COMPRE AGORA

segunda-feira, abril 30, 2007

* FORMULA INDY: TOQUE DE DANICA TIRA CHANCE DE VITÓRIA DE KANAAN.

Kanaan entrou no pit em 2º e saiu em 18º com 9 voltas de desvantagem

Um acidente no primeiro pit stop do GP do Kansas acabou com as chances do pole-position Tony Kanaan de brigar pela vitória e pela liderança do campeonato da Fórmula Indy. Após liderar as oito primeiras voltas e se manter na 2ª colocação, logo atrás do inglês Dan Wheldon, até a 50ª volta, Kanaan entrou para a sua primeira visita aos boxes. Quando se preparava para alinhar o carro à frente de seus mecânicos, recebeu um toque da norte-americana Danica Patrick, companheira na Andretti Green, que foi liberada para deixar o pit no mesmo instante. O choque causou a quebra de um braço da suspensão dianteira esquerda de Kanaan, que ficou nove voltas parado para o conserto, minando qualquer chance de brigar pela ponteira da disputa. Kanaan retornou em 18º e ainda terminou na 15ª colocação a 8 voltas de Wheldon, vencedor do GP.

"Foi um dia extremamente decepcionante para nós, até porque eu sabia que tinha carro capaz de vencer a prova. Estávamos no ritmo do Dan. Agora, é respirar fundo e focar 100% em Indianápolis, onde teremos um longo mês pela frente", lamentou o baiano, campeão da categoria em 2004. Patrick também comentou o incidente. "Olhei para o meu mecânico e ele disse para eu ir. Eu me senti muito mal, pois o Tony tinha um carro muito rápido e isso custou a chance da equipe vencer a corrida", completou a norte-americana, que terminou na 7ª colocação.

O acidente também derrubou Kanaan na classificação geral. O brasileiro, vice-líder antes da prova deste domingo, caiu para a 5ª colocação no campeonato, e a desvantagem para Wheldon, subiu de 3 para 41 pontos. Mesmo assim, Kanaan acredita na recuperação. "Lógico, o início de competição é importante, mas ainda tem muita coisa para acontecer". Após a 4ª etapa concretizada, ainda restam 13 provas até fim do calendário.

Aliás, a próxima etapa da Fórmula Indy será a mais importante prova do ano, as 500 Milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio. Os pilotos e equipes passam o mês inteiro no Indianápolis Motor Speedway se preparando para a corrida mais tradicional do mundo, que chega a sua 91ª edição.

Confira o final do GP do Kansas:

1- Dan Wheldon
2- Dario Franchitti
3- Helio Castroneves
4- Scott Dixon
5- Tomas Scheckter
6- Sam Hornish Jr
7- Danica Patrick
8- Vitor Meira
9- A.J. Foyt IV
10- Jeff Simmons
11- Darren Manning
12- Sarah Fisher
13- Scott Sharp
14- Milka Duno
15- Tony Kanaan
16- Alex Barron


Não completaram:

17- Ed Carpenter
18- Kosuke Matsuura
19- Marco Andretti
20- Buddy Rice
21- Marty Roth

Foto: Steve Snoody/IRL

Anderson Marsili
Assessor de Imprensa

* F-1: JORNALISTA LANÇA LIVRO SOBRE AYRTON SENNA E MÍDIA ESPORTIVA.

Baseado em tese de mestrado do jornalista especializado Rodrigo França, livro terá lançamento "virtual" em site da Internet amanhã, quando se completam 13 anos da morte do tricampeão brasileiro de F-1.
Mesmo após 13 anos, o tema ainda é lembrado a cada 1º de maio. E neste ano de 2007 a novidade marcante da lembrança da morte de Ayrton Senna no fatídico GP de San Marino de 1994 será o lançamento de um livro sobre a relação do herói brasileiro com a mídia esportiva.
O jornalista especializado Rodrigo França, 29 anos, concluiu no ano passado sua tese de mestrado no curso de Jornalismo da USP sobre o tema. Para este ano, decidiu lançar o livro com as conclusões alcançadas ao longo de três anos de estudo sobre esta forte relação entre Senna e a mídia esportiva.

"Espero com o lançamento deste livro atingir o maior número de pessoas possível, de modo que os fãs de automobilismo como eu possam entender melhor como funcionam os mecanismos de formação de ídolos. Busco nesta obra entender melhor como foi possível chegar a um alto grau de fanatismo de uma nação com mais de 150 milhões de pessoas por um piloto de um esporte teoricamente elitista", explica França, citando que Senna teve funeral digno dos maiores chefes de Estado do País.

Com passagens pelo Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, o jornalista é hoje diretor da RF1 Jornalismo, empresa especializada em conteúdo automobilístico. E será no portal da empresa (www.rf1jornalismo.com.br) o lançamento oficial do livro, que, por enquanto, será "virtual".
"As páginas estão escritas. Falta ainda um investidor para imprimir as cópias, mas enquanto ele não aparece, acredito que seja interessante que o público já possa acompanhar a leitura desta obra, baseada em uma tese de mestrado que já fiz e foi aprovada em banca", comenta França.

O material começa a ser divulgado neste dia 1º de maio pelo site www.rf1jornalismo.com.br

Foto de Rodrigo França entrevistando Gerhard Berger no GP da Espanha de F-1. Crédito: Divulgação/Red Bull

Dinho Leme Comunicação

* PICK-UP RACING: EDUARDO FREITAS ABRE TEMPORADA COM A SEGUNDA COLOCAÇÃO.

A abertura do Campeonato Brasileiro de Pick Up Racing, aconteceu neste domingo (29/04), no Autódromo Internacional de Tarumã, localizado na cidade gaúcha de Viamão

O representante de Caxias do Sul (RS) Eduardo Freitas, depois de largar na sexta posição no primeiro grid da temporada 2007 do "Brasileiro de Pick-Up Racing", terminou a primeira prova do ano em segundo, atrás apenas de seu xará Eduardo Heinen.

Logo na largada Freitas mostrou ao que veio, pulando de imediato para a quarta colocação e antes mesmo da entrada do "Pace-Pick-Up", depois de três ultrapassagens, já ocupava a segunda colocação com menos de 15 voltas de prova. Posição que não mais perdeu até o final da corrida terminada em bandeira amarela.

"O equipamento estava muito bom e o resultado poderia até ser melhor, mas o mesmo assim foi muito positivo." – Comentou Freitas – "Partiremos agora para a escolha de novos amortecedores na tentativa de melhorar ainda mais o desempenho de nossa S10, deixando o carro cada vez mais no chão para a etapa de Curitiba, em 27 de maio próximo." - completou.

Como acontece com quase todos os pilotos na atualidade, a falta de patrocínio quase inviabilizou a participação de Freitas na etapa de abertura da Pick-Up Racing. – "Nossa participação só se tornou possível graças ao apoio incondicional da JR Acessórios, que nos acompanha há três temporadas e mais uma vez acreditou no potencial de nossa equipe." – encerrou o piloto de Caxias do Sul.

Veja como terminou a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-Up Racing:

1 – Eduardo Heinen (S10, RS), 40min20s667, 30 voltas
2 – Eduardo Freitas (S10, RS), a 1s135
3 – Carlos Kray (S10, RS), a 1s590
4 – Anderson Toso (S10, RS), a 2s225
5 – Franco Stédile (Marruá, RS), a 2s987
6 – Emerson Duda (Ranger, PR), a 3s999
7 – Marcos Ramalho (S10, MS), a 4s582
8 – Nelson Bazzo (S10, RS), a 5s456
9 – Sérgio Lúcio (S10, DF), a 6s061
10 – José Luís "Graham Hill" Nogueira (S10, SP), a 10s190
11 – Carlos Steyer (S10, RS), a 1 volta
12 – Alexandre Gramacho (Marruá, PR) , a 1 volta
13 – Kau Machado (Ranger, PR), a 2 voltas
14 – Herberto Heinen (S10, RS), a 2 voltas
15 – Rodrigo Druszcz (Ranger, PR) , a 3 voltas
16 – Luiz Reis (Ranger, SC) , a 3 voltas
17 – Marcel Wolfart (Ranger, SC), a 13 voltas
18 – Neca Bueno (Ranger, PR), a 15 voltas
19 – José Valentini (Ranger, RS), a 17 voltas
20 – Rogério Rabello (S10, GO), a 21 voltas
21 – Flávio Marcílio (Dakota, SP), a 25 voltas
22 – Lairton Miranda (Ranger, DF), a 30 voltas

A próxima etapa da Pick-Up Racing acontece no próximo dia 27/05 na cidade de Curitiba (PR)
A EFMotorsport é patrocinada pela JR Acessórios (www.jracessorios.com) – fabricante de acessórios para caminhões, pick-ups e automóveis.

Texto: Décio Ribeiro
Foto: Vanderley Soares

Necar Comunicação e Eventos

* CROSS COUNTRY: NEVES/MAESTRELLI E BIBAS/CAVASSIN FAZEM DOBRADINHA EM SÃO CARLOS.

• Equipe Promacchina domina segundo dia do Rally dos Pinhais

• Em traçado de alta, velocidade máxima beirou os 180km/h

As duplas Maurício Neves/Clécio Maestrelli e Fellipe Bibas/Emerson Cavassin fizeram hoje (ontem) a dobradinha na segunda etapa do Rally dos Pinhais, que está sendo disputado em São Carlos, região noroeste do estado de S.Paulo. Com o segundo lugar de hoje Bibas e Cavassin mantém a liderança na classificação geral do rally, iniciado ontem. A competição de três dias, que vale como a terceira, quarta e quinta etapas do Campeonato Paulista de Cross Country, termina hoje com a disputa de uma prova especial no Horto Florestal do município de Itirapina.

A dobradinha de hoje marcou a oitava vitória consecutiva da Promacchina em provas de cross country e premiou o esforço dos mecânicos da equipe curitibana, que entre sábado e domingo foram obrigados a trocar as caixas de câmbio das Mitsubishi Evo da equipe. O equipamento do carro de Fellipe Bibas e Emerson Cavassin foi substituído no intervalo entre a segunda e terceira especiais de sábado, trabalho realizado em uma hora e vinte minutos, cerca de metade do tempo necessário para a mesma operação em circunstâncias normais. Ao final da etapa, vencida pela dupla, a equipe repetiu essa operação no carro de Maurício Neves e Clécio Maestrelli, como explica o piloto:

"Quebrou o eixo-piloto do câmbio que havia recém chegado da Itália, sendo que ainda estamos investigando as possíveis causas dessa pane. Hoje corremos com um câmbio normal e não tivemos surpresas. Cerca de 99% da prova de hoje foi disputada em terreno firme, o que permitiu que velocidade média muito alta. Em uma reta longa situada logo após o controle de largada chegamos perto dos 180 km/h!"

Por seu lado Fellipe Bibas consolidou sua evolução na temporada ao marcar o melhor tempo do dia para o percurso de 37 km que uniu as Fazendas Sapoti e Santa Fé I e II, registrando o tempo de 27m28 na terceira etapa do dia.

"Tivemos uma volta perfeita", comentou Bibas de volta ao ponto de apoio montado no estacionamento do Shopping Center Iguatemi São Carlos. "Agora é fazer uma revisão geral nos nossos carros na esperança de repetir o resultado de hoje na etapa final da prova. Ao contrário do que aconteceu hoje a etapa de amanhã (segunda) será praticamente toda ela disputada em piso do tipo areião, que a cada especial vai exigir muito dos carros: à medida que os carros e caminhões repetem o trajeto as erosões ficarão mais acentuadas".

Programação de hoje
Segunda 30/04/07
08:00 - Largada promocional Shopping Center Iguatemi São Carlos
09:00 - Largada da P.E. 01 - 40 km Horto Florestal Itirapina
12:00 - Largada da P.E. 02 - 40 km Horto Florestal Itirapina
15:00 - Largada da P.E. 03 - 40 km Horto Florestal Itirapina
19:00 - Premiação todas as categorias São Carlos

Legenda: Maurício Neves e Clécio Maestrelli venceram a segunda etapa do Rally dos Pinhais
Crédito: Promacchina/Sanderson Pereira

A equipe Promacchina Rally é patrocinada pela Mitsubishi, BF Goodrich, Tintas Paumar e Avalon Táxi Aéreo e conta com o apoio técnico da Mahle Filtros, Mahle Original, EBC Freios e Motul.
Visite nosso site: www.promacchina.com.br.
Assessoria de Imprensa da equipe Promacchina Rally
Wagner Gonzalez

domingo, abril 29, 2007

* F-3: GEOVANI CERUTTI GANHA A 4ª RODADA E CONFIRMA BOA FASE EM TARUMÃ.


A estrela do brasiliense brilhou no final de semana, ganhando as duas provas no circuito gaúcho

Tarumã (RS) - O final de semana foi do brasiliense Geovani Cerutti na segunda etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. O jovem piloto de 16 anos, da equipe Castilho Motorsport, fechou em grande estilo sua participação ao vencer a quarta rodada, realizada neste domingo no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), repetindo o feito do dia anterior. Geovani completou as 28 voltas com o tempo de 29min25seg062, média de 172.239 km/h, conquistando sua segunda vitória na categoria. O segundo lugar ficou com o líder Clemente Júnior, da Cesário Fórmula, 29min26seg859, enquanto o terceiro foi de Fábio beretta, da Bassani Racing, 29min27seg291. A próxima rodada dupla da competição será em Curitiba, dias 26 e 27 de maio.

Um bom piloto tem também de ter sorte. A máxima caiu como luva neste domingo para Geovani Cerutti. Afinal, depois de assumir a ponta logo na largada, superando Clemente Júnior, ele fez uma prova tranqüila até faltarem sete voltas para o final da prova. Com problemas no motor, ele foi vendo o adversário começou a encostar e ameaçar sua liderança. Neste momento, porém, uma forte batida de Douglas Hiar, da Comtec, acabou obrigando a direção de prova a encerrar a corrida com o Safety Car, garantindo a segunda conquista de Cerutti.

“A gente tem de ter estrela também”, brincou Geovani após a vitória neste domingo. Na verdade, o piloto reconheceu que não foi nada fácil conseguir o topo do pódio. “Larguei bem e assumi e ponta. Consegui manter um bom ritmo, mas no final um problema com as velas fizeram com que meu rendimento caísse. Por sorte, a prova foi interrompida e pude completar em primeiro”, completou o campeão.

Geovani afirmou ter gostado muito do circuito gaúcho e agora vai se preparar para a etapa seguinte, em Curitiba. “Gostei muito de correr em Tarumã, que tem uma pista rápida e muito técnica, sem contar que vai fazer parte da minha vida por ter sido o primeiro lugar a vencer. Vamos continuar treinando muito para procurar outro bom desempenho em Curitiba”, encerrou o piloto, que agora ocupa a segunda colocação na classificação geral, com 21 pontos ao lado de Fernando Galera. Clemente Júnior segue na ponta da classificação com 28 pontos.

Para Clemente, valeu pelo resultado final. “Perdi muito tempo atrás o Douglas. Se não fosse, talvez pudesse brigar pela vitória. Mas o que importa é o campeonato e continuo na frente mesmo com os problemas de sábado, quando tive de abandonar a prova”, afirmou o mineiro.

O resultado da terceira rodada foi o seguinte:

1) Geovani Cerutti (Castilho Motorsport), 28 voltas em 29min25s062
2) Clemente Júnior (Cesário Fórmula), 29min26seg859
3) Fabio Beretta (Bassani Racing), 29min27seg291
4) Mario Romancini (Cesário), 29min28seg402
5) Douglas Soares (Prop Car), 29min30seg010
6) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport), 29min30seg801
7) Ernesto Otero (Razia Sport), 29min32seg018
8) Fernando Galera (Prop Car), 29min33seg398
9) Vinícius Quadros (Razia Sports), 29min35seg594
10) Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing), 29min37seg041
11) Nathan Silva (Razia Sports), 29min37seg533
12) Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing), 29min39seg051
13) Douglas Hiar (Comtec Motorsport), 25 voltas
14) Pedro Nunes (Baumer Racing), 23 voltas
15) William Starostik (Dragão Motorsport), 15 voltas
16) Denis Navarro (Bassani Racing), 11 voltas
17) Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting) sem tempo

Melhor volta: Clemente Júnior, na 25ª , com 58seg228, média de 172.064

Os dez melhores do Campeonato após quatro rodadas:

1) Clemente Júnior, 28 pontos
2) Geovani Cerutti e Fernando Galera, 21 pontos
4)Denis Navarro e Fábio Beretta, 12 pontos
6) Felipe Ferreira, 11 pontos
7)Mario Romancini, Rafael Suzuki e Ernesto Otero, 10 pontos
10) Douglas Soares, 7 pontos

fotos: Fabio Oliveira
Departamento de Comunicação da Vicar Promoções:
Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324

* PORSCHE GT3 CUP: POSSES E BAPTISTA VENCEM EM INTERLAGOS.



O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil realizou seu segundo evento do ano, com as provas três e quatro, neste sábado, em Interlagos. A primeira foi vencida por Beto Posses, primeiro campeão da categoria, em 2005. Na segunda, a vitória ficou com Ricardo Baptista, que assumiu a liderança do campeonato. Ele tem 66 pontos, mesma pontuação de Otávio Mesquita (terceiro colocado nas duas provas do sábado), mas lidera pelo critério de desempate.

A primeira prova do final de semana, vencida por Beto Posses, foi a corrida mais disputada da história da categoria no Brasil, com até sete pilotos brigando pelo primeiro lugar e três líderes diferentes ao longo da prova. O pole Otávio Mesquista manteve-se na primeira posição até a oitava volta, quando foi superado por Walter Salles. O novo líder passou a ser pressionado por Tom Valle, que também passou Mesquita. Na disputa pela liderança, Valle tocou na traseira do carro de Salles na curva do Lago e ambos saíram da pista, retornando em seguida mas abrindo espaço para que Posses assumisse a ponta.

O alto nível de disputa não ficou restrito aos primeiros lugares. Constantino Junior, vencedor da primeira corrida do ano, em Jacarepaguá (RJ), largou em último lugar na primeira prova, por não ter marcado tempo no treino classificatório. Ao terminar a primeira volta, já havia ultrapassado oito carros. Na terceira volta, quando já estava em nono lugar, aumentou a pressão para tentar superar Marcel Visconde e rodou na entrada do S, no miolo do autódromo.

Enquanto líderes se alternavam na frente, os blocos intermediários exibiam disputas acirradas, como a que aconteceu entre Luís Zattar, Clemente Lunardi, Sergio Ribas e Guilherme Figueiroa, do quarto ao sétimo lugares. Posses venceu, mas seu aparente domínio não escondeu o alto nível da disputa. “Foi a corrida mais difícil da minha vida, não tive sossego em nenhum momento”, comentou depois, exemplificando a pressão sofrida com um toque entre ele e Salles, que o acabou deixando sem o revestimento externo da porta direita.

Na segunda corrida, com Posses largando na pole, Mesquita chegou a ultrapassar Baptista na primeira volta, assumindo a segunda colocação. Já na segunda passagem, Baptista havia retomado a vice-liderança na prova, com Posses mantendo-se à frente. Com cinco pilotos andando próximos, na briga pela ponta, Posses rodou na curva do Lago, permitindo que Baptista assumisse a ponta para não mais perdê-la até o final.

Se a liderança de Baptista não foi ameaçada daí para frente, a alternância de posições a partir do segundo colocado foi intensa. Zattar manteve o segundo lugar, seguido de Mesquita, Salles e Marcel Visconde, até a sétima volta. Salles, que já havia superado Mesquita, conseguiu ultrapassar Zattar e assumiu a vice-liderança da prova. Constantino Junior, que fazia outra corrida de recuperação, também se aproximava dos líderes, ultrapassando Mesquita na sexta volta na subida da Junção. Apesar da recuperação, Constantino não terminou a prova, completando nove das 16 voltas.

A disputa acirrada a partir do segundo colocado contribuiu para que Baptista abrisse grande vantagem dos demais, cruzando a linha de chegada com 4s913 de vantagem sobre Salles. Mesquita ainda conseguiu assumir a terceira colocação, depois que Zattar caiu de terceiro para décimo lugar.

Baptista, novo líder do campeonato, também não considerou sua vitória fácil. “Só fiquei à vontade para administrar o resultado nas duas últimas voltas, porque a disputa no início foi muito grande”, comentou o segundo vencedor do dia. Ele destacou o momento mais tenso da prova, quando Posses rodou à sua frente e ele precisou de agilidade e frieza para não bater. Baptista assumiu a liderança, apesar da mesma pontuação de Mesquita, por ter um segundo lugar a mais que o oponente.

As próximas provas do Porsche GT3 Cup acontecem em Interlagos, no dia 26 de maio.

Resultado final da prova 3


1 Beto Posses, 16 voltas em 28:16.864, média de 146,269 km/h

2 Ricardo Baptista, a 0.375

3 Otávio Mesquita, a 13.550

4 Luís Zattar, a 14.081

5 Clemente Lunardi, a 14.507

6 Marcel Visconde, a 14.686

7 Walter Salles, a 14.989

8 Haroldo Pinto, a 16.002

9 Marcelo Ometto, a 33.048

10 Sérgio Ribas, a 36.264

11 Maurizio Billi, a 36.548

12 Constantino Júnior, a 40.551

13 Antônio Hermann, a 45.622

14 Omilton Visconde Jr., a 1:07.868

15 Guilherme Figueiroa, a 1:13.008

16 Henry Visconde, a 1:32.769

17 Tom Valle, a 1 volta

18 Eduardo de Souza Ramos, a 1 volta

19 Danilo Fernandez, a 4 voltas

20 Marcos Barros, a 15 voltas

Volta mais rápida: Beto Posses, 1:44.086, média de 149,034 km/h


Resultado final da prova 4

1 Ricardo Baptista, 16 voltas em 28:14.162, média de 146,502 km/h

2 Walter Salles, a 4.913

3 Otávio Mesquita, a 8.622

4 Tom Valle, a 9.203

5 Marcel Visconde, a 10.392

6 Clemente Lunardi, a 10.813

7 Maurizio Billi, a 11.193

8 Sérgio Ribas, a 22.513

9 Marcos Barros, a 25.348

10 Luís Zattar, a 26.007

11 Guilherme Figueiroa, a 40.966

12 Beto Posses, a 46.775

13 Omilton Visconde Jr., a 1:03.154

14 Henry Visconde, a 1:42.579

15 Danilo Fernandez, a 1 volta

16 Marcelo Ometto, a 2 voltas

17 Antônio Hermann, a 6 voltas

18 Constantino Júnior, a 7 voltas

19 Eduardo de Souza Ramos, a 14 voltas

20 Haroldo Pinto, não largou

Volta mais rápida: Beto Posses, 1:43.241, média de 150,254 km/h

Classificação do campeonato após quatro provas: 1) Ricardo Baptista, 66 pontos; 2) Otávio Mesquita, 66; 3) Beto Posses, 58; 4) Walter Salles, 45; 5) Marcel Visconde, 38; 6) Luís Zattar, 31; 7) Clemente Lunardi, 31; 8) Constantino Júnior, 24; 9) Maurizio Billi, 23; 10) Eduardo de Souza Ramos, 22; 11) Tom Valle, 21; 12) Sérgio Ribas, 21; 13) Antônio Hermann, 20; 14) Marcos Barros, 19; 15) Haroldo Pinto, 15; 16) Guilherme Figueiroa, 15; 17) Omilton Visconde Jr., 8; 18) Marcelo Ometto, 7; 19) Henry Visconde, 7; 20) Danilo Fernandez, 3 pontos.


Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
www.porsche.com.br
Texto: Alessandra Alves
Luiz Alberto Pandini

* FORMULA INDY: POLE-POSITION PARA TONY KANAAN NO GP DO KANSAS.

Kanaan foi o único dos 21 pilotos a ultrapassar as 214 mph

Tony Kanaan larga na posição de honra no GP do Kansas neste domingo (29), 4ª etapa da Fórmula Indy. O vencedor da última prova da categoria, o GP do Japão, ultrapassou a barreira das 214 mph (cerca de 342 km/h) no oval de 1.5 milhas e marcou a sua melhor volta em 25s5476. Ao seu lado, Kanaan terá o norte-americano Sam Hornish Jr, da Penske, detentor da marca 25s5710.

Essa foi a 8ª pole-position de Kanaan na Fórmula Indy desde a sua estréia em 2003. A última havia sido nas 500 Milhas de Indianápolis de 2005. " Quando? É um longo tempo!", disse o baiano surpreso. "Como a vitória no Japão foi a minha oitava na Fórmula Indy, precisava igualar o número de poles. A gente sempre prioriza os treinos livres para o acerto de corrida, e não foi diferente desta vez. Mas o carro está tão redondo que fizemos a pole. Estou me sentindo muito bem com isso. Ainda temos uma corrida inteira pela frente, mas sei que estaremos competitivos amanhã. Tenho que agradecer a equipe pelo ótimo trabalho feito até aqui", destacou Kanaan, vice-líder do campeonato, apenas 3 pontos atrás do inglês Dan Wheldon, da Chip Ganassi, 4º no grid de amanhã. A pole de Kanaan também encerra um jejum da Andretti Green, que passou o ano de 2006 em branco na 1ª posição de largada.

A competitividade novamente marca presença no grid. A diferença entre Kanaan e a estreante venezuelana Milka Duno, última no classificatório, é de 0s7278. Neste domingo (29), às 17h30, Kanaan parte para sua 70ª corrida na categoria. As 200 voltas no tri-oval da cidade norte-americana terá transmissão ao vivo para o Brasil pela PlayTV e pelo canal de assinatura BandSports.

Confira o grid de largada:

1- Tony Kanaan - 25s5476
2- Sam Hornish Jr - 25s5710
3- Helio Castroneves - 25s5920
4- Dan Wheldon - 25s5926
5- Scott Dixon - 25s5949
6- Dario Franchitti - 25s6811
7- Tomas Scheckter - 25s8073
8- Vitor Meira - 25s8315
9- Marco Andretti - 25s8347
10- Danica Patrick - 25s8362
11- Darren Manning - 25s8513
12- Kosuke Matsuura - 25s8721
13- Ed Carpenter - 25s8782
14- Scott Sharp - 25s8816
15- A.J. Foyt IV - 25s9088
16- Jeff Simmons - 25s9344
17- Sarah Fisher - 25s9889
18- Buddy Rice - 25s9921
19- Marty Roth - 26s1212
20- Alex Barron - 26s1745
21- Milka Duno - 26s2754

Foto: Chris Jones/IRL

Anderson Marsili
Assessor de Imprensa

* MACEIÓ RECEBE A 1ª ETAPA DO MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE 2007.

Sob forte chuva, rali de regularidade da Mitsubishi abre sua 8ª temporada na capital alagoana.

Neste sábado, 28/04, a linda cidade de Maceió/AL recebeu a etapa de abertura do Mitsubishi MotorSports Nordeste. A prova, disputada sob intensa chuva, contou com a presença de 179 duplas de todo o Nordeste brasileiro.

As duplas, divididas em três categorias (Graduados, Turismo e Turismo Light), largaram da praia de Ponta Verde e foram em direção ao Litoral Sul, levando seus Mitsubishi 4x4 pelas exuberantes praias do Francês e do Gunga. Os competidores navegaram ainda pelos municípios de Barra de São Miguel e Merechal Deodoro, onde encontraram as tradicionais falésias.

Devido à intensa chuva que caiu durante todo o dia no estado de Alagoas, pilotos e navegadores tiveram doses extras de dificuldades. Muita lama, piso escorregadio e constantes mudanças de direção, exigiram atenção especial por parte dos participantes.

Com um prêmio para o ganhador da temporada de R$ 27.000,00, 49 duplas da Graduados andaram forte em busca da vitória, mas foram os potiguares Henrique e Rômulo Cirne que conseguiram começar bem o ano. Com 193 pontos perdidos, eles faturaram a etapa de Maceió, deixando os paraibanos Alexandre Leite e Antônio Neto na segunda colocação. "Este é o terceiro ano que disputamos o Mitsubishi MotorSports Nordeste. Como já ganhamos em 2005, vamos agora em busca do bi-campeonato, comemorou o piloto Henrique.

Pela categoria Turismo, os baianos Fábio Bertocci e Rafael Santos não deixaram escapar a vitória. Com três duplas baianas entre os cinco primeiros, a categoria se mostrou ser a mais disputada. O vencedor da temporada nesta categoria ganhará uma viagem, com direito a três acompanhantes e passagens aéreas cedidas pela Gol, para o Club Méd Village Rio das Pedras, em Angra dos Reis/RJ.

A categoria Turismo Light é composta por pilotos e navegadores sem experiência em ralis. É caracterizada pela participação de toda família e pela preocupação no entretenimento, já que não conta pontos para o campeonato. Nesta categoria, o pódio é o momento principal. Como melhor dupla mista, os alagoanos Carlos Conde e Jorgiana Vasconcelos subiram ao palco para receber seus prêmios.

O troféu "Indiana Jones", oferecido à dupla que cumpre todos os PC’s, mas acaba chegando na última colocação, desta vez ficou com Carlos Alberto e Alan, também de Maceió. A categoria ainda premia as três melhores duplas femininas: destaque para as sergipanas Monique Araújo e Sara Almeida, que conquistaram a melhor colocação entre as mulheres. "Esta foi a nossa segunda participação em um rali e já estamos muito felizes. Agradeço à Mitsubishi pela oportunidade única", comentou a animada Monique.

Porém, os grandes vencedores da Turismo Light foram Túllio Filho e Fernanda Caires, seguidos de perto por André Pinheiro e Eider Sena, de Natal/RN.

A Mitsubishi Motors continua focada em suas ações sociais. Por isso, mantém as inscrições sendo realizadas através da doação de 30 kg de alimentos. Das 5,3 toneladas arrecadadas na etapa de Maceió, uma parte foi encaminhada para a instituição Lar São Domingos, que cuida de várias crianças e idosos carentes. "Esta contribuição é de vital importância para nós", comentou Neuza Vendes, representante do Lar.

A próxima etapa será em Recife/PE, no dia 30 de junho.

O Mitsubishi Motosports Nordeste 2007 tem o patrocínio de Bic Banco, Binno, Castrol, Centauro, Clarion, Club Méd, Daslu Homem, Diamond Finance, Gol Linhas Aéreas, Du Pont, Pirelli, Real Cargas, Reebok, Transzero, TNT e W. Truffi Blindados.

Classificação da etapa:

Graduados
1) Henrique Cirne e Rômulo Cirne (Natal-RN)
193 pontos perdidos
2) Alexandre Leite e Antônio Neto (João Pessoa-PB)
202 pontos perdidos
3) Kwong Fai e Henrique Oliveira (Natal-RN)
282 pontos perdidos
4) Jarlan Cavalcante e Aristóteles Basile (Maceió-AL)
307 pontos perdidos
5) João Almeida e Pedro Rego (Recife-PE)
343 pontos perdidos

Turismo
1) Fábio Bertocci e Rafael Santos (Salvador-BA)
317 pontos perdidos
2) Paulo Pepino e Rafael Pepino (Fortaleza-CE)
342 pontos perdidos
3) Almir Júnior e Ryanne Dantas (Feira de Santana-BA)
357 pontos perdidos
4) João Eduardo e João Paulo (Lauro de Freitas-BA)
391 pontos perdidos
5) Otávio Melo e Edgar Palmeira (Maceió-AL)
435 pontos perdidos

Turismo Light
1) Túllio Filho e Fernanda Caires (Jundiaí-SP)
90 pontos perdidos
2) André Pinheiro e Eider Sena (Natal-RN)
138 pontos perdidos
3) Luiz Antônio e Davis Pereira (Maceió-AL)
153 pontos perdidos
4) José Pereira e Luiz Henrique (Maceió-AL)
202 pontos perdidos
5) José de Melo e Larissa de Melo (Maceió-AL)
208 pontos perdidos

Classificação do campeonato:

Graduados
1) Henrique Cirne e Rômulo Cirne (Natal-RN)
15 pontos
2) Alexandre Leite e Antônio Neto (João Pessoa-PB)
14 pontos
3) Kwong Fai e Henrique Oliveira (Natal-RN)
13 pontos
4) Jarlan Cavalcante e Aristóteles Basile (Maceió-AL)
12 pontos
5) João Almeida e Pedro Rego (Recife-PE)
11 pontos

Turismo
1) Fábio Bertocci e Rafael Santos (Salvador-BA)
15 pontos
2) Paulo Pepino e Rafael Pepino (Fortaleza-CE)
14 pontos
3) Almir Júnior e Ryanne Dantas (Feira de Santana-BA)
13 pontos
4) João Eduardo e João Paulo (Lauro de Freitas-BA)
12 pontos
5) Otávio Melo e Edgar Palmeira (Maceió-AL)
11 pontos
fotos: Tadeu Fessel

Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Cristiano Facury
Ana Paula Canestrelli

* PICK-UP RACING: MARCEL WOLFART LARGA EM PRIMEIRO NA ETAPA DE ABERTURA.

Etapa acontece neste domingo, em Tarumã, com 22 pilotos

Tarumã (RS) - A primeira pole position da temporada 2007 da Pick-Up Racing é de um catarinense. Marcel Wolfart, da equipe Exatidão (Ranger), vai largar na frente na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo, dia 29, no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Ele garantiu a pole no treino classificatório realizado no final da tarde deste sábado, com o tempo de 1min12seg547, média horária de 149.663 km/h. Ao seu lado no grid estará Herberto Heinen, da Vidroforte (S10), 1min12seg851, enquanto Eduardo Heinen, da Vidroforte (S10), ficou em terceiro, 1min13seg173. A prova largará às 14 horas, com 40 minutos de duração, e terá transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão e NSC.

Em sua terceira temporada na Pick-Up Racing, Marcel pretende melhorar o desempenho do ano passado, quando venceu em Curitiba e Santa Cruz do Sul, terminando a temporada na quarta colocação. Ex-piloto da Brascar, o catarinense foi um dos destaques dos treinos livres em Tarumã, ficando em primeiro na terceira e última sessão. Na tomada de tempos, ele apenas manteve o ritmo para colocar a Ranger na pole depois de 13 provas (a última foi em julho de 2005).

A equipe Vidroforte também teve uma boa performance, ficando com os segundo e terceiro lugares no grid, Herberto Heinen, que correu na Truck no ano passado, estará ao lado de Marcel, enquanto Eduardo Heinen, vice-campeão da Pick-Up Racing em 2006, estará na segunda fila, com o terceiro tempo.

Criada em 2001 por Gerson Marques, a categoria disputará sua sétima temporada reunindo picapes de três montadoras: S-10, da General Motors; Ranger, da Ford; e Dakota, da Dodge.

Nesta ano haverá a estréia de uma equipe oficial de fábrica: a Agrale, com a picape Marruá, que entra na briga pelo título. As picapes possuem motores com cerca de 350 cv e são biturbo. Entre 2002 e 2005 os carros utilizaram gás natural veicular GNV -, mas a partir do ano passado passaram a ser abastecidas com álcool.

GRID DE LARGADA 1ª ETAPA TARUMÃ (RS)

1 Marcel Wolfart (Ranger, SC) 1min12s547
2 Herberto Heinen (S10, RS) 1min12s851
3 Eduardo Heinen (S10, RS) 1min13s173
4 Emerson Duda (Ranger, PR) 1min13s483
5 Anderson Toso (S10, RS) 1min13s543
6 Nelson Bazzo (S10, RS) 1min13s572
7 Eduardo Freitas (S10, RS) 1min13s577
8 Marcos Ramalho (S10, MS) 1min13s623
9 Carlos Kray (S10, RS) 1min13s730
10 Kau Machado (Ranger, PR) 1min13s898
11 Sérgio Lúcio (S10, DF) 1min14s263
12 José Valentini (Ranger, RS) 1min14s826
13 Franco Stédile (Marruá, RS) 1min15s376
14 Carlos Steyer (S10, SC) 1min15s485
15 Alexandre Gramacho (Marruá, PR) 1min16s698
16 José Luís "Graham Hill" Nogueira (S10, SP) 1min17s322
17 Neca Bueno (Ranger, PR) 1min17s382
18 Rodrigo Druszcz (Ranger, PR) 1min18s563
19 Luiz Reis (Ranger, SC) 1min19s474
20 Rogério Rabello (S10, GO) sem tempo
21 Flávio Marcílio (Dakota, SP) sem tempo
22 Lairton Miranda (Ranger, DF) sem tempo

Programação:

Domingo 29/04/07
08h30/08h45 Warmup F-3
09h00/09h15 Warmup Trofeo Maserati
09h30/09h45 Warmup Pick-Up Racing
11h03 - Largada da 4ª rodada da F-3 (30 minutos)
12h18 Largada da 2ª etapa do Trofeo Maserati
14h03 Largada da 1ª etapa da Pick-Up Racing

foto: Vanderlei Soares
Departamento de Comunicação da Vicar Promoções:
Marcelo Eduardo Braga Mtb 18324

* CROSS-COUNTRY SÃO CARLOS.

Bibas e Cavassin mantém invencibilidade da Promacchina

Dupla venceu as três etapas do primeiro dia do Rally dos Pinhais
Neves e Mastrelli abandonam com problemas de câmbio

Ao final de de 105 km e mais de uma hora e meia de provas especiais os curitibanos Fellipe Bibas/Emerson Cavassin manteve a invencibilidade da equipe Promacchina no cross country brasileiro ao obter a oitava vitória do time paranaense na modalidade. Com esse resultado a dupla assumiu a vice-liderança do Campeonato Paulista, que neste fim de semana prossegue com a disputa da terceira, quarta e quinta etapas, que, somadas, compõem o Rally dos Pinhais, a prova mais longa da temporada estadual. A vitória de hoje elevou para 18 a pontuação de ambos no certame, liderado por Maurício Neves e Clécio Maestrelli (20 pontos), que hoje foram obrigados a abandonar a prova por causa da quebra de câmbio de sua Mitsubishi Evo Promacchina.

"Foi uma prova muito difícil para nós", explicou Bibas ao final da prova. "Na primeira especial tivemos uma pequena queda de pressão no turbo-alimentador e na segunda terminamos com o câmbio quebrado, o que obrigou a completa substituição desse equipamento. Apenas na terceira andamos sem problemas e com possibilidade de administrar nossa tocada".

Bibas enalteceu o trabalho dos mecânicos de sua equipe "pois não é fácil trocar o câmbio em uma hora e vinte em um estacionamento de shopping center, sem as facilidades que na nossa oficina permitem que o mesmo trabalho seja feito no dobro desse tempo. Esse pessoal faz a diferença da nossa equipe".

O navegador Emerson Cavassin destacou ainda que "as características da prova forçaram a alteração da nossa tática normal: como o traçado exigia muita atenção do navegador tive que fazer bem menos anotações de referências do que o normal."

Enquanto tudo terminou bem para Bibas e Cavassin, as outras duplas da equipe Promacchina tiveram sorte diferente. Maurício Neves e Clécio Maestrelli perderam vinte minutos na primeira especial quando o novo câmbio italiano do instalado no carro apresentou problemas. Reparado para a segunda P.E., o sistema quebrou novamente logo no primeiro quilometro do percurso, levando a dupla a abandonar a competição. O câmbio instalado nesse carro chegou da Itália há apenas dois dias e fez no Rally dos Pinhais sua estréia em provas brasileiras. Fabricado na região de Modena, na Itália, o equipamento permite a troca de marchas sem uso da embreagem, o que mantém o carro tracionado por mais tempo e, consequentemente, melhora a performance e a estabilidade. Oscar Bibas e Luis Carlos Palu, que disputam a categoria Production, abandonaram na terceira especial após um incidente de percurso.

Legenda: Bibas/Cavassin mantém a invencibilidade da equipe Promacchina
Crédito: Promacchina/Carsten Horst

Promacchina Rally
Assessoria de Imprensa
Wagner Gonzalez

* F-3: GEOVANI CERUTTI CONFIRMA POLE E VENCE A TERCEIRA ETAPA EM TARUMÃ.

O piloto de Brasília venceu de ponta a ponta na tarde deste sábado e entrou na briga pelo título da categoria

Tarumã (RS) - De ponta a ponta, como gente grande. Assim foi a vitória do brasiliense Geovani Cerutti, da Castilho Motorsport, na terceira rodada do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, válida pela segunda etapa da temporada 2007. Na tarde deste sábado, no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade de Viamão (RS), o jovem piloto, de apenas 16 anos, conquistou seu primeiro topo do pódio na categoria ao completar as 31 voltas em 30min40seg473, média de 182,880 km/h. A segunda colocação ficou com Felipe Ferreira, da Bassan Motorsport, 30min47seg543, enquanto a terceira foi de Fábio Beretta, da Bassani Racing, 30min49seg815. O complemento da etapa será neste domingo com a quarta rodada, a partir das 11 horas, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.

Após duas sessões de classificação bastante disputadas, nas quais Cerutti e Clemente Júnior baixavam os tempos a cada volta, a terceira rodada, entretanto, acabou sendo bastante tranqüila. Saindo na pole position, Geovani Cerutti teve pouco trabalho para manter a ponta e ainda contou com a sorte quando o líder teve de abandonar com problemas de embreagem. Diante da situação positiva, o piloto da Castilho Motorsport precisou apenas manter o ritmo para cruzar a linha de chegada pela primeira vez na carreira, logo na terceira prova.

"Primeiro, gostaria de agradecer a Deus, à minha família e à equipe. Tem dado tudo certo e chegar a esta vitória foi fruto de muito trabalho. Andamos bem em todos os treinos e o que aconteceu na corrida é o resultado disto. Não posso negar que a saída do Clemente ajudou, mas isso faz parte do jogo", declarou o piloto, que foi campeão brasileiro de kart em 2006.

Ele também destacou a importância dos pontos obtidos em Tarumã. "O que vale é a briga pelo título e vencer me colocou em uma condição. Então, o mais significativo aqui foi encostar-se à liderança e seguir no páreo pelo título", completou Geovani Cerutti, agora quarto colocado na classificação geral.

Para Alex Castilho, chefe da equipe, valeu a pena investir em Cerutti. "Foram dois anos de trabalho que pudéssemos chegar a este dia. Estamos realmente contentes com o desempenho dele neste ano e certos que ele dará muito trabalho aos adversários. Agora vamos comemorar a primeira vitória da do Cerutti e da equipe Castilho no Sul-Americano de F-3", declarou o dirigente, que não conseguia esconder a emoção pelo feito de seu piloto.

O resultado da terceira rodada foi o seguinte:

1) Geovani Cerutti (Castilho Motorsport), 31 voltas em 30min40s473
2) Felipe Ferreira (Bassam Motorsport), a 7s070
3) Fabio Beretta (Bassani Racing), a 9s342
4) Mario Romancini (Cesário), a 10s909
5) Fernando Galera (Prop Car), a 12s250
6) Ernesto Otero (Razia Sports), a 30s548
7) Dennis Navarro (Bassani Racing), a 31s491
8) Felipe Guimarães (Amir Nasr), a 57s220
9) Douglas Hiar (Comtec), a 58s870
10) Nathan Silva (Razia Sports), a 1 volta
11) Rodolpho Santos (Amir Nasr), a 1 volta
12) Vinícius Quadros (Razia Sports), a 1 volta
13) Leonardo Cordeiro (Lecor), a 10 volta
14) Pedro Nunes (Baumer Motorsport), a 17 volta
15) William Starostik (Dragão Motorsport), a 20 volta
16) Clemente Faria Jr. (Cesário Fórmula), a 29 volta
17) Douglas Soares (Prop Car), a 31 volta

Pontuação do Campeonato após três rodadas:

1) Clemente Júnior e Fernando Galera, 20 pontos
3) Denis Navarro, 12
4) Geovani Cerutti, 11
5) Ernesto Otero e Felipe Ferreira, 8 pontos
7) Lucílio Baumer e Flávio Beretta, 6 pontos
9) Mario Romancini, 5
10) William Starostik, 4
11) Douglas Soares e Douglas Hiar, 3
13) Felipe Guimarães, 1

Programação:

Domingo 29/04/07
08h30/08h45 Warmup F-3
09h00/09h15 Warmup Trofeo Maserati
09h30/09h45 Warmup Pick-Up Racing
11h03 - Largada da 4ª rodada da F-3 (30 minutos)
12h18 Largada da 2ª etapa do Trofeo Maserati
14h03 Largada da 1ª etapa da Pick-Up Racing
fotos: Fabio Oliveira

Departamento de Comunicação da Vicar Promoções:
Marcelo Eduardo Braga Mtb 18324

* F-3 SUL-AMERICANA: CAMPEONATO EMBOLA APÓS TERCEIRA ETAPA.

Clemente Faria Jr. abandona e Fernando Galera alcança o mineiro da Cesário Fórmula. Razia Sports marca pontos pela terceira vez consecutiva na temporada

A temporada de 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana ficou ainda mais embolada após a terceira etapa do campeonato, realizada neste sábado (28) no Autódromo Internacional de Tarumã, na Grande Porto Alegre. Por causa do abandono do líder Clemente Faria Jr., o topo da tabela passou a ser ocupado, também, por Fernando Galera, que recebeu a bandeirada final em quinto e somou mais quatro pontos na classificação geral. Ambos somam, a partir de agora, 20 pontos na tabela e a diferença entre eles e o sexto colocado caiu para apenas 12 pontos.

"Os melhores resultados nessa prova foram conquistados por pilotos que ainda não haviam pontuado na temporada, ou tinham poucos pontos, como o Geovani Cerutti, o Felipe Ferreira e o Fabio Beretta, que chegaram ao pódio nessa ordem", analisou o carioca Ernesto Otero (Razia Sports), sexto colocado na corrida deste sábado e sexto no campeonato, com oito pontos ganhos.
Pela terceira vez consecutiva, Ernesto levou a equipe Razia Sports à zona de pontos na temporada de estréia de ambos na Fórmula 3 Sul-Americana. "Cada ponto conquistado neste ano deve ser comemorado, porque o campeonato está extremamente competitivo. Estamos conseguindo manter a regularidade e isso certamente será fundamental no momento da decisão do título", acrescentou Otero.

Os dois outros pilotos da Razia Sports não tiveram sorte na corrida deste sábado em Tarumã. Vinícius Quadros teve problemas de câmbio e rodou na Curva do Laço. Nathan Silva também saiu da pista e perdeu uma volta em relação ao vencedor. A quarta corrida da temporada será realizada neste domingo (29), à partir das 11h03, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil. Os dez primeiros colocados na Fórmula 3 em 2007 são:

1) Clemente Faria Junior (MG), 20 pontos
Fernando Galera (SP), 20
3) Denis Navarro (SP), 12
4) Geovani Cerutti (DF), 11
5) Rafael Suzuki (SP), 10
6) Ernesto Otero (RJ), 08
Felipe Ferreira (SP), 08
8) Lucilio Baumer (SC), 06
Fábio Beretta (SP), 06
10) Mário Romacini (SP), 05

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Luca Bassani / Divulgação

* A1 GP: EQUIPE DO LÍBANO PODE TROCAR DE CARRO PARA AS CORRIDAS DESTE DOMINGO.

A conquista de um bom resultado pela equipe do Líbano na etapa de encerramento da A1 GP, que será realizada neste domingo (29) no Autódromo de Brands Hatch, na Inglaterra, vai depender da substituição do monocoque de fibra de carbono que foi usado nos treinos deste sábado pelo brasileiro Allam Khodair. A análise deve-se ao fato da queda no rendimento da equipe neste sábado, quando o piloto paulista passou a usar uma célula emprestada pelo time irlandês.

O coque titular da equipe do Líbano ficou danificado após o acidente sofrido por Khodair na sessão livre de ontem (sexta-feira). O uso do carro irlandês foi a saída encontrada para que o brasileiro não perdesse o restante do fim de semana, mas o chassi disponível não se mostrou competitivo. "Tive um acidente bobo na sexta-feira, quando uma zebra arrancou minha asa dianteira e fez meu carro decolar. A maneira como o chassi tocou o chão, no entanto, foi suficiente para danificar o monocoque e estamos usando um que já foi batido, e por isso não responde bem ao acerto dos engenheiros", explicou Khodair.

No momento da batida, Allam ocupava a sétima posição na sessão, e terminou em 15º mesmo tendo participado de apenas 15 dos 60 minutos de treino. O brasileiro explicou que seu carro titular apresentou um rendimento bem superior ao da etapa anterior, realizada na China, o que tornou o objetivo da equipe libanesa ainda mais ambicioso para essa etapa.

"Meu carro estava muito bom e conseguimos evoluir bastante. Estou muito contente porque nosso objetivo para essa corrida era, realmente, o de testar o carro para o campeonato do ano que vem. Demos mais alguns passos adiante, e espero conseguir um novo chassi para a corrida para, ao menos, recuperar algumas posições", completou o brasileiro, que sai na 18ª posição na primeira prova do fim de semana.

A pole position na última etapa da A1 GP ficou com a equipe da Grã-Bretanha, que disputa o vice-campeonato com o time da Nova Zelândia. A Alemanha, que conquistou o título da temporada por antecipação, sai em segundo.

O grid de largada completo para a primeira corrida deste domingo da A1 GP é o seguinte:

1) Loic Duval (França), 1:14.813
2) Nico Hülkenberg (Alemanha), 1:14.984
3) Robbie Kerr (Grã-Bretanha), 1:15.072
4) Narain Karthikeyan (Índia), 1:15.286
5) Matt Halliday (Nova Zelândia), 1:15.385
6) Enrico Toccacelo (Itália), 1:15.505
7) Alex Yoong (Malásia), 1:15.521
8) Congfu Cheng (China), 1:15.538
9) Sebastien Buemi (Suíça), 1:15.549
10) Adrian Zaugg (África do Sul), 1:15.727
11) Jeroen Bleekemolen (Holanda), 1:15.809
12) Richard Lyons (Irlanda), 1:15.951
13) Sean Mcintosh (Canadá), 1:16.074
14) Bruno Junqueira (Brasil), 1:16.355
15) Alvaro Parente (Portugal), 1:16.637
16) Ian Dyk (Austrália), 1:16.950
17) Juan Pablo Garcia (México), 1:17.501
18) Allam Khodair (Líbano), 1:17.578
19) Moreno Soeprapto (Indonésia), 1:17.635
20) Jan Charouz (República Tcheca), 1:17.886
21) Nur Ali (Paquistão), 1:19.809
22) Jonathan Summerton (Estados Unidos), sem tempo

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Divulgação A1GP

sábado, abril 28, 2007

* SOB CHUVA, OTÁVIO MESQUITA CONSEGUE SUA PRIMEIRA POLE NO PORSCHE GT3 CUP

O treino classificatório para as provas 3 e 4 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil aconteceu debaixo de chuva na tarde desta sexta em Interlagos. Otávio Mesquita fez a volta mais rápida, depois de um duelo acirrado com Ricardo Baptista: os dois seguiram baixando o tempo do outro até Otávio estabelecer a melhor marca.

"Foi a segunda pole da minha carreira, a primeira aconteceu em uma corrida da categoria DTM Pickup. Estou muito feliz com esse resultado", disse Otávio. O treino foi bem disputado — os oito primeiro colocados acabaram marcando tempos dentro de apenas um segundo.

O vencedor da primeira corrida do campeonato, Constantino Júnior, não participou do treino e, por isso, larga em último lugar na corrida 3 do GT3 Cup Challenge Brasil. O resultado da primeira prova de amanhã definirá o grid de largada da segunda. As duas corridas terão 25 minutos mais uma volta — a primeira está prevista para as 12h30 e a segunda deve acontecer às 15h30.

Confira o grid de largada para a prova 3 deste sábado e a programação das corridas:

1) Otávio Mesquita, 1:54.558, média de 135,411 km/h
2) Ricardo Baptista, 1:54.635
3) Walter Salles, 1:54.720
4) Tom Valle, 1:54.875
5) Beto Posses, 1:55.379
6) Haroldo Pinto, 1:55.434
7) Clemente Lunardi, 1:55.453
8) Eduardo Souza Ramos, 1:55.471
9) Maurizio Billi, 1:55.595
10) Luís Zattar, 1:55.789
11) Antônio Hermann, 1:55.912
12) Marcelo Ometto, 1:56.074
13) Marcos Barros, 1:56.644
14) Marcel Visconde, 1:56.770
15) Guilherme Figueiroa, 1:57.071
16) Omilton Visconde, 1:57.426
17) Sérgio Ribas, 1:57.637
18) Henri Visconde, 1:58.516
19) Danilo Fernandes, 2:03.384
20) Constantino Junior, sem tempo

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.

Sábado, 28 de abril
12h30: largada da prova 3 (25 minutos mais 1 volta)
15h30: largada da prova 4 (25 minutos mais 1 volta)

Crédito das fotos: Vinícius Nunes/ Divulgação Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Luiz Alberto Pandini

* F-3: GEOVANI CERUTTI LARGA NA POLE DA PROVA DE SÁBADO EM TARUMÂ.

Em uma disputa acirrada, pole saiu na última volta e fica perto do recorde da pista

Tarumã (RS) - O brasiliense Geovani Cerutti, da Castilho Motorsport, é o pole position da terceira rodada, válida pela segunda etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, que está sendo disputada no Rio Grande do Sul. Na sessão classificatória desta sexta-feira, o piloto, de apenas 16 anos, marcou o tempo de 57seg323, média horária de 189.411km/h, garantindo um lugar de destaque no grid. Ao seu lado estará o líder Clemente Júnior, da Cesário Fórmula, com 57seg370, enquanto seu companheiro de equipe, Mario Romancini, ficou com o terceiro lugar, 57seg803.

A prova está prevista para as 15h08. No domingo, a quarta rodada começará às 11 horas, com transmissão da ESPN Brasil, seguida da segunda etapa do Trofeo Maserati e da abertura da Pick-Up Racing, está com transmissão ao vivo da Rede Vida. Neste sábado, a programação no Autódromo Internacional de Tarumã prevê ainda os treinos classificatórios da F-3 (quarta rodada), da Maserati e da Pick-Up Racing. Os ingressos para o domingo serão vendidos no dia, nas bilheterias do autódromo, com preço de R$ 10,00.

O treino classificatório foi bastante emocionante. O líder Clemente Júnior e Geovani Cerutti se alternaram na liderança até o final da sessão. Quando Clemente comemorava a pole, Cerutti, na volta final, acabou ficando com a posição, a primeira da curta carreira iniciada em São Paulo.
"Estou muito feliz com este resultado. Afinal, trata-se da minha terceira participação da categoria. E isto é fruto dos treinos com o Fórmula Renault que fizemos aqui, há duas semanas", afirmou Cerutti, que foi campeão brasileiro de kart em 2006, na Graduados B. O jovem piloto também aproveitou para agradecer o apoio da família, amigos e equipe. "Eles sempre estão me apoiando e isso é muito importante para conseguir os resultados", finalizou

O grid para a quarta rodada ficou assim:

1) Geovani Cerutti (Castilho Motorsport), 57seg323
2) Clemente Faria Jr. (Cesário Fórmula), 57seg370
3) Mario Romancini (Cesário), 57seg803
4) Felipe Ferreira (Bassam Motorsport), 58seg124
5) Douglas Soares (Prop Car), 58seg133
6) Fabio Beretta (Bassani Racing), 58seg176
7) Fernando Galera (Prop Car), 58seg288
8) Ernesto Otero (Razia Sports), 58seg316
9) Pedro Nunes (Baumer Motorsport), 58seg485
10) Douglas Hiar (Comtec), 58seg551
11) William Starostik (Dragão Motorsport), 58seg573
12) Rodolpho Santos (Amir Nasr), 59seg148
13) Dennis Navarro (Bassani Racing), 59seg379
14) Leonardo Cordeiro (Lecor), 59seg438
15) Nathan Silva (Razia Sports), 59seg795
16) Felipe Guimarães (Amir Nasr), 1min00s120
17) Vinícius Quadros (Razia Sports), Sem tempo


Pick-Up Racing: Anderson Toso leva a melhor no primeiro treino livre

Os motores funcionaram pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Pick-Up Racing. Na tarde desta sexta-feira, no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul, foi realizado treino livre da categoria e o melhor tempo foi do gaúcho Anderson Toso, da equipe CKR Racing (S10), com o tempo de 1min13seg346, média horária de 148.033 km/h. Em segundo ficou Marcel Wolfart, da Exatidão Racing (Ranger), com o tempo de 1min13seg762; enquanto Herberto Heinen, da Vidroforte Competições (S10), ex-piloto de Truck, foi o terceiro, 1mi14seg181.

Programação:

Sábado 28/04/07
08h30/09h00 2º Treino Oficial Trofeo Maserati
09h15/10h15 2º Treino Oficial Pick-Up Racing
10h30/11h10 - Classificação para prova do domingo F-3
11h25/11h55 3º Treino Oficial Trofeo Maserati
12h10/13h10 3º Treino Oficial Pick-Up Racing
15h08 - Largada da 3ª rodada da F-3 (30 minutos)
16h00/17h00 Classificação Pick-Up Racing

Domingo 29/04/07
08h30/08h45 Warmup F-3
09h00/09h15 Warmup Trofeo Maserati
09h30/09h45 Warmup Pick-Up Racing
11h03 - Largada da 4ª rodada da F-3 (30 minutos)
12h18 Largada da 2ª etapa do Trofeo Maserati
14h03 Largada da 1ª etapa da Pick-Up Racing
fotos: Vanderlei Soares

Departamento de Comunicação da Vicar Promoções:
Marcelo Eduardo Braga Mtb 18324

* DANILO DIRANI FAZ ÓTIMA ESTRÉIA NO STARS OF KARTING.

Em sua primeira corrida na principal categoria do kart norte-americano, o paulista conquistou a quinta colocação

O piloto Danilo Dirani, da Tony Kart, fez, no último dia 15 de abril, a sua estréia no Stars of Karting, principal categoria dos Estados Unidos, e não decepcionou. Mesmo sem ter testado uma única vez no Complexo de Automobilismo do estado de Oklahoma, localizado na cidade de Norman, onde aconteceu a etapa de abertura da temporada, o brasileiro conquistou a quinta posição na segunda – e última – bateria entre os 57 karts que haviam largado.
Logo em sua chegada à cidade, na sexta-feira (13), Dirani foi surpreendido pela baixa temperatura, que girava em torno de 0°C, e pela forte chuva que atingia Norman. As dificuldades climáticas enfrentadas nos treinos livres, realizados com a pista molhada, não voltaram a incomodar os pilotos no sábado (14), quando aconteceram as sessões classificatórias.

A mudança de tempo, entretanto, atrapalhou o rendimento do brasileiro, que ainda não conhecia o traçado no seco. No primeiro treino classificatório, Dirani foi o 24º, e no segundo, com um ajuste melhor para a pista sem água, o paulista foi mais rápido, conseguindo a 14ª posição no grid de largada.

A boa evolução de Dirani foi interrompida logo na primeira bateria, realizada no domingo (15). Com problemas no câmbio, o paulista terminou na 22ª colocação. Após algumas mudanças no kart, o brasileiro, completamente adaptado, fez uma ótima segunda corrida e fechou na quinta posição. O resultado final ainda poderá ser melhorado, pois Matt Jaskol, o terceiro colocado, corre o risco de ser penalizado por queima de largada.

"O resultado agradou tanto a mim quanto toda equipe, já que o equipamento ainda está em desenvolvimento e não treinamos para aquela pista. Além disso, tive o privilégio de ser o primeiro entre aqueles que não andavam em karts da fábrica CRG, que dominou o fim de semana, na segunda bateria. Agora estamos tentando marcar uns dias de treino para New Castle, pois assim poderemos brigar pelas poles e vitórias, mesmo contando com o motor Vortex, que, nos EUA, ainda não está a altura dos TM e dos Maxter", afirmou Dirani, que, com a sua quinta colocação, ajudou a Tony Kart a alcançar a vice-liderança no campeonato de construtores.
A segunda etapa da temporada 2007 do Stars of Karting acontece no próximo dia 20 de maio, no Parque de Automobilismo de New Castle, localizado no estado de Indiana, a cerca de 72 quilômetros de Indianápolis.

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / André Stepan

* PARANÁ RECEBE A SEGUNDA ETAPA DA MITSUBISHI CUP 2007.

No próximo sábado, 05 de maio, o rali de velocidade da Mitsubishi monta seu circo na belíssima cidade de Londrina

Após uma prova em Taubaté / SP, válida pela primeira etapa do ano e que contou com a participação especial de Stephane Peterhansel, campeão do Rally Dakar 2007, pilotos e navegadores já se preparam para a continuidade do campeonato.

O circuito de Londrina, de aproximadamente 30 km, contará com trechos de altas velocidades, constantes mudanças de piso e uma série de saltos emocionantes.

Os paranaenses Fellipe Bibas e Emerson Cavassim, além de correr em casa, contam com a vantagem de terem saído de Taubaté com o título da etapa, o que os deixou em situação confortável para pisar ainda mais forte. Vencedores da categoria L200 RS Master na primeira etapa, eles ainda faturaram o Troféu Performance Reebok, distribuído para as duplas que conseguem a volta mais rápida do dia em cada um dos três modelos de veículos que participam da Mitsubishi Cup: L200 RS, Pajero TR4 R e L200 R.

Pela categoria L200 RS, Renato Rosales e Carlos Volpato Filho foram os campeões. "Fizemos nossa estréia na categoria e já conseguimos uma vitória. Isto só nos faz trabalhar ainda mais em busca de novos resultados positivos. Vamos tentar repetir a dose em Londrina", disse Renato.
Os mineiros Marcelo Mendes e Weidner Moreira foram os vencedores na categoria Pajero TR4 R. Destaque para o piloto Marcelo, de apenas 20 anos. Ele fazia apenas sua segunda participação na Mitsubishi Cup e já subiu ao lugar mais alto do pódio. Pela L200 R, Paulo Amato e José Spacassassi venceram a etapa de Taubaté/SP.

Vale ressaltar que a Mitsubishi Cup distribui como premiação, R$ 420 mil ao longo da temporada, além de levar seus pilotos e navegadores campeões para o Capacete de Ouro, principal festa do automobilismo brasileiro.

A Mitsubishi Cup 2007 conta com o patrocínio de Ituran, Castrol, Daslu Homem, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Real Cargas, Reebok, Transzero e Web Motors.

Confira a classificação do campeonato após 1 etapa:

L200 RS MASTER
1º) Fellipe Bibas e Emerson Cavassin (Curitiba / PR)
41 pontos
2º) Reinaldo Varela e Carlos Sachs (São Paulo / SP)
41 pontos
3º) Felipe Schultz e Armando Miranda (Curitiba / PR)
40 pontos
4º) Marcos Cassol e Lélio Carneiro (Rio Verde / GO)
38 pontos
5º) João Carlos Cardoso e Deco Muniz (Curitiba / PR)
34 pontos

L200 RS
1º) Renato Rosales e Carlos Volpato (Criciúma / SC)
44 pontos
2º) André Falsarella e Rodrigo Khezan (Campinas / SP)
32 pontos
3º) Plínio Bergamo e João Tudino (Arapongas / PR)
31 pontos
4º) Adriano Leão e Rafael Capoani (Ribeirão Preto / SP)
30 pontos
5º) Denis Silva e André Silva (Florianópolis / SC)
29 pontos

Pajero TR4 R
1º) Marcelo Mendes e Weidner Moreira (Juiz de Fora / MG)
42 pontos
2º) Fábio Nascimento e Paulo Nascimento (São José dos Campos / SP)
36 pontos
3º) Juliano Diener e Vitor Muench (São Bento do Sul / SC)
36 pontos
4º) Rogério Rode e Guilherme Signoretti (Piracicaba / SP)
36 pontos
5º) Peterson Oliveira e Marco Marini (Tubarão / SC)
34 pontos

L200 R
1º) Paulo Amato e José Spacassassi (São Paulo / SP)
39 pontos
2º) Alessandro Tozoni e Christian Mazetti (Jundiaí / SP)
39 pontos
3º) Antônio Genoin e Marcos Panstein (Blumenau / SC)
38 pontos
4º) Antônio Teixeira e Arthur Carrão (Belo Horizonte / MG)
30 pontos
5º) Carlos Scheffer e Rafael Malucelli (Curitiba / PR)
28 pontos

Fotos: Carsten Horst

Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Cristiano Facury
Ana Paula Canestrelli

* STOCK CAR: COMEÇA VENDA DE INGRESSOS PARA A ETAPA DE CURITIBA.

Interessados poderão adquirir os ingressos pela Internet, telefone ou postos de venda da Ticketmaster

São Paulo - Já estão à venda os ingressos para a segunda etapa da Copa Nextel Stock Car 2007, programada para o dia 6 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, no Paraná. Os interessados deverão utilizar o sistema da Ticketmaster, que possibilita a compra por Internet, telefone ou pontos de venda espalhados por todo o país. Este sistema será válido para todas as 12 etapas programadas para a temporada 2007, facilitando bastante o acesso aos ingressos pelos fãs espalhados por todo o país.

Na prova curitibana, o preço do ingresso de arquibancada é R$ 20,00, sendo que estudantes terão desconto de 50% mediante apresentação de carteirinha pelo próprio beneficiário (somente nos pontos de venda e bilheterias dos autódromos). Menores de oito anos não pagam desde que acompanhados pelos responsáveis e maiores de 60 pagam meia entrada. As bilheterias de Curitiba funcionarão no sábado, das 8 às 15 horas, no domingo, a partir das 7 horas e até às 12 horas.

Pela Internet: www.ticketmaster.com.br

Central Ticketmaster: por telefone, entrega em domicílio (taxa de conveniência e de entrega): (11) 6846-6000 ou 0300 789 6846* das 9h às 21h - segunda a sábado (custo da ligação é de R$ 0,30 por minuto + impostos de telefone fixo e R$ 0,77 por minuto + impostos de telefone móvel).
Pontos de Venda

Curitiba
**FNAC Curitiba: de 2ª a sábado, das 11h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h - Park Shopping Barigüi - Avenida Professor Pedro Parigot de Souza, 600
****Siciliano Shopping Müller: 2ª a Sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h - Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro - Curitiba PR

São Paulo
*Citibank Hall: de 2a a sábado, das 12h às 20h - domingos e feriados, das 14h às 20h - Avenida dos Jamaris, 213 - Moema;
*Teatro Abril: 2ª a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 14h às 20h - Av. Brigadeiro Luis Antonio, 411 - Bela Vista - São Paulo - São Paulo
**FNAC Pinheiros: diariamente, das 10h às 22h - Av. Pedroso de Moraes, 858 - Pinheiros;
**FNAC Paulista: diariamente, das 10h às 22h - Avenida Paulista, 901 ou Alameda Santos, 960 - Jardins;
**FNAC Campinas: de 2a a sexta, das 10h às 22h; Sábado das 10h às 22h30 e domingos e feriados, das 12h às 20h - Parque Dom Pedro Shopping - Av. Projetada Leste, 500 - Campinas;
*Saraiva Mega Store: Morumbi Shopping, Shopping Eldorado, Shopping Ibirapuera - de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h; Shopping Center Norte - de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12 h às 21h;
***Loja AM/PM Posto Ipiranga Gravatinha: Av. Portugal, 1756 - Bela Vista - Santo André - de 2ª a 6ª, das 09h às 21h; sábado, das 09h às 18 h.
*Livraria Siciliano: de quinta, domingo e feriados, das 9h às 20h30; sexta e sábado das 9h às 22h - Rua Cardoso de Melo, 630

Brasília
**FNAC Brasília: de 2ª a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 21h - Park Shopping - SAI/SO Área 6580

Rio de Janeiro
**FNAC Barra Shopping: de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 15h às 21h - Avenida das Américas, 4600/ Loja B 101/114 - Barra da Tijuca - RJ;
*Modern Sound: de 2a a sexta, das 09h30 às 19h; sábados, das 9h30 às 18h - Rua Barata Ribeiro, 502/ LJ D2-D4-D6 - Copacabana;
***Posto Ipiranga CW332: diariamente, das 09h30 às 17h - Rua Real Grandeza, 332 / 336 - Botafogo;
***Posto Ipiranga Jockey Rio: diariamente, das 09h30 às 17h - Av. Bartolomeu Mitre, 1361 - Gávea;
***Posto Ipiranga Sol da Lagoa: diariamente, das 09h às 18h - Av. Epitácio Pessoa, 3666 Lagoa

Formas de Pagamento:
*Dinheiro, cartões de débito e crédito, visa, mastercard, diners e amex.
**Dinheiro e cartão de débito.
***Dinheiro, cartões de crédito VISA e AMEX; e cartão de débito VISA Electron.
****Dinheiro, cartões de débito e crédito visa, mastercard e diners.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* PORSCHE GT3 CUP: DISPUTA PELA LIDERANÇA DO CAMPEONATO SERÁ ATRAÇÃO EM INTERLAGOS.


Disputadas duas corridas, a palavra "equilíbrio" é a mais adequada para definir a situação de momento da temporada 2007 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. E a disputa pela liderança provisória do campeonato promete ser um atrativo extra para os 20 pilotos que participarão das provas 3 e 4, que acontecerão neste sábado (28 de abril) no autódromo de Interlagos, a partir das 12h30.

Otávio Mesquita, quarto colocado do Porsche GT3 Cup nas temporadas de 2005 e 2006, é o líder do campeonato após conquistar na primeira etapa, no Rio de Janeiro, os 34 pontos equivalentes a um quarto lugar e uma vitória. Beto Posses, campeão de 2005, também marcou 34 pontos, por meio de um segundo e um terceiro lugares. No entanto, o critério de desempate (maior número de vitórias, ou de colocações subseqüentes caso o empate persista) dá a liderança isolada a Mesquita. Ricardo Baptista, terceiro colocado na temporada de 2006, vem em terceiro, apenas seis pontos atrás dos líderes, seguido por Eduardo de Souza Ramos.

Fechando os seis primeiros, aparecem dois pilotos que se destacaram na abertura da temporada: Constantino Júnior e Walter Salles, respectivamente vencedor e segundo colocado na prova de abertura. Na segunda corrida, Salles saiu na frente, mas abandonou na primeira curva com um problema na junta homocinética (e não no platô fusível, como se imaginava logo após a prova). Constantino, por sua vez, liderou até parar com um problema no trambulador.

As provas deste sábado terão duração de 25 minutos mais uma volta. A prova 3 largará às 12h30, com o resultado final definindo o grid de largada para a prova 4, com largada às 15h30.

Classificação do campeonato após duas provas:
1) Otávio Mesquita, 34 pontos; 2) Beto Posses, 34; 3) Ricardo Baptista, 28; 4) Eduardo de Souza Ramos, 22; 5) Constantino Júnior, 20; 6) Walter Salles, 18; 7) Antônio Hermann, 17; 8) Marcel Visconde, 16; 9) Marcos Barros, 12; 10) Luís Zattar, 11; 11) Clemente Lunardi, 9; 12) Maurizio Billi, 9; 13) Guilherme Figueiroa, 9; 14) Tom Valle, 7; 15) Sérgio Ribas, 7; 16) Haroldo Pinto, 7; 17) Henry Visconde, 5; 18) Omilton Visconde Jr., 3; 19) Danilo Fernandez, 2 pontos.

Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.

Fotos: Otávio Mesquita (carro 51) lidera o campeonato; Beto Posses (carro 1) tem o mesmo número de pontos do líder. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
www.porsche.com.br

Luiz Alberto Pandini

* CARROS TUNADOS INSPIRAM BIC.

Apaixonados por tuning contam com mais dez milhões de combinações para criar seus própria carros, no hotsite desenvolvido pela EverMedia

Entra no ar o hotsite BIC Tuning (www.bictuning.com.br ), que marca o lançamento da série limitada de isqueiros da BIC com cinco estampas exclusivas de carros tunados. A página conta com dez milhões de combinações, entre peças e acessórios, para que os usuários criem seu próprio carro. Além disso, os usuários têm a opção de baixá-los para uso como wallpaper no computador ou celular. As melhores criações serão premiadas com aparelho de DVD para automóveis e jogo de rodas de 17 polegadas com pneu.

"O hotsite é totalmente ambientado com o tema. Além da apresentação dos novos isqueiros, desenvolvemos a oficina virtual que conta com 11 peças e seis variações de cada uma, todas diferentes e exclusivas, para a diversão dos internautas que podem tunar os carros", explica Heloísa Ticianelli, gerente de marketing e novos negócios da EverMedia.

"Essa é mais uma ação que faz parte da estratégia de aproximação da marca com nosso público, por meio da personalização dos produtos. A série Tuning é a quarta que lançamos em doze meses", explica Eliana Rodrigues, gerente de produto de isqueiros para América do Sul. Ainda para este ano, a empresa espera trazer ao mercado mais duas séries especiais.

A campanha de divulgação on-line conta com inserções nos portais Vírgula, Jovem Pan FM, Microsoft Spaces e Autoshow, além do comunicador instantâneo MSN Messenger. Nos dois primeiros, a EverMedia desenvolveu intervenções rich media - peças de grande impacto com som e animação e inserções de skyscrapper e DHTML. Já no MSN Messenger e Microsoft Spaces haverá sustentação com half e fullbanners.

Em sintonia com o tema, a BIC é uma das empresas patrocinadoras do AutoShow, evento voltado aos fanáticos por automóveis que será realizado no Anhembi, em São Paulo. Já no portal do evento, a EverMedia desenvolveu para a BIC peça no formato floater (que flutua na home page).

Sobre a EverMedia

A EverMedia é uma agência nacional de marketing interativo que integra estratégia, design e tecnologia para criar campanhas de comunicação e branding mais eficazes através de canais como internet e mobile. Do planejamento, arquitetura da informação, criação do layout à produção final, a EverMedia alia conhecimento, ousadia e criatividade a uma inteligência tecnológica que garantem campanhas interativas sem limites. Entre os trabalhos desenvolvidos estão websites, intranets, extranets e portais, campanhas de e-marketing, peças criativas como hotsites, banners diferenciados e ferramentas interativas. Hoje a EverMedia coleciona inúmeros cases nacionais e internacionais de sucesso e sua expertise na mídia digital vem conquistando clientes como ICI Paints - Tintas Coral, BIC Brasil, Net, Carmim, Unibanco e Citibank.

Singular Comunicação de Resultados
Tatiane Dantas, Gabriella Soares e Melissa Sayon.

* RALLY DOS PINHAIS, MAIOR PROVA PAULISTA DE CROSS COUNTRY COMEÇA AMANHÃ EM SÃO CARLOS.

Competição serve de preparação para Rally dos Sertões

Lama, areião, cascalho e piso duro compõem roteiro de 400 km

O Rally dos Pinhais, maior competição cross country da temporada paulista, começa hoje, com a realização de vistoria técnica no estacionamento do Shopping Center Iguatemi São Carlos, onde a largada da primeira etapa acontece amanhã às 8h30. Duplas de vários estados brasileiros estão inscritas na prova, que terá três etapas de sábado até segunda-feira, a grande maioria encarando sua participação como última grande oportunidade para testar novos equipamentos para o Rally dos Sertões, que acontece em agosto. A dupla curitibana Maurício Neves/Clécio Maestrelli, líderes invictos do certame, deverá estrear uma nova caixa de câmbio recém chegada da Europa enquanto os paulistas Marcos Baumgart e Gabriel Foltram querem testar modificações estruturais em sua pick up. Cada um dos três dias de provas do Rally dos Pinhais conta como uma etapa independente para a classificação no Campeonato Paulista, que este ano já visitou Pindamonhangaba e Franca.

O atual líder do certame Maurício Neves praticamente chega a São Carlos direto da Itália, onde esteve pesquisando novos equipamentos para os carros da equipe Promacchina Rally. Entre as novidades que serão avaliadas neste fim de semana prolongado está uma nova caixa de câmbio de acionamento rápido que permite diminuir sensivelmente o tempo que o carro fica sem tração entre as trocas de velocidade. O desafio maior de Neves e sua equipe, porém, é manter a invencibilidade no Paulista e no cenário do cross country brasileiro, onde venceu as últimas sete corridas disputadas desde o final da temporada de 2006.

No cenário paulista a grande rivalidade parece vir da equipe Vedacit/X Rally Team. O time investiu em novas soluções de tecnologia ao optar por alterar profundamente a instalação do motor de sua L200 Evo, o que altera profundamente a geometria de suspensão e a distribuição de massas do veículo. Como os carros de cross country concentram a maior parte do peso no eixo dianteiro, a expectativa da equipe é que essa alteração melhore principalmente a dirigibilidade e a estabilidade. Outra alteração importante foi a instalação de ar condicionado, o que influi no rendimento ao melhorar as condições de trabalho do piloto e do navegador.

Programação confirmada

Os horários para o Rally de Pinhais já forma confirmados pelos organizadores da prova, que terá um total de aproximadamente 400 quilômetros, dos quais 325 de provas especiais, aquelas onde os tempos de cada concorrente são considerados para a classificação final da prova. O piso desse percurso varia de cascalho e terra batida até areião, passando por trechos de lama, muitas lombas e erosão. Uma reta com extensão superior a 1 km nas especiais de amanhã e domingo vai permitir que os carros mais velozes superem a marca de 150 km/h, colocando a prova não só a resistência com a performance dos veículos, divididos em cinco categorias: Pro, Super Production, Production, Protótipos e Caminhões. A seguir os horários do programa oficial:

27/04/07 Sexta feira
16:00 - Início das vistorias técnicas e administrativas Shopping Center Iguatemi São Carlos Passeio dos Flamboyants, 200 Pq. Faber (16) 3372-4233
18:30 - Início da secretaria de prova Shopping Center Iguatemi São Carlos
21:30 - Briefing Shopping Center Iguatemi São Carlos
22:00 - Encerramento das vistorias Shopping Center Iguatemi São Carlos

28/04/07 Sábado
08:30 - Largada deslocamento inicial Shopping Center Iguatemi São Carlos
09:00 - Largada da Prova Esp. 01 - 35 km Usina da Serra / Cosan S. Carlos
12:00 - Largada da Prova Esp. 02 - 35 km Usina da Serra / Cosan S. Carlos
14:40 - Largada da Prova Esp. 03 - 35 km Usina da Serra / Cosan S. Carlos
18:00 - Início do almoço São Carlos
20:00 - Encerramento do almoço Shopping Center Iguatemi São Carlos
20:30 - Briefing 4.ª etapa Hotel Ibis São Carlos

29/04/07 Domingo
08:30 - Largada deslocamento inicial Shopping Center Iguatemi São Carlos
09:00 - Largada da P. E. 01 - 37 km Faz. Sapoti / Sta. Fé I e II São Carlos
12:00 - Largada da P. E. 02 - 37 km Faz. Sapoti / Sta. Fé I e II São Carlos
14:40 - Largada da P. E. 03 - 37 km Faz. Sapoti / Sta. Fé I e II São Carlos
18:00 - Confraternização São Carlos
20:00 - Encerramento do almoço Shopping Center Iguatemi São Carlos
20:30 - Briefing 5.ª etapa Hotel Ibis São Carlos

30/04/07 Segunda
08:00 - Largada deslocamento inicial Shopping Center Iguatemi São Carlos
09:00 - Largada da P.E. 01 - 40 km Faz. Horto Florestal Itirapina
12:00 - Largada da P.E. 02 - 40 km Faz. Horto Florestal Itirapina
15:00 - Largada da P.E. 03 - 40 km Faz. Horto Florestal Itirapina
17:30 - Início do almoço de premiação Fazenda Santa Maria Monjolinho (SP 215, km 158 estrada de São Carlos à Rib. Bonito /Dourado)


O Rally dos Pinhais, tem patrocínio de Mercedes Benz Caminhões, Off Tech Gas Stations, co-patrocínio de Motor Trailler e ASA Alumínio e apoio da Revista 4x4 & Cia, Suzaquim Indústria Química, Guinchos Work, Trilha 23 Concessionária Troller, VP Adesivos Especiais, Miolo Vinhedos e Vinhos Finos, SP I – Comida Típica da Fazenda, Shopping Center Iguatemi São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos. A organização é da RallySP.

Mais informações em: www.rallysp.com.br

Assessoria de Imprensa do Campeonato Paulista de Rally Cross Country
Wagner Gonzalez

sexta-feira, abril 27, 2007

* PORSCHE GT 3 CUP: TOM VALLE FAZ O MELHOR TEMPO NOS TREINOS LIVRES DE INTERLAGOS.

Tom Valle foi o mais rápido nos treinos livres para as provas 3 e 4 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil que aconteceram na tarde desta quinta-feira em Interlagos. Valle registrou o tempo de 1:44.066, e logo atrás dele vieram o piloto-consultor Ricardo Maurício e os pilotos Ricardo Baptista e Walter Salles.

Os tempos registrados foram relativamente altos devido à sujeira na pista. A expectativa é de que nos treinos oficiais de amanhã os resultados sejam mais rápidos. Considerando as condições da pista e o fato de serem treinos livres, muitos pilotos também optaram por não usar pneus novos.

Nesta sexta-feira serão realizados mais dois treinos livres antes dos classificatórios. As provas 3 e 4 acontecem no sábado, sendo que o resultado da primeira estabelece o grid de largada da segunda.

Confira a lista de tempo dos pilotos e a programação para sexta e sábado:

1) Tom Valle, 1:44.066, média de 149,063 km/h
2) Ricardo Maurício, 1:44.091
3) Ricardo Baptista, 1:44.141
4) Walter Salles, 1:44.646
5) Beto Posses, 1:44.848
6) Marcos Barros, 1:45.216
7) Sérgio Ribas, 1:45.233
8) Marcel Visconde, 1:45.351
9) Haroldo Pinto, 1:45.354
10) Otávio Mesquita, 1:45.605
11) Clemente Lunardi, 1:45.740
12) Luís Zattar, 1:46.041
13) Guilherme Figueiroa (carro 44), 1:46.171
14) Omilton Visconde, 1:46.402
15) Constantino Júnior, 1:47.765
16) Guilherme Figueiroa (carro 57), 1:47.796

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.

Sexta-feira, 27 de abril
11h00 às 11h40: treino livre
14h10 às 14h50: treino livre
17h00 às 17h15: treino classificatório 1 (dez carros)
17h15 às 17h30: treino classificatório 2 (dez carros)

Sábado, 28 de abril
12h30: largada da prova 3 (25 minutos mais 1 volta)
15h30: largada da prova 4 (25 minutos mais 1 volta)

Crédito da foto: Vinícius Nunes/ Divulgação Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

Luiz Alberto Pandini

* EM BRANDS HATCH, A1 GP VOLTA PARA CASA.

Categoria encerra a temporada 2006 / 2007 no circuito onde realizou a primeira corrida de sua história, em 2005. Brasileiro Allam Khodair, que compete pelo time do Líbano, realiza o sonho de pilotar em uma das pistas mais tradicionais de todo o mundo

A A1 GP retorna neste fim de semana ao circuito que sediou a primeira corrida de sua história: o Autódromo de Brands Hatch, localizado 30 km ao sul de Londres, na Inglaterra. O circuito será o palco da última rodada da temporada 2006 / 2007 e representa a volta para casa da série que se consolidou como uma das competições de maior destaque do automobilismo internacional nos dias de hoje.

Com o título definido em favor da Alemanha, as atenções do fim de semana estarão voltadas para a disputa pelo vice-campeonato, e apenas duas nações estão nessa briga. A atual vice-líder é a Nova Zelândia, que tem 90 pontos e está 14 à frente da dona da casa, a Grã-Bretanha. A disputa entre as duas equipes promete ser intensa, principalmente pelo fato de ambas terem se alternado na primeira e segunda posições nas duas provas da etapa da China, há duas semanas.

Alheias à disputa pela vice-campeonato, as demais equipes da categoria farão da etapa deste fim de semana uma espécie de pré-temporada para o campeonato de 2007 / 2008. É o caso do time do Líbano, defendido pelo paulista Allam Khodair. Depois de estear pela equipe na África do Sul, e de se firmar na posição de piloto titular, Allam iniciou um trabalho de desenvolvimento do carro visando o próximo campeonato, e está ansioso pela prova de encerramento da atual temporada.
"Estou aguardando essa corrida com boas expectativas, já que ela será a última chance para aprimorarmos, em condição de corrida, a linha de acerto que seguimos na segunda prova disputada na China. Aquela foi minha melhor corrida na categoria e representou uma grande evolução para o time", declarou o piloto brasileiro.

A última prova da A1 GP em 2007 será disputada em um dos circuitos mais tradicionais de todo o mundo. Ondulado em vários pontos e com curvas rápidas e longas, Brands Hatch é um dos maiores desafios da temporada. Palco de memoráveis corridas de Fórmula 1 entre os anos de 1964 e 1986, o autódromo foi palco da primeira vitória do inglês Nigel Mansell na categoria máxima, em 1985. Emerson Fittipaldi, em 1972, e Nelson Piquet, em 1983, foram os únicos brasileiros a vencer uma etapa do Mundial de Fórmula 1 nessa pista.

"Brands Hatch é um circuito em que todo piloto deseja correr pelo menos uma vez na carreira, e por isso este será um fim de semana especial para mim", disse Khodair. "Aprendi a pista em um jogo de computador, mas isso foi o mais próximo que cheguei de completar uma volta pelo circuito. Como muitos outros pilotos da A1 GP possuem experiência nesse traçado, precisarei aprender os seus segredos o mais rápido possível", encerrou o brasileiro.

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Divulgação A1GP

* F-3 SUL-AMERICANA: MARIO ROMANCINI ESTRÉIA NA CATEGORIA EM TARUMÃ.

Piloto paulista, vencedor da preliminar do GP Brasil de Fórmula 1 do ano passado pela Fórmula Renault, correrá pela primeira vez na categoria mais rápida do continente neste fim de semana
Em uma temporada marcada pela chegada de pilotos vindos do kart e de categorias de base do automobilismo nacional, a Fórmula 3 Sul-Americana recebe mais um nome de destaque da nova geração para a segunda rodada dupla do campeonato. O paulista Mario Romancini, vencedor da preliminar do GP Brasil de Fórmula 1 do ano passado pela Fórmula Renault, fará sua estréia na categoria mais rápida do continente nas corridas deste sábado (28) e domingo (29) no Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, e será companheiro de equipe do mineiro Clemente Faria Jr. na Cesário Fórmula.

"Correr na Fórmula 3 Sul-Americana em 2007 é minha meta desde o fim do ano passado, e estou muito satisfeito por poder participar das corridas deste fim. O campeonato já começou e chego com pouca experiência neste carro já que fiz apenas três treinos em Campo Grande antes da estréia, mas vou procurar assimilar o mais rápido possível o conhecimento de minha equipe. A Cesário Fórmula é uma das maiores vencedoras da categoria e espero logo poder disputar boas posições no campeonato", declarou Romancini.

O piloto paulista estréia na Fórmula 3 Sul-Americana justamente na etapa mais desafiadora do calendário, mas espera que isso o ajude a superar mais rapidamente o natural período de adaptação exigido pela categoria. "Vou começar tendo logo de cara um grande desafio, em uma pista onde a principal característica dos carros de Fórmula 3, que é a velocidade em curvas de alta, fica mais evidente", analisou Romancini. "A maior diferença que senti do Fórmula Renault para o F-3 é justamente a velocidade nestes trechos, e como curvas de alta são abundantes na pista gaúcha, vou passar por um período de adaptação intensivo que certamente renderá para toda a temporada", analisou Romancini.

Apesar de dividir os boxes da Cesário Fórmula com o líder do campeonato, o paulista não se sente pressionado e acredita que e o fato de ter ao seu lado o piloto mais experiente da atual geração da Fórmula 3 é um fator positivo. "Quando desço do carro e vou acompanhar a análise dos dados feita pelos engenheiros, sei que estou comparando minhas voltas com as do piloto mais rápido da categoria nesse momento. E isso é um grande benefício para quem está estreando na Fórmula 3", acrescentou Romancini.

A Fórmula 3 Sul-Americana chega ao Autódromo de Tarumã depois de duas corridas realizadas em São Paulo, que foram vencidas por Clemente Faria Jr. O mineiro lidera a competição com 20 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, o paulista Fernando Galera. A programação da segunda rodada do campeonato é a seguinte:

Sexta-feira (27/4)
10h às 10h40 – 1º treino livre
13h às 13h40 – 2º treino livre
16h20 às 17h – Classificação para a 3ª etapa

Sábado (28/4)
10h30 às 11h10 – Classificação para a 4ª etapa
15h10 – Largada da 3ª etapa

Domingo (29/4)
8h30 às 8h45 – Warmup
11h00 – Largada da 4ª etapa

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Luca Bassani / Divulgação