COMPRE AGORA

quinta-feira, novembro 30, 2006

* F-1: MAIS UM DIA POSITIVO PARA NELSINHO PIQUET NOS TESTES EM BARCELONA.

Brasileiro seguiu trabalhando com um carro híbrido da Renault e completou 82 voltas sem enfrentar problemas

BARCELONA – Pelo segundo dia consecutivo, as equipes da Fórmula 1 realizaram testes no circuito de Barcelona, na Espanha, já visando a temporada 2007. O brasileiro Nelsinho Piquet, piloto de testes da escuderia Renault, andou pela segunda vez no traçado e foi o décimo mais veloz entre os 18 pilotos que estivaram na pista nesta quarta-feira (dia 29). Ele completou 82 voltas e registrou a melhor delas em 1min18s307.

O compatriota Felipe Massa, da Ferrari, foi o mais veloz e terminou o dia com 1min16s407. Os pilotos e equipes tiveram um dia de bastante trabalho, apesar da chuva que caiu pela manhã.
A escuderia Renault concentrou os esforços em aprender um pouco mais sobre os pneus Bridgestone, uma vez que a marca japonesa será a única fornecedora em 2007. Nelsinho também esteve focado no acerto do carro, além de trabalhar na aquisição de dados. Ele pilotou uma versão híbrida do R26-05, utilizando alguns componentes do carro de 2007, como a nova caixa de câmbio.

"Tive outro bom dia de testes, completando muitas voltas sem nenhum problema, o que é muito positivo para mim e permitiu que eu continuasse aprendendo com a equipe", comentou o brasileiro, de 21 anos.

"Estou tentando fazer o máximo em cada sessão para conhecer melhor as pessoas que estão trabalhando comigo e adquirir alguns pontos de referência. Vamos continuar nosso trabalho amanhã, porque ainda há muito a fazer", completou Nelsinho.

A escuderia Renault finaliza a sessão em Barcelona nesta quinta-feira (30), testando mais uma vez com Piquet e o finlandês Heikki Kovalainen, que terminou em 15º no treino de hoje(ontem).

Os melhores nos treinos desta quarta-feira em Barcelona (cronometragem escuderia Renault):
1. Felipe Massa (Ferrari) 1min16s407 (77 voltas)
2. Luca Badoer (Ferrari) 1min16s856 (68 voltas)
3. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1min17s152 (72 voltas)
4. Olivier Panis (Toyota) 1min17s382 (67 voltas)
5. Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes) 1min17s586 (76 voltas)
6. Robert Kubica (BMW-Sauber) 1min17s742 (37 voltas)
7. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) 1min17s758 (50 voltas)
8. Rubens Barrichello (Honda) 1min17s925 (94 voltas)
9. Mark Webber (Red Bull-Ferrari) 1min18s258 (22 voltas)
10. Nelsinho Piquet (Renault) 1min18s307 (82 voltas)
11. Anthony Davidson (Super Aguri-Honda) 1min18s371 (83 voltas)
12. Christian Klien (Honda) 1min18s385 (75 voltas)
13. David Coulthard (Red Bull-Ferrari) 1min18s526 (71 voltas)
14. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso-Cosworth) 1min18s749 (85 voltas)
15. Heikki Kovalainen (Renault) 1min18s752 (52 voltas)
16. Alex Wurz (Williams-Toyota) 1min18s882 (52 voltas)
17. Scott Speed (Toro Rosso-Cosworth) 1min19s110 (50 voltas)
18. Kamui Kobayashi (Toyota) 1min20s602 (84 voltas)

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

* FÓRMULA GP2: ANTONIO PIZZONIA PARTICIPARÁ NOVAMENTE DE TESTES COLETIVOS NESTA SEMANA.


A convite da equipe Fisichella Motor Sports, o amazonense busca manter seu ótimo desempenho nos treinos.

A Fórmula GP2 retorna aos testes coletivos de inverno nesta sexta-feira (1/12), desta vez no circuito de Valência, na Espanha. O ex-piloto de Fórmula 1 Antonio Pizzonia, que liderou um dos treinos na pista francesa de Paul Ricard e saiu com o melhor tempo dentre todas as sessões no autódromo espanhol de Jerez de la Frontera, foi novamente convidado pela Fisichella Motor Sports – equipe do piloto da Renault na Fórmula 1 Giancarlo Fisichella - e irá participar dos dois dias de treinos. "É ótimo ter o trabalho reconhecido e poder ajudar no desenvolvimento do carro da equipe. Espero que os testes sejam muito úteis tanto no acerto do carro, quanto no meu aprendizado com o chassi Dallara e os pneus Bridgestone", comenta o amazonense.

Depois de ter participado da final da Fórmula mundial no México, o ex-piloto da Jaguar e Williams na Fórmula 1 partiu na quarta-feira (29/11) para a Europa e participará dos últimos treinamentos do ano da categoria que é a principal porta de entrada para a Fórmula 1. Outro nome que tem uma vasta experiência no automobilismo mas chegou este ano na categoria é seu engenheiro durante os treinos de inverno, o italiano Ferdinando Ravarotti, que já esteve na categoria máxima do automobilismo e agora trabalha com a equipe de Fisichella. "Ele é muito experiente e estamos nos entendendo bem. Estamos aprendendo juntos sobre este carro e pneus. Era tudo novidade na primeira vez em Paul Ricard, mas estamos indo na direção correta. Este trabalho de desenvolvimento de carros é fantástico, estou muito contente com nossa parceria".

Entre uma média de 26 carros em cada teste, Pizzonia esteve sempre entre os mais rápidos, liderou sessões nas duas pistas em que testou, e aprovou tanto o monoposto GP2 quanto o trabalho do time. "Até agora foi muito bom trabalhar com a FMS, pois todos os membros têm um ótimo astral, típico dos italianos, e isso empolga o piloto também. O carro da GP2 é muito bom de se pilotar, será uma satisfação enorme participar dos testes novamente", afirma o manauara, que após voltar ao Brasil na próxima semana, irá decidir entre os convites que recebeu nos Estados Unidos e na Europa para correr na temporada 2007.
Fotos: Paolo Pellegrini

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* 500 MILHAS: EQUIPES E PILOTOS TRABALHAM NOS ÚLTIMOS ACERTOS.

Tempo firme colabora para ao ajustes finais nos karts

SÃO PAULO - A contagem regressiva para a largada da 10ª edição das 500 Milhas de Kart Granja Viana aumentou consideravelmente a movimentação de pilotos e equipes no kartódromo de Cotia (SP). Mesmo sem as grandes estrelas da Fórmula 1 – Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet continuam em testes na Espanha -, a agitação nos boxes e pista foi intensa nesta quarta-feira.

Amanhã, serão realizados os últimos ensaios livres antes das sessões classificatórias da sexta. Por isso, as equipes aproveitaram o tempo firme e ensolarado de hoje, apesar da proximidade de nuvens ameaçadoras, para cuidar dos últimos acertos. "Assim que vi o céu carregado, falei para nosso time não perder o foco. Já que a classificação será disputada à tarde, estamos usando o horário e o clima para trabalhar em cima de alguns detalhes", afirmou o hexacampeão brasileiro de kart Renato Russo.

A maioria dos times procurou colher o máximo de informações em pista seca logo desde as primeiras horas da manhã. "A região da Granja Viana é sempre uma incógnita em relação ao clima. Procuramos nem pensar nisso e trabalhar o máximo possível para deixar o kart bom. Se chover, paciência... Pelo menos, as condições são iguais para todos", destacou Dudu Massa, irmão de Felipe, que correrá ao lado de Victor Guerin no kart 87.

A quinta-feira deverá registrar a mesma movimentação, mas os pilotos sabem que o grosso das tarefas já foi concluído. "Como estamos treinando há três semanas, o kart está praticamente pronto para largar. A diferença agora será extrapista, já que o equilíbrio no asfalto é muito grande", afirmou Danilo Dirani, da TR3 Motorsport. "Só faltam alguns companheiros de equipe andarem no kart. No mais, estamos prontos para a largada", completou seu irmão, Dennis, que correrá ao lado de Luciano Burti, Gabriel Dias e Felipe Guimarães.

Na sexta-feira, os astros da Fórmula 1 se juntarão aos colegas da Fórmula Indy, Stock Car e Fórmula Truck, entre outras, para o treino classificatório. A largada da prova está marcada para a zero hora do domingo.

Bruno Vicaria (MTb 45.934)

Fotos: Miguel Costa Jr.

* CAMPEONATO BRASILEIRO MASERATI: ÚLTIMAS ETAPAS TÊM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.


Com o cancelamento da 8ª etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, que deveria ter acontecido no último dia 12 de novembro, no Autódromo Internacional de Goiânia, e com a decisão de se realizar uma rodada dupla, junto com a 9ª etapa, em São Paulo, a programação do final de semana de 16 e 17 de dezembro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, ficou intensa, mas muito especial.

Na sexta-feira, 15 de dezembro, os pilotos entram na pista, para o 1º treino livre oficial da 8ª etapa, às 10h00, em sessão de 40 minutos. Na seqüência, o treino de classificação, às 13 horas. No mesmo dia, entre 16h00 e 16h40, acontece o 1º treino livre oficial da 9ª etapa. E às 17h00, o diretor esportivo Chico Serra vai reunir os pilotos para o briefing.

No dia seguinte, sábado, 16 de dezembro, das 9h00 às 9h40, o 2º treino livre oficial da 9ª etapa. E às 13h00, o qualifying da 9ª etapa.

No período da tarde do sábado, acontece a 8ª etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, com início às 13h30, com 50 minutos mais um volta. O pódio está previsto para as 14h50.

No domingo, 17 de dezembro, as atividades do dia começam às 9h00, com o warm-up de 20 minutos. Em seguinte, visitação aos boxes das 9h30 às 10h20. Depois eventos de apoio serão desenvolvidos ainda na parte da manhã. O "Ferrari & Maserati Racing Day", das 10h30 às 12h00, cujas inscrições de pilotos (R$ 1 mil por carro) serão revertidas em benefício da GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, que comemora 15 anos de apoio às crianças portadoras dessa doença.. E, das 12h10 às 12h30, acrobacias de moto vão entreter o público.

A decisão solidária da Maserati Competições e da Via Europa vai ser estendida também na abertura das arquibancadas, no sábado (8ª etapa) e no domingo (9ª etapa), cujo ingresso equivale a 1 lata de leite em pó ou 1 pacote de fraldas, itens imprescindíveis ao GRAACC na assistência às crianças com câncer.

A largada da 9ª etapa está marcada para as 13h00, em prova de 45 minutos mais um volta. O pódio será às 13h55.


Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* STOCK CAR: MEDLEY/A.MATTHEIS LEVA A MELHOR NA DISPUTA EM TARUMÃ.

São Paulo - A equipe Medley/A.Matheis comemorou em dobro na nona etapa da Stock Car V8, disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Além da vitória do bicampeão Giuliano Losacco na primeira disputa do Playoff, ela ainda foi a melhor entre os boxes. Na avaliação feita por estudantes, a equipe totalizou 238 pontos, oito a mais que a segunda colocada, a Petrobras-Action Power, dos pilotos Luciano Burti e Thiago Marques. A terceira colocação ficou com a Eurofarma RC, de Cacá Bueno e Antônio Jorge Neto, com 224 pontos.

A avaliação é feita por estudantes selecionados em cada uma das etapas. Eles julgam os boxes em critérios como Organização, Uniformização, Limpeza, Cronometragem, Veículos e Visual, entre outros. O objetivo da ação é promover a confraternização entre todos aqueles que acompanham a categoria ao longo do ano, bem como um reconhecimento ao trabalho feito pelas equipes em seus boxes.

Resultado de Boxes Etapa Tarumã V8

01- Medley/A.Mattheis, 238
02 - Petrobras-Action Power, 230
03 - Eurofarma RC, 224
04 - Officer Pamplona’s, 218
05 - JF Racing, 214
06 - Hot Car Competições, 210
07 - Terra-Avallone, 208
08 - AMG Motorsport, 202
09 - Texaco Vogel, 200
10 Powertech, 197
11 - RC3 Bassani, 196
12 - Calminex ICE, 192
13 - WB Motorsport, 188
13 - Carreira Racing, 188
13 - Amir Nasr Racing, 188
16 - RS Competições, 185
17 - M4T Motorsport, 181
17 - Boettger Competições, 181
19 - Nascar Competições, 179
20 - Scuderia 111, 177
21 - L&M Racing, 175
21 - Katalogo Racing, 175
23 - Sama-GomeSports, 170

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio de Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.
Mais informações no site www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* WORLD SERIES BY RENAULT: SEIS BRASILEIROS TESTAM EM VALÊNCIA.

Categoria que revelou Robert Kubica para a Fórmula 1 pode ser o destino de Luiz Razia, Felipe Lapenna, Alberto Valério, Diego Nunes, Sérgio Jimenez e Carlos Iaconelli em 2007

Seis pilotos brasileiros participarão, entre hoje e amanhã (29 e 30/11), dos testes coletivos da World Series by Renault no circuito de Valência, na Espanha. Considerada uma das portas de entrada para a Fórmula 1 – principalmente depois de revelar o polonês Robert Kubica, hoje piloto titular da BMW-Sauber –, a categoria é vista como uma boa opção para os pilotos do país por custar cerca de 35% menos que a Fórmula GP2 e oferecer grande competitividade.

Luiz Razia, Felipe Lapenna, Alberto Valério, Diego Nunes, Sérgio Jimenez e Carlos Iaconelli farão parte dos ensaios, que começaram com a equipe Comtec, uma das forças da categoria, andando na frente. Álvaro Barba, que mora há poucos quilômetros do circuito de Valência e é profundo conhecedor da pista, foi o mais rápido com o tempo de 1min22s926. Em segundo ficou o russo Mikhail Aleshin (1min23s051), da Carlin, e em terceiro o brasileiro Sérgio Jimenez (1min23s161), que compete na F-3 Espanhola e estreou na categoria com um carro da Pons.
Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana no último domingo, Luiz Razia ainda não foi para a pista, mas aguarda com ansiedade seu primeiro contato com o carro de 425 cv da categoria. "O carro da World Seires é rápido e exige bom preparo físico dos pilotos. Como disse no domingo, durante a final da Fórmula 3 Sul-Americana, a categoria é um dos meus prováveis destinos em 2007 e tudo vai depender dos patrocínios que fecharmos para o ano que vem. Se houver a possibilidade de correr na GP2, darei esse passo. Caso contrário, ficarei na World Series", disse Razia, que dividirá um dos carros da equipe Draco com Diego Nunes, Marco Barba e Davide Valsecchi.

Felipe Lapenna, com um carro da Cram, foi o segundo melhor brasileiro no primeiro treino desta quarta-feira e ficou em 16º no geral. Alberto Valério (Prema) foi o 18º, Carlos Iaconelli (Interwetten) terminou com o 19º tempo e Diego Nunes (Draco), com o 29º.

Confira o resultado completo da primeira sessão de testes da World Series by Renault em Valência.

1 - Alvaro Barba - Comtec - 1'22"926 (58 voltas)
2 - Mikhail Aleshin - Carlin - 1'23"051 (50 voltas)
3 - Sergio Jimenez - Pons - 1'23"161 (60 voltas)
4 - Sebastian Vettel - Carlin - 1'23"308 (51 voltas)
5 - Giedo Van der Garde - Victory - 1'23"564 (55 voltas)
6 - Marco Barba - Draco - 1'23"606 (53 voltas)
7 - Salvador Duran - Interwetten - 1'23"680 (53 voltas)
8 - Gregory Franchi - KTR - 1'23"705 (53 voltas)
9 - Miguel Molina - Pons - 1'23"779 (61 voltas)
10 - Charlie Kimball - Victory - 1'23"914 (59 voltas)
11 - Filipe Albuquerque - Epsilon - 1'23"985 (56 voltas)
12 - Davide Valsecchi - Epsilon - 1'24"039 (52 voltas)
13 - Chris Van der Drift - RC - 1'24"109 (63 voltas)
14 - Alessandro Bonetti - KTR - 1'24"132 (55 voltas)
15 - Christian Montanari - GD - 1'24"256 (62 voltas)
16 - Felipe Lapenna - Cram - 1'24"296 (59 voltas)
17 - Nathan Antunes - Eurointernational - 1'24"304 (57 voltas)
18 - Alberto Valerio - Prema - 1'24"307 (62 voltas)
19 - Carlos Iaconelli - Interwetten - 1'24"594 (41 voltas)
20 - Felix Porteiro - Prema - 1'24"654 (33 voltas)
21 - Alessandro Ciompi - Cram - 1'24"684 (48 voltas)
22 - Daniel Move - Comtec - 1'24"827 (56 voltas)
23 - Mathieu Lahaye - Tech 1 - 1'24"897 (47 voltas)
24 - Roberto Merhi - Jenzer - 1'24"899 (51 voltas)
25 - Cristiano Morgado - Eurointernational - 1'24"906 (48 voltas)
26 - Ferdinando Monfardini - RC - 1'24"942 (50 voltas)
27 - Valentino Sebastiani - GD - 1'25"242 (59 voltas)
28 - Xavier Maassen - Tech 1 - 1'25"752 (51 voltas)
29 - Diego Nunes - Draco - 1'25"866 (38 voltas)
30 - Stephen Jelley - Jenzer - 1'26"861 (33 voltas)

Inova Comunicação – Rafael Durante

* EQUIPE ETTI PIQUET SPORTS TESTA OS MOTORES PARA AS 500 MILHAS DA GRANJA VIANA.




Enquanto aguarda a chegada de Nelsinho Piquet, que está treinando com a Renault na Espanha, o time segue a preparação para a o evento de kart deste final de semana

COTIA – A equipe Etti Piquet Sports, que tem como principal destaque o brasileiro Nelsinho Piquet, piloto de testes da escuderia Renault de Fórmula 1, já iniciou sua preparação para a 10ª edição das 500 Milhas de Kart da Granja Viana, em Cotia (SP).

Desde a última segunda-feira (dia 27), a equipe vem testando no kartódromo com o piloto Rafael Suzuki e já definiu os motores que serão usados pelos dois karts (números 3 e 4) nos treinos classificatórios, na próxima sexta-feira (1º) e na corrida, com largada marcada para a meia-noite de sábado (2).

Nelsinho, que está em Barcelona, na Espanha, testando com a Renault, só chega ao Brasil na sexta-feira e vai direto para a pista. Rodrigo Piquet e Felipe Nasr já passam a treinar nesta quarta-feira (29). O time ainda é formado por mais um piloto: Clemente Faria Jr., da F-3 Sul-americana.

"Na segunda-feira, a chuva prejudicou o nosso trabalho e conseguimos completar apenas 45 voltas no seco. Na terça, o Rafael já percorreu 121 voltas e testamos todos os motores. Definimos os que serão usados em ambos os karts nos treinos classificatórios e na corrida", contou Marcelo Santos, da Faster Motorsport, que está preparando os karts da Etti Piquet Sports ao lado de Dibo Moises Neto, da Dibo Racing.

Setenta e quatro equipes estão inscritas no evento, já considerado um dos maiores de kart no mundo.

Confira a programação para as 500 Milhas de Kart da Granja Viana:

Quinta-feira (30)
09h00 às 17h00 – Treino Livre

Sexta-feira (1)
10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 15 pilotos convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados)

Sábado (2)
18h00 às 18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h00 às 19h50 – Treino Livre (Grupo 2)

Domingo (3)
0h00 – Largada

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

Foto: Barbara Cordelli

* 500 MILHAS DA GRANJA VIANA: BETO MONTEIRO, CAMPEÃO DA FÓRMULA TRUCK, ESTARÁ AO LADO DE CAMPEÃO DA FÓRMULA RENAULT.

Campeão Felipe Lapenna e vencedor da última etapa Osman Galid Jr., ambos da F-Renault, formarão trio com o ex-campeão da F-Truck

Na Fórmula Truck, geralmente se brinca dizendo que "motorzinho é coisa de dentista", em alusão ao espantoso tamanho do motor que cada "bruto" utiliza. Apesar disto, os pilotos da categoria também gostam de acelerar micromonopostos, que mesmo equipados com pequenos motores, tem uma aceleração e velocidade incrível, servindo inclusive como treinamento para a maioria das estrelas da Fórmula 1 e Fórmula Indy. Este é um dos motivos que está levando o pernambucano Beto Monteiro (Ford Racing Trucks/DF Motorsport) a participar, neste sábado (02/12), das 500 Milhas da Granja Viana, a prova mais tradicional do kart no Brasil.

O campeão brasileiro da Fórmula Truck em 2004 terá ao seu lado os maiores destaques da Fórmula Renault, o campeão Felipe Lapenna e o vencedor da última etapa Osman "Duda" Galid Jr. "É a terceira vez que participo das 500 Milhas, que é uma bela festa de confraternização e reúne pilotos de todas as categorias. Espero representar bem a Fórmula Truck", comenta o representante de Recife.

O trio formado pelos pilotos das fórmulas Truck e Renault estará com o Kart número 101, preparado pela Allatere Racing. Apesar de estar acostumado a domar uma máquina muito maior e mais potente, o grande Ford Cargo, Beto diz estar preparado para encarar o desafio. "Estou sempre andando de kart, então não tive problemas de adaptação. Dá pra andar no ritmo de meus companheiros, que já foram campeões no kartismo, e isso é ótimo", aponta o piloto que terá o apoio da Samsung nesta prova.

Felipe Lapenna foi campeão este ano da única categoria brasileira de monopostos com ampla vantagem e se tornou o maior recordista da competição, enquanto que Galid Osman Jr. teve um ótimo ano, venceu a prova de encerramento e fechou com chave de ouro sua temporada. "É sempre muito legal interagir com pilotos de categorias e idades diferentes, e por aqui cada um é especialista por onde compete", completa o piloto da Ford Racing Trucks/DF Motorsport. "Somos uma equipe de campeões, e teremos está atitude na pista da Granja Viana", planeja Beto Monteiro.

Confira a programação das 500 Milhas da Granja Viana:

Sexta-feira:
10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 14 karts convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e 2º Grupos junto dos 14 convidados)

Sábado
18h00 às 18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h00 às 19h50 – Treino Livre (Grupo 2)


Domingo
0h00 – Largada

Beto Monteiro é piloto da Ford Racing Trucks/DF Motorsport, que tem o apoio de Motorcraft/ DuPont/ HDS MecPar/ Sigma Lo Jack/ Baltec/ Kraucher/ JR Acessórios/ Mahle/ Eaton/ Cummins/ Borg-Warner/ Tanksul/ Usiparts.
Visite www.dfmotorsport.com.br

Foto: Fernando Almeida

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

quarta-feira, novembro 29, 2006

* F-1: NELSINHO PIQUET INICIA TESTES EM BARCELONA.

Brasileiro completa 93 voltas com a equipe Renault e fica satisfeito com o resultado da primeira sessão da pré-temporada

BARCELONA - Nesta terça-feira (28), nove das 11 equipes de Fórmula 1 estiveram no circuito de Barcelona, na Espanha, para o primeiro dia de testes da pré-temporada da categoria. O brasileiro Nelsinho Piquet, fez o nono melhor tempo, registrando 1min18s848, sendo o mais rápido da equipe Renault.

Felipe Massa, da Ferrari, foi o mais veloz entre os 16 pilotos que estiveram na pista (1min17s167). O espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren, ficou em segundo (1min17s462), seguido pelo italiano Luca Badoer (1min17s561), piloto reserva da Ferrari.

"Esse foi o meu primeiro dia de testes em Barcelona e consegui completar meu programa sem nenhum problema. Estou satisfeito porque meu objetivo era dar o maior número possível de voltas e continuar aprendendo mais sobre o carro", disse Nelsinho que completou 93 voltas a bordo de um chassi R26 híbrido, já com a caixa de câmbio que será utilizada em 2007.

Os testes têm como objetivo aprimorar componentes para a temporada do ano que vem, além de marcarem a estréia de algumas equipes, incluindo a Renault, com os pneus Bridgestone. As atividades seguem na pista espanhola nesta quarta (29) e quinta-feira (30).

Confira os tempos desta terça-feira em Barcelona (cronometragem equipe Renault):

1. Felipe Massa (Ferrari) 1min17s167 (50 voltas)
2. Pedro de la Rosa (McLaren) 1min17s462 (67 voltas)
3. Luca Badoer (Ferrari) 1min17s561 (71 voltas)
4. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1min17s650 (63 voltas)
5. Rubens Barrichello (Honda) 1min17s931 (76 voltas)
6. Lewis Hamilton (McLaren) 1min18s245 (57 voltas)
7. Robert Kubica (BMW-Sauber) 1min18s524 (45 voltas)
8. James Hossiter (Honda) 1min18s682 (86 voltas)
9. Nelsinho Piquet (Renault) 1min18s848 (93 voltas)
10. Alexander Wurz (Williams) 1min19s042 (91 voltas)
11. Anthony Davidson (Super Aguri) 1min19s109 (91 voltas)
12. Heikki Kovalainen (Renault) 1min19s188 (91 voltas)

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

* F-TRUCK: ÚLTIMA PROVA DA TEMPORADA PROMETE GRANDES DISPUTAS.


José Maria quer somar o máximo de pontos possíveis no DF

A temporada da Fórmula Truck está chegando em sua última etapa que será realizada em Brasília dia 10 de dezembro. Na disputa pelo campeonato de pilotos Vinícius Ramires e Renato Martins, com 100 e 111 pontos respectivamente, são os que têm mais chances de conquistarem o título. Numa possibilidade matemática ainda aparece em quarto na tabela Wellington Cirino com 87 pontos e Pedro Muffato com 88 ocupando a terceira posição do campeonato.

O único goiano na categoria José Maria Reis fez neste ano sua primeira temporada completa e marcou pontos em quatro corridas das oito que foram disputadas. Zé Maria ocupa a 17ª colocação do campeonato com 8 pontos e espera marcar mais alguns pontos na etapa do Distrito Federal. "Eu quero uma vitória ou pódio, mas se eu marcar mais uns 10 pontos nesta corrida, subo umas cinco posições no campeonato o que já é razoável", explica o goiano.

Na etapa de Brasília, de 2005, Zé Maria teve sua melhor posição no grid, um quarto lugar. "Gosto muito daquela pista. É como se estivesse em casa. O calor também me favorece já que estou acostumado com o clima do serrado", afirmou o piloto. A torcida goiana não deverá faltar no Autódromo Internacional Nelson Piquet, já que Goiás não recebeu a categoria nesse ano.
Ainda para o ano de 2007 existem possibilidades do estado voltar ao calendário se houver as reformas prometidas para o Autódromo Internacional Ayrton
Senna.

A etapa de Brasília terá alterado o horário de largada da corrida que está previsto para as 12h30. Quanto aos horários de treinos classificatórios e treinos livres ainda não foram confirmados nenhuma alteração.
__________________________________
Rogério Artoni
Assessor de imprensa – MTB: 45802

Fotos: Orlei Silva

* 500 MILHAS GRANJA VIANA DIVULGA LISTA DOS "WILD CARS".


Massa, Barrichello, Giaffone, Kanaan, Castroneves e Nelsinho Piquet fazem disputa à parte

SÃO PAULO – A lista dos 15 pilotos convidados com vaga garantida no Top Qualifying foi divulgada nesta terça-feira pelos organizadores das 500 Milhas Granja Viana, a mais tradicional prova do kartismo brasileiro e que está completando o seu 10º aniversário. Principais atrações do evento, astros da Fórmula 1 como Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet medirão forças na sexta-feira com Tony Kanaan e Helinho Castroneves, da Indy Racing League, e representantes da Stock Car, como Cacá Bueno, Luciano Burti, Tarso Marques e Christian Fittipaldi. Na luta pela pole, a eles se juntarão os cinco mais rápidos de cada um dos outros dois grupos. A largada está confirmada para a meia-noite de sábado.

Massa, Barrichello e Nelsinho, participando dos ensaios desta semana em Barcelona, só deverão chegar a Cotia para as tomadas classificatórias. Na ausência deles, os companheiros de equipe é que estão cuidando da preparação dos karts. Na segunda-feira, as chuvas pesadas que desabaram sobre a Grande São Paulo atrapalharam a programação. O circuito só começou a formar um trilho quando restavam cerca de 90 minutos para o fim da sessão. Nos últimos 30 minutos, a maioria dos pilotos aproveitou as condições mais favoráveis para entrar na pista.
Hoje(ontem), ainda sem a chuva prometida pela meteorologia para o final da tarde, as equipes aceleraram os trabalhos. "Já separamos os motores que usaremos na classificação e na corrida. A preocupação agora é acertar o chassi de forma a reduzir o consumo de pneus, já que em corridas de longa duração como as 500 Milhas um dos objetivos é perder o mínimo de tempo com as trocas. Testamos eixo e mangas, porque todo ano sempre aparece uma novidade em termos de componentes, mas já temos uma ótima base do ano passado, quando fizemos a pole", lembrou Rafael Daniel, do quarteto liderado por Felipe Massa e completado por Ruben Carrapatoso, outro que treinou nesta terça-feira, e João Paulo Bertuccelli.

Uma das atrações dos treinos foi a participação da equipe formada por cinco portadores de deficiências físicas – quatro paraplégicos e um surdo. Sob o comando do preparador Mingo, Paulo Polido, Sérgio Vida, José Luiz Pacheco, Thiago Cenjor e Júlio Reis revezaram-se em dois karts especialmente adaptados. "Demorei uma semana para terminar o primeiro. Embora o acelerador tenha saído dos pedais e ido para junto do volante, a maior dificuldade está sendo acertar os freios. Esses karts freiam bastante, mas precisam da força dos pés. Acelerar e frear ao mesmo tempo com as mãos não é uma tarefa fácil", explicou Mingo. Durante treinos oficiais e a corrida, a equipe só poderá mandar um kart para a pista. "Vamos trocar o kart junto com o piloto, já que todo o processo de acomodação e amarração do cinto de segurança leva cerca de dois minutos.
Assim, quando um chegar, o outro já está pronto para ir embora."

A lista dos "wild cards" é esta:

Felipe Massa
Rubens Barrichello
Felipe Giaffone
Tony Kanaan
Hélio Castroneves
Nelsinho Piquet
Ricardo Zonta
Enrique Bernoldi
Christian Fittipaldi
Luciano Burti
Cacá Bueno
Nonô Figueiredo
Tarso Marques
Aírton Daré
Rodrigo Piquet

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Miguel Costa Jr.

* LARGADA DAS 500 MILHAS DEVERÁ SER EM PISTA SECA.


Meteorologia aponta probabilidade zero de chuva no final de semana

SÃO PAULO – Os temporais que vêm castigando a Grande São Paulo desde o fim de semana não deverão preocupar os participantes da 10ª edição das 500 Milhas Granja Viana de Kart. As chances de a corrida ser disputada sob chuva, como aconteceu no ano passado, são remotas, pelo menos de acordo com o Instituto Climatempo.

Segundo a meteorologia, o sábado será bastante ensolarado, com temperaturas variando entre 16ºC e 28ºC. No momento da largada, durante a madrugada, haverá muita nebulosidade, mas com tempo firme. A definição do grid, na tarde de sexta-feira, será debaixo de sol e com os termômetros atingindo 26°C.

Já os treinos que antecedem à tomada de tempos não devem escapar da instabilidade climática. Choveu forte durante o final da tarde e boa parte do período noturno na segunda-feira. A previsão para a quarta e quinta-feiras aponta chuva ininterrupta durante todo o dia e também à noite. Com isso, os ensaios desta terça ganharam importância, uma vez que poderiam ser os únicos com pista seca.

A 10ª edição das 500 Milhas de Kart Granja Viana contará com a presença de grandes astros do automobilismo brasileiro e mundial como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Mário Haberfeld, Felipe Giaffone, Nelsinho Piquet, Augusto Farfus Jr., Dan Wheldon e Vítor Meira, entre outros. A largada está prevista para a zero hora de domingo.

Horários desta semana no Kartódromo Granja Viana:

4ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre
5ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre
6ª feira
10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 15 pilotos convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados)
Sábado
18h00 às 18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h00 às 19h50 – Treino Livre (Grupo 2)
Domingo
0h00 – Largada

Bruno Vicaria (MTb 45.934)
Fotos: Miguel Costa Jr.

* F-TRUCK: CAMINHÕES DA FORD VIRÃO COM MOTORES ELETRÔNICOS EM 2007.

Djalma Fogaça aposta em favoritismo da equipe com esta tecnologia na próxima temporada

Após a bela vitória do sorocabano Djalma Fogaça na Fórmula Truck em Tarumã (RS), a Ford Racing Trucks não tem dúvidas de que sua tradicional competitividade será mantida com o fornecimento dos motores eletrônicos para sua equipe oficial na próxima temporada. Deixando a motorização mecânica para trás, a meta agora será desenvolver e ajustar o novo sistema para que mais triunfos, como este último do "Caipira Voador", ocorram no próximo ano. "Nossa equipe sempre teve excelente acerto de chassi, e com os novos motores não tenho dúvida nenhuma que seremos favoritos ao título no ano que vem", declara o piloto e chefe da equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport.

O Ford Cargo comercializado nas concessionárias já utiliza motor eletrônico, que possue seis cilindros e 24 válvulas, das séries Interact (com 220 e 275 hp) e ISC (319 hp de potência), todos da Cummins e com tecnologia "common rail" de injeção, considerada a mais eficientes do mercado. A preparação para a versão de pista de corrida terá início em dezembro, na sede da equipe DF Motorsport em Sorocaba (SP), e a expectativa de aumento da potência em relação aos motores anteriores é da ordem de cerca de 150 hp.

As versões eletrônicas foram desenvolvidas para se enquadrar na legislação Conama P5 (equivalente a Euro 3), que reduz os níveis de ruídos e emissão de fumaça pelos veículos de grande porte. Outras vantagens deste motor turbo aftercooler para o transportador de cargas são o acelerador eletrônico e monitoramento de eventuais falhas no equipamento.

A última e decisiva etapa da Fórmula Truck em 2006 será no dia 10 de dezembro, em Brasília (DF).

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport tem o apoio de Motorcraft/ DuPont/ HDS MecPar/ Sigma Lo Jack/ Baltec/ Kraucher/ JR Acessórios/ Mahle/ Eaton/ Cummins/ Borg-Warner/ Tanksul/ Usiparts.
Visite www.dfmotorsport.com.br

Foto: Orlei Silva

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* EQUIPE PETROBRAS TERÁ REFORÇO DE LUCIANO BURTI NAS 500 MILHAS DA GRANJA VIANA.

Quarteto do time será formado pelo piloto da Stock Car e mais três kartistas que se destacaram nesta temporada.

Um dos principais atrativos das 500 milhas da Granja Viana sempre foi o fato de colocar frente a frente jovens kartistas e pilotos das principais categorias do automobilismo nacional e internacional. Neste ano não será diferente, com estrelas da Fórmula 1 e Indy confirmadas ao lado da molecada. Um bom reflexo desta integração entre os garotos e os pilotos profissionais é a formação da equipe Petrobras, que busca sua primeira vitória no evento com a experiência de Luciano Burti, da Stock Car, e a agressividade dos kartistas Gabriel Dias, Felipe Guimarães e Dennis Dirani.

O quarteto é dos mais competitivos que o time formou nos últimos anos. Gabriel Dias foi o melhor representante brasileiro nos últimos dois mundiais da modalidade, Felipe Guimarães é o atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras na categoria Graduados B e Dennis Dirani conquistou recentemente a Copa Brasil de Kart, pela Graduados A. E essa turma ainda ganhou o reforço de Luciano Burti.

"Comecei tarde no kart, aos 16 anos, mas é até hoje o meu hobby favorito. Sem dúvida foi onde aprendi os conceitos do automobilismo e que me permitiram construir uma carreira no automobilismo. Fico feliz em poder competir ao lado desta nova geração, que também tem tudo para representar bem o Brasil nas competições daqui e do exterior", afirma Luciano Burti, que atualmente defende a Petrobras-Action Power na Stock Car.

A primeira sessão de treinos da equipe Petrobras foi realizada na noite desta segunda-feira (27) na Granja Viana. Foi a única oportunidade de testar o equipamento à noite antes da programação oficial. Lembrando que mais da metade da corrida é disputada na madrugada de sábado (2) para domingo (3). A largada está prevista para 0h00. Os três garotos participaram desta primeira sessão, mas o quarteto só estará completo na quarta-feira (29), quando Luciano Burti se juntar ao time. A tomada de tempo será na sexta-feira (1). Esta será a décima edição das 500 milhas da Granja Viana.

A programação na Granja Viana:

4ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre
5ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre
6ª feira
10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 14 karts convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados) Sábado
18h00 às 18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h00 às 19h50 – Treino Livre (Grupo 2)
Domingo
0h00 – Largada

Dinho Leme Comunicação
Foto: Carlos Pandolfe

* 500 MILHAS: ESTRELAS ENTRAM DIRETO NA BRIGA PELA POLE.

Convidados ilustres estão fora da peneira da pré-classificação

SÃO PAULO – Introduzido na prova do ano passado, o Top Qualifying que decidirá a pole position da 10ª edição das 500 Milhas Granja Viana de Kart apresentará uma novidade: nesta sexta-feira, as 14 equipes convidadas pelos organizadores entrarão direto na sessão, juntando-se às 10 melhores (cinco de cada grupo) das tomadas de tempo classificatórias. "É uma maneira de prestigiar os nomes mais importantes da corrida e, ao mesmo tempo, valorizar o confronto com aquele pessoal que já faz parte da rotina do kartódromo", explica Felipe Giaffone, dublê de piloto e proprietário da pista.

Embora os astros da Fórmula 1 se encontrem em Barcelona para o início dos testes de inverno na Europa, a semana será de intensa atividade na Granja Viana. O circuito estará aberto todos os dias para treinos livres. Na equipe de Felipe Massa, por exemplo, caberá aos companheiros Ruben Carrapatoso, João Paulo Bertuccelli e Rafael Daniel os trabalhos de acerto. Rubens Barrichello também só esperado na sexta-feira, já que a Honda treinará de amanhã a quinta-feira na Catalunha. Os últimos ensaios noturnos, comprometidos pelas pesadas chuvas que desabaram sobre Cotia e toda a Grande São Paulo, estavam previstos para esta segunda-feira.

A largada das 500 Milhas de Kart Granja Viana está marcada para a meia-noite do sábado. Se o tempo colaborar, a bandeirada quadriculada deverá ser agitada por volta das 10h30 de domingo. Com a perspectiva de chuva, a corrida poderá ser encerrada no limite de 12 horas. Os ingressos para o público continuam à venda na secretaria do kartódromo, localizado à Rua Tomás Sepe, 443, no Jardim da Glória, em Cotia (SP), ao preço de 30 reais. Dependendo da disponibilidade, as entradas serão vendidas no dia da prova.

A programação da semana:

4ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre

5ª feira
09h00 às 17h00 – Treino Livre

6ª feira
10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 14 karts convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados)

Sábado
18h00 às 18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h00 às 19h50 – Treino Livre (Grupo 2)

Domingo
0h00 – Largada

Bruno Vicaria (MTb 45.934)

Foto: Miguel Costa Jr.

segunda-feira, novembro 27, 2006

* F-3 SUL-AMERICANA: LUIZ RAZIA É CAMPEÃO COM VITÓRIA EM INTERLAGOS

Piloto baiano comemorou o título da categoria mais veloz do continente no alto do pódio em São Paulo. Mario Moraes terminou a temporada em segundo e Diego Nunes, em terceiro

O novo Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana vem da Bahia, tem apenas 17 anos e, na última segunda-feira foi eleito por jornalistas especializados o melhor piloto do país na categoria Fórmula, recebendo da Revista Racing o prêmio Capacete de Ouro. Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica), que está somente em seu segundo ano no automobilismo, venceu neste domingo, em São Paulo, a última etapa da temporada de 2006 e comemorou, do alto do pódio, a vitória na disputa mais apertada da Fórmula 3 Sul-Americana nos últimos 13 anos. Mario Moraes garantiu o vice-campeonato a 10 pontos do campeão (99 a 89), mas havia chegado ao circuito apenas dois pontos atrás de Razia na classificação geral. Diego Nunes fechou o campeonato em terceiro, com 78 pontos.

"Tivemos uma temporada difícil e disputada e fico muito feliz por ter chegado até aqui em condição de comemorar esse título. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo porque a emoção é muito grande. Cheguei a estar 18 pontos atrás do Marinho depois de abandonar as três corridas disputadas em Santa Fé, na Argentina, e pensei que tudo estava perdido. Mas conseguimos, ponto a ponto, reverter essa diferença. Foi um grande trabalho da equipe e quero agradecer, também, a Deus e a minha família", declarou o campeão.

Na corrida que decidiu o nome do novo campeão, Razia largou na terceira posição e assumiu a vice-liderança ao ultrapassar Bia Figueiredo – que largara na pole, mas já havia perdido o primeiro lugar para Clemente Faria. Seguro na posição que já lhe daria o título com boa vantagem sobre Moraes, Razia fez uma prova cautelosa e ainda foi beneficiado pela sorte para comemorar a conquista do alto do pódio. A quatro voltas do final, Clemente Faria teve um problema elétrico e caiu para o quarto lugar. Bia Figueiredo recebeu a bandeirada em segundo e Mario Moraes, em terceiro.

"Tive um pouco de sorte para poder comemorar o título com vitória já que, não só o Clemente, mas toda a equipe Cesário Fórmula (por onde corre, também, Bia Figueiredo) foram adversários muito fortes nessa etapa. Corri pensando no título e não teria tentado passar o Clemente, mas confesso que é muito bom terminar o ano com vitória", completou Razia.

Com sete vitórias na temporada e duas conquistadas no ano passado – em seu ano de estréia na Fórmula 3 e no automobilismo –, Luiz Razia tornou-se o sétimo maior vencedor da história da categoria, que nos últimos anos voltou a ser a principal formadora de talentos brasileiros para o automobilismo internacional. Deste campeonato saíram nomes como os de Nelsinho Piquet, hoje piloto de testes da equipe Renault de Fórmula 1, Lucas di Grassi e Xandinho Negrão, da GP2, e Danilo Dirani.

Com o título de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 assegurado, Luiz Razia terá pela frente na próxima semana dois testes na World Series e na GP2, que estão entre seus destinos mais prováveis para 2007. Há um mês, ele já havia vencido suas três primeiras corridas pela Fórmula 3000 Masters, em Portugal, e dez dias depois marcou o terceiro melhor tempo nos testes coletivos da GP2, na Espanha. Melhor estreante na ocasião, ele busca patrocínio para garantir presença na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2007.

"Hoje vou pensar apenas em comemorar, mas na segunda-feira viajo para a Europa para mais alguns testes. Ainda não sei em qual categoria vou competir e tudo vai depender do patrocínio que conseguirmos levantar. Se tiver condições de correr na GP2, correrei. Se tiver verba apenas para a World Series, é para lá que eu vou", finalizou Razia.

O resultado completo da última etapa da temporada é o seguinte:

1º) Luiz Razia (Bra), 20 voltas em 30:52.563 (média de 167.46 km/h)
2º) Bia Figueiredo (Bra), a 8.590
3º) Mario Moraes (Bra), a 14.861
4º) Clemente Faria Jr (Bra), a 17.106
5º) Diego Nunes (Bra), a 25.228
6º) Willian Starostik (Bra), a 28.992
7º) Lú Boesel (Bra), a 48.639
8º) Nelson Merlo (Bra), a 4 voltas
9º) Paulo José (Bra), a 9 voltas
10º) Allan Helmeister (Bra), a 17 voltas
11º) Pedro Ferreira (Bra), a 17 voltas
12º) Fernando Galera (Bra), a 19 voltas
13º) Fabio Beretta (Bra), a 19 voltas
Melhor Volta: Clemente Faria Jr, 1:31.871

Os seis primeiros no campeonato foram:

1) Luiz Razia, 99 pontos
2) Mario Moraes, 89
3) Diego Nunes, 78
4) Clemente Faria Jr, 70
5) Bia Figueiredo, 66
6) Nelson Merlo, 50
7) Fabio Beretta, 36
8) Eduardo Leite, 28
Pedro Ferreira, 28
Lú Boesel, 28

Inova Comunicação – Rafael Durante

Foto: Luca Bassani

* CHEVROLET RALLY TEAM PARTICIPA DE PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE RIDES NA AMÉRICA LATINA.

Exibição será na segunda-feira (27/11) às 21h00 no Discovery Channel

Depois de quatro temporadas bem-sucedidas, o programa "Rides" viajou pela América Latina, onde gravou seis episódios em diversos países. O primeiro deles é o que mais chama atenção, por se tratar de uma equipe brasileira de competições Off-Road, o Chevrolet Rally Team, que mostra sua competência na transformação da picape S10 em um competitivo veículo para disputar o Por Las Pampas Rally, etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. O primeiro episódio de Rides América Latina estréia na segunda-feira (27/11), às 21h00, no Discovery Channel.

No primeiro capítulo da série, o desafio consiste em converter uma caminhonete S10 convencional em um veículo com potência para competir em um rally, em um prazo de 40 dias. Na cidade de Florianópolis, com o apoio da Chevrolet, os irmãos Joseane e Marlon Koerich transformam uma picape S10 para participar do rally que foi da Patagônia, na Argentina, ao deserto do Atacama, no Chile.

As modificações na picape incluem um motor eletrônico retificado e mais potente, reforços do chassi e colocação de jaula de segurança, novo sistema de comunicação e navegação na cabine (rádio, sensores de rotação, caixa de transferência e GPS), suspensão especial com três amortecedores por roda e barra estabilizadora modificada no eixo traseiro.

Com esta S10 do Chevrolet Rally Team, a dupla Marlon/Joseane conquistou o segundo lugar em sua categoria nesta etapa do Mundial de Rally Cross Country, além de conquistar a grande vitória no Rally Internacional dos Sertões e o título do Campeonato Paulista, o mais competitivo no Brasil.

Desde abastecer um Corvette na Argentina até incrementar ao máximo um VW mexicano, "Rides" chama a atenção do público, com os mais notáveis engenheiros, designers, mecânicos e donos de "hot rods" na Argentina, Brasil e México em uma série de seis episódios que irá explorar o mundo extraordinário dos veículos personalados da América Latina.

O Chevrolet Rally Team, tem o patrocínio de Chevrolet/Goodyear e apoio de Mormaii/ Scorro/ LUK/ Bosch/ Globalstar/ Eaton/ Cobreq/ MWM International/ AMA Lubrificantes/ Corsa/ Fremax.
Visite o site: www.chevroletrallyteam.com.br

Para maiores informações sobre o programa, acesse:
http://discoverybrasil.com/velocidade/rides/auto_8.shtml?sonido=1

Foto: Andre Chaco

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

domingo, novembro 26, 2006

* TROFEO LIGHT VENCE 3 HORAS DE CURITIBA.

Debaixo de muita chuva durante a primeira metade da 5ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, PR, os pilotos Daniel Serra e Francisco Longo, da equipe Maserati Competições, venceram – na Categoria IB e na Geral - a "3 Horas de Curitiba", com duas voltas de vantagem sobre o 2º colocado. O grid de largada contou com 20 carros.

Muita comemoração no final da prova, mas o seu início – por cerca de 10 voltas – foi conturbado, pois o safety car teve de interromper a corrida em vários momentos. O piloto Francisco Longo começou a corrida e permaneceu no comando do Trofeo Light por 1h30. Depois, o cockpit foi assumido por Daniel Serra, que terminou a prova com 3h01m, sem chuva.

Segundo Ton Lellis, direto técnico da Maserati Competições, a equipe já havia traçado uma estratégia de parada única. "Com muita chuva no início, Chico Longo rodou e foi para o box. Aproveitamos para abastecer e fazer a troca de pilotos, após 1h30 de prova. Não trocamos os pneus, para não perder tempo. De qualquer forma, foi um dos melhores pitstops realizados por nossa equipe", disse Ton.

"No final, já com a vantagem assegurada, decidimos não correr riscos e fizemos novo pitstop para abastecimento. Colocamos 20 litros e trocamos os pneus de chuva por slick. E, novamente, fizemos um excepcional tempo de box", explicou Ton.

O Trofeo Light largou a segunda fila no Autódromo Internacional de Curitiba. Fez o 2º e o 3º melhor tempo, respectivamente, na Categoria IB e na Geral. Mas o Spyder Race, da Categoria III, acabou quebrando. Assim era uma questão de tempo ultrapassar o MCR Turbo, que acabou acontecendo com larga vantagem, inclusive sobre o Aldee Spyder VW (carro 25).

TEXTO FINAL

* FÓRMULA RENAULT: FELIPE FERREIRA FAZ SUA MELHOR CORRIDA NO AUTOMOBILISMO.

Piloto estreante fez o maior número de ultrapassagens, subindo da 15ª para a oitava posição

A primeira vez, você nunca esquece, mas a última, também será inesquecível. Foi pensando desta maneira que o estreante Felipe Ferreira (WebMotors/CVC/Hip Telecom/Puma) saiu pela última vez do cockpit de seu Fórmula Renault, que proporcionou o seu início de aprendizado no automobilismo. Na 13ª etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, disputada domingo (26/11) no Autódromo de Interlagos (SP), o paulista de 18 anos recebeu a bandeirada em oitavo e foi muito cumprimentado. "Foi animal, eu estava rápido e com vontade e atitude, era o meu dia", comemorou o piloto que fez mais ultrapassagens na última prova. A vitória ficou com o paulista Galid Osman Duda (Ful Time Sports).

Largando da nona posição, Felipe Ferreira deixou o seu carro movimentar antes da luz verde e foi penalizado com drive-thru, junto com o goiano Rodolpho Santos (Bassani Racing), voltando para a pista na 15ª posição. Foi ai que ele mostrou tudo o que aprendeu na temporada. "Fui penalizado por queima de largada, cumpri a pena e vi que não tinha mais condições de subir no pódio, mas não desisti", contou o estreante, que começou em 2005 no kart (Novatos), e este ano tirou sua carteira de piloto de carro na véspera da abertura da temporada da Fórmula Renault, em Curitiba (PR). "Fui atrás e ultrapassei meia dúzia de pilotos. Fiz coisas que não fiz na temporada inteira, e nem no kart. Eu estava muito confiante em tudo o que aprendi. Não foi o meu melhor resultado, mas com certeza foi a melhor corrida da minha curtíssima carreira", avaliou o representante da WebMotors/CVC/Hip Telecom/ Puma, que confirmou que em 2005 vai correr de Fórmula 3.

O resultado da 13ª e última etapa da Fórmula Renault foi:
1º) Galid Osman Duda (SP), 24 voltas em 39:38.388 (média de 156.53 km/h)
2º) Rick Rosin (SC), a 4.995
3º) Ernesto Otero (RJ), a 7.505
4º) Vinicius Quadros (RS), a 9.277
5º) Mario Romancini (SP), a 9.457
6º) Douglas Soares (SP), a 14.410
7º) Leonardo Otero (SP), a 17.689
8º) Felipe Ferreira (SP), a 27.836
9º) Denis Navarro (SP), a 28.446
10º) Sérgio Alves (RJ), a 29.702
11º) Cairo Campos (GO), a 30.141
12º) Nathan Silva (SP), a 31.906
13º) Marcos Santos (SC), a 1:02.802
14º) Leonardo de Souza (SC), a 1:20.076
15º) Felipe Lapenna (SP), a 2 voltas
16º) Rodolpho Santos (GO), a 11 voltas
17º) Rodrigo Barbosa (SP), a 22 voltas
18º) Anderson Faria (SP), a 22 voltas

A pontuação final da Fórmula Renault foi:
1 Felipe LAPENNA (SP), 283
2 Douglas SOARES (SP), 198
3 Vinicius QUADROS (RS), 179
4 Galid Osman DUDA (SP), 124
5 Mario ROMANCINI (SP), 123
6 Eduardo SANTOS (RJ), 105
7 Sergio ALVES (RJ), 97
8 Rick ROSIN (SC), 88
9 Claudio CANTELLI Jr (PR), 85
10 Cairo C CAMPOS (GO), 74
11 Willian STAROSTIK F° (PR), 70
12 Ernesto OTERO (RJ), 64
13 Bruno BARBOSA (DF), 52
14 Rodolpho SANTOS (GO), 44
15 Felipe FERREIRA (SP), 38
16 Diego NUNES (SP), 32
17 Gustavo FOIZER (DF), 16
17 Rodrigo BARBOSA (SP), 16
19 Pedro FERREIRA (SP), 12
20 Pedro NUNES (SP), 10
20 Marco SANTOS (SP), 10
22 Leonardo DE SOUZA (SC), 5
23 Guga CAMPEDELLI (RJ), 4
23 Clemente FARIA JR (MG), 4
24 Fernando GALERA (SP), 4
26 Michel NORIS (SP), 2
26 Ivan ROSSONI Fº (PR), 2

MasterMidia
J.Otazú

Foto: Rodrigo Ruiz

* COPA CLIO: CARDOSO GARANTE O VICE.


Officer é campeã e vice entre as equipes

A rodada final da Copa Clio 2006 consolidou o domínio da equipe Officer nesta temporada:
Cláudio Gontijo e Wagner Cardoso garantiram os títulos de campeão e vice-campeão entre os pilotos e as equipes Officer Racing e Office MotorSport repetiram esse feito na classificação por equipes. Enquanto Gontijo garantiu o título por antecipação com o quinto lugar na corrida de ontem, Cardoso terminou em segundo e somou 120 pontos, um a mais que André Bragantini, que venceu a prova disputada esta manhã em Interlagos:
"Foi uma corrida muito disputada e eu me preocupei em escapar de toques e batidas para garantir o vice-campeonato tanto entre os pilotos quanto entre as equipes."

Segundo Fábio Gaia, diretor da Officer MotorSport, que controla as duas equipes que dominaram a temporada da Copa Clio 2006, o resultado da temporada é resultado de uma mistura infalível:
"Nas últimas quatro temporadas desenvolvemos um trabalho onde o trabalho de todos os pilotos que passaram pelos nossos carros e a dedicação da equipe de mecânicos liderada por Carlos Pagliaro e José Luis da Cunha foram fundamentais. Mais do que isso, foram títulos conquistados em um ambiente amistoso e cordial".

Os dez primeiros lugares da prova de hoje foram:

1º) André Bragantini Jr (PR), 19 voltas em 41m03s196, média de 119.65 km/h
2º) Wagner Cardoso (PR), a 0s277
3º) José Cordova (PR), a 0s878
4º) Leonardo Sanchez (SP), a 3s068
5º) José C Vitte (SP), a 4s658
6º) Cláudio Gontijo (PR), a 11s538
7º) Raulino Kreis Jr (SC), a 25s012
8º) Vicente Siciliano (SP), a 27s043
9º) Eduardo Garcia (DF), a 27s251
10º) Rodolfo Pousa (SP), a 28s751
1º) André Bragantini Jr (PR), 19 voltas em 41m32s331 (média de 118.25 km/h)
2º) Wagner Cardoso (PR), a 0s046
3º) Raulino Kreis Jr (SC), a 0s692
4º) José Cordova (PR), a 1s226
5º) Cláudio Gontijo (PR), a 3s712
6º) Luiz Carreira Jr (SP), a 3s777
7º) Miguel Paludo (RS), a 23s206
8º) Leonardo Sanchez (SP), a 24s284
9º) Eduardo Garcia (DF), a 26s597
10º) Carlos Henrique (DF), a 28s748

No campeonato os dez primeiros classificados foram:
1.) Cláudio Gontijo, 150 pontos;
2.) Wagner Cardoso, 120;
3.) André Bragantini Jr, 119;
4.) Leonardo Sanches, 84;
5.) José Vitte, 66;
6.) Rodolfo Souza, 58;
7.) Nelson Silva Jr, 57;
8.) Raulino Kreis Jr., 56;
9.) Eduardo Garcia, 51;
10.) João Faccio, 39

No campeonato de equipes o resultado foi:

1.) Officer Racing, 262 pontos;
2.) Officer MotorSport. 181;
3.) Carreira Racing, 142;
4.) Bolívar Racing, 134;
5.) Bolívar Motorsport, 109;
6.) Manelão Competições, 106;
7.) M2 Competições, 102;
8.) NTC Paioli Racing, 98;
9.) Tekprom Murilo Pilotto Racing, 95;
10.) W Racing, 70;

Sobre a Officer
Fundada há 20 anos, a Officer é uma das pioneiras no mercado brasileiro de distribuição de produtos de informática. Sua trajetória de sucesso se funde à história nacional da tecnologia; atualmente a companhia credita seu sucesso ao relacionamento com as 17 mil revendas que compõem sua carteira, e a preocupação em oferecer inovação tecnológica, soluções e ferramentas de negócios que atendam as necessidades dos parceiros. Atualmente, a Officer trabalha com marcas como HP, Microsoft, IBM, Apple, CA, Oracle, Adobe, APC, Corel, Citrix, DeskPower, Engetron, Epson, Fujitsu, Itaucom, Intel, Lexmark, LG, Logitech, Macromedia, Novell, Phillips, Sadig, Samsung, Sony, Symantec e Xerox.

Sobre a equipe Officer MotorSport
A Officer MotorSport nasceu em 2003 com o objetivo de unir a paixão por automobilismo ao incentivo às categorias nacionais e reconhecimento de novos talentos. Criado pela Officer, distribuidora de produtos de informática, o time conta com o apoio de grandes nomes da indústria de tecnologia.

Assessoria de Imprensa da equipe Officer MotorSport
Jornalista responsável: Wagner Gonzalez

Crédito: Bruno Terena/Officer MotorSport

* F-3 SUL-AMERICANA: FARIA JR. VENCE E RAZIA FICA A QUATRO PONTOS DO TÍTULO.

Piloto baiano conquistou o segundo lugar na 15ª etapa da temporada, e precisa terminar a prova final em quinto para ser confirmado como campeão

A disputa pelo título da Fórmula 3 Sul-Americana ficou restrita a apenas dois pilotos após a 15ª e penúltima etapa da temporada, disputada neste domingo (26) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com um segundo lugar obtido na manhã de hoje, o baiano Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica) chegou a 89 pontos na classificação geral e abriu seis de vantagem para o segundo colocado, Mario Moraes (Bassan Motorsport), que recebeu a bandeirada final em quinto.

Diego Nunes (Bassani Racing), que estava na briga a nove pontos do líder antes da prova começar, teve problemas de motor e terminou em sétimo, dando adeus à disputa. A vitória ficou com o mineiro Clemente Faria Jr., que subiu ao alto do pódio pela segunda vez consecutiva e agora briga pelo terceiro lugar no campeonato. Ele tem 65 pontos, contra 74 de Nunes. Nelson Merlo (Piquet Sport) completou o pódio.

"Essa corrida foi ótima para o campeonato porque consegui abrir mais quatro pontos de vantagem e preciso agora de um quinto lugar para chegar ao título", analisou Razia. "Largo em terceiro na corrida final, que será disputada ainda hoje, e espero ao menos manter essa posição para ser campeão. Vamos fazer uma boa revisão no carro nesse intervalo, para diminuir a chance de uma quebra, e vou correr pensando em marcar os quatro pontos que faltam para confirmar o título", declarou o piloto.

Apesar de ter colocado uma das mãos na taça, Razia segue com cautela para a última corrida do ano – que começa às 16h38 de hoje –, já que sua situação volta a se complicar caso ele não receba a bandeirada final e Moraes chegue na primeira ou na segunda posição. Por isso, garante que embora seu objetivo seja o de encerrar o ano com uma vitória, não vai perder o foco da disputa principal. "Na primeira prova de hoje larguei na pole position e queria muito a vitória, mas aliviei na disputa com o Clemente na primeira curva justamente para não estragar minha corrida. Na final, o pensamento será o mesmo", completou.

Para ser campeão independente do resultado de seu adversário direto, Razia precisa terminar a 16ª corrida do ano da quinta posição em diante. Caso Moraes não chegue ao menos na segunda posição, o piloto baiano fica com o título mesmo que não marque pontos. O resultado completo da 15ª corrida do ano é o seguinte.

1º) Clemente Faria Jr (Bra), 19 voltas em 30:32.297 (média de 160.85 km/h)
2º) Luiz Razia (Bra), a 1.815
3º) Nelson Merlo (Bra), a 2.499
4º) Bia Figueiredo (Bra), a 3.113
5º) Mario Moraes (Bra), a 5.042
6º) Fabio Beretta (Bra), a 5.411
7º) Diego Nunes (Bra), a 5.872
8º) Fernando Galera (Bra), a 8.000
9º) Lú Boesel (Bra), a 12.560
10º) Paulo José (Bra), a 17.884
11º) Pedro Ferreira (Bra), a 2 voltas
12º) Willian Starostik (Bra), a 10 voltas
13º) Allan Helmeister (Bra), a 15 voltas
Melhor Volta: Clemente Faria Jr, 1:31.719

Confira a nova classificação do campeonato:
1) Luiz Razia, 89 pontos
2) Mario Moraes, 83
3) Diego Nunes, 74
4) Clemente Faria Jr., 65
5) Bia Figueiredo, 58
6) Nelson Merlo, 48
7) Fabio Beretta, 36
8) Eduardo Leite, 28
Pedro Nunes, 28
10) Lú Boesel, 25
11) Henrique Favoretto, 16
12) Fernando Galera, 9
13) Lucilio Baumer, 7

Inova Comunicação – Rafael Durante

Foto: Luca Bassani

sábado, novembro 25, 2006

* COPA CLIO: CLÁUDIO GONTIJO É O NOVO CAMPEÃO.


Piloto da Officer Racing ficou em quinto em prova vencida por Bragantini Jr

Em uma das provas mais disputadas da temporada o mineiro Cláudio Gontijo garantiu o título de campeão da Copa Clio ao terminar em quinto lugar a nona etapa do certame, disputada hoje à tarde em Interlagos. A vitória foi do paulista André Bragantini Jr (Eurofarma), seguido por Wagner Cardoso (Officer MotorSport) e Raulino Kreis Jr (Officer Racing). O paranaense Osvaldo Córdova (W Racing) completou o pódio ao terminar em quarto lugar. Com o resultado de hoje Gontijo não apenas garantiu o título com uma etapa de antecipação como realizou um velho sonho:

"Desde os tempos que meu pai me levava a assistir as corridas que o Toninho da Matta participava eu tinha esse objetivo, ganhar um Campeonato Brasileiro de Turismo. Com dedicação e apoio de uma equipe que sempre me entregou carros excelentes hoje eu realizei esse sonho." "

A campanha de Gontijo teve uma etapa a menos que a dos seus principais adversários, como salientou o vencedor Bragantini ao comentar que "o fato do Cláudio ter participado de apenas uma corrida a menos do que todos nós mostra bem a dimensão do seu trabalho." Perguntado sobre o futuro da categoria, ameaçado com a decisão de retirar seu patrocínio ao evento, o novo campeão espera que essa situação seja revertida, com o que concorda Fábio Gaia, diretor da Office MotorSport e da Officer Racing:

"Nos últimos cinco anos a Copa Clio se consolidou como a principal categoria de acesso do automobilismo brasileiro. Eu acredito que na Renault haja pessoas de bom senso e capazes de reavaliar essa decisão e, desta forma, continuar contribuindo para o esporte nacional."

A final da Copa Clio será disputada amanhã, com largada às 11 horas e transmissão ao vivo pela Rede TV. Do programa constam ainda proas de Super Clio e F-Renault e F-3 (17h38).

Os dez primeiros lugares da prova de hoje foram:

1º) André Bragantini Jr (PR), 19 voltas em 41m32s331 (média de 118.25 km/h)
2º) Wagner Cardoso (PR), a 0s046
3º) Raulino Kreis Jr (SC), a 0s692
4º) José Cordova (PR), a 1s226
5º) Cláudio Gontijo (PR), a 3s712
6º) Luiz Carreira Jr (SP), a 3s777
7º) Miguel Paludo (RS), a 23s206
8º) Leonardo Sanchez (SP), a 24s284
9º) Eduardo Garcia (DF), a 26s597
10º) Carlos Henrique (DF), a 28s748

No Campeonato, Cláudio Gontijo garantiu o título com 141 pontos, enquato Wagner Cardoso (101) e André Bragantini Jr (94) disputam o vice-campeonato na corrida de amanhã.

Sobre a Officer

Fundada há 20 anos, a Officer é uma das pioneiras no mercado brasileiro de distribuição de produtos de informática. Sua trajetória de sucesso se funde à história nacional da tecnologia; atualmente a companhia credita seu sucesso ao relacionamento com as 17 mil revendas que compõem sua carteira, e a preocupação em oferecer inovação tecnológica, soluções e ferramentas de negócios que atendam as necessidades dos parceiros. Atualmente, a Officer trabalha com marcas como HP, Microsoft, IBM, Apple, CA, Oracle, Adobe, APC, Corel, Citrix, DeskPower, Engetron, Epson, Fujitsu, Itaucom, Intel, Lexmark, LG, Logitech, Macromedia, Novell, Phillips, Sadig, Samsung, Sony, Symantec e Xerox.

Sobre a equipe Officer MotorSport

A Officer MotorSport nasceu em 2003 com o objetivo de unir a paixão por automobilismo ao incentivo às categorias nacionais e reconhecimento de novos talentos. Criado pela Officer, distribuidora de produtos de informática, o time conta com o apoio de grandes nomes da indústria de tecnologia.

Fotos: Bruno Terena

Assessoria de Imprensa da equipe Officer MotorSport
Jornalista responsável: Wagner Gonzalez

* F-RENAULT: LAPENNA DE PONTA A PONTA.


Terminada ainda há pouco, aqui em Interlagos (SP), a 10ª etapa da Fórmula Renault foi dominada pelo campeão antecipado, Felipe Lapenna, que assumiu a ponta na largada e não mais perdeu a posição. Dougla Soares, o pole da etapa, bem que tentou recuperar a posição perdida, não dando refresco ao líder durante as 21 voltas percorridas neste sábado.

Com o título já decidido em favor de Lapenna, a briga para a derradeira etapa, que acontece neste domingo, à partir das 14h00, fica mesmo entre Douglas Soares que somou preciosos pontos com a segunda colocação e o gaúcho Vinícius Quadros,nono colocado na etapa de hoje. Mas tudo pode acontecer neste domingo, pois Soares larga na sexta colocação enquanto Quadros larga na terceira.

Durante a coletiva à imprensa, acontecida logo após a prova, todos os pilotos lamentaram a descontinuidade do apoio da Renault ao campeonato, fato que pode determinar a extinção do certame nos formatos atuais, sem contar o fato de desestruturar totalmente a estratégia de patrocínio daqueles que pretendiam dar seguimento na categoria.

Veja como terminou a 12ª etapa da F-Renault:

1º) Felipe Lapenna (SP), 21 voltas em 38:34.037 (média de 140.77 km/h)
2º) Douglas Soares (SP), a 0.855
3º) Rick Rosin (SC), a 5.721
4º) Mario Romancini (SP), a 6.461
5º) Cairo Campos (GO), a 10.879
6º) Felipe Ferreira (SP), a 12.029
7º) Sérgio Alves (RJ), a 12.724
8º) Rodolpho Santos (GO), a 15.636
9º) Vinicius Quadros (RS), a 18.072
10º) Leonardo de Souza (SC), a 38.813
11º) Deniz Navarro (SP), a 4 voltas
12º) Rodrigo Barbosa (SP), a 6 voltas
13º) Ernesto Otero (RJ), a 9 voltas
14º) Anderson Faria (SP), a 11 voltas
15º) Galid Osman Duda (PR), a 11 voltas
16º) Nathan Silva (SP), a 13 voltas
17º) Marcos Santos (SC), a 13 voltas
Melhor Volta: Douglas Soares, 1:38.508
Texto : Décio Ribeiro
Fotos: Fernanda Freixosa

* NELSINHO PIQUET DISPUTA AS 500 MILHAS DA GRANJA VIANA


Piloto de testes da equipe Renault vai estar presente na 10ª edição do evento

Além de testar pela equipe Renault de Fórmula 1 na semana que vem, em Barcelona (Esp), o brasileiro Nelsinho Piquet confirmou sua participação nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana, em Cotia (SP). A 10ª edição do evento será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, com 74 equipes inscritas.

A prova, com largada noturna, tem o máximo de 12 horas de duração. Nelsinho, que já disputou duas edições da corrida no passado, correrá pela primeira vez com uma equipe própria. O time vem com força total e Nelsinho terá como companheiros os pilotos Rodrigo Piquet, Clemente Faria Jr., Rafael Suzuki e Felipe Nasr.

A equipe Etti Piquet Sports contará com dois karts (números 3 e 4), que estão sendo preparados pela Faster Motorsport, comandada por Marcelo Santos, em parceria com a Dibo Racing, dirigida por Dibo Moises Neto.

"O evento é muito legal, com pilotos de destaque no automobilismo nacional e internacional, e também é mais uma oportunidade para rever os amigos e pessoas que trabalharam comigo por quase 10 anos no kart", declarou Nelsinho.

Tricampeão brasileiro de kart, em 1997, 99 e 2000, Nelsinho sempre destacou a importância do kartismo na formação dos pilotos. Foi no kart, aos 8 anos, que ele iniciou sua carreira vitoriosa e, mesmo vivendo fora do Brasil, nunca deixou de praticar a modalidade.

"Na Inglaterra, eu nunca consegui andar, mas já pratiquei algumas vezes na França, a última delas em Paul Ricard, enquanto acompanhava os treinos da GP2. Gosto bastante de andar de kart e, quando venho ao Brasil, normalmente também pratico um pouco", finalizou.

Rodrigo Piquet, primo de Nelsinho e que compete no kart, participou junto com o piloto da formação da equipe. "Tentamos escolher os melhores pilotos e que já tivessem uma relação de amizade conosco. Tenho certeza de que esse é um time competitivo", ressaltou Rodrigo, de 33 anos, que é bicampeão Brasileiro de kart, pentacampeão Brasiliense e Campeão do Super Centro-Oeste de kart.

Clemente Faria, de 19 anos, compete atualmente na Fórmula 3 Sul-americana e é tetracampeão Brasileiro de kart. Rafael Suzuki possui a idade de Faria e é um dos pilotos mais experientes no Brasil: campeão Sul Brasileiro de kart e que já disputou os Campeonatos Mundial, Europeu e Pan-americano. O piloto mais jovem da equipe é Felipe Nasr, de 14 anos e atual campeão Brasileiro de kart, na categoria Júnior.

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

sexta-feira, novembro 24, 2006

* F-1: NELSINHO PIQUET REALIZA NOVOS TESTES COM A EQUIPE RENAULT EM BARCELONA.

Brasileiro estará no traçado espanhol na semana que vem e espera repetir o bom desempenho obtido em Silverstone

BARCELONA – Na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30, Nelsinho Piquet volta ao circuito de Barcelona (Esp), para realizar, ao lado de Heikki Kovalainen, mais uma sessão de treinos com a equipe Renault. O objetivo dos testes será aprender mais sobre as características dos pneus Bridgestone, além de aprimorar os componentes do carro para 2007.

O brasileiro fez sua estréia como piloto de testes da escuderia francesa no final de setembro. Na ocasião, ele cravou o melhor tempo em dois dos três dias de treinos no circuito de Silverstone (Ing), superando até mesmo Kovalainen.

Nelsinho também esteve na pista inglesa em outubro, pouco antes do GP do Brasil, para trabalhar no desenvolvimento do motor, checagem de sistemas e software.

Foto: Luca Bassani

Fernanda Gonçalves
Milla Delfino