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segunda-feira, julho 31, 2006

* REVISTA TUNING CAR JÁ NAS BANCAS: CONFIRA OS DESTAQUES.


JÁ NAS BANCAS A ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA TUNING CAR, CONFIRA OS DESTAQUES:

* AUDI A6 TENEBROSO

* MAIS DE 200 CARANGAS IRADAS

* FORMULA 1 GP DA ALEMANHA: FERRARI FAZ 1-2






Michael Schumacher venceu neste domingo no circuito de Hockenheim o GP da Alemanha de Formula 1, o brasileiro Felipe Massa chegou em segundo, assim a Equipe ferrari consegue mais uma dobradinha na temporada 2006.

Confira a classificação final da prova:

1. Michael Schumacher D Ferrari 1:27:51.693
2. Felipe Massa BR Ferrari +0.720
3. Kimi Raikkonen FIN McLaren-Mercedes +13.206
4. Jenson Button GB Honda +18.898
5. Fernando Alonso E Renault +23.707
6. Giancarlo Fisichella I Renault +24.814
7. Jarno Trulli I Toyota +26.544
8. Christian Klien A Red Bull-Ferrari +48.131
9. Ralf Schumacher D Toyota +1:00.351
10. Vitantonio Liuzzi I Toro Rosso-Cosworth
11. David Coulthard GB Red Bull-Ferrari
12. Scott Speed USA Toro Rosso-Cosworth
13. Christijan Albers NL MF1-Toyota
14. Tiago Monteiro P MF1-Toyota


Não Terminaram:


Mark Webber AUS Williams-Cosworth
Takuma Sato J Super Aguri-Honda

Jacques Villeneuve CDN BMW
Rubens Barrichello BR Honda
Nick Heidfeld D BMW
Pedro de la Rosa E McLaren-Mercedes
Sakon Yamamoto J Super Aguri-Honda
Nico Rosberg D Williams-Cosworth

Classificação do Mundial:

1. Fernando Alonso E Renault 100
2. Michael Schumacher D Ferrari 89
3. Felipe Massa BR Ferrari 50
4. Giancarlo Fisichella I Renault 49
5. Kimi Raikkonen FIN McLaren-Mercedes 49
6. Juan Pablo Montoya COL McLaren-Mercedes 26
7. Jenson Button GB Honda 21
8. Rubens Barrichello BR Honda 16
9. Ralf Schumacher D Toyota 13
10. Nick Heidfeld D BMW 13
11. David Coulthard GB Red Bull-Ferrari 10
12. Jarno Trulli I Toyota 10
13. Jacques Villeneuve CDN BMW 7
14. Mark Webber AUS Williams-Cosworth 6
15. Nico Rosberg D Williams-Cosworth 4
16. Pedro de la Rosa E McLaren-Mercedes 2
17. Christian Klien A Red Bull-Ferrari 2
18. Vitantonio Liuzzi I Toro Rosso-Cosworth 1

Fotos: MOTORSPORT

* FÓRMULA INDY: TONY KANAAN É "TOP FIVE" EM MICHIGAN.

A chuva atrasou em quase três horas o início do GP de Michigan, neste domingo (30), 11ª etapa da Fórmula Indy. Mesmo assim, o brasileiro Tony Kanaan, que largou na 3ª posição, teve um bom desempenho, terminando na 4ª posição, apesar do seu carro ter visivelmente problemas de estabilidade.

"Olha, vou te falar que a 4ª colocação é muito melhor do que o carro podia render. Estava muito complicado, pois saia muito de frente, de traseira e foi piorando a cada volta. Foi o carro mais difícil de dirigir que eu já tive em superspeedways, mas ainda terminamos bem", explicou o campeão de 2004 e vice de 2005.

Apesar de cair de 5º para 6ª colocação no campeonato, a diferença para o líder diminuiu de 76 para 67 na pontuação geral, restando mais três etapas. Agora, o vencedor da corrida de Milwaukee, soma 309 pontos. A Fórmula Indy dá um "break" na próxima semana e volta no dia 13 de Agosto, em Kentucky.

Confira a classificação em Michigan:

1) Helio Castroneves (BRA/Penske)
2) Vitor Meira (BRA/Panther), a 1s6229
3) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 6s2259
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), a 6s9874
5) Tomas Sckechter (AFS/Vision), a 27s9005
6) Scott Sharp (EUA/Fernández), a 28s5560
7) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
8) Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), a 1 volta
9) Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri-Fernández), a 1 volta
10) Jeff Simmons (EUA/Rahal-Letterman), a 1 volta
11) Bryan Herta (EUA/Andretti-Green), a 1 volta
12) Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green), a 1 volta
13) Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman), a 1 volta
14) Jeff Bucknum (EUA/A.J. Foyt), a 2 voltas
15) Buddy Lazier (EUA/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
16) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 2 volta
17) Danica Patrick (EUA/Rahal-Letterman), a 3 voltas
18) Marty Roth (CAN/Roth), a 8 voltas


Não terminou:
19) Sam Hornish Jr. (EUA/Penske)


ANDERSON MARSILI

* RALLY DOS SERTÕES: MARCOS BAUMGART E BECO ANDREOTTI GARANTEM O PRIMEIRO LUGAR NA PROTÓTIPOS.

A dupla conquistou o quinto melhor tempo na classificação do dia e
encerra a quarta etapa com o tempo de 02h51min04seg

Corrente (PI) Neste domingo os competidores Marcos Baumgart e Beco Andreotti ficaram em quinto lugar na classificação da etapa. Com o resultado, a dupla da X Rally Team, tem chances de brigar pelos primeiros lugares e segue confiante para os próximos dias de disputa. Depois do quarto dia de competições, os competidores de São Paulo concluíram a quarta etapa com o tempo de 02h51min04seg.

O Rally dos Sertões chegou neste domingo à cidade de Corrente, no Piauí, e teve uma especial com 187 km de trecho cronometrados e 79 km de deslocamento feito por asfalto. A etapa alternou trechos de areias e valetas com erosões e piso duro.

Neste quarto dia foi realizada a quarta etapa da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Os competidores sentiram menos o ritmo deste domingo, e tiveram uma prova um pouco mais amena, quando comparada ao dia anterior (no sábado quando aconteceu a etapa maratona), mas não tão fácil e tranqüila.

"Este domingo passamos por lugares com muitas erosões e isso dificultava a prova. Não foi fácil, mas superamos e vamos continuar na briga", analisou Marcos.

O companheiro Beco Andreotti, concordou. "A etapa de hoje teve muita areia e erosões, tivemos algumas dificuldades por conta disso, porém conseguimos fazer uma boa prova. Agora vamos pensar nos próximos dias, pois queremos ficar entre os cinco primeiros e vamos buscar nos aproximar dos líderes", comentou confiante o navegador.

A 14ª edição do Rally dos Sertões conta 1.986 km cronometrados, e ainda passará pelas cidades de Corrente, Barra, Seabra, Brumado, Cândido Sales e Porto Seguro. A equipe X Rally Team tem apoio da Goodyear, Gab, Scorro, Borgwrner, Cobreq e Shopping Flamboyant, e patrocínio da Brabus Mitsubishi, Fleet One, STP.

Resultado do quarto dia Alto Parnaíba-Corrente com os cinco primeiros colocados nos carros:

1º Reinaldo Varela /Marcos Macedo (PROD), 02h39min19seg
2º João Antonio Franciosi /Rafael Capoani (PROD), 02h41min28seg
3º Riambugo Ximenes / Flávio Marinho (PROD), 02h45min10seg
4º Paulo Bertolini / Vanderlei Dalla Costa (PROD), 02h46min36seg
5º Marcos Baumgart / Beco Andreotti (PROT), 02h51min04seg


SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana
Foto: Theo Ribeiro

* RALLY DOS SERTÕES: REINALDO VARELA, CYRILL DESPRES E AMABLE BARRASA LIDERAM.

Organização ofereceu um dia mais tranqüilo aos concorrentes,
com uma especial menor. Mas a dificuldade do trajeto permaneceu.


Eles mereciam um dia menos cansativo depois da etapa mais difícil da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, realizada entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba (MA), com mais de 600 km de trajeto. A especial deste domingo (30), de Alto Paranaíba até Corrente (PI), foi relativamente curta, apenas 187 km, fora os deslocamentos (inicial de 2 km e final de 77 km). Foi a chance de recuperação física para os pilotos e a possibilidade de finalmente fazer os reparos mecânicos necessários no equipamento, o que não foi permitido na etapa anterior.

E a simplicidade da etapa ficou mesmo na extensão. Porque o percurso não deu folga aos concorrentes, alternando trechos de areia e valetas com erosões e piso duro, além de travessia de pontes. Os pilotos que contam com boa experiência no Dakar se deram bem. Nas motos, o paulista Jean Azevedo foi o mais veloz do dia, seguido pelo francês Cyril Despres, destaque da etapa anterior com a vitória na chamada maratona. Tiago Fantozzi terminou o dia em terceiro. Cyril Despres agora é líder.

Um dia sem mudanças para os quadriciculos. Quem levou a etapa foi o ainda líder Carlo Collet. Entre os carros, também nada de alterações depois da etapa maratona, que eliminou boa parte dos favoritos. Quem se deu bem por lá, manteve o ritmo e as primeiras colocações. ReinaldoVarela / Marcos Macedo ganharam e lideram a classe. João Franciosi / Rafael Capoani ficaram em segundo, seguidos por Riamburgo Ximenes / Flavio Marinho.

Os atuais campeões entre os caminhões, Amable Barrasa / José Papacena / Domenico Montalbano, foram superados pela dupla Ulysses Marinzeck / João Neto. Mesmo assim, seguem na liderança. Sobre o piloto acidentado nas motos durante a etapa maratona, Virgilio di Paolo, ele foi operado na tarde deste domingo em Palmas, depois de passar por atendimento inicial com a equipe de terra. Ele sofreu um traumatismo toráxico, mas está consciente e seu quadro é estável.

Corrente (PI) – Barra (BA)

Nesta segunda-feira (31), o Rally Internacional dos Sertões chega à Bahia, na pequena Barra, de apenas 12 mil habitantes. O percurso até lá é longo. Serão 129 km de deslocamento inicial, mais 273 km de especial e 46 km de deslocamento final. A organização informou os competidores que trata-se de uma especial duríssima e muito difícil, principalmente para os navegadores, com labirintos e corredores estreitos pela caatinga.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Go Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Crédito foto: Donizetti Castilho
Tiago Mendonça, Fábia Renata, Ana Lúcia Moraes e Helena Matta
Dinho Leme Comunicação

* RALLY DOS SERTÕES: REINALDO VARELA E MARCOS MACEDO CHEGAM À FRENTE NA QUARTA ETAPA.

A dupla da RR Racing fez o tempo de 02h39min19sege mantém a liderança no Rally dos Sertões

Corrente (PI) Mais uma vez a dupla formada Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Mitsubishi L200 RS) conseguiu bons resultados ao término da quarta etapa do Rally Internacional dos Sertões. Os competidores ficaram com o melhor tempo do dia, e ainda mantiveram a liderança da prova, ampliando a vantagem na classificação geral para 07min30seg sobre o segundo colocado.


Neste domingo o Sertões chegou ao estado do Piauí, na cidade de Corrente, e teve uma especial curta com 266 km, sendo 187 de trechos cronometrados e 79 km de deslocamento por asfalto. A etapa alternou trechos de areias e valetas com erosões e piso duro.

Reinaldo Varela e Marcos Macedo, consideraram que o dia foi muito bom e com uma especial tranqüila, onde puderam agir com cuidado e administrar a vantagem para manterem a liderança. "Hoje a prova estava muito boa, tivemos cuidados e nosso objetivo nesse domingo era de assegurar a colocação e conseguimos. Estou bastante feliz e satisfeito com os resultados alcançados até aqui", avaliou o piloto Reinaldo Varela.

Nesta segunda feira a disputa chega à metade, e segue para Barra, na Bahia. Os competidores encontrarão uma especial muito dura e vai exigir bastante concentração e alto nível de navegação, passando por labirintos, caatinga e corredores estreitos.

Na quinta etapa, que sai de Corrente (PI) e chegará a Barra (BA) Reinaldo e Marcos vão manter o uso dos pneus Scorpion da Pirelli, que tem respondido muito bem aos percursos. Para a prova desta segunda-feira a equipe RR Racing está fazendo uma revisão no carro, checar se está tudo certo para não colocar a liderança em risco.

A maior prova de off-road da América Latina passará ainda por Barra, Seabra, Brumado, Cândido Sales e Porto Seguro. Reinaldo Varela e Marcos Macedo defendem a categoria Production.

A dupla da equipe RR Racing formada por Reinaldo Varela e Marcos Macedo tem o patrocínio da Mitsubishi, Pirelli, Aura e apoio São Paulo-I, Temp Clean, Staybridge, Borgwrner, Itatiaia e Vuarnet.

Resultado do quarto dia Alto Parnaíba-Corrente com os cinco primeiros colocados nos carros:

1º Reinaldo Varela /Marcos Macedo (PROD), 02h39min19seg
2º João Antonio Franciosi /Rafael Capoani (PROD), 02h41min28seg
3º Riambugo Ximenes / Flávio Marinho (PROD), 02h45min10seg
4º Paulo Bertolini / Vanderlei Dalla Costa (PROD), 02h46min36seg
5º Marcos Baumgart / Beco Andreotti (PROT), 02h51min04seg


SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana Mtb 24.632 / Beatriz Karol de Paula - Mtb 42905

* 500 KM DE INTERLAGOS: SERRA E LONGO, COM TROFEO LIGHT, CHEGAM EM 2º NA GERAL E NA CATEGORIA.


Os pilotos Daniel Serra e Francisco Longo, da equipe Maserati Competições, terminaram os 500 KM de Interlagos, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, na 2ª colocação na classificação geral e na categoria IB, a 24s948 da dupla Lucas Molo e Nelson Silva Jr., que pilotaram uma F550 GT, depois de 117 voltas e 3h36.

Logo no início da corrida, valeu a concentração e a boa largada do jovem piloto Daniel Serra que, já na primeira curva (início do S do Senna), ele já havia ultrapassado o protótipo Mitsubishi Lancer, da categoria IA. E na 2ª volta ocupava a segunda colocação da prova.

Na curva da Junção, na 4ª volta, Daniel Serra chegou a ultrapassar a F550 GT, quando liderou por alguns metros os 500 KM de Interlagos. Mas, a cavalagem do V12 falou mais alto. E, na reta oposta, ele perdeu a liderança. Assim, por mais de 1h30, com diferenças entre 1s839 e 8s664, o Trofeo Light manteve-se firme na 2ª posição. Na 39ª volta, o piloto Francisco Longo assumiu o comando do carro até a volta de número 78, permanecendo entre a 5ª e a 3ª posições na classificação geral e 2º lugar na categoria IB.

Na última parte da corrida ao Trofeo Light, o piloto Francisco Longo entregou o carro a Daniel Serra na 3ª posição. Após 80 voltas percorridas, Longo parou para trocas de pilotos e de pneus, além de reabastecimento, na 78ª volta. Quando Daniel Serra retornou à pista, assumiu a 6ª colocação na classificação geral.

Mas, a pouco menos de 10 voltas, Serra voltou a assumir o 3º posto na geral e 2º na categoria, permeando voltas rápidas e "virando" entre 4 e 5 segundos mais rápido do que a F550 GT. Na última volta, o protótipo Mitsubishi Lancer, pilotado por Leandro Almeida, que fez dupla com Eduardo Souza Ramos, quebrou, deixando caminho aberto ao Trofeo Light.

"Esse segundo lugar foi como se fosse o primeiro", disse Francisco Longo, "na realidade, a F599 GT possui uma motorização bem mais forte que o Trofeo Light, cerca de 120 cavalos de potência a mais. Por isso, temos de comemorar", finalizou.

O domingo, à Ferrari e à Maserati, foi de festa. No Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, deu a dobradinha Michael Schumacher e Felipe Massa. Mas 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, o trio Van de Poele / Bartels / Bertolini, com uma Maserati MC12, depois de 589 voltas, foi o grande vencedor. E nos 500 KM de Interlagos, 25ª edição, em 1º uma Ferrari F599 GT e em 2º uma Maserati Trofeo Light.


Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* RALLY DOS SERTÕES: JEAN AZEVEDO É O MAIS RÁPIDO DA QUARTA ETAPA.



Jean Azevedo voltou a pisar fundo na quarta etapa do Rally dos Sertões 2006. No trajeto cronometrado de 187 km entre Alto Parnaíba (MA) e Corrente (PI), ele cravou 2h22min11s. Em segundo, veio o francês Cyril Despres, com 2h24min27s, seguido por Tiago Fantozzi, David Casteu e Juca Bala.

"Foi um percurso quase todo com areia. Fui o quarto a largar, me aproximei de David Casteu e arrisquei ultrapassá-lo em um vôo cego por causa da poeira. Logo bati em alguma coisa e amassei o aro. Depois, cheguei no Tiago Fantozzi e preferi não arriscar de novo. Ontem tive problemas na estrutura que segura a planilha de navegação, com isso perdi bastante tempo em relação aos líderes. Vou tentar agora recuperar de pouquinho em pouquinho, até Porto Seguro", contou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax.

A organização ainda não divulgou a classificação geral com os tempos de hoje. Na contagem feita por nossa equipe, Jean Azevedo fica com 14h38min50s e pula da quarta para a terceira posição, atrás de Tiago Fantozzi, que soma 14h25min19s e do francês Cyril Despres, que agora é o novo líder com 14h23min06s.

Após uma terceira etapa duríssima, em que praticamente todos os favoritos entre os carros tiveram problemas sérios (ou abandonaram), Klever Kolberg e Eduardo Bampi desistiram de percorrer os 266 km da quarta etapa do Rally dos Sertões 2006 e vieram direto de Alto do Parnaíba (Maranhão) para Corrente (Piauí), sem passar pelo trecho cronometrado determinado pela organização.

Por causa disso, passa a valer para eles o tempo limite determinado pela organização para essa etapa (3h30min), mais uma punição de 2h por não percorrer a especial. Somada à penalização recebida ontem, por não ter completado a terceira etapa no tempo máximo determinado, a dupla da Equipe Petrobras Lubrax deve cair drasticamente na classificação geral.

Desapontado, o piloto Klever Koberg explicou o que aconteceu. "Ontem furamos um pneu logo no início, trocamos e fomos em frente. Logo depois, furou um pistão do motor. Ficamos sem potência e chegamos muito tarde em Alto do Parnaíba. Nossa idéia era largar hoje e percorrer a especial para pelo menos diminuir o prejuízo. Sem apoio mecânico, porém, continuávamos sem potência, e como a etapa seria disputada na areia, o risco de encalhar e não conseguir sair era enorme. Decidimos vir direto para cá (Corrente) e encarar a penalização".

Hoje, os mecânicos devem arrumar todas as avarias no Mitsubishi L20 Evo da equipe, dando condições para que Klever e Bampi larguem normalmente amanhã. As chances de lutar pela vitória, porém, diminuíram muito. A briga pelo título agora está nas mãos dos azarões.

Assim como Klever Kolberg e Eduardo Bampi, o caminhão tripulado por André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto também desistiu de percorrer o trecho especial (cronometrado) da quarta etapa do Rally dos Sertões 2006, entre Alto Parnaíba (Maranhão) e Corrente (Piauí), por causa de avarias sofridas ontem, durante a etapa Maratona.

No trajeto entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba, o caminhão da Equipe Petrobras Lubrax teve as duas molas mestras da suspensão traseira quebradas. Com improviso, a tripulação conseguiu percorrer o resto da etapa a apenas 20km/h, estourando o limite de tempo imposto pela organização. Sem poder contar com apoio mecânico na virada de ontem para hoje, a equipe decidiu vir direto para Corrente e receber as punições previstas pelo regulamento.

"Hoje vamos arrumar todo o caminhão e seguir na prova amanhã", disse André. "Estamos muito longe da disputa pelo título, mas vamos aproveitar para testar o Mercedes-Benz Atego 1725, pois essa é a primeira competição que disputamos com ele. Vamos testar aperfeiçoamentos para o Dakar também". Para André, o percurso determinado pela organização prejudicou demais os caminhões de grande porte, como o dele. "Era um trajeto muito estreito, cheio de árvores, com precipícios perigosos e sem espaço de manobra. Isso destruiu nosso caminhão", afirmou, mostrando as cicatrizes no Atego 1725: pára-lamas, laterais e proteção do pára-brisa arrebentados.

Crédito da foto : André Chaco


A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções

Assessoria de Imprensa – Equipe Petrobras Lubrax
Karin Hetschko
Leonardo Nishihata
Thaís Gagliardi

* LOSACCO ESTRÉIA NA NASCAR WEST COM 12º EM MONROE.


Bicampeão da Stock Car volta a correr nos Estados Unidos em setembro

A primeira corrida na Nascar West de um brasileiro formado pela Stock Car terminou com o 12º lugar de Giuliano Losacco na Napa 250, disputada na noite de sábado na Evergreen Seedway, em Monroe (Washington). Com reduzido tempo de adaptação ao carro, à pista e às características da categoria, Losacco agradou aos proprietários da Bill McNally Racing, que já confirmaram sua segunda participação na Allstate 200, em Kyle (Texas), no dia 30 de setembro. O vencedor da corrida foi Johnny Borneman, com um Chevrolet.

"Claro que esperava um resultado melhor, mas como experiência foi mais do que válida. Foram 250 voltas numa pista apertada, com uma posição de dirigir diferente da que estou acostumado, carros se tocando o tempo todo, reabastecimento, o olheiro falando a corrida inteira pelo rádio... Meu carro sempre chega impecável nas provas da Stock Car; aqui, tinha marcas por todos os lados. Deu para aprender como são as regras do jogo por aqui", avaliou Losacco.

Losacco participou dos treinos da sexta-feira, mas completou apenas 40 das 100 voltas que poderia girar num período de cinco horas. Durante a corrida, acabou pagando o preço de uma estratégia equivocada adotada pela equipe. "Nos ovais curtos, só se pode trocar quatro pneus – os dois do lado direito – durante o regime de bandeira amarela. O chefe da minha equipe preferiu esperar por uma outra entrada do safety car e a janela foi muito longa. Andei praticamente 180 voltas com os mesmos pneus. O rendimento só poderia cair. Quando finalmente entrei nos boxes, faltavam poucas voltas para o final", explicou.

O bicampeão da Stock Car, que estreou com um Chevrolet na mais antiga e tradicional das subdivisões da Nascar, regressa ao Brasil nesta terça-feira. A partir de agora, começa a se preocupar com a sexta etapa da temporada, a antepenúltima antes da definição dos 10 pilotos que decidirão o título nos playoffs das últimas quatro provas. Losacco ocupa a quarta colocação e tem como objetivo encerrar a fase classificatória entre os três primeiros.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* CACÁ BUENO TERMINA EM 14º NA PORSCHE SUPERCUP.



Líder da temporada 2006 da Stock Car tem sua primeira experiência no automobilismo europeu e espera um resultado melhor no próximo domingo, na Hungria

O atual líder da Stock Car V8, Cacá Bueno, disputou neste domingo a 10ª etapa da Porsche Supercup, categoria preliminar da Fórmula 1, em Hockenheim, na Alemanha. Dirigindo o Porsche PZ Essen número 16 da Racing Team Morelatto, o brasileiro terminou em 14º lugar.

Cacá largou na 12ª posição, mas, na segunda curva da primeira volta, foi tocado na traseira, o que desalinhou o carro e dificultou uma melhor performance do brasileiro. "Não foi uma corrida realmente como eu planejava, mas deu para conhecer o circuito, a categoria e o carro, e foi importante ter completado a prova para ter um pouco mais de quilometragem", avaliou.

Participaram da prova 23 pilotos e Cacá ficou a 46s231 do vencedor, o austríaco Richard Lietz, e a 35s714 do terceiro colocado, o inglês Richard Westbrook, companheiro de equipe de Cacá, que sagrou-se campeão por antecipação.

Com o resultado, o carioca somou dois pontos, ajudando a Racing Team Morelatto a disparar na disputa por equipes, com 223 pontos, 21 a mais do que a vice Tolimit Motorsport.

Luciano Burti, também piloto da Stock Car, comentarista da TV Globo na F1 e que já disputou uma etapa da Porsche Supercup este ano, no Bahrein, acompanhou a estréia de Cacá Bueno.

"Vindo do Cacá, esperávamos um resultado bom e tenho certeza de que isso seria possível. Infelizmente não foi hoje, mas toda a estréia é difícil e, quem sabe, já na semana que vem, na Hungria, ele não consegue um resultado à altura", disse Burti. Os dois estudam a viabilização de uma equipe brasileira na categoria preliminar da Fórmula 1 já em 2007.

Foi a primeira corrida de Cacá Bueno em circuitos europeus, visando à retomada de sua carreira internacional. Na próxima semana, Cacá voltará a pilotar o Porsche na 11ª e penúltima etapa do campeonato, em Budapeste, na Hungria.

Assessoria de imprensa
Alfredo Bokel
We Sports & Marketing
www.cacabueno.com.br
Foto: News We/David Ebener/Photo-4

* FÓRMULA GP2: NOVO PROBLEMA MECÂNICO TIRA NELSINHO PIQUET DA 15ª ETAPA EM HOCKENHEIM.



Carro começou a falhar ainda na formação do grid e o brasileiro não conseguiu largar. Piloto busca recuperação na Hungria no próximo final de semana

HOCKENHEIM – Um novo problema mecânico impediu que o brasileiro Nelsinho Piquet (Oi / Unibanco) lutasse por um bom resultado na 15ª etapa da temporada 2006 da Fórmula GP2, realizada neste domingo (dia 30), no circuito de Hockenheim (ALE).

O carro do brasileiro começou a falhar ainda na formação do grid e ficou parado no início da volta de apresentação. Imediatamente o carro foi levado para os boxes, onde a equipe tentou reparar o problema e começou a analisar o motor, que havia sido ajustado na noite de sábado (29).

Como não seria possível um conserto rápido, o brasileiro foi forçado a abandonar sua segunda corrida no final de semana. Ontem, Nelsinho era o quarto colocado na última volta, quando enfrentou um problema na bomba de combustível e não completou a prova.

"Eu senti que havia algo errado logo que saí dos boxes e o carro apagou quando eu tentei largar", explicou Nelsinho. "O carro estava bom ontem e eu andei bem durante toda a prova, então não posso acreditar que não conseguimos terminar as duas etapas do final de semana. Eu estou realmente muito chateado", completou o brasileiro, que agora busca sua recuperação na rodada em Hungaroring (HUN) no próximo final de semana (dias 5 e 6).

A vitória na corrida deste domingo ficou com o alemão Timo Glock. Ele completou as 27 voltas em 38min36seg598.

Os melhores na 15ª etapa da GP2:

1. Timo Glock (ALE) iSport International 27 voltas em 38min36seg598
2. Jose Maria Lopez (ARG) Super Nova International a 1seg322
3. Lewis Hamilton (GB) ART Grand Prix a 12seg610
4. Ernesto Viso (VEN) iSport International a 14seg680
5. Giorgio Pantano (ITA) FMS International a 21seg351
6. Gianmaria Bruni (ITA) Trident Racing a 21seg914
7. Nicolas Lapierre (FRA) Arden International a 22seg153
8. Adam Carroll (GB) Racing Engineering a 32seg166
9. Xandinho Negrao (BRA) Piquet Sports a 32seg402
Lucas Di Grassi (BRA) Durango abandonou a 14 voltas
Nelsinho Piquet (BRA) Piquet Sports abandonou


Classificação atual do campeonato:

1. Lewis Hamilton (GB) 82 pontos
2. Nelsinho Piquet (BRA) 56
3. Alexandre Premat (FRA) 49
4. Timo Glock (ALE) 40
5. Ernesto Viso (VEN) 34
6. Gianmaria Bruni (ITA) 33
7. José Maria Lopez (ARG) 29
8. Michael Ammermuller (ALE) 25
Nicolas Lapierre (FRA) 25
10. Adam Carroll (GB) 24


ReUnion Press
Fernanda Gonçalves
Milla Delfino

* F3 INGLESA: BRUNO SENNA VOLTA AO PÓDIO EM SPA E RECUPERA VICE-LIDERANÇA.


Próximo desafio do brasileiro será o Masters de Fórmula 3 na Holanda

Um novo terceiro lugar, no fechamento da rodada dupla deste sábado em Spa-Francorchamps (Bélgica), devolveu a Bruno Senna a vice-liderança do Campeonato Inglês de Fórmula 3. A vitória foi do alemão Maro Engel, seguido pelo inglês Mike Conway. Engel, que conquistou a pole das duas provas, se tornou o quinto ganhador em 12 etapas.
Bruno cumpriu parcialmente a previsão da véspera, quando avisou que tentaria largar bem, ultrapassar Engel e partir para a quinta vitória da temporada. De fato, ele assumiu a ponta quando as luzes se apagaram e liderou as voltas iniciais. Mas na sexta recebeu um toque por trás do dinamarquês Christian Bakkerud e caiu para oitavo. Novamente obrigado a uma corrida de recuperação, ao contrário da véspera com pista seca, Bruno foi retomando as posições até garantir a última vaga no pódio.

"Fiz uma ótima largada e consegui abrir quase dois segundos sobre o Engel. Mas talvez tenha forçado demais o ritmo e os meus pneus não gostaram. Depois do toque com o Bakkerud, fiquei um pouco para trás. Minha sorte é que Spa é daqueles circuitos onde ainda existem vários pontos de ultrapassagem, o que me permitiu subir na corrida", comentou Bruno, que classificou de "satisfatório" o fim de semana na Bélgica. "Poderia ter sido melhor, principalmente na prova da sexta-feira. Com uma volta a mais talvez desse até para brigar pela vitória. Hoje, o carro do Engel estava muito rápido", reconheceu. Na luta pelo título, Bruno deixou Oliver Jarvis para trás, mas saiu da Bélgica com mais um ponto de desvantagem em relação ao líder Mike Conway. "Um pontinho a mais ou a menos não muda muita coisa. A diferença favorável ao Conway é grande, mas ainda tem muito campeonato pela frente. Estamos apenas entrando na segunda metade do calendário", afirmou Bruno, que no próximo fim de semana correrá o Masters de Fórmula 3 em Zandvoort, na Holanda. Nesta terça-feira, o brasileiro fará um teste com os pneus Kumo – marca que equipará os carros naquela prova – no circuito francês de Lurcy-Lévis, próximo a Magny-Cours.

O resultado da 12ª etapa foi este:

1 – Maro Engel (Carlin Motorsport), Dallara F306-Mugen, 12 voltas em 30min51s865
2 – Mike Conway (Inglaterra), Räikkönen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 6s005
3 – Bruno Senna (Brasil), Räikkönen Robertson Racig, Dallara F305-Mercedes HWA, a 7s464
4 – Jonathan Kennard (Inglaterra), Alan Docking Racing, Dallara F306-Mugen, a 11s050
5 – Salvador Durán (México), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 12s139
6 – Yelmer Buurman (Holanda), Fortec Motorsport, Dallara F306-Mercedes HWA, a 13s288
7 – Karl Reindler (Alemanha), Alan Docking Racing, Dallara F306-Mugen, a 16s019
8 – Stephen Jelley (Inglaterra), Räikkönen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 17s126
9 – James Walker (Inglaterra), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 19s878
10 – Oliver Jarvis (Inglaterra), Carlin Motorsport, Dallara F306-Mugen, a 24s950
A nova classificação: 1, Mike Conway, 179 pontos; 2, Bruno Senna, 132; 3, Oliver Jarvis, 123; 4, Maro Engel, 105; 5, Yelmer Buurman, 104; 6, Stephen Jelley, 65.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Jakob Ebrey

domingo, julho 30, 2006

* MERCADO: O NOVO MINI.




Novo MINI

Tudo novo e ainda assim um típico MINI. Depois de mais de 800.000 unidades vendidas, em breve o MINI entrará no mercado internacional com um design criteriosamente realçado e com novas características fundamentais.

O modelo da segunda geração deste MINI moderno estréia com motores inteiramente novos, um interior aprimorado de modo atento e criterioso, e um design externo evolucionário com modificações apropriadas conforme as exigências. De fato, todas essas inovações denotam o caráter individual e o padrão especial do MINI. E enquanto cada detalhe foi substituído ou modificado, o novo modelo naturalmente mantém todas as características comprovadas e inconfundíveis do MINI claramente reconhecíveis à primeira vista. Isto se aplica tanto à silhueta deste compacto de duas portas reconhecido imediatamente a partir de cada ângulo e às características de condução exclusivas e ágeis deste carro.

sexta-feira, julho 28, 2006

* REVISTA OLD CARS: CONFIRA OS DESTAQUES DA NOVA EDIÇÃO.

Já nas bancas a nova edição da revista OLD CARS, veja os destaques:


* CAMARO RS: Todas as curiosidades deste muscle car até hoje.

* PUMA GTB S2 vs SANTA MATILDE 4.1 .

* POLARA : O Dodginho baseado no britânico Hillman Avenger

* MUSEU DO AUTOMÓVEL DE UBATUBA .

* BMW 518

* STOCK CAR: SITE OFICIAL DO CACÁ BUENO ESTÁ NO AR.

Quem quiser saber mais sobre a temporada e a carreira do piloto Cacá Bueno já pode acessar o endereço www.cacabueno.com.br . Depois de reformulação, o site oficial do líder da Stock Car está de volta ao ar a partir desta quinta, dia 27.

Logo de cara, o site trará as informações sobre a participação de Cacá na 10ª etapa da Porsche Supercup, em Hockenheim, na Alemanha. O treino livre acontecerá nesta sexta, a classificação será no sábado e a corrida no domingo.

A página apresenta para a imprensa e amantes do automobilismo um perfil completo de Cacá, com seus resultados e conquistas ano a ano; notícias sobre sua participação na Stock Car e em outras categorias; além de estatísticas atualizadas (poles, vitórias, segundos lugares e terceiros lugares) do piloto da EurofarmaRC desde sua entrada na Stock Car V8, em 2002.

Existe ainda uma seção especial para os fãs da velocidade, em que poderão mandar mensagens diretamente para Cacá. Alfredo Bokel
We Sports & Marketing
www.cacabueno.com.br

* RALLY DOS SERTÕES: MITSUBISHI RACING ENFRENTA DIA DIFÍCIL NA ABERTURA DO RALLY DOS SERTÕES.


As duas duplas da equipe – Spinelli/Vivolo e Hoffmann/Roldan – tiveram problemas na primeira especial da etapa desta quarta-feira, entre Goiânia e Minaçu

A equipe Mitsubishi Racing teve um dia difícil na primeira etapa do Rally dos Sertões 2006, realizada nesta quarta-feira, entre Goiânia em Minaçu. As duplas Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo e Ingo Hoffmann/Lourival Roldan enfrentaram problemas no pescador do tanque de combustível de seus carros durante a primeira especial do dia, que teve extensão de 105 quilômetros.

"Vínhamos em um ritmo bom, mas tivemos um problema no pescador do tanque de combustível e acabamos ficando parados por mais de 30 minutos", disse Guilherme Spinelli. "A primeira especial foi bem difícil para os competidores de forma geral, cheia de trials que exigiram muito dos carros", completou o navegador Marcelo Vivolo.

Na segunda especial do dia, as duplas da equipe conseguiram imprimir um ritmo mais forte e recuperaram algumas posições. Com o quarto melhor tempo, Ingo Hoffmann e Lourival Roldan pularam da 28º colocação geral para o 13º lugar. Em quinto na segunda especial, Spinelli e Vivolo passaram da 31º colocação na primeira especial para a 18º posição.

"Espero que todos os problemas tenham acontecido neste primeiro dia e agora faremos uma corrida de recuperação em busca das primeiras posições", afirmou Ingo Hoffmann.
Na segunda etapa do Rally dos Sertões, programada para esta sexta-feira (28/07), os competidores deixam Goiás e partem no sentido de Palmas, no Tocantins. A prova tem 20 quilômetros de deslocamento até o ponto de largada da especial, de 255 quilômetros de extensão, concluindo o dia com deslocamento final de 276 quilômetros. O percurso total terá 551 quilômetros.


A prova terá início rápido em estradinha de fazendas, seguindo para um trecho com erosões, lombas e muitos mata-burros longitudinais e verticais com vão central. O percurso passa por pontes de madeiras em estado precário e travessia de rio com muitas pedras. A partir da metade da especial, inicia-se um trecho de alta até a entrada das fazendas, onde passa a ser novamente travado.

Resultados da 1ª Especial do Rally dos Sertões / Goiânia - Minaçu:

1º Klever Kolberg/Eduardo Bampi (L200 Evo) 2h57min58s
2º Mauricio Neves/Clecio Maestrelli (L200 Evo) 2h58min46s a 48s
3º Marlon Koerich/Joseane Koerich (Chevrolet S10) 2h59min04s a 1min06s
4º Paulo Nobre/Luiz Palu (BMW X3) 3h00min56s a 2min58s
5º Luis Tedesco/ Bruno Mega (Chevrolet S10) 3h06min23s a 8min25s
13º Ingo Hoffmann/Lourival Roldan (L200 Evo) 3h27min59s a 30min01s
18º Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo (L200 Evo) 3h33min53s a 35min55s

Fotos: Carsten Horst
REUNION PRESS
RÉGIS CAVINATO