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quinta-feira, dezembro 29, 2005

RALLY DAKAR 2006: VEJA O MAPA DO PERCURSO.


ACIMA, O MAPA DO PERCURSO DO RALLY DAKAR 2006, COM OS 15 ESTÁGIOS. A LARGADA SERÁ NO DIA 31 DE DEZEMBRO EM LISBOA, E A CHEGADA NO DIA 15 DE JANEIRO EM DAKAR.

MIL MILHAS: FERRARI E LUCAS MOLO SÃO ATRAÇÕES DA PROVA.


São Paulo - A marca mais desejada do mundo será representada na Mil Milhas
Brasil 50 anos por um dos raros pilotos negros do mundo. A primeira Ferrari
garantida para a histórica corrida, um modelo 550, será guiada por Lucas
Molo. O piloto da Tekprom vai dividir o volante do carro de Maranello com
Nelson Silva Jr. e com o campeão de rali Maurício Neves. A Mil Milhas
Brasil 50 anos será no dia 21 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, em
São Paulo, e fará parte, mais uma vez, das comemorações oficiais do
aniversário de fundação da capital paulista.
"A Mil Milhas é o meu sonho. É a prova mais importante do Brasil e ainda
faz parte do aniversário de São Paulo. Seria um sonho vencer essa corrida",
disse Molo.
Vencedor dos 300 Milhas de Interlagos e campeão do Campeonato Brasileiro de
Endurance em 2005, Lucas conhece bem as dificuldades de uma prova de longa
duração. Ele ainda competiu em 2005 na Copa Clio, que tem 40 minutos.
"Terminar uma corrida com quase 12 horas como a Mil Milhas já é complicado,
vencer então...", brincou Molo.
Com a vaga garantida no treino classificatório do início de dezembro, Molo
acredita que tenha chances de brigar com as estrelas confirmadas para a Mil
Milhas Brasil Mercedes DTM, Porsche GT2, Lamborghini, Ferrari 575, Aston
Martin, Maserati, Corvette entre outros.
"Temos um bom acerto para Interlagos. Apesar de a Ferrari 550 ser um pouco
mais antiga, o carro é confiável e pode fazer a diferença pela
resistência", completou Molo.
FERRARI 550
A 550 Maranello tem motor dianteiro de 12 cilindros. Com um design
arrojado, o carro venceu diversas provas no Mundial da FIA GT. Com 485
cavalos de potência, a versão de rua atinge 320 km/h a 7000 rotações por
minuto. Nas pistas o carro ganha em performance com modificações especiais.
Ficha Técnica:
Motor: V12 de 65º
Cilindrada: 5474 cc
Potência máxima a 7000 rpm: 485 cv
Velocidade máxima: 320 km/h
De 0 - 100 km/h: 4s4
De 0 - 400 m: 12s5
De 0 - 1000 m: 22s5
Categorias da Mil Milhas Brasil:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros
tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC,
WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000
cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA
GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é
baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da
categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de
Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do
Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: André Santos

quarta-feira, dezembro 28, 2005

MIL MILHAS BRASIL: COM ASTON MARTIN, BOESEL BUSCA SUA SEGUNDA VITÓRIA.



Campeão mundial de Marcas em 1987 e vencedor da Mil Milhas em 2002, Raul Boesel promete brigar mais uma vez pela vitória na mais tradicional corrida do automobilismo brasileiro. Ganhar a Mil Milhas Brasil justamente no ano em que se comemora 50 anos de criação seria mais um dado importantíssimo no currículo desse piloto de 48 anos. Com passagens pelas principais categorias do automobilismo mundial (Fórmula-1, F-Indy, Indy Racing League (IRL) entre outras) desde 2002 Raul disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 e voltou a morar no Brasil depois de vários anos entre a Europa e os Estados Unidos. Ele terá como parceiros os pilotos Tony Kanaan, vice-campeão da IRL, o português Pedro Lamy, que teve passagem pela Fórmula-1, e o empresário Alcides Diniz, vencedor da Mil Milhas em 1970.
"Esse é um carro do mesmo nível dos da FIA GT que virão correr aqui no Brasil. O fato de a gente conhecer bem Interlagos ajuda um pouco os pilotos brasileiros, mas só no começo. Os estrangeiros pegam a mão da pista rapidinho e tudo fica igual. Sei é que esta Mil Milhas Brasil será um evento muito bonito, com carros maravilhosos e garanto que o público verá um bom espetáculo", disse Boesel, campeão Mundial de Marcas em 1987 com um Protótipo Jaguar XJR8.
Em 2002 Raul conquistou a vitória tendo como companheiros de equipe Regis Schuch e André Lara Resende a bordo de um Porsche 911 GT3 RS. Agora, com pilotos diferentes ao lado, Raul promete mais uma vez brigar bastante para marcar de vez seu nome na história da Mil Milhas Brasil.
"Quando ganhei era a 30ª edição da corrida. Agora que a Mil Milhas completa 50 anos seria muito bom voltar a vencer", completou Boesel.
Após o encerramento do primeiro qualificatório realizado nos dias 16 e 17 de dezembro - a chance de garantir um lugar no grid de largada da Mil Milhas Brasil 50 Anos ficou restrita aos dias 18 e 19 de janeiro, quando acontecerá o segundo e último qualificatório.
A taxa de inscrição é de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Dentro desse valor está incluída a entrega do box montado e combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para treinos e corrida. Os tempos deste segundo qualificatório não podem superar em 30% a marca do pole position, que será definida às vésperas da corrida. Ainda de acordo com o regulamento, entre os pilotos do mesmo carro não pode haver uma diferença de tempo superior a 10%.
Dezoito carros já garantiram lugar na histórica edição da mais tradicional prova do automobilismo brasileiro. Agora restam 22 vagas, pois os 14 carros que disputam o Mundial da FIA GT serão convidados da organização.
Conheça as categorias da Mil Milhas Brasil 50 Anos:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br


LOCAL DA COMUNICAÇÃO
Foto: André Santos

quarta-feira, dezembro 21, 2005

STOCK CAR: VOLKSWAGEN É A MAIS NOVA MARCA DA CATEGORIA.


São Paulo - A Volkswagen é a mais nova montadora do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. O anúncio foi feito nesta terça-feira em São Paulo e a marca se une à Chevrolet, iniciadora da principal categoria do automobilismo da América Latina, e à Mitsubishi, que entrou neste ano de 2005. A partir da próxima temporada, os Bora estarão lado a lado com os Astra e os Lancer na briga por vitórias. De acordo com Carlos Col, promotor e organizador da Stock Car, a Volks terá 10 carros cujos pilotos e equipes estão sendo definidos e serão divulgados somente em fevereiro.

“Ainda estamos estudando a distribuição das marcas pelas equipes. O objetivo é que todas elas estejam bem representadas no pelotão da frente”, disse Col.

O Bora está sendo equalizado no túnel de vento para a categoria manter o equilíbrio entre os carros das três montadoras. Esse foi justamente um dos fatores atraentes, pois a Stock Car é uma das poucas categorias no mundo que teve treinos e grids com mais de 30 pilotos dentro do mesmo segundo. Outro motivo que levou a Volks a buscar sua inclusão na Stock Car foi o elevado nível técnico dos pilotos, entre eles cinco com passagem pela Fórmula-1: Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Luciano Burti e Christian Fittipaldi.

Agora, de acordo com os planos de Col, existe somente uma vaga para completar o número máximo de quatro montadoras dentro da Stock Car V8. A intenção do promotor é ter dez carros usando a carenagem de cada marca. Por enquanto, a Mitsubishi e a Volks terão 10 cada e a Chevrolet os outros 20 do total de 40 carros da categoria. A próxima montadora, que deve ser anunciada somente em 2007, ficará com as outras vagas.

“A parceria estabelecida com a Volkswagen se deu através de ótimo trabalho da PPD, de Pedro Paulo Diniz, que há algum tempo mantém parceria com Vicar em projetos automobilísticos. O programa Volkswagen Experience foi desenvolvido pela PPD tendo como tema a participação da marca na principal categoria de Turismo brasileira”, completou Col.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -

RENAULT SPEED SHOW: CAMPEÕES RECEBEM CHAVES DOS CARROS.



São Paulo - A Speed Party, festa de encerramento da temporada realizada em São Paulo, teve a entrega de prêmios aos campeões das três categorias. Alberto Valério, que conquistou o título da Fórmula-3 Sul-Americana recebeu seu troféu das mãos de Hugo Mersan, presidente da Codasur (Confederação Sul-Americana de Automobilismo). O dirigente maior do automobilismo continental também entregou a premiação à equipe campeã, a Cesário Fórmula, e para o campeão da Fórmula-3 Light, Paulo Meyer, e sua equipe, Casagrande Racing.

Christian Pouillade, vice-presidente da Renault do Brasil, Antonio Megale, diretor de Marketing da Renault do Brasil, Pedro Paulo Diniz, presidente da PPD Sports, e André Ribeiro, diretor da PPD Sports, subiram ao palco para a entrega das chaves dos carros às equipes e pilotos da Copa Clio e da Fórmula Renault.

Na Copa Clio o campeão José Cordova ganhou um Clio e sua equipe, a W Racing uma Scenic. A vice-campeã por equipes Officer Motorsport também recebeu as chaves de um Clio. Na Fórmula Renault a Bassani Racing, que se sagrou campeã por equipes com Nelson Merlo, ganhou uma Scenic e a Full Time, vice-campeão com Felipe Lapenna, ficou com um Clio.

No Concurso de Imagem o título da Copa Clio ficou com a Carreira Racing, que recebeu um Clio e na Fórmula Renault a vitória e outro Clio 0 Km ficaram com a Cesário Fórmula.

Quem também saiu feliz da festa de encerramento de final de ano foi Letícia Kuhn, vencedora do Brasil Pole Position Beauty. A gaúcha recebeu as chaves de um Clio.

O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.

Mais informações no site www.speedshow.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: Fernanda Freixosa

terça-feira, dezembro 20, 2005

FORMULA 1: ALONSO ASSINA COM A McLAREN.



A McLAREN ANUNCIOU NESSA SEGUNDA-FEIRA,19, QUE O CAMPEÃO MUNDIAL DE FORMULA 1 DE 2005, O ESPANHOL FERNANDO ALONSO, CORRERÁ PELO SEU TIME A PARTIR DE 2007, DIAS DEPOIS EM QUE A ESCUDERIA DE WOKING ANUNCIOU A GIGANTE DA TELEFONIA MÓVEL VODAFONE, COMO SEU PRINCIPAL PATROCINADOR TAMBEM A PARTIR DE 2007.

MIL MILHAS: RESTAM SÓMENTE 22 VAGAS PARA PROVA HISTÓRICA.


São Paulo - Os treinamentos do último final de semana definiram os primeiros 18 carros classificados para o grid de largada da Mil Milhas Brasil 50 Anos. Com essas vagas asseguradas e com os lugares garantidos para os 14 convidados pelos organizadores, restaram somente 22 lugares a serem definidos no último pré-qualificatório marcado para janeiro. A Mil Milhas Brasil 50 Anos será realizada no dia 21 de janeiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com largada às 12 horas. Esta será a primeira vez na história da prova que estarão na pista os mais velozes e cobiçados carros de Turismo de todo o mundo, que integram o Campeonato Mundial da FIA GT. Estarão em Interlagos: Aston Martin, Ferrari, Lamborghini, Maserati, Corvette, Saleen, Porsche entre outras marcas famosas.
Agora, a chance de garantir um lugar no grid de largada da Mil Milhas Brasil 50 Anos ficou restrita aos dias 18 e 19 de janeiro, quando será realizado o segundo e último qualificatório. A taxa de inscrição é de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Dentro desse valor está incluída a entrega do box montado e combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para treinos e corrida. Os tempos deste segundo qualificatório não podem superar em 30% a marca do pole position, que será definida às vésperas da corrida. Ainda de acordo com o regulamento, entre os pilotos do mesmo carro não pode haver uma diferença de tempo superior a 10%.
Os carros que já garantiram lugar na histórica edição da mais tradicional prova do automobilismo brasileiro:
1) Mercedes-Benz DTM, categoria MM GTP1, 1m34s644
2) Ferrari 550, categoria MM GTP1, 1m37s188
3) Porsche 911 GT2, categoria MM GT2, 1m38s530
4) Lister Storm, categoria MM GTP1, 1m39s174
5) MCR GT1, categoria MM GTP1, 1m41s861
6) Porsche 911 GT3 RS, categoria MM GT2, 1m42s771
7) BMW M3, categoria MM STC, 1m43s177
8) Porsche 911 GT3 RS, categoria MM GT2, 1m44s587
9) Spyder Turbo, categoria MM P2, 1m45s889
10) Alfa Romeo 156, categoria MM STC, 1m46s565
11) Spyder 2.0 categoria MM P2, 1m47s204
12) Spyder 2.0 categoria MM P2, 1m48s035
13) Spyder PW1 categoria MM P2, 1m49s600
14) Spyder 2.0 categoria MM P2, 1m50s415
15) Spyder 2.0 categoria MM P2, 1m50s620
16) Chevrolet Omega categoria MM STC, 1m50s720
17) Chevrolet Omega categoria MM STC, 1m54s399
18) Vectra 4100 categoria MM STC, 1m58s429
Conheça as categorias da Mil Milhas Brasil 50 Anos:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO
Foto: André Santos

domingo, dezembro 18, 2005

FORMULA 1: JENSON BUTTON É O MAIS RÁPIDO NO ÚLTIMO TESTE DO ANO.





NO ÚLTIMO DIA DE TESTES DO ANO, APENAS DOIS CARROS ESTIVERAM NA PISTA DE JEREZ DE LA FRONTERA. JENSON BUTTON DA HONDA, COM MOTOR V8, PERCORREU 96 VOLTAS NO CIRCUITO ESPANHOL, SENDO QUE SUA MELHOR PASSAGEM FOI DE 1min31s263, O OUTRO PILOTO QUE ESTEVE NA PISTA FOI O FRANCÊS FRANCK MONTAGNY DA RENAULT, QUE EM 76 VOLTAS, OBTEVE SUA MELHOR MARCA O TEMPO 1min31s288 .

MIL MILHAS: MERCEDES EM PRIMEIRO NO QUALIFICATÓRIO.


São Paulo - Os fãs da Mercedes-Benz podem sorrir. A Mercedes CLK-DTM está
garantida na histórica edição da Mil Milhas Brasil 50 Anos. Na tarde deste
sábado nos 4.309 metros da pista de Interlagos, em São Paulo - nestes
treinos somente os carros se classificam para a corrida - a Mercedes foi a
mais veloz entre os 20 pré-qualificados ao marcar 1m34s644, com média de
163,902 km/h. A Mil Milhas será disputada no próximo dia 21 de janeiro com
largada às 12 horas e encerramento por volta das 23 horas.
"Disputar e ainda mais vencer a Mil Milhas Brasil é um dado interessante
para se colocar no currículo. De um tempo para cá a prova ganhou muita
importância e agora, que teremos vários carros da FIA GT, ficou mais
importante ainda", disse um dos pilotos da Mercedes DTM, Beto Giorgi, que,
nesta temporada, disputou a Stock Car V8.
Ainda negociam para andar na Mercedes DTM o ex-piloto de Fórmula-1, Ricardo
Zonta, piloto de testes da equipe Toyota de Fórmula-1, e o bicampeão da
Stock Car V8, Giuliano Losacco, que acompanhou parte dos treinos de
sexta-feira.
Nos dias 14 e 15 de janeiro, no Parque do Ibirapuera, será realizada a
vistoria técnica. Nesta data todos os 12 carros convidados pela nova
organização da Mil Milhas Brasil serão mostrados ao público. Lamborghini,
Ferrari, 50 Anos Corvette, Aston Martin, entre outras marcas que disputam o
Campeonato Mundial da FIA GT estarão expostos.
Os treinos para a Mil Milhas Brasil 50 Anos serão nos dias 18 e 19 de
janeiro em Interlagos. Todos os pilotos terão de, obrigatoriamente, ter
três voltas cronometradas e com um tempo no máximo 10% superior à melhor
marca do próprio carro.
Os cinco mais rápidos nos tempos combinados de sexta e sábado em Interlagos:
1) Mercedes DTM (Capuava Race Team), 1m34s644, com média de 163,902 km/h
2) Ferrari 550 (Equipe Tekprom), 1m37s188 a 2s544
3) Porsche (Stuttgart Sport Car), 1m38s530 a 3s886
4) Lister Storm (Capuava Race Team), 1m39s174 a 4s530
5) MCR GT1 (Nascar Rebial Competições), 1m41s861 a 7s217
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do
Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhas.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO
Foto: André Santos

sábado, dezembro 17, 2005

MIL MILHAS: ÚLTIMO QUALIFICATÓRIO NESTE SÁBADO EM INTERLAGOS.


São Paulo - Mercedes DTM, Ferrari, Lister Storm, Porsche e vários protótipos marcaram presença no primeiro dia de treinos qualificatórios para a Mil Milhas Brasil 50 Anos. Durante toda a sexta-feira, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, os 18 carros inscritos realizaram acertos para o último treinamento marcado para a tarde deste sábado. Os pré-qualificados nestes dois dias garantem antecipadamente vaga no grid de largada da corrida marcada para o dia 21 de janeiro. A prova faz parte das comemorações oficiais do aniversário da cidade de São Paulo.

“Realmente, tivemos até mais pilotos do que imaginávamos. Isso é muito bom para um início de trabalho. Neste sábado tenho certeza que virão mais carros ainda e o melhor de tudo é que tenho sentido uma esperança de pilotos e de equipes no nosso trabalho”, disse Antonio Hermann, que, ao lado de Ricardo Pereira, assumiu a organização da mais tradicional corrida brasileira.

Um dos pilotos presentes em Interlagos foi Paulo Salustiano. Vice-campeão da Stock Car V8 Light e quarto colocado na Fórmula Renault, Salustiano disputará pela segunda vez a mais tradicional corrida de longa duração do Brasil. Ele vai guiar um Audee Spider motor Audi S3 turbo.

“Recebi um convite da Equipe Top Speed e estou muito contente por correr em uma prova tão tradicional. Em corridas de endurance é preciso ter outra postura. Tenho de ser mais conservador do que nas provas de curta duração. Acho que a grande vantagem do nosso carro é o baixo consumo de combustível”, disse Salustiano.

O mais veloz desta sexta-feira foi a Ferrari 575 pilotada por Lucas Molo - disputa a Copa Clio - e Nelson Silva. Eles completaram os 4.309 metros da pista paulista em 1m39s964, com média de 155,179 km/h no primeiro treino qualificatória desta sexta-feira.

O segundo lugar ficou com o Lister Storm, que marcou 1m40s259 e a terceira colocação acabou com o Protótipo MCR GT1, da Bennamed-Nascar, com 1m41s861.

Neste sábado a partir das 8h30 da manhã terão início os treinos livres e as tomadas de tempo acontecem entre 13 e 17h30.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, no Parque do Ibirapuera, será realizada a vistoria técnica. Nesta data todos os 12 carros convidados pela organização serão mostrados ao público. Lamborghini, Ferrari, Corvette, Aston Martin, entre outras marcas que disputam o Campeonato Mundial da FIA GT estarão pela primeira vez no Brasil disputando uma prova.

A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.

Mais informações no site www.milmilhas.com.br

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Foto: André Santos

sexta-feira, dezembro 16, 2005

ALMS: NOVO AUDI R10 FARÁ ESTRÉIA EM SEBRING.







O NOVO PROTÓTIPO AUDI R10 , EQUIPADO COM MOTOR BI-TURBO DIESEL DE 12 CILINDROS , TODO DE ALUMÍNIO E MAIS DE 650 CAVALOS DE POTÊNCIA, QUE SERÁ USADO NAS 24 DE LE MANS 2006, JÁ ESTÁ SENDO TESTADO PELO PILOTO FRANK BIELA, E FARÁ SUA ESTRÉIA NO DIA 18 DE MARÇO NAS 12 HORAS DE SEBRING NA ABERTURA DA AMERICAN LE MANS SERIES 2006.
A AUDI JÁ VENCEU CINCO VEZES AS 24 DE LE MANS, E CINCO CAMPEONATOS DA ALMS.

FORMULA 1: McLAREN CONCLUI PROGRAMA DE TESTES 2005.




JEREZ- A EQUIPE McLAREN MERCEDES COMPLETOU SEU PROGRAMA DE TESTES 2005, NO CIRCUITO DE JEREZ DE LA FRONTERA COM JUAN PABLO MONTOYA E PEDRO DE LA ROSA AO VOLANTE.
DESDE QUE OS TESTES RECOMEÇARAM EM BARCELONA NO DIA 28 DE NOVEMBRO, A McLAREN COMPLETOU DEZ DIAS DE TESTES, 3 NO CIRCUITO DA CATALUNYA E 7 NA PISTA DE JEREZ. NO TOTAL FORAM PERCORRIDOS 6.300 KMS, COM APROXIMADAMENTE 5.120 COM O NOVO MOTOR MERCEDES-BENZ FO 108s V8.
PEDRO DE LA ROSA COMPLETOU 118 VOLTAS, COM O MELHOR TEMPO NA MARCA DE 1m20.492, MONTOYA ANDOU 49 VOLTAS, SENDO QUE A MELHOR COM O TEMPO 1m20.164

FORMULA 1: SHUMACHER O MAIS RÁPIDO DA 5ª FEIRA EM JEREZ.







NA SUA VOLTA DAS FÉRIAS, MICHAEL SHUMACHER DA FERRARI FOI O MAIS RÁPIDO DESTA QUINTA-FEIRA NOS TESTES COLETIVOS DA FORMULA 1 NO AUTÓDROMO DE JEREZ DE LA FRONTERA, ESPANHA. SHUMI PERCORREU 67 VOLTAS NO TRAÇADO ESPANHOL COM A FERRARI 2005 EQUIPADA COM MOTOR V8.ABAIXO OS TEMPOS:

1 Michael Schumacher Ferrari B 1min18s953 67 voltas
2 Felipe Massa Ferrari B 1min19s060 97
3 Franck Montagny Renault M 1min19s066 20
4 Heikki Kovalainen Renault M 1min19s100 119
5 Anthony Davidson Honda M 1min19s877 114
6 Ricardo Zonta Toyota B 1min20s035 106
7 Juan Pablo Montoya McLaren Mercedes M 1min20s168 106
8 Adam Carroll Honda M 1min20s170 48
9 Olivier Panis Toyota B 1min20s342 93
10 Pedro de la Rosa McLaren Mercedes M 1min20s492 117
11 Nico Rosberg Williams Cosworth B 1min20s597 46
12 Nick Heidfeld BMW Sauber M 1min20s700 38
13 Mark Webber Williams Cosworth B 1min21s453 25

B = Bridgestone
M= Michelin

MIL MILHAS: COMEÇAM OS QUALIFICATÓRIOS.


São Paulo - Os primeiros treinos qualificatórios para a histórica edição da Mil Milhas Brasil 50 Anos serão realizados nesta sexta-feira e neste sábado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A mais tradicional corrida do Brasil será disputada no dia 21 de janeiro de 2006 com largada às 12 horas e encerramento por volta das 23 horas. Os dois dias terão os mesmos horários: às 8 horas acontece a vistoria técnica e, entre 8h50 e 11h10, os treinos livres. Às 13 horas começa o primeiro treino pré-classificatório, que termina às 14h30 e depois o segundo e último do dia: das 16 horas às 17h30.

A taxa de inscrição para os treinos pré-classificatórios é de R$ 7.500 por carro e R$ 2.500 por piloto, com um mínimo de dois pilotos em cada veículo. Essa taxa de inscrição inclui combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para os treinamentos e para toda a Mil Milhas Brasil 50 Anos. Dentro desse preço também está incluído a entrega do box montado para as equipes.

Os carros e pilotos que se inscreverem e garantirem vaga nos treinos classificatórios deste final de semana estarão isentos da taxa de inscrição na prova, que será de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Aqueles que disputarem o segundo qualificatório, nos dias 18 e 19 de janeiro terão de pagar o valor total.

O regulamento para os treinos qualificatórios prevê que garantirão vaga na prova do dia 21 de janeiro os primeiros 20 colocados, desde que os tempos não superem em 30% o do mais veloz nos treinamentos oficiais. Esse item não vale para os carros que se classificarem neste final de semana de dezembro. Outro item previsto é que não poderá largar o piloto que, dentro do seu próprio carro, fizer um tempo 10% superior aos seus companheiros de equipe.

Promovida e organizada pelo empresário Antonio Hermann e por Ricardo Pereira, que trabalhou na Rede Globo, a Mil Milhas Brasil 50 Anos terá 54 carros no grid de largada. Deste total, 14 serão convidados da organização, 20 garantem vaga no pré-classificatório de dezembro e os outros 20 nos treinamentos programados para janeiro.

Conheça as categorias da Mil Milhas Brasil 50 Anos:

MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.

MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.

MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.

MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.

A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.

Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br


LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: Sérgio Sanderson

RENAULT SPEED SHOW: COLUNA DE PEDRO PAULO DINIZ.


Encerramos mais um ano com muitas vitórias e revelações.

Foi desgastante, cansativo, mas compensador. Depois de mais um ano de muito trabalho chegamos ao final da quarta temporada do Renault Speed Show by TIM. Fechamos 2005 com várias marcas importantes para o nosso evento e para a história do automobilismo brasileiro.

Dentro do Renault Speed Show by TIM revelamos para o mundo do automobilismo pilotos como Nelson Merlo, campeão da Fórmula Renault e que já ganhou da Renault um treino com um carro da World Series em Paul Ricard, na França. Ainda dentro da mesma categoria a Bia Figueiredo foi outro grande destaque, ao se tornar a primeira mulher no mundo a ganhar uma prova da Fórmula Renault. Além disso ela brigou pelo título até a última rodada ao lado de Paulo Salustiano e do vice-campeão Felipe Lapenna.

Na Copa Clio o destaque ficou com o experiente José Cordova, que conquistou o título na penúltima prova do ano depois de uma intensa briga com o vice-campeão Cláudio Gontijo, com André Bragantini, Wagner Cardoso, Luiz Frediani e Elias Jr., entre outros.

A Fórmula-3 Sul-Americana, que se uniu ao Renault Speed Show by TIM nesta temporada, também teve seus destaques. O maior ficou com o campeão Alberto Valério, que também disputou algumas corridas da F-Renault. O vice ficou com Zeca Cardoso enquanto Marcello Thomaz garantiu a terceira colocação. Em 2006 Nelson Merlo terá a oportunidade de enfrentar outros bons pilotos na F-3, pois seu prêmio pelo título na F-Renault foi uma temporada na categoria que já revelou muita gente boa para o automobilismo internacional.

Nosso trabalho é esse mesmo: revelar jovens talentos e abrir as portas do automobilismo nacional e internacional para todos buscarem a seqüência da carreira.

Como tudo isso já é passado, vamos falar do futuro. Em 2006 teremos a Super Clio, categoria que lançamos na grande festa do automobilismo brasileiro neste ano em Salvador. Foi justamente no evento de maior público do Brasil nunca é demais lembrar que levamos 200 mil pessoas às ruas da Cidade Baixa - que a semente foi lançada e temos recebido vários contatos de interessados em correr num carro que promete muita emoção ao público e aos pilotos.

Vou quebrar um pouco a tradição da coluna onde normalmente só falo de automobilismo e desejar a todos um bom final de ano e que 2006 seja mais repleto de vitórias e pódios do que 2005!!!

Fonte: Local

KART: SELETIVA PETROBRAS; ROMANCINI TERMINA MAIS UMA TEMPORADA ENTRE OS QUATRO MELHORES DO PAÍS.


Paulista foi o quarto colocado na final da Seletiva Petrobras, que reuniu os 12 melhores pilotos do ano em igualdade de condições no Kartódromo do Guará, em Brasília. Título ficou com o paranaense Guilherme De Conto, que surpreendeu os favoritos na final e levou também o prêmio de melhor estreante


O paranaense Guilherme De Conto venceu “à mineira” a sétima edição da Seletiva Petrobras de Kart, encerrada na tarde desta quinta-feira (15) no Kartódromo do Guará, em Brasília (DF). Estreante na competição, ele não chamou tanta atenção no primeiro dia de disputas ­– fechou os treinos e as primeiras eliminatórias em terceiro –, mas surpreendeu os favoritos no momento decisivo e ficou com os R$ 70 mil oferecidos pela petrolífera brasileira como prêmio ao campeão. De quebra, De Conto levou também outros R$ 7 mil por ter sido o estreante na Seletiva mais bem colocado na final, e encerrou a temporada com o maior prêmio já ganho por um piloto na competição.


Dos 12 pilotos que chegaram à decisão no Kartódromo do Guará, apenas cinco disputaram as duas últimas corridas desta quinta-feira, que começaram com atraso de algumas horas em virtude da forte chuva que caiu na região do circuito. Depois de muitas trocas de posição e alternativas, Rafael Suzuki ficou com o vice-campeonato, à frente de Clemente Faria Jr., Mario Romancini e Caio Zanani.


Romancini, melhor estreante no ano passado, foi um dos pilotos que mais somou pontos até a corrida decisiva (com dois segundos lugares na última eliminatória e na primeira bateria final), mas, em virtude de um problema enfrentado ainda nos treinos de classificação, viu suas chances de chegar ao título diminuírem. “Nesse último dia tive bons resultados, mas os pontos que perdi no início me impediram de chegar à afinal com chances de ser campeão”, explicou Romancini.


Como a Seletiva Petrobras não leva em conta apenas o desempenho dos pilotos em corridas, mas também o resultado dos treinos, Romancini – que não conquistou a pontuação máxima no primeiro teste devido a uma quebra no banco de seu kart – iniciou a fase final em desvantagem, e não teve como superar a boa campanha de De Conto.


“Venci uma eliminatória, fui segundo em outra e repetir esse resultado na primeira final, mas esses resultados não foram suficientes para que eu chegasse à última corrida com chances de ser campeão”, relatou o piloto. “Nessa bateria, eu estava em terceiro e arrisquei tudo para passar o (Rafael) Suzuki, para tentar ao menos ficar com o vice-campeonato, mas perdi tempo na manobra e recebi a bandeirada em quarto”, narrou o piloto.


Terceiro colocado na final da Seletiva Petrobras de 2004, e quarto em 2005, Mario Romancini termina a segunda temporada consecutiva entre os cinco melhores pilotos do país. “Esse resultado me deixa muito contente, principalmente porque na final da Seletiva os karts têm desempenho muito próximo e isso deixa a decisão muito mais na mão do piloto e, um pouco, na mão da sorte”, finalizou Romancini.



Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Fabio Oliveira

quinta-feira, dezembro 15, 2005

STOCK CAR: BICAMPEONATO GARANTE ASTRA A GIULIANO LOSACCO.


Bicampeão da temporada 2005 ganhou um Chevrolet Astra Sedã Elite 2.0 Flexpower oferecido pela General Motors
O terceiro lugar na última etapa da temporada, dia 27 de novembro em Interlagos, rendeu mais do que o título de bicampeão da Stock Car V8 ao paulista Giuliano Losacco. Graças à virada mais espetacular dos 27 anos de existência da categoria, o piloto da equipe Medley ganhou um Astra Sedã Elite 2.0 Flexpower oferecido pela General Motors ao vencedor do campeonato.

A final da Stock Car V8 de 2005 foi eletrizante. Losacco chegou a ficar 55 pontos atrás do então líder Cacá Bueno quando restavam quatro etapas. Foi reduzindo a diferença até chegar à batalha decisiva a apenas um ponto do grande rival. Na sessão classificatória que definiu o grid, Losacco conquistou a pole position e deixou Cacá na segunda posição por apenas cinco milésimos de segundo.
Na corrida, Losacco mostrou a maturidade que adquiriu em três anos na Stock Car – estreou em 2003 com a pole e o segundo lugar em Curitiba e, em 2004, aos 27 anos, se tornou o mais jovem campeão da Stock Car. Tomou a ponta, mas procurou apenas manter Cacá à distância, facilitando as ultrapassagens do vencedor Hoover Orsi e de Antônio Jorge Neto. Cruzou a linha de chegada apenas 494 milésimos de segundo antes do vice-campeão. Reverteu a desvantagem e alcançou 166 pontos contra 165 de Cacá.
Losacco tem contrato de mais um ano com a Medley e já iniciou a luta pelo tri. Logo depois da última prova, voltou à pista de Interlagos e estabeleceu a volta mais rápida dos dois dias de treinos coletivos, que serviram para as equipes experimentarem novos pilotos e opções de acerto.

Márcio Fonseca
Foto: Miguel Costa Jr.

MIL MILHAS BRASIL: SAIBA ONDE COMPRAR INGRESSOS.


São Paulo - O público já pode adquirir o ingresso para a mais tradicional corrida do automobilismo nacional. Os bilhetes para a Mil Milhas Brasil 50 Anos começam a ser vendidos nesta quinta-feira. Para maior comodidade dos torcedores, será utilizado o mesmo sistema do Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1. Os ingressos serão comercializados por telefone (11) 2191-6950 das 9 às 20 horas de segunda a sábado. Nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá venda por telefone. A prova comemorativa será disputada no dia 21 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, com largada às 12 horas.
Além da venda pelo telefone, os ingressos também serão comercializados em 19 revendedoras Pirelli da Grande São Paulo. Arquibancada descoberta, com direito a acesso ao autódromo durante os três dias do evento (quarta, quinta e sábado) custa R$ 65 sem direito a visitação aos boxes. Os ingressos para as arquibancadas cobertas saem por R$ 150 e dão direito à visitação aos boxes nos seguintes dias e horários:
Quarta-feira, dia 18 de janeiro
12h15 às 12h45
14h15 às 14h45
17h45 às 18h45
Quinta-feira, dia 19 de janeiro
11h45 às 13 horas
15h45 às 16h15
Sábado, dia 21 de janeiro
9h15 às 10h45
A compra de cinco ingressos para as arquibancadas cobertas
dá direito a um passe de estacionamento dentro de Interlagos. O estacionamento do autódromo não será liberado para o público.
Na semana da prova, dias 18, 19, 20 e 21, os ingressos também poderão ser adquiridos diretamente nas bilheterias do Autódromo de Interlagos das 9 às 18 horas.
REVENDEDORES PIRELLI - PONTOS DE VENDA
Caçula de Pneus - Av. Paulo Faccini , 802 Centro - Guarulhos (11) 6440-8999
Caçula de Pneus - Av. dos Autonomistas , 3396 - Centro - Osasco (11) 3681-0387
Caçula de Pneus- Rua Henrique Schaumann, 531 - Pinheiros - São Paulo (11) 3081-4345
Caçula de Pneus - Rua Domingos de Moraes, 1752 - Vila Mariana - São Paulo (11) 5573-1485
Caçula de Pneus Av. Santo Amaro, 1022 - Vila Nova Conceição - São Paulo (11) 3040-6464
Della Via - Av. Brigadeiro Gavião Peixoto, 354 - Lapa - São Paulo (11) 3645-3745
Della Via - Av. Sumaré, 78. Perdizes. São Paulo (11) 3873-2156
Della Via - Av. Francisco Morato , 1267 - Jardim Guedala - São Paulo (11) 3722-2299
Della Via - Av. Juscelino Kubitschek, 1002 Itaim - São Paulo (11) 3071-3445
Della Via - Av. Dr. Gentil de Moura , 664 - Ipiranga - São Paulo (11) 5063-0222
Asturia - Rua Cerro Corá, 411 Lapa - São Paulo (11) 3021-5888
Casa Fernandes Pneus - Rua Bacaetava, 401 Brooklin - São Paulo (11) 5533-3233
Casa Fernandes Pneus - Av. Vereador José Diniz, 3727 - Campo Belo - São Paulo (11) 5542-1677
Cinco Estrelas - Av. Vereador João de Luca , 1222 - Jardim Cupecê - São Paulo (11) 5562-1988
Pneuac - Av. General Olímpio da Silveira , 215 - Santa Cecília - São Paulo (11) 3224-5204
Valetão - Av. Azevedo , 340 - Tatuapé - São Paulo (11) 294-1363
Valetão - Praça Dr. Adhemar de Barros, 22 - Vila Alzira - Santo André (11) 4994-0118
Valetão - Av. Engenheiro Caetano Alvarez , 4789 - Lauzane Paulista - São Paulo (11) 6256-5430
M.F. da Costa Pneus - Rua Visconde de Inhomerim, 1110 - Mooca - São Paulo. (11) 6605-9333
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -

KART: SELETIVA PETROBRAS; ROMANCINI TERMINA PRIMEIRO DIA COM VITÓRIA .



Romancini termina primeiro dia com vitória e segue como um dos favoritos ao prêmio
Piloto foi o primeiro colocado em sua eliminatória e alcançou a quarta colocação na classificação geral, com 12 pontos. Liderança é do brasiliense Caio Zanani, que soma 16
O primeiro dia da fase final da Seletiva Petrobas de Kart, que está sendo disputada no Kartódromo do Guará, em Brasília, terminou com o piloto da casa Caio Zanani em primeiro na corrida pelo prêmio de R$ 70 mil oferecidos pela petrolífera brasileira ao campeão. Primeiro colocado nos treinos classificatórios e na segunda eliminatória do dia, ele alcançou 16 pontos na classificação geral e abriu pequena vantagem para seus principais concorrentes. Rafael Suzuki e Guilherme de Conto encerraram a quarta-feira em segundo, com 14 pontos, e Mário Romancini lidera o grupo que segue empatado em quarto lugar, com 12.
Romancini começou o dia com problemas, em virtude da quebra no banco de seu kart na primeira tomada de tempos, mas conseguiu se recuperar e venceu sua bateria eliminatória – a terceira e mais emocionante do dia –, com pequena vantagem para os adversários. "Foi um bom começo. Acho que o importante nesse primeiro dia foi ter conseguido manter a diferença para o líder em um patamar que possa ser revertido nas finais, e por isso estou satisfeito. Para amanhã, é tentar vencer novamente para ficar com o prêmio, que será muito importante para a minha carreira", declarou Romancini. No ano passado, ele fechou a final da seletiva em terceiro e foi o melhor estreante na competição.
O primeiro dia das finais da Seletiva Petrobras começou com um treino de aquecimento, que não valeu pontos para a classificação geral. Os pilotos foram para a pista sem que fosse considerado o peso mínimo exigido para a disputa, que é baseado nos números do piloto mais pesado entre os finalistas – os demais precisam carregar lastros de chumbo para haver equilíbrio entre os 12 participantes. Na seqüência, começaram os treinos cronometrados e os pilotos passaram a se enfrentar em duplas.
De dois em dois na pista, eles tiveram cinco minutos para buscar o melhor tempo pelo circuito do Guará. Romancini enfrentou Vinícius Quadros e, por causa da quebra do banco de seu kart, foi superado pelo adversário. Quadros marcou o tempo de 37s987, contra 38s337 estabelecidos pelo Campeão da Copa Sorriso. "Nesse treino achei que fui prejudicado. O banco do meu kart quebrou quando abri a volta dos pneus, e solicitei um jogo novo para que pudesse ser competitivo. Como não fui atendido, não pude ser tão rápido e fechei o treino atrás do Vinícius. Isso me prejudicou um pouco, mas felizmente consegui me recuperar depois e ainda tenho boas chances de ficar com o título", declarou Romancini.
O segundo treino classificatório teve seis voltas e nele foi considerado o tempo total de cada piloto no percurso – já que o objetivo foi avaliar a constância dos participantes. Romancini ficou em segundo em seu grupo e em quinto entre os 12 finalistas, com o tempo de 3m49s655. O mais rápido, somando 3m48s791, foi o piloto da casa Caio Zanani, que aproveitou o bom conhecimento do circuito do Guará para assumir a liderança.
O terceiro e último desafio desse primeiro dia de disputas da Seletiva Petrobras foram as baterias eliminatórias, em que quatro pilotos – definidos por sorteio – disputaram uma prova de 15 voltas. No primeiro grupo, Caio Zanani levou a melhor sobre Clemente Faria Jr. e Lucas Finger. No segundo, a vitória foi de Guilherme De Conto. Rafael Suzuki foi o segundo e Lucas Rodrigues, o terceiro.
Na terceira e última bateria do dia, Mario Romancini, Vinícius Quadros, Dennis Dirani e Cláudio Cantelli Jr. se enfrentaram. A bateria começou com Quadros na liderança, mas já na quinta volta Romancini assumiu a ponta. Cantelli e Dirani tentaram aproveitar a manobra para também passar o líder, mas os três acabaram se tocando e Quadros abandonou, resultado que o mandou direto para a repescagem.
Os três pilotos que ficaram na pista andaram juntos até a bandeirada final e trocaram diversas vezes de posição. As últimas dez voltas fizeram da terceira corrida a mais emocionante do dia, já que Romancini, Cantelli e Dirani cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s458. "Senti diferença entre o desempenho dos motores neste ano, tanto que quase fui alcançado no final da corrida pelos outros pilotos", completou Romancini. "Por isso, espero ter sorte amanhã e pegar um equipamento competitivo, para que possa vencer a última eliminatória e a final e chegar ao título", finalizou.
A pontuação da Seletiva de Kart Petrobras ao final do primeiro dia ficou assim:
1- Caio Zanani (DF) – 16 pontos
2- Rafael Suzuki (SP) – 14
3- Guilherme De Conto (PR) – 14
4- Mário Romancini (SP) – 12
5- Clemente Faria Jr (MG) – 12
6- Cláudio Cantelli Jr (PR) – 12
7- Dennis Dirani (SP) – 11
8- Lucas Finger (SP) – 11
9- Lucas Rodrigues (RS) – 11
10- Sérgio Jimenez (SP) – 10
11- Vinícius Quadros (RS) – 10
12- Fernando Cevallos (EQU) – 8

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Luca Bassani / Divulgação

RENAULT SPEED SHOW: TEM MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO DO PAÍS.



São Paulo - Detentora do maior público de todos os tempos do automobilismo brasileiro - 200 mil pessoas em Salvador -, o Renault Speed Show by TIM conquistou outro recorde no final de semana. Na temporada de 2005, encerrada no último final de semana em Interlagos, o evento que engloba a Fórmula Renault, a Copa Clio e a Fórmula-3 Sul-Americana recebeu um total de 457 mil pessoas nos 10 eventos realizados neste ano. A média de 45.700 por corrida supera categorias importantes como a Stock Car (média de 33.500 pessoas nas 12 provas) e da Fórmula Truck, que atingiu por volta de 37 mil em cada uma das nove etapas de 2005.
O ponto alto do Renault Speed Show by TIM aconteceu em Salvador, quando no dia 20 de novembro 200 mil pessoas marcaram presença nas ruas da Cidade Baixa para acompanhar corridas da F-Renault e da Copa Clio.
"Em quatro anos de existência é um orgulho muito grande estarmos na liderança do público, superando categorias consagradas e com muito mais tempo de existência do que o Renault Speed Show by TIM", disse Pedro Paulo Diniz, presidente da PPD Sports, promotora do evento.
O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.
Mais informações no site www.speedshow.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: RIO RACING TEM BALANÇO POSITIVO EM SEU ANO DE ESTRÉIA.



Vitória em duas corridas e no concurso de decoração dos boxes na Light valorizam temporada de estréia .

A exemplo de todas empresas, as escuderias que vivem do automobilismo profissional também têm a tradição do balanço anual. É a hora de rever os bons e os maus momentos – no caso da Rio Racing, fundada neste ano para participar das duas categorias da Stock Car brasileira, os motivos de orgulho superam amplamente os insucessos.
Segundo o empresário Wilson da Costa Júnior, criador da nova equipe, o ano de 2005 foi altamente compensador. Principalmente contabilizando as duas vitórias obtidas pelo jovem piloto Marcos Gomes na Stock Car Light e por ter sido a primeira colocada no concurso de boxes da mesma categoria, um reconhecimento dos organizadores ao cuidado com que a nova escuderia tratou seus patrocinadores, a Embratel e a Hope Recursos Humanos.
"Foi nosso primeiro ano na Stock Car e não esperávamos obter este tipo de resultados tão cedo", comenta Costa Júnior. "Nossa intenção nesta primeira temporada era aprender, mas os prêmios pela decoração dos boxes começaram a acontecer e sentimos que estávamos na briga. Vencer corridas, então, era bem além do nosso objetivo, mas elas aconteceram e provaram a qualidade da nossa equipe. E sempre é bom deixar claro que o sucesso é de todos que compuseram a Rio Racing, principalmente da Embratel, que nos apoiou desde os primeiros passos", agradece o empresário.
Foto: Carsten Horst

quarta-feira, dezembro 14, 2005

MIL MILHAS BRASIL: NOVIDADES PARA COMEMORAR 50 ANOS.




São Paulo - A festa já está pronta para a comemoração dos 50 anos da mais tradicional corrida do automobilismo nacional, a Mil Milhas Brasil. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, no Anhembi, em São Paulo, a organização apresentou algumas novidades do que promete ser a mais badalada edição da história da prova. A Mil Milhas Brasil 50 anos será no dia 21 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e fará parte, mais uma vez, das comemorações do aniversário de fundação da capital paulista. Além de Antonio Hermann, organizador da corrida, de Milton Longobardi, diretor de vendas e marketing da SPTuris, o evento contou com a presença do primeiro vencedor de mítica prova, Breno Fornari e de sua Carretera Ford.
"A Mil Milhas representa a história do automobilismo brasileiro. A idéia é ter mudanças nesta edição, mas preservar o espírito romântico da época do Breno Fornari, disse Antonio Hermann.
Vencedor da prova em três oportunidades (1956, 1958 e 1959) e companheiro de Catharino Andreatta, Breno Fornari sabe como ninguém a importância da prova. A organização da Mil Milhas Brasil 50 Anos ainda levou para o evento desta terça-feira a Carretera Ford 1940 verde e amarela, que foi pilotada por Fornari. As carreteras dominaram o automobilismo nacional nas décadas de 30, 40, 50 e 60. Os carros são híbridos e utilizam chassis, componentes e motores de marcas diferentes.
"Eram outros tempos. Eu e meus mecânicos que construímos o carro. A Mil Milhas foi a corrida mais importante que eu ganhei. Até hoje as pessoas lembram de mim por causa dessas vitórias. Neste ano, o povo terá um espetáculo fantástico", disse Breno.
Passados 50 anos, nesta histórica edição, os aficionados poderão conferir de perto as máquinas mais possantes e desejadas do mundo. Entre os modelos confirmados para 2006 estão Ferrari, Lamborghini, Aston Martin, Maserati, Corvette, Saleen, Mercedes Benz e Porsche, marcas que participam do Mundial da FIA GT. A corrida, que neste ano teve modificado o horário de largada para facilitar a visualização do público, tem a luz verde às 12 horas e encerramento por volta das 23h. Assim, como janeiro é verão, serão cerca de sete horas de luz natural.
"Estamos satisfeitos com a iniciativa do Hermann de reacender a fábula da Mil Milhas. Vamos gerar receita para o município e empregos temporários", disse Longobardi.
As atividades da Mil Milhas Brasil 50 anos começam nesta semana. Na sexta-feira e no sábado, alguns carros da mais tradicional prova de automobilismo do País estarão disputando as 20 primeiras vagas para a competição marcada para dia 21 de janeiro em Interlagos. Os dois dias terão os mesmos horários: a partir das 8 horas, acontece a vistoria técnica e, entre 8h50 e 11h10, os primeiros treinos livres. Às 13 horas começa o primeiro treino pré-classificatório. Ao todo serão quatro sessões de treinos livres e quatro de treinos pré-classificatórios.
A taxa de inscrição para os treinos pré-classificatórios é de R$ 7.500 por carro e R$ 2.500 por piloto, com um mínimo de dois pilotos em cada carro. Essa taxa de inscrição inclui combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para os treinamentos e para toda a Mil Milhas Brasil 50 Anos. Dentro desse preço também está incluída a entrega do box montado para as equipes.
Os carros e pilotos que se inscreverem e garantirem vaga nesse primeiro treino classificatório estarão isentos da taxa de inscrição na prova, que será de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Aqueles que disputarem o classificatório de janeiro terão de pagar o valor total.
A Mil Milhas Brasil 50 Anos terá 54 carros no grid de largada. Deste total, 14 serão convidados da organização, 20 garantem vaga neste mês de dezembro e os outros 20 nos treinamentos programados para janeiro, na semana anterior ao evento.
INGRESSOS À VENDA A PARTIR DE QUINTA, DIA 15 DE DEZEMBRO
Os ingressos para a Mil Milhas Brasil 50 Anos estarão à venda a partir desta quinta-feira pelo telefone (11) 2191-6950 das 9 às 20 horas de segunda a sábado. Nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá venda por telefone. O site www.milmilhasbrasil.com.br também vende ingressos.
A Mil Milhas terá dois tipos de ingressos, ambos válidos para três dias, dois de treinos e a corrida. Arquibancada descoberta custa R$ 65 sem direito a visitação aos boxes. Os ingressos para as arquibancadas cobertas custam R$ 150 e dão direito a visitação aos boxes nos seguintes horários:
Quarta-feira, dia 18 de janeiro
12h15 às 12h45
14h15 às 14h45
17h45 às 18h45
Quinta-feira, dia 19 de janeiro
11h45 às 13 horas
15h45 às 16h15
Sábado, dia 21 de janeiro
9h15 às 10h45
A compra de cinco ingressos para as arquibancadas cobertas
dá direito a um passe de estacionamento dentro de Interlagos. O estacionamento não será liberado para o público.
Na semana da prova, dias 18, 19, 20 e 21, os ingressos podem ser adquiridos diretamente nas bilheterias do Autódromo de Interlagos das 9 às 18 horas.
Categorias da Mil Milhas Brasil:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
CURIOSIDADES DA MIL MILHAS BRASIL
- O nome Mil Milhas Brasil surgiu como homenagem à tradicional corrida italiana Mille Miglia.
- Na edição de 2001 os pilotos percorreram mais de mil milhas, ao fazerem 375 voltas em Interlagos, o equivalente a 1.615.875 metros. Mil milhas equivalem a 1.609.000 metros.
- Já participaram da corrida os maiores nomes do automobilismo nacional, como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Ingo Hoffmann, Christian Fittipaldi, Chico Landi, Chico Serra, Raul Boesel, Luis Pereira Bueno entre outros.
- A edição com maior número de participantes foi a de 1989, quando 75 carros competiram em Interlagos. Hoje, as condições de segurança inviabilizariam essa quantidade.
- O menor tempo em que o foi completada as Mil Milhas foi em 1997 com a McLaren GTR BMW de Nelson Piquet, Johnny Cecotto e Steve Soper. Os pilotos fizeram o percurso em 10h05m10s. Nos 50 anos somente duas vezes a prova foi realizada fora de Interlagos: em 1997 foi em Brasília e em 1999 em Curitiba.
- O maior tempo em que foi completada as Mil Milhas foi em 1959. Nesta edição, os vencedores Breno Fornari e Catharino Andreatta fizeram o percurso em 16h22m38s com a Carretera Ford.
- O piloto com maior número de vitórias é Zeca Giaffone, com cinco primeiros lugares.
TODOS OS CAMPEÕES DA MIL MILHAS BRASIL
24/11/1956 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
23/11/1957 - Aristides Bertuol/Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet)
19/11/1958 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
21/11/1959 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
23/11/1960 - Chico Landi/Christian Heins (FNM JK 2000)
25/11/1961 - Italo Bertão/Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet)
17/11/1965 - Justino de Maio/Victoria Azzalin (Carretera Chevrolet)
19/11/1966 - Camilo Christófaro/Eduardo Celidôneo (Carretera Chevrolet)
3/12/1967 - Luís Pereira Bueno/Luiz Terra Smith (Interlagos Mark 1)
22/11/1970 Abílio Diniz/Alcides Diniz (Alfa Romeo GTA 2000)
9/12/1973 - Bird Clement/Nilson Clemente (Maverick 4800)
20/12/1981 - Zeca Giaffone/Affonso Giaffone/Chico Serra (Opala Stock Car)
30/1/1983 - Fausto Wajchenberg/Vicente Corrêa/Valdir Silva (Passat)
22/1/1984 - Zeca Giaffone/Reinaldo Campello/Maurizio Sala (Opala Stock Car)
25/1/1985 - Paulo Gomes/Fábio Sotto Mayor (Opala Stock Car)
26/1/1986 - Zeca Giaffone/Affonso Giafone/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
25/1/1987 - Luís Pereira/Marcos Gracia (Opala Stock Car)
23/1/1988 - Zeca Giaffone/Luiz Pereira/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
21/1/1989 - Zeca Giaffone/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
8/4/1990 - Carlos Alves/José Carlos Dias (Opala Stock Car)
26/1/1992 - Klaus Heitkotter/Jurgen Weis/Marc Gindorf (BMW M3 2300)
24/1/1993 - Antonio Hermann/Franz Konrad/Franz Prangemeier (Porsche 911)
22/1/1994 - Wilson Fittipaldi/Christian Fittipaldi (Porsche NSR 911)
8/4/1995 - Wilson Fittipaldi/Antonio Hermann/Franz Konrad (Porsche 903)
20/4/1996 - André Lara Resende/Roberto Keller/Roberto Aranha/Walter Salles Jr. (Porsche 911)
19/1/1997 - Nelson Piquet/Johnny Cecotto/Steve Soper (McLaren GTR)
20/12/1998 - Tom Stefani/André Grillo/Júlio Fernandes (AS Vectra 2.0)
19/12/1999 - Beto Borghesi/Jair Bana/Luciano Borghesi (Aldee AP-2000)
27/1/2001 André Lara Resende/Régis Schuch/Max Wilson/Flávio Trindade (Porsche 911 GT3)
27/1/2002 Régis Schuch/ André Lara Resende/Raul Boesel (Porsche 911 GT3)
26/1/2003 Ingo Hoffman/Xandy Negrão/Ricardo Etchenique/Fernando Nabuco (Porsche 911 GT3)
25/1/2004 Stefano Zonca/Angelo Lancellotti/Fabrizio Gollin (Dodge Viper GTS-ACR)
25/1/2005 Xandy Negrão/Xandynho Negrão/Guto Negrão/Giuliano Losacco (Audi TT DTM)
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Fotos : André Santos

24 HORAS DE LE MANS: AUDI APRESENTA EM PARIS O PRIMEIRO CARRO COM MOTOR DIESEL PARA CORRER EM LE MANS.





Equipado com motor bi-turbo TDI de 12 cilindros em V, o Audi
R10 chega para substituir o consagrado R8, vencedor de cinco 24 Horas de
Le Mans e de 61 das 77 provas disputadas de longa duração

A Audi apresentou nesta terça-feira, dia 13, em Paris, o
projeto mais ousado da sua divisão esportiva (Audi AG): o modelo de
competição R10. O protótipo é o primeiro impulsionado por um motor a
diesel de 5,5 litros, todo de alumínio, com tecnologia TDI V12 e mais de
650 cavalos de potência. O novo carro é a principal aposta da montadora
alemã para brigar pelas primeiras posições na tradicional 24 Horas de Le
Mans e outras corridas de resistência. Extremamente silencioso e
econômico, o R10 chega para ser o sucessor do bem-sucedido R8, vencedor de
61 das 77 provas disputadas até este ano.
Com o R10, a Audi mergulha em um território ainda pouco
conhecido, que é o do motor a diesel. "O novo protótipo vai ajudar os técnicos da Audi a extrair o máximo de informação da nova tecnologia TDI",
comentou Martin Winterkorn, um dos presidentes da Audi AG. Segundo
Winterkorn, a Audi já entrega hoje em dia um motor a diesel a cada
segundo. "Com o investimento desse projeto, temos a expectativa de que a
porcentagem de motores a diesel em nossos carros seja ainda maior no
futuro".
Comparado com o R8, o R10 traz mudanças radicais no chassi.
Além disso, tem rodas mais longas que as do seu antecessor. Os pneus
dianteiros são, pelo menos até agora, únicos para um protótipo de Le Mans.
Novas tecnologias também foram implantadas durante o desenvolvimento do
chassi de fibra de carbono. Chassi, motor e caixa de engrenagem têm formas
rígidas. "O projeto R10 é o maior desafio já enfrentado pela Audi Sport",
comentou o presidente da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "A
tecnologia TDI ainda não chegou ao seu limite, ou seja, temos muito a
explorar. Mas somos o primeiro a enfrentar esse desafio", acrescentou. O
novo R10 V12, equipado com dois motores diesel, é suave e silencioso, o
que significa um tremendo avanço no desenvolvimento dos motores a diesel.
Em novembro, o novo R10 completou a primeira bateria de
testes de um extenso programa, que incluirá a participação nas 12 Horas de
Sebring, nos Estados Unidos, dia 18 de março do ano que vem. Em junho, o
protótipo fará sua estréia nas 24 Horas de Le Mans (dias 17 e 18 de
junho).

Charles Marzanasco Filho, MTb 12 079
Gerente de Imprensa Audi Brasil.

ESPECIAL: A TOP MODEL LETÍCIA BIRKHEUER CHEGA À PREMIAÇÃO NO SEDÃ DE LUXO AUDI A6.




Letícia Birkheuer recebe prêmio de
Personalidade da Moda 2005
A top modelo chegou à premiação da Editora Três no sedã de luxo Audi A6 e chamou atenção de todos pela elegância e pelo carro
Ao desembarcar do Audi A6 preto estilo limusine, vestindo um Versace azul claro, calçando sapatos de strass da mesma grife e usando jóias Jack Vartanian, Letícia Birkheuer confirmou porque foi eleita a "Personalidade do Ano" na moda pelas revistas Isto É, Isto é Gente e Isto É Dinheiro, premiação da Editora Três que escolheu as 16 personalidades brasileiras que mais se destacaram em suas áreas. E o carro escolhido para chegar ao evento combinou com o prêmio ganho pela modelo, já que o A6 também eleito o melhor importado do Brasil em 2005, na votação Top Car TV.
Radiante na hora de receber o troféu, no evento que aconteceu no Espaço Rosa Rosarum, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a modelo agradeceu a todos. "Estou muito feliz de receber este prêmio", disse. Na festa, estiveram presentes personalidades de várias áreas como Bibi Ferreira, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e a senadora Heloisa Helena.
A modelo gaúcha, de 26 anos, foi escolhida em sua área pelas conquistas de 2005. Letícia entrou para o ranking das 20 maiores top models do planeta e das dez mais bem pagas do Brasil, com faturamento anual próximo aos US$ 5 milhões. É considerada por Giorgio Armani "a modelo mais bela do planeta".
O reconhecimento internacional serviu como cartão de visita para a modelo de 1,81 metro de altura e 57 quilos tornar-se também uma celebridade em terras brasileiras. O mais recente trabalho é a teledramaturgia. Em Belíssima, a novela das oito da Globo, ela dá vida a Érica Assumpção, a filha de Glória Pires e bisneta de Fernanda Montenegro, as duas das maiores atrizes do País.
No ranking dos mais bem vestidos de 2005, publicado pela revista Isto É Gente no inicio do mês, Letícia ficou no topo. "Ela sabe se produzir. Está sempre correta e de acordo com a ocasião", enumera a empresária de moda Érika Mares Guia. "Ninguém veste uma roupa de noite como ela", comenta a estilista Lenny Niemeyer. Penélope Nova, VJ da MTV, diz que "ela transita bem do dia para a noite".

Charles Marzanasco Filho, MTb 12 079
Gerente de Imprensa Audi Brasil.

MERCADO: UMA NOVA GERAÇÃO DE CAPACETES-BMW MOTORRAD SYSTEM 5.


O novo System 5 representa um passo em direção ao futuro não apenas por seu aspecto esportivo mas pelas características do produto: ele é um dos capacetes articulados mais silenciosos do mercado e oferece como accesorio o equipamento com tecnologia Bluetooth, que permite uma comunicação sem fios e sem cabos entre piloto e garupa.
O novo System 5 conta com uma camada exterior composta de um laminado de fibra de vidro, carbono e kevlar (um polímero resistente ao calor), fabricada por um processo de pressão a quente. Este capacete atende aos mais elevados padrões aeroacústicos. O nível de ruído a 100 km/h é de apenas 86 dB (A). Desta forma ele é um dos capacetes articulados mais silenciosos do mercado. Também em termos de aerodinâmica o capacete é um definidor de tendências. Ele permanece em uma posição neutra em relação à corrente de ar e também apresenta apenas uma pequena resistência ao ar quando o piloto gira a cabeça. Obteve-se um alto nível de amortecimento de impacto por meio da segmentação individual, ajustada de acordo com a carga, da camada EPS (poliestireno expandido) do capacete em oito segmentos isolados.
A seção do queixo pode ser aberta ou fechada com uma mão. A responsável por esta praticidade é uma nova mecânica com cabos Bowden. A entrada de ar também é simples de regular. A ventilação do visor, que pode ser fechada, funciona por meio de um botão deslizante na área do queixo. A ventilação da cabeça possui dois ajustes na área da testa.
Na parte de trás da cabeça a corrente de ar é regulada por um controle deslizante infinitamente variável. Aberturas para exaustão do ar encontram-se na área de baixa pressão e desta forma maximizam a corrente de ar na parte interna do capacete.
O movimento de torção do capacete é evitado pela fixação de uma faixa protetora da nuca à direita e à esquerda da tira protetora do queixo. Em caso de acidente o capacete permanece na melhor posição possível e protege a cabeça. No revestimento da tira protetora do queixo estão fixados os chamados Noiseflaps. Eles são responsáveis por um bom isolamento do capacete e mantêm as turbulências afastadas da área do ouvido.
Assim como seu predecessor, o capacete pesa cerca de 1,69 kg. Ele possui um equipamento interno Dupont-Coolmax ativado pela respiração e que pode ser removido para limpeza. Seu visor tridimensional é curvo, resistente a arranhões e revestido com proteção antienvasante.
O sistema independente de veículo e chamado WCS-1 (Wireless Communication System ou Sistema de Comunicação sem Fio) é incorporado completamente no capacete. Ele é composto de dois microfones quase invisíveis na área da testa, um processador de sinal digital (DSP) para filtrar ruídos espúrios e do vento, um circuito principal com o módulo Bluetooth, dois alto-falantes e um conjunto integrado de bateria. Do lado esquerdo situa-se um painel de controle com três botões para as funções "On/Off/Select" (entre elas as funções "Pairing", que conecta os sistemas de comunicação, e "Multifunção" para ligação com outros equipamentos), assim como para os comandos de volume "+" e "-".
É possível ouvir confortavelmente as vozes dos participantes de uma comunicação mesmo além de 150 km/h, dependendo do modelo da motocicleta: O kit de comunicação pesa pouco mais que uma barra de chocolate (cerca de 120 g) e pode funcionar por várias horas com uma carga. No momento já é possível conectar-se a celulares compatíveis com Bluetooth. No Brasil foi testado também em conexão com o tocador de MP3 da Apple chamado de iPod, por meio de um accesorio de transmissão via Bluetooth, com resultados positivos.
O cliente pode escolher entre as duas cores disponíveis no Brasil: Preto noite, Prata titânio metálico,.

BMW DO BRASIL

MATÉRIA ESPECIAL: PATROCÍNIO, VOCÊ SABE COMO SE PREPARAR PARA ARRANJAR UM?

Há algumas semanas atrás, em Interlagos, na última prova do Campeonato de Stock-Cars, pude rever o querido amigo Rubens Carpinelli e, entre uma recordação e outra, ele falou-me com o habitual entusiasmo sobre o site da Federação Paulista de Automobilismo na Internet. Dessa nossa conversa surgiu a ideia de se levar aos jovens pilotos – através do site - algumas dicas que poderiam facilitar e profissionalizar a sempre problemática busca pelos contratos de patrocínio, que são o principal combustível para quem deseja fazer uma carreira no automobilismo de competição. Com excepção daqueles casos onde as relações pessoais acabam ficando acima das considerações técnicas de quem avalia um projeto de patrocínio ou de "paitrocínio", esta é sempre uma tarefa complicada, desgastante e, de um modo geral, lenta e paciente. Nos últimos trinta anos, dentro das minhas atividades profissionais tive a oportunidade de desenvolver centenas de projetos para a captação de patrocínios. Alguns obtiveram os resultados esperados e muitos jamais passaram de uma fase de análise inicial por parte das empresas, por questões de politica empresarial, por falta de verbas adequadas, por falta de coragem para inovar ou até mesmo por pura falta de sensibilidade. No entanto, algumas importantes lições foram aprendidas e, seguramente, posso afirmar que a mais importante delas foi a "profissionalização" desses projetos de patrocínio. Temos que considerar sempre que quem avalia os projetos dentro de uma empresa não precisa ser um apaixonado pelos esportes motorizados para conceder uma verba de que você precisa se o seu projeto for realmente bem concebido, se tiver coerência entre o que você pede e o que poderá garantir como retorno. Lembre-se também, que na maioria das vezes o seu projeto irá competir com outras propostas que ele terá sobre a mesa, sendo que muitas delas são originárias de outras áreas que nada tem a ver com o automobilismo. Podem ser projetos culturais, de outros esportes, ou até mesmo de determinadas promoções que também vão de encontro ao mesmo público-alvo que é atingido pelos esportes motorizados. Em alguns casos podem estar sendo apresentados de forma espetacular ( um DVD, por exemplo ) e isso também conta . Um bom princípio para enfrentar essa dura batalha é você tentar trocar o seu macacão, o seu capacete e o cockpit do seu carro de corridas pelo terno, pela gravata e pela mesa dele . Ou seja, ou você consegue falar a linguagem que ele entende e quer ouvir ou você corre o risco de ficar falando sozinho. Portando, mãos à obra.
1. Faça muitas contas.
A primeira coisa de que você precisa é de um bom orçamento.
Junte todos os números de que você dispõe e tente estabelecer de forma honesta e transparente quanto é que você irá precisar para disputar uma temporada na categoria que escolheu. Comece pelo investimento principal que é o veículo. Pode considerar a compra, o aluguel ou simplesmente o empréstimo de um, mas estabeleça valores. Tente estabelecer uma hipótese de risco de acidentes e, com base no valor do veículo, acrescente uma margem de segurança realista.
Depois junte os custos de preparação ou o orçamento de um preparador que esteja disposto a fazer o campeonato com você. Verifique cuidadosamente quais são os itens que ele inclui no orçamento dele (motores, revisão dos motores, peças, combustível, pneus, mão de obra, técnicos especializados, pessoal de apoio nas provas, deslocações, etc.) até ter a certeza de que ele também fez um bom orçamento e que os valores solicitados são compatíveis com o que você pretende.
Depois calcule todas as despesas de transporte do seu carro e do seu material em função do calendário que escolheu. Havendo deslocações para outras cidades, você deverá incluir nas suas contas as despesas para locomoção que não estiverem incluídas no orçamento do preparador. Hotéis, refeições, passagens, despesas com combustível e uma pequena margem para imprevistos devem ser muito bem especificados. Quanto melhores forem os detalhes que compõem o seu orçamento, mais chances
você terá de ver o seu projeto analisado de forma justa e profissional.
Depois que você tiver encontrado um valor para o que se chama de orçamento técnico, é hora de você começar a trabalhar no chamado orçamento promocional.
Esse orçamento deve tentar englobar tudo aquilo que poderá dar retorno estático aos seus patrocinadores : projetos de pintura do carro e do seu capacete, camisetas, bonés, guarda-sóis, placares para o seu espaço nos boxes, pintura nos veículos de transporte ( se houver ), uniformes de todo o pessoal técnico, etc.. Para terminar esta primeira etapa falta agora você encontrar um assessor de imprensa ou uma forma alternativa de cuidar da divulgação das suas atividades ao longo do campeonato que irá disputar. O seu assessor de imprensa e a cobertura natural que a imprensa der à sua participação no campeonato é o que nós chamamos de cobertura dinâmica. A soma dessas duas coisas é que será o retorno do seu patrocinador. Mas sobre isso, iremos falar mais adiante.
2. Reúna informações.
Comece a reunir informações que dêem credibilidade ao seu projeto. Elas podem (e devem) variar dependendo da sensibilidade que você tem sobre o eventual patrocinador . Por exemplo, se esse eventual patrocinador é um fabricante de pastilhas de freio, force a barra em artigos de revistas ou outras matérias da imprensa que mostrem os concorrentes dele investindo no automobilismo ou, pelo contrário, mostre para ele que nenhum dos concorrentes está investindo nisso e que uma ou a outra situação representam uma oportunidade. Esta tem sido a palavra chave para a obtenção de muitos patrocínios. Quando a Equipe Fittipaldi de Formula 1 perdeu o patrocínio da Copersucar, desenvolvi para o Wilsinho Fittipaldi um projeto que levou quase três meses a ser feito e que estava baseado numa única oportunidade e que era dirigido apenas para um potencial patrocinador, a Associação Brasileira dos Exportadores de Suco de Laranja. Na época, o "Brazilian Orange Juice Formula One Team" teria 100% do seu patrocínio coberto por uma verba que era recolhida pelo Governo Federal aos produtores de laranja em cada contrato de exportação que fechavam e que deveria ser utilizada no exterior para a promoção do suco de laranja brasileiro. Infelizmente, os milhões de dólares que deveriam estar disponíveis para isso simplesmente já não existiam e depois de termos percorrido dezenas de órgãos públicos, acabamos desistindo.
Reúna também todas as informações disponíveis sobre o campeonato que você pretende realizar: calendário, regulamentos, quantidade de participantes, eventuais contratos com meios de divulgação que os promotores já tenham assinado( cobertura de TV, rádio, etc ), o sucesso desse campeonato em anos anteriores, nomes importantes que participaram ou que irão participar , a cobertura dada pelos meios de divulgação e tudo aquilo que for relevante para que o patrocinador se sinta seguro ao decidir se fará ou não um bom investimento no seu projeto.
Finalmente, fale de você . Fale das suas participações em campeonatos anteriores ou em outras categorias, mostre claramente os seus resultados e as suas possibilidades reais de sucesso. Acima de tudo, fale com entusiasmo e com segurança. Se você for mesmo um principiante, e não tiver resultados para mostrar, dê mais importância aos pilotos bem sucedidos que começaram as suas carreiras como você está começando. Se puder, junte o testemunho de alguém que acredite nas suas possibilidades e no seu talento.
3. Aprenda a cortar o queijo.
Provavelmente, ao terminar o seu orçamento detalhado para a época que se aproxima, você levou um susto com o número que apareceu ao final da longa soma de itens. Agora é hora de aprender a dividir o queijo: a primeira coisa a fazer é tentar descobrir de quantos pedaços você dispõe. Vejamos : capacete, macacão e uniformes da equipe ; frente do carro, traseira, laterais e eventualmente, parabrisas . Isso quer dizer que você pode tentar um patrocínio exclusivo ( que normalmente é mais difícil por ter que representar todo o seu orçamento ) ou vários patrocínios de menor valor e com isso ir compondo os pedaços do queijo. Neste aspecto a nossa experiência mostra que o maior pedaço ( ou espaço ) disponível para aplicação das marcas do patrocinador principal deve ser equivalente, no mínimo, a 60% do seu orçamento e no máximo a 70% . Na prática isso quer dizer que aquele espaço que representa 45 ou 50% do espaço disponível que você reservou para o patrocinador principal deve ser negociado por 60-70% do valor do seu orçamento. Isso vai representar uma pequena folga de valores quando você for negociar os patrocinadores secundários que irão compor todos os pedaços menores do queijo que você ainda tem para vender. Outra maneira de resolver isso sem correr o risco de não poder fazer todo o campeonato por falta de verbas é simplesmente calcular a divisão do orçamento total para cada espaço disponível e, ao fazer a divisão da relação espaço-valor, acrescentar 25% de margem de segurança em cada espaço.
Vamos dizer que você tem um orçamento total de 50 mil reais. Tem 50% do espaço para um patrocinador principal e os restantes 50% para dividir em 5 patrocinadores secundários. O valor que você deve atribuir aos espaços seria de 31,250 reais para o espaço destinado aos 50% do patrocinador principal e de 6.250 reais para cada um dos 5 patrocinadores secundários. Isso dá um valor total de 62.500 reais, o que deixa uma margem de 12.500 reais para negociações. Em termos percentuais a sua margem de segurança é de 25%.
Feito isso, pense nas possibilidades de retorno que você tem de dar ao investimento dos seus patrocinadores. Além de considerar as boas hipóteses da cobertura natural da imprensa se for um bom campeonato ( que você não pode garantir completamente ), existem muitas outras maneiras que estão ao seu alcance e que devem fazer parte do projeto: disponibilidade da sua parte para estar em eventos do patrocinador, utilização dos produtos dele em público se for o caso, cessão do seu carro para exposições quando ele precisar, distribuição de material publicitário dele nos autódromos ou na sua redondeza, a garantia de um bom contrato com um assessor de imprensa eficiente, e mais uma dezena de coisas que você poderá oferecer dependendo do tipo de negocio e dos objetivos do seu patrocinador.
Agora você já tem o seu orçamento, dispõe de todas as informações que o eventual patrocinador precisa para avaliar o risco do investimento e também já tem todos os espaços que poderá comercializar com os seus devidos valores. Também tem uma proposta série e possível de um retorno mínimo. Falta transformar tudo isso numa coisa apresentável e competitiva com outros projetos.
4. Invista num bom projeto.
Quase todos nós conhecemos alguém ou temos um amigo ou um parente que seja profissional na área de comunicação e que trabalhe com publicidade, desenho gráfico ou projetos para a Web. Alguém que tenha sensibilidade para ajudá-lo a montar uma bela pasta, um álbum mais sofisticado, um vídeo ou até mesmo um DVD com uma ótima qualidade de imagem e de som. Se você não tem a facilidade para montar o seu projeto com um aspecto e um conteúdo feito para profissionais que estão habituados com um determinado padrão, procure alguém que possa elaborar o projeto final para você. Junte às coisas que você já tem elementos que enriqueçam a parte visual , junte fotos da categoria, do seu carro de anos anteriores, alguns recortes de jornal, fita de vídeo – se houver . Procure alguém que possa fazer um esboço do seu carro e que possa colocar nesse esboço as marcas do patrocinador que você vai visitar para mostrar o projeto. Se puder, faça isso para cada novo potencial patrocinador que você for visitar. Quase todas as marcas que você conhece estão disponíveis na Internet, de onde é muito fácil copiá-las e aplicá-las nos seus desenhos. Maquetes de camisetas, bonés e outros objetos que você possa entregar ao possível patrocinador, também ajudam sempre. Mas lembre-se sempre de uma coisa : um bom projeto não é um monte de recortes de jornais com cálculos e mais cálculos de retorno em centimetragem de jornais e revistas ou cálculos de tempo de entrevistas na TV ou na rádio. Um bom projeto tem tudo isso de forma concisa, objetiva e transparente . Tem valores compreensíveis e entusiamo, tem um aspecto agradável e um texto gostoso de se ler e fácil de se compreender. Acima de tudo tem um retorno mínimo garantido que ele compreende e que possibilita que ele minimize e avalie os riscos que o investimento dele vai correr.
5. O mais difícil. Apresentar o projeto.
Se você estava pensando que a trabalheira toda aí de cima já tinha resolvido o seu problema, sinto muito, mas a parte mais difícil vem agora. Você tem um lindo projeto nas mãos e tem que resolver dois grandes problemas: primeiro, você tem que descobrir os potenciais patrocinadores e depois tem que arrumar uma maneira de chegar até eles para apresentar o seu projeto.
Pois bem. Vamos abordar essas duas questões.
Para descobrir potenciais patrocinadores, existem inúmeras formas, das mais tradicionais às mais criativas, mas há algumas considerações que devem ser feitas antes de mais nada .
A questão mais importante a considerar é saber que empresas ou produtos poderiam se utilizar do automobilismo de competição para se promoverem, para vender mais um determinado produto, para rejuvenescer uma determinada marca ou ainda apenas para dar uma dinâmica mais moderna à sua imagem, apenas para citar algumas possibilidades. Para chegar a isso temos que considerar como base o público que se interessa pelo automobilismo, em primeiro lugar, e o público que é atingido através dos meios de comunicação que dão cobertura ao automobilismo. O primeiro público é mais restrito, é composto daqueles que vão aos autódromos, que procura as áreas especializadas em todos os meios de divulgação e que habitualmente se interessa pelo assunto. Esse público é maioritariamente masculino, tem um grau de instrução razoável, na maioria das vezes vive nas grandes cidades ( e com maior incidência onde existem autódromos ) e tem idade variável entre os 14 e os 60 anos. Se você tiver a ajuda de um profissional de comunicação na elaboração do seu projeto ele certamente poderá definir esse público alvo com muito mais exatidão. O segundo público, que vê as corridas pela TV ou que esbarra na parte esportiva de jornais ou revistas é muito mais generalizado e numeroso, mas também deverá ser maioritariamente composto por homens, com algum nível de educação e provavelmente pertencente às classes A, AB, B e BC.
Fazendo uma lista de todas as empresas que andam patrocinando o automobilismo nos últimos anos você poderá ter uma ideia bem aproximada do que estamos tentando avaliar. Você irá encontrar empresas das mais diversas atividades que tem grandes interesses nesse mesmo público : empresas ligadas aos automóveis, prestadores de serviço nas áreas de telefonia celular, bancos, empresas de crédito e financiadoras, empresas de transporte, produtos de consumos, produtos médicos, etc.. Essas empresas e os seus concorrentes, dos menores aos maiores, são os seus potenciais patrocinadores.
Para chegar até essas empresas, existem muitos caminhos. Desde conhecer alguém que conhece alguém na empresa até, pura e simplesmente tentar descobrir quem é o gerente de determinado produto, o gerente de marketing ou o gerente comercial e tentar marcar uma entrevista.
Porem, antes de por a sua pasta debaixo do braço e ir para a entrevista, deixe que eu dê algumas dicas :
a) se você tiver possibilidade, tente convidar o potencial patrocinador para um almoço de negócios e transforme esse encontro informal na oportunidade que você precisa para apresentar seu projeto;
b) a sua apresentação começa pela sua própria apresentação pessoal ;
c) sempre que puder, evite deixar o seu projeto nas mãos de alguém que vai levar o projeto para que a pessoa que decide possa analisar a sua proposta ; ninguém pode substituir você nessa hora e em muitas oportunidades o seu projeto pode ficar esquecido numa gaveta por muito tempo;
d) tenha paciência e espere a oportunidade para fazer a sua apresentação pessoalmente ;
e) se você tiver dificuldades de comunicar aquilo que está na sua proposta, arrume alguém que tenha uma boa capacidade de comunicação para fazer a apresentação por você, mas esteja sempre presente ;
f) antes de sair para fazer a sua apresentação procure decorar cada detalhe do seu projeto para não demonstrar inseguranças e incertezas ; isso é ainda mais importante quando você for falar em valores;
g) finalmente, antes de ir a uma reunião, procure se informar minimamente sobre a empresa que você vai visitar e os produtos que ela fabrica ou os serviços que presta; você resolve isso pesquisando meia hora na Internet;
6. Boa sorte !
Ao longo dos últimos trinta anos eu pude ver como é difícil obter os patrocínios que são necessários para concretizar qualquer projeto na área do automobilismo. Mas difícil não significa impossível e minha experiência é de que muitos não obtém o que procuram porque não tem bons projetos. Tanto na forma como no conteúdo. Ou simplesmente não sabem apresentá-los bem. Alguns pilotos, com os anos, conseguiram conciliar o talento que tem na pista com uma postura empresarial que tem sempre possibilitado o crescimento das suas carreiras até o momento em que o sucesso obtido acaba praticamente invertendo a situação e eles é que são procurados pelos patrocinadores. Mas isso é muito raro e pode levar muitos anos para acontecer. Ou souberam escolher bons assessores que fizeram esse trabalho por eles. Também sei que esse assunto da obtenção de patrocínio é muito mais complexo às vezes do que o que procurei abordar neste pequeno artigo. Daria para escrever um livro. Infelizmente, ele ainda não está escrito e só me resta esperar que este material possa ser útil de alguma forma e que dentro de uns anos os jovens pilotos de hoje se transformem em profissionais bem sucedidos e cheios de sucesso. Boa sorte, pessoal !

Paulo Pinho

MERCADO: EM RITMO ACELERADO, PRODUÇÃO DO NOVO VECTRA ALCANÇA A MARCA DE 10 MIL UNIDADES.


Resultado reflete o sucesso do novo modelo Chevrolet no mercado brasileiro
A General Motors do Brasil alcançou, na última sexta-feira (09/12), a produção da unidade número 10 mil do novo Vectra, que foi lançado no início de outubro e faz grande sucesso no mercado brasileiro. Até o último final de semana, foram registradas 5.155 unidades emplacadas do novo modelo Chevrolet.

Funcionários da fábrica de São Caetano do Sul, SP,
comemoram a produção do novo Vectra número 10 mil.
O início oficial da produção ocorreu no dia 19 de setembro e, apesar do ritmo de produção ainda estar em ascensão, a marca de 10 mil unidades foi alcançada antes de se completar três meses.
"Estamos muito satisfeitos com o excepcional resultado do novo Vectra e os pedidos são tantos que existe até mesmo uma certa espera do cliente para ser atendido no seu pedido de compra", destaca Ray Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescentou que a empresa tem acelerado, na medida do possível, o ritmo da produção do novo modelo, para atender a forte demanda.
"O novo Vectra realmente encantou o consumidor pois trata-se do melhor veículo de luxo já produzido no segmento dos sedãs médios no país, um carro 100% brasileiro e orgulho da engenharia e design nacionais", enfatiza Pinheiro Neto.
Ritmo acelerado
Nesta fase inicial de produção, o Complexo Industrial Automotivo de São Caetano do Sul tem concentrado seus esforços no sentido de alcançar uma média mensal de 5.000 unidades, para concluir o atendimento dos mais de 5 mil clientes que compraram o novo Vectra no pioneiro programa de pré-venda, iniciado no dia 1º de setembro e que terminou no dia seis de outubro, data de lançamento oficial do carro.
O novo Vectra 2006 está disponível com duas opções de motorização: o consagrado 2.0 de 8 válvulas Flexpower e o novo 2.4 de 16 válvulas Flexpower (exclusivo da versão topo de linha, com transmissão automática).
Com o novo lançamento, a GM consolidou sua liderança no mercado brasileiro de veículos de luxo, que conta agora com o novo Vectra e com o Omega, modelo topo de linha no segmento dos importados.
Carlos Augusto P. de Souza

FÓRMULA 3: ATOR DA GLOBO GANHA DUAS CORRIDAS E TEM PLANOS DE SE TORNAR PILOTO.


São Paulo - O ator da Rede Globo Paulo Nigro está satisfeito com a estréia no automobilismo e avisa que a intenção agora é se tornar um piloto de verdade. O ex-integrante de Malhação (interpretava o Murilo na série) correu de Fórmula-3 Sul-Americana Light, no encerramento da temporada do Renault Speed Show by TIM, no último final de semana em Interlagos e, além de completar as corridas da rodada dupla, venceu as duas.
"Sei que ainda não sou um piloto. Isso não acontece da noite para o dia, mas não corri por brincadeira, vou investir nisso e buscar patrocínios para a próxima temporada na F-3", disse Nigro, ator da minissérie JK que estreará em janeiro.
A inexperiência e a ansiedade de Nigro, de 21 anos, ficaram evidentes minutos antes de sua primeira largada, quando confessou ter sentido um grande nervosismo e no grid chegou a ficar com as mãos tremendo de tanta emoção.
"Sem dúvida nenhuma que para mim ainda é mais fácil representar para o público que me vê do que foi largar nessas provas. É muita adrenalina, emoção demais, pois aqui a velocidade é muito grande e a gente não pode cometer erros", disse.
O piloto se sentiu realizado pela estréia, pois ganhou as duas corridas (sábado e domingo) e ficou feliz por saber que o atual campeão da temporada, Alberto Valério, demorou quatro corridas para conseguir completar a primeira prova.
"Pôxa, se o Valério, que é campeão, precisou de quatro para completar uma, já posso me considerar um vencedor, pois fui até o final nas duas na minha estréia", disse o piloto que correu pela Casagrande Racing.
O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.
Mais informações no site www.speedshow.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: João Vasconcelos