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quarta-feira, novembro 30, 2005

MIL MILHAS BRASIL: ABERTAS AS INSCRIÇÕES NO SITE DA PROVA.



São Paulo - As inscrições para a 34ª edição das Mil Milhas estão abertas no site oficial da prova (www.milmilhasbrasil.com.br). Os pilotos podem fazer a inscrição para o treino pré-classificatório até o dia 15 de dezembro. A taxa é de R$ 7.500 por carro e R$ 2.500 por piloto, com um mínimo de dois em cada veículo. As primeiras 20 vagas para a histórica edição de comemoração dos 50 anos da Mil Milhas Brasil serão definidas no treino classificatório nos dias 16 e 17 de dezembro. O qualifying será no Autódromo de Interlagos, mesmo local da corrida do dia 21 de janeiro, na capital paulista.
Os carros e pilotos que se inscreverem e garantirem vaga nos treinos dos dias 16 e 17 de dezembro em Interlagos estarão isentos da taxa de inscrição na prova, que será de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Aqueles que disputarem o classificatório de janeiro terão de pagar o valor total.
A taxa de inscrição inclui combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para os treinamentos e para toda a Mil Milhas Brasil. Dentro desse preço também está incluído a entrega do box montado para as equipes.
O regulamento prevê que garantirão vaga na prova do dia 21 de janeiro de 2006 os primeiros 20 colocados, desde que os tempos não superem em 30% o do mais veloz nos treinamentos finais. Ainda de acordo com o regulamento, na prova essa porcentagem (30%) também estará em vigor, independentemente de o carro e os pilotos terem se classificado antecipadamente. Outro item previsto é que não poderá largar o piloto que, dentro do seu próprio carro, fizer um tempo 10% superior aos seus companheiros de equipe.
A Mil Milhas Brasil terá 54 carros no grid de largada. Deste total, 14 serão convidados da organização, 20 garantem vaga no pré-classificatório de dezembro e os outros 20 nos treinamentos programados para janeiro, na semana anterior ao evento.
Conheça as categorias da Mil Milhas Brasil:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
A 34ª Mil Milhas Brasil tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Divulgação.

STOCK CAR: DA MATTA E KANAAN ANDAM PELA PRIMEIRA VEZ DE STOCK.





São Paulo - Dois dos maiores expoentes do automobilismo nacional testaram o carro do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Cristiano da Matta, ex-Fórmula-1 e campeão da Champ Car em 2002, e Tony Kanaan, campeão da IRL em 2004, participaram dos treinos coletivos da categoria nesta terça-feira, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
"Foi divertido demais! É a primeira vez que ando com um carro de Turismo. Já fiz o grosso para aprender como guiar e agora é só começar a se acostumar com os detalhes. O calor incomoda no começo e a tocada é um pouco mais lenta que a dos carros de Fórmula", disse Cristiano.
O piloto, que competiu neste ano na Fórmula Mundial pela equipe PKV Racing, ainda não definiu qual será o seu destino na próxima temporada. Filho do ex-piloto Toninho da Matta, Cristiano ainda pretende voltar a competir no automobilismo brasileiro.
"Se não definir nada muito interessante fora do Brasil e receber uma proposta boa posso adiantar os meus planos e correr na Stock Car, que está com um padrão de qualidade bem alto", disse da Matta, que andou com o carro da JF-Racing e completou a sua melhor volta no teste da manhã em 1m41s234.
Tony Kanaan também começou a traçar o seu futuro no automobilismo brasileiro nesta terça-feira. O campeão da IRL de 2004 fez o seu primeiro teste com o carro da Stock Car V8. O piloto da Andretti-Green testou pela Medley-A. Mattheis, que conquistou o título com Giuliano Losacco no último domingo. Tony completou a sua melhor volta em 1m40s650.
"Quando o Xandy Negrão, dono da equipe, me ligou convidando, aceitei na hora. Já tinha pilotado um carro madrinha da categoria, mas não tinha andado no carro de corrida mesmo. Só tenho de agradecer ao pessoal da Medley por essa oportunidade", disse Kanaan, que pretende correr na Stock Car V8 após o fim do seu contrato com a Andretti-Green, que vai até 2008.
Além de testar o carro da categoria, Tony patrocinará um piloto para correr uma temporada completa na Stock Jr., nova categoria lançada em novembro deste ano. A cada temporada será selecionado um novo piloto para receber o apoio em 12 corridas (a Stock Jr. terá 24 no total do ano para dois pilotos, mas, no individual, serão válidas apenas 12).
"A idéia surgiu do Felipe Giaffone, que é o responsável técnico da nova categoria. Quando eu vi o projeto nos Estados Unidos, aprovei na hora. E, como sempre fui muito ajudado no meio do automobilismo, quis retribuir isso e contribuir para o esporte de alguma maneira", completou.
Para decidir quem será o beneficiado com o patrocínio de Kanaan, será realizada uma seletiva com dez pilotos de kart. Os jurados serão um chefe de equipe, um piloto experiente, um profissional de Marketing e, possivelmente, um jornalista. Kanaan estará fora do processo de seleção, que deve acontecer entre fevereiro e março, quando os chassis chegam ao Brasil. Três autódromos estão sendo cogitados para o teste: Interlagos, Jacarepaguá e o de Curitiba.
"Tem tudo para dar certo! Espero muito poder levantar ainda mais a Stock Car que já é bastante conhecida até fora do País e cresce cada vez mais. A Stock Jr. é uma opção intermediária, uma escada para chegar às outras categorias (V8 Light e V8). Abrimos um pouco mais o leque", finalizou Kanaan.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Mais informações no site www.stockcar.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO -Fotos: Sérgio Sanderson.

MERCADO: FIAT PALIO 1.8R - A VERSÃO ESPORTIVA DO MODELO.








Para quem esperava uma versão esportiva do hatchback da Família Palio, uma ótima notícia: está chegando ao mercado o Fiat Palio 1.8R. Equipado com o novo e potente motor 1.8 Flex, o novo Palio 1.8R é o modelo mais potente de seu segmento, e também o que tem a melhor aceleração. Assim, esta nova versão dá continuidade à bem-sucedida tradição de compactos esportivos da Fiat Automóveis – como os consagrados Fiat Uno 1.5R, 1.6R e Fiat Uno Turbo –, indo ao encontro dos desejos dos consumidores que esperavam por um esportivo da marca no segmento.
Além do ótimo desempenho, o Fiat Palio 1.8R revela sua esportividade no visual diferenciado, tanto externo quanto interno, com detalhes de acabamento exclusivo que ressaltam sua personalidade marcante.
Mas há mais do que esportividade na nova versão: a tecnologia e a sofisticação também estão presentes em itens que ampliam a comodidade e a segurança, exemplos do kit para viva-voz com Bluetooth® – o Fiat Palio 1.8R é o primeiro automóvel compacto a oferecer o sistema –, dos sensores crepuscular e de chuva e dos air bags e side bags, entre muitos outros.
O novo Fiat Palio 1.8R tem todos os atributos para agradar ao consumidor que busca um veículo compacto que seja moderno e, ao mesmo tempo, exiba o desempenho e o prazer de dirigir esperados de um verdadeiro esportivo – mas sem deixar de lado o conforto.
Um visual exclusivo para marcar presença
Vê-se de longe que o hatchback é um esportivo. Faixas nas laterais e na tampa traseira, com o logotipo da versão, e máscara e canhões dos faróis em preto revelam sua identidade logo ao primeiro olhar. O spoiler traseiro cinza, as rodas de liga-leve exclusivas e as novas lanternas traseiras fumê – a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta – ressaltam a vocação do Fiat Palio 1.8R sem deixar margem para dúvidas. E mais: faróis de neblina e brake-light, ambos de série, reforçam o visual e a segurança.
Outros detalhes também chamam a atenção e deixam o modelo com um ar ainda mais arrojado. As bordas da grade do radiador são pintadas de cinza, enquanto sua parte interna possui acabamento preto, e a ponteira do escapamento é feita de aço inoxidável. Vidros laterais e traseiros escurecidos (Vênus 55, como no Fiat Idea, para melhorar o conforto térmico dos ocupantes) e revestimento da coluna B simulando fibra de carbono transmitem ao perfil do carro uma impressão de grande dinamismo.
As cores do novo Fiat Palio 1.8R, igualmente, remetem à esportividade: amarelo Indianápolis e vermelho Modena (como no Fiat Stilo Schumacher) são as sólidas; prata e preto as metálicas. Todas complementam perfeitamente os detalhes de acabamento externo da versão.
Internamente, o Fiat Palio 1.8R também surge com novidades exclusivas, a começar pelo painel de instrumentos com iluminação vermelha e ponteiros com iluminação branca e azul. Com excelente visualização, ele incorpora o Trip Computer B, que permite monitorar dois trechos de viagem simultaneamente.
Os bancos esportivos receberam novos tecidos, com costuras vermelhas – combinando com os cintos de segurança da mesma cor, que remetem ao Fiat Uno 1.5R como uma homenagem. Também as coifas do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem pespontos vermelhos no material de nova textura, presente também na parte traseira dos bancos dianteiros. Além disso, a versão ganhou novas pedaleiras esportivas.
Frisos do painel, painéis de portas, apliques dos pomos do freio de mão e do câmbio e as molduras internas das maçanetas são da cor cinza. O logotipo de versão 1.8R aparece no painel e a inscrição também está presente nas soleiras das portas.
O motor forte é puro prazer ao dirigir
O versátil motor bicombustível 1.8 Flex, que fez sua estréia no novo Fiat Idea, agora equipa também a versão esportiva do Fiat Palio – e com pequenas modificações que melhoraram ainda mais sua potência. São 113 cavalos rodando somente com gasolina, e 115 cv unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm.
Essa potência deu ao Fiat Palio 1.8R a melhor marca de aceleração da categoria: funcionando exclusivamente com gasolina, vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,4 segundos; com álcool, atinge essa velocidade em 9,2 segundos.
O torque máximo é de 17,8 kgm rodando somente com gasolina e 18,6 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. Isso significa arrancadas vigorosas e retomadas ágeis, como cabe a um esportivo.
O motor da nova versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma nova central eletrônica. Tudo para incrementar o comportamento esportivo, mas sem abrir mão da economia ou da baixa emissão de poluentes – o motor 1.8 bicombustível do Fiat Palio 1.8R já atende às normas do Proconve Fase IV, que só entrarão em vigor em 2007.
O motor 1.8 Flex incorpora modificações que proporcionam sempre máxima dirigibilidade, economia e performance. Conheça-as:
§ Coletor de admissão. Com novo design e feito de plástico, integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio. Ficou mais leve e tem melhor rendimento volumétrico.
§ Cabeçote. Nova geometria da câmara de combustão.
§ Comando de válvulas. Do tipo roller finger light, reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ruído gerado pelo sistema e também o dispêndio de energia para mover o trem de válvulas. Isso melhora a performance e o consumo.
§ Eixo-comando de válvulas. Exigiu alterações para se adequar ao novo sistema de acionamento das válvulas, e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta.
§ Virabrequim. Modificado para reduzir os níveis de ruído e de vibrações.
Suspensão mais esportiva
Para o modelo ficar ainda mais esportivo foram efetuados ajustes na suspensão. Ela está mais firme em função das molas, que ficaram 15% mais rígidas, e da nova calibragem dos amortecedores. Esse novo conjunto mais os pneus de perfil 60 resultaram em um veículo 12 milímetros mais baixo quando comparado à versão HLX do modelo.
Tecnologia e conforto em altas doses
O novo esportivo compacto da Fiat Automóveis sai de fábrica muito bem equipado. Além dos itens e acabamentos exclusivos, traz, entre seus equipamentos de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, My Car Fiat (que permite ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro), computador de bordo, duplo porta-luvas, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, brake-light, faróis de neblina e luz interna temporizada.
O Fiat Palio1.8R traz uma grande novidade no segmento dos veículos compactos entre os seus itens opcionais: kit viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth®, que elimina conexões por cabos. O sistema é ativado assim que se dá a partida no carro e o motorista pode fazer ligações por comando de voz e só precisa apertar um botão, localizado no painel de instrumentos, para atender chamadas. Ou seja, ele não precisa tirar as mãos do volante, nem tem sua atenção desviada do trânsito para manusear o celular.
Entre outros ótimos itens opcionais oferecidos no novo Fiat Palio 1.8R há, ainda, air bags e side bags, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, CD player com MP3, CD changer no porta-luvas, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e freios com ABS.

Fiat Palio: uma história de sucesso e inovação
A trajetória do world car lançado pela Fiat em 1996 – o modelo estreou no Brasil para em seguida ganhar diversos países mundo afora – é marcada por novidades. A montadora, conhecida por seus carros seguros, confortáveis e tecnologicamente avançados, estendeu os mesmos conceitos aos seus compactos, transformando-os nos pontos de referência de seus segmentos.
O hatchback logo ganhou irmãos: a station wagon Palio Weekend, o sedã Siena e a picape Strada, formando a Família Palio. Cada um trouxe inovações ao mercado nacional, cativando o consumidor e contribuindo para transformar os modelos Palio na família de automóveis mais vendida no país.
Para começar, a versão 1.0 do Fiat Palio lançado em 1996 foi o primeiro modelo com essa motorização a oferecer freios com ABS e air bags, significando mais segurança ativa e passiva no segmento dos compactos.
Depois, em 1999, foi a vez da picape Fiat Strada. Os projetistas da Fiat Automóveis criaram para ela a carroceria estendida, única no Brasil. Até hoje, as versões com cabine estendida respondem pela maior parcela de vendas do modelo.
No mesmo ano, a Fiat Automóveis inovou mais uma vez ao lançar a versão off-road light da station wagon, o Fiat Palio Adventure – o conceito, inédito no segmento, ganhou imensa popularidade entre os consumidores. E, para terminar, chegou ao mercado o primeiro automóvel 1.0 com embreagem eletrônica, o Fiat Palio Citymatic, tornando a condução do modelo no trânsito urbano ainda mais cômoda.
Em março de 2000, o Fiat Palio inovou novamente: foi o primeiro carro nacional a trazer a tecnologia Drive by Wire com o novo motor Fire 1.3 16V. No final deste mesmo ano, no lançamento da nova da Família Palio, veio um salto tecnológico: o sistema eletro-eletrônico multiplexado VE.N.I.C.E. (Vehicle Network with Integrated Control Electronics), que incrementou a oferta de itens de conforto e segurança ao cliente. Como exemplos, temos o Follow Me Home e a luz interna temporizada. O Fiat Palio foi o primeiro automóvel nacional a possuir esse sistema multiplexado, provando que modelos compactos podem ser sinônimo de modernidade.
Três anos depois, o novo Fiat Palio trouxe ainda mais equipamentos inovadores – encontrados somente em veículos de segmentos superiores. Passou a oferecer side bags, sensores de chuva e crepuscular, CD player com MP3 e My Car. O hatch foi o primeiro carro do segmento dos compactos a incorporar tais itens.
Agora, com o lançamento do Fiat Palio 1.8R, a história de inovações continua com o kit para viva-voz com tecnologia Bluetooth®.

STOCK CAR: MEDLEY E EMBRATEL VENCEM CONCURSO DE BOX EM 2005.




São Paulo - Não foi só na pista que a Medley-A. Mattheis foi campeã. A equipe do piloto Giuliano Losacco ficou com o título no concurso de boxes do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Após as 12 etapas, o time somou 1805 pontos, contra 1786 da vice-campeã Petrobras-Action Power. Na Stock Car V8 Light, o prêmio ficou com a RR Embratel 21 Motorsport, de Marcos Gomes. A equipe recebeu, nas nove etapas, 1368 pontos, seguida pela RC Competições, com 1338.
Neste ano, o melhor box da Stock Car V8 receberá como prêmio uma Montana 0km. O segundo colocado fica com R$ 10 mil. Na categoria de acesso à Stock Car V8 a equipe campeã nos boxes ganha um Celta 0km e a segunda colocada recebe R$ 7 mil.
Na corrida do último final de semana em São Paulo, ficaram na primeira colocação empatadas na primeira colocação Medley-A. Mattheis, Terra-Avallone e L&M Racing com 199 pontos cada. Enquanto, na Stock Car V8 Light, a Officer liderou com 198 pontos. A Embratel foi a segunda com 196 e a RC Competições a terceira com 194. A avaliação foi feita por cinco estudantes de arquitetura da Universidade Anhembi Morumbi. Foram analisadas a organização, o visual das tendas de cronometragem e dos boxes, a limpeza e a uniformização das equipes.
Resultado do concurso de boxes da Stock Car V8 em Interlagos:
1) Medley-A. Mattheis (GiulianoLosacco e Guto Negrão), 199
Terra-Avallone (Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy), 199
L&M (Henrique Favoretto e Ricardo Maurício), 199
4) Officer Pamplona`s (Duda Pamplona), 197
5) Petrobras-Action Power (Cacá Bueno e Thiago Marques), 196
RR Embratel 21 Motorsport (Raul Boesel e Ariel Barranco), 196
7) Texaco-Vogel (Thiago Camilo e Gualter Salles), 195
AMG-Filipaper (Ingo Hoffmann e Sandro Tannuri), 195
9) Eurofarma-RC (Luciano Burti e Antonio Jorge Neto), 193
10)Bennamed-Nascar (Valdeno Brito e Popó Bueno), 190
11) Neo Química-Boettger (Alceu Feldmann e David Muffato), 189
Philips-Scuderia 111 (Luis Carreira Jr. e Felipe Gama), 189
13) WB Motorsport (Luiz Garcia Jr. e Rodrigo Sperafico), 187
14) Bassani-RC3 (Chico Serra e Mateus Greipel), 185
NasrCastroneves (Hoover Orsi e Juliano Moro), 185
JF Racing (Beto Giorgi e Ruben Fontes), 185
17) Katalogo Racing (André Bragantini e Fábio Carreira), 184
18) RS Competições (Allam Khodair e Nonô Figueiredo), 183
19) Hot Car (Wagner Ebrahim), 182
20) PowerTech (Diogo Pachenki), 179
21) PMP & Alves Competições (Pedro Gomes e Carlos Alves), 177
22) Prop Car (Adalberto Jardim), 175
Resultado geral do concurso de boxes da Stock Car V8:
1) Medley-A. Mattheis (Giuliano Losacco e Guto Negrão), 1805
2) Petrobras-Action Power (Cacá Bueno e Thiago Marques), 1786
3) Terra-Avallone (Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy), 1778
4) AMG-Filipaper (Ingo Hoffmann e Sandro Tannuri), 1764
5) Eurofarma-RC (Luciano Burti e Antonio Jorge Neto), 1746
6) Philips-Scuderia 111 (Luis Carreira Jr. e Luiz Gama), 1744
7) Texaco-Vogel (Thiago Camilo e Gualter Salles), 1734
8) Neo Química-Boettger (Alceu Feldmann e David Muffato), 1718
9) RR Embratel 21 Motorsport (Raul Boesel e Ariel Barranco), 1725
10) L&M (Henrique Favoretto e Ricardo Maurício), 1720
11) NasrCastroneves (Hoover Orsi e Juliano Moro), 1711
12) Officer Pamplona`s (Duda Pamplona), 1706
13) Bassani-RC3 (Chico Serra e Mateus Greipel), 1683
14) Katalogo Racing (Paulo Salustiano e Fábio Carreira), 1679
15) Bennamed-Nascar (Valdeno Brito e Popó Bueno), 1675
16) WB Motorsport (Luiz Garcia e Rodrigo Sperafico), 1674
17) RS Competições (Allam Khodair e Nonô Figueiredo), 1669
18) JF Racing (Beto Giorgi e Ruben Fontes), 1665
19) Hot-Car (Wagner Ebrahim), 1651
20) PowerTech (Diogo Pachenki), 1570
21) Tatu Motorsport (Reck Jr. e Allan Chanoski), 1281
22) PMP & Alves Racing (Pedro Gomes), 1216
23) MT Racing (Reck Jr.), 894
24) Prop Car (Adalberto Jardim), 683
25) Greco Motorsport (Sérgio Paese), 96
Stock Car V8 Light em Interlagos:
1) Officer (Renê Bauer), 198
2) RR Embratel 21 Motorsport (Marcos Gomes), 196
3) RC Competições (Lico Kaesemodel e José Figueirôa), 194
4) Top Speed Motorsport (Fabrício Fechine), 194
5) W2 (Rafael Daniel e Wilton Neto), 193
6) M4T Motorsport (Paulo Salustiano), 190
7) Mhax Racing (Sandro Sanchez), 189
8) Carreira Racing (Daniel Landi, Gustavo Sondermann e Renato Jader David), 187
9) BRB Racing (Hybernon Cysne), 186
10) Full Time (Júlio Campos, Otávio Mesquita e Christian Conde), 184
11) Gramacho (William Starostik), 183
12)Jayme Silva (Andreas Lundgren e Norberto Gresse), 181
13) Escuderia Lobo (Beto Posses e Rolf Gemperli), 179
14) WB Motorsport (Alexandre Conill), 178
OS Racing (Oscar Sajovic), 178
16) BSB (Wigberto Tartucce), 174
Vogel Motorsport (Baltazar Jr.), 174
18) Pachenki Motorsport (Geraldo Rôla), 172
19) F&F Racing (Afonso Bastos), 169
Hot Car (André Carreira e Boni), 169
Classificação geral da Stock Car V8 Light:
1) RR Embratel 21 Motorsport (Marcos Gomes), 1368
2) RC Competições (Lico Kaesemodel e José Figueirôa), 1338
3) Officer (Renê Bauer), 1318
4) Carreira Racing (Daniel Landi, Gustavo Sondermann e Renato Jader), 1316
5) Full Time (Júlio Campos, Otávio Mesquita e Christian Conde), 1302
6) W2 (Rafael Daniel), 1300
7) M4T Motorsport (Paulo Salustiano), 1284
8) BRB Racing (Hybernon Cysne), 1276
9) Hot Car (André Carreira e Boni), 1263
10) Jayme Silva (Andreas Lundgren e Norberto Gresse), 1251
11) F&F Racing (Afonso Bastos), 1177
12) OS Racing (Oscar Sajovic), 1176
13) BSB (Wigberto Tartucce), 1093
14) Powertech (Lucas Schowambach), 1042
16) Pachenki Motorsport (Geraldo Rôla), 1021
17) WB Motorsport (Alexandre Conill), 900
Escuderia Lobo (Beto Posses e Rolf Gemperli), 900
19) Top Speed (Fabrício Fachine), 701
20) Tatu Motorsport (Alan Chanoski), 551
21) Vogel (Baltazar Jr.), 521
22) Mhax Racing (Brunno Santos), 364
23) Action Power (João Adib), 250
24) Prop Car (Angelo Serafim), 177
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LOCAL DA COMUNICAÇÃO -Foto: Sérgio Sanderson.

STOCK CAR: TREINOS MOSTRAM A DANÇA DAS CADEIRAS.



São Paulo - Nem bem a poeira da temporada de 2005 abaixou e pilotos e equipes já começam a trabalhar para acertar os detalhes para o próximo ano. Foi isso o que aconteceu nesta segunda-feira no Autódromo de Interlagos onde menos de 24 horas antes 43 mil pessoas acompanharam o bicampeonato de Giuliano Losacco na Stock Car V8 e o título de Renato Jader David na Stock Car V8 Light.
Na manhã desta segunda-feira as maiores novidades ficaram por conta da e Mário Haberfeld andando na NasrCastroneves Racing no carro de Juliano Moro e do argentino Esteban Tuero na campeã Medley A.Mattheis, que pode ter três carros em 2006, pois Guto Negrão continua ao lado do bicamepão Giuliano Losacco.
Chico Serra deve deixar a Bassani-RC3 e retornar à WB Motorsport. Thiago Marques será mantido na Petrobras-Action Power ao lado de Luciano Burti, que deixou a Eurofarma-RC. Apesar dos comentários de que sua vaga seria ocupada por Cacá Bueno, Gualter Salles garante que continua na Texaco-Vogel ao lado de Thiago Camilo.
Renato Jader testou o Stock Car V8 na Bassani-RC3 a exemplo de Marcos Gomes, que deu várias voltas com o carro de Ariel Barranco na Embratel 21.
Nesta terça-feira a grande atração será Tony Kanaan, vice-campeão da Indy Racing League em 2005. Ele já havia manifestado intenção de correr na principal categoria do automobilismo da América do Sul e agora ganha a chance de conhecer o carro de perto. Ele vai andar com o carro da campeã Medley-A. Mattheis.
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LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Miguel Costa Jr.

MERCADO: PRODUÇÃO DO NOVO VECTRA ALCANÇA A MARCA DE CINCO MIL UNIDADES EM SÓMENTE UM MÊS.



Resultado de novembro de 2005 reflete o sucesso do novo modelo Chevrolet no mercado brasileiro
A General Motors do Brasil celebra nesta quarta-feira (30/11) a produção de 5 mil unidades do novo Vectra apenas neste mês de novembro de 2005. Com isso, o recém-lançado modelo Chevrolet já supera uma produção acumulada de 8 mil unidades, considerando também o mês de outubro, quando começou a montagem em série do automóvel.

O novo Vectra impressiona pela beleza e linhas modernas
"Este resultado excepcional comprova que o novo Vectra realmente encantou o consumidor pois trata-se do melhor veículo de luxo já produzido no segmento dos sedãs médios no país, um carro 100% brasileiro e orgulho da engenharia e design nacionais", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
No que diz respeito aos emplacamentos em todo o território nacional, o número acumulado até este final de novembro já supera 4 mil unidades. A maior parte desses veículos destinou-se a atender os mais de 5 mil clientes que compraram o novo Vectra no pioneiro programa de pré-venda, iniciado no dia 1º de setembro e que terminou no dia seis de outubro, data de lançamento oficial do carro.
Novo Vectra: 100% brasileiro
O novo Chevrolet Vectra estabeleceu novos parâmetros no mercado de veículos de luxo no país pois o modelo foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil para o mercado local e também para exportação.
Modelo que se tornou um verdadeiro ícone da indústria automotiva brasileira, o Vectra entrou em seu terceiro ciclo no país depois de mobilizar todo o Design e a Engenharia da GM do Brasil, que utilizaram no seu desenvolvimento o que existe de mais avançado em tecnologia automotiva global. O carro sintetiza a competência e experiência do Design e da Engenharia que levaram a GM do Brasil a ser considerada como um dos cinco Centros Globais de Desenvolvimento de Produto da GM Corporation.
O novo Vectra 2006 está disponível com duas opções de motorização: o consagrado 2.0 de 8 válvulas Flexpower e o novo 2.4 de 16 válvulas Flexpower (exclusivo da versão topo de linha, com transmissão automática).
Com o novo lançamento, a GM consolida sua liderança no mercado de veículos de luxo, que conta agora com o novo Vectra e com o Omega, modelo topo de linha no segmento dos importados.

domingo, novembro 27, 2005

STOCK CAR: CONHEÇA LOSACCO, O MAIS JOVEM BICAMPEÃO.


A paixão de Giuliano Losacco pelo automobilismo vem de berço. Nascido em São Paulo, no dia 17 de março de 1977, ele é de uma das famílias mais tradicionais do esporte nacional. O primeiro integrante a se envolver com corridas de carros foi o tio-avô Nicola. Depois veio o pai, Vinicius. Giuliano é a quarta geração da família que deixou a cidade de Bari, na Itália, no final do século 19, e desembarcou em São Paulo. Uma demonstração da paixão do clã Losacco pelo automobilismo aconteceu em 1925, quando Nicola disputou e venceu uma corrida realizada na ainda deserta Avenida Paulista, hoje o coração financeiro de São Paulo, a maior capital do Brasil. Apesar de ter perdido o pai, Victor Losacco, quando tinha 12 anos, Vinicius, pai de Giuliano, sempre incentivou o filho.
A carreira de Giuliano começou, como a maioria dos pilotos, no kart. Em seguida, ele passou a competir em provas de monopostos no Campeonato Paulista de Fórmula Ford e na Fórmula Chevrolet. Os primeiros contatos com os carros de turismo foram na Fórmula Uno e nas Mil Milhas Brasileiras. Giuliano tentou correr profissionalmente fora do Brasil. O piloto participou do Campeonato Inglês de Fórmula Vauxhall, do Campeonato Norte-Americano de Fórmula Ford 2000, do Campeonato Europeu de Fórmula Renault e da Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3.
Sempre entre os mais rápidos, Losacco foi vice-campeão de Kart Paulista na Graduados B em 1991, campeão paulista de Fórmula Ford em 1993, segundo colocado nas Mil Milhas Brasileiras de 1993 e campeão do Campeonato de Esporte Protótipo em 2002. Após rápidas e curtas passagens pela Stock Car Light, Giuliano estreou na Stock Car V8 no dia 23 de março de 2003 em Curitiba. O piloto já mostrou perfeita adaptação ao carro e conquistou a pole position e um segundo lugar depois liderar boa parte da prova e dar muito trabalho para o vencedor Ingo Hoffmann.
Em 2004, Losacco se tornou, aos 27 anos sete meses e 21 dias, o campeão mais jovem da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Em seu segundo ano na categoria, ele ganhou quatro corridas, fez dois segundos lugares, um quinto, um décimo, uma nona posição e um 14º lugar. Neste ano de 2005 ele conquistou duas vitórias (Buenos Aires e Jacarepaguá), três segundos lugares, um terceiro neste domingo, um quarto, um quinto, um sétimo e um décimo primeiro lugar, além de dois abandonos que serviram como os descartes obrigatórios.
Giuliano Losacco é o quinto piloto na história a ganhar mais de um título na Stock Car. Antes dele, somente Paulão Gomes, Ingo Hoffmann, Angelo Giombelli e Chico Serra.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
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LOCAL DA COMUNICAÇÃO -Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: VISTORIA NO CARRO CONFIRMA O BI DE LOSACCO.




São Paulo - Além da vistoria normal realizada nos Stock Car V8, na tarde deste domingo os comissários técnicos verificaram outros três itens no carro de Giuliano Losacco. Logo após o final da corrida que sagrou Losacco bicampeão da principal categoria do automobilismo da América do Sul, um representante da Petrobras-Action Power, a equipe do vice-campeão Cacá Bueno, entrou com uma reclamação alegando irregularidades no carro de Losacco.
Os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) receberam a reclamação e encaminharam aos comissários técnicos que convidaram um especialista da Petrobras-Action Power para acompanhar a verificação. Logo após a minuciosa análise da parte eletrônica, do sistema de alimentação de combustível e de um possível lastro irregular na longarina traseira, nada de ilegal ficou constatado. O representante da Petrobras-Action Power não questionou a decisão.
Como também acontece após todas as provas, os motores dos três primeiros colocados foram retirados e serão examinados no dinamômetro pela ZF empresa responsável pela manutenção dos motores. A exemplo de todas as outras corridas da temporada, os testes são abertos às equipes.
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STOCK CAR LIGHT: JADER É CAMPEÃO.GOMES VENCE.






São Paulo - A vitória da nona e última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 foi de Marcos Gomes, mas a festa foi de Renato Jader David. O estreante da Carreira Racing ficou com a segunda colocação e conquistou o título da categoria. Neste domingo à tarde, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Gomes completou as 22 voltas em 39m57s288, com média de 142,357 km/h. A terceira colocação ficou com Rafael Daniel. Paulo Salustiano, que brigava pelo campeonato, foi o quarto e se sagrou vice-campeão, apenas um ponto atrás de Jader.
"Fiquei muito surpreso por seu meu ano de estréia. Quando percebi que poderia ser campeão mudei o foco de trabalho com a equipe. Agradeço o meu pai, que me patrocinou, e a Carreira Racing. Na corrida, quando percebi que o Salustiano estava em quarto, administrei o resultado", disse o campeão Jader David.
Na largada, o pole position Jader e Gomes abriram vantagem, enquanto Salustiano assumiu a terceira posição. Ainda na primeira volta, Rafael Daniel e Campos passaram Salustiano.
"Foi uma corrida difícil, tinha um carro rápido, mas complicado de guiar. Soubemos usar a cabeça e tudo deu certo", completou Marcos Gomes.
Campos tentou ultrapassar Rafael Daniel no final da reta oposta, na segunda passagem, e perdeu a terceira colocação para Salustiano. Campos pressionou Salustiano até a nona volta, quando teve problemas e abandonou a prova e a disputa pelo título.
"Vou continuar na Stock Car V8 Light. A equipe era nova e amadurecemos muito no decorrer da temporada", disse Daniel.
Nas últimas voltas, Rafael Daniel tentou ultrapassar por diversas vezes Salustiano, enquanto Jader e Marcos Gomes brigavam pela liderança. Na 16ª passagem, Daniel ganhou a posição de Salustiano. Na volta seguinte Gomes superou Jader David e assumiu a ponta.
Resultado da nona etapa da Stock Car V8 Light:
1)Marcos Gomes (RR Embratel 21), 22 voltas em 39m57s287, com média de 142,357 km/h
2)Renato Jader David (Carreira Racing), a 0s753
3)Rafael Daniel (W2 Racing), a 12s320
4)Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 16s164
5)Daniel Landi (Carreira Racing), a 23s783
6)Baltazar Jr. (Vogel Motorsport), a 24s165
7)Gustavo Sondermann (Carreira Racing), a 24s906
8)Norberto Gresse (Bardahl-Jayme Silva), a 45s885
9)Afonso Bastos (F&F Racing), a 54s971
10)Oscar Sajovic (OS Racing), a 57s797
11)Otávio Mesquita (Full Time), a 1m02s897
12)Paulo Roberto Bonifácio (Hot Car), a 1m03s901
13)Sandro Sanches (Mhax Racing), a 1m09s103
14)Alexandre Conill (WB Motorsport), a 1m12s953
15)Fabrício Fechine (Bennamed-Nascar), a 1m18s512
16)Rolf Gemperli (Scuderia Lobo), a 1m21s929
17)Hybernon Cysne (BRB Racing), a 1m22s085
18)Andreas Lundgren (Jayme Silva), a 1m34s331
19)André Carreira (Hot Car), a 1 volta
20)Geraldo Rôla (Pachenki Motorsport), a 1 volta
21)Renê Bauer (Officer-Pamplona’s), a 1 volta
22)Wagner Macanhan (Scuderia Lobo), a 2 voltas
23)Beto Posses (Scuderia Lobo), a 4 voltas
24)William Starostik (Gramacho Racing), a 6 voltas
25)Wigberto Tartucce (BSB), a 8 voltas
26)Lico Kaesemodel (RC Competições), a 9 voltas
27)José Figueirôa (RC Competições), a 10 voltas
28)Wilton Neto (W2 Racing), a 11 voltas
29)Christian Conde (Full Time), a 12 voltas
30)Júlio Campos (Full Time), a 13 voltas
Classificação do campeonato:
1) Renato Jader David, 130
2) Paulo Salustiano, 129
3) Júlio Campos, 112
4) Rafael Daniel, 97
5) Lico Kaesemodel, 73
6) Felipe Gama, 69
7) Wellington Justino, 67
8) Daniel Landi, 55
9) Marcos Gomes, 51
10) Christian Conde, 47
11) Gustavo Sondermann, 41
12) Baltazar Jr., 37
13) André Carreira, 35
14) Wigberto Tartuce, 30
15) Oscar Sajovic, 28
16) Brunno Santos, 27
Renê Bauer, 27
18) Otávio Mesquita, 24
19) Ariel Barranco, 22
Afonso Bastos, 22
21) Lucas Schowambach, 20
22) Hybernon Cysne, 15
23) Alexandre Conill, 14
Paulo Roberto Bonifácio, 14
25) Alan Chanoski, 13
26) Claudio Capparelli, 12
27) Norberto Gresse, 8
Andreas Lundgren, 8
29 Walter Netto, 7
30) William Starostik, 4
José Figueirôa, 4
Campeões da Stock Car V8 Light
1993 - Carlos Col / George Lemonias
1994 - Nonô Figueiredo
1995 - Ariel Barranco
1996 - Alessandro Weiss
1997 - Cacá Bueno
1998 - Carlos Cunha
1999 - Mário Covas Neto
2000 - Rogério Motta
2001 - Thiago Marques
2002 - Mateus Greipel
2003 - Luis Carreira Jr.
2004 - Diogo Pachenki
2005 Jader Davi
O novo campeão da Stock Car V8 Light tem 21 títulos no kart e testa o carro da Stock Car V8 nesta segunda-feira pela equipe Bassani-RC3. As sessões livres de testes para a próxima temporada acontecerão até terça-feira em Interlagos.
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STOCK CAR: LOSACCO É BICAMPEÃO.HOOVER ORSI VENCE EM INTERLAGOS.




São Paulo - Na temporada mais emocionante da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, Giuliano Losacco conquistou o bicampeonato com apenas um ponto de vantagem sobre Cacá Bueno, que liderou desde a primeira corrida do ano. O piloto da Medley-A. Mattheis foi o terceiro colocado, enquanto Cacá ficou em quarto. A vitória na 12ª e última etapa, neste domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi de Hoover Orsi, que completou as 26 voltas em 49m38s667, com média de 135,403 km/h. A segunda posição ficou com Antonio Jorge Neto, da Eurofarma-RC. A prova teve o maior público na história da categoria no Brasil, com 43 mil pessoas, mil a mais do que a corrida de Brasília deste ano.
"Caprichei muito na largada e me concentrei o máximo possível. Estava em quarto no campeonato e nunca pensei em desistir. Todo esse tempo eu e a equipe trabalhamos duro para alcançar o Cacá. O segredo é terminar todas as corridas. Ganhar de virada é mais gostoso", disse Giuliano.
O pole Losacco e Cacá mantiveram as primeiras colocações na largada, enquanto Orsi, que saiu em quarto, passou Neto e assumiu terceiro lugar. Ainda na primeira volta, Chico Serra, Henrique Favoretto, Adalberto Jardim e André Bragantini se envolveram em um acidente que provocou a entrada do safety car.
"Fiquei emocionado pela corrida. Larguei em quarto e ganhei muitas posições sem atrapalhar a briga entre Losacco e Cacá. Já tinha na cabeça que iria para cima. Estou contente pelo Losacco", completou Orsi, que em dezembro, nos Estados Unidos, fará testes na F-Atlantic e na F-Mundial.
A relargada aconteceu na sexta passagem e os três primeiros permaneceram na liderança. Nas voltas seguintes, Orsi pressionou Cacá.
"Larguei preocupado com os dois candidatos ao título. Não queria atrapalhar a festa. Esperei o momento certo e fiquei contente com a segunda colocação", disse Jorge Neto.
Na 13ª volta, Orsi, em uma manobra arrojada, passou Cacá no final da reta dos boxes. Com um bom rendimento, na 18ª volta, Orsi passou Losacco no final da reta oposta.
Depois de estar mais de dois segundos atrás de Losacco, Cacá tirou a diferença e pressionou a partir da 19ª passagem.
Em uma manobra parecida com a de Orsi, Jorge Neto superou Cacá no final da reta dos boxes na 21ª volta. Na penúltima passagem, Neto ultrapassou Losacco na reta oposta e deixou Giuliano disputar a terceira colocação e o título com Cacá até o final.
STOCK CAR V8 BATE RECORDE DE PÚBLICO NO BRASIL
O crescimento da Stock Car pode ser visto claramente tanto dentro quanto fora das pistas. Neste ano a comprovação do sucesso da principal categoria do automobilismo da América do Sul pode ser medido por um grid com média de 40 carros na Stock Car V8 e mais de 25 na V8 Light. Do outro lado do guard rail os números também são elevados. Nesta última etapa da Stock Car no Autódromo de Interlagos, mais de 80 empresas reservaram espaço em camarotes, paddocks e arquibancadas para torcidas organizadas, num total de 17 mil pessoas.
Com os ingressos vendidos, o público de domingo chegou a 43 mil pessoas, novo recorde da categoria no Brasil. Antes a melhor marca era de 42 mil pessoas em Brasília, também neste ano. O total da temporada foi de 402 mil pessoas, com média de 33,5 mil pessoas por prova, mais de 20% superior à do ano passado. A etapa de Buenos Aires, disputada em outubro, teve 70 mil pessoas.
Empresas do porte de Chevrolet, Caixa Econômica Federal, Vivo, Petrobras, Medley, Orbitall, Terra, entre outras, foram responsáveis por um aumento de quase 100% nas áreas para os convidados, comprovando que a Stock Car é hoje um dos principais palcos para marketing de relacionamento no Brasil. Nos camarotes empresários, seus clientes e fornecedores conversam de forma descontraída sobre negócios que, em boa parte das vezes serão fechados algum tempo depois.
"Quero dar os parabéns às equipes e aos pilotos que superaram a maratona que foi a Stock Car neste ano. Eles responderam à altura e proporcionaram um grande espetáculo para o contingente de patrocinadores e público do campeonato", disse Carlos Col, organizador e promotor do Brasileiro de Stock Car V8.
Para montar uma infra-estrutura gigantesca como esta para receber a última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a Vicar, empresa que promove e organiza o evento, conta com 40 coordenadores, que supervisionam o trabalho de 1.500 pessoas contratadas especialmente para este final de semana em Interlagos. São seguranças, cozinheiros e garçons para os buffets, montadores e produtores para os estandes, além de um batalhão de funcionários de limpeza.
As mais de 40 equipes que compõem o circo da Stock Car V8 e da V8 Light somam cerca de duas mil pessoas. Além disso, Interlagos recebeu nesta semana mais 300 profissionais de imprensa de 120 veículos de comunicação de vários estados brasileiros.
Resultado da 12ª etapa da Stock Car V8:
1)Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), 26 voltas em 49m38s667, com média de 135,403 km/h
2)Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 1s735
3)Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 2s435
4)Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 2s929
5)Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 3s993
6)Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 4s968
7)Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 9s481
8)David Muffato (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 10s682
9)Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), a 13s672
10)Ruben Fontes (JF-Racing/Chevrolet), a 17s002
11)Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), a 18s764
12)Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 23s340
13)Rodrigo Sperafico (FOX-WB/Chevrolet), a 31s696
14)Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), a 33s028
15)Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 37s464
16)Ariel Barranco (RR Embratel 21/Chevrolet), a 38s400
17)Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 42s366
18)Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), a 45s638
19)Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), a 48s198
20)Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), a 48s325
21)Mateus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), a 51s829
22)Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), a 53s695
23)Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), a 54s196
24)Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), a 1m27s492
25)Valdeno Brito (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 6 voltas
26)Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), a 6 voltas
27)Pedro Gomes (PMP & Alves/Mitsubishi), a 8 voltas
28)Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), a 10 voltas
29)Luis Carreira Jr. (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 10 voltas
30)Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 13 voltas
31)Diogo Pachenki (PowerTech/Chevrolet), a 14 voltas
32)Carlos Alves (M, SP), a 14 voltas
33)Felipe Gama (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 15 voltas
34)Alceu Feldmann (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 16 voltas
35)Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), a 17 voltas
36)Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 18 voltas
37)Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 18 voltas
38)Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 22 voltas
Classificação final do Brasileiro de Stock Car V8 de 2005:
1) Giuliano Losacco, 166
2) Cacá Bueno, 165
3) Hoover Orsi, 115
4) Antonio Jorge Neto, 107
5) Luciano Burti, 79
6) Duda Pamplona, 74
7) Thiago Camilo, 71
8) Ingo Hoffmann, 63
9) Ruben Fontes, 62
Pedro Gomes, 62
11) Nonô Figueiredo, 61
12) Valdeno Brito, 58
13) Rodrigo Sperafico, 57
Alceu Feldmann, 57
15) Thiago Marques, 55
16) Ricardo Maurício, 47
17) Chico Serra, 44
18) Felipe Maluhy, 43
19) Wagner Ebrahim, 40
20) Beto Giorgi, 34
21) Sandro Tannuri, 33
David Muffato, 33
23) Christian Fittipaldi, 32
24) Guto Negrão, 28
25) Mateus Greipel, 24
26) Juliano Moro, 22
27) Raul Boesel, 19
28) Fábio Carreira, 16
29) Popó Bueno, 12
30) Adalberto Jardim, 8
31) Henrique Favoretto, 5
Diogo Pachenki, 5
33) Felipe Gama, 3
34) Luis Carreira Jr., 2
35) Angelo Serafim, 1
Sérgio Paese, 1
Campeões do Brasileiro de Stock Car:
1979 - Paulo Gomes
1980 - Ingo Hoffmann
1981 - Affonso Giaffone
1982 - Alencar Júnior
1983 - Paulo Gomes
1984 - Paulo Gomes
1985 - Ingo Hoffmann
1986 - Marcos Gracia
1987 - Zeca Giaffone
1988 - Fábio Sotto Mayor
1989 - Ingo Hoffmann
1990 - Ingo Hoffmann
1991 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 - Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 - Ingo Hoffmann
1995 - Paulo Gomes
1996 - Ingo Hoffmann
1997 - Ingo Hoffmann
1998 - Ingo Hoffmann
1999 - Chico Serra
2000 - Chico Serra
2001 - Chico Serra
2002 - Ingo Hoffmann
2003 - David Muffato
2004 - Giuliano Losacco
2005 Giuliano Losacco
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A paixão de Giuliano Losacco pelo automobilismo vem de berço. Nascido em São Paulo, no dia 17 de março de 1977, ele é de uma das famílias mais tradicionais do esporte nacional. O primeiro integrante a se envolver com corridas de carros foi o tio-avô Nicola. Depois veio o pai, Vinicius. Giuliano é a quarta geração da família que deixou a cidade de Bari, na Itália, no final do século 19, e desembarcou em São Paulo. Uma demonstração da paixão do clã Losacco pelo automobilismo aconteceu em 1925, quando Nicola disputou e venceu uma corrida realizada na ainda deserta Avenida Paulista, hoje o coração financeiro de São Paulo, a maior capital do Brasil. Apesar de ter perdido o pai, Victor Losacco, quando tinha 12 anos, Vinicius, pai de Giuliano, sempre incentivou o filho.
A carreira de Giuliano começou, como a maioria dos pilotos, no kart. Em seguida, ele passou a competir em provas de monopostos no Campeonato Paulista de Fórmula Ford e na Fórmula Chevrolet. Os primeiros contatos com os carros de turismo foram na Fórmula Uno e nas Mil Milhas Brasileiras. Giuliano tentou correr profissionalmente fora do Brasil. O piloto participou do Campeonato Inglês de Fórmula Vauxhall, do Campeonato Norte-Americano de Fórmula Ford 2000, do Campeonato Europeu de Fórmula Renault e da Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3.
Sempre entre os mais rápidos, Losacco foi vice-campeão de Kart Paulista na Graduados B em 1991, campeão paulista de Fórmula Ford em 1993, segundo colocado nas Mil Milhas Brasileiras de 1993 e campeão do Campeonato de Esporte Protótipo em 2002. Após rápidas e curtas passagens pela Stock Car Light, Giuliano estreou na Stock Car V8 no dia 23 de março de 2003 em Curitiba. O piloto já mostrou perfeita adaptação ao carro e conquistou a pole position e um segundo lugar depois liderar boa parte da prova e dar muito trabalho para o vencedor Ingo Hoffmann.
Em 2004, Losacco se tornou, aos 27 anos sete meses e 21 dias, o campeão mais jovem da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Em seu segundo ano na categoria, ele ganhou quatro corridas, fez dois segundos lugares, um quinto, um décimo, uma nona posição e um 14º lugar. Neste ano de 2005 ele conquistou duas vitórias (Buenos Aires e Jacarepaguá), três segundos lugares, um terceiro neste domingo, um quarto, um quinto, um sétimo e um décimo primeiro lugar, além de dois abandonos que serviram como os descartes obrigatórios.
Giuliano Losacco é o quinto piloto na história a ganhar mais de um título na Stock Car. Antes dele, somente Paulão Gomes, Ingo Hoffmann, Angelo Giombelli e Chico Serra.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
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sábado, novembro 26, 2005

STOCK CAR LIGHT: JADER GARANTE A POLE NA BRIGA PELO TÍTULO.




São Paulo - Renato Jader David deu o primeiro passo rumo ao título do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light neste sábado à tarde, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto da Carreira Racing, terceiro na classificação geral, conquistou a pole position ao completar a volta em 1m45s261, com média de 147,370 km/h. A segunda posição ficou com Marcos Gomes, da RR Embratel 21, seguido por Rafael Daniel (W2 Racing). O líder da competição, Paulo Salustiano, ficou em quarto e vice-líder Júlio Campos foi o quinto. A largada da nona e última etapa da temporada será neste domingo às 12h30 com transmissão ao vivo da Rede ESPN Brasil.
"Sem dúvida que dei um importante passo e fato de os dois largarem um pouco mais atrás pode me ajudar. Tenho de me concentrar bem para largar certinho e tentar abrir. Na V8 Light a gente demora duas ou três voltas para conseguir ultrapassar. Espero que isso aconteça! Vou pensando no campeonato e não na corrida", disse Jader.
Franco atirador, Marcos Gomes larga em segundo lugar pensando somente na vitória. Ele não tem chances de lutar pelo título. Rafael Daniel é um dos pilotos que saíram do kart para tentar seguir carreira no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light. Ele subiu no pódio duas vezes nesta temporada, em Santa Cruz do Sul e no Rio de Janeiro.
Líder na classificação geral, Salustiano não ficou satisfeito com a tomada de tempos. No entanto, o piloto segue confiante na briga pelo título.
"Foi uma pena. O clima instável atrapalhou o acerto do carro, mas acho que temos equipamento para a corrida deste domingo. Eu e o Campos temos de chegar no Jader. Se ficarmos os três primeiros ali na frente, aí será a hora do cada um por si", disse Salustiano.
O piloto da M4T Motorsport tem 122 pontos na classificação geral. Jader é o segundo com 120 e Campos está em terceiro com 112. Após a nona e última etapa da temporada, os pilotos são obrigados a descartar os dois piores resultados.
"Eu e o Salustiano precisamos nos ajudar, pois não podemos sequer nos tocar, já que nosso objetivo é ir atrás do Jader. Se fizermos qualquer bobagem vamos dar o título para ele", finalizou Campos.
Grid da nona etapa da Stock Car V8:
1)Renato Jader David (Carreira Racing), 1m45s261, com média de 147,370 km/h
2)Marcos Gomes (RR Embratel 21), a 0s221
3)Rafael Daniel (W2 Racing), a 0s548
4)Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 0s660
5)Júlio Campos (Full Time), a 0s850
6)André Carreira (Hot Car), a 0s852
7)Daniel Landi (Carreira Racing), a 1s060
8)Christian Conde (Full Time), a 1s162
9)Paulo Roberto Bonifácio(Hot Car), a 1s365
10)Gustavo Sondermann (Carreira Racing), a 1s568
11)Lico Kaesemodel (RC Competições), a 1s631
12)Baltazar Jr.(Vogel Motorsport), a 1s773
13)Beto Posses(Scuderia Lobo), a 1s805
14)Wigberto Tartucce(BSB), a 2s586
15)Otávio Mesquita (Full Time), a 2s645
16)Norberto Gresse (Bardahl-Jayme Silva), a 2s865
17)Oscar Sajovic (OS Racing), a 2s866
18)Fabricio Fechine (Bennamed-Top Speed), a 2s908
19)Sandro Sanches (Mhax Racing), a 3s033
20) Alexandre Conill (WB Motorsport), a 3s087
21)Afonso Bastos (F&F Racing), a 3s100
22)Renê Bauer (Officer-Pamplona’s), a 3s144
23)Hybernon Cysne (BRB Racing), a 3s550
24)José Figueirôa (RC Competições), a 4s252
25)William Starostik (Gramacho Racing), a 4s292
26)Geraldo Rôla (Pachenki Motorsport), a 5s122
27)Rolf Gemperli (Scuderia Lobo), a 5s907
28)Andreas Lundgren(Jayme Silva), a 7s181
29)Wagner Macanhan (Gramacho Racing), a 7s821
30)Wilton Neto (W2 Racing), a 8s953
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
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STOCK CAR: DECISÃO PROMETE, LOSACCO E CACÁ NA PRIMEIRA FILA.




São Paulo - Apenas um ponto e cinco milésimos separam os dois primeiros colocados na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Na final mais emocionante e equilibrada da história da principal categoria do automobilismo da América do Sul, Giuliano Losacco saiu na frente e garantiu a pole position neste sábado à tarde, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ao completar a volta em 1m40s018, com média de 155,096 km/h, cinco milésimos de segundo mais rápido do que o líder Cacá Bueno. Traduzindo em distância, essa diferença é de 2.1 metros dentro dos 4.309 metros da pista paulista. A terceira colocação ficou com Antonio Jorge Neto. A 12ª etapa e última etapa da temporada será neste domingo às 10h35 com transmissão ao vivo da Rede Globo.
"Eu e ele tivemos sorte, pois saímos por último e quando a pista já estava seca. Também demos sorte de não ter garoado em nenhum momento durante a nossa tomada de tempo. Com tudo isso a chance de largarmos na frente era muito grande e foi o que aconteceu. Claro que é bom fazer a pole, mas o que vale mesmo é a corrida", disse Losacco (Medley-A. Mattheis).
Vencedor da abertura do campeonato em Interlagos, Cacá mantém a confiança. Na oportunidade, o líder do campeonato largou na segunda colocação no grid. Cacá é o líder na classificação geral com 151 pontos, um a mais que Losacco. Ele foi bastante aplaudido por toda a equipe assim que entrou nos boxes
"Essa corrida promete muita emoção. Espero que não chova e que o público encha as arquibancadas de Interlagos. Esse resultado reflete um pouco do que foi o ano inteiro. Na manhã deste sábado trocamos motor, câmbio, tudo no carro. Mas ainda falta mais um capítulo desta novela", completou Cacá Bueno (Petrobras-Action Power).
Na briga pela terceira colocação na classificação geral do campeonato, Jorge Neto tenta roubar a cena na corrida deste domingo. Ele promete não facilitar a vida dos concorrentes diretos ao título.
"Não tenho nada a perder e vou fazer o meu papel, que é ganhar a corrida. Vamos ver como o meu carro vai se comportar. Sei que tenho uma responsabilidade muito grande na decisão do título e não vou prejudicar nenhum dos dois, mas sem deixar de lutar para vencer", disse Jorge Neto (Eurofarma-RC).
O treino classificatório deste sábado foi atípico. Vários pilotos abortaram a primeira volta por causa da chuva no início da sessão. No final da tomada, a pista secou e todos abaixaram os tempos.
Grid da 12ª etapa da Stock Car V8:
1) Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), 1m40s018, com média de 155,096 km/h
2)Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 0s005
3)Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 0s044
4)Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), a 0s209
5)Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 0s625
6)Diogo Pachenki (PowerTech/Chevrolet), a 0s969
7)Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 1s150
8)Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), a 1s413
9)Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), a 1s600
10)Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 1s908
11)Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), a 2s319
12)Alceu Feldmann (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 2s385
13)Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), a 3s171
14)Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 3s776
15)David Muffato (Neo Química-Boettger/Chevrolet), a 3s807
16)André Bragantini (Katalogo/Mitsubishi), a 4s783
17)Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), a 5s985
18)Carlos Alves (PMP & Alves/Mitsubishi), a 6s314
19)Adalberto Jardim (Prop Car/Chevrolet), a 9s014
20)Pedro Gomes (PMP & Alves/Mitsubishi), a 9s122
21)Valdeno Brito (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 10s454
22)Rodrigo Sperafico (FOX-WB/Chevrolet), a 10s711
23)Ruben Fontes (JF-Racing/Chevrolet), a 10s720
24)Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 10s911
25)Ariel Barranco (RR Embratel 21/Chevrolet), a 10s919
26)Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), a 11s617
27)Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 11s891
28) Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 12s067
29)Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), a 12s329
30)Felipe Gama (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 12s406
31) Mateus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), a 12s516
32)Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), a 12s778
33)Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 12s964
34)Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), a 13s057
35)Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), a 13s192
36)Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), a 13s447
37)Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 13s737
38)Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), a 14s233
39)Luis CarreiraJr. (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), sem tempo
40) Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), sem tempo
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Mais informações no site www.stockcar.com.br
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MERCADO: AUDI S4 CABRIOLET É ATRAÇÃO DO ESSEN MOTOR SHOW, NA ALEMANHA.





No Essen Motor Show, um dos mais importantes salões de automóveis esportivos da Europa, que começou hoje (sexta-feira, 25/11) e vai até 4 de dezembro, os holofotes estão voltados para o Hall 3 do complexo. Ali, no estande da Audi, a grande estrela é o modelo S4 Cabriolet, que faz a sua primeira apresentação mundial. Mas as novidades não ficam apenas no S4 Cabriolet. A marca das quatro argolas também apresenta a versão S do Q7, recheado de esportividade; todos os acessórios da linha S disponíveis nos modelos Audi, e ainda os modelos de competição Audi R8 e A4 DTM.
O Audi S4 Cabriolet é de encantar os olhos de todos. Além das linhas esportivas e do teto retrátil elétrico que se abre em poucos segundos, o modelo está equipado com o possante motor de oito cilindros em V, que gera fantásticos 344 cv de potência e 410 Nm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, mas seu motorista poderá se divertir muito ao demorar apenas 5,9 segundos para chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade.
Outra estrela do estande é o Audi Q7 S, equipado com o "pacote S" que caracteriza as versões esportivas dos modelos de série da fábrica alemã. A versão "comportada" do Q7, recentemente apresentado ao mundo automobilístico, recebeu suspensão e assentos esportivos, rodas de alumínio de 21 polegadas e outros detalhes externos que o caracteriza como Linha S. Aliás, os equipamentos da linha S desenvolvidos pela quattro GmbH, braço esportivo da Audi, ocupam lugar de destaque em seu estande. Os visitantes entram, literalmente, no mundo esportivo da Audi ao caminhar pelo seu estande.
Também merece destaque o premiado carro de competição Audi R8, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão da American Le Mans Series.

Imprensa Audi Brasil.

sexta-feira, novembro 25, 2005

STOCK CAR: DAVID MUFFATO É O PRIMEIRO.




São Paulo - No primeiro treino livre do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 nesta sexta-feira, no Autódromo de Interlagos, David Muffato foi o mais veloz. Sob chuva, o piloto da Neo Química-Boettger completou a volta em 1m49s134, com média de 142,140 km/h. O líder Cacá Bueno ficou com a segunda posição e Ricardo Maurício foi o terceiro. A segunda sessão será nesta sexta-feira a partir das 15h.
A 12ª e última etapa da temporada será neste domingo às 10h35 com transmissão ao vivo da Rede Globo. A corrida define o título da principal categoria do automobilismo da América do Sul. Cacá Bueno e Giuliano Losacco - terminou o treino em 12º - estão separados por apenas um ponto na classificação geral e continuam na disputa.
Cinco primeiros do treino livre da Stock Car V8:
1)David Muffato(Neo Química Boettger/Chevrolet), 1m49s134, com média de 142,140 km/h
2)Cacá Bueno(Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 0s007
3)Ricardo Maurício(L&M Racing/Chevrolet), a 0s343
4)André Bragantini (Katalogo/Mitsubishi), a 0s571
5)Nonô Figueiredo(RS Motorsport/Chevrolet), a 0s593
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MIL MILHAS BRASIL: PRORROGADO O PRAZO DE INSCRIÇÃO.




São Paulo - A nova organização da Mil Milhas Brasil prorrogou o prazo de inscrições para o treino classificatório. Originalmente marcado para o dia 30 de novembro, o prazo foi transferido para o dia 15 de dezembro. As primeiras 20 vagas para a histórica edição de comemoração dos 50 anos da Mil Milhas Brasil serão definidas no treino classificatório nos dias 16 e 17 de dezembro. O qualifying será no Autódromo de Interlagos, mesmo local da corrida do dia 21 de janeiro, na capital paulista.
A taxa de inscrição para os treinos pré-classificatórios é de R$ 7.500 por carro e R$ 2.500 por piloto, com um mínimo de dois pilotos em cada veículo. Essa taxa de inscrição inclui combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para os treinamentos e para toda a Mil Milhas Brasil. Dentro desse preço também está incluído a entrega do box montado para as equipes.
Os carros e pilotos que se inscreverem e garantirem vaga nos treinos classificatórios dos dias 16 e 17 de dezembro em Interlagos estarão isentos da taxa de inscrição na prova, que será de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Aqueles que disputarem o classificatório de janeiro terão de pagar o valor total.
O regulamento para os treinos classificatórios prevê que garantirão vaga na prova do dia 21 de janeiro os primeiros 20 colocados, desde que os tempos não superem em 30% o do mais veloz nos treinamentos. Ainda de acordo com o regulamento, na prova essa porcentagem (30%) também estará em vigor, independentemente de o carro e os pilotos terem se classificado antecipadamente. Outro item previsto é que não poderá largar o piloto que, dentro do seu próprio carro, fizer um tempo 10% superior aos seus companheiros de equipe.

Promovida e organizada pelo empresário Antonio Hermann, ex-presidente do Banespa e do Banco Itamaraty, e por Ricardo Pereira, que trabalhou na Rede Globo e ex-presidente da Tele Monte Carlo, a Mil Milhas Brasil terá 54 carros no grid de largada. Deste total, 14 serão convidados da organização, 20 garantem vaga no pré-classificatório de dezembro e os outros 20 nos treinamentos programados para janeiro, na semana anterior ao evento.
Conheça as categorias da Mil Milhas Brasil:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
A 50ª Mil Milhas Brasil tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO
Foto: Divulgação

MERCADO: NOVO PROGRAMA BMW EDUCATION.



Novo programa BMW Education, a resposta corporativa para uma realidade que exige ações sociais concretas: a educação viária como prioridade número um.

Formar motoristas nas áreas de prevenção e segurança: um compromisso que não pode ser ignorado por quem se orgulha de manter uma posição de liderança.

O Brasil está entre os paises com maior quantidade de acidentes viários. É por isso que a BMW do Brasil assume sua responsabilidade social de empresa líder e apresenta o programa BMW Education, uma palestra sobre segurança viária criada especialmente para alunos de colégios secundários, com o objetivo de transmitir conceitos básicos de segurança viária aos atuais motoristas e àqueles que o serão em um futuro imediato.
Uma das propostas principais do projeto é a de abordar conselhos de prevenção viária de maneira direta, por meio de palestras voltadas para o nível educacional médio e coordenadas pelo piloto profissional e ex-corredor de Fórmula 1, Ingo Hoffmann, que além de ter conquistado já doze títulos na Stock Car Brasil também é instrutor desde 1998 do curso de Direção BMW Driver Training.
A primeira palestra foi realizada nesta última sexta feira no colégio Humboldt na cidade de São Paulo. O curso é direcionado aos alunos de Secundário que estão prestes a obter sua carta de motorista. Também participam das palestras professores, diretores e pais dos alunos, com uma excelente aceitação por parte dos estabelecimentos de ensino.
O programa BMW Education inclui gráficos explicativos e estatísticas contendo os números oficiais sobre a quantidade e a gravidade dos acidentes que ocorrem no Brasil. A temática é variada e o feedback é contínuo. De maneira clara e fácil são abordados vários temas: desde como posicionar-se corretamente frente ao volante - para desenvolver um manuseio seguro -, passando pela função e proteção proporcionada pelo uso do cinto de segurança, a importância de se concentrar durante a condução, o perigo da ingestão de álcool, até uma explicação detalhada das diferentes técnicas de frenagem e uma série de conselhos básicos para uma ótima condução, tanto na cidade quanto na estrada.
No Brasil, o número de acidentes de trânsito é alarmante. Eles representam a principal causa de morte de jovens entre 18 e 35 anos de idade. 42,7 % dos acidentes de trânsito fatais em São Paulo são relacionados ao consumo excessivo de bebida alcoólica. As maiores concentrações de álcool no sangue foram encontradas em jovens do sexo masculino entre 20 e 29 anos, solteiros.
Com estas palestras, o objetivo da BMW do Brasil é claro: conscientizar os novos motoristas, transmitir-lhes a idéia de prevenção e segurança e manter ativo o forte compromisso social que a empresa desenvolve desde que se instalou no país.
O BMW Group possui uma vasta experiência na área de segurança: o investimento em novas tecnologias e recursos humanos cresce a cada ano em todo o mundo. Os automóveis são objetos de paixão, porém não podemos esquecer que são pessoas que os utilizam diariamente e que precisamos alcançar os mais altos níveis de proteção pensando nelas.
Não existe prevenção sem educação e não existe educação sem um compromisso conseqüente com a história. Para o BMW Group os valores sempre foram os mesmos e a empresa os demonstra dia a dia.
Se você deseja receber mais informações sobre o programa BMW Education, por favor, entre em contato com a BMW do Brasil pelo telefone (11) 5504-0618 e pedir para falar com Leandro Pampin.
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BMW DO BRASIL

STOCK CAR: DUAS DECISÕES NO FINAL DE SEMANA EM INTERLAGOS.




São Paulo - O Autódromo de Interlagos terá um final de semana de decisão. Cinco pilotos das duas principais categorias do automobilismo brasileiro entram nos 4.309 metros da pista com o nível de adrenalina muito mais elevado do que o normal. Nada mais natural, pois, no domingo, eles estarão brigando pelos títulos da Stock Car V8 e da Stock Car V8 Light. Cacá Bueno (Petrobras-Action Power) e Giuliano Losacco estão separados por apenas um ponto de diferença na Stock V8 151 a 150. Já na V8 Light a disputa está entre três pilotos: o líder Paulo Salustiano, o vice-líder Renato Jader David e o terceiro colocado Júlio Campos. Salustiano tem 122 pontos contra 120 de Jader e 112 de Campos. Nas duas categorias quem vencer se sagra campeão.A corrida da Stock Car V8 será a partir das 10h35 com transmissão ao vivo pela Rede Globo. A prova da Stock Car V8 Light terá transmissão ao vivo pela ESPN Brasil a partir das 12h30.Os primeiros motores começam a roncar no autódromo que desde o início da década de 90 recebe a Fórmula-1 às 9 horas com os treinos livres da Stock Car V8 Light que a exemplo do que tem acontecido nas últimas etapas, será dividida em dois grupos para evitar excesso de trânsito na pista. A Stock Car V8 dará as primeiras voltas a partir das 11 horas. Cada categoria terá direito a dois treinos livres no dia.A definição do grid da Stock Car V8 será sábado das 11h30 às 13 horas. A ordem de largada da Stock V8 Light sairá após o treino classificatório que terá início às 13h10.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Fotos: CARLOS PANDOLFE

quinta-feira, novembro 24, 2005

STOCK CAR: BRIGA PELO TERCEIRO LUGAR É ATRAÇÃO À PARTE.



São Paulo - Enquanto Cacá Bueno e Giuliano Losacco brigam pelo título da Stock Car V8, Hoover Orsi e Antonio Jorge Neto promovem uma disputa à parte pela terceira colocação da principal categoria do automobilismo da América do Sul. Separados por apenas três pontos, Hoover (90) e Antonio Jorge Neto (87) lutam pela importante posição na decisão do campeonato neste domingo às 10h30 no Autódromo de Interlagos na última etapa da 27ª temporada da Stock Car. A corrida terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.Hoover e Neto atravessam situações distintas nesta reta final do campeonato. Hoover tem duas vitórias no ano (Interlagos e Londrina) enquanto Neto não ganhou nenhuma, mas foi muito mais regular do que o adversário. O piloto da Eurofarma-RC pontuou em oito das 11 etapas, enquanto Hoover terminou na zona de pontuação somente em cinco oportunidades."Realmente, nas últimas cinco corridas o Neto chegou bastante na zona de pontuação, mas eu até imaginava que viriam outros para brigar comigo. Agora vou lutar para terminar o ano com chave de ouro e buscar uma vitória. Se não tivesse quebrado tantas vezes sei que poderia estar na disputa do título, mas não tenho de reclamar de nada nesta temporada", completou o piloto da NasrCastroneves Racing.Para Antonio Jorge Neto a luta é para manter a terceira posição no campeonato, a mesma que ele conquistou em 2004, ano em que Losacco foi campeão e Cacá vice. Ele reconhece que Hoover tem um bom carro para Interlagos, mas promete muita disposição para buscar sua primeira vitória no ano."Sei que o Hoover tem um carro bom, pois já fez poles, liderou uma prova e venceu a outra em Interlagos. Independentemente do rendimento do carro dele em São Paulo, meu objetivo é vencer a corrida e garantir um lugar entre os três primeiros do campeonato. Durante todo o ano tivemos um carro inconstante e estamos pagando por isso", disse Neto.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/ LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto : Sérgio Sanderson.

COPA TROLLER: SÃO PAULO RECEBERÁ FINAL NESTE SÁBADO.






Além da prova de regularidade, haverá também um circuito de velocidade.
Com número recorde de pré-inscritos, 209 duplas, a Copa Troller Sudeste, que tem patrocínio de Goodyear, encerra sua temporada neste sábado (26/11), na capital paulista. As disputas estão acirradas nas três categorias e a prova, que terá cerca de 220 quilômetros, promete ser muito boa. Nesta sexta-feira, os competidores se reunirão no Playcenter, o maior parque de diversão da cidade, para a confirmação das inscrições, vistoria técnica dos carros e briefing com todos os participantes. A largada promocional será às 8 horas de sábado, no estacionamento do Shopping Internacional de Guarulhos (Rod. Presidente Dutra, km 230) e a oficial, às 9 horas, no mesmo local.
Depois de passar por cinco cidades ao longo do ano (Campinas/SP, Búzios/RJ, Belo Horizonte/MG, Campos do Jordão/SP e Curitiba/PR), a Copa Troller Sudeste, que é um dos maiores campeonatos de rali de regularidade, também terá nesta etapa paulista um circuito de velocidade, no Sítio Recreio dos Bandeirantes, em Mogi das Cruzes, onde terminará a trilha de regularidade.
"Os competidores de regularidade enfrentarão tipos de situações diversas. A trilha será em uma região de reflorestamento de eucalipto, com muita pegadinha para os navegadores. Para os pilotos terá de tudo, estradinha estreita, estradão. Estamos preparando a prova pensando em um pouco de chuva. Já para os inscritos no velocidade, eles andarão em um circuito com cerca de três quilômetros e será um bonito espetáculo para os competidores de regularidade, que poderão assistir tudo", explicou Deco Muniz, diretor de prova das etapas da Copa Troller Sudeste.
Em 2005, a Copa Troller, que é composta por dois campeonatos, o Sudeste e o Nordeste, se consolidou como rali de regularidade monomarca. "O balanço deste ano é muito positivo. A participação na categoria Expedition, que é a porta de entrada para o rali, tem aumentado, o que também aumenta nossa credibilidade. Os jipes Troller já saem da linha de produção com pneus Goodyear, competitivos e prontos para enfrentar as trilhas", disse Jaqueline Araripe, Coordenadora de Eventos e Competição da Troller.
"A Copa Troller é importante porque é um evento que cresce a cada ano, que vem ganhando mais credibilidade e também porque desperta no consumidor a vontade de participar de um rali. O Troller já sai de fábrica com nossos produtos e a competição é uma ótima oportunidade de interagir diretamente com o consumidor final, que passa a conhecer nossos outros pneus para os diversos tipos de situações", completou Carolina Wagner, Gerente de Produto Pneu de Automóvel e Camioneta da Goodyear.
Na categoria Graduados, três duplas estão na briga direta pelo campeonato. Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes, de Osasco/SP, acumularam 56 pontos, seguidos por Agostinho Lopes Júnior e Carlos Martinatti, de Pindamonhangaba, com 52, e André Fornari e Orestes Bacchetti Júnior, de Jundiaí, com 51. Como o regulamento do campeonato exige um descarte, qualquer uma das três duplas que chegar na frente leva o título. Alfredo Turcatto e Camilo Turcatto, de São Paulo, têm 50 pontos e se tiverem sorte também podem vencer o campeonato.
Na Turismo, três duplas paulistas têm chances de ganhar. A vantagem está com Públio Penna Rodrigues e Sílvia Bonaticin, com 63 pontos, seguida por Maurício Hantschick Mei/Frederico Bornholdt e Luís Celso Campos/Douglas Ferreira Cruz, duplas empatadas com 51 pontos. Na Expedition, a briga está entre Silnei Fransceshi e Agda Arsuffi, de Bauru/SP, e Gilson Teixeira Pires e Márcio Rondele de Oliveira, de Jaguariúna/SP.
Programação
Sexta-feira, 25/11 - Playcenter (R. José Gomes, 20, Casa Verde)
18 horas – Confirmação das inscrições, entrega de alimentos, vistoria dos carros.
21h30 – Briefing Graduados
21h45 - Turismo
22h – Expedition
Sábado – 26/11
8 horas – Largada promocional Shopping Internacional de Guarulhos (Rod. Presidente Dutra, km 230, Itapegica, Guarulhos/SP).
9 horas – Largada oficial no mesmo local
14h30 – chegada em Mogi das Cruzes, Sítio Recreio dos Bandeirantes (Rod. Mogi-Bertioga km 11).
14h30 – Início do Rali de Velocidade no Sítio Recreio dos Bandeirantes
20h – Festa da chegada – Novotel Jaraguá São Paulo Conventions (R. Martins Fontes, 71, Centro, São Paulo/SP).

Texto: Fábia Renata (Mtb. 29.472)
Fotos: Donizetti Castilho

MERCADO: AUDI ANUNCIA PRODUÇÃO DO NOVO R8 PARA O FINAL DE 2006.



O superesportivo da marca alemã é derivado de carro de
competição, que venceu cinco vezes a tradicional prova das 24 horas de Le Mans.


Agora é oficial: o novo esportivo da Audi vai se chamar
R8 e será fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha.
Ele será produzido em série a partir do quarto trimestre de 2006 e chegará
ao mercado no segundo trimestre de 2007. Foi apresentado há dois anos no
Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, como o protótipo "Le Mans
quattro", derivado do modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a
tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
No ano passado, o público do Salão Internacional do
Automóvel, em São Paulo, também pôde ver de perto o carro-conceito, que
impressionou pela esportividade: equipado com motor V10 biturbo de cinco
litros e injeção direta de combustível FSI, ele desenvolve 610 cv de
potência a 6 800 rpm e destaca-se também pelo torque de 750 Nm, obtido já
a partir de 1 750 rpm. Com esse motor, acelera de 0 a 100 km/h em apenas
3,7 segundos e precisa de 10,8 segundos para chegar a 200 km/h. A
velocidade máxima teórica é de 345 km/h, limitada eletronicamente a 250
km/h.
Como uma obra de arte, o motor do Le Mans quattro, de
localização central, pode ser admirado sem que se abra a tampa. Até mesmo
do habitáculo é possível ver seu funcionamento. Naturalmente, num modelo
dessa natureza, está presente o sistema Audi de tração nas quatro rodas,
fazendo com que a potência se distribua da melhor forma entre os eixos.
Com aceleração tão potente, o modelo supera afamados
esportivos, como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também modelos da
própria Audi que se destacaram pelo desempenho, como o RS6 equipado com
câmbio tiptronic, que chega a 100 km/h em 4,7 segundos.
Na linha de produção do R8 estão sendo investidos 28
milhões de euros, e 250 empregados irão trabalhar para produzir o
esportivo. "Com o R8 estamos contando com nosso sucesso nos motores
esportivos e trazendo-os para a produção em série. Este modelo representa
a interpretação da esportividade feita pela Audi", afirma Martin
Winterkorn, o chairman da Audi AG, sobre o novo membro da família da
montadora alemã.
O novo modelo Audi está contando também com a
tecnologia de baixo peso, uma área importantíssima na planta de
Neckarsulm. Os modelos A2, A6 e A8 foram desenvolvidos no Centro de
Alumínio usando essa tecnologia.
No caso do protótipo Le Mans quattro, todo o
desenvolvimento da carroceria foi feito em um túnel de vento de última
geração. A estrutura do carro-conceito combina alumínio com partes de
fibra de carbono, o que resulta em mais rigidez e menos peso (1 530 kg) e,
em conseqüência, o máximo de dinamismo na estrada.
Em termos de design, o destaque da carroceria do Le
Mans quattro é o spoiler traseiro que sobe automaticamente quando a
velocidade supera os 120 km/h. Além disso, para aumentar a estabilidade
num circuito de curvas fechadas, por exemplo, o condutor pode manter o
spoiler constantemente elevado, bastando para isso apertar um botão no
volante.


Audi Brasil

MERCADO: FIAT AMPLIA LINHA STRADA COM A TREKKING 1.4






A bem-sucedida gama Strada está ainda mais completa. A Fiat amplia as opções para o consumidor ao lançar duas novas versões da pick-up líder de vendas no Brasil: a Trekking cabine normal 1.4 Flex e a Trekking cabine estendida 1.4 Flex. As duas seguem o mesmo visual moderno, o bom padrão de acabamento e o nível de equipamentos da Trekking 1.8 e são equipadas com o novo motor 1.4, o que aumenta a boa relação custo/benefício da nova Strada e a torna ainda mais acessível.
O motor das novas versões da pick-up atende bem tanto ao serviço pesado quanto aos momentos de lazer e se caracteriza pela economia de combustível e pelo bom desempenho já a baixas rotações. O torque máximo, que acontece a apenas 2.250 rpm, é de 12,2 kgm, com gasolina, e 12,4 kgm, com álcool. A potência é de 80 cv, quando abastecido com gasolina, e de 81 cv, com álcool, sempre a 5.500 rpm..
A nova Strada Trekking 1.4 Flex traz um dos grandes diferenciais da pick-up da Fiat, que ajudou o modelo a se tornar a pick-up mais vendida do mercado há seis anos: a cabine estendida. Esse conceito, exclusivo da Strada, traz um espaço atrás dos bancos com capacidade para 300 litros - tamanho equivalente ao porta-malas de um modelo compacto, como o Palio -, ideal para se levar bagagem e pequenos volumes com mais segurança.
Além do amplo espaço interno, a Fiat Strada vem equipada com um bom pacote de equipamentos de série com itens como direção hidráulica, Fiat Code, protetor interno da caçamba, Follow me home e relógio digital. A lista de opcionais conta com itens como freios ABS, ar condicionado, capota marítima, CD player com MP3, vidros e travas elétricos e air bag duplo.
A nova Fiat Strada Trekking 1.4 Flex cabine normal custa R$ 32.100,00 e a versão cabine estendida sai a R$ 34.500,00. A chegada destas novas versões vem reforçar a linha de pick-ups da Fiat, a mais completa do mercado:
FIAT STRADA 2006
VERSÃO MOTOR
Strada Fire Cabine Normal
1.4 Flex
Strada Fire Cabine Estendida
Nova Strada Trekking Cabine Normal
Nova Strada Trekking Cabine Estendida
Nova Strada Trekking Cabine Normal
1.8 Flex
Nova Strada Trekking Cabine Estendida
Nova Strada Adventure

Betim, 23 de novembro de 2005
Comunicação Corporativa

RENAULT SPEED SHOW: BAIANOS APROVAM EVENTO.


São Paulo - A passagem do Renault Speed Show by TIM pelas ruas da Cidade Baixa de Salvador deixou excelente impressão entre os baianos que querem o evento de volta à cidade. Foi isso o que detectou a pesquisa feita pela empresa Painel Brasil Informação, Planejamento e Comunicação. De acordo com os dados obtidos através das entrevistas com os moradores de Salvador, 91,5% querem ver o evento de volta à cidade contra 5% que não querem as corridas."Foi fantástico! Essas são as melhores palavras para descrever o que aconteceu em Salvador. A primeira capital do Brasil nos recebeu de braços abertos, bem ao estilo dos baianos, que fizeram uma festa que jamais sairá da memória de todos nós da PPD e das cerca de 200 mil pessoas que marcaram presença para acompanhar as corridas da Fórmula Renault e da Copa Clio. Nem mesmo na Fórmula-1 na época de Ayrton Senna tivemos tanta gente assim acompanhando uma corrida", disse Pedro Paulo Diniz, presidente da PPD Sports.Numa demonstração da felicidade dos baianos com o Renault Speed Show by TIM, 53,5% se disseram muito orgulhosos por receberem o evento, que reuniu 200 mil pessoas no domingo, em sua cidade. Outros 33,5% se sentiram orgulhosos em ter o maior público de todos os tempos do automobilismo brasileiro. O fantástico público superou várias vezes até mesmo o da Fórmula-1.O Renault Speed Show by TIM foi promovido pela PPD Sports que tem como presidente o empresário Pedro Paulo Diniz, pela Prefeitura de Salvador, através do prefeito João Henrique e pela Emtursa, a empresa de turismo de Salvador, presidida por Benito Gama. Ainda de acordo com a pesquisa, 97,5% da população da capital da Bahia tomaram conhecimento do evento, considerado de grande porte por 58% dos entrevistados.Ainda de acordo com a consulta, 41% dos entrevistados entendem que as corridas da Copa Clio e da Fórmula Renault tiveram abrangência nacional. Outros 29,5% responderam que o alcance foi internacional, 12,5% que ficou somente no âmbito municipal e 3,5 somente regional. Com relação ao grau de importância do Renault Speed Show by TIM, 81,5% dos baianos consideraram muito importante, 14,5% razoavelmente importante e apenas 3% pouco importante. Outro ponto importante provocado pelo evento foi a criação de cerca de mil empregos diretos."No sábado e no domingo os bares, os restaurantes e os hotéis estiveram lotados em função do Renault Speed Show by TIM, o que mostra a importância do evento para a cidade e para o seu povo", disse o prefeito João Henrique.O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.Mais informações no site www.speedshow.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO -Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR LIGHT: CAMPOS SÓ PENSA NA VITÓRIA NA DECISÃO DO CAMPEONATO.



São Paulo - Terceiro colocado na classificação geral, Júlio Campos tem um plano, em tese, simples para derrotar os seus adversários diretos na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light: vencer a corrida. O piloto da Full Time está na disputa com Paulo Salustiano e Renato Jader David. A nona e última corrida será neste domingo às 12h30, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.
"Só tenho de pensar na vitória. Os problemas de carro que enfrentamos nas últimas etapas não devem se repetir. Acredito que a maré de azar acabou no Rio de Janeiro. Mas não quero que os meus adversários tenham falta de sorte, a minha vontade é vencer com o Salustiano e o Jader na pista", disse Campos.
Paulo Salustiano ganhou a última corrida da Stock Car V8 Light em São Paulo enquanto Renato Jader dá aulas de pilotagem toda semana no tradicional circuito paulista. Apesar de ter a teórica desvantagem de ser o único piloto de fora de São Paulo na luta pela título, o curitibano Campos garante que não terá problemas por correr fora de casa.
"Se alguém achar que tem vantagem está falando besteira".
Em sua temporada de estréia com carros de Turismo e na Stock Car V8 Light, Campos venceu as corridas do Rio de Janeiro e de Curitiba.
"É legal disputar o campeonato depois de eu ter ficado longe do automobilismo por dois anos. Não esperava, mas depois das duas primeiras corridas percebi que tinha condições de brigar até o final".
Salustiano é o líder na classificação geral com 122 pontos, contra 120 de Jader David e 112 de Campos. No final do campeonato, os pilotos são obrigados a descartar os dois piores resultados. Computados os descartes, Salustiano tem 115 pontos, Campos 112 e Jader 110.
"Não estou pensando em comemoração, isso fica para depois da corrida".
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Mais informações no site www.stockcar.com.br
LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Sérgio Sanderson

quarta-feira, novembro 23, 2005

STOCK CAR: CACÁ MANTÉM A TRANQUILIDADE EM BUSCA DO TÍTULO.



São Paulo - Nos momentos de decisão, tranqüilidade é fundamental. Apesar da série de resultados que levaram a decisão do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 para a última corrida, Cacá Bueno procura manter a calma e se concentrar no melhor acerto para seu carro. Se terminar na frente do vice-líder Giuliano Losacco, ele conquista seu primeiro título na mais importante categoria do automobilismo da América do Sul. Cacá está em primeiro com 151 pontos seguido por Losacco com 150. Depois de um início de temporada arrasador, quando obteve quatro vitórias (Curitiba, Interlagos, Brasília e Santa Cruz do Sul) nas últimas três corridas, ele marcou cinco pontos contra 59 de Losacco. Domingo às 10h30, no Autódromo de Interlagos (transmissão ao vivo da Rede Globo), os dois decidem o título.
"Venho falando desde a corrida de Tarumã que, para mim, não importaria onde eu ganhasse o campeonato. O importante é conquistá-lo! Espero que seja agora em São Paulo, justamente na última etapa da temporada", disse Cacá (Petrobras-Action Power).
A diferença de um ponto entre os dois primeiros colocados é uma das mais apertadas dos últimos anos. No entanto, decidir o título na rodada final não é novidade na Stock Car, uma das mais equilibradas categorias do mundo, e nem mesmo para Cacá, que tem marcado presença em todas as decisões.
"Estou muito feliz, pois este é o quarto ano que estou na disputa do título e tenho certeza que faremos uma bela corrida, uma bonita decisão, oferecendo um grande espetáculo para o público que, acredito, vai lotar as arquibancadas de Interlagos", completou o piloto de 29 anos.
O equilíbrio entre os dois pilotos é tão grande que Cacá Bueno tem duas vitórias em Interlagos, mesmo número de Giuliano Losacco. Rivalidade à parte, os dois pilotos se respeitam profissionalmente.
"O Losacco é um grande adversário que cresceu na hora certa. Ele e a equipe estão muito bem e será uma boa disputa".
Cacá Bueno está na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde negocia com algumas equipes para correr na Nascar, a mais popular categoria de Turismo do mundo. Ele já fez alguns testes com o carro e aproveitou o final de semana anterior de folga para acompanhar mais uma etapa da Nascar.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
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