipiranga, em São Paulo, 1958
> Foto_02.jpg: Galpão da Toyota no bairro do Ipiranga, em São Paulo, 1960

_________________________________________________________
A Toyota do Brasil comemora, em 2008, 50 anos de Brasil. A empresa conta com aproximadamente 3.000 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br

Toyota do Brasil Ltda – Comunicação
George Costa e Silva
Rodrigo Barnabé
Erick Boccia

segunda-feira, janeiro 28, 2008

* TONY KANAAN TESTA PELA PRIMEIRA VEZ EM 2008.


Kanaan faz ensaios com a sua equipe antes do treino coletivo da Fórmula Indy

O baiano Tony Kanaan faz nesta terça-feira (29) o seu primeiro teste do ano na Fórmula Indy. Kanaan volta a dirigir o Dallara/Honda número 11 da equipe Andretti Green Racing no oval de 1,5 milhas de Homestead, em Miami. Além da AGR, representada pelo brasileiro, outras três equipes devem fazer suas avaliações antes dos treinos coletivos oficiais da categoria, Chip Ganassi, Penske e Rahal Letterman.

“Estava ansioso para voltar a acelerar o meu carro. Embora ainda não seja o treino coletivo, acho que é importante para o nosso desenvolvimento. É sempre bom testar em Homestead porque além de ser perto da minha casa, é o mesmo local da primeira prova do campeonato”, comentou o campeão da categoria de 2004 e maior vencedor do ano passado com cinco vitórias. “Desde os testes que fizemos em novembro e dezembro, o nosso aproveitamento vem sendo muito bom. Isso só aumenta o ânimo da equipe para essa temporada. Nós trabalhamos muito fora das pistas durante as “férias” e agora é hora de agir dentro dela”, completou o baiano, de 33 anos.

O primeiro treino coletivo da Fórmula Indy acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro novamente no oval de Homestead. E nos dias 3 e 4 de março, no circuito misto de Sebring, também na Flórida. A opção dos organizadores pelo estado do sul dos Estados Unidos é justamente pela temperatura ser mais quente já que neste período ainda é inverno no país.

A primeira prova de 2008 será noturna, no dia 29 de março, com transmissão ao vivo pela Band para todo o Brasil. Tony Kanaan, detentor de 12 vitórias na categoria, parte para a sua sexta temporada defendendo a equipe Andretti Green.

Foto: Dana Garret/Divulgação

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* MOTOBOY FESTIVAL 2008 TERMINOU ONTEM E JÁ ANUNCIA NOVIDADES PARA O PRÓXIMO ANO.

Eleição na nova Musa Motoboy e do Motoboy Top Model agitou o pavilhão do Centro de Exposições Imigrantes

Terminou ontem, 27, a terceira edição do Motoboy Festival 2008, realizado entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento, consolidado como o maior encontro da América Latina para os motociclistas profissionais (motofretista, mototaxista, entre outros), atraiu 13.800 visitantes em seus quatro dias, com diversas atrações para todos os gostos e públicos, de acordo com a AM3 Feiras e Promoções, organizadora do festival.

A principal novidade deste ano foi a realização do primeiro leilão oficial de motos no evento, que contou com grande público no sábado, 26. Cerca de 100 motos recuperadas de financiamento de bancos foram arrematadas com valores 20% a 40% abaixo da tabela. Além disso, os visitantes conferiram diariamente os shows acrobáticos com motos sobre carreta e as equipe de wheeling (manobras de solo com moto) adulto e mirim do Dracena Moto Show. Outras atrações agitaram o Motoboy Festival 2008 como a “Gincana Melhor Entrega” promovida pelo CET, apresentações de basquete e dança de rua, exposição de arte Graffiti, batalha de MC´s, DJ convidado, “Praça das Artes”, campanha de doação de sangue, testes oftamológicos gratuitos do Hospital Cema e a aguardada eleição da nova “Musa Motoboy” e o concurso “Motoboy Top Model”.

“O Motoboy Festival 2008 cumpriu seu objetivo, levando informação de qualidade para que os motociclistas profissionais aprimorem sua atuação no dia-a-dia. Para a próxima edição, teremos a escolinha de educação de trânsito para crianças, ampliaremos as ofertas do leilão de motos, entre outras surpresas”, afirma Luis Augusto de Alcântara Machado, diretor da AM3 Feiras e Promoções.
O Motoboy Festival 2008 contou com o apoio de entidades, sindicatos e órgãos governamentais como a Prefeitura da Cidade de São Paulo, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), FENAMOTO (Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil) e SP TURIS.

Cerca de 40 expositores - fabricantes de motos, acessórios, motopeças, vestuário, alimentação, segurança, cosméticos, higiene pessoal e pneus, estiveram presentes em uma área de 8 mil m2, promovendo a exposição e venda de produtos. Também foram arrecadados oito toneladas de alimentos, revertidos para o Centro de Defesa das Vítimas de Trânsito e Grupo Almas de Aço, que oferecem auxilio às vítimas de acidentes de trânsito da categoria.

O evento contou com palestras para o público sobre cidadania e educação. Entre os palestrantes, ONG Atletas pela Cidadania, Lig-Moto, CDVT, CET, Smabaíba, BV Seguros e DENATRAN. A vereadora Soninha ministrou o tema “Motivação para Cidadania”, a convite da SETECESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), ao lado dos organizadores do evento, Luis Augusto e Caio de Alcântara Machado Jr. Em seu discurso, além de pontuar assuntos pertinentes à responsabilidade social e ambiental de cada cidadão, ela deu sua opinião sobre as questões referentes à atuação dos motociclistas profissionais na cidade.

Concurso elegeu os mais belos representantes dos motoboys

Ontem, os visitantes da terceira edição do Motoboy Festival 2008, que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, conheceram a mais nova “Musa Motoboy” e o “Motoboy Top Model”. A ganhadora foi a belíssima loira Juliana Prado, 21 anos, 1.64 m, 53 kg. O título do motoboy mais bonito foi para Renato da Silva Costa, 26 anos, 1.91 m, 86 kg. Ambos paulistanos, eles ganharam uma moto 0 km e um contrato de dois anos com a agência Faro Models.

Para a final, foram escolhidas 20 aspirantes à musa e 10 motoboys. As três primeiras colocadas do concurso feminino ganharam um contrato de dois anos com a agência Faro Models. A vencedora foi premiada com uma moto 0 km e participará do ensaio fotográfico de uma revista masculina, a segunda colocada ganhou uma viagem de quatro dias com acompanhante para um resort, e o terceiro lugar recebeu uma jóia no valor de R$ 1,5 mil.

Já o primeiro colocado do Motoboy Top Model, ganhou uma moto zero km e um contrato de dois anos com a agência Faro Models, o segundo passará quatro dias em um resort com acompanhante e o terceiro foi premiado com um relógio no valor de R$ 1 mil.

No dia 21 de janeiro, foram realizadas as seleções que escolheram 50 candidatos das duas categorias para as semifinais feminina (30) e masculina (20), que aconteceram sabado, 26, A participação foi gratuita, para maiores de 18 anos e aberta aos interessados de todos os estados brasileiros.

Outras informações sobre o Motoboy Festival 2009 podem ser obtidas pelo 11 3044-7551 ou www.motoboyfestival.com.br.

A4 Comunicação
Regiane Tosatti

* ENRIQUE BERNOLDI SERÁ PILOTO DA ROCKETSPORTS NA CHAMP CAR WORLD SERIES EM 2008.

Piloto acredita em vitórias e espera terminar a temporada entre os cinco melhores

Depois de disputar a temporada 2007 da Stock Car e ter sua primeira experiência com um carro de turismo, Enrique Bernoldi volta a competir de monoposto. Este ano, o curitibano de 29 anos disputará a Champ Car World Series pela equipe Rocketsports.

“Estou muito animado com a oportunidade de disputar a Champ Car pela Rocketsports. Correr nos Estados Unidos é algo que eu sempre quis e essa categoria é a melhor opção para mim. Gosto muito da variedade de circuitos que estão no calendário e que contam com algumas pistas de rua”, disse Bernoldi.

O primeiro contato do piloto com o time americano aconteceu em 2006 quando ele realizou dois dias de testes em Houston, no Texas. “Até então estava guiando um carro de F-1 e achei um pouco diferente, mas gostei bastante. Em 2007 houve uma mudança de chassi, então será tudo novo para mim e acredito que o carro deve estar melhor ainda”, afirmou Bernoldi que correrá com chassi Panoz e motor Cosworth de 750cv.

Bernoldi iniciou sua carreira no kart em 1986, tendo passado por categorias como F-Renault Européia, F-3 Inglesa, F-3000, F-1 e Super Nissan. “Estou muito feliz em voltar a correr de fórmula. Foi bom ter disputado a Stock em 2007, mas meu objetivo sempre foi voltar aos monopostos”, comemorou o piloto.

O calendário da temporada 2008 da Champ Car contará com 14 provas, sendo que a primeira será disputada em Long Beach, na Califórnia, no dia 20 de abril. “Não conheço nenhuma pista, mas na F-1 eu também não conhecia metade delas. De qualquer forma, em 10 voltas você já consegue entender o traçado e estar num nível competitivo. Acho que a adaptação às regras da categoria será um desafio”, ressaltou o brasileiro. “Na última etapa do ano passado, conversei com o Bruno Junqueira e ele falou que o campeonato e as corridas são bem legais. Como não se pode defender a posição, há muitas ultrapassagens. Ter uma boa estratégia conta bastante, já que há muitas bandeiras amarelas e preciso me acostumar com isso”.

“Nós estamos muito animados por termos o Enrique como parte da nossa equipe nesta temporada”, disse o dono da Rocketsports, Paul Gentilozzi. “É ótimo poder confirmar um piloto com tanta antecedência, além disso, ele poderá participar dos testes da pré-temporada e isso será uma grande vantagem. Juntos, nós teremos um ano cheio de emoções. O Enrique já esteve ligado às melhores equipes da F-1 e conhece muito de monoposto. Ele nos mostrou isso nos testes que realizou conosco em 2006. É um piloto extremamente profissional e talentoso. Com certeza, ele tem potencial para vencer muitas corridas na Champ Car”, avaliou.

Bernoldi acrescentou: “Sei que a Rocketsports irá me ajudar a aprender tudo o que for possível já que temos o mesmo objetivo: vencer. Paul Gentilozzi não é apenas o dono da equipe, mas também um piloto. Ele será capaz de entender o que eu preciso já que possui a mesma mentalidade”.

Os primeiros testes coletivos acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no circuito de Sebring, nos Estados Unidos.

“Será ótimo ter esses três dias de testes antes da temporada começar. Assim, poderei trabalhar com o time e com os engenheiros e obter o feedback que eu preciso para me preparar para a primeira etapa e para o resto do ano. Eu sinto que temos grandes chances e quero vencer corridas e terminar a temporada entre os cinco melhores. Mas darei um passo de cada vez. Estou ansioso pelos desafios que esperam por mim em 2008”, comentou Bernoldi que deve morar em Tampa, na Flórida.

Sobre a Rocketsports

Sediada em East Lansing, em Michigan, a Rocketsports Racing foi formada em 1985 pelo ex-piloto Paul Gentilozzi que conquistou inúmeras vitórias com a equipe em categorias de turismo. A Rocketsports também estabeleceu uma presença significante na Champ Car World Series e disputa neste ano sua sexta temporada. Em sua história na categoria, a equipe já conquistou duas poles, uma vitória (Alex Tagliani, em Road América em 2004) e subiu ao pódio por sete vezes.

Confira o calendário da temporada 2008 da Champ Car:

20 Abril - Long Beach, Califórnia
27 Abril - Houston, Texas
18 Maio - Laguna Seca, Califórnia
1 Junho - Zolder, Bélgica
8 Junho - Jerez, Espanha
22 Junho - Cleveland, Ohio
29 Junho - Mont-Tremblant, Canada
6 Julho - Toronto, Canada
20 Julho - Edmonton, Canada
27 Julho - Portland, Oregon
10 Agosto - Road America, Wisconsin
14 Setembro - Assen, Holanda
26 Outubro - Surfers Paradise , Australia
9 Novembro - Mexico City, México

foto: Fernanda Freixosa

REUNION PRESS
MILLA DELFINO / FERNANDA GONÇALVES

* F-3: CALENDÁRIO 2008 É DIVULGADO COM PROVAS NO BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI.

Principais pilotos já começam a anunciar a participação na categoria

A temporada 2008 da Fórmula 3 Sul-Americana já tem data para começar. O calendário oficial da principal competição de monopostos do continente já foi divulgado e a primeira etapa está marcada para o dia 13 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba. Mais uma vez a categoria visita os principais autódromos do Brasil, além de Argentina e Uruguai. Com isto, os pilotos começam a anunciar as suas paticipações, como o paulista Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Alberflex/Puma), que vai fazer a sua segunda temporada completa no certame mais rápido da América do Sul. “Estou mais preparado e bastante otimista para esta temporada. Já me familiarizei com o carro de Fórmula 3 e conheço quase todas as pistas”, afirma o piloto que vai para seu terceiro ano no automobilismo.

Felipe Ferreira acertou nessa segunda-feira (28/01) sua renovação com a Bassan Motorsport, mesma equipe pela qual correu no ano passado, e espera colher bons resultados em 2008. “Estou bastante confiante. Vou trabalhar firme no desenvolvimento do nosso carro e usar o conhecimento que eu obtive no ano passado para ganhar pela primeira vez”, conta o jovem piloto de 19 anos.

O chefe da equipe Eduardo Bassan, que há 17 anos trabalha com automobilismo, também está bastante otimista. “Eu já conheço bem o piloto. O Felipe sempre foi rápido, mas faltava experiência. Agora, após um ano de trabalho juntos, estamos mais bem preparados e vamos juntos atrás das vitórias”, aposta o dirigente.

Nesta temporada o torneio segue o modelo do último ano e serão disputadas nove rodadas duplas em cada fim de semana de provas. Uma das atrações para 2008 é o retorno da categoria ao nordeste brasileiro. Após cinco anos de ausência, a F3 volta ao autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza. Outra novidade é o circuito de Cascavel, palco das 11ª e 12ª etapas, e que não fazia parte do calendário do certame desde 2004. Já a prova de encerramento será disputada no dia 23 de novembro no Uruguai, no tradicional circuito de rua do balneário de Piriápolis, de volta à categoria após sete anos. As pistas argentina de Córdoba, e Interlagos, palco do GP Brasil de Fórmula 1, permanecem no calendário.

Confira o calendário completo da Fórmula 3 Sul-Americana em 2008.

16 de março - Curitiba
13 de abril - Fortaleza
11 de maio - Santa Cruz do Sul
08 de junho - Brasília
06 de julho - Córdoba (Argentina)
03 de agosto - Cascavel
07 de setembro - Tarumã
02 de novembro - São Paulo
23 de novembro - Piriápolis (Uruguai)


MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

domingo, janeiro 27, 2008

* 24 HORAS DE DAYTONA: SCOTT PRUETT VENCE.



Ao completar 695 voltas , o norte-americano Scott Pruett da Equipe Chip Ganassi com um Lexus, vence a tradicional prova 24 horas de Daytona.

* CURSO PRETENDE FORMAR ATÉ DIRETOR DE PROVA.

A iniciativa dos organizadores do GP Brasil de Fórmula 1 tem apoio da FIA

Bandeirinha, comissário de box, de pista, fiscal no grid, integrante da equipe de resgate, membro do grupo médico especializado, técnico no combate a fogo, comissário técnico, desportivo e até diretor de prova. Quem desejar exercer qualquer dessas funções nas corridas de automóvel, até mesmo na Fórmula 1, poderá inscrever-se no curso que, já a partir de fevereiro, começa a funcionar em Interlagos. A iniciativa dos organizadores do GP do Brasil de Fórmula 1 tem o apoio técnico e financeiro da própria Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Ao longo desses anos todos, desenvolvemos importante know how em corridas no seu nível máximo”, diz o promotor e organizador do GP do Brasil de Fórmula 1, Tamas Rohonyi. “O nosso projeto vai ao encontro dos planos da FIA de criar um centro de excelência para formar interessados em atuar em todas as áreas necessárias nos autódromos”, explica Rohonyi. “O curso, chancelado pela entidade, também receberá gente de outras nações da América Latina, conforme designou a FIA. Outro desses centros será criado na Ásia, continente que já recebe as principais competições internacionais da FIA para, nesse caso, utilizar pessoal local nas disputas.

Alfredo Tambucci, responsável pela coordenação da equipe que trabalha no GP do Brasil de Fórmula 1, e um dos criadores do modelo de organização que levou em 2006 a FIA a dar ao evento a nota máxima, é o encarregado de gerenciar o curso. Tudo seguirá o padrão FIA, que enviará a São Paulo vasto material, bem como alguns de seus técnicos. Os ensinamentos médicos, tanto o de atendimento na pista como a supervisão geral dos serviços, serão orientados pelo doutor Dino Altman, já delegado médico do GP do Brasil de Fórmula 1.

“O projeto seguirá o que se faz no Circuito de Paul Ricard, na França. O centro de formação de São Paulo será o primeiro fora da Europa”, afirma Chico Rosa, administrador de Interlagos. “No começo, funcionará em salas da área de escritórios do autódromo, mas deverá transferir-se, em definitivo, para o setor que será construído em baixo das novas arquibancadas”, disse Chico Rosa.

“A iniciativa permitirá que o grupo que já atua nos eventos realizados no País possa se desenvolver mais, atualizar-se regularmente, e também renovar o quadro de todos os que exercem essas funções”, comenta Rohonyi. A Interpro, promotora do GP do Brasil e do curso, bancará 70% do investimento anual, de US$ 100 mil. Os outros 30% virão da FIA.

fonte: O POVO