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quinta-feira, maio 31, 2007

* STOCK JR.: A UM PONTO DA LIDERANÇA, CÁSSIO HOMEM DE MELLO APOSTA NO BOM RETROSPECTO EM CAMPO GRANDE.



Piloto paulista venceu uma das corridas de 2006 realizada no autódromo internacional Orlando Moura

Campo Grande – A um ponto da liderança do campeonato e embalado pela vitória na última etapa em Curitiba (PR), o paulista Cássio Homem de Mello (Terra / Lojack / GFS / Iguaçu / ICEC / Corsa / Instituto Vita Care / Ogio) desembarca em Campo Grande (MS) com uma boa expectativa para a 3ª etapa da temporada 2007 da Stock Car Jr.

Uma das categorias mais disputadas do automobilismo nacional, a Stock Car Jr. inicia os treinos no autódromo internacional Orlando Moura na próxima sexta-feira (dia 1), com duas sessões livres. No sábado (2), haverá mais um treino livre e o classificatório. No domingo (3), a largada está prevista para as 13h35 local (14h35 de Brasília).
Outro ponto a favor do piloto de 22 anos é o bom retrospecto no traçado sul-mato-grossense. Em 2006, quando estreou na categoria, Cássio venceu uma das provas e largou na pole na segunda corrida (no ano passado a Stock Jr. era realizada sempre em rodada dupla).
"Tenho boas expectativas para essa prova. Estou confiante, principalmente após a vitória ‘suada’ em Curitiba", lembrou o piloto, que mesmo levando vários toques fez uma corrida perfeita no autódromo paranaense e venceu a 2ª etapa, disputada no dia 6 de maio. Na temporada 2007, Cássio subiu ao pódio em todas as provas, já que foi o terceiro na abertura do campeonato, em abril, em São Paulo.

Com 3,443 km de extensão, o circuito de Campo Grande tem muitas curvas de baixa velocidade e uma reta longa, com uma espécie de "bacião" no final. Cássio gosta do traçado, mas chama a atenção para um dos perigos da pista. "Acredito que a principal característica de lá seja a areia, que invariavelmente se concentra no asfalto. Isso faz com que qualquer saidinha do traçado seja perigosa", ressaltou.

Com 48 pontos na classificação, o piloto está apenas um ponto atrás do líder Thiago Riberi. Cássio lembra que o duelo acirrado na pista e o equilíbrio continuam sendo marcas da Stock Car Jr. "As duas primeiras etapas do ano foram muito disputadas, como todas as corridas do ano passado. Já é uma característica da categoria e, na maioria das vezes, não é possível se distanciar dos outros competidores e assim prever quem será o vencedor. Todas as corridas são decididas na bandeirada final", completou o piloto. Em Campo Grande, a Stock Jr. promete ainda mais emoções.

Confira a programação para a 3ª etapa da Stock Car Jr. (horário local – uma hora a menos com relação ao horário de Brasília):

Sexta-feira, dia 1º
7h45 às 8h15 – 1º Treino Livre
12h00 às 12h30 – 2º Treino Livre

Sábado, dia 2
7h30 às 8h00 – 3º Treino Livre
12h15 às 12h45 – Treino Classificatório

Domingo, dia 3
13h35 – Largada 3ª etapa

Veja os dez primeiros colocados na classificação geral da Stock Car Jr. após duas etapas:

1º) Thiago Riberi (SP), 49 pontos
2º) Cássio Homem de Mello (SP), 48 pontos
3º) Cauê Carvalho (SP), 41 pontos
4º) Jason Oliveira (SP), 28 pontos *
5º) Lucas Finger (PR), 24 pontos
6º) Rodrigo Navarro (SP), 22 pontos *
7º) Eduardo Leite (SP), 21 pontos
8º) Carlo Kain (SP), 17 pontos
9º) Adriano Amaral (SP), 13 pontos *
10º) Renato Rattes (SP), 12 pontos *
* categoria Master
fotos: Cleocinei Zonta

REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES / MILLA DELFINO

* EXPOSIÇÃO DE CLÁSSICOS & ANTIGOS NO QUATRO RODAS EXPERIENCE.

Clássicos como Ferrari Dino 1971, Porsche Carrera 1973 e o Corvette Split-Window 1963 são apenas alguns dos modelos que o público poderá ver de perto no maior evento automobilístico do país

A edição deste ano do Quatro Rodas Experience, que acontece nos dias 2, 3, 9 e 10 de junho, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, reserva mais uma atração imperdível para seus visitantes: uma exposição de carros clássicos que foram os precursores de modelos que fizeram a história do mundo automobilístico e que até hoje encantam os aficionados por velocidade.

Ao todo serão 12 carros expostos no estande da Tracker do Brasil-LoJack: quatro originais e oito réplicas. Dentre os clássicos originais estarão a histórica Ferrari Dino 1971, a primeira Ferrari de rua com motor traseiro entre - eixos e o Porsche Carrera 1973, que foi o modelo mais esportivo da série 911 àquela época.

Além desses, um Corvette Split-Window 1963, que foi o primeiro futurista da série Sting Ray e que hoje é considerado patrimônio nacional norte-americano, e a BMW Alpina 1974, que pertenceu a Emerson Fittipaldi.

A réplica da lenda criada pelo piloto texano Carrol Shelby – Cobra 427 –, o Jaguar XK120 – primeiro carro de série a ultrapassar os 200 km/h –, o Lotus Seven 1955 – revolucionário modelo esportivo inglês –, o Alpine 1964 – réplica do francês A108, modelo vencedor de ralis europeus – e, por fim, o Porsche Speedster 1956 também poderão ser vistos de perto no evento
Os participantes do QRX 2007 terão ainda uma série de outras atrações, como test-drives nas pistas on road e off road de carros não comercializados no Brasil, como Cadillac, Corvette, Mustang, Nissan 350Z Nismo, de máquinas preparadas especialmente para o evento, como Ford Fiesta Turbo e Ford Focus Performance, tirolesa car, jogos e simuladores, pista de autorama, espaço infantil e muito mais.

Quatro Rodas Experience
Data: 2, 3, 9 e 10 de junho de 2007
Horário: 8 às 18 horas
Local: Autódromo de Interlagos
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 239, Interlagos
Entrada: Portão 7
Estacionamento: R$ 10,00 e R$ 20,00 (com manobrista)
Ingressos para visitantes: R$ 20,00
Ingressos para test-drive: R$ 40, R$ 90,00 e R$ 180,00
Vendas por telefone: 11 3253 3414
Vendas pelo site: www.qrx.com.br

DOC Press Comunicação

* NOVA CLASSE C CHEGA COM MAIOR NÍVEL DE SEGURANÇA, CONFORTO E AGILIDADE.

A nova Classe C, uma das linhas de maior sucesso da marca Mercedes-Benz em todo o mundo, já está chegando ao mercado brasileiro. Apresentada na Alemanha no início deste ano, ela se destaca pelos elevados níveis de segurança, conforto e agilidade. O novo sedã Mercedes-Benz apresenta um conceito de produto de múltiplas facetas que atende às expectativas dos mais variados públicos-alvos.

Com as linhas Avantgarde, Elegance e Classic, a Mercedes-Benz oferece três modelos individuais, cuja ênfase está no conforto e na agilidade. Estão disponíveis para os clientes no Brasil os modelos C 200 K Classic, C 200 K Avantgarde e o C 280 Avantgarde.

Todas as versões do modelo compartilham a mais avançada tecnologia disponível. O melhor exemplo é o sistema AGILITY CONTROL recentemente desenvolvido com controle de amortecedores que reage a situações de direção atuais. A nova família de motores de quatro e seis cilindros oferece até 13% a mais de desempenho e um consumo de combustível até 6% menor que o do modelo antecessor.


Com um comprimento de 4581 mm, o sedã é 55 mm mais longo que seu antecessor. A largura da carroçaria aumentou em 42 mm para 1770 mm, e a distância entre eixos em 45 mm para 2760 mm. Estas dimensões criam as condições para um interior generosamente dimensionado e, portanto, maior conforto. O espaço dianteiro dos ombros aumentou em 40 mm.

O estilo da nova Classe C reflete a superioridade técnica dos automóveis que ostentam a estrela com linhas tensas e grandes superfícies. A pronunciada forma em cunha da extremidade frontal serve para enfatizar atributos como agilidade e desempenho. Pela primeira vez em um sedã Mercedes-Benz, a grade do radiador é utilizada como uma característica diferencial para posicionar as versões do modelo mais claramente.
Três lâminas horizontais estendidas e uma grande estrela Mercedes-Benz centralizada

caracterizam o modelo AVANTGARDE como uma tradicional característica de estilo dos modelos esportivos da Mercedes-Benz. Juntamente com os acessórios esportivos de alta qualidade, esta característica enfatiza a aparência jovem e ágil do modelo.

No modelo Elegance, a Mercedes-Benz emprega uma grade de radiador tridimensional de lâminas, com um acabamento de pintura de alto brilho para acentuar outros atributos típicos da marca como conforto e luxo. O modelo Classic na nova Classe C é intencionalmente mais contido e tradicional, mas oferece as mesmas inovações técnicas das duas outras versões do modelo.
Este conceito permite aos clientes Mercedes-Benz acentuar escolhas individuais, e configurar a Classe C para adequá-la aos seus gostos pessoais e estilo de vida ainda mais enfaticamente do que antes. Todos os modelos oferecem a mesma extraordinária experiência de direção que o sedã proporciona em função de melhorias técnicas adicionais. Tanto por seu marcante conforto de longa distância como por seu manuseio dinâmico, a Classe C estabelece novos padrões em seu segmento de mercado.

Os amortecedores adaptam-se automaticamente à situação de direção


AGILITY CONTROL – Este é o termo utilizado pela Mercedes-Benz para os novos desenvolvimentos que melhoram tanto o conforto quanto a agilidade em medidas equivalentes. O pacote inclui a suspensão AGILITY CONTROL que controla as forças dos amortecedores de acordo com a situação de direção: ao dirigir normalmente com baixos impulsos dos amortecedores, as forças de amortecimento são automaticamente reduzidas para uma melhoria notável em conforto de rodagem – mas sem qualquer comprometimento na segurança de manuseio.

Ao dirigir mais dinamicamente, as forças de amortecimento máximo são acionadas e o carro efetivamente estabilizado. Agindo também no sistema de direção o AGILITY CONTROL tem uma relação de 14.5 sendo, portanto, 6% mais direta que a direção do modelo antecessor.

A Mercedes-Benz também desenvolveu o pacote ADVANCED AGILITY com um modo de direção esportiva, que será opcional a partir do final de 2007. Ele oferece ao motorista uma escolha de dois programas de mudanças: Sport e Confort. Dentro destes programas o amortecedor de cada roda tem controle eletrônico infinitamente variável. Uma direção sensível à velocidade recentemente desenvolvida com uma relação mais direta, centragem variável, e adaptação das características do acelerador e dos pontos de mudança da transmissão automática também estão incluídas no pacote.

O ADAPTIVE BRAKE é outro desenvolvimento na área da tecnologia do sistema de tração. Isto é baseado na tecnologia da Classe S e proporciona funções adicionais de apoio para uma segurança e conforto ainda maiores. Incluem, por exemplo, Assistência de Partida para gradientes ascendentes, escorvamento dos freios em situações críticas e contato leve para secar os discos de freio em condições úmidas.

Desempenho de motores superalimentados de quatro cilindros aumentado em até 13%
Com um marcante aumento de desempenho de até 13% e um aumento de cerca de 18 % no torque, os motores também fazem mais do que simplesmente sua parte para criar a vivaz natureza da nova Classe C. As unidades de quatro e seis cilindros não apenas excedem com uma poderosa resposta, mas também contribuem para um excelente conforto de rodagem do sedã com sua suavidade melhorada.

A Mercedes-Benz prestou uma atenção especial ao desenvolvimento adicional dos motores de quatro cilindros. Na linha a gasolina, o desempenho do C 180 KOMPRESSOR aumentou dos anteriores 143 cv para 156 cv, com torque máximo melhorado de 220 para 230 Nm, enquanto o C 200 KOMPRESSOR desenvolve 20 cv a mais do que antes.

Ele tem um desempenho de 183 cv e gera um torque máximo de 250 Nm a partir de 2.800 rpm. Estes motores modificados melhoram consideravelmente o desempenho e o consumo de combustível dos modelos de quatro cilindros. Ao acelerar da inércia a 100 km/h, o C 200 KOMPRESSOR é 0,5 segundos mais rápido que seu antecessor. Melhorias no consumo de combustível igualmente impressionam: o consumo de combustível combinado (cidade e estrada) do C 200 KOMPRESSOR foi reduzido em cerca de 0,5 litros por cada 100 km.


Os modernos motores V-6 na linha da Classe C permanecem inalterados, com uma escolha de e unidades a gasolina que desenvolvem 231 cv (C280) e 272 cv (C350). Os modelos na nova Classe C de 4 cilindros são equipados com uma transmissão automática seqüencial de cinco velocidades enquanto os modelos V6 tem câmbio 7G-TRONIC, a única transmissão automática de sete velocidades do mundo, como equipamento de série.

As mais recentes invenções da Mercedes-Benz asseguram segurança máxima

No decurso de seu desenvolvimento, a nova Classe C passou com sucesso por mais de 100 testes de impacto, incluindo os particularmente rígidos testes de impacto da própria Mercedes-Benz, alguns dos quais vão bem além das exigências legais. Passar por estes testes é uma pré-condição para o maior dos prêmios na segurança automobilística: a estrela Mercedes-Benz.

A proteção de ocupantes é baseada em uma concha de carroçaria projetada inteligentemente e 70% da qual consiste de aço de alta resistência e ultra-alta resistência. Comparadas com a série anterior, a Mercedes-Benz aumentou as zonas de deformação ainda mais e melhorou os fluxos de energia. A estrutura da extremidade frontal da nova Classe C tem quatro níveis ativos independentes de impacto, que permitem a distribuição de forças por uma ampla área enquanto sobrepassam a célula de passageiros.

A tecnologia de segurança no interior foi complementada com os mais recentes sistemas de proteção. Dois airbags adaptivos para o motorista e passageiro dianteiro, dois airbags laterais nos respaldos dos assentos dianteiros e dois grandes airbags de janela que se estendem da coluna A à coluna C durante um impacto lateral são itens básicos de segurança em todas as novas Classe C. O motorista, passageiro dianteiro e passageiros nos assentos traseiros externos também se beneficiam dos tensionadores de cintos e limitadores de força dos cintos como equipamento normal.

Os protetores de cabeça operam pelo princípio do NECK PRO: durante uma colisão da extremidade traseira as superfícies almofadadas são empurradas para a frente em milisegundos para apoiar as cabeças do motorista e do passageiro dianteiro em um estágio inicial. Isto reduz significativamente o risco de ferimentos devido ao efeito chicote.

A Mercedes-Benz desenvolveu as flashing brake lights como ajuda fundamental para ajudar a reduzir colisões traseiras e também são equipamento de série na nova Classe C. Se o motorista precisar frear forte a velocidades maiores que 50 km/h, as luzes do freio começam a piscar rapidamente para avisar os motoristas de trás.

O PRE-SAFE® é outra característica especial do novo sedã Mercedes-Benz. Este sistema de proteção preventiva de ocupantes (equipamento opcional) está ligado a sistemas ativos de segurança como o ESP® e a Assistência de Frenagem Brake Assist, e é capaz de reconhecer manobras críticas de direção em estágio bem inicial.

Se a Classe C estiver em perigo de um impacto como resultado de um pesado subesterçamento ou superesterçamento, ou se o motorista precisar frear muito fortemente em uma situação de perigo, o PRE-SAFE® ativa certos sistemas como precaução para preparar o veículo e seus ocupantes para um impacto iminente. Assim, a fase de segurança passiva não começa quando o impacto já aconteceu, mas antes de uma colisão iminente.

O Sistema de Iluminação Inteligente (equipamento opcional) desenvolvido pela Mercedes-Benz também está disponível nesta classe de veículo pela primeira vez. Poderosos faróis bi-xenon proporcionam cinco diferentes funções de iluminação adequadas a uma direção típica e condições climáticas: modo campo, modo estrada, faróis otimizados, Sistema de Iluminação Ativa e iluminação de curvas. Mais uma importante contribuição da Mercedes-Benz para uma direção mais segura com visibilidade ruim.

Estilo interior "fundido a partir de um único molde"

Ao desenvolver o interior, os estilistas da Mercedes-Benz assumiram seu foco esportivo e incluíram instrumentos claramente delineados como podem ser encontrados em esportivos ou cupês. Aros em cor prateada, faces instrumentais pretas, marcações brancas e ponteiros laranja brilhantes combinam perfeitamente a forma com a função para uma impressão de alto valor e fácil legibilidade.

Igualmente delineados e bem distribuídos, o painel de dois tons e o console central da nova Classe C formam uma unidade harmoniosa em linha com o princípio "projeto fundido a partir de um único molde". O mesmo se aplica à integração da tela colorida no centro superior do painel. Ela está perfeitamente posicionada dentro da linha de visão do motorista, mas também pode ser coberta ou embutida conforme necessidade, sem desligar o rádio, sistema de navegação ou outras unidades ligadas à tela. Se a tampa pivotante da abertura da tela for fechada, as unidades de obtenção de informações continuam a operar.

Novo conceito de controle para maior claridade e conforto

A tela colorida central faz parte do novo conceito de controle e exibição que a nova Classe C adotou dos modelos da classe luxo da Mercedes-Benz. Sua maior vantagem é o rápido acesso às funções mais freqüentes, o que significa que o motorista não precisa reaprender, é capaz de manter hábitos familiares e se sente em casa imediatamente. Todos os elementos de controle e exibição necessários e importantes durante uma jornada estão localizados no posto de comando na proximidade imediata do motorista.

Da mesma forma, a interligação do volante multifuncional com o painel de instrumentos é uma importante pré-condição para um rápido acesso a uma ampla faixa de informações e funções na linha de visão direta do motorista. Outras funções como a obtenção de informações são mostradas pela tela no centro do painel. O motorista e passageiro dianteiro são capazes de controlar o rádio, o sistema de navegação ou telefone pelo uso de um controlador no console central, ou acessar os menus principais usando teclas de seleção direta.

Os sistemas Audio 20 (série no Brasil), Audio 50 APS e COMAND APS (opcionais) são uma linha de unidades de obtenção de informações opcionais recentemente desenvolvidas para os passageiros da Classe C. Todos eles oferecem um teclado para entrada de números telefônicos e freqüências de rádio, bem como uma interface Bluetooth que conecta por rádio o telefone celular ao sistema de mãos livres.

No sistema Audio 50 APS (opcional), a informação de orientação de rotas – uma parte dele como uma atraente exibição automática de aproximação automática de junções – é mostrada por meio de flechas na tela de exibição fixa (4.9") no painel. Uma disqueteira de 6-CDs e um sistema de controle por voz LINGUATRONIC estão disponíveis sob encomenda.

O sistema multimídia COMAND APS (opcional) oferece ainda mais funções que antes na nova Classe C. Uma nova característica é um sistema de navegação de toda a Europa, cujos dados estão armazenados em um disco rígido (30 gigabytes). Os mapas de alta resolução são mostrados por uma tela colorida (7") que pivota e desaparece embaixo de uma tampa ao toque de um botão.

Outras funções do COMAND APS incluem um servidor de música com uma memória de 4-gigabytes, um DVD-player para vídeo e áudio, e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC que a Mercedes-Benz igualmente melhorou adicionalmente: o motorista não precisa mais soletrar os nomes de países, cidades ou estradas, mas pode verbalizá-los como palavras completas. O sistema de controle por foz é igualmente conveniente ao selecionar estações de rádio ou entradas no diretório telefônico.

A Classe C é o maior sucesso de vendas na linha Mercedes-Benz

O novo sedã Classe C substitui uma série de modelos dos quais mais de 1,4 milhões de unidades foram vendidas desde o ano 2000. Ao todo, a Mercedes-Benz comercializou mais dois milhões de modelos sedãs, tourings e sportcoupés da Classe C anterior a clientes em todo o mundo. Esse fato torna a Classe C o maior sucesso de vendas na linha de automóveis da Mercedes-Benz.

Gilberto Dos Santos

* ALBERTO VALERIO ESPERA DISPUTA ACIRRADA NA F-3 EM SNETTERTON.

Circuito é um dos mais utilizados nos testes de pré-temporada e o brasileiro acredita em até quinze carros dentro do mesmo segundo.

De um traçado que ninguém conhecia para a pista que todos os participantes dominam em razão dos inúmeros testes realizados por lá. Será assim a transição da Fórmula 3 Inglesa entre a terceira rodada dupla do ano, disputada há duas semanas, em Bucareste, na Romênia, e a quarta, que está marcada para os dias 2 e 3 de junho, em Snetterton, na Inglaterra. O brasileiro Alberto Valério, que esteve bem perto da primeira vitória na categoria na etapa passada, enxerga a diferença, mas acredita que pelo menos o desempenho dele será bastante parecido. "Lá, valeu a experiência que eu tinha em pistas de rua. Aqui, vai contar o que eu aprendi em quase um ano e meio na categoria", afirma.

Outro fator que pode influenciar positivamente é a boa forma da equipe Carlin Motorsport, que parece ter eliminado a diferença que a afastava das rivais, Hitech Racing e Raikkonen Robertson. "Por se tratar de um circuito muito conhecido, acredito que os tempos estarão todos muito próximos, com cerca de quinze carros no mesmo segundo. Aí vai fazer diferença a nossa capacidade de encontrar detalhes nos ajustes que possam nos dar alguma vantagem", comenta o mineiro, que faz sua segunda temporada na categoria e vem de um segundo lugar na prova anterior.

"Já cheguei em terceiro e já cheguei em segundo. Já larguei duas vezes na primeira fila. Estou com a vitória engasgada e ela chegaria em boa hora em Snetterton" revela Alberto Valério. Para tanto, ele vai precisar se intrometer na briga dos primeiros colocados no campeonato. O estoniano Marko Asmer disparou na liderança, com 105 pontos, mas vem sendo perseguido pelos britânicos Stephen Jelley, com 58, e Sam Bird, com 51. "Eu preciso vencer para começar a pensar em entrar nessa disputa", conclui. Os treinos livres começam nesta sexta-feira (1).

foto de Alberto Valerio. Crédito: Jakob Ebrey

Dinho Leme Comunicação

* VECTRA RACING GANHA EM TERRAS GAÚCHAS PELO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURANCE.

No mais rápido circuito brasileiro, Tarumã, o modelo da Chevrolet é destaque no Rio Grande do Sul

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance assistiu mais uma vitória do Vectra Racing, modelo da equipe Bardahl/Chevrolet Endurance Team, derivado do sedã de luxo da Chevrolet, um dos mais vendidos neste segmento no mercado brasileiro.

Os pilotos Carlos Eduardo Prado, Fernando Rebellato e Ricardo Dilser se revezaram na pilotagem do Vectra na prova "3 Horas de Tarumã", disputada neste último 27 de maio de 2007 no autódromo gaúcho.

Inaugurando novas rodas e pneus, mesmo conjunto usado nos Stock Car, o Vectra se mostrou rápido e confiável, ingredientes indispensáveis numa prova de longa duração.

Em constante evolução desde seu surgimento nas pistas, no final do ano passado, o Vectra Racing é hoje um dos destaques do Brasileiro de Edurance. No circuito de Tarumã, em Viamão, região metropolitana gaúcha, ele foi o modelo derivado mais rápido na classificação.

"É bom saber que todos os nossos testes e validações se confirmem não só para o uso diário. Nas pistas, as exigências são extremas e, mesmo assim, o Vectra Racing tem se mostrado confiável. E melhor, tem ganhado as corridas", revela Pedro Manuchakian, vice-presidente da Engenharia da GM para a divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.
"Temos muito protótipos nas provas de Endurance, alguns deles inclusive com aparência de carro de rua. O Vectra Racing é verdadeiramente um veículo derivado, ou seja, usamos quase todas as peças originais, incluindo carroceria, motor, cãmbio e transmisões. E nessa configuração, somos os mais rápidos." revela Ricardo Dilser, jornalista e piloto.

O Vectra Racing

Equipado com motor Chevrolet 2.0 16V Turbo, de aproximadamente 300 cv, o Vectra Racing atinge 230 km/h de velocidade máxima. É equipado com um tanque de 100 litros de álcool, capaz de uma autonomia de duas horas com seu motor em regime de potência máxima. Usa rodas aro 18 e pneus Pirelli de competição nas medidas 265 mm na dianteira e 235 mm na traseira. Com a vitória em Tarumã, o Vectra endossa sua liderança no campeonato, na categoria II, destinada a carros turismo força livre, acima de 2.0 litros.

O próximo desafio da equipe será em Curitiba, no autodrómo da capital Paranaense, no dia 01 de julho. A equipe Bardahl/Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio da Chevrolet, Bardahl, Option Telecom e DHB. Tem como apoio, Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, SPA Turbo, Fuel Tech, Binno, Suspentécnica, Flash Power, Mahle e Rede Campeão de Postos.

O Vectra ganhou as três corridas das quais participou, sendo uma em Curitiba (PR), em novembro de 2006, e as outras duas no decorrer de 2007, sendo a primeira no ano em Londrina (PR) e a segunda, no último final de semana.

Fotos Divulgação GM do Brasil


Carlos A. Pereira de Souza
Fabiano Mazzeo

* RALLY: PALMEIRINHA DISPUTA O RALLY TRANSIBÉRICO.


Prova abre o Campeonato Mundial de Rally Cross Country 2007

O brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank) , disputará, a partir desta quinta-feira (31 de maio) em Portugal, o 3º Rally Transibérico, prova que abre a temporada 2007 do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Partindo para o seu segundo ano na competição, Palmeirinha defenderá a equipe New Dimension X-Raid, pilotando uma BMW X3.

Terceiro colocado na classificação final em 2006, ficando atrás apenas do campeão, o russo Sergey Shmakov e do francês Luc Alphand, Nobre encara sua segunda participação no Campeonato Mundial de maneira diferente."Da mesma forma que ano passado eu corri o Rally da Tunísia como um mero coadjuvante e esse ano tive a oportunidade de voltar lá e competir de verdade, sinto a mesma coisa em relação ao Transibérico. Competirão cinco pilotos de ponta, fora um monte de portugueses a alguns espanhóis muito fortes, ainda mais correndo em casa. Será uma ótima oportunidade de medir a "febre" com eles. Mas se ficarmos entre os dez primeiros serár uma vitória", analisou Palmeirinha, que terá como navegador o português Filipe Palmeiro.

O brasileiro será um dos destaques da prova – Depois da 3ª colocação obtida ao final do campeonato de 2006, Palmeirinha chega a Estoril recebendo bastante atenção dos organizadores da competição e da mídia. Prova disso é a presença do piloto brasileiro no primeiro ato oficial do Transibérico, uma coletiva de imprensa ao lado dos pilotos Carlos Sainz, Colin McRae, Luc Alphand, Carlos Sousa e Nani Roma. Outra distinção dada a Palmeirinha é o número que ele usará nesta competição, já que ele e o navegador Filipe Palmeiro participarão com o número 2 estampado em sua BMW X3.

O 3º Rally Transibérico terá quatros dias de duração, sendo todos os trechos cronometrados realizados em solo português. Nesta edição, a Espanha contará apenas com um trecho de deslocamento além de receber, por um dia, o parque de apoio da prova. Nesta quinta-feira, será realizada uma Super Especial de 7,43 km na Tapada Militar da cidade de Mafra. Além de Palmeirinha, o Brasil também será representado na prova pela dupla Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo, que participam com o Mitsubishi Pajero da equipe portuguesa Red Line.
RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry

* STOCK CAR: MAURÍCIO SÓ PENSA NA POLE EM CAMPO GRANDE.

Chances de vitória na capital do MS despencam a partir da segunda fila

SÃO PAULO – Em busca dos pontos perdidos pelo abandono em Curitiba, Ricardo Maurício (Medley) não tem ilusões: as chances de vitória neste fim de semana em Campo Grande estão diretamente associadas à posição no grid da terceira etapa. "Se a pole é importante em qualquer lugar, naquela pista é essencial. O traçado é travado e de ultrapassagens virtualmente impossíveis", lembra o piloto paulista, vencedor na abertura da temporada em Interlagos e 3º colocado no campeonato.

O autódromo da capital sul-matogrossense é um dos mais novos do Brasil. Desde a sua inauguração, recebeu cinco provas da Stock Car – as duas de 2003 compensaram a saída do calendário em 2005. O histórico justifica os temores de Maurício. Nas últimas duas, em 2006 e 2004, Cacá Bueno ganhou de ponta a ponta. Em 2003, as vitórias de David Muffato foram fundamentais na sua campanha pelo título. Ele saiu uma vez na pole e na outra dividiu a primeira fila com seu companheiro de equipe Raul Boesel, o mais rápido da sessão classificatória. A exceção foi a corrida inaugural em 2002, quando Beto Giorgi partiu em 3º e conquistou a segunda de suas três vitórias na Stock Car.

Embora reconheça a importância da pole, Maurício lembra que o desconhecimento das equipes sobre o comportamento dos pneus que a categoria está usando em 2007 numa pista já naturalmente complicada aumenta as dificuldades dos pilotos. "Será uma incógnita. Se estiver frio, os pneus demorarão um pouco mais para aquecer. É um problema, porque existe um limite de 20 voltas na sexta-feira e 16 no sábado", observa. "Como o autódromo é pouco utilizado, o asfalto geralmente está empoeirado e sem borracha. Aos poucos, vai ganhando aderência, mas o acerto dos carros também muda. Não é pista fácil para ninguém", acrescenta.
Maurício correu apenas uma vez em Campo Grande. No ano passado, terminou na 8ª colocação numa prova marcada pelo dilúvio que desabou sobre a região e pelas incontáveis escapadas de pista. Até sábado, segundo a meteorologia, não há previsão de chuva na cidade e a temperatura estará em elevação. "Melhor assim. Conversei com o diretor-técnico da Equipe Medley, Andreas Mattheis, e ele está animado com nossas possibilidades. Nossa meta é a de sempre, pontuar o máximo possível e consolidar a colocação dentro dos 10 primeiros. Tivemos uma tremenda falta de sorte em Curitiba. Os prisioneiros do distribuidor se soltaram e o motor apagou. É algo que nunca mais vai acontecer. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar."

A programação da 3ª etapa será aberta sexta-feira às 10h15, com a realização da primeira bateria de treinos oficiais de 90 minutos. A segunda será à tarde, com a mesma duração, a partir das 13h45. As sessões classificatórias estão marcadas para sábado. Das 10 às 11h30 serão conhecidos os 10 mais rápidos que decidirão a superpole das 11h50 às 12 h. Domingo, a largada será autorizada ao meio-dia. A capital sul-matogrossense está uma hora atrás em relação ao horário de Brasília.

Vencedor em Curitiba, o paranaense Rodrigo Sperafico lidera o campeonato com 31 pontos, seguido de Daniel Serra (28), Ricardo Maurício e Felipe Maluhy (25), Thiago Camilo (20), Giuliano Losacco (17), Ingo Hoffmann e Allam Khodair (16), Duda Pamplona e Hoover Orsi (14).

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Miguel Costa Jr.

quarta-feira, maio 30, 2007

* STOCK CAR: MALUHY LUTA PARA SE MANTER ENTRE OS LÍDERES. TARSO MARQUES CORRE PELA 1ª VEZ EM CAMPO GRANDE.


Pilotos da equipe Terra Racing estão prontos para a disputa da 3ª etapa da temporada 2007
Campo Grande – Com dois novos vencedores e as equipes ainda buscando o melhor acerto com os novos pneus nacionais, a temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car teve início mostrando que está ainda mais competitiva e equilibrada. Neste final de semana (dia 3), a categoria desembarca em Campo Grande (MS) para a disputa da 3ª etapa no autódromo internacional Orlando Moura e a expectativa é grande, especialmente levando em conta as características do circuito, cujo asfalto tem pouca aderência. O vento também traz bastante areia para a pista, o que dificulta os trabalhos das equipes.

Na equipe Terra Racing, o paulista Felipe Maluhy luta para se manter entre os três primeiros no campeonato e torce por uma corrida sem os incidentes de 2006, quando choveu muito em Campo Grande. Já o paranaense Tarso Marques busca os primeiros pontos na temporada e encara o desafio de nunca ter corrido no traçado sul-mato-grossense.

"No ano passado, tínhamos um carro muito bom no seco. Na corrida, choveu muito. Larguei em quinto e, logo nas primeiras voltas, estava em quarto. Infelizmente, o (David) Muffato me tirou da pista e consequentemente tive um pneu furado", lembrou Maluhy, que ainda voltou para a corrida e concluiu a prova em 14º. "Espero que este ano as coisas sejam diferentes. Quero pontuar e continuar entre os três primeiros no campeonato", continuou o piloto que está empatado com Ricardo Maurício na terceira posição da tabela.
O companheiro Tarso Marques, que largou entre os 10 primeiros nas duas etapas de 2007, espera agora marcar seus primeiros pontos. Para isso, busca informações do circuito. "Nunca corri em Campo Grande. Já peguei algumas informações a respeito da pista e estou bastante confiante. Nosso carro tem evoluído aos poucos e agora temos que trabalhar para melhorar um pouco mais", comentou.

Envolvido em acidentes em São Paulo e Curitiba, o piloto espera passar longe dos problemas neste final de semana. "Meus adversários cometeram erros infantis e que me custaram caro", lamentou.

Maluhy também lembrou que o intervalo entre a etapa de Curitiba e Campo Grande serviu para que a equipe analisasse os dados coletados nas duas primeiras etapas. "O (José) Avallone estudou muito os dados para que tenhamos um caminho para começar o final de semana", disse. "Ainda não temos total conhecimento dos pneus. Teremos de esperar para ver como o carro se comporta em Campo Grande", concluiu.

O chefe da equipe ressalta a importância de se entender os pneus. "Passadas estas duas primeiras provas, o grande foco das equipes no momento é estudar e entender melhor o equilíbrio dos carros com esta nova especificação de pneus apresentada pela Pirelli para o campeonato 2007. O comportamento do pneu é a essência do resultado. Com a troca para 2007, alterou-se tudo, fazendo com que as regulagens e ajustes de 2006 tenham pouca utilidade, forçando às equipes a buscarem novos ajustes. Agora tivemos um tempo maior para melhor analisar o "feed back" dos pilotos, e os dados coletados pela equipe nestas duas primeiras etapas e tirar conclusões para que possamos buscar soluções que permitam que os carros da Terra Racing tenham um melhor equilíbrio e com maior velocidade em Campo Grande", explicou José Avallone Neto.

Programação para a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car (Horário Local – uma hora a menos com relação ao horário de Brasília):

Sexta-feira, dia 1º
10h15 às 11h45 – 1º Treino Livre (máximo 20 voltas)
13h45 às 15h15 – 2º Treino Livre (máximo 20 voltas)

Sábado, dia 2
10h00 às 11h30 – Treino Classificatório (máximo 16 voltas)
11h50 às 12h00 – Super Classificação

Domingo, dia 3
12 horas – Largada 3ª etapa

Classificação do campeonato, após duas etapas: 1, Rodrigo Sperafico, 31 pontos; 2, Daniel Serra, 28; 3, Ricardo Maurício e Felipe Maluhy, 25; 5, Thiago Camilo, 20; 6, Giuliano Losacco, 17; 7, Ingo Hoffmann e Allam Khodair, 16; 9, Hoover Orsi e Duda Pamplona, 14.

Confira o site oficial da equipe Terra Racing: http://www.terraracing.com.br
fotos: Cleocinei Zonta

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves

* STOCK CAR: DANIEL LANDI DISPUTA ETAPA DE CAMPO GRANDE EM BUSCA DE PONTOS.

Paulista, da Full Time Sports, diz que a necessidade da conquista de um bom resultado motiva sua equipe

CAMPO GRANDE – O piloto da Full Time Sports, Daniel Landi (LoJack / Brazul / DGABC / Banco Peugeot / UCR Rolamentos), prepara-se para mais um desafio: a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car. A corrida acontece neste domingo (dia 03), no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS).

Landi, que na abertura do campeonato largou em 6º, mas levou um toque e foi obrigado a abandonar, e na última etapa não conseguiu classificar-se para a disputa, tem como meta concluir a corrida e garantir alguns pontos valiosos para o certame.

"Fomos bem na 1ª etapa e aprendemos com os erros de Curitiba. Agora, o principal objetivo será terminar a corrida. Além da vontade, a necessidade de um bom resultado motiva toda a equipe", ressaltou o paulista de 23 anos.
O autódromo sul-mato-grossense, um dos mais novos do Brasil, foi inaugurado em 2001 e no ano seguinte recebeu a primeira prova da Stock. O circuito, de 3.433 metros de extensão, conta com oito curvas e o melhor ponto de ultrapassagem é a reta oposta. Uma das dificuldades enfrentada pelos competidores é a grande quantidade de poeira, que cobre o asfalto devido aos ventos constantes na região.

"É um traçado de baixa para média velocidade e bem apertado para os Stock Cars, mas já estamos acostumados com isso", disse Landi que no ano passado, correndo de Light, conquistou a pole e o segundo lugar.

Nesta sexta (1º), os pilotos realizam as duas sessões de treinos livres. No sábado (02), acontece o treino classificatório, seguido pela Super Pole. A largada da 3ª etapa está prevista para as 12h03 (13h03 de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Confira a programação para a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car (horário local):

Sexta-feira (dia 1º)
10h15 às 11h45 – 1º Treino Livre (máx. 20 voltas)
13h45 às 15h15 – 2º Treino Livre (máx. 20 voltas)

Sábado (dia 02)
10h00 às 11h30 – Treino Classificatório (máx. 16 voltas)
11h50 às 12h00 – Super Classificação

Domingo (dia 03)
12h03 – Largada 3ª etapa
12h53 – Chegada

Classificação do campeonato: 1, Rodrigo Sperafico, 31 pontos; 2, Daniel Serra, 28; 3, Ricardo Maurício e Felipe Maluhy, 25; 5, Thiago Camilo, 20; 6, Giuliano Losacco, 17; 7, Ingo Hoffmann e Allam Khodair, 16; 9, Hoover Orsi e Duda Pamplona, 14.
Fotos: Cleocinei Zonta

REUNION PRESS
MILLA DELFINO

* QUATRO RODAS EXPERIENCE TERÁ TARDE DE AUTÓGRAFOS COM PILOTOS FAMOSOS DA STOCK CAR.

Sábado, dia 9 de junho, o público poderá ver de perto Cássio Homem de Mello, Felipe Maluhy, Daniel Landi e Otávio Mesquita, que já confirmaram presença no evento

Os apaixonados por carros têm diversos motivos para visitar o Quatro Rodas Experience, que acontece nos dias 2, 3, 9 e 10 de junho, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Além de poder sentir na pele a emoção de dirigir no circuito oficial da F1 nos carros dos sonhos, os visitantes terão uma tarde de autógrafos, no estande da Tracker do Brasil-LoJack, com pilotos famosos da Tracker Racing Team Felipe Maluhy, Daniel Landi, Cássio Homem de Mello e Otávio Mesquita, no sábado, dia 9 de junho.

O apresentador Otávio Mesquita é piloto da categoria Light; Felipe Maluhy, competidor da categoria principal da Stock Car, tem 29 anos e 12 de carreira. No ano passado ele foi 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, 2º colocado na Mil Milhas Brasileiras e 5º nos 200 km de Buenos Aires.

Daniel Landi, também da principal, tem 23 anos e foi o 3º colocado na Stock Car Light no ano passado. Cássio Homem de Mello, 22, foi o vencedor da última etapa da Stock Car Jr. e está em 2º lugar na classificação geral, com 48 pontos.

Muitas outras atrações vão divertir os visitantes, como os test drives de carros não comercializados no Brasil – Cadillac, Corvette, Mustang, Nissan 350Z Nismo, Citroën C4 Sport, Renault Mégane F1, - tirolesa car, exposição de carros clássicos e protótipos da FEI, jogos interativos e simuladores, espaço infantil e muito mais.

Quatro Rodas Experience
Data: 2, 3, 9 e 10 de junho de 2007
Horário: 8 às 18 horas
Local: Autódromo de Interlagos
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 239, Interlagos
Entrada: Portão 7
Estacionamento: R$ 10,00 e R$ 20,00 (com manobrista)
Ingressos para visitantes: R$ 20,00
Ingressos para test-drive: R$ 40, R$ 90,00 e R$ 180,00
Vendas por telefone: 11 3253 3414
Vendas pelo site: www.qrx.com.br

DOC Press Comunicação

* COPA PEUGEOT AGITARÁ GOIÂNIA NESTE FINAL DE SEMANA.

Categorias de rally independentes da montadora se apresentarão dias 02 e 03 de junho

Muita disputa e participantes prometem invadir as trilhas de Goiânia, em Goiás, para a segunda etapa da Copa Peugeot neste final de semana (02 e 03/06), onde serão disputados os Rallies de Velocidade e Regularidade exclusivos da montadora francesa. A bordo dos Peugeot 206, utilizando pneus Goodyear – fabricante que há cinco anos apóia a categoria -, pilotos e navegadores usarão toda a técnica e precisão do automobilismo fora-de-estrada para alcançarem seus objetivos.

A tradicional Copa Peugeot este ano dividiu–se em duas alas. A principal, que coloca o desafio ao nível profissional, com diversos pilotos e navegadores de sucesso nacional e internacional, e a Light, destinada aos competidores que estão começando no esporte a motor, incentivando os novatos a desenvolverem suas carreiras. Já o Rally de Regularidade reúne apenas os clientes Peugeot com seus veículos de uso cotidiano, para testarem toda a performance do modelo 206 e do pneu Goodyear em diferentes tipos de solo, premiando aquele que atingir o tempo mais próximo do estabelecido para o percurso, em uma competição de baixo custo, que reúne em sua maioria amadores.

Sempre presente no automobilismo Off-Road, a Goodyear disponibiliza o pneu Eagle NCT5 Racing (medida 185/70R14), na terceira geração do modelo especialmente preparado para competições de Rally de Velocidade, que é utilizado para todos os competidores da Copa Peugeot.
A patrocinadora também dispõe de um caminhão equipado para montagem e desmontagem de pneus e balanceamento de rodas a custo zero para as equipes durante toda a temporada.

Confira a classificação do Rally de Velocidade após uma etapa disputada:

01 Rafael Túlio/Gilvan Jablonski 42
02 Luis Stedile/Lucas Generosi 30
03 Roberto Theodoro/Ernani Waschburger 20
04 Luiz Facco/Walace Von Schmidt 14
05 Jayme Rossler/Aury Klein 12
06 Josef Kranzegger/Junior Siqueira 12
07 Edson Pilati/Cesar Augusto Valandro 10
08 Renato Kahn/Gilze Araújo 10
09 Moisés Nivolini/Bruno Borgononi 6
10 Mirtillo Trombini Neto/Gil Maia 6
11 Antonio Carlos R. Fernandes/ Hilton Oliveira Filho 2

A pontuação da categoria Light é esta:

01 Josef Kranzegger/Junior Siqueira 42
02 Mirtillo Trombini Neto/Gil Maia 30
03 Antonio Carlos Fernandes/Hilton Oliveira Filho 24
04 Elcio Lange/Gerson Lange 20
05 Rafael Arnold/Guilherme Tomio 16
06 Daniel Indrusiak/Alessander Soares 12
07 João Beto Pinheiro/Glaydson Moreira 8
08 Victor Dalécio/Laércio Reginatto 3
foto: Roberto Konda

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* CARROS DE LUXO NO BRASIL: PARA POUCOS




Atualmente, os carros de luxo (acima de R$ 90 mil) correspondem a apenas 0,22% do volume comercializado por ano no Brasil. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Alemanha, a participação chega a 10% do total.

Segundo estudo da consultoria internacional Roland Berger Strategy Consultants, a baixa representatividade do mercado de carros de luxo por aqui se dá por fatores como os valores pagos em impostos e taxas de importação, que são extremamente elevados. A blindagem, cada vez mais freqüente neste mercado e que aumenta ainda mais o custo do carro, também é apontada como uma das causas pela consultoria.

Além disso, o número de brasileiros com poder aquisitivo suficientemente alto para adquirir esses veículos é pequeno e, entre os que têm renda, muitos optam por adquirir veículos menos ostensivos por questões de segurança.

A análise mostra que, embora tenha baixa representatividade na frota circulante do País, o segmento apresentou crescimento de 23% nas vendas em 2006, quando comparado ao ano anterior.


Sobre a Roland Berger

Consultoria internacional com forte presença no Brasil há 30 anos, a Roland Berger Strategy Consultants foi fundada em 1967, em Munique e Milão, e presta serviços a clientes de todo o mundo. Das mil maiores companhias globais, 30% utilizam os serviços da consultoria. Com 31 escritórios em 22 países e 1.700 funcionários, a empresa realiza projetos que enfocam temas relevantes de alta gestão empresarial e possui know-how em diversos ramos, como comunicações e alta tecnologia, varejo e bens de consumo, automotivo e transportes, serviços financeiros, engenharia e construção, cimento, papel e celulose, bens de capital, serviços públicos e saúde, farmacêutica, química e petroquímica.

Patricia Santilli
Lívia Fernandes
Fernanda Amorim

RP1 Comunicação

* ARRANCADA: ALEJANDRO SANCHEZ LEVOU MUITA VELOCIDADE AO PÚBLICO DE SANTA CRUZ DO SUL.

Grande Prêmio Flash Power foi sucesso entre público e competidores neste final de semana

Com de inscritos em uma etapa de Arrancada no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), o 2º Grande Prêmio Flash Power, realizado no último final de semana de maio empolgou o público na reta do circuito, que ganhou agora a possibilidade de realização da prova na distância de 402 metros. O principal destaque foi Alejandro Sanchez (Power Plus/Flash Power), levando sempre a mais alta velocidade por onde passa ao registrar mais de 360 km/h ao final do percurso e mantendo o título de mais veloz em terras gaúchas nas duas edições do evento. "O final de semana foi muito proveitoso para todos, e fico feliz em contribuir para que a competição em Santa Cruz melhore cada vez mais", destacou o recordista.
A apresentação de Alejandro, com o Dragster Top Alcohol de 3.200 hp de potência, serviu como demonstração de que as categorias mais potentes da Arrancada do país podem comparecer até a pista gaúcha e competir o "quarto de milha" (402 metros) de maneira segura. O piloto mais veloz em terras nacionais enfrentou problema de falta de aderência, já que seu Dragster destracionava em toda a extensão da reta, por ter sido usado VHT nacional no asfalto, e finalizou o percurso em apenas 7s1. "A organização é bastante esforçada em fazer o melhor, e é disso que o esporte precisa para crescer", apontou o representante da Power Plus e Flash Power, apoiado por Shutt, Track Racing e Magic Web Design.
Usando toda sua experiência de Tetra-Campeão Paranaense de Arrancada, o piloto contou suas impressões sobre a novidade no Rio Grande do Sul. "A pista vai ficar boa. O asfalto é super liso e por isso necessita de VHT importado para dar tração ideal aos carros mais potentes, mas tudo isso é uma evolução, e Santa Cruz do Sul tem tudo para se firmar como um dos grandes centros da Arrancada no Brasil", analisou Sanchez.

O próximo desafio de Alejandro será a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, realizada nos dias 02 e 03 de junho no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, no Paraná.

A equipe Power Plus conta com o patrocínio Flash Power e apoios de Shutt, Track Racing e Magic Web Design.
fotos: Murilo Braz

Visite www.alejandrosanchez.com.br
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* FEI MOSTRA EVOLUÇÃO DO AUTOMÓVEL NO QUATRO RODAS EXPERIENCE.

Quatro veículos que marcaram a história de 44 anos do pioneiro curso de Engenharia Mecânica Automobilística serão as atrações da FEI no Autódromo de Interlagos, nesta semana

Tudo começou em 1968, com o veículo anfíbio FEI X-1, e, de lá para cá, foram 19 carros experimentais desenvolvidos por estudantes e pesquisadores do curso Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). Para contar um pouco desta história, a FEI apresenta, nos próximos dias 2, 3, 9 e 10 de junho, durante o Quatro Rodas Experience, quatro protótipos que marcaram época: o próprio FEI X-1, reconstruído no ano passado; o inesquecível esportivo Lavínia (FEI X-3), de 1970; o elétrico FEI X-17, atual campeão da Maratona de Eficiência Energética (2006), e o mais recente FEI X-19, um Chevrolet Astra elétrico, totalmente modificado. Confira os detalhes dos carros:

FEI X-1 (1968) – O FEI X-1 foi o primeiro protótipo do DEPV - Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos da FEI, criado pelo professor Rigoberto Soler e seus alunos no final dos anos 60. Na época foi considerado o carro do futuro: um veículo anfíbio de quatro rodas e propulsão aerodinâmica para andar sobre rodas ou flutuar. Construído em madeira e pesando 380 kg, possuía hélice e leme instalados na traseira, motorização de Gordini (motor de 40 cv) e duas rodas de kart na dianteira. O FEI X-1 causou sensação antes mesmo de chegar ao Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, onde se realizava o Salão do Automóvel: pilotado pelo professor Soler, que levou o carro rodando de São Bernardo do Campo até o prédio da Bienal, e chamou a atenção das pessoas pelas ruas onde passou. Até o brigadeiro Faria Lima, piloto de avião e prefeito de São Paulo na ocasião, pediu para dirigir e deu uma volta no FEI X-1, elogiando o desempenho do veículo.

Reconstruído no ano passado, o carro tem transmissão de quatro marchas, também de Gordini, e no lugar do volante há um manche, como num avião. Foi projetado para atingir 20 km/h na água e 100km/h na terra, quando apoiado nas rodas traseiras.
FEI X-3 (1970) - Conhecido como Lavínia, também desenvolvido pelo DEPV, o X-3 é um protótipo esportivo, projetado para dois ocupantes e que, além do design arrojado - como portas asas de gaivota, assoalho com efeito asa, além de pára-choque dianteiro e traseiro em alumínio para absorção de choques -, chamou atenção na época pelo freio aerodinâmico que permitia frenagens rápidas, inclusive a grandes velocidades (a máxima prevista era de 240km/h). O carro ficou conhecido como Lavínia em homenagem à esposa do então prefeito de São Bernardo do Campo Lauro Gomes, que cedeu a área onde foi construído o campus da FEI.

O Lavínia possui carroceria em aço multitubular, suspensão dianteira mantida original do Dodge Dart, da Chrysler, freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, rodas 8’’ de largura na frente e 12’’ atrás de aro 14’’. O carro tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,1 m de altura e 0,18 m de altura livre do solo, além de transmissão de três velocidades e dois reservatórios de gasolina com capacidade para 90 litros. FEI X-17 (2006) - O veículo elétrico FEI X-17 é o atual campeão da Maratona de Eficiência Energética - realizada em julho do ano passado e que reuniu oito equipes de universidades do País. O carro foi projetado e construído por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica Automobilística e Engenharia Elétrica. Durante a maratona, o FEI X-17, que possui motor de 400w de potência, percorreu 29,2 km com apenas 3 baterias de 72 Watts-hora cada, atingindo a marca de 135 km por quilowatt-hora. Além de conquistar a primeira colocação entre os ‘elétricos’, o FEI X-17 foi ainda considerado o segundo Melhor Projeto da categoria.

O carro campeão tem construção do tipo monobloco em fibra de carbono e resina epóxi, materiais que tornam o veículo bastante leve e resistente, na qual até o banco do piloto faz parte da estrutura do veículo. O carro é pilotado normalmente por garotas que pesam cerca de 42 kg cada, característica fundamental para provas de autonomia, na qual o que conta é a maior distância percorrida e não a velocidade.
FEI X-19 (2006) – Estudantes do curso de Engenharia Mecânica Automobilística e pesquisadores do IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI) adiantam o futuro do setor com o protótipo elétrico X-19. O carro é um modelo Chevrolet Astra totalmente modificado, que possui um motor elétrico de 30 cv e outro ‘regenerativo’ a combustão de 400 cc, responsável em recarregar as 24 baterias, como uma segunda opção à recarga na tomada. "O motor a combustão é acionado automaticamente sempre que o nível das baterias necessitar de reposição de carga", explica Ricardo Bock, professor do curso Engenharia Mecânica Automobilística.

O Astra elétrico manteve a transmissão original de fábrica, mas o sistema de freios foi aprimorado, com aumento do diâmetro dos discos dianteiros e traseiros, enquanto as rodas passaram a calçar aro 18" com pneus 225. Visualmente foram implementadas alterações na estética da carroceria do carro, cuja linha de cintura elevou-se em 10 centímetros. Já o teto de aço foi substituído por outro de vidro, possibilitando assim perfeita visão do interior do carro, inclusive das 21 baterias, normais de um automóvel, instaladas no espaço antes destinado para o banco traseiro.

A autonomia do X-19 é de aproximadamente uma hora e meia (200km), segundo as previsões da equipe, e o carro é capaz de atingir 140km/h, dependendo da condição de uso. Além do melhor aproveitamento energético - como se obter um desempenho extremamente satisfatório de um motor elétrico de apenas 30 cv quando comparado com os números do propulsor original do Astra, de 1.8 litro e 115 cv -, o FEI X-19 também tem como objetivo servir de plataforma para futuras pesquisas em Inteligência Artificial.

QRX – Quatro Rodas Experience
Data: 2, 3, 9 e 10 de junho - das 8h às 19h
Ingressos: de R$ 20 a R$ 180
Local: Autódromo de Interlagos (avenida Senador Teotônio Vilela, 239, Interlagos, SP)
Entrada: Portão 7
FEI estará no box 22

Companhia de Imprensa:
Maria do Socorro Diogo e Carina Mazarotto

* GM DO BRASIL DIVULGA AS LINHAS DO CHEVROLET VECTRA HATCHBACK.

Traços deixam claro as linhas arrojadas e esportivas do novo automóvel

Após anunciar, no início deste mês (07/05/2007), o lançamento, para o segundo semestre de 2007, de um novo veículo - o Vectra hatchback, na versão de quatro portas -, a General Motors do Brasil divulga o primeiro ‘sketch’ do automóvel, que será produzido na fábrica da empresa em São Caetano do Sul (SP).

"Pelos primeiros desenhos é possível verificar que o novo automóvel tem uma identidade visual forte, caracterizada por traços arrojados, revolucionários e que denotam forte esportividade", destaca Carlos Barba, diretor de Design da GM para a Divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

Segundo Barba, o novo automóvel é um autêntico hatchback premium, que chegará ao mercado para atender aos consumidores que aguardavam, na mesma categoria de carro do Vectra, um automóvel com design inédito e diferenciado, em linha e perfeitamente inserido nos projetos globais da GM".

Carlos Barba tem vários adjetivos para definir as linhas do novo Vectra hatchback: "Sem dúvida alguma o novo automóvel tem um design que o torna dinâmico, robusto, moderno, arrojado, ágil e agressivo".

Esmiuçando um pouco mais o design do Vectra hatchback, Carlos Barba adianta que "os volumes do carro transmitem uma força dinâmica horizontal bastante forte e as lanternas acentuam a agilidade do seu conjunto e as suas formas".

Novo carro posicionado entre o Astra hatchback e o Vectra seda
"O novo modelo Vectra hatchback foi concebido para transmitir ao consumidor uma personalidade única e ele ficará posicionado no mercado brasileiro entre os modelos Chevrolet Astra hatchback e o sedã Vectra", destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Ele acrescenta que o novo modelo chegará ao mercado brasileiro para solidificar ainda mais o sucesso do já consagrado sedã Vectra, lançado em outubro de 2005, e que é um dos modelos mais vendidos dentre os sedãs médios. Além disso, o modelo solidifica a atual linha Chevrolet no País, em especial no segmento dos hatchbacks médios, ao lado do líder Astra hatchback.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acentua que o novo automóvel, sem dúvida alguma, comprova, na prática, "a bem sucedida estratégia da GM em oferecer continuadamente muitas novidades ao consumidor brasileiro, o que solidifica a linha Chevrolet como a mais completa e a que tem os veículos mais modernos e seguros do País".

Segundo Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas, "o Vectra hatchback terá seu preço posicionado na mesma faixa do atual sedã Vectra, para concorrer em uma faixa de mercado dos hatchbacks médios "premiuns", ou sejam, os modelos topo de linha nessa categoria.
Carlos A. Pereira de Souza
Fabiano Mazzeo

terça-feira, maio 29, 2007

* GP2: BRUNO SENNA CORREU COM PROBLEMA EM MÔNACO.


Revisão pós-corrida constata quebra da barra estabilizadora
A revisão de rotina realizada pela Arden International depois do Grande Prêmio de Mônaco apurou que a barra estabilizadora do carro de Bruno Senna estava quebrada. Nesta segunda-feira, o piloto brasileiro passou pelas oficinas da equipe em Banbury (Inglaterra) para acompanhar os trabalhos e recebeu a notícia do seu engenheiro, Mick Cook. "É provável que eu tenha corrido quase o tempo inteiro com esse problema, o que ajudaria a explicar porque meu ritmo na primeira parte da prova era tão inferior ao do pelotão da frente", afirmou.

Bruno saiu em 9º e ganhou uma posição depois que o carro do austríaco Andreas Zuber, 3º colocado no grid, ficou parado e precisou ser removido para os boxes. Nas primeiras quatro voltas, enquanto o venezuelano Pastor Maldonado disparava na ponta, Bruno ainda conseguiu acompanhar o grupo que ocupava as colocações à sua frente. Aos poucos, no entanto, foi vendo os adversários se distanciarem. "Só voltei a andar mais rápido novamente depois na parada para troca dos pneus traseiros, quando acertamos a calibragem", lembrou.
Com o 11º lugar na bandeirada, Bruno deixou de pontuar e caiu da vice-liderança para o terceiro lugar com 18 pontos. Está empatado com Lucas di Grassi, mas leva vantagem pela vitória conquistada na terceira etapa em Barcelona. Como a Fórmula GP2 corre na programação da Fórmula 1 na Europa e Oriente Médio, a categoria entra em recesso até o GP da França, marcado para o final de junho e início de julho. Neste período, no qual a Fórmula 1 cruza o Oceano Atlântico para os GPs do Canadá e Estados Unidos, as equipes da GP2 treinarão dias 19 e 20 de junho em Paul Ricard, na França. "Temos também um longo programa de testes estáticos que devem ajudar a melhorar o acerto do carro", observou.

Bruno regressa ao Brasil nesta quarta-feira para uma permanência de apenas seis dias, durante os quais atenderá a compromissos com patrocinadores. Ainda hoje, no entanto, treinou no circuito grand prix de Silverstone com o modelo 430 que pilotará no Ferrari Days na mesma pista de 8 a 10 do mês que vem.

Imprensa Bruno Senna

segunda-feira, maio 28, 2007

* PICK UP RACING: EDUARDO FREITAS ASSUME A LIDERANÇA EM CURITIBA.

Depois de largar na 18ª colocação, Freitas garantiu a liderança do certame com a sexta posição

A segunda etapa do Brasileiro de Pick-Up Racing, disputada neste domingo em Curitiba (PR), foi o que se pode chamar de "movimentada", com muitas batidas, quebras e trocas de posições. Quem soube se aproveitar disso foi o gaúcho Eduardo Freitas, que após largar na 18ª colocação, recebeu a quadriculada quando ocupava o sexto lugar, posição que lhe garantiu a liderança do campeonato.

Freitas não vinha tendo um bom final de semana, pois problemas com os amortecedores não permitiam que sua S10 tivesse boa aderência nos ataques e saídas de curva. O problema foi parcialmente resolvido após o apoio de um preparador local, que fez melhorar muito o rendimento durante os treinos. Os problemas não pararam por aí. Um vazamento na mangueira do turbo durante *a classificação não permitiu ao piloto ir além da 18ª colocação no grid de partida.

No Domingo (27/05), Freitas foi pra cima de seus adversários, o que lhe rendeu uma rodada entre a 4ª e 5ª volta. "Na intenção de recuperar posições muito rápido, fui além do que minha S10 permitia naquele momento. Embora com os problemas parcialmente resolvidos, ainda assim não tinha um carro tão competitivo quanto gostaria" – disse o representante de Caxias do Sul – "A partir deste ponto comecei a correr pelo campeonato e conquistei plenamente meus objetivos quando assumi a liderança do certame." – completou Freitas.

A EF Motorsport (JR Acessórios), permanece em Curitiba até a noite desta segunda-feira (28/05) para acertos na suspensão e testes de amortecedores. Na seqüência já viajam para Brasília (DF) onde acontecerá a próxima etapa do Brasileiro de Pick-Up Racing.

Veja como terminou a segunda etapa do Brasileiro Pick-Up Racing:

1º) - Marcel Wolfart (SC) – Ranger – 41min14s805
2º) - Aluizio Coelho (RJ) – Ranger – a 1s563
3º) - Franco Stedile (RS) - Marruá – a 3s331
4º) - Rogério Castro (GO) – S10 – a 6s297
5º) - Alexandre Gramacho (DF) - Marruá – a 14s206
6º) - Eduardo Freitas (RS) – S10 – a 19s367
7º) - Herberto Heinen (RS) – S10 – a 23s323
8º) - Kau Machado (PR) - Ranger – a 23s993
9º) - Anderson Toso (RS) - S-10 – 1min33s236
10º) - Luiz Reis (SC) – Ranger – a 45s750
11º) - Rodrigo Druszcz (SC) – Ranger – a 1 volta
12º) - Marcos Ramalho (MS) - S-10 – a 2 voltas
13º) - Plínio Pessoa (PR) – S10 – a 4 voltas
14º) - Nelson Bazzo (RS) - S-10 – a 5 voltas
15º) - Carlos Kray (RS) - S-10 – a 5 voltas
16º) - Sérgio Lúcio (DF) - S-10 – a 5 voltas
17º) - Emerson Duda (PR) - Ranger – a 17 voltas
18º) - Lairton Miranda (DF) – Ranger – a 17 voltas
19º) - José Valentini (RS) – Ranger – a 22 voltas
20º) - Flávio Marcílio (SP) - Dakota – a 23 voltas
21º) - Eduardo Heinen (RS) - S-10 – a 23 voltas
José Luiz Nogueira (SP) – S10 – desclassificado

Veja como ficou a pontuação extra-oficial após 2 etapas:

1°) Eduardo Freitas (RS)-S10 - 21 pontos;
2°) Eduardo Heinen (RS)-S10, Franco Stédile (RS)-Marruá e Marcel Wolfart (SC)-Ranger, 20 pontos;
5°) Aloizio Coelho (RJ)-Ranger, 15 pontos;
6°) Carlos Kray (RS)-S10 e Anderson Toso (RS)-S10, 12 pontos;
8°) Rogério Castro (GO)-S10, 10 pontos;
9°) Emerson Duda (PR)-Ranger, 6 pontos;
10°) Marcos Ramalho (MS)-S10 e Herberto Heinen (RS)-S10, 4 pontos;
12°) Nelson Bazzo (RS)-S10 e Kau Machado (PR)-Ranger, 3 pontos;
14°) Sérgio Lúcio (DF)-S10, 2 pontos
15°) Luiz Reis (SC)-Ranger, 1 ponto e José "Graham Hill" Nogueira (SP)-S10, 1 ponto.

A terceira etapa da Pick-Up Racing acontece em Brasília (DF) nos próximos dias 09 e 10 de junho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet.

A EFMotorsport é patrocinada pela JR Acessórios ( www.jracessorios.com ) – fabricante de acessórios para caminhões, pick-ups e automóveis.

Texto: Décio Ribeiro

Foto: Vanderley Soares

* 500 MILHAS: KANAAN EM INDY,"NÃO SEI DESCREVER O QUE SINTO".

Após domínio, um toque na volta 156 tira vitória quase certa do brasileiro

Apesar do ótimo desempenho nas 500 Milhas de Indianápolis, o brasileiro Tony Kanaan não venceu a 91ª edição desta tradicional disputa, realizada neste domingo (27) nos Estados Unidos. Kanaan, que largou na 2ª posição, assumiu a ponta na primeira volta e se manteve a frente do pelotão de 33 carros. Revezou a liderança com o compatriota Hélio Castroneves, da Penske, somente até a primeira parada nos boxes. A partir daí, Kanaan imprimiu um ritmo muito forte e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, na volta 113, quando a prova foi interrompida por causa da forte chuva.

O brasileiro aguardou ansiosamente a bandeira quadriculada, pois já havia completado mais de 50% da prova, que não veio. Foi agitada então o pano vermelho e a prova foi interrompida por quase três horas. Quando relargou, Kanaan manteve seu ritmo forte e liderou a prova até a volta 153, quando entrou para o seu último reabastecimento. A bandeira verde foi agitada novamente na volta 156. No entanto, o brasileiro foi tocado por Jaques Lazier, rodou e foi obrigado a trocar um pneu furado, caindo para 17ª posição.

Ao final da prova, que foi interrompida novamente por causa do temporal na volta 165, Kanaan, ao menos, pode vibrar com a vitória de seu grande amigo e companheiro de equipe, Dario Franchitti. "Além de termos uma grande amizade, ele é responsável por eu estar aqui na Andretti Green. Fiquei muito feliz por ele", comentou Kanaan, visivelmente abatido com o resultado. "Nem se eu quisesse saberia descrever o que estou sentindo. Não tenho o que dizer, só lamentar", disse o brasileiro, que terminou na 12ª colocação, saudado por mais de 400 mil pessoas de pé quando se dirigia para cumprimentar o escocês.

Foto: Indycar/Divulgaçao

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* MASERATI: HAHN VENCE, MAS NÃO LEVA. MAZZOCHI FATURA ETAPA DE CURITIBA.

O piloto Marcelo Hahn, depois de largar na 5ª posição, ser penalizado com uma passagem pelos boxes nas primeiras voltas por ter queimado a largada e ter terminado a 1a bateria em 4o lugar, surpreendeu a todos e "venceu" a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, PR, em corrida emocionante e conturbada. Mas, ele não levou o resultado para casa. Hahn foi desclassificado nas duas baterias, depois de o comissário da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo ter verificado que o seu carro estava com peso regulamentar abaixo do permitido.

Com isso, além de ainda não pontuar na temporada 2007, Marcelo Hahn fez a alegria do piloto gaúcho Abramo Mazzochi, que terminou a 1a bateria em quarto (14 pontos) e a 2a bateria em segundo (20 pontos), mas acabou sendo beneficiado com mais cinco pontos.

Antes da fiscalização de todos os carros da categoria, Marcelo Hahn dizia que "achei injusto a CBA ter me penalizando no começo da prova porque não queimei a largada. Mas estou satisfeito com minha corrida e queria parabenizar a minha equipe pelo trabalho e agora entrei no campeonato para ganhar. Estou na disputa", enfatizava. Mas, ao final da corrida, a decepção.

A corrida foi disputada desde o seu início, por conta dos inúmeros pegas entre os pilotos César Urnhani, Renato Cattalini e Rafael Derani e uma briga "feia", com disputa de cada, centímetro entre Chico Longo e Marcelo Hahn.

Em 2º lugar chegou o gaúcho Abramo Mazzochi, que fez uma corrida aguerrida. "O meu carro não estava muito rápido. Optei em fazer uma prova consciente e aproveitei as oportunidades. Estou muito feliz com a minha colocação. Acho que estou com sorte no automobilismo", brincou Mazzochi que, ao final, virou realidade. Foi beneficiado pela irregularidade no carro de Hahn.

Como o vencedor foi penalizado, todos os demais pilotos – em verdade – foram beneficiados. O paranaense Renato Cattalini, que estava realizando uma prova impecável, ficou com o 3o lugar. "Como eu imaginava, o carro estava perfeito para corrida, tanto que terminei a 1a bateria em 2o lugar. Mas infelizmente na segunda, como tive um problema de câmbio, resolvi administrar e pensar no campeonato", explicou Cattalini. E, pensou muito bem, porque Cattalini agora é mais líder do que nunca. Se até a etapa anterior, a diferença dele com o vice-líder Rafael Derani era de apenas 2 pontos, agora a vantagem é de 17 pontos em relação ao 2o colocado, Abramo Mazzochi.

Valter Rossete, novamente, teve problema com o ABS do carro e recebeu um penalização de passagem pelos boxes na 2a bateria por um uma atitude antidesportiva, envolvendo-se com o piloto Chico Longo. Mesmo assim, depois de tantos problemas, realizou uma corrida de recuperação emocionante e terminou a prova em 4o lugar. "Após todos os problemas que tive com o carro, largar em último na 2a bateria e me envolver em uma batida com o Chico, estou satisfeito por ter terminado a prova e com esse resultado", aliviou-se Rossete.

Walter Derani, que vem subindo de produção aos poucos e sempre aproveitando as brechas deixadas por demais participantes, ficou com o 5o lugar. "Fiz uma boa prova, tive alguns pegas com o Crespo e algumas trocas de posição com Rossete. Estou feliz com a minha colocação", comentou Derani, que – nos dias de treinos livres – prometeu terminar a etapa na 5a posição na classificação geral. E conseguiu. Sérgio Laganá ficou com o 6o lugar, seguido de Carlos Crespo em 7o.

Os demais pilotos – Chico Longo, Rafael Derani e César Urnhani – não terminaram a 2a bateria.
Com os resultados oficiais de Curitiba, o líder do Campeonato Brasileiro Maserati é o piloto Renato Cattalini, com 113 pontos. O vice-líder passa a ser Abramo Mazzochi, com 96 pontos. No 3o posto está César Urnhani, com 90 pontos. Rafael Derani perde a vice-liderança e cai para o 4o lugar, com 87 pontos. Walter Derani é o 5o, com 67 pontos.

Chico Longo, com 56 pontos, é o sexto na tabela de classificação geral, seguido de Valter Rossete (55 pontos), Carlos Crespo (45 pontos), Sérgio Laganá (35 pontos), João Adibe (16 pontos) e Marcelo Hahn que, apesar a momentânea felicidade, permanece com 0 ponto.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* GT3: FORD GT E FERRARI F430 VENCEM EM BUCARESTE, SEGUNDA ETAPA DO CAMPEONATO.


O FIA GT3 European Championship teve início eletrizante nas duas primeiras corridas do ano. Na primeira, em Silverstone, a Ferrari levou a melhor, vencendo as duas baterias. Na segunda, em Bucareste, foi a vez do estreante Ford GT dividir as atenções com o Ferrari, prometendo que este vai ser um campeonato sem favoritos

Repetindo o sucesso obtido no primeiro ano de existência da categoria, teve início em Silverstone, Inglaterra, o segundo FIA GT3 European Championship. Henri Moser e Gilles Vannelet, pilotando um Ferrari F430 GT3, tiveram um princípio de temporada perfeito no GT3, venceram as duas etapas da Inglaterra. Mas não tiveram vida fácil, esperaram até o último segundo para ganhar dos Lamborghini Gallardo pilotados por Erik Janis ― segundo ― e Nicolas Navarro ― terceiro.

Na Inglaterra alinharam 41 carros para a largada e, uma das gratas surpresas foi a pole position de um dos novíssimos Ford GT ― quase uma réplica dos famosos GT40 da década de 60 que venceram muitas corridas, inclusive a 24 Horas de Le Mans ―, que faziam a sua estréia no torneio. Pilotado por Romain Bera, em dupla com Stefan van Capenhoudt, o carro obteve o melhor tempo no primeiro qualifying e o segundo na segunda classificação a apenas sete milésimos de segundo do pole.

A boa impressão causada na primeira corrida da Europa confirmou-se na segunda corrida do ano, realizada no último final de semana em Bucareste, na Romênia. Com o mesmo grid de 41 carros da prova de abertura do campeonato, os Ford GT não foram bem no qualifying para a primeira bateria ― apenas 12º e 30º lugar. Mas, o Ford GT pilotado por Bartek e Mutsch acabou chegando em segundo, logo atrás do Ferrari F430 vencedor de Khan e Daoudi. Em terceiro chegou outro Ferrari F430, de Moser/Vanellet.

No segundo qualifying foi a vez do Ascari KZ1R de Gibson/Collins fazer a pole seguido pelo Corvette Z06R de Ruffier e Peyrolles. Mas a corrida foi vencida pelo Ford GT de Romain Bera, em dupla com Stefan van Capenhoudt. A corrida teve de tudo, acidentes, chuva pesada e até pneu murcho do Ford vencedor. Os dois outros lugares do pódio foram ocupados pelos Porsche 997 GT3 Cup de Pickford/Williams, em segundo e Quaife/Ferrier, em terceiro. Depois de duas etapas fica claro que o FIA GT3 European Championship de 2007 está totalmente aberto. Os carros, assim como as duplas de pilotos, estão equilibradíssimos.

Press Consultoria Ltda
Caio Moraes e Rodolpho Siqueira