COMPRE AGORA

domingo, abril 30, 2006

STOCK CAR: JORGE NETO GANHA EM CURITIBA


O resultado colocou o piloto em segundo na classificação
do campeonato. Hoover, segundo no Paraná, é o líder

Curitiba (PR) - Como na primeira prova, realizada em São Paulo, a equipe EurofarmaRC garantiu o topo do pódio da Stock Car V8, a principal categoria do automobilismo nacional. Desta vez, entretanto, o chefe de equipe Rosinei Campos, o Meinha, comemorou a vitória de Antônio Jorge Neto. Ele, com um Mitsubishi Lancer, completou as 32 voltas em 50min17seg246, média de 141.076 km/h, subindo para a vice-liderança da competição. A segunda colocação foi de Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, em 50min18seg334, enquanto Giuliano Losacco, da Medley/A.Mattheis, com um Chevrolet Astra, atual campeão brasileiro, terminou em terceiro colocado.


A segunda etapa da temporada mostrou mais uma vez que a Stock Car é a preferida dos paranaenses. Afinal, a disputa atraiu nada menos do que 38 mil pessoas em um domingo de muito Sol, estabelecendo o novo recorde do circuito (o ano passado foram 36 mil pessoas). A programação, com as provas de Stock Jr., Stock Car V8 Light e Stock Car V8, com emoção de sobra, retribuiu todo o apoio da torcida. Na "guerra" entre as marcas, mais uma vez o pódio foi da V8 e contou com as três representantes, Mitsubishi Lancer, Chevrolet Astra e Volkswagen Astra, confirmando a expectativa de uma temporada de equilíbrio.

Para o vencedor, a prova foi importante ter largado bem, mas não esperava a saída do companheiro de equipe, Cacá Bueno. "Conseguimos, o Cacá e eu, largar bem, passando o Orsi e o Burti. Como o carro estava rendendo bem, imprimimos um ritmo forte e pudemos abrir. Com a saída do Cacá, procurei controlar o Orsi e não desgastar demais os pneus caso acontecesse uma outra largada. Felizmente, isso acabou dando certo. Nosso objetivo era fazer uma dobradinha, mas não deu", destacou.

Hoover Orsi comemorou o resultado do domingo. Afinal, ele e a equipe enfrentaram diversos problemas, o que fez do segundo lugar uma grande conquista. Mais do que isso, o feito lhe garantiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. "Foi muito difícil mesmo; no sufoco. Quando vi o Cacá e o Neto chegando, preferi não forçar e garantir um bom resultado e o pódio", explicou. Agora, o piloto vai poder competir em casa na condição de líder da categoria. "Isso vai ser muito bom, pois vai motivar a todos, inclusive a mim", finalizou.

O atual campeão, Giuliano Losacco, também ficou feliz com o desempenho diante dos problemas de saúde. "Sofri muito com dores de cabeça e tomei muitos remédios para tratar das seqüelas de uma meningite antiga. Se fosse no sábado, dificilmente conseguiria este resultado tão importante. "Nosso carro ainda não conseguiu o acerto, mas vamos seguir trabalhando para brigar pela ponta", declarou o piloto.

Corrida 2ª Etapa - Stock Car V8

1º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 32 voltas em 50min17seg246 (média de 141.07 km/h)
2º) Hoover Orsi (VB, MS), a 1.087
3º) Giuliano Losacco (CA, SP), a 1.236
4º) Thiago Camilo (CA, SP), a 3.701
5º) Pedro Gomes (VB, SP), a 5.414
6º) Popó Bueno (CA, RJ), a 5.682
7º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 6.023
8º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 6.763
9º) Duda Pamplona (ML, RJ), a 7.335
10º) Guto Negrão (CA, SP), a 7.470
11º) Ruben Fontes (CA, GO), a 9.246
12º) Wanderley Reck Jr. (CA, CA), a 11.310
13º) Ricardo Etchenique (ML, SP), a 13.176
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), a 13.351
15º) Felipe Gama (CA, SP), a 13.995
16º) Wagner Ebrahim (CA, PR), a 14.073
17º) Gualter Salles (CA, RJ), a 22.501
18º) Luciano Burti (VB, SP), a 1 volta
19º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 1 volta
20º) Rodrigo Sperafico (CA, PR), a 4 voltas
21º) Allam Khodair (CA, SP), a 5 voltas
22º) Fábio Carreira (CA, SP), a 6 voltas
23º) David Muffato (VB, PR), a 8 voltas
24º) Júlio Campos (VB, PR), a 8 voltas
25º) Paulo Salustiano (CA, SP), a 12 voltas
26º) Valdeno Brito (CA, PB), a 15 voltas
27º) Chico Serra (VB, SP), a 15 voltas
28º) Luiz Carreira (CA, SP), a 16 voltas
29º) Ricardo Mauricio (ML, SP), a 17 voltas
30º) Ruben Carrapatoso (ML, SP), a 17 voltas
31º) Carlos Alves (VB, SP), a 17 voltas
32º) Jader David (CA, SP), a 17 voltas
33º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 18 voltas
34º) Adalberto Jardim (CA, SP), a 22 voltas
35º) Thiago Marques (VB, PR), a 23 voltas
36º) Christian Conde (ML, SP), a 23 voltas
37º) Rogério Santos (VB, PE), a 24 voltas
38º) Mateus Greipel (CA, SC), a 29 voltas
39º) Mano Rola (CA, CE), a 29 voltas
40º) Hybernon Cisne (CA, CE), a 31 voltas
Melhor Volta: Felipe Maluhy, 1:22.017


A nova classificação do campeonato:

1) Hoover Orsi, 40 pontos; 2) Antonio Jorge Neto, 32; 3) Giuliano Losacco, 26; 4) Cacá Bueno, 25; 5) Thiago Camilo, 22; 6) Ingo Hoffmann, 20; 7) Alceu Feldmann, 18; 8) Ricardo Sperafico, 16; 9) Felipe Maluhy, 14; 10) Duda Pamplona e Pedro Gomes; 12; 12) Popó Bueno, 10; 13) Guto Negrão, 8; 14) Ricardo Maurício, 6; 15) Ruben Fontes, 5; 16) Renato Jader David e Wanderley Reck, 4; 18) Gualter Salles e Ricardo Etchenique, 3; 20) Nonô Figueiredo, 2.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Helena Matta
Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: JORGE NETO QUEBRA JEJUM PESSOAL E MANTÉM TABU DOS PARANAENSES

Rodrigo Sperafico, que era o terceiro no grid, rodou na quarta volta.
O goiano Ruben Fontes marcou seus primeiros pontos no ano.


A vitória na segunda etapa da temporada da Stock Car, disputada neste domingo (30), em Curitiba (PR), passou pelas mãos de dois pilotos até terminar com Antonio Jorge Neto, que voltou ao lugar mais alto do pódio depois de um campeonato inteiro em jejum. Ele não ganhava desde outubro de 2004. As coisas pareciam encaminhadas para uma conquista de Luciano Burti, que largou na pole e liderava com certo conforto até a entrada do safety car, que anulou sua vantagem. Na relargada, Cacá Bueno assumiu a ponta e tinha as melhores condições de chegar na frente, não fosse uma escapada na 15ª volta. Presente para Antonio Jorge Neto, que esteve impecável durante as 32 voltas.

Hoover Orsi, novo líder do campeonato, foi o segundo. Giuliano Losacco terminou em terceiro. Os paranaenses, outra vez, ficaram sem vitória em Curitiba. Um jejum de quase quinze anos, que vem desde 1991. A maior expectativa era com Rodrigo Sperafico, que largou em terceiro e chegou a ocupar a segunda colocação. As esperanças terminaram com uma rodada no fim da reta, na quarta volta. "Eu acabei freando na parte suja da pista, perdi o controle do carro e rodei. Depois, vinha me recuperando bem e entrei na zona de pontos. Pena que o câmbio quebrou e não pude receber a bandeirada", lamentou o piloto, que parou a quatro voltas do fim.

Ruben Fontes, companheiro de equipe de Rodrigo Sperafico na Neosoro JF Racing, também vinha se aproximando do pódio quando rodou pouco antes da primeira curva. Ele chegou a andar em quinto. "Estávamos muito bem. Eu virava os mesmos tempos dos líderes e fiquei boa parte da prova na frente do Giuliano Losacco, que acabou em terceiro. Meu único problema era a falta de aderência nas relargadas, quando o pneu esfriava. E o pior de tudo foi a rodada, que nos tirou qualquer chance", disse o goiano, que ainda marcou seus primeiros pontos no ano, em 11º lugar.

Os pilotos da Stock Car têm como próximo desafio a corrida de Campo Grande, cidade que volta ao calendário com uma prova no dia 21 de maio. "Não saímos de Curitiba com os resultados que desejávamos, mas pelo menos os carros se mostraram competitivos outra vez, o que nos dá muita confiança para o restante da temporada", comentou Ruben Fontes. "Perdi pontos que me ajudariam demais no campeonato, mas foi apenas a segunda etapa e temos tempo para recuperar o que não conseguimos aqui", concluiu.

O resultado final em Curitiba:

1) Antonio Jorge Neto (SP), 32 voltas em 50:17.246 (média de 141.07 km/h)
2) Hoover Orsi (MS), a 1.087
3) Giuliano Losacco (SP), a 1.236
4) Thiago Camilo (SP), a 3.701
5) Pedro Gomes (SP), a 5.414
6) Popó Bueno (RJ), a 5.682


Dinho Leme Comunicação
Foto: Carsten Horst

STOCK CAR: NETO VENCE, LOSACCO BRILHA E HOOVER LIDERA





Cacá escapa na brita e perde a ponta da prova e do campeonato

CURITIBA – Terceiro piloto a assumir a liderança da prova, o campineiro Antonio Jorge Neto (RC Competições) venceu a segunda etapa da Stock Car, disputada neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. Neto saiu em quinto, subiu para terceiro com a rodada de Rodrigo Sperafico (JF Racing) e depois para segundo com as ultrapassagens sobre o pole Luciano Burti (Petrobras Marques Motorsport) e o segundo colocado Hoover Orsi (NasrCastroneves). Em seguida, foi só herdar a primeira posição com a rodada do seu companheiro de equipe Cacá Bueno e rumar para sua terceira vitória na categoria.

Neto ganhou, mas não foi o único a brilhar na capital paranaense. Hoover Orsi e Giuliano Losacco (Medley), que completaram o pódio, também mereceram aplausos do público que lotou as arquibancadas. Hoover superou um fim de semana pontuado de problemas mecânicos e Losacco foi para o sacrifício, depois de passar os últimos três dias às voltas com febre alta e dor de cabeça. "Acho que é uma seqüela da meningite que tive em 2004. Hoje, amanheci melhor e a adrenalina da corrida supera tudo. Mas se a prova fosse ontem não sei se teria condições de entrar na pista", comentou.

Giuliano conquistou um resultado que esteve longe das melhores expectativas da equipe Medley após a superclassificação do sábado. Ele saiu em 10º, ganhou duas posições na primeira volta e foi subindo até encostar em Thiago Camilo (Vogel Motorsport). Os dois travaram uma árdua disputa pelo quarto lugar, finalmente conquistado pelo bicampeão com uma ultrapassagem arrojada no final do retão. Depois que Cacá parou na brita na entrada da Curva 0 e o safety car foi chamado pela segunda vez, por causa de um acidente envolvendo Júlio Campos (RS Competições) e David Muffato (NasrCastroneves), Losacco chegou a encostar em Hoover. "Eu me aproximava no miolo, mas nas retas ele abria demais. Os carros com a carroceria do Bora são inegavelmente mais rápidos de reta", afirmou Losacco, que corre com o Astra da Chevrolet.

Com os resultados de Curitiba, Hoover assumiu a liderança, seguido por Neto e Losacco, que desembarcou no Paraná em 5º. "Foi um fim de semana complicado, mas minha equipe soube solucionar todos os problemas, inclusive um no câmbio pouco antes da largada. As marchas só trocavam para cima, mas eles consertaram nem sei como", lembrou Hoover. "É muito importante chegar em casa na próxima etapa na liderança. Esse resultado foi um grande passo em direção aos playoffs."

Cacá e Burti foram os grandes perdedores da etapa. "Freei normalmente, mas o câmbio entrou no neutro quando reduzi de quarta para a terceira e não deu para controlar o carro. Acho que foi erro meu", afirmou Cacá, vice-campeão das últimas três temporadas e agora ocupando a 4ª colocação. Neto disse que por pouco não sobrou para ele. "Quase fui junto, porque estava muito próximo do Cacá. Foi uma pena, porque estávamos próximos da conquista de uma dobradinha. Desde o início procurei não forçar nenhuma situação, principalmente na primeira passagem do esse. Depois, andei sempre no limite, mas procurando deixar uma sobrinha no caso de haver uma relargada. Tenho de agradecer ao Meinha (chefe da equipe) pelo excelente carro." Burti perdeu a ponta logo depois da primeira relargada e, em seguida, ficou fora da disputa ao parar nos boxes para trocar o pneu esquerdo traseiro.

Nos boxes da Medley, a festa foi completada pela excelente prova de Guto Negrão. Vencedor de duas corridas em Curitiba em 2003, Guto penou na sexta-feira e no sábado com as constantes panes na direção hidráulica. Mesmo largando apenas em 23º, mostrou maturidade e perícia para escapar dos inúmeros acidentes à sua frente e somou os primeiros pontos do ano ao receber a bandeirada em 10º, a menos de dois segundos do quinto colocado.

O resultado da prova foi este:

1º) Antonio Jorge Neto (RC Competições), 32 voltas em 50min17s246 (média de 141.07 km/h)
2º) Hoover Orsi (Amir Nasr Racing), a 1s087
3º) Giuliano Losacco (Medley – A. Mattheis), a 1s236
4º) Thiago Camilo (Vogel Motorsport), a 3s701
5º) Pedro Gomes (Gomesport), a 5s414
6º) Popó Bueno (Hot Car Competições), a 5s682
7º) Alceu Feldmann (Boettger Competições), a 6s023
8º) Ingo Hoffmann (AMG Motorsport), a 6s763
9º) Duda Pamplona (Officer Motorsport), a 7s335
10º) Guto Negrão (Medley), a 7s470
11º) Ruben Fontes (JF Racing), a 9s246
12º) Wanderley Reck Jr. (MT Racing), a 11s310
13º) Ricardo Etchenique (Nascar Motorsport), a 13s176
14º) Nonô Figueiredo (Scuderia 111), a 13s351
15º) Felipe Gama (Scuderia 111), a 13s995
16º) Wagner Ebrahim (L&M Racing), a 14s073
17º) Gualter Salles (Vogel Motorsport), a 22s501
18º) Luciano Burti (Action Power), a 1 volta
19º) Felipe Maluhy (Avallone Motorsport), a 1 volta
Melhor volta: Felipe Maluhy, 1min22s017


A nova classificação do campeonato:

1) Hoover Orsi, 40 pontos; 2) Antonio Jorge Neto, 32; 3) Giuliano Losacco, 26; 4) Cacá Bueno, 25; 5) Thiago Camilo, 22; 6) Ingo Hoffmann, 20; 7) Alceu Feldamnn, 18; 8) Ricardo Sperafico, 16; 9) Felipe Maluhy, 14; 10) Duda Pamplona e Pedro Gomes; 12; 12) Popó Bueno, 10; 13) Guto Negrão, 8; 14) Ricardo Maurício, 6; 15) Ruben Fontes, 5; 16) Renato Jader David e Wanderley Reck, 4; 18) Gualter Salles e Ricardo Etchenique, 3; 20) Nonô Figueiredo, 2.

Próxima etapa: Campo Grande, dia 21.

Márcio Fonseca MTb 14.457
Fotos: Miguel Costa Jr.

STOCK CAR: DUDA USA PACIÊNCIA PARA ENTRAR NOS TOP TEN

Ao final de uma corrida na qual o calor e os acidentes criaram um cenário de grande desgaste, o carioca Duda Pamplona conseguiu atingir o objetivo básico da sua campanha de 2006: com o nono lugar na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car o piloto da equipe Officer MotorSport assumiu a décima posição no certame. Na corrida disputada hoje (domingo) no Autódromo Internacional de Curitiba o Safety Car foi acionado duas vezes, permitindo testar o novo sistema de comunicação entre o diretor de prova e os pilotos, que avisa aos pilotos sobre essa intervenção através de um painel de luzes instalado junto ao canto inferior esquerdo do pára-brisas.

"Foi um resultado importante: como o título será definido entre os dez primeiros classificados na oitava etapa, entrar nesse grupo apesar dos problemas que tivemos é gratificante", comentou Pamplona de volta aos boxes após terminar a competição em nono lugar; após duas rodadas o carioca soma 12 pontos no campeonato, que prossegue dia 21, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

"A corrida de Curitiba foi muito conturbada: por causa dos vários acidentes a pista ficou muito suja de pedras e pedaços de carroceria e o forte calor acabaram exigindo bastante dos pilotos. Mais uma vez a paciência para evitar situações que provocaram acidentes valeu muito."comentou Pamplona, antes de completar que "o lado positivo disto é que o sistema de luzes no painel funcionou perfeitamente e contribuiu para entender melhor e mais rápido as decisões da direção de prova sobre o uso do Safety Car."

Se o uso da luz de alerta foi aprovado, Duda ainda tem dúvidas sobre o novo formato das provas e classificação "que não permite muito tempo para fazer o ajuste fino dos carros".

Resultado da prova:

1.) Antonio Jorge Neto, SP, ML, 32 voltas em 50m17s246, 141,07 km/h; 2.) Hoover Orsi, MS, VB 3.) Giuliano Losacco, SP, CA; 4.) Thiago Camilo, SP, CA; 5.) Pedro Gomes, SP, VB; 6.) Popó Bueno, RJ, CA; 7.) Alceu Feldmann, PR, CA; 8.) Ingo Hoffmann, SP, ML; 9.) Duda Pamplona, RJ, ML; 10.) Guto Negrão, SP, CA; 11.) Ruben Fontes, GO, CA; 12.) Wanerley Reck Jr, MS, CA; 13.) Ricardo Etchenique, SP, ML; 14) Nonô Figueiredo, SP, CA; Felipe Gama, SP, CA.


CA: Chevrolet Astra. ML: Mitsubishi Astra. VB: Volkswagen Bora

Posições no campeonato:

1.) Orsi, 40 pontos; 2.) Jorge Neto, 32; 3.) Losacco, 26; 4.) C.Bueno, 25; 5.) Camilo, 22; 6.) Hoffmann, 20; 7.) Feldmann, 18; 8. Sperafico, 16; 9) Maluhy, 14; 10.) Pamplona e Gomes, 12;

Sobre a Officer

Fundada há 20 anos, a Officer é uma das pioneiras no mercado brasileiro de distribuição de produtos de informática. Sua trajetória de sucesso se funde à história nacional da tecnologia; atualmente a companhia credita seu sucesso ao relacionamento com as 17 mil revendas que compõem sua carteira, e a preocupação em oferecer inovação tecnológica, soluções e ferramentas de negócios que atendam as necessidades dos parceiros. Atualmente, a Officer trabalha com marcas como HP, Microsoft, IBM, Apple, CA, Oracle, Adobe, APC, Corel, Citrix, Engetron, Epson, Fujitsu, Itaucom, Intel, Lexmark, LG, Logitech, Macromedia, Novell, Phillips, Sadig, Samsung, Sony, Symantec e Xerox.

Sobre a equipe Officer MotorSport

A Officer MotorSport nasceu em 2003 com o objetivo de unir a paixão por automobilismo ao incentivo às categorias nacionais e reconhecimento de novos talentos. Criado pela Officer, distribuidora de produtos de informática, o time conta com o apoio de grandes nomes da indústria de tecnologia como HP, Intel, Microsoft, Samsung e Oregon.

Assessoria de Imprensa da equipe Officer MotorSport
Wagner Gonzalez
Foto: Bruno Terena

STOCK LIGHT: LICO KAESEMODEL VENCE EM CURITIBA COM 100% DE APROVEITAMENTO

O paranaense fez a festa em casa, pela primeira vez.

Curitiba (PR) - Em um final de semana perfeito, em que tudo deu certo, o paranaense Lico Kaesemodel, da RC Competições, comemorou em casa sua primeira vitória na Stock Car V8 Light. Neste domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, ele garantiu o primeiro lugar de ponta a ponta, completando as 24 voltas com o tempo de 39min01seg223, média horária de 136.359km/h. A segunda colocação foi de Paulo Bonifácio, Hot Car Competições, em 39min02seg656, enquanto Norberto Gresse Filho, da AMG Motorsport, foi o terceiro, 39min09seg228. Com o resultado, Lico subiu para a segunda colocação do campeonato, com 33 pontos, um a menos que Rafael Daniel (W2 Racing), quarto colocado em Curitiba. Marcos Gomes (Nova-RR Competições), vencedor em Interlagos, não completou a prova, mas segue na terceira colocação, com 25 pontos, ao lado de Daniel Landi (Full Time Sports). A próxima será no dia 21 de maio, em Campo Grande (MS).

A vitória neste domingo apenas fechou com chave-de-ouro o final de semana de Lico Kaesemodel, que ainda foi o mais rápido em todos os treinos livres e também garantiu a pole position. Durante a corrida, ele conseguiu segurar a primeira colocação na largada e após a entrada do Safety Car, suportando os ataques do Paulo Bonifácio. Guiando sem arriscar, Lico cruzou a linha de chegada com quase um segundo e meio de vantagem para Boni.

"O importante foi sair forte tanto na largada como depois do Safety. Como Boni estava muito forte, isso acabou me motivando também. Estou muito feliz por ter vencido aqui em Curitiba, diante da minha família e de meus amigos", explicou o piloto, que ainda agradeceu o apoio da equipes. "O trabalho de todo mundo foi muito bom e isso fez a diferença", completou.
Agora, ele espera manter o ritmo. "Vamos trabalhar para continuar nesta mesma balada para as demais provas, sempre buscando somar pontos. Cada prova me dá mais experiência, o que torna as coisas mais fáceis", finalizou o campeão do domingo na Stock Car V8 Light.


Paulo Bonifácio, o segundo colocado, comemorou o fato de ter conseguido terminar a prova. "Foram dez disputas sem completar. Isso foi importante. Na prova, tive problemas com o câmbio, mas como estava rápido pude abrir do Rafael, especialmente na curvas, para conseguir este resultado", explico o segundo colocado.

Corrida 2ª Etapa - Stock Car V8 Light

1º) Lico Kaesemodel (PR), 24 voltas em 39:01.223 (média de 136.35 km/h)
2º) Paulo R Bonifácio (SP), a 1.432
3º) Norberto Gresse F° (SP), a 8.004
4º) Rafael Daniel (SP), a 8.282
5º) Lucas Schowambach (ES), a 9.171
6º) Jefferson Endo (MS), a 11.362
7º) Daniel Landi (SP), a 17.944
8º) Filipe Nogueira (SP), a 20.966
9º) Afonso Bastos (SC), a 26.152
10º) Cristiano Federico (SP), a 27.357
11º) Fábio Ebrahim (PR), a 27.461
12º) Fernanda Parra (SP), a 36.302
13º) Ariel Barranco (PR), a 1 volta
14º) Rodrigo Stefanini (SP), a 1 volta
15º) Renato Russo (SP), a 2 voltas
16º) Alcides Moreira (CE), a 2 voltas
17º) Tiago Gonçalves (SP), a 5 voltas
18º) Otávio Mesquita (SP), a 5 voltas
19º) Daniel Serra (SP), a 9 voltas
20º) Gustavo Sondermann (SP), a 9 voltas
21º) Willian Starostik (PR), a 11 voltas
22º) Leonardo Burti (SP), a 12 voltas
23º) Marcos Gomes (SP), a 18 voltas
Melhor Volta: Paulo R Bonifácio, 1:27.829


A classificação do campeonato da Stock Car V8 Light após a segunda etapa é a seguinte:

1º Rafael Daniel, 34 pontos
2º Lico Kaesemodel, 33
3º Marcos Gomes, 25
3º Daniel Landi, 25
5º Paulo Bonifácio, 20
6o Norberto Gresse Filho, 16
7º Afonso Bastos, 16
8º Jefferson Endo, 15
9º Tiago Gonçalves, 14
10º Daniel Serra, 12
11º Lucas Schowambach, 12
12º Cristiano Federico, 12
13º Filipe Nogueira, 11
14º Gustavo Sondermann, 10
15º Otávio Mesquita, 7
16º Fábio Ebrahim, 5
17º Fernanda Parra, 5
18º Gustavo Sucolotti, 4
19º Ariel Barranco, 3
20º Alexandre Izzo, 2
21º Rodrigo Stefanini, 2
22º Renato Russo, 1


A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Helena Matta
Foto: Sérgio Sanderson

STOCK JR: THIAGO RIBERI E JASON OLIVEIRA GANHAM NO DOMINGO EM CURITIBA

Curitiba (PR) - Thiago Riberi e Jason Oliveira venceram a segunda prova da Stock Jr., válida pela etapa de número da categoria estreante na Stock Car Brasil 2006. Neste domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, Riberi, da classe Pro, conseguiu seu segundo resultado positivo no final de semana, repetindo o feito de sábado. Já Jason, da Máster, que havia sido vice-campeão no sábado, garantiu a vitória e o quarto lugar no geral.

"Consegui passar na última reta, graças a uma ultrapassagem por dentro. O Polehtto ainda incomodou no final, mas consegui manter a ponta. Foi um final de semana bastante positivo, pois venci duas vezes em um circuito que não conhecia. Isso só esquenta a briga pelo título", afirmou Riberi.

Felipe Polehtto ficou, mas uma vez com o segundo lugar. Depois de liderar algumas, ele não conseguiu evitar o resultado. "Foi, mais uma vez, uma manobra muito inteligente dele. Acabei perdendo duas posições no final, mas ainda pude passar o Reck e terminar em segundo. O importante é estar entre os primeiros, pois a temporada será bastante longa.

Na disputa da classe Máster, o domingo foi de Jason Oliveira. Ele teve um desempenho bastante positivo, vencendo a prova e ainda terminando em quarto lugar no geral. No sábado, na primeira prova da etapa paranaense, ele havia terminado em segundo lugar.

Resultado da 2ª prova da Stock Jr.:

1 Thiago Riberi 19:55.023
2 Felipe Polehtto a 0.064
3 Emerson Reck a 0.561
4 Jason Oliveira a 9.281
5 Pedro Boesel a 9.302
6 Cauê Carvalho a 9.675
7 Linneu Linardi a 10.523
8 Amilcar Collares a 16.337
9 Wilson Júnior a 20.764
10 João Fedorowicz a 31.981
11 José Spada a 35.325
12 Leandro Camargo 5 vlts


A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Helena Matta

sábado, abril 29, 2006

STOCK CAR: BURTI CONFIRMA A POLE EM CURITIBA



O paulista ratificou o bom desempenho dos treinos
classificatórios e garantiu a pole na Super Classificação

Curitiba (PR) - A pole position da segunda etapa da Stock Car V8 é de Luciano Burti. O piloto da equipe Petrobras-Action Power, com um Volkswagen Bora, confirmou o bom desempenho dos treinos classificatórios e ratificou na Super Classificação a primeira colocação para a prova deste domingo, a partir das 13 horas no Autódromo Internacional de Curitiba, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV. Ele marcou 1min20seg868, com média horária de 164.490 km/h, 34 centésimos mais rápido que o sul-mato-grossense Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, 1min20seg902. A terceira posição ficou com o paranaense Rodrigo Sperafico, da Neosoro JF Racing, com Chevrolet Astra, 1min20seg930.

Apesar de toda a emoção da Super Classificação, com os pilotos se alternando na primeira colocação e a diferença não passando de pouco mais de meio segundo, Luciano Burti manteve a primeira posição dos treinos classificatórios. Em sua última volta (foram quatro no total), ele conseguiu repetir a pole position, largando em primeiro neste domingo.

"Fiquei surpreso com pole porque não tinha um jogo de pneus novos para fazer a Super Classificação. No treino da manhã andei bem, mas com o desgaste não pensei que isso fosse se repetir. Estou bastante feliz, mas seu que a prova é longa e vai ser muito necessário ter bastante cautela para conseguir um bom resultado no domingo", declarou Burti. "Tenho de agradecer a todo o pessoal da minha equipe por esse feito", completou o piloto da Petrobras-Action Power.

Os resultados da Super Classificação foram estes:

Resultados da Super Classificação - Stock Car V8
1º) Luciano Burti (Volkswagen Bora, SP), 1:20.868, média de 164.49 Km/h
2º) Hoover Orsi (Volkswagen Bora, MS), 1:20.902
3º) Rodrigo Sperafico (Chevrolet Astra, PR), 1:20.930
4º) Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), 1:20.998
5º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.060
6º) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), 1:21.073
7º) Allam Khodair (Chevrolet Astra, SP), 1:21.124
8º) Ruben Fontes (Chevrolet Astra, GO), 1:21.164
9º) Popó Bueno (Chevrolet Astra, RJ), 1:21.392
10º) Giuliano Losacco (Chevrolet Astra, SP), 1:21.543

As demais posições do grid de domingo, após a revisão de resultados, ficaram assim:

11º) Valdeno Brito (Chevrolet Astra, PB), 1:20.921
12º) Mateus Greipel (Chevrolet Astra, SC), 1:20.936
13º) Jader David (Chevrolet Astra, SP), 1:20.952
14º) Pedro Gomes (Volkswagen Bora, SP), 1:20.996
15º) Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.057
16º) Duda Pamplona (Mitsubishi Lancer, RJ), 1:21.093
17º) Chico Serra (Volkswagen Bora, SP), 1:21.102
18º) Alceu Feldmann (Chevrolet Astra, PR), 1:21.117
19º) David Muffato (Volkswagen Bora, PR), 1:21.141
20º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.188
21º) Ruben Carrapatoso (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.334
22º) Gualter Salles (Chevrolet Astra, RJ), 1:21.337
23º) Guto Negrão (Chevrolet Astra, SP), 1:21.381
24º) Júlio Campos (Volkswagen Bora, PR), 1:21.392
25º) Diogo Pachencki (Chevrolet Astra, PR), 1:21.439
26º) Carlos Alves (Volkswagen Bora, SP), 1:21.482
27º) Christian Fittipaldi (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.488
28º) Wagner Ebrahim (Chevrolet Astra, PR), 1:21.563
29º) Thiago Marques (Volkswagen Bora, PR), 1:21.674
30º) Wanderley Reck Jr. (Chevrolet Astra, MT), 1:21.756
31º) Nonô Figueiredo (Chevrolet Astra, SP), 1:21.760
32º) Felipe Gama (Chevrolet Astra, SP), 1:21.781
33º) Fábio Carreira (Chevrolet Astra, SP), 1:21.785
34º) Ricardo Etchenique (Mitsubishi Lancer, SP), 1:21.807
35º) Adalberto Jardim (Chevrolet Astra, SP), 1:21.874
36º) Christian Conde (Mitsubishi Lancer, SP), 1:22.039
37º) Paulo Salustiano (Chevrolet Astra, SP), 1:22.174
38º) Luiz Carreira (Chevrolet Astra, SP), 1:22.530
39º) Mano Rola (Chevrolet Astra, CE), 1:23.390
40º) Rogério Santos (Volkswagen Bora, PE), 1:24.067
41º) Hybernon Cisne (Chevrolet Astra, CE), 1:24.472
40º) Ricardo Maurício (Mitsubishi Lancer, SP)
Melhor Volta: Luciano Burti, 1:20.549

· O carro de Ricardo Maurício, que havia feito o 20º tempo, foi penalizado em razão dos comissários terem encontrado um combustível diferente do fornecido oficialmente. Com isso, ele perdeu todos os resultados obtidos e largará na última posição, além de uma multa de 50 UPs, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Sérgio Sanderson

sexta-feira, abril 28, 2006

STOCK: STOCK CAR BRASIL MOVIMENTA CURITIBA NA 2ª ETAPA DA TEMPORADA




Os motores começam a roncar nesta sexta-feira, no Autódromo Internacional de Curitiba

Curitiba (PR) - O circo da principal categoria do automobilismo nacional invade Curitiba a partir desta sexta-feira, dia 28. A Stock Car Brasil 2006 realiza a segunda etapa neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, reunindo pilotos e equipes das categorias Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr. A programação oficial da etapa prevê, no primeiro dia, os treinos livres de todas as categorias, além do primeiro treino classificatório da Stock Car V8. No sábado serão realizadas as tomadas de tempo, inclusive a Super Classificação da V8, bem como a primeira das duas provas da Stock Jr., categoria que faz sua estréia nesta temporada. No domingo, as atrações começam às 10h25, com a segunda prova da Jr., seguida da Stock Light e da Stock V8, esta com transmissão ao vivo pelo canal SporTV a partir das 13 horas.
A etapa paranaense, segunda de um total de 12 da Stock Car V8, será disputada no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba. Depois da abertura em Interlagos, ficou evidente que a briga das três marcas vai ser a tônica da temporada, tanto assim que o pódio no circuito paulistano teve Cacá Bueno, da EurofarmaRC, com um Mitsubishi Lancer, em primeiro, seguido de Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com um Volkswagen Bora, e de Rodrigo Sperafico, da Neosoro JF Racing, com um Chevrolet Astra, respectivamente os três primeiros na classificação geral. Além disso, a qualidade dos pilotos e equipes que disputam a categoria faz prever ainda mais equilíbrio ao longo do ano.

"Estamos apenas começando a temporada e a expectativa é de se melhorar a cada etapa. Com os pilotos se adaptando aos carros e as novidades como a Super Classificação e Playoff, tudo pode acontecer. Quem ganha com isso é o público, que terá maior emoção a cada prova da Stock Car V8", explica Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, realizadora e organizadora da Stock Car Brasil 2006. Na Stock Car V8 Light e na Stock Jr. a situação não é diferente, com o ano prometendo muitas atrações. Na Light, categoria de acesso para a V8, que tem cerca de 30 carros inscritos, pelo menos dez pilotos deverão estar na luta direta pelo título. Em Interlagos, Marcos Gomes, da Nova Promoções, venceu, com Rafael Daniel, W2 Racing, em segundo e Daniel Landi, Full Time Sports, em terceiro, todos da nova geração de pilotos brasileiros.

Já na Stock Jr., que conta com 19 pilotos, a expectativa é muito boa para essa segunda etapa. Afinal, após a estréia de sucesso em São Paulo, na qual o destaque foi a grande competitividade da categoria, todos esperam uma apresentação ainda mais interessante na capital paranaense. Dividida em duas classes, Pro e Máster, a Stock Jr. surgiu para facilitar a entrada de pilotos vindo do kart nas provas de Turismo, bem como possibilitar o retorno às pistas de pilotos experientes. Os lideres depois da abertura são Cássio Homem de Mello (SP),na Pro, e Jason Oliveira, na Máster. Os ingressos para o domingo, com preço de R$ 15,00, já estão á venda nos postos Texaco, lojas do Bosch Services e concessionárias Chevrolet da região metropolitana de Curitiba. No final de semana serão vendidos nas bilheterias do autódromo: no sábado, das 8 às 16 horas, e no domingo, a partir das 7 horas. Os passes de visitação, estes com valor de R$ 50,00, também serão vendidos somente no final de semana no autódromo e estarão sujeitos à limitação de venda. Programação oficial da segunda etapa em Curitiba:

Sexta-feira (28/04)
08h00/08h20 - 1º Treino Livre Stock Jr.
08h30/09h15 1º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (2º Grupo)
09h20/10h05 1º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (1º Grupo)
10h20/10h40 2º Treino Livre da Stock Jr.
10h50/11h35 - 1º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 (2º Grupo)
11h40/12h25 1º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 (1º Grupo)
12h40/13h00 3º Treino Livre da Stock Jr.
13h10/13h55 2º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (2º Grupo)
14h00/14h45 2º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (1º Grupo)
15h00/15h20 4º Treino Livre da Stock Jr.
15h30/17h00 1º Treino Classificatório da Stock Car V8


Sábado (29/04)
08h00/08h20 Treino Classificatório (1ª prova) da Stock Jr.
08h30/10h00 - 2º Treino Classificatório da Stock Car V8
10h15/10h35 Treino Classificatório (2ª prova) da Stock Jr.
10h45/11h30 3º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (2º Grupo)
11h35/12h20 3º Treino Livre Oficial da Stock Car V8 Light (1º Grupo)
12h50/13h00 Super Classificação da Stock Car V8
13h10/14h10 Treino Classificatório da Stock Car V8 Light
14h40h15h05 1ª prova da Stock Jr.


Domingo (30/04)
10h25/10h50 2ª Prova da Stock Jr.
11h30/12h10 2ª Etapa da Stock Car V8 Light
13h03/13h53 2ª Etapa da Stock Car V8 Transmissão ao vivo pelo Canal SporTV


Classificação da Stock Car V8:

1º Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, PR), 25 pontos
2º Hoover Orsi (Volkswagen Bora, MS), 20
3º Rodrigo Sperafico (Chevrolet Astra, PR), 16
4º Felipe Maluhy (Mitsubishi lancer, SP), 14
5º Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), 12
6º Giuliano Losacco (Chevrolet Astra, SP), 10
7º Alceu Feldmann (Chevrolet Astra, PR), 09
8º Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), 08
9º Antônio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer, SP), 07
10º Ricardo Maurício (Mitsubishi Lancer, SP), 06
11º Duda Pamplona (Mitsubishi Lancer, RJ), 05
12º Jader David (Chevrolet Astra, SP), 04
13º Gualter Salles (Chevrolet Astra, RJ), 03
14º Guto Negrão (Chevrolet Astra, SP), 02
15º Chico Serra (Volkswagen Bora, SP), 01


Classificação da Stock Car Light:

1º Marcos Gomes (Nova Promoções, SP), 25 pontos
2o Rafael Daniel (W2 Racing, SP), 20
3o Daniel Landi (Full Time Sports, SP), 16
4º Tiago Gonçalves (TG Competições, SP), 14
5º Daniel Serra (WB Motorsport, SP),12
6º Gustavo Sondermann (Carreira Racing, Sp), 10
7º Afonso Bastos (F&F Racing, SC), 09
8º Lico Kaesemodel (RC Competições, PR), 08
9º Otávio Mesquita (Full Time Sports, SP), 07
10º Cristiano Frederico (Bennamed Motorsport, SP), 06
11º Jefferson Endo (Hot Car Competições, MS), 05
12º Gustavo Sucolotti (GS Racing Team, MS), 04
13º Felipe Nogueira (TG Competições, SP), 03
14º Alexandre Izzo (Pachenki Motorsport, RJ), 02
15º Fernanda Parra (Full Time Sports, SP), 01


Classificação da Stock Jr. :

1º Cássio Homem de Mello (SP), 109 pontos
2º Thiago Riberi (SP), 106
3º Cauê Carvalho (SP), 97
4º Felipe Polehtto (SP), 97
5º Rafael Oliveira (SC), 96
6º Mario Romancini (SP), 95
7º Jason Oliveira (SP), 93
8º Linneu Linardi (SP), 89.5
9º Eduardo Cimirro (RS), 84
10º Alex Ribeiro (AM), 82
11º Rafael Negrão (SP), 82
12º Cristian Mohr (SC), 82
13º Cristian Sérgio (SP), 80
14º Pedro Boesel (PR), 79
15º Juliana Carreira (SP), 78
16º Amilcar Collares (RJ), 77
17º Wanderley Reck (MT), 76
18º Adriano Griecco (SP), 76
19o Artur Herchcovitch (SP), 49


A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga

Fotos: Carlos Pandolfe

STOCK CAR: ALLAM KHODAIR PRONTO PARA CONTINUAR ANDANDO NA FRENTE



Piloto foi o autor da quarta volta mais rápida em Interlagos e o que figurou mais constante entre os primeiros em todos os treinos.

A Stock Car Brasil começa as suas atividades nesta sexta-feira (28/4) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), com a expectativa dos carros e pilotos mais velozes do Brasil demonstrarem mais uma vez a sua eficiência e desempenho nos treinos, e da modalidade fazer mais um excelente show na corrida de domingo, que terá largada para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo pelo canal SporTv. "Acredito que em Curitiba tudo vá funcionar melhor ainda em relação à organização, performance e espetáculo. A Stock Car está crescendo cada vez mais, e quero continuar participando desta evolução andando na frente", planeja o paulista Allam Khodair (Bennamed/Sorriso/Monroe), ex-campeão brasileiro de Fórmula Renault. O entusiasmo do jovem piloto de 24 anos de idade é fundamentado também em cima do excelente Astra que a equipe catarinense Boettger Competições preparou para esta temporada. Em todos os treinos em Interlagos, Allam Khodair figurou entre os mais rápidos, sendo o 11º no primeiro treino classificatório, o quarto na segunda sessão, o oitavo no terceiro treino classificatório, garantindo um lugar na sexta fila do grid de largada após mesclarem os tempos, com uma marca apenas 0s268 superior ao do pole position. "A Stock Car está muito equilibrada, e a nova formatação de treinos que será introduzida a partir desta corrida de Curitiba, certamente corrigirá algumas distorções da etapa de abertura do campeonato", analisa Khodair, que acredita que em outra situação teria participado da Super Classificação, treino que reúne os dez mais rápidos para definir o pole position e a ordem de largada dos outros nove pilotos. Na primeira etapa Allam largou em 11º.

Na corrida, Allam Khodair voltou a experimentar um carro rápido, e só foi prejudicado pelas disputas do pelotão intermediário de uma categoria muito equilibrada e com pilotos rápidos, experientes e de alta competitividade. "Vamos tentar largar entre os dez primeiros desta vez, para ter condições de fazer uma prova mais tranqüila. Só depois dos primeiros treinos é que terei certeza do desempenho que poderemos ter no domingo, mas confio muito na competência do Ereneu Boettger e de toda a sua equipe", espera Khodair, que em Interlagos foi o autor da quarta volta mais rápida da corrida, o que confirma o seu patamar de competitividade.

A programação da Stock Car em Curitiba é:

Sexta-feira (28/04)
10h50 – 12h25 1º treino livre
15h30 – 17h00 1º treino classificatório


Sábado (29/04)
08h30 – 10h00 2º treino classificatório
12h50 – 13h00 Super Classificação


Domingo (30/04)
13h00 Corrida


Allam Khodair corre na Stock Car V8 com os apoios de Bennamed/Sorriso/Monroe/ Keiper Recaro/Colombo/Big TV
Visite
www.allamkhodair.com.br

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Fotos: Carlos Pandolfe/ Divulgação

MERCADO: NOVAMENTE A BMW DO BRASIL É UMA DAS MARCAS MAIS PREMIADAS PELA REVISTA CARRO NA NOITE DO MELHOR CARRO DO BRASIL


A BMW do Brasil participou ontem do evento "Melhor Carro do Brasil" organizado tradicionalmente pela Revista Carro no qual estão presentes as grandes marcas do mercado brasileiro e, mais uma vez, foi uma das marcas mais premiadas entre todos os participantes, incluindo nacionais e importados.

A marca BMW foi premiada em 5 importantes categorias:
1) Melhor Carro Importado
2) Melhor Utilitário Esportivo
3) Melhor Imagem em Tecnologia
4) Melhor Imagem em Design
5) Melhor Imagem em Automobilismo
Este é o sexto ano consecutivo que o BMW X5 é premiado como "Melhor Utilitário Esportivo" perante os seus concorrentes. O troféu na categoria "Melhor Imagem em Automobilismo", após oito anos de vitória consecutivos da Ferrari continua com a BMW desde o ano passado, o que causou bastante entusiasmo para esta nova fase, que está apenas começando.
A grande satisfação da noite foi a premiação "Melhor Carro Importado", na qual o BMW Série 1 foi o vencedor da categoria: "Tendo em vista que o BMW Série 1 é um modelo que ingressou recentemente em um segmento até então inexplorado pela marca e o único modelo entre seus concorrentes que possui tração traseira, pode-se dizer que com o seu conceito exclusivo, satisfaz os desejos dos clientes e ainda oferece um produto de alto nível com aspecto moderno repleto de dinamismo e cheio de personalidade. Já no início deste ano, a BMW do Brasil trouxe uma nova motorização, a 3.0, atendendo a grande demanda no país", afirmou Henning Dornbusch, Dir. Pres. da BMW do Brasil, ao subir no palco para receber o troféu. A BMW do Brasil parabeniza a GM pela conquista do prêmio "A Marca Mais Querida", que no passado já pertenceu a BMW, e que este ano foi disputado por três grandes montadoras, deixando a BMW em segundo lugar.

Novamente, a BMW recebeu o reconhecimento dos leitores da Revista Carro e foi parabenizada pelos participantes do evento. Os 5 troféus somam o resultado de um bom trabalho realizado durante o ano de 2005, que apresentou um aumento nas vendas de mais de 35% em comparação a 2004, tendo entregues 1. 804 veículos a clientes da marca
.

STOCK CAR: RECORDE DE GIULIANO LOSACCO DESAFIA STOCK CAR EM CURITIBA



Bicampeão tem o melhor tempo da pole no circuito misto e no anel externo

SÃO PAULO – O primeiro dia de treinos oficiais e válidos pela classificação nesta sexta-feira já deve indicar se o recorde da pole no circuito misto será quebrado na volta da Stock Car a Curitiba para a segunda etapa da temporada. O bicampeão Giuliano Losacco (Medley) detém a melhor marca (1min20s563), registrada em maio do ano passado. Ele, no entanto, prefere não arriscar qualquer previsão.

"Meu carro estava muito bom naquela oportunidade. Tanto é verdade que liderei todos os treinos. Agora, ainda vamos precisar entrar na pista e sentir qual a nossa realidade. Além disso, passamos a correr com pneus de compostos um pouco mais duros em 2006. Na teoria, deveriam ser também um pouco mais lentos, mas ainda não deu para se ter uma idéia mais precisa se isso está acontecendo", afirmou Losacco.

Curitiba é um dos circuitos preferidos de Losacco. Foi na capital paranaense que começou na Stock Car em 2003 e já chamando a atenção ao cravar a pole em sua corrida de estréia. Na temporada seguinte, quando conquistou o primeiro título e se tornou o mais jovem campeão da história da categoria aos 27 anos, estabeleceu o recorde da pole para o anel externo com o tempo de 49s896.

"Sempre me dei bem em Curitiba. A não ser pela segunda corrida de 2005, quando cheguei de muletas por causa do acidente na etapa anterior em Interlagos e fiquei em 12º no grid, minha pior posição de largada foi um 4º lugar. E mesmo nesse resultado deve ser levado em conta que os treinos foram bagunçados por causa da chuva", lembrou Losacco, vencedor de uma prova na cidade em 2004.

Os treinos da sexta-feira serão os primeiros dentro do novo formato anunciado nesta semana pelos organizadores em substituição ao sistema repudiado por pilotos e equipes em Interlagos na abertura do calendário. Serão duas sessões de treinos oficiais de 45 minutos – Grupo 2, das 10h50 às 11h35; Grupo 1, das 11h40 às 12h25 – e uma classificatória conjunta de uma hora e meia, das 15h30 às 17h00 e limite de 15 voltas por carro.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Carlos Pandolfe/ Miguel Costa Jr.

quinta-feira, abril 27, 2006

STOCK CAR: PEDRO GOMES DIZ QUE CAMPEONATO COMEÇA EM CURITIBA

O piloto da SAMA GomeSports quer recuperar pontos na segunda etapa da temporada 2006

São Paulo - No próximo domingo (30) será disputada a segunda etapa da Stock Car Brasil 2006, das 12 programadas para a temporada. Desta vez, a briga acontece na capital paranaense no Autódromo Internacional de Curitiba. Mesmo com as mudanças feitas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) quanto ao número de carros em cada circuito e referente às alterações nos treinos o piloto Pedro Gomes está confiante e diz que como teve problemas na primeira etapa, o campeonato (para ele) começa em Curitiba.

O piloto da equipe SAMA GomeSports tem boas recordações do circuito curitibano, já que teve bons resultados em disputas anteriores. Estas lembranças contribuem para o otimismo e confiança de realizar uma boa prova no domingo. "Em Curitiba é onde mais gosto. Prefiro aquele circuito do qualquer outro lugar, pois já venci provas, tanto na Light, foram três vezes, como na V8 quando ganhei em 2004", comenta. "Sempre tive um acerto bom para o carro, e para esta etapa mudamos o composto do pneu e vai haver algumas outras pequenas alterações" salienta Pedro Gomes.

No caso de mau tempo, chuva e pista molhada, Pedro também não tem com que o se preocupar. Ele confia no trabalho da equipe e conta com uma estratégia especial do engenheiro Arildo. "Se chover o Arildo, tem um setup diferenciado e sempre deixa o carro redondo para pista molhada. E com o piso seco estaremos competitivos também", avalia confiante Pedro que tem patrocínio da SAMA e apoio da LUK- FAG, INA, TRW, Hope RH, Cabovel, Luftal e Corteco.

Sobre as mudanças na quantidade de carros da categoria V8 ficou determinado que as corridas realizadas em Interlagos (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Brasília (anel interno) e Santa Cruz do Sul (RS) poderão ter até 43 carros, enquanto as pistas de Londrina (PR), Brasília (anel externo) e Tarumã (RS) terão um limite máximo de 40 carros. Para Pedro as alterações nesse aspecto são favoráveis. "Acredito que o objetivo seja dar mais emoção para o público, e isso pode ser muito positivo, pois temos a expectativa de mais pessoas prestigiando o evento", analisa.

Já referente aos treinos, Pedro Gomes demonstra pouca satisfação. "Acredito que ainda não é o ideal, vai demorar a ter uma fórmula que agrade a todos. O limite de 15 voltas só diminuiu o tempo de pista. Houve um aumento no tempo, mas as voltas cronometradas diminuíram, pois se contarmos que são três voltas, uma de abertura e a que vai para o box, só uma cronometrada caiu pela metade. Acho que no mínimo deveriam ser 20 voltas", declara o piloto.

Apesar das modificações e do resultado pouco favorável na primeira etapa em São Paulo, Pedro Gomes está otimista para a disputa em Curitiba e afirma que vai fazer uma prova focado na recuperação de pontos. "Está tudo dentro do parâmetro, tivemos problemas na etapa de São Paulo, trocamos o motor durante os treinos e a corrida serviu para confirmar o super aquecimento. Foi mudado o posicionamento da caixa de entrada de ar, que ficou como em 2005. Pra mim agora é que vai começar o campeonato, por isso estou concentrado em recuperar os pontos", enfatiza com confiança o piloto.

Foto: Carsten Horst
SIG Comunicação
Silvana Grezzana

F3 INGLESA: BRUNO SENNA TESTA E PREVÊ QUEBRA DE RECORDE EM CROFT


Líder da Fórmula 3 inglesa estréia motor nos treinos coletivos

SÃO PAULO – Com dois dias de testes no circuito de Croft, Bruno Senna (Carglass/Embratel/AGF/Oakley/Varig) inicia a partir desta quinta-feira os preparativos para a próxima rodada dupla – 3ª e 4ª etapas – do Campeonato Inglês de Fórmula 3. O líder da classificação viajou hoje para a região nordeste do país – a pista fica entre as cidades de Leeds e Middlesbrough – animado com a previsão da meteorologia.

"A pressão atmosférica está subindo bastante e deve ajudar na quebra do recorde extra-oficial da Fórmula 3. Se a pista não estiver muito suja, as condições do tempo ajudarão tanto no rendimento do motor quanto na eficiência aerodinâmica", explicou Bruno, vencedor das duas provas em Oulton Park e atualmente com 41 pontos. Os treinos foram divididos em quatro sessões de 50 minutos por dia. Bruno estreará o motor Mercedes Bens HWA que substituirá a unidade utilizada em Oulton Park. "A duração desses motores é limitada a dois mil quilômetros. Em seguida, devem necessariamente ser trocados e passar por revisão completa. Só depois das corridas em Oulton é que soube que o motor estava já no final da vida útil", afirmou.

Os testes desta semana são oficiais da Formula Three Association, entidade promotora da categoria na Inglaterra, e contarão com a participação de todas as equipes. "Vamos continuar trabalhando no acerto do carro. Embora tenhamos nos saído muito bem em Oulton Park, sabemos que ainda há um pouco de tempo para vir. Por isso, vamos experimentar algumas peças novas e fazer experiências nas suspensões", finalizou Bruno, que defende a Räikkönen Robertson Racing.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

STOCK CAR LIGHT: PAULO BONIFÁCIO CORRE EM CURITIBA ANTES DA ESTRÉIA NA EUROPA

Em duas semanas, o piloto da Stock Car Light
estará na Inglaterra para disputar o FIA GT.


As próximas duas semanas serão bastante atarefadas para o piloto Paulo Bonifácio. Neste domingo (30), ele disputa a segunda etapa da temporada da Stock Car Light, em Curitiba (PR). Depois da corrida, embarca para Silverstone, na Inglaterra, onde fará sua estréia no automobilismo internacional, competindo pelo Campeonato Europeu de FIA GT3. Ele fechou contrato para correr três das cinco etapas do calendário, com um Corvette Z06.R, do Team Carsport-Callaway. Antes de deixar o País, ele tem um objetivo muito claro. Quer se aproximar dos líderes na Stock Car Light.

"Se me perguntarem o que espero da corrida de Curitiba, respondo sinceramente que a primeira meta é receber a bandeirada. Nas últimas dez corridas tive cinco abandonos, mesmo andando num ritmo forte, sempre entre os primeiros colocados. É uma situação frustrante que espero começar a mudar a partir de agora", afirma Paulo Bonifácio. Na prova de abertura da temporada, em Interlagos (SP), ele foi envolvido num acidente múltiplo logo na largada e nem completou a primeira volta.

O que traz um ânimo extra ao piloto é seu retrospecto em Curitiba. Ele soma dois pódios no circuito paranaense. "Sempre me dei muito bem nesta pista, é um traçado que me agrada bastante. É um circuito pequeno, estreito e rápido, o que exige um grau de concentração muito grande do piloto. Quero fazer uma prova tranqüila e terminar a corrida. Estamos com um carro bastante competitivo e chegando ao final os resultados vão aparecer naturalmente", analisa.

A vitória na prova de abertura do campeonato ficou com Marcos Gomes, que lidera a tabela de classificação, com 25 pontos. Rafael Daniel é o segundo e Daniel Landi ocupa a terceira colocação. "Meus principais adversários terminaram a corrida de Interlagos nas primeiras posições, o que me traz a necessidade de andar bem em Curitiba para diminuir esta diferença", conclui Paulo Bonifácio. A corrida será disputada no domingo, com largada prevista para às 11h30.

Foto: Luca Bassani
Dinho Leme Comunicação

STOCK CAR: RODRIGO SPERAFICO ESPERA QUEBRAR TABU DE PILOTOS PARANAENSES EM CURITIBA


Depois de subir ao pódio em Interlagos, piloto da Neosoro
JF Racing parte em busca da primeira vitória na categoria.


É tradição do automobilismo paranaense revelar bons pilotos. Nos últimos anos, eles invadiram a Stock Car com uma verdadeira legião. São sete representantes disputando regularmente a atual temporada. Mesmo assim, permanece de pé um dos maiores tabus da categoria. A última vitória de um piloto local no circuito de Curitiba (PR) foi há quase quinze anos, quando Angelo Giombelli ganhou a prova de 1991, em parceria com Ingo Hoffmann. É com a missão de pôr fim ao histórico negativo que os paranaenses vão alinhar no grid para a segunda etapa do campeonato, que será disputada neste domingo (23), às 13h00, em Curitiba.

Na lista de candidatos à quebra do tabu, quem aparece com mais destaque é Rodrigo Sperafico, que faz sua segunda temporada na categoria pela equipe Neosoro JF Racing. Depois de subir ao pódio na prova de abertura do campeonato, em Interlagos (SP), ele é o paranaense melhor colocado na tabela de classificação, em terceiro lugar, com 16 pontos. O líder, Cacá Bueno, tem 25. "Eu não sabia deste histórico! Se existe um tabu, então vamos tentar quebrá-lo!", afirma Rodrigo Sperafico. "Mas o que mais me motiva, na verdade, é o resultado da corrida anterior. Nosso desempenho em Interlagos mostrou que temos condições de andar na frente e ganhar corridas", analisa.

A maior torcida de Rodrigo Sperafico é para que o carro comece os treinos de sexta-feira com um rendimento no mínimo semelhante ao apresentado em Interlagos. "Se o carro entrar na pista virando bons tempos mais uma vez, teremos a prova definitiva que o chassi é bom e que estamos no caminho certo", comenta o piloto. O traçado escolhido pelos organizadores para a prova foi o misto, de 3.704 metros de extensão. Outra mudança é a confirmação de um treino livre para a manhã de sexta-feira (28), atendendo uma exigência dos pilotos. Na primeira etapa, foram quatro treinos classificatórios, sem sessões livres.

A lista de paranaenses na Stock Car inclui também Alceu Feldmann, Diogo Pachenki, Thiago Marques, Wagner Ebrahim, David Muffato e Júlio Campos. A questão é que não faltam candidatos para deixar toda essa turma outro ano sem vitória em Curitiba. Um deles é o próprio companheiro de Rodrigo Sperafico na Neosoro JF Racing, o goiano Ruben Fontes, que chega ao circuito paranaense pronto para se recuperar da falta de sorte sofrida em Interlagos. Depois de registrar bons tempos na pré-temporada, ele foi prejudicado pela chuva no primeiro dia de treinos, sofreu com problemas no carro no segundo e abandonou a corrida depois de um acidente na primeira volta da corrida.

"O antigo formato tornou a prova de Interlagos atípica e eu fui um dos prejudicados pelo sistema. O que deu para concluir é que temos um carro bem rápido e que em condições normais eu terei a chance de disputar a pole e brigar pela vitória. Fico mais tranqüilo com a criação de uma sessão livre e as alterações no formato, que deixaram as coisas um pouco mais justas. Vamos para a pista de Curitiba com o objetivo de marcar muitos pontos e recuperar o terreno perdido em Interlagos, para começar a garantir um lugar entre os dez que disputarão o título nas últimas etapas", comenta Ruben Fontes.

A lista de vencedores em Curitiba:

24/07/05 Ingo Hoffmann (SP)
15/05/05 Cacá Bueno (RJ)
1/8/04 Pedro Gomes (SP)
28/3/04 Giuliano Losacco (SP)
9/11/03 Guto Negrão (SP)
17/8/03 Guto Negrão (SP)
23/3/03 Ingo Hoffmann (SP)
13/10/02 Ingo Hoffmann (SP)
7/4/02 Chico Serra (SP)
21/10/01 Chico Serra (SP)
20/5/01 Chico Serra (SP)
8/4/01 Chico Serra (SP)
29/10/00 Chico Serra (SP)
6/8/00 Xandy Negrão (SP)
24/10/99 Xandy Negrão (SP)
24/10/99 Xandy Negrão (SP)
28/3/99 Paulo Gomes (SP)
28/3/99 Chico Serra (SP)
19/7/98 Adalberto Jardim (SP)
19/7/98 Ingo Hoffmann (SP)
8/3/98 Ingo Hoffmann (SP)
8/3/98 Ingo Hoffmann (SP)
6/7/97 Xandy Negrão (SP)
8/9/96 Ingo Hoffmann (SP)
30/6/96 Paulo Gomes (SP)
26/9/93 Adalberto Jardim (SP)
10/11/91 Ingo Hoffmann (SP) e Angelo Giombelli (PR)
13/10/91 Wilson Fittipaldi Jr. (SP)
18/11/90 Ingo Hoffmann (SP)
30/9/90 Fábio Sotto Mayor (SP)
8/10/89 Chico Serra (SP)


Programação da Stock Car em Curitiba (horários de Brasília):

Sexta-feira (28/04)
10h50 – 12h25 1º treino livre
15h30 – 17h00 1º treino classificatório


Sábado (29/04)
08h30 – 10h00 2º treino classificatório
12h50 – 13h00 Super Classificação


Domingo (30/04)
13h00 Corrida

Classificação do campeonato (após 1 de 12 etapas):

1 Cacá Bueno (RJ), 25 pontos
2 Hoover Orsi (MS), 20
3 Rodrigo Sperafico (PR), 16
4 Felipe Maluhy (SP), 14
5 Ingo Hoffmann (SP), 12
6 Giuliano Losacco (SP), 10
7 Alceu Feldmann (PR), 9
8 Thiago Camilo (SP), 8
9 Antonio Jorge Neto (SP), 7
10 Ricardo Maurício (SP), 6


Fotos: Carlos Pandolfe/Carsten Horst
Dinho Leme Comunicação

STOCK CAR: FITTIPALDI VOLTA AO CARRO DA AVALLONE EM CURITIBA E MALUHY ESPERA REPETIR BONS RESULTADOS




Mudança no treino classificatório é a principal novidade para a segunda etapa da Stock Car V8

CURITIBA – O autódromo internacional de Curitiba, no Paraná, recebe neste final de semana (dia 30) a segunda etapa da temporada 2006 da Stock Car V8. E os paranaenses já verão novidades com relação à prova de São Paulo, realizada há quase três semanas.

O formato dos classificatórios foi alterado e agora todos os pilotos terão 1h30 de treino na sexta e sábado para a definição do grid, com todos os carros na pista ao mesmo tempo, sem a divisão por grupos (como ocorreu em Interlagos). Cada piloto terá direito, no máximo, a 15 voltas registradas pela cronometragem oficial em cada treino. Após os dois treinos, os 10 mais rápidos (no combinado) disputam a Super Classificação e a pole position. Na equipe Terra Avallone, outra novidade é a volta de Christian Fittipaldi. O piloto foi substituído em São Paulo pelo paranaense Tarso Marques. Como também disputa a categoria Grand-Am, nos Estados Unidos, Fittipaldi vai perder três provas da Stock esse ano, que coincidem com o calendário norte-americano.
"Minha corrida em Long Beach, foi no sábado, então domingo estava em casa e pude acompanhar a prova da Stock. Foi uma sensação estranha, ver todo mundo lá em Interlagos e eu de fora. Senti a mesma coisa quando deixei de correr na Fórmula Mundial em 2003 e vi a primeira etapa pela TV. Mas agora já estou de volta", declarou Fittipaldi.

"Apesar de estar longe, estive sempre em contato com a equipe e acho que foi um final de semana muito positivo, com a pole do Felipe Maluhy. É um indicativo de que começamos bem melhor que 2005. Pena que o Tarso tenha enfrentado alguns problemas com o meu carro nos treinos e acabou sofrendo um acidente na corrida. De qualquer forma, agradeço muito ao Tarso por ter guiado no meu lugar", completou o piloto, de 35 anos.

A pole de Maluhy deu realmente um novo ânimo à equipe, que agora espera se manter entre as mais velozes. O piloto conseguiu bons resultados em todos os treinos em Interlagos e terminou a prova em quarto lugar.

"Estou confiante. Acho que demos um grande passo para se ter um bom carro para as classificações. Na corrida de São Paulo, tínhamos uma vibração muito grande no cardan e isso potencializou outros problemas, que nos tirou a vitória", contou Maluhy, que está em quarto lugar no campeonato, com 14 pontos.

O piloto também comentou sobre a mudança nos treinos classificatórios. "Acho que é difícil agradar a todos. É mais uma tentativa positiva para dar oportunidade a todos, mas acho que trocamos de problema, pois antes existia a chance de um grupo ser beneficiado pelo clima, no entanto, era algo que não dependia de ninguém. Agora vamos estar todos juntos na pista. Vamos depender da boa vontade dos pilotos para não sermos atrapalhados em uma volta rápida. É óbvio que todos vão esperar o melhor momento para entrar na pista", finalizou Maluhy.

Veja a programação para a etapa de Curitiba:

Sexta-feira, dia 28
10h50 – 11h35 1º Treino livre (2º grupo)
11h40 – 12h25 1º Treino livre (1º grupo)
15h30 – 17h00 1º Treino classificatório


Sábado, 29
08h30 – 10h00 2º Treino classificatório
12h50 – 13h00 Super Classificação


Domingo, 30
13h00 Largada (50 minutos de prova)


Confira a classificação do campeonato, após a primeira etapa:

1º) Cacá Bueno 25 pontos
2º) Hoover Orsi 20
3º) Rodrigo Sperafico 16
4º) Felipe Maluhy 14
5º) Ingo Hoffmann 12
6º) Giuliano Losacco 10
7º) Alceu Feldmann 9
8º) Thiago Camilo 8
9º) Antonio Jorge Neto 7
10º) Ricardo Mauricio 6
11º) Duda Pamplona 5
12º) Jader David 4
13º) Gualter Salles 3
14º) Guto Negrão 2
15º) Chico Serra 1


REUNION PRESS
FERNANDA GONÇALVES

quarta-feira, abril 26, 2006

MERCADO: RONALDO TROCA ESPORTIVO POR SUV PREMIUM AUDI Q7




Todas as estrelas do "Dream Team" espanhol receberam as
chaves do novo modelo; jogadores apreciaram teste drive com o utilitário
de luxo nas ruas da capital espanhola
.

O atacante do Real Madrid, o time europeu com o maior número de estrelas da atualidade, deixou de lado sua paixão pelos super esportivos e passou a pilotar um novo utilitário esportivo: o Audi Q7. Ronaldo e os 23 companheiros do "Dream Team" do futebol mundial receberam,cada um, o novo modelo Audi, em uma parceria do time com a montadora alemã. O SUV (Sport Utility Vehicule) Audi Q7 foi lançado recentemente no mercado europeu, onde já faz muito sucesso e, em setembro, começa a servendido no Brasil.

O francês Zinedine Zidane, por exemplo, ficou fascinado com o veículo desde a primeira vez que o viu, há alguns meses. Três vezes eleito o melhor jogador do mundo, Zidane, assim como Ronaldo, Roberto Carlos, Raúl González e David Beckham, optou pela versão 4.2 litros FSI,
com 350 cv de potência. Já os jogadores Robinho, Cicinho e Julio Baptista escolheram a versão 3.0 TDI, movida a diesel. Vale lembrar que a Audi vem fazendo história com os motores a diesel, desde que o protótipo R10 venceu as 12 horas de Sebring (EUA) e prepara-se para a tradicional prova 24 horas de Le Mans, em junho.


Desde 2003, a Audi AG é parceira exclusiva do time espanhol Real Madrid na área de veículos. Nesta segunda-feira (24/4),antes do recebimento de seus automóveis, as estrelas do futebol passaram por uma emoção diferente ao volante do novo Audi Q7. Eles pilotaram o carro em um circuito misto (terra e asfalto) de três quilômetros pelas ruas de Madrid, em um trajeto repleto de desafios. Até julho, os fãs terão a chance de seguir os passos dos ídolos e também poderão ter em primeira mão a experiência de dirigir o modelo neste circuito.

O dirigente do clube, Emilio Butragueño, acompanhou seus jogadores na entrega oficial dos veículos, juntamente com o principal executivo da Audi na Espanha,Jesus Gasanz. Com certeza, a partir de agora, os torcedores do time logo vão se acostumar com a presença dos Audi Q7 nos arredores do estádio Santiago Barnabéu.


Veículos dos jogadores do Real Madrid

1 Iker Casillas, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
2 Míchel Salgado, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
3 Robert Carlos Da Silva, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
4 Sergio Ramos, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
5 Zinedine Zidane, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
6 Iván Helguera, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
7 Raúl González, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
8 Julio Baptista, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
9 Ronaldo Luiz Nazario de Lima, Audi Q7 4.2 FSI quattr tiptronic
10 Robson de Souza "Robinho", Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
11 Cicero João De Cesare, "Cicinho", Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
12 Pablo García, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
13 Diego Lüpez, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
14 José Mª Gutiérrez "Guti", Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
15 Raúl Bravo, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
16 Thomas Gravesen, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
18 Jonathan S. Woodgate, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
19 Antonio Cassano, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic

20 Óscar Miñambres, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
21 Carlos Diogo, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
22 Francisco Pavün, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptronic
23 David Beckham, Audi Q7 4.2 FSI quattro tiptronic
24 Álvaro Mejåa, Audi Q7 3.0 TDI quattro tiptroni


Charles Marzanasco Filho

Gerente de Imprensa Audi Brasil.

STOCK JR: CURITIBA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ OS CARROS DA CATEGORIA




A nova atração chega ao circuito paranaense trazendo nomes diferentes na lista de inscritos: ex-kartistas, jovens pilotos e até mesmo quem estava fora das pistas.

A renovada Stock Car chega a Curitiba trazendo na bagagem uma novata. É a Stock Jr., a mais recente categoria do automobilismo nacional, que passou a integrar a programação da categoria neste ano e pela primeira vez fará uma corrida no circuito paranaense. Criada para funcionar como o primeiro degrau na trajetória do piloto dentro do evento, a Stock Jr. trouxe para as pistas boas revelações do kart, pilotos que estavam se destacando em outras categorias e até mesmo alguns nomes que fizeram sucesso na última década. Tudo porque existe a divisão de duas classes no mesmo grid: Pró, para os mais jovens, e Master, para quem já passou dos 35 anos de idade.

A expectativa dos organizadores, de reunir os mais diferentes tipos de pilotos, foi confirmada logo na primeira etapa. Um dos destaques foi o retorno do paulista Linneu Linardi, que estava afastado do automobilismo há cinco anos, depois de fazer carreira internacional na Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 2000 Canadense. Ele aproveitou a Stock Jr. para voltar às pistas e encerrou a primeira rodada dupla do ano liderando a competição pela classe Master. "Foi um início muito positivo e tenho certeza que conhecendo melhor o carro as coisas vão melhorar ainda mais. A categoria é nova e todos nós estamos aproveitando para ganhar experiência com o equipamento", afirma Linneu.

O circuito de Curitiba, que é novo para a Stock Jr., traz ótimas recordações para Linneu Linardi. "Foi neste circuito que eu disputei minha primeira prova no automobilismo, em 1990, pela extinta Fórmula Super 1.600 (substituída pela F-3 Sul-Americana). Fiz a melhor volta e quebrei o recorde da pista", lembra o piloto. "É claro que não me lembro mais das referências do traçado, então não deixa de ser uma novidade para mim também", comenta. Até o momento, o principal adversário de Linneu Linardi na briga pelo título da classe Master é Jason Oliveira, vice-líder da competição.

A Stock Jr. utiliza chassi tubular importado dos Estados Unidos e motor Yamaha 1.250 cilindradas, com 130 cavalos de potência. O câmbio é seqüencial de cinco marchas. Uma das grandes diferenças da categoria é contar com pneu radial. O equipamento atinge de 0 a 100 km/h em quatro segundos e pode superar a marca de 200 km/h. "Sou um dos pilotos mais experientes do grid e mesmo assim este é um carro diferente de tudo o que eu já guiei na minha vida, o que representa um atrativo a mais na categoria", avalia Linneu.

Dinho Leme Comunicação
Fotos: Carlos Pandolfe/ Carsten Horst