COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 31, 2006

* SPEEDSHOW: BRASÍLIA RECEBE QUATRO PROVAS NA 3ª ETAPA DO RENAULT SPEED SHOW.



• Cidade será palco de um festival de velocidade: Fórmula Renault, Fórmula 3, Copa Clio e a nova categoria Super Clio farão duas corridas cada.

• As atividades terão início na quinta-feira (1/6) com os treinos livres e encerrará com as provas de domingo (4/06).

Brasília será palco de fortes emoções e muita velocidade no próximo final de semana. Nos dias 3 e 4 de junho, o Renault Speed Show, composto pelas provas Fórmula Renault, Copa Renault Clio, Fórmula 3 e a estréia do campeonato da categoria Super Clio, promete agitar o Autódromo Nelson Piquet.

Com oito corridas no mesmo fim de semana, este será o maior evento do Renault Speed Show desde seu lançamento em 2002. Cerca de 90 pilotos, duas gerações de competidores e quatro categorias estarão na pista do circuito brasiliense.

Além de muita velocidade, disputa e novos talentos, o evento contará com a presença dos empresários Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, da PPD Sports, agência responsável pela organização do Renault Speed Show.

O circuito de Brasília, maior autódromo em atividade no Brasil, é considerado um dos mais técnicos. A pista possui dois traçados: o misto, com 5.475 metros, e o oval de 2.919 metros, ambos utilizados no sentido horário.

Fórmula Renault

A intensa disputada entre Douglas Soares, da equipe Prop Car Racing, e Felipe Lapenna, da equipe Full Time Sports, promete protagonizar a 5ª e a 6ª etapa da Fórmula Renault. Os pilotos, que dividiram a primeira colação na etapa de Campo Grande, têm 35 pontos de diferença. Lapenna mantém a liderança com 110 pontos. As provas serão no sábado, às 14h13, e no domingo às 14h28.

Copa Renault Clio

A 3ª e 4ª etapa da Copa Renault Clio ocorrerá no sábado, com a largada marcada para às 12h58 e no domingo, a partir das 11h05. A prova dinâmica, com muitas ultrapassagens entre os carros de turismo utiliza o motor Hiflex, com potência aproximada de 126 cavalos. Os veículos de passeio chegam a mais de 180 km/h. As competições serão acirradas, com disputa ponto a ponto. O líder da categoria, Leonardo Sanchez, está com 34 pontos, apenas seis pontos de diferença do segundo colocado, João Faccio, e oito do terceiro, Cláudio Gontijo, com 26.

Super Clio

A 1ª prova da categoria estréia no sábado, às 15h28 e a 2ª etapa será no domingo, às 13h10. O carro, com a aparência de um Clio, linhas mais arrojadas e esportivas, tem chassi tubular construído em fibras de vidro, de carbono e de kevlar. O motor é o Renault de quatro cilindros e 16 válvulas, com 2.000 cc, 220 cavalos de potência e câmbio seqüencial de seis marchas. O peso do carro é de 680 kg.

Fórmula 3 Sul-Americana

A disputa das 6ª e 7ª etapas da Fórmula-3 Sul-Americana será no sábado, às 11h43, e no domingo, às 9h45 horas, respectivamente. A categoria é reconhecida por revelar vários pilotos brasileiros de destaque no automobilismo mundial. Rubens Barrichello, correndo pela Ferrari, e Cristiano Da Matta, Ricardo Zonta (campeão 95), Pedro Paulo Diniz e Christian Fittipaldi (campeão de 90), todos com passagens pela Fórmula-1. Mario Moraes é o líder da competição com 38 pontos. Na segunda colocação está Bia Figueiredo, com 21 pontos, apenas um a mais do terceiro colocado, Luiz Razia Fo.

PPDSPORTS
Fotos: Fernanda Freixosa

* RALLY: DUPLA DA MITSUBISHI RACING RECEBE PRÊMIO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Premiação pela conquista do Brasileiro de Rally Cross Country de 2005 confirma a boa fase da dupla Spinelli e Vivolo, que acumula três vitórias neste mês de maio.

A dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, da Mitsubishi Racing, foi homenageada nesta segunda-feira (29/05) pela Confederação Brasileira de Automobilismo com o prêmio pela conquista do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2005. A entrega dos troféus – um pelo título na Geral e outro na categoria Protótipos – aconteceu durante a festa promovida pela CBA, em São Paulo, que premiou 220 pilotos campeões e vice-campeões nas diversas modalidades de automobilismo filiadas à entidade.

"Este é um evento muito importante, que premia todos os campeões do automobilismo nacional", afirmou Spinelli. "Além disso, no caso do Rally Cross Country, este é o único prêmio que recebemos pelo campeonato, já que não existe um troféu de campeão brasileiro".

Este é segundo prêmio conquistado neste ano pela dupla tricampeã brasileira de Cross Country e bicampeã do Rally dos Sertões. Em março, Spinelli e Vivolo receberam o Prêmio Goodyear Off Road, na categoria Rally Cross Country Protótipos, como a dupla de maior destaque no esporte em 2005. Embora a premiação da CBA seja relacionada ao desempenho no ano passado, Spinelli afirmou que o troféu serve também para coroar a boa fase da dupla da equipe oficial da Mitsubishi:
"O mês de maio está sendo especial para nós. Vencemos a etapa de Londrina da Mitsubishi Cup, o Rally do Alto Tietê, em Guararema, e a segunda etapa do Brasileiro em Campinas. O troféu da CBA fecha o nosso mês com chave de ouro e nos incentiva ainda mais nessa fase de preparação para o Rally dos Sertões", concluiu o piloto.

REUNION PRESS
RÉGIS CAVINATO
Fotos: Carsten Horst

* MERCADO: AUDI A3 É ELEITO "MELHOR COMPRA 2006" PELA REVISTA QUATRO RODAS


O modelo é escolhido o melhor carro na categoria "esportivos nacionais" pelo segundo ano consecutivo.

Uma pesquisa feita pela revista automotiva Quatro Rodas, para orientar os consumidores na compra de um carro novo disponível no mercado brasileiro, deu destaque para a marca Audi. O A3 1.8 Turbo 180 cv venceu na categoria esportivos nacionais, ficando à frente do VW Golf GTI 1.8 Turbo 20V e do Fiat Stilo Abarth 2.4 20V. É o segundo ano consecutivo que o modelo da marca dos quatro anéis conquista o título de melhor compra da Quatro Rodas, mantendo o mesmo ranking do ano passado.

Segundo avaliação da revista, o A3 é o que oferece mais design e status. O motor de 180 cavalos passa à frente do Stilo Abarth, com seus 167 cavalos. Mesmo sendo o modelo mais caro dos três -- o A3 1.8 Turbo custa R$ 91.250,00; o Golf GTI sai por R$ 87.875,00; o Stilo Abarth custa R$ 89.570,00 -- o A3 topo de linha compensa o investimento pelos equipamentos oferecidos de série, incluindo ar-condicionado digital e bancos de couro. A lista de opcionais também é insuperável na categoria: faróis de xenônio, som Bose e airbags laterais.

Outro destaque do modelo Audi em relação aos concorrentes é o menor índice de desvalorização no primeiro ano: o A3 perde 11,3% de seu valor em doze meses enquanto o Fiat Stilo Abarth perde 11,8% e o VW Golf GTI, 13,9%. "Nosso produto oferece ao consumidor a melhor relação custo-benefício da categoria", destaca Daniel Buteler, presidente da Audi Brasil.

Para escolher os campeões nas 30 diferentes categorias, que abrangem dos populares 1.0 aos superesportivos, foram analisados 532 veículos. Vários itens foram comparados: desde os equipamentos de série e opcionais até o preço de peças de reposição, seguro e desvalorização do modelo. Este é o sexto ano consecutivo em que a Quatro Rodas faz a pesquisa "Melhor Compra".

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho
Imprensa Audi Brasil

* STOCK CAR: MEDLEY/A.MATTHEIS E L&M RACING VENCEM A DISPUTA DE BOXES EM CAMPO GRANDE.



A constante chuva não impediu que as equipes
fizessem um grande trabalho na terceira etapa

São Paulo - Se a chuva constante impediu que os pilotos da Stock Car Brasil 2006 fizessem uma grande prova em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 21 deste mês, o mesmo não aconteceu na disputa dos melhores boxes nas categorias Stock Car V8 e Stock Car V8 Light. As equipes mantiveram o pique e não derraparam, fazendo com que a escolha fosse bastante equilibrada. No final, Medley/A.Mattheis, na V8, e L&M Racing, na Light, foram os vencedores até que com boa vantagem. A Medley/A.Mattheis totalizou 287 pontos, obtendo sua segunda vitória na temporada (a primeira foi em Interlagos), enquanto a L&M Racing totalizou 265,5 pontos, sendo a terceira equipe a vencer em três etapas realizadas.

A Medley/A.Mattheis, dos pilotos Giuliano Losacco, atual bicampeão da Stock Car V8, e Guto Negrão, mostrou, mas uma vez, que está disposta a ficar o título com 12 pontos de vantagem para a vice-campeã. Após a vitória da etapa de abertura e o segundo lugar em Curitiba, o time conseguiu mais uma vitória. A segunda colocação foi a L&M Racing, de Valdeno Brito e Wagner Ebrahim, com 270,5, seguida da Terra-Avallone, de Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy, e Petrobras-Action Power, de Thiago Marques e Luciano Burti, ambas com 269,5.
Na Stock Car V8 Light, a L&M Racing, do goiano Giuseppe Vecci também deu um show, repetindo o que havia feito na V8. O time fez 265,5 pontos, oito a mais que o segundo lugar, a Full Time Sports, de Daniel Landi, Bia Figueiredo, Fernanda Parra e Otávio Mesquita, com 257,5 pontos . Na terceira colocação ficou a GS Racing, de Gustavo Sucolotti, com 257 pontos.


Criado com o objetivo de confraternização e, principalmente, como reconhecimento ao trabalho feito pelas equipes em seus boxes, a disputa já se tornou uma tradição. Um grupo de estudantes avaliou cada um dos boxes da V8 e Light, tendo como base os critérios Organização, Limpeza, Visual, Uniformização, Cronometragem e Veículos.

Os resultados gerais foram o seguintes:

Stock Car V8

1 Medley/A.Mattheis 287,0
2 L&M Racing 270,5
3 Terra Avallone 269,5
3 Petrobras-Action Power 269,5
5 JF Racing 265,5
6 Powertech 260,5
7 WB Motorsport 260,0
8 Hot Car 259,5
8 RC3 Bassani 259,5
10 Calminex Ice 257,5
11 Scuderia 111 253,0
12 EurofarmaRC 252,5
13 AMG Motorsport 252,0
14 Vogel Motorsport 251,0
15 Amir Nasr Racing 248,5
16 Katalogo Racing 247,5
17 Boettger Competições 244,0
18 Officer Pamplona’s 243,0
19 M4T Motorsport 236,0
20 Carreira Racing 233,5
21 Nascar 233,0
21 RS Competições 233,0


Stock Car V8 Light

1 L&M Racing 265,5
2 Full Time Sports 257,5
3 GS Racing 257,0
4 W2 Racing 256,0
5 AMG Motorsport 254,5
6 RC Competições 252,0
7 WB Motorsport 250,5
8 Hot Car 244,0
9 Nova/RR Competições 240,5
10 Bennamed Motor 232,5
10 Nordeste Racing 232,5
12 Carreira Racing 230,0
13 A.Guaraná 214,0
14 F&F Racing 212,0
15 M4T Motorsport 206,5
16 TG Competições 206,5
17 WT Racing 206,0
18 Pachenki Motorsports 179,0


A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* FÓRMULA RENAULT: BRASÍLIA SERÁ CURSO INTENSIVO DE PILOTAGEM PARA NOVATOS


Os pilotos estreantes no automobilismo que competem na Fórmula Renault, terão neste final de semana (03 e 04/6) o seu terceiro grande desafio, quando será realizada a rodada dupla de Brasília, válida pela quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro. "Esta deve ser a rodada mais difícil para quem está começando, pois experiência neste circuito longo e seletivo é uma vantagem enorme", opina o paulista Felipe Ferreira (WebMotors/CVC/Hip Telecom/Puma). A liderança do certame é ocupada pelos experientes Felipe Lapenna, com 110 pontos, seguido de Douglas Soares, com 75 pontos.

O traçado do circuito de Brasília é um dos mais técnicos e difíceis do Brasil, pois além de ser longo, com 5.475 metros de comprimento, tem uma grande seqüência de curvas de diversos raios e para os dois lados. "É uma pista fácil de se errar, pois ela é longa e larga, e tem diversos caminhos. Não é mole você descobrir qual é o melhor traçado para virar rápido", explica Felipe Ferreira. "Outro fator é que ela tem muitos pontos de ultrapassagem, e isto faz a corrida ficar bem dinâmica e disputada. Mesmo quem larga atrás pode chegar à frente", continua o piloto da WebMotors/CVC/Hip Telecom/Puma. "E como ela é larga, não dá para ficar fechando a porta. Tem lugares em que até três carros podem andar lado a lado. Por isso, também é fácil se envolver em batidas", completa Felipe Ferreira.

Para quem está começando no automobilismo, correr no circuito de Brasília é como um curso intensivo de pilotagem, que passará muita experiência para que o novato encare todos os outros traçados do calendário com mais tranqüilidade. "Vamos fazer uns cinco treinos, mais classificações e duas corridas. Serão muitas voltas e muita quilometragem num dos desenhos de pista mais felizes do mundo. Isto vai ensinar muito quem está começando, como eu. Acho que depois das corridas de Brasília, os estreantes vão andar bem mais próximos dos pilotos experientes, como o (Felipe) Lapenna e o (Douglas) Soares. Mas, o primeiro passo para ganhar toda esta bagagem necessária, será terminar as corridas. O resultado será conseqüência de todo o trabalho que será feito no carro e na pilotagem", assegura Ferreira.

A programação do Renault Speed Show incluirá as provas de Clio, Super Clio e Fórmula 3 Sul-Americana.

MasterMidia Marketing Ltda
Contato: J. A. Otazú

SUPER CLIO: ALLAM KHODAIR VAI CORRER EM BRASÍLIA NA NOVA CATEGORIA

Treinos estão previstos para começarem nesta quarta-feira em Brasília

Uma das atrações da corrida de estréia da Super Clio, quando chegou a liderar a prova de demonstração em Campo Grande (MS), o paulista Allam Khodair (Bennamed) vai participar da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro da nova categoria do automobilismo nacional, que será realizada neste final de semana (03 e 04/6) em Brasília (DF), com televisionamento pela Band e Sportv. "A partir desta prova vamos ver os rumos que a Super Clio vai tomar. Para mim vai ser mais um teste, para ver o crescimento da categoria, antes de eu conversar com os meus patrocinadores sobre a possibilidade de participarmos integralmente também deste campeonato", planeja o piloto de Stock Car V8.

Uma das maiores motivações de Allam Khodair com a Super Clio, além do motor turbo de 230 hp, montado sobre um chassi tubular com peso total de apenas 700 quilos, e com rodas de 18x10 polegadas, é a qualidade dos mais de 15 pilotos inscritos. Está assegurada a presença do gaúcho João Campos, do paranaense José Córdova, do carioca Elias Júnior, do mineiro Cláudio Gontijo, do paulista Aldo Piedade Jr. (vencedor da prova demonstrativa), além de outro piloto da Stock Car V8, o paranaense Wagner Ebrahim, entre outros. "Uma categoria só é forte se tem um bom carro, um bom nível de pilotos, e um excelente espetáculo, que consiga atrair público e mídia. E eu acho que a Super Clio está conseguindo reunir tudo isto", opinou Khodair.

Uma das vantagens desta prova que será realizada em Brasília é justamente o circuito de 5.475 metros, que tem curvas de todos os jeitos, e retas longas. "Este traçado é interessante, pois é longo e seletivo, e nos proporcionará a possibilidade para analisar bem o desempenho de chassi e motor, nas mais diversas situações. Será um excelente teste para a categoria e pilotos", analisa Allam. "Para o público e televisão também deverá ser bom. O desenho agressivo deste carro proporciona muito vácuo, então, todo mundo deve andar junto, trocando de posições constantemente no final das retas. Em Campo Grande, que é uma pista curta e estreita, já foi assim, com oito trocas de posições na liderança. Imagina em Brasília!", prevê o piloto, que na Stock Car tem o apoio de Bennamed/Sorriso/ Monroe.

A Super Clio faz parte do Speedshow e dividira programação com Fórmula Renault, Copa Clio e Fórmula 3, totalizando oito corridas no final de semana.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

segunda-feira, maio 29, 2006

* 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS: SAM HORNISH JR. VENCE.





INDIANÁPOLIS, Estados Unidos - A 90.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis não poderia terminar diferente. Com uma ultrapassagem na última reta sobre Marco Andretti, Sam Hornish Jr., da equipe Penske, venceu a sexta etapa da temporada 2006 da Indy Racing League (IRL).

Após largar na pole e perder sua posição logo no início, o piloto americano se recuperou e terminou as 200 voltas em primeiro, com tempo de 3h14m29s. Foi a primeira vez que o piloto vence em Indianápolis. Marco Andretti e Michael Andretti conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Já o líder do campeonato, Hélio Castroneves, da equipe Penske, teve seu carro atingido pelo o do piloto americano Buddy Rice, da Rahal Letterman, e não pôde completar a corrida. “Temos que ter paciência, é uma prova muito longa.” Após duas paradas, quando já estava entre os dez primeiros, Castroneves tentou ultrapassar Rice e foi surpreendido pela esquerda.

Os dois pilotos bateram no muro de proteção. “Buddy me pediu desculpas e disse que não viu quando eu o ultrapassei por dentro.” Depois do acidente, Helinho reclamou de dores no tornozelo e no pulso e disse que não era nada sério.

Tony Kanaan, da Andretti Green, foi o melhor brasileiro na prova: chegou na quinta posição. Ele passou a maior parte da corrida entre os cinco primeiros, chegou a assumir a liderança, mas eliminou suas chances de pódio ao entrar no boxe para reabastecer.

Vitor Meira, da Panther Racing, completou a corrida em décimo lugar, e Airton Daré, da equipe Sam Schmidt, fechou a disputa na 18ª posição. Os demais pilotos brasileiros tiveram que abandonar a corrida. O carro de Thiago Medeiros, da PDM Racing, teve problemas elétricos e Felipe Giaffone (AJ Foyt) bateu no muro.

A próxima etapa está prevista para o próximo domingo, dia 4, em Watkins Glen, em Nova York.

Confira a classificação final:

1. 6 Sam Hornish Jr Dallara 200 voltas
2. 26 Marco Andretti Dallara 200 +0.0635
3. 1 Michael Andretti Dallara 200 +0.9452
4. 10 Dan Wheldon Dallara 200 +0.2605
5. 11 Tony Kanaan Dallara 200 +0.3764
6. 9 Scott Dixon Dallara 200 +1.4110
7. 27 Dario Franchitti Dallara 200 +2.5683
8. 16 Danica Patrick Panoz 200 +0.1014
9. 8 Scott Sharp Dallara 200 +5.3989
10. 4 Vitor Meira Dallara 200 +6.8302
11. 20 Ed Carpenter Dallara 199

12. 5 Buddy Lazier Dallara 199
13. 51 Eddie Cheever Jr Dallara 198

14. 52 Max Papis Dallara 197
15. 55 Kosuke Matsuura Dallara 196
16. 12 Roger Yasukawa Panoz 194
17. 21 Jaques Lazier Panoz 193
18. 88 Airton Dare Panoz 193
19. 98 PJ Jones Panoz 189
20. 7 Bryan Herta Dallara 188
21. 14 Felipe Giaffone Dallara 177
22. 90 Townsend Bell Dallara 161
23. 17 Jeff Simmons Panoz 152
24. 31 Al Unser Jr Dallara 145
25. 3 Helio Castroneves Dallara 109
26. 15 Buddy Rice Panoz 108 1
27. 2 Tomas Scheckter Dallara 65
28. 61 Arie Luyendyk Jr Panoz 54
29. 97 Stephan Gregoire Panoz 49
30. 41 Larry Foyt Dallara 43
31. 18 Thiago Medeiros Panoz 24
32. 92 Jeff Bucknum Dallara 1
33. 91 PJ Chesson Dallara 1

Fotos: Motorsport

*F1 GP DE MÔNACO: ALONSO VENCE E DISPARA NA LIDERANÇA




MONTECARLO, Mônaco - O espanhol Fernando Alonso venceu neste domingo o GP de Mônaco e disparou na liderança do Mundial de F-1, com 64 pontos, contra 43 de Michael Schumacher, que fez uma corrida de recuperação, depois de largar em último, e chegou na quinta posição.

O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, chegou em segundo, seguido do escocês David Coulthard, da Red Bull - foi o primeiro pódio da equipe. Rubens Barrichello ocupou a terceira posição por 13 voltas, mas perdeu a chance de fazer seu primeiro pódio pela Honda ao ser punido por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes. Acabou em quarto, beneficiado pela quebra de Jarno Trulli a cinco voltas do fim.


A quarta vitória de Fernando Alonso em sete provas na temporada veio graças a um golpe de sorte - a mesma que faltou a Kimi Raikkonen. Os dois pilotos faziam mais um duelo típico da F-1 dos dias atuais, que leva em conta mais o cálculo de combustível do que a briga dentro da pista. Esperava-se que, como Alonso faria primeiro a segunda parada dos boxes, Raikkonen teria a chance de acelerar e sair na frente depois de seu pit stop.

Raikkonen, que largou em terceiro, havia mostrado perícia ao ultrapassar Mark Webber na segunda volta. Mas a história mudou no 48.º giro, quando o motor do australiano da Williams, que vinha em terceiro, estourou. O safety car entrou na pista e, duas voltas depois, foi o motor Mercedes da McLaren de Raikkonen que quebrou.

Schumacher, por sua vez, foi beneficiado pela entrada do safety car e conseguiu entrar na zona de pontuação, depois de largar em último, punido pela manobra que prejudicou o treino de Fernando Alonso no sábado, a três voltas. Já seu companheiro Felipe Massa não teve o mesmo desempenho, e, da 21ª posição no grid - não fez tempo porque bateu na primeira parte do treino de classificação -, acabou com o nono lugar.

Nas últimas voltas, Barrichello e Schumacher reviveram o duelo das últimas voltas do GP de Mônaco do ano passado, quando o alemão tomou o sétimo lugar de seu então companheiro de equipe na última volta. Desta vez, no entanto, o brasileiro conseguiu se segurar e manteve a quarta posição. Completaram a zona de pontuação Giancarlo Fisichella, em sexto, Nick Heidfeld, em sétimo, e Ralf Schumacher, em oitavo.

Confira a classificação final:

1. Fernando Alonso E Renault 43:43.116
2. Juan Pablo Montoya COL McLaren-Mercedes +14.567
3. David Coulthard GB Red Bull-Ferrari +52.298
4. Rubens Barrichello BR Honda +53.337
5. Michael Schumacher D Ferrari +53.830
6. Giancarlo Fisichella I Renault +1:02.072
7. Nick Heidfeld D BMW -1 volta

8. Ralf Schumacher D Toyota
9. Felipe Massa BR Ferrari
10. Vitantonio Liuzzi I Toro Rosso-Cosworth
11. Jenson Button GB Honda
12. Christijan Albers NL MF1-Toyota

13. Scott Speed USA Toro Rosso-Cosworth
14. Jacques Villeneuve CDN BMW

15. Tiago Monteiro P MF1-Toyota
16. Franck Montagny F Super Aguri-Honda
17. Jarno Trulli I Toyota


Não terminaram:

Christian Klien A Red Bull-Ferrari
Nico Rosberg D Williams-Cosworth

Kimi Raikkonen FIN McLaren-Mercedes
Mark Webber AUS Williams-Cosworth
Takuma Sato J Super Aguri-Honda


FOTOS: Motorsport

* BRASILEIRO DE RALLY CROSS COUNTRY: KLEVER É SEGUNDO E ANDRÉ TERCEIRO NA GERAL

André Azevedo e Maykel Justo chegaram na segunda posição e Klever Kolberg e Eduardo Bampi em quinto ao final da segunda etapa disputada hoje em Campinas-SP.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country realizada na cidade de Campinas teve como vencedores na categoria carros Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo e Ricardo Domingues e Sólon Mendes nos caminhões. As duplas da Equipe Petrobras Lubrax ficaram em quinto (carro) e segundo (caminhão).

Na classificação geral dos carros, após dois ralis, Ingo Hoffmann e Lourival Roldan são os líderes e Klever Kolberg e Eduardo Bampi dividem a vice-liderança com a dupla Edu Piano e Rogério Almeida. Nos caminhões Ricardo Domingues e Sólon Mendes que acumulam duas vitórias estão na ponta seguidos pelas duplas Amable Barrasa e José Papacena e André Azevedo e Maykel Justo.

A corrida teve oito especiais, quatro de 5 km e quatro de 30 km, totalizando 140 km de trechos cronometrados. O prólogo disputado ontem, com duas voltas em dois circuitos diferentes de 5 km cada, também foi contado como especial. Assim, hoje os competidores correram seis trechos cronometrados, sendo dois de 5 km e quatro de 30 km. "Hoje não estávamos em um bom dia. Tivemos alguns erros na leitura das planilhas e na terceira volta o flexível do freio quebrou. Acabamos correndo sem freio a terceira e quarta especial", contou Klever Kolberg que ainda fez um balanço positivo da prova. Afinal, apesar dos problemas que a dupla enfrentou durante esta segunda etapa, eles estão na vice-liderança do Campeonato e são lideres na categoria Protótipos*.

André Azevedo e Maykel Justo também comemoraram o segundo lugar na prova e o terceiro na classificação geral. "Não tivemos nenhum problema mecânico ou com o circuito como aconteceu na primeira etapa, mas com pisos esburacados e com muitas erosões como foi o caso desta corrida é difícil competir com os caminhões de menor porte", disse o piloto de caminhão da Equipe Petrobras Lubrax que corre com um Mercedes-Benz Flex Truck. André Azevedo e Maykel Justo levaram vantagem em duas das especiais grandes de 30 km, mas nas demais não teve jeito, o caminhão de Ricardo Domingues e Sólon Mendes registrou os menores tempos.

A próxima etapa do Brasileiro acontecerá em Belo Horizonte – MG no feriado de Corpus Christi nos dias 15 e 16 de junho.

Classificação da Segunda Etapa

Carros
1 º Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo
2 º Edu Piano e Rogério Almeida
3 º Ingo Hoffmann e Lourival Roldan


Caminhões
1 º Ricardo Domingues e Sólon Mendes
2 º André Azevedo
3 º Amable Barrasa e José Papacena


Classificação Geral

Carros
1 º Ingo Hoffmann e Lourival Roldan
2 º Klever Kolberg e Eduardo Bampi e Edu Piano e Rogério Almeida


Caminhões
1 º Ricardo Domingues e Sólon Mendes
2 º Amable Barrasa e José Papacena
3 º André Azevedo e Maykel Justo


Para melhor entender a divisão das categorias:

Categoria Protótipos – Qualquer tipo de veículo e preparação livre;
Carros Superproduction – Veículos derivados de um modelo de série, com muita preparação e instalação de um restritor no entrada do coletor de admissão e
Carros Production – Veículos derivados de um modelo de série com preparação limitada e instalação de um restritor no entrada do coletor de admissão.

Os créditos das fotos são de Donizetti Castilho.

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Eurofarma, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Mercedes Seguros, Planac Informática, Lenovo, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Karin Hetschko

* 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS: ÚLTIMA BANDEIRA AMARELA TIRA VITÓRIA DE KANAAN

Restando apenas 10 voltas para o final das 500 Milhas de Indianápolis, uma bandeira amarela acabou com a chance da primeira vitória de Tony Kanaan na prova mais tradicional do automobilismo mundial. Kanaan liderava com 8 segundos de vantagem para o segundo colocado, mas foi obrigado a fazer um "Splash and Go" e foi jogado para o final do grid. Mesmo assim, em apenas cinco voltas, acabou cruzando a linha de chegada na quinta colocação.

"É muito difícil dizer alguma coisa depois desse final. Minha equipe foi perfeita nos pit-stops, o meu carro era vencedor e tínhamos uma boa vantagem para o segundo restando apenas 10 voltas. Se não tivesse a bandeira amarela, dificilmente perderíamos essa", destacou Kanaan, que esteve entre os quatro primeiros durante todas as 200 voltas no circuito de 2.5 milhas. "É uma pena, mas agora vamos pensar no campeonato", concluiu.

A etapa seguinte da Formula Indy acontece no próximo domingo, dia 4, no circuito misto de Watkins Glen, em New York.

Anderson Marsili

* RALLY CROSS COUNTRY: VITÓRIA EM DOSE DUPLA DA MITSUBISHI RACING EM CAMPINAS.



Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo conquistam a 2ª etapa do Brasileiro e voltam a figurar entre os primeiros na competição. Com o terceiro lugar, Hoffmann e Roldan assumem a liderança na Protótipos.

A dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, da Mitsubishi Racing, confirmou a boa fase e venceu a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, realizada neste domingo, na cidade de Campinas (SP). Esta é a terceira vitória consecutiva neste mês da dupla tricampeã brasileira, que já havia faturado a etapa de Londrina da Mitsubishi Cup e o Rally do Alto Tietê, em Guararema, válido pelo Campeonato Paulista. A equipe Mitsubishi Racing obteve ainda o terceiro lugar com a dupla formada pelo piloto Ingo Hoffmann e o navegador Lourival Roldan, que assume a ponta na categoria Protótipos.

Realizada na Fazenda Chapadão em Campinas, a prova de hoje foi dividida em quatro especiais de 30 quilômetros de extensão, em meio a uma região de canaviais e erosões. Com um ritmo bastante forte, Spinelli e Vivolo abriram, já no final da segunda especial, uma vantagem de aproximadamente um minuto em relação aos companheiros de equipe Hoffmann e Roldan.
Na terceira e quarta especiais, que repetiram o trajeto da primeira e segunda em sentido invertido, Spinelli e Vivolo conseguiram administrar a vantagem obtida na primeira metade da prova. Com boa margem de tempo em relação aos demais competidores, a dupla entrou na pista do Prólogo, em Campo Grande, com a vitória praticamente assegurada.

"O ritmo que conseguimos impor nas quatro primeiras especiais permitiu que a gente pudesse concretizar a prova com tranqüilidade na pista do Prólogo, sem a necessidade de arriscar muito", explicou Spinelli, que ao lado de Marcelo Vivolo foi saudado pelo público, que mais uma vez compareceu em grande número à pista armada na região de Campo Grande.

"A prova foi muito dura a bastante disputada. A pista das especiais iniciava com um trecho de velocidade, seguido por uma seqüência de curvas sinuosas para os dois lados", disse Spinelli. "Estamos muito contentes com a nossa primeira vitória no Brasileiro deste ano, que nos coloca de novo na briga pelas primeiras posições". Ingo Hoffmann e Lourival Roldan também tiveram motivos para comemorar em Campinas. Com o terceiro lugar na etapa, a dupla assumiu a ponta na categoria Protótipos, superando a dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi.

"Nossa prova foi muito boa e se não tivéssemos enfrentado problemas quando faltavam 25 quilômetros para o término da quarta especial poderíamos estar na liderança da classificação geral", explicou Ingo. "De qualquer forma, a liderança na categoria Protótipos é muito importante e serve como incentivo para toda a equipe".


Resultados da 2ª etapa do Brasileiro de Rally Cross Country em Campinas:


1º Guilherme Spinelli/ Marcelo Vivolo 2h05min57s3
2º Edu Piano/Rogério Almeida 2h10min02s1
3º Ingo Hoffmann / Lourival Roldan 2h10min16s7
4º Felipe Gianetti / Edu Sachs 2h10min52s7
5º Klever Kolberg/Eduardo Bampi 2h11min16s1
6º Paulo Bertolini/Vanderlei Dallacosta 2h11min45s5
7º Angelo Guazzelli/Varlos Eduardo Brites 2h15min13s3
8º Reinaldo Varella/Marcos Macedo 2h16min43s8
9º Luiz Facco/Gláuver Fontoura 2h20min54s6
10º Oberdan Reis/Daniel Gonçalves 2h21min43s5

REUNION PRESS
RÉGIS CAVINATO
Fotos: Carsten Horst

* PICK-UP RACING: RICCI DOMINA ABERTURA DO BRASILEIRO.

Ricci domina abertura do Brasileiro de Pick-up Racing

O gaúcho Cláudio Ricci venceu a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing, disputada hoje, no autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Ricci, da equipe Vidroforte, largou na pole position com sua Chevrolet S10, marcou a melhor volta da competição – 1m19s983 -, e só perdeu a liderança quando cumprir o pit-stop obrigatório para reabastecimento de álcool.

Abramo Mazzochi (Chevrolet S10, equipe Foca), Eduardo Heinen (Chevrolet S10, Vidroforte), JB Rodrigues (S10, John Bull), e Nelson Bazzo (S10, Templex) completaram o pódio.

A prova de hoje estava cercada de expectativa em função dos vários problemas de juventude criados com a alteração do regulamento: o motor a álcool agora gera cerca de 20% a mais de potência, a carroceria foi bastante alterada assim como a aerodinâmica. Durante os 40 minutos de prova, porém, não faltaram disputas de freada, trocas de posições e momentos de emoção, entre eles a disputa entre Franco Stedile e Emerson Duda na primeira metade da corrida. O vencedor Ricci não escondeu que a base do seu resultado neste fim de semana foi a coroação de um trabalho iniciado em fevereiro:

"Na pré-temporada eu e o Eduardo Heinen, meu companheiro de equipe, completamos mais de 300 voltas de testes em Guaporé, sempre preocupados mais com o chassi do carro. Foi a decisão certa: os motores estão muito equilibrados e a diferença na pista veio em função do acerto de suspensão."

Abramo Mazzochi, segundo colocado, confirmou as palavras de Ricci e logo após a corrida decidia seu programa de preparação para a etapa de Cascavel:

"O Ricci é o piloto a ser batido e minha diferença para ele era no chassi. Por isso fico em Guaporé esta semana para uma sessão de testes particulares."

Eduardo Heinen cruzou a linha de chegada em terceiro e foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da corrida, quando bateu com Nelson Bazzo nas voltas finais:

"Eu me preparei para tentar a ultrapassagem sobre o Bazzo na aproximação do túnel, mas como havia óleo na pista meu carro escorregou e acabei batendo nele. Foi um acidente de corrida e já esclarecemos tudo entre nós".

Bazzo, que chegou a liderar a prova após a rodada de pit-stop, ainda que desolado, aceitou as desculpas de Heinen e justificou que após a entrada da Face Pick-up "os pneus do meu carro esfriaram e jamais voltaram a atingir a temperatura ideal". Letícia Zanette andou no bolo dianteiro, mas um vazamento de combustível forçou uma parada no box e a perda de uma volta em relação ao líder.

Resultado da prova:

1) Cláudio Ricci (RS), S10, Vidroforte, 40m04s595, media de 124,502;
2) Abramo Mazzochi (RS), S10, FOCA, a 2s015;
3) Eduardo Heinen (RS), S10, Vidroforte, a 3s358;
4) JB Rodrigues (RS), S10, John Bull, a 7s991;
5) Nelson Bazzo (RS), S10, Templex, a 10s069;
6) Franco Stedile (RS), S10, Agrale, a 14s166;
7) Marcel Wolfart (SC), Ranger, Exatidão, a 40s171;
8) João Carlos de Andrade (RS) S10, Templex, a 1m18s926;
9) Emerson Duda (PR), Ranger, a uma volta;
10) Eduardo Freitas (PR), S10, JR Acessórios, a duas voltas;
11) Letícia Zanette (RS), Ranger, a quarto voltas;
Não classificados:
n/c Carlos Kray (RS), S10, Fueltech, a 12 voltas;
13. Kau Machado (PR), Ranger, Calçados Bottero, a 13 voltas;
14. Alexandre de Souza (SC), a 26 voltas;


Posições no campeonato:

1) Cláudio Ricci (RS), 20 pontos; 2) Abramo Mazzochi (RS), 15; 3) Eduardo Heinen (RS), 12; 4) JB Rodrigues (RS), 10; 5) Nelson Bazzo (RS), 8; 6) Franco Stedile (RS), 6; 7) Marcel Wolfart (SC), 4; 8) João Carlos de Andrade (RS), 3; 9) Emerson Duda (PR), 2; 10) Eduardo Freitas, um ponto.

Próxima etapa: 25 de junho, Cascavel, Paraná

O Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing tem o patrocínio da Tim e da Nokia.

Assessoria de Imprensa do
Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing
Segmento Comunicação Integrada
Jornalista responsável: Wagner Gonzalez
Crédito da foto: Vanderley Soares/Divulgação

* F3 JAPONESA: STREIT JÁ É SEGUNDO COLOCADO APÓS VITÓRIA E QUARTO LUGAR EM MOTEGI

Com habilidade, piloto encosta na liderança após vencer no sábado e ficar em quarto lugar no domingo

Motegi – O brasileiro Roberto Streit (Cebotech / Perkons) pode comemorar seu desempenho na rodada dupla da Fórmula 3 Japonesa que aconteceu neste final de semana, em Motegi. Com a vitória conquistada no sábado e o quarto lugar alcançado no domingo, resultados referentes à 5ª e á 6ª etapa, respectivamente, o piloto carioca subiu da terceira para a segunda colocação do campeonato – está agora com 71 pontos, 13 a menos do que o líder, o alemão Adrian Sutil.

O desempenho de Streit na 6ª etapa, realizada neste domingo (22h55 de sábado no horário de Brasília), foi considerado bom. Largando da sétima posição o brasileiro foi para cima dos adversários e terminou em quarto lugar. A vitória foi de Sutil.

"Fiz uma boa corrida de recuperação. Consegui imprimir um bom ritmo. Quando consegui chegar na quarta colocação, o Koodai estava muito longe, 12s na minha frente. Consegui reduzir para 7s e vinha fazendo os mesmos tempos que o Sutil, que estava em primeiro, e de 0,5s a 1s mais rápido do que o segundo e o terceiro", contou o piloto.

A mesma habilidade de Streit em galgar posições foi demonstrada na corrida de sábado, quando o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio, tendo largado em quarto.

"No final avalio como um bom final de semana. Consegui me aproximar do líder do campeonato um pouco mais, já que agora sou segundo colocado. Temos boas expectativas para as próximas corridas, que acontecem em Okayama e Autopolis. Estas pistas são boas para nós por não terem retas muito longas, o nosso maior problema hoje", adicionou Streit.

Confira os tempos da 6ª etapa em Motegi:

1. Adrian Sutil (Ale) Tom’s 40min16s484
2. Fabio Carbone (Bra) Threebond 40min29s728
3. Koodai Tsukakoshi (Jap) M-Tec 40min35s337
4. Roberto Streit (Bra) Inging Motorsport 40m43s028
5. Takuya Izawa (Jap) Toda Racing 41m00s430
6. Kazuya Oshima (Jap) Tom’s 41min04s799
7. Marco Asmer (Est) Threebond 41min05s423
8. Hiroaki Ishiura (Jap) NWM 41min07s838
9. Hideto Yasuoka (Jap) Tom’s 41min13s444
10. Kooki Saga (Jap) Le Beausset 41min27s899
Veja a classificação atual do campeonato:
1) Adrian Sutil - 84 pontos
2) Roberto Streit – 71 pontos
3) Kazuya Oshima - 71 pontos
4) Fabio Carbone – 55 pontos
5) Jonny Reid – 43 pontos
6) Koodai Tsukakoshi – 43 pontos
7) Takuya Izawa – 41 pontos
8) Marko Asmer – 39 pontos
9) Daisuke Ikeda – 15 pontos
10) Hideto Yasuoka – 12 pontos
11) Hiroaki Ishiura – 8 pontos
12) Kazuki Okada – 5 pontos
12) Kooki Saga – 5 pontos


REUNION PRESS
CLÁUDIA FREIESLEBEN

domingo, maio 28, 2006

* 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS: GRID DE LARGADA.





CONFIRA O GRID DE LARGADA PARA AS 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS, EDIÇÃO DE Nº90, NESTE DOMINGO A PARTIR DAS 14:00 HORAS, AO VIVO PELA BAND.

1. 6 Sam Hornish Jr. Marlboro Team Penske Dallara 2:37.2155 228.985
2. 3T Helio Castroneves Marlboro Team Penske Dallara 2:37.8893 228.008
3. 10 Dan Wheldon Target Chip Ganassi Dallara 2:38.3543 227.338
4. 9 Scott Dixon Target Chip Ganassi Dallara 2:38.6457 226.921
5. 11 Tony Kanaan Team 7-Eleven Dallara 2:38.7471 226.776
6. 4T Vitor Meira Panther Dallara 2:39.1823 226.156
7. 55 Kosuke Matsuura Panasonic ARTA Dallara 2:39.6431 225.503
8. 8 Scott Sharp Delphi Dallara 2:39.7720 225.321
9. 26 Marco Andretti NYSE Group Dallara 2:40.0586 224.918
10. 16T Danica Patrick Rahal Letterman Raci Panoz 2:40.2319 224.674
11. 2 Tomas Scheckter Vision Racing Dallara 2:40.2431 224.659
12. 20 Ed Carpenter Vision Racing Dallara 2:40.3224 224.548
13. 1 Michael Andretti Jim Beam/Vonage Dallara 2:40.3505 224.508
14. 15T Buddy Rice Rahal Letterman Raci Panoz 2:40.4326 224.393
15. 90 Townsend Bell Rock & Republic Dallara 2:40.4466 224.374
16. 7 Bryan Herta XM Satellite Radio Dallara 2:40.5859 224.179
17. 27 Dario Franchitti Klein Tools/Canadian Dallara 2:41.1857 223.345
18. 52 Max Papis Cheever Racing Dallara 2:42.1198 222.058
19. 51 Eddie Cheever Jr. Cheever Racing Dallara 2:42.1420 222.028
20. 91 P.J. Chesson Carmelo Hemelgarn Ra Dallara 2:42.4724 221.576
21. 14 Felipe Giaffone ABC Supply Co./AJ Fo Dallara 2:42.4973 221.542
22. 92 Jeff Bucknum Life Fitness Dallara 2:42.5566 221.461
23. 41 Larry Foyt AJ Foyt Racing Dallara 2:42.6519 221.332
24. 21 Jaques Lazier VIDEOPOKER.COM Panoz 2:42.7847 221.151
25. 5 Buddy Lazier Dreyer & Reinbold Ra Dallara 2:42.9534 220.922
26. 17T Jeff Simmons Rahal Letterman Raci Panoz 2:43.3785 220.347
27. 31 Al Unser Jr. A1 Team USA Geico Dr Dallara 2:44.0925 219.388
28. 12 Roger Yasukawa Playa Del Racing Panoz 2:44.5393 218.793
29. 88 Airton Dare OCTANE Motors/Sanite Panoz 2:45.0091 218.170
30. 97 Stephan Gregoire Effen Vodka Team Lea Panoz 2:45.5723 217.428
31. 61 Arie Luyendyk Jr. Luyendyk Racing Panoz 2:46.3952 216.352
32. 98 PJ Jones CURB Records Special Panoz 2:46.8091 215.816
33. 18 Thiago Medeiros PDM Racing Panoz 2:46.8763 215.729

Fotos: Motorsport