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segunda-feira, outubro 31, 2005

NASCAR CUP: CARL EDWARDS GANHA EM ATLANTA.








CARL EDWARDS, CARRO 99, VENCE A 33ª ETAPA DA NASCAR CUP EM ATLANTA, NESTE DOMINGO,30. COM ESTA VITÓRIA, EDWARDS OCUPA A 4ª POSIÇÃO NO CAMPEONATO, TONY STEWART CONTINUA NA LIDERANÇA.

WRC: SÉBASTIEN LOEB VENCE NA ESPANHA.






ACIMA, IMAGENS DO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALY (WRC), ETAPA DA ESPANHA, VENCIDA PELO FRANCÊS BI-CAMPEÃO SÉBASTIEN LOEB, SUA EQUIPE, A CITROEN,TORNOU-SE TRI-CAMPEÃ DA CATEGORIA.

domingo, outubro 30, 2005

TC2000: LUCIANO BURTI VENCE EM BUENOS AIRES.



Buenos Aires (Argentina) - Não poderia ter sido melhor o final de semana de Luciano Burti. Poucos minutos depois de ter conquistado um excelente terceiro lugar na Stock Car V8, ele trocou o cockpit do seu Chevrolet Astra pelo do Ford Focus e, ao lado do argentino Diego Aventin, venceu a 12ª etapa da TC2000. Luciano se tornou o primeiro piloto brasileiro a vencer uma corrida da mais disputada categoria argentina que teve um público de 52 mil pessoas no autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, Argentina."Durante A corrida foi a primeira vez que andei com um pneu usado, aliás, muito usado. Estou muito contente pela vitória. Foi um final de semana fantástico, pois venci na TC e fiquei em terceiro e cheguei ao pódio na Stock Car V8. Se melhorar, estraga", brincou Luciano Burti.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: LOSACCO GANHA EM BUENOS AIRES E EMBOLA CAMPEONATO.






Buenos Aires (Argentina) - Numa corrida emocionante, repleta de ultrapassagens, disputas bonitas e alguns acidentes, Giuliano Losacco venceu pela primeira vez na temporada - a sexta na carreira - e embolou a classificação da maior categoria da América do Sul. Agora, Losacco passou a 125 pontos contra 148 de Cacá Bueno, que abandonou. Como restam 50 pontos em disputa, somente os dois brigam pela conquista. Losacco corre atrás do bicampeonato enquanto Cacá busca um inédito título. Esta foi a primeira corrida da Stock Car fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. As duas últimas provas do ano serão no dia 13 de novembro em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, e no dia 27 de novembro em Interlagos, São Paulo."Esta vitória veio na hora certa. Nunca desisti da briga pelo título e estamos aí mais do que nunca nessa disputa. Espero levar a decisão para São Paulo!", disse Losacco (Medley-A. Mattheis).Logo na largada, Giuliano soube se aproveitar de sair por dentro e pulou na frente de Mateus Greipel, o segundo colocado. O pole Christian se manteve na liderança enquanto Cacá largou na sexta posição tentava se aproximar do primeiro pelotão. Na quinta volta, Losacco e o argentino Esteban Tuero ultrapassaram Christian. Daí em diante o campeão de 2004, não perdeu mais a liderança e nem foi ameaçado nas três relargadas motivadas pelas entradas do safety car."Mesmo depois de três anos longe do pódio (foi campeão da Stock Car Light em 2002) não foi uma surpresa, pois temos andado bem em toda a temporada. Fiquei preocupado em um único momento: quando após a terceira relargada meu carro perdeu rendimento. Acho que os pneus esfriaram muito, mas tudo foi bem", disse Greipel (Bassani-RC3).Terceiro colocado na classificação final, Luciano Burti fez sua melhor corrida na sua temporada de estréia na Stock Car. Apesar de ter repetido o resultado da estréia em Interlagos, na abertura da Stock Car, ele se disse mais feliz ainda por ter conquistado 27 posições numa categoria disputadíssima."Sinceramente, não esperava um resultado tão bom assim e estou muito feliz mesmo! Depois de chegar nesta posição é até difícil falar, pois largar lá atrás sempre torna as coisas mais difíceis. Claro que a entrada do safety me ajudou bastante, mas foi muito bom", disse Burti (Eurofarma-RC).Enquanto Losacco abria vantagem na frente sem ser incomodado, os outros pilotos brigavam muito pelas posições. Na 16ª volta Cacá já ocupava a terceira posição, resultado que não lhe daria o título por antecipação devido à liderança de Giuliano. Cacá e Fittipaldi travaram uma briga maravilhosa pelo segundo lugar, com toques normais. Quem soube muito bem se aproveitar da disputa foi Greipel, que ultrapassou os dois e se manteve na segunda posição até o final.Na volta 38, quando faltavam 11 para o final, Cacá foi para os boxes com problemas no pneus direito traseiro, provavelmente devido ao toque lateral com Christian. A equipe trocou o pneu e ele voltou à pista, mas algumas voltas depois rodou. O abandono do líder, que dfiniu seu segundo descarte obrigatório - deu nova emoção ao campeonato.Resultado da décima etapa da Stock Car V8:1) Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), 49 voltas em 45m06s990, média de 169,897 km/h2) Matheus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), a 2s226 3) Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 2s512 4) Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 2s842 5) Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), a 3s760 6) Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 4s135 7) Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), a 4s855 8) Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), a 6s953 9) Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), a 9s048 10) Rodrigo Sperafico (20th Century Fox-WB-Chevrolet), 9s205 11) Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), a 13s384 12) Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), a 14s138 13) Felipe Gama (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 15s250 14) David Muffato (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), a 21s211 15) Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), a 1 volta 16) Pedro Gomes (PM&P & Alves Racing/Mitsubishi), a 2 voltas 17) Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 2 voltas 18) Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), a 3 voltas 19) Reck Jr. (Tatu Motorsport/Mitsubishi), a 3 voltas 20) André Bragantini (Tatu Motorsport/Mitsubishi), a 4 voltas 21) Luis Carreira (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), a 4 voltas 22) Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), a 9 voltas 23) Alceu Feldmann (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), a 11 voltas 24) Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), a 13 voltas 25) Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 18 voltas 26) Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), a 19 voltas 27) Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), a 20 voltas 28) Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), a 20 voltas 29) Diogo Pachenki (Pachenki/Chevrolet), a 26 voltas 30) Adalberto Jardim (A. Jardim Competições), a 28 voltas 31) Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), a 29 voltas 32) Ruben Fontes (JF Racing-Chevrolet), a 32 voltas 33) Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), a 34 voltas 34) Esteban Tuero (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), a 36 voltas 35) Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), a 40 voltas 36) Valdeno Brito (Bennamed-Nascar-Mitsubishi), a 41 voltas 37) Paulo Salustiano (Katalogo/Mitsubishi), a 44 voltas 38) Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), a 44 voltas 39) Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), a 45 voltas 40) Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), a 46 voltas41) Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), a 47 voltas. Melhor volta: Ruben Fontes, com 51s712 média de 181,504 km/hNokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site http://www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Fotos: Carlos Pandolfe e Sérgio Sanderson

sábado, outubro 29, 2005

STOCK CAR: CHRISTIAN FITTIPALDI FAZ A POLE EM BUENOS AIRES.




Buenos Aires (Argentina) - Christian Fittipaldi, estreante na Stock Car V8, fez sua primeira pole na principal categoria do automobilismo da América do Sul. Esta também é a primeira vez que o Mitsubishi Lancer larga na frente em sua temporada de estréia. Na tarde deste sábado, em Buenos Aires, Fittipaldi completou os 2.643 metros do traçado 7 do Autódromo Oscar Gálvez em 51s151, com média de 186,028 km/h. A segunda posição ficou com Mateus Greipel, que também conquistou sua melhor posição no grid da Stock Car V8. O terceiro lugar ficou com o vice-líder Giuliano Losacco. Cacá Bueno, que pode ser campeão na Argentina, terminou na sexta posição enquanto Hoover Orsi, o outro que pode atrapalhar a conquista de Cacá, sai em 19º lugar. A largada da décima etapa da Stock Car V8 será neste domingo às 11 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela Rede Globo."Já corri várias vezes nesta pista, só que no traçado 9. Meu carro esteve bem todo o final de semana, apesar de enfrentar vários problemas como quebra da suspensão traseira. Tenho certeza que para o público esta será a melhor corrida do ano, pois acontecerão muitas ultrapassagens", disse o alegre Christian (Terra-Avallone).Outro que estava radiante também com o resultado era Mateus Greipel. O piloto só lamentou ter perdido a pole por 41 centésimos de segundo. Mesmo assim se disse bastante contente com sua melhor posição de largada na Stock Car V8."Tenho boas chances de ir ao pódio, pois meu carro está bom também com pneus usados. Já tinha feito duas vezes o quarto lugar, mas o segundo é bem melhor. Para ultrapassar nesta pista o piloto tem de arriscar bastante e largando na frente não é preciso tanto assim", completou o piloto da Bassani-RC3.Enquanto os dois primeiros no grid estava alegres com o resultado, o campeão de 2004, Giuliano Losacco se mostrava abatido com o terceiro lugar. Para ele o melhor mesmo teria sido a pole."Queria mesmo é fazer a pole, mas não deu. Meu carro está bom também com pneus velhos e espero fazer uma boa corrida", completou o piloto da Medley-A. Mattheis.O grid de largada da décima etapa da Stock Car V8:1)Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), 51s1512) Matheus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), 51s1923)Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), 51s2364)Ruben Fontes (JF Racing-Chevrolet), 51s2435)Esteban Tuero (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), 51s2496) Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 51s3667)Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), 51s3828) Alceu Feldmann (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), 51s4029) Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), 51s41710)Rodrigo Sperafico (20th Century Fox-WB-Chevrolet), 51s45711)Paulo Salustiano (Katalogo/Mitsubishi), 51s52312) Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), 51s55213) Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), 51s55214) Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), 51s57715)Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), 51s58716) Pedro Gomes (PM&P & Alves Racing/Mitsubishi), 51s62017)Valdeno Brito (Bennamed-Nascar-Mitsubishi), 51s63518) Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 51s65219) Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), 51s66020) Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), 51s68321)David Muffato (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), 51s70322) Diogo Pachenki (Pachenki/Chevrolet), 51s70623)Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), 51s75724) Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), 51s76025)Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), 51s83526) Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), 51s84227) Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), 51s94028) Felipe Gama (Philips-Scuderia 11/Chevrolet), 51s94629) Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), 51s97530) Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), 51s98731) Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), 51s99832) Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), 52s100 33) Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), 52s11434) Adalberto Jardim (A. Jardim Competições), 52s32135) Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), 52s40436) Reck Jr. (Tatu Motorsport/Mitsubishi), 52s54337) Luis Carreira (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), 52s58338) Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), 52s67539) André Bragantini (Tatu Motorsport/Mitsubishi), 52s78140) Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), 52s85741) Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), 53s219Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO . Fotos: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: RUBEN FONTES EM PRIMEIRO; ARGENTINOS FICAM PARA TRÁS.



Buenos Aires (Argentina) - Pela segunda vez no final de semana, Ruben Fontes foi o mais rápido no treino livre do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Na tarde deste sábado o piloto da JF Racing completou os 2.643 metros do circuito 7 do Autódromo Oscar Gálvez em 51s066, média de 186,338 km/h. A surpresa do treinamento foi o segundo lugar de Paulo Salustiano, que faz sua segunda corrida na principal categoria da América do Sul. Numa demonstração do equilíbrio na Stock Car V8, 34 pilotos ficaram no mesmo segundo.A definição do grid acontece a partir das 15h30. A largada será domingo às 11 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela Rede Globo. A narração será de Luís Roberto, comentários de Reginaldo Leme e reportagens de Clayton Conservani.Os dez primeiros no treino livre deste sábado:1) Ruben Fontes (JF Racing/Chevrolet), 51s0662) Paulo Salustiano (Katalogo/Mitsubishi), 51s1553) Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), 51s1664) Matheus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), 51s1925) Esteban Tuero (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), 51s2476) Rodrigo Sperafico (20th Century Fox-WB/Chevrolet), 51s2557) Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), 51s2618) Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), 51s2629) Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), 51s35310) Valdeno Brito (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), 51s377.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO .Foto:Sérgio Sanderson

STOCK CAR: ARGENTINO SUPERA BRASILEIROS EM BUENOS AIRES.


Buenos Aires (Argentina) - A rivalidade entre brasileiros e argentinos se acirrou ainda mais nesta sexta-feira. Esteban Tuero, que faz sua segunda corrida na Stock Car V8, foi o mais veloz no último treinamento livre do dia para a décima etapa da principal categoria de Turismo do continente. Tuero, que fará duas provas no final de semana vai participar também da TC2000 da Argentina marcou 51s133, com média de 186.094 km/h e superou os 40 pilotos brasileiros no trioval do Autódromo Oscar Gálvez. Neste sábado a partir das 15h20 (horário de Brasília), será definido o grid de largada que pode ter, pela primeira vez nos 26 anos da Stock Car, um estrangeiro na primeira posição. A largada da corrida será domingo às 11 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela Rede Globo.”Sabia que poderia aproveitar meu conhecimento da pista e terminar na frente dos brasileiros”, disse Tuero (Medley-A. Mattheis).A novidade na Stock Car foi a entrada de José Luis di Palma no lugar de Guillermo Ortelli, que teve problemas no banco do carro e não vai correr na categoria como inicialmente estava programadoCampeão de 2004, Giuliano Losacco, companheiro de equipe de Tuero, garante que poderia ter superado o argentino, mas acabou atrapalhado na volta rápida dos pneus. Losacco foi o segundo, 0s188 atrás.”Ele nasceu aqui enquanto nós estamos descobrindo esta pista. Além do mais, ele está numa equipe de alto nível e ele também é um bom piloto. Mas teremos mais treinos no sábado e todos já terão mais noção. Vamos ver o que vai acontecer”, completou Losacco.Terceiro colocado no treino do final da tarde Ruben Fontes vencedor da última corrida realizada em Tarumã, Rio Grande do Sul também citou o fato de Tuero estar numa equipe de alto nível.
”Esse tempo dele não é imbatível e ele não é nenhum bicho papão! Sem dúvida que ele levou vantagem por conhecer muito mais do que a gente. Nós não estamos correndo contra o Tuero e sim pelo campeonato de Stock Car. Por isso, o mais importante não é ser mais veloz do que ele!, disse o piloto da JF Racing.O campeão da Stock Car de 2003, David Muffato, também garante que na classificação a situação será diferente e destaca o conhecimento de Tuero nos 2.643 metros do traçado do Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires.”Ele está numa grande equipe, tem um grande carro, é um grande piloto e conhece a pista como a palma da mão dele. Ele foi mais rápido no Curvão, que é justamente o grande segredo desta pista. Mas no sábado a coisa muda!”, completou Muffato (Neosoro-Boettger).Os tempos do último treino desta sexta-feira:1) Esteban Tuero (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), 51s133 2) Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis-Chevrolet), 51s321 3) Ruben Fontes (JF Racing-Chavrolet), 51s444 4) Rodrigo Sperafico (20th Century Fox-WB-Chevrolet), 51s463 5) Felipe Maluhy (Terra-Avallone/Mitsubishi), 51s545 6) Ricardo Maurício (L&M Racing/Chevrolet), 51s625 7) Valdeno Brito (Bennamed-Nascar-Mitsubishi), 51s711 8) Christian Fittipaldi (Terra-Avallone/Mitsubishi), 51s714 9) Wagner Ebrahim (Hot Car/Chevrolet), 51s729 10) Ingo Hoffmann (Filipaper-AMG/Mitsubishi), 51s797 11) Paulo Salustiano (Katalogo/Mitsubishi), 51s818 12) Luciano Burti (Eurofarma-RC/Chevrolet), 51s835 13) David Muffato (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), 51s864 14) Hoover Orsi (NasrCastroneves/Chevrolet), 51s869 15) Luis Carreira (Philips-Scuderia 111/Chevrolet), 51s870 16) Nonô Figueiredo (RS Motorsport/Chevrolet), 51s907 17) Matheus Greipel (Bassani-RC3/Chevrolet), 51s907 18) Felipe Gama (Philips-Scuderia 11/Chevrolet), 51s950
19) Alceu Feldmann (Neoquímica-Boettger/Chevrolet), 51s961 20) Thiago Marques (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 52s060 21) Thiago Camilo (Texaco-Vogel/Chevrolet), 52s060 22) Duda Pamplona (Officer-Pamplona’s/Mitsubishi), 52s083 23) Gualter Salles (Texaco-Vogel/Chevrolet), 52s084 24) Sandro Tannuri (Filipaper-AMG/Mitsubishi), 52s097 25) Pedro Gomes (PM&P & Alves Racing/Mitsubishi), 52s101 26) Allam Khodair (Sorriso-RS/Chevrolet), 52s137 27) Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC/Chevrolet), 52s150 28) José Luis di Palma (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 52s167 29) Cacá Bueno (Petrobras-Action Power/Chevrolet), 52s175 30) Popó Bueno (Bennamed-Nascar/Mitsubishi), 52s199 31) Chico Serra (Bassani-RC3/Chevrolet), 52s208 32) Fábio Carreira (Katalogo/Mitsubishi), 52s309 33) Diogo Pachenki (Pachenki/Chevrolet), 52s430 34) Raul Boesel (RR Embratel 21/Chevrolet), 52s434 35) Guto Negrão (Medley-A. Mattheis/Chevrolet), 52s500 36) Luiz Garcia Jr. (Unibanco-WB/Chevrolet), 52s613 37) Adalberto Jardim (A. Jardim Competições), 52s680 38) Juliano Moro (NasrCastroneves/Chevrolet), 52s691 39) Henrique Favoretto (L&M Racing/Chevrolet), 52s718 40) André Bragantini (Tatu Motorsport/Mitsubishi), 52s719 41) Reck Jr. (Tatu Motorsport/Mitsubishi), 52s832 42) Beto Giorgi (Cisne-JF/Chevrolet), 1m07s283 . Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/ LOCAL DA COMUNICAÇÃO - foto Sérgio Sanderson.

STOCK CAR: RUBEN FONTES LIDERA 1º TREINO EM BUENOS AIRES.


Buenos Aires (ARG) - Vencedor da última corrida em Tarumã, Ruben Fontes foi o mais rápido no primeiro treino livre do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 nesta sexta-feira à tarde, no Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina. O piloto da JF Racing completou a volta em 51s571, com média de 184,513 km/h. O segundo colocado foi Ingo Hoffmann, da Filipaper Racing, seguido por Valdeno Brito, da Bennamed-Nascar. Na sessão extra-oficial realizada nesta sexta de manhã, Wagner Ebrahim foi o mais veloz. A décima etapa da temporada será neste domingo às 11h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Rede Globo.Tempos do primeiro treino livre:1) Ruben Fontes (JF Racing / Chevrolet), 51s571, com média de 184,513 km/h2) Ingo Hoffmann (Filipaper Racing / Mitsubishi), a 0s0473) Valdeno Brito (Bennamed-Nascar / Mitsubishi), a 0s1164) Esteban Tuero (Medley-A. Mattheis / Chevrolet), a 0s1655) Luciano Burti (Eurofarma-RC / Chevrolet), a 0s2026) Thiago Camilo (Texaco-Vogel / Chevrolet), 0s2077) Mateus Greipel (Bassani-RC3 / Chevrolet), a 0s2508) Wagner Ebrahim (Hot Car/ Chevrolet), 0s2579) Ricardo Maurício (L&M Racing / Chevrolet) 0s30910) Rodrigo Sperafico (FOX-WB/ Chevrolet) 0s326Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site
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STOCK CAR: CACÁ DE OLHO NO TÍTULO EM BUENOS AIRES.


Buenos Aires (ARG) - Cacá Bueno pode entrar para o seleto grupo de campeões da Stock Car V8 neste final de semana. O piloto da Petrobras-Action Power lidera a tabela de classificação com 148 pontos contra 100 de Giuliano Losacco e 90 de Hoover Orsi. Na prova deste domingo, em Buenos Aires, capital da Argentina, Cacá precisa vencer para não depender do resultado dos adversários diretos. Caso Cacá faça dois pontos a mais do que Losacco o título também estará assegurado desde que Orsi não marque oito a mais do que ele. A corrida, a primeira oficial da Stock Car fora do Brasil, será neste domingo às 11h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Rede Globo. “Agora entrei mesmo na fase de fazer contas. Preciso chegar na frente do Giuliano Losacco e essa será a minha intenção sem, no entanto, me descuidar do Hoover”, disse Cacá.Apesar de distante na classificação geral (48 pontos), Giuliano não desanima. No entanto, ele tem experiência suficiente para reconhecer a boa vantagem de Cacá e analisa a possibilidade de o adversário se sagrar campeão fora do Brasil. Se isso acontecer, esta será a primeira vez que um campeão brasileiro será consagrado no rival país.“Não sei o que o Cacá pensa, mas ser campeão é bom em qualquer lugar. Não interessa aonde, desde que o título venha. Se o Cacá for campeão vou cumprimentá-lo”, disse Losacco, atual campeão da Stock Car V8.Terceiro colocado na classificação geral, Orsi prefere não pensar no título. Somente com chances matemáticas, o piloto da NasrCastroneves garante não pensa mais diretamente na briga pelo campeonato.
“Reconheço que está bastante complicado matematicamente. Vencer em Buenos Aires, por ser a primeira corrida internacional da Stock Car, marcaria muito e daria boa visibilidade para mim, para a equipe e para os patrocinadores”, completou Orsi.Pela primeira vez nesta temporada, o grid da Stock Car V8 terá 42 carros.Os argentinos Esteban Tuero, ex-Fórmula-1, pela Medley-A. Mattheis e Guillermo Ortelli na Petrobras-Action Power.Além da corrida da Stock Car V8, a programação deste final de semana em Buenos Aires inclui a 12ª etapa da TC 2000, principal campeonato da Argentina e, ao lado da Stock Car V8, uma das cinco melhores categorias do mundo segundo a revista inglesa Autosport. Cacá, Christian Fittipaldi,Luciano Burti e Felipe Giaffone vão participar da prova da TC 2000 neste domingo. Antes da corrida ainda será feita uma exibição com o carro da BMW-Williams de Fórmula-1.POSSIBILIDADES PARA CACÁ SER CAMPEÃO EM BUENOS AIRES- Cacá vencendo independentemente do resultado de Losacco e Orsi.- Cacá fazendo dois pontos ou mais que Losacco e torcer para Orsi não marcar oito a mais do que o líder. Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO - foto: Sérgio Sanderson

Os novos BMW: Z4 ROADSTER e Z4 M ROADSTER.






Mais do que qualquer outro carro esportivo no mundo, este carro único personifica o roadster típico: O BMW Z4 Roadster emociona o mundo automotivo graças a seu fascinante e esportivo dinamismo, que é o resultado de uma síntese perfeita entre um motor de alto desempenho, um chassi e suspensão notáveis e uma variedade de recursos inovadores. E não menos importante, o incrível design do BMW Z4 Roadster faz deste carro um item exclusivo, desejável e obrigatório. E agora, quatro anos após sua estréia mundial, o BMW Z4 Roadster volta novamente à cena de forma brilhante com novos motores.Representando outro destaque na mesma ocasião, o único roadster verdadeiramente de alto desempenho do mundo fará sua estréia mundial no Salão do Automóvel de Detroit em janeiro de 2006: o próximo BMW Z4 M Roadster é a versão ultra esportiva de alto desempenho do Z4 Roadster, pelo qual tantos clientes aguardavam. Estendendo a família de roadsters da BMW no topo de linha, este exclusivo carro assume e dá continuidade à tradição da marca em um segmento criado originalmente pela BMW M: Em 1997 o BMW Z3 M Roadster representou o primeiro roadster de produção de alto desempenho do mundo, com mais de 15 mil unidades vendidas a clientes até 2002, fazendo do Z3 M Roadster o campeão de vendas em sua classe e o líder absoluto em termos de desempenho dinâmico, agilidade e esportividade.O Z4 M Roadster: Desempenho digno de admiração sob todos os aspectos.Equipado com o motor de seis cilindros em linha da BMW M, o Z4 M Roadster exibe um motor de alto desempenho inigualável no mercado de carros roadster: Em 2005 este motor único recebeu pela quinta vez consecutiva o "Prêmio de Motor do Ano", reconhecido e altamente respeitado em todo o mundo, estabelecendo um recorde nunca visto antes. Por meio de seu conceito de alta velocidade e taxas de transmissão praticamente ideais, este notável motor gera uma impulsão e desempenho enormes em todas as faixas de velocidade. Suas especificações são por si só impressionantes: seis cilindros, 3.246 cc, 252 kW/343 hp a 7.900 rpm, 365 Nm/269 lb-ft a 4.900 rpm, velocidade máxima do motor de 8.000 rpm. Dois outros dados talvez digam mais sobre o desempenho notável do motor: A potência por litro é de 106 hp e a relação potência/peso é de 4,1 kg/hp. Na estrada isto significa uma aceleração entre 0 e 100 km/h em 5 segundos, e os mesmos 5 segundos são necessários para uma aceleração intermediária na quarta marcha para passar de 80 para 120 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.O prazer de trocar de marcha seis vezes.O conceito de motor de alta velocidade é simplesmente ideal para um carro esportivo combinado com uma taxa total de transmissão curta, já que isso possibilita a conversão da potência do motor em impulsão ótima nas rodas traseiras. Ao combinar a transmissão final do modelo M com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, os engenheiros da BMW M foram capazes de atender a este requisito em seu nível mais elevado. Os pontos fortes típicos desta transmissão são mudanças de marcha curtas e precisas, suprema suavidade de motorização e acionamento preciso da alavanca de câmbio com uma resposta sensível garantindo que a marcha foi engatada corretamente.Trava diferencial M variável proporciona extrema potência nas curvas.O Z4 M Roadster vem com uma trava diferencial M variável e sensível à velocidade, um item já bem conhecido e admirado no M3. Este recurso especial proporciona ao carro uma estabilidade de direção superior e uma tração ideal, especialmente ao acelerar na saída de uma curva. Possibilitando um estilo de direção bastante esportivo, especialmente em estradas com um coeficiente de fricção mais elevado, a trava diferencial M permite que o motorista experiente aprimore ainda mais as características positivas da tração traseira. Sob condições desafiadoras, tais como um coeficiente de fricção diferente em cada lado do carro típico da superfície das estradas no inverno, o sistema proporciona ao Z4 M Roadster uma tração e estabilidade superiores.Novos motores de seis cilindros para o Z4 Roadster.Se por um lado os motores de seis e quatro cilindros do BMW Z4 Roadster naturalmente não podem se comparar ao motor M em termos de potência e desempenho, por outro eles não podem ser considerados "fracos". Na verdade, o novo motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha do BMW Z4 Roadster 3.0si é atualmente o motor mais inovador em sua categoria, estabelecendo padrões de refinamento e desempenho dinâmico. Outros pontos fortes do motor incluem a alta potência por litro, uma relação potência/peso muito boa e o menor consumo específico de combustível. A potência máxima é de 195 kW/265 hp a 6.600 rpm, a velocidade máxima do motor é de 7.000 rpm e o motor mantém seu torque máximo de 315 Nm ou 232 lb-ft de forma consistente entre 2.500 e 4.000 rpm. E por fim, porém não menos importante, este notável motor obedece aos padrões de emissão EU4 e ULEV II e é também uma referência em termos ambientais. A característica mais impressionante do ponto de vista do cliente em comparação com o motor anterior é sua resposta esportiva combinada com um emocionante som do motor sempre que o motorista pisa no acelerador, assim como um refinamento e cultura de motorização superiores em uma viagem ou simplesmente em um passeio. Potência superior e baixo peso naturalmente também significam desempenho e eficiência superiores: O Z4 Roadster 3.0si acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e aceleração de 80 a 120 km/h na quarta marcha ocorre em 5,5 segundos. Da mesma forma que o Z4 M Roadster, o Z4 Roadster 3.0si é limitado eletronicamente a uma velocidade máxima de 250 km/h. O consumo de combustível no ciclo EU combinado é de apenas 8,6 litros Premium plus/100 km, equivalente a 32,8 mpg Imp.Longe de medíocre: os dois motores de 2,5 litros e seis cilindros.Dois motores de 2,5 litros completam a família de seis cilindros: O BMW Z4 Roadster 2.5si, que desenvolve uma potência máxima de 160 kW/218 hp, está entre os motores de mais alto desempenho de seu segmento. O torque máximo de 250 Nm ou 184 lb-ft é mantido de forma consistente entre 2.900 e 4.250 rpm, acelerando o Z4 Roadster 2.5si de 0 a 100 km/h em meros 6,5 segundos. Potência e torque igualmente superiores ficam evidentes ao observarmos a aceleração do carro de 80 a 120 km/h na quarta marcha em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h, o consumo padrão de combustível é 8,4 litros Premium plus/100 km, equivalente a 33,6 mpg Imp. E mais uma vez torna-se desnecessário dizer que o Z4 Roadster 2.5si é totalmente compatível com os padrões de emissão EU4 e ULEV II.Em uma outra versão também equipada com um motor de 2,5 litros, o Z4 Roadster 2.5i apresenta uma potência máxima de 130 kW/177 hp e um torque máximo de 230 Nm ou 169 lb-ft, substituindo o antigo BMW Z4 Roadster 2.2i. A grande vantagem para o cliente oferecida pelo motor maior é a potência e torque extras, um ganho significativo especialmente ao acelerar a partir de baixas velocidades.Os dados de desempenho: 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, aceleração de 80 a 120 km/h na quarta marcha em 7,0 segundos. Velocidade máxima de 229 km/h, consumo de combustível de 8,2 litros premium plus a cada 100 km (equivalente a 34,5 mpg Imp), e naturalmente este modelo cumpre totalmente os padrões de emissão EU4 e ULEV II.Todos estes motores de seis cilindros em linha oferecem ao cliente o melhor desempenho da categoria e uma excelente suavidade de condução em um estilo típico da BMW. Eles vêm com um cárter feito de um composto de alumínio e magnésio, uma estrutura de placa base, a cabeça do cilindro feita de magnésio, controle de válvula VALVETRONIC totalmente variável, ajuste infinito duplo VANOS do eixo de cames e tecnologia de quatro válvulas. BMW Z4 Roadster 2.0i – Entrando no mundo da verdadeira motorização de um roadster.O motor de 2,0 litros e quatro cilindros do BMW Z4 Roadster 2.0i completa a gama de motores desta exclusiva família de carros roadster. Desenvolvendo uma potência de 110 kW/150 hp a 6.200 rpm e um torque máximo de 200 Nm ou 147 lb-ft a 3.600 rpm, este motor de quatro cilindros em linha também garante uma dinâmica superior e um prazer concentrado de dirigir um roadster: Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, exatamente o mesmo tempo gasto para passar de 80 a 100 km/h na quarta marcha. A velocidade máxima, por sua vez, é igualmente superior e chega a 220 km/h.Consumindo apenas 7,5 litros de combustível premium plus/100 km (equivalente a 37,7 mpg Imp), o motor de quatro cilindros é muito eficiente em termos de combustível e não agride o meio ambiente já que está em conformidade com os padrões de emissão EU4 e ULEV II. O motor também é equipado com os inovadores sistemas de gerenciamento VALVETRONIC e duplo VANOS da BMW. Outra característica é o tubo de admissão DISA, uma tecnologia capaz de alterar o comprimento dos dutos oscilantes em função da carga do motor. Operando em conjunto com o sistema de gerenciamento do motor, esta tecnologia garante um nível de espontaneidade ao acelerar, que anteriormente só era encontrada em motores esportivos com borboletas do carburador individuais.

sexta-feira, outubro 28, 2005

STOCK CAR: STOCK E TC2000 APROVEITAM INTERCÂMBIO PARA TROCAR INFORMAÇÕES.


Pela segunda vez na história das duas categorias, ambas com 26 anos de existência, a brasileira Stock Car e a argentina TC2000 estarão juntas num evento. Em julho, em Curitiba, pilotos, engenheiros, mecânicos, donos de equipes e organizadores fizeram o intercâmbio inicial e todos aprenderam bastante. Agora, neste final de semana no Autódromo Oscar Gálvez, o reencontro será em Buenos Aires, capital da Argentina. A Stock Car realiza sua primeira corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato e a décima etapa da temporada, enquanto a TC2000 terá a 12ª rodada do ano. Domingo às 11 horas, a prova da Stock Car terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.“Esse intercâmbio tem várias facetas a serem observadas. Temos o aprendizado técnico de ambos os lados com a troca de informações entre equipes, pilotos e engenheiros, a parte de organização e promoção através das empresas Vicar e TC2000, além do despertar da tradicional rivalidade entre brasileiros e argentinos também no automobilismo”, disse Carlos Col, promotor e organizador da Stock Car.Como parte desse intercâmbio a Stock Car abriu duas vagas para pilotos argentinos e a TC2000 cedeu quatro lugares para os brasileiros. Representarão os argentinos na Stock Car Esteban Tuero e Guillermo Ortelli que correrão, respectivamente, pela Medley-A. Mattheis e Petrobras-Action Power. Já na TC2000 os brasileiros com cockpits assegurados são o líder do campeonato Cacá Bueno ele pode se tornar campeão justamente na Argentina Christian Fittipaldi, Luciano Burti, ambos com passagens pela Fórmula-1, e Felipe Giaffone, que durante vários anos correu nos Estados Unidos. Cacá vai de Honda, Christian num Chevrolet, Burti testou o carro terça-feira em Córdoba - num Ford e Giaffone num Peugeot.
“Essa internacionalização motiva o espectador e o público que está no autódromo. Os brasileiros que torcem por seus pilotos prediletos, naturalmente também torcerão contra os argentinos. O mesmo vai acontecer no autódromo, onde os argentinos torcerão contra os brasileiros. Essa é a rivalidade sadia entre os dois mais importantes países da América do Sul”, disse Col.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/ LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Foto: Sérgio Sanderson

BOLETIM DO AUTOMÓVEL NA RÁDIO AMÉRICA: DESTAQUES DA SEMANA.



*Ford desenvolverá um novo carro, que será projetado por designers e engenheiros brasileiros.

*Novembro, mês para licenciar o veículos com placas final 9.

*Desça a Serra engrenado não use a famosa banguela, pois pode prejudicar os freios.

*Fiat lança o Stilo com o motor 1.8 Flex.

*Dicas para quem pretende trocar o carro.

##No ar de segunda a sexta às 7h20 e 16h40 pela Rádio América AM 1.410Khz.##
Produção e apresentação: Edison Ragassi.

MERCADO: FIAT STILO GANHA TECNOLOGIA FLEX.



FIAT STILO GANHA TECNOLOGIA FLEX

Desde o seu lançamento o Fiat Stilo está sempre trazendo inovações para o seu segmento. Agora ele entra também na era da tecnologia dos motores bicombustível. O Fiat Stilo Flex chega ao mercado equipado com o novo propulsor 1.8 flexível, que oferece excelente dirigibilidade, mais torque e economia de combustível. Além de ganhar o novo motor, que roda tanto a álcool como a gasolina, o Stilo Flex conta com a completa lista de equipamentos do modelo, alguns ainda inéditos em sua categoria, e que proporcionam aos ocupantes muito conforto, praticidade e segurança. Com mais essa novidade, o Fiat Stilo torna-se ainda mais competitivo no segmento dos hatches médios.

O Fiat Stilo Flex traz sob o seu capô o novo motor 1.8 que ganhou, além da tecnologia bicombustível, mais potência e um generoso torque em baixas rotações. Ele gera 112 cv a gasolina (um ganho de 9 cv, já que o motor anterior 1.8 a gasolina tinha 103 cv) e 114 cv a álcool, com potência máxima atingida a 5.500 rpm. Tal característica lhe confere excelente performance: velocidade máxima de 188 km/h a gasolina e 190 km/h a álcool; e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos (gasolina) e 10,7 s (álcool). E os 17,8 kgm de torque máximo disponível já em 2.800 rpm rodando somente com gasolina e 18,5 kgm utilizando álcool, proporcionam ao Stilo Flex maior fôlego em subidas e retomadas de velocidade ainda mais ágeis.

Na cidade, o Fiat Stilo Flex roda 12,0 quilômetros com um litro de gasolina, e 8,2 km com um litro de álcool. Na estrada, faz 16,3 km por litro de gasolina e 11,2 km por litro de álcool.

O novo motor 1.8 Flex do Fiat Stilo conta também com o sistema eletrônico de aceleração Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador — uma central eletrônica controla a abertura da borboleta, que se dá de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração comuns em retomadas e desacelerações bruscas. Melhor dirigibilidade, menor emissão de poluentes, economia de combustível e menos manutenção são os ganhos do sistema Drive By Wire para o consumidor.

E mais: diversas novidades o tornam ainda mais moderno, assegurando sempre máxima dirigibilidade, economia, performance e limpeza. São elas:
§ Coletor de admissão. Com novo design, agora é feito de plástico em vez de alumínio, ficando 1.8 kg mais leve. O coletor integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio. Entre as vantagens do novo componente, além de ficar mais leve, a perda de carga foi diminuída em função da baixa rugosidade do plástico na superfície interna do coletor, o que eleva o rendimento volumétrico, e o comprimento dos dutos de admissão foi otimizado para privilegiar o torque.
§ Cabeçote. Tem nova geometria da câmara de combustão.
§ Comando de válvulas tipo roller finger light. O novo comando emprega um balancim roletado para acionar as válvulas. O contato entre o eixo-comando e o balancim é feito por meio de um rolamento, reduzindo o atrito direto entre os dois componentes. Os principais benefícios desse sistema são a redução do atrito total do motor, com diminuição do ruído gerado por ele, e também da energia necessária para mover o trem de válvulas, com melhoria de performance e consumo.
§ Eixo-comando de válvulas. Foi alterado para adequar-se ao novo sistema de acionamento das válvulas, para melhoria de performance em altas rotações e também visando um incremento do desempenho em baixas rotações e maior regularidade da marcha lenta.
§ Virabrequim. Sua inércia foi otimizada e as massas dele, das bielas e dos pistões foram equalizadas, resultando em diminuição dos níveis de ruído e de vibrações. Além disso, o processo de fabricação do componente sofreu alterações, tornando-se ainda mais preciso e exigindo menos correções no balanceamento.

Podemos destacar também no novo motor 1.8 Flex os componentes abaixo:
§ Biela fraturada de aço forjado. Resulta em um perfeito alinhamento e centragem da capa ao corpo da biela, trazendo circularidade e otimizando a distribuição de folgas para o mancal móvel. Como as bronzinas de bielas trabalham em condições ideais, sua durabilidade aumenta. O conjunto também gera menos ruídos e vibrações.
§ Coletor de descarga close-coupled fabricado de tubos de aço. O comprimento e o diâmetro dos condutos foram dimensionados para privilegiar o desempenho do novo motor. E a menor rugosidade da superfície interna diminui a perda de carga, melhorando o rendimento volumétrico. Como o catalisador localiza-se próximo do motor, este demora menos tempo para aquecer, ajudando a reduzir os níveis de emissões de gases poluentes. Ele já cumpre a quarta fase do Proconve, que entrará em vigor para 100% da produção somente em 2007.
§ Cárter estrutural de alumínio. Ele une o bloco do motor ao câmbio, aumentando a resistência do motopropulsor à deformação causada pelo funcionamento dos componentes. Esta ligação extra entre os dois torna o conjunto mais rígido, reduzindo os níveis de ruído e vibrações gerados por ele.
§ Sistema de gerenciamento eletrônico da injeção multipoint digital semi-seqüencial. Utiliza central híbrida de última geração com maior capacidade de memória. A injeção gerencia o uso dos dois combustíveis e as misturas entre eles, fazendo com que o motor responda sempre com máxima eficiência.

Um automóvel muito bem equipado e com conteúdos exclusivos
O Fiat Stilo Flex chega ao mercado com uma vasta lista de equipamentos de série, oferecendo assim muito conforto, segurança e prazer ao dirigir. Entre os itens, ar condicionado, computador de bordo, banco traseiro bi-partido, três apoios de cabeça traseiros e duplo porta-luvas, sendo o superior refrigerado. Ainda como equipamentos de série:
· Sistema de direção elétrica Dual Drive com o Modo City, que torna a direção 50% mais leve – função exclusiva do Fiat Stilo dentre os carros de seu segmento;
· My Car Fiat, que possibilita personalizar funções do Stilo acionando apenas três teclas. Entre elas: alerta de limite de velocidade e travamento automático das portas acima de 30 km/h.
· Check Control, sistema de sinalização de avarias como, portas abertas, luzes queimadas ou qualquer problema que o veículo apresente em seus sistema eletroeletrônico;
· Volante com regulagem de altura e profundidade;
· Banco do motorista com regulagem de altura;
· Espelhos retrovisores elétricos, vidros dianteiros elétricos com anti-esmagamento e trava elétrica nas portas;
· Super lock, um dispositivo que permite fechar ou abrir simultaneamente todas as portas, vidros e teto solar.

A lista de opcionais também conta com vários conteúdos, alguns ainda exclusivos em nosso mercado. Isso significa mais conforto, tecnologia e segurança. Confira abaixo alguns equipamentos opcionais do Fiat Stilo Flex:

· Ar condicionado Dual Temp, tecnologia que acaba de entrar como item opcional nesta versão 1.8 8V, e não consta na lista de seus concorrentes diretos, permite regular diferentes temperaturas para o lado esquerdo e direito do carro;
· Bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória para o do motorista, bancos revestidos em couro e subwoofer também são novidades na lista de opcionais desta versão;
· Kit Connect, um sistema de viva-voz para telefone celular de última geração com a tecnologia Bluetooth®, que inclui também roda em liga- leve 16”, cruise control, CD player com MP3 e aparelho de celular Nokia – o Fiat Stilo foi o primeiro carro nacional a oferecer de fábrica esta tecnologia e ainda continua o único em seu segmento;
· Teto solar elétrico Sky Window com cinco lâminas de vidro – o único carro que possui esse sistema no mercado;
· CD Player com sistema RDS e MP3;
· Cruise Control, que mantém automaticamente a velocidade do carro definida pelo condutor;
· Sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, mais espelho retrovisor eletrocrômico;
· NGI (Next Generation Interior) – conceito de interior em que os bancos traseiros deslizam para frente e para trás, reclinando e rebatendo independentemente, além disso, o banco dianteiro é rebatível e traz gaveta e também uma mesinha tipo avião;
· E mais: duplo airbag, controle de tração e ABS.

O Fiat Stilo também oferece muitos benefícios no pós- vendas, como: seguro muito competitivo, baixo custo de peças de reposição e um pacote completo de assistência 24h. Além disso, possui a avançada tecnologia de diagnose remota, o que significa que o carro em Porto Alegre ou em Fortaleza pode ser diagnosticado, diretamente da fábrica em Betim, via concessionária, pela Internet.

STOCK CAR: TREINOS COMEÇAM NESTA SEXTA EM BUENOS AIRES.


Os motores do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 vão roncar pela primeira vez em 26 anos de história na Argentina. A programação no Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, começa nesta sexta-feira às 9h (horário de Brasília) com o primeiro treino-extra para os pilotos se adaptarem aos 2.607 metros do circuito 7. A corrida será neste domingo às 11h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da Rede Globo.Sendo a primeira prova oficial da Stock Car fora do Brasil a categoria fez uma apresentação em 1982 em Portugal a etapa deste final de semana pode entrar para história por mais um motivo. Cacá Bueno pode garantir o seu primeiro título na categoria. O piloto da Petrobras-Action Power precisa vencer para não depender do resultado dos seus adversários diretos Giuliano Losacco e Hoover Orsi. Cacá também pode assegurar o campeonato se fizer dois pontos a mais que Losacco neste domingo e Hoover não marcar oito pontos a mais do que ele.Além da corrida da Stock Car V8, a programação deste final de semana em Buenos Aires inclui a 12ª etapa da TC 2000, principal campeonato da Argentina e, ao lado da Stock Car V8, uma das cinco melhores categorias do mundo segundo a revista inglesa Autosport. Cacá, Christian Fittipaldi, Luciano Burti e Felipe Giaffone também vão participar da prova da TC 2000 neste domingo.“Estou muito animado com essa oportunidade. Não acho que será muito cansativo participar de duas provas no mesmo dia, pois se você comparar com corridas da Nascar e da Fórmula Indy as etapas deste final de semana são curtas. Já corri em Buenos Aires, na época da Fórmula-3 Sul-Americana, e sei que os torcedores são apaixonados”, disse Fittipaldi, que tem passagens pela Fórmula-1, Nascar e Fórmula Indy e Grand-AM Series.
Antes da corrida ainda será feita uma exibição com o carro da BMW-Williams de Fórmula-1.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/LOCAL DA COMUNICAÇÃO .

Foto: Sérgio Sanderson

MERCADO: NOVO TOYOTA COROLLA 2006.



Carro mais vendido do mundo, o Corolla está
ainda mais completo em sua versão 2006
A Toyota começou a comercializar a linha Corolla 2006 no dia 9 de setembro, nos 114 concessionários da marca distribuídos por todo o País. Credenciado como o carro mais vendido na história da indústria automobilística mundial, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 1966, o Corolla está em sua nona geração. Produzido em 15 países – incluindo o Brasil – o Corolla está presente em mais de 140 mercados dos cinco continentes.
No Brasil, a atual versão do Corolla ocupa, há três anos consecutivos, a liderança absoluta no segmento de sedãs médios, com participação média de 36% do mercado neste período. Ao todo, a Toyota já comercializou 102.673 unidades do Corolla entre julho de 2002 e junho deste ano.
A participação do Corolla entre os sedãs médios foi ainda mais expressiva no mês de agosto deste ano, quando a Toyota comercializou 3.772 unidades e garantiu 49% deste segmento. Esta é a melhor participação do sedã da Toyota desde o lançamento do atual modelo, em junho de 2002.
Principal pilar da história global da Toyota, o Corolla reúne em sua atual geração quatro fatores que explicam seu sucesso junto ao público:
Design: com forte apelo emocional, combina elegância, sofisticação e esportividade.
Tecnologia: todas as versões contam com os avançados motores VVT-i.
Conforto: grande espaço interno com ampla gama de equipamentos de série.
Qualidade: padrão de qualidade Toyota reconhecido mundialmente.
Corolla 2006
Disponível em cinco versões – SE-G automático, XEi manual e automático e XLi manual e automático –, o Corolla sedã está ainda mais completo em sua versão 2006. Com a exclusiva garantia de três anos, sem limite de quilometragem, todas as versões estão disponíveis nas cores Cinza Hematita, Vermelho Rubi, Azul Safira, Branco Regente, Prata Ônix, Preto Pérola e Bege Âmbar. A Toyota é a única montadora brasileira a oferecer garantia de três anos para toda a linha de veículos.
SE-G: conhecido pelos elevados níveis de sofisticação e exclusividade, a versão topo de linha do Corolla conta com ampla gama de equipamentos de série, sendo um dos carros mais completos do mercado nacional. É equipado com airbag duplo, freios ABS com EBD, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, travamento das portas ativado pelo movimento do veículo (após 20km/h), sistema de travamento das portas à distância e luz de leitura dianteira, trio elétrico e bancos de couro.
O modelo SE-G dispõe ainda de computador de bordo, que fornece informações como consumo médio e instantâneo de combustível, tempo de viagem, velocidade média e autonomia de combustível. Para otimizar a segurança e o conforto, o SE-G conta também com sensor de chuva no pára-brisa e retrovisor interno antiofuscante.
Outros equipamentos exclusivos do Corolla SE-G são ar-condicionado digital, piloto automático, banco traseiro com descansa braço central e porta-copos, painel de instrumentos do tipo Optitron – que proporciona perfeita iluminação dos mostradores em qualquer condição - e sistema de áudio com CD changer para seis discos com quatro alto-falantes e dois tweeters.
A versão 2006 do SE-G sai de fábrica com novo acabamento no console central, que passa a ser pintado na cor prata. Externamente, as portas recebem um friso cromado na extremidade superior, conferindo ainda mais requinte ao carro, que já contava com a moldura da tampa do porta-malas cromada desde o modelo 2005.
XEi: versão mais vendida do sedã, o XEi é um dos carros mais desejados do mercado brasileiro, por apresentar um pacote de equipamentos de valor incomparável. Reforçando conceitos de segurança e conforto, o modelo é equipado com airbag duplo, freios ABS com EBD, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, travamento das portas ativado pelo movimento do veículo (após 20km/h), sistema de travamento das portas à distância e luz de leitura dianteira. Entre os itens de conforto, conta com ar-condicionado integrado frio e quente, travas, vidros e retrovisores externos elétricos. O XEi 2006 vem com o novo CD player Double Din, que ocupa o lugar da caixa plástica localizada abaixo do sistema de som do modelo 2005.
XLi: a versão de entrada da linha Corolla sedã continua proporcionando excelente relação custo-benefício dentro do segmento, atraindo inclusive consumidores de outras categorias, como hatch-backs e carros pequenos. Entre os equipamentos de série, também disponíveis nas outras versões, estão ar-condicionado integrado frio e quente, trio elétrico, coluna de direção regulável em altura, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco do motorista com regulagem de altura, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição, rádio CD player com quatro alto-falantes, imobilizador por código eletrônico na chave, apoios de cabeça traseiro e dianteiro com regulagem de altura, hodômetro total e parcial e portas-revistas posicionados atrás dos bancos dianteiros.
Motorização inteligente
O exclusivo sistema VVT-i – comando de válvulas variável e inteligente –, que oferece níveis excelentes de desempenho e dirigibilidade, está presente nos motores 1.8 16V, com 136 cv de potência (XEi e SE-G), e 1.6 16V, com 110 cv (XLi). Ele atua continuamente na abertura e no fechamento das válvulas de admissão, proporcionando aceleração linear com elevado torque em baixas, médias e altas rotações. O sistema garante ainda economia de combustível e baixos níveis de ruído e vibração.
Com torque máximo de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm, na versão 1.8, o Corolla oferece também mais segurança nas ultrapassagens, respostas mais rápidas, melhores retomadas de velocidade e menor necessidade de trocas de marcha. O motor 1.6, do XLi, oferece excelente relação desempenho x consumo de combustível.
As opções de transmissão são: manual de cinco velocidades (XEi e XLi) e automática de quatro velocidades, com controle eletrônico e over drive (SE-G, XEi e XLi).
Segurança e conforto
Os modelos XEi e SE-G são equipados com sistema de freios antitravamento ABS com EBD, que distribui eletronicamente o esforço de frenagem. O modelo conta ainda com um sofisticado sistema de absorção de impacto, que mantém a integridade da célula dos ocupantes em caso de colisão frontal ou lateral. O sistema atende ao rigoroso padrão de segurança GOA (Global Outstanding Assessment) da Toyota.
A coluna de direção absorvedora de impacto proporciona segurança ao reduzir a possibilidade de volante e direção invadirem o habitáculo em impactos frontais. O pedal de freio retrátil é outro recurso de segurança em caso de colisão frontal. Entre outros itens que elevam o nível de segurança do Corolla estão o brake-light e os faróis multirefletores.
O sistema de suspensão do Corolla é outro fator que proporciona balanço perfeito entre segurança e conforto. A suspensão traseira é do tipo barra de torção com perfil ETA, que age como barra estabilizadora, suportando as rodas individualmente. Como resultado, o sistema combina as melhores características das suspensões independente e rígida.
A suspensão dianteira, do tipo McPherson com braço inferior do tipo "L", é suportada por um sub-chassis que auxilia a manter a rigidez da suspensão e o ajuste preciso.
Design e acabamento mais modernos
A grade frontal das versões XLi e XEi do Corolla são do tipo colméia e contam com moldura cromada. Já o SE-G apresenta barras verticais duplas na grade, com a moldura cromada mais larga em relação às demais versões, enfatizando a elegância e sofisticação do veículo.
O pára-choque dianteiro, integrado à carroceria, confere linhas harmoniosas e suaves ao veículo. Os faróis do tipo canhão, com aro nos defletores, garantem o aspecto de modernidade. Na traseira, a região das luzes de direção em tom vermelho proporciona um efeito visual agradável.
O acabamento do Corolla é ressaltado pelos tecidos dos bancos e do painel das portas, iguais para as versões XLi e XEi, que elevam o requinte dos modelos. O SE-G permanece com o luxuoso acabamento dos bancos e do painel das portas em couro.
Ampla gama de acessórios
Com a exclusiva garantia de três anos, sem limite de quilometragem, o Corolla 2006 vem completo de fábrica e oferece também a possibilidade de personalização através de uma ampla linha de acessórios genuínos disponível na rede de concessionários Toyota.
Entre os acessórios que podem equipar o Corolla estão: adesivo para painel em aço escovado ou madeira, aerofólio, manopla de alavanca de câmbio cromada, de madeira, ou esférica de alumínio, manopla da alavanca do freio de alumínio ou madeira, pedais de alumínio, ponteira de escape cromada, calhas da porta, porca de segurança de rodas, protetor de borracha do pára-choques, sensores de aproximação dianteiro e traseiro, sistema de alarme TVSS, spoiler frontal, traseiro e lateral, tampa do tanque estilizada, tapete de borrachas para porta-malas e tapetes de carpete.

Toyota do Brasil Ltda - RP/Comunicação

quinta-feira, outubro 27, 2005

STOCK CAR: BURTI CORRE NA TC2000.


Mais um brasileiro vai correr nos 200 km de Buenos Aires neste domingo. Além de Cacá Bueno (Honda), Christian Fittipaldi (Chevrolet) e Felipe Giaffone (Peugeot), Luciano Burti é outro que vai participar da 12ª etapa da TC2000, principal categoria do automobilismo argentino. O piloto da Eurofarma-RC vai competir na décima prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, também no Autódromo Oscar Gálvez, para na seqüência dividir o volante de um Ford Focus, da equipe Ford-YPF, com Diego Aventín.Nesta terça-feira, o ex-piloto de testes da Ferrari treinou com o carro da TC2000 em Córdoba, na Argentina. A equipe Ford-YPF é comandada por Orestes Berta, construtor do motor que equipa todos os carros da Fórmula-3 Sul-Americana.O contraponto de quatro brasileiros correndo na TC2000 será a presença dos argentinos Esteban Tuero e Guillermo Ortelli na Stock Car V8. Tuero vai guiar o terceiro carro da Medley-A. Mattheis enquanto que Ortelli será companheiro de Cacá Bueno e de Thiago Marques na Petrobras-Action Power. A prova da Stock Car, a primeira da categoria fora do Brasil valendo pontos para o campeonato, será neste domingo às 11h, com transmissão ao vivo da Rede Globo.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.Mais informações no site
www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Sérgio Sanderson

STOCK CAR: HOOVER EMPOLGADO COM ETAPA EM BUENOS AIRES.


Terceiro colocado na classificação geral e um dos dois únicos pilotos com condições matemáticas de tirar o título do líder Cacá Bueno, Hoover Orsi está relaxado. Com duas vitórias na temporada do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, o piloto da NasrCastroneves Racing promete manter a determinação até a última prova do ano e brigar por novas vitórias. No final de semana, na primeira vez que a Stock Car realizará uma corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato, Hoover demonstra grande empolgação. Nada mais natural, pois ele conhece o traçado do Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, onde no domingo às 11 horas (horário de Brasília) será realizada a décima etapa da competição. A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.“Já andei na pista em 1999, quando fui campeão da Fórmula-3 Sul-Americana. Gosto da pista de Buenos Aires, mas preferiria que fosse em outro traçado, um mais técnico do que o circuito 7, que tem somente três curvas, mas também reconheço as dificuldades para abrigar tantas equipes”, completou Hoover.Para Orsi, de 27 anos, que venceu as corridas em Interlagos e em Londrina, pilotos e equipes terão maiores dificuldades para acertar o carro em Buenos Aires. Ele destaca onde deve se concentrar a principal dificuldade.“Sem dúvida que o maior problema será o Curvão. Ali está o grande segredo. Estou bastante motivado e espero ser mais competitivo do que nas últimas provas, quando tive problemas em Brasília e em Santa Cruz”, disse o piloto numa referência às dificuldades mecânicas na Capital Federal e ao acidente em Santa Cruz do Sul.
Para a prova em Buenos Aires, onde a Stock Car correrá ao lado da TC2000 argentina, numa nova união de duas das cinco melhores categorias de Turismo do mundo - a primeira foi em julho em Curitiba -, Hoover Orsi terá um novo motor, pois em Tarumã esse foi o problema que o afastou dos primeiros lugares no grid de largada.“Estou numa fase em que penso somente em ganhar mais corridas. Se fizer isso, vou pensar depois na briga pelo título que, reconheço, está bastante complicada matematicamente. Vencer em Buenos Aires, por ser a primeira corrida internacional da Stock Car, marcaria muito e daria boa visibilidade para mim, para a equipe e para os patrocinadores”, finalizou.A estimativa de um público entre 50 e 60 mil pessoas para acompanhar a Stock Car e a TC2000 é outro fator motivador para Hoover Orsi. Ele está acostumado com as elevadas médias da Stock Car, que nesta temporada tem quase 30 mil por corrida.“Será muito legal correr mais uma vez com casa cheia. Na Stock Car temos tido essa felicidade, pois tanto em Brasília quanto em Santa Cruz tivemos mais de 40 mil pessoas e em Tarumã, mesmo com a forte chuva 28 mil foram ao autódromo. Os argentinos são fanáticos por automobilismo e vão torcer pelos pilotos deles”, disse Hoover numa referência a Esteban Tuero e Guillermo Ortelli, que correrão na Stock Car V8, respectivamente, com os carros da Medley-A. Mattheis e da Petrobras-Action Power.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Sérgio Sanderson

quarta-feira, outubro 26, 2005

STOCK CAR: CACÁ PODE SER O PRIMEIRO CAMPEÃO DA STOCK NA ARGENTINA.


Líder do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, Cacá Bueno pode realizar, de uma só vez, dois feitos inéditos na sua carreira. Na corrida do próximo final de semana, a décima rodada, a ser disputada no Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, capital da Argentina, o piloto de 29 anos pode conquistar seu primeiro título da Stock Car e se tornar o primeiro e único brasileiro a se sagrar campeão de uma categoria nacional no território dos tradicionais rivais continentais. Para isso ele precisa - independentemente do resultado dos dois diretos adversários - vencer a primeira corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato ou marcar dois pontos a mais do que Giuliano Losacco, o vice-líder e campeão de 2004.“De verdade, nunca passou pela minha cabeça conquistar um título brasileiro na Argentina. Mas ainda falta muita coisa! Preciso ser cauteloso, pois eu mesmo já venci campeonato em situação semelhante a dos meus adversários. A minha vantagem é boa e estou bem perto do título, mas ainda tenho de fazer boas corridas”, disse o piloto da equipe Petrobras-Action Power.Cacá, que na Argentina ganhou seu mais importante título na carreira campeão Sul-Americano de Superturismo não esconde ansiedade para ver confirmada a conquista em Buenos Aires. “De verdade, para mim o importante será se este título vier mesmo. Não me interessa se será em Buenos Aires, o que seria inusitado, pois ninguém nunca imaginou isso. Se vier, será interessante, pois essa corrida na Argentina representa muito para a Stock Car, pois mostra o nível que alcançamos, atraindo pilotos de outros países e empresas do Mercosul e realizando corridas fora do Brasil”.
Apesar de manter os pés no chão sempre que fala da provável conquista do título de campeão da Stock Car V8, Cacá Bueno mostra que também é bom de matemática, pois já fez e refez as contas e chegou a algumas conclusões:"Agora entrei mesmo na fase de fazer contas. Preciso chegar na frente do Giuliano Losacco e essa será a minha intenção sem me descuidar do Hoover Orsi, que terá de fazer oito ou mais pontos a mais do que eu para ainda ter chances matemáticas”, analisou Cacá, que tem 140 pontos contra 100 de Losacco e 90 de Hoover.Apesar de ter corrido durante algumas temporadas na Argentina, o piloto não conhece o traçado 7 do Autódromo Oscar Gálvez. Os 2.607 metros forma num veloz circuito trioval. Se não tem experiência na pista 7, pelos menos nas três curvas ele já utilizou.“Foram quatro anos treinando de 15 em 15 dias lá e sempre andei no traçado 6, no 8 e no 9. As três curvas que também integram o 7 já fiz milhares de vezes, mas nunca na configuração do circuito que vamos correr. Mas fiz essas curvas com carro de tração dianteira e de 350 cavalos de potência. Nenhum tinha alguma coisa a ver com o Stock Car”,completou.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site www.stockcar.com.br . LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Foto: Sérgio Sanderson

RENAULT SPEED SHOW: CORRIDA EM SALVADOR MOSTRA ESPÍRITO EMPREENDEDOR.


Coluna de Pedro Paulo Diniz
O Renault Speed Show by TIM renova a cada ano seu espírito empreendedor, uma das marcas do maior evento automobilístico nacional. Primeiro, abrimos a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, para o automobilismo brasileiro. Hoje, essa é a corrida que reúne o maior público do automobilismo brasileiro, inclusive superior ao da Fórmula-1 em São Paulo. Ter uma torcida de 70 mil pessoas é um feito maravilhoso para qualquer evento, até mesmo para o futebol, reconhecidamente nosso maior e mais concorrido esporte.Agora chegamos a Salvador, a capital da Bahia. Depois de várias negociações com o governo local, o Renault Speed Show by TIM já está com tudo acertado para abrirmos o mercado do Nordeste para o automobilismo brasileiro. Mais uma vez faremos uma corrida num circuito de rua, algo que somente o Renault Speed Show by TIM realiza no Brasil. Nenhuma outra categoria leva o automobilismo, seus pilotos e seus carros tão próximo do público quanto o nosso evento.Para aumentar ainda mais o charme das corridas da Fórmula Renault e da Copa Clio que realizaremos em Salvador, o traçado foi montado ao lado de marcos históricos baianos e nacionais. Os pilotos terão a oportunidade de respirar um pouco da história do Brasil, pois estarão próximos do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda, cartões postais nacionais e conhecidos em vários países do mundo.Estive em Salvador e, acompanhado do presidente da Emtursa, Benito Gama, relembrei meus tempos de piloto e dei a primeira volta no circuito. Confesso que senti uma grande emoção ao andar pela primeira vez num traçado que está sendo aberto pelo Renault Speed Show by TIM, em evento que tem se destacado pela organização e pelo espírito empreendedor.
Além de toda essa parte esportiva e histórica também estamos ampliando o mercado para nossos patrocinadores, que poderão incrementar seus negócios, especialmente em Salvador, uma das maiores capitais do Nordeste, nos camarotes do Renault Speed Show by TIM. O marketing de relacionamento é uma importante ferramenta tanto para clientes quanto para fornecedores.Pedro Paulo DinizMais informações no site http://www.speedshow.com.br/
Foto: Fernanda Freixosa

STOCK CAR: LOSACCO ELOGIA INTERNACIONALIZAÇÃO DA CATEGORIA.


Nesta época do ano em 2004, quem fazia as contas e tentava controlar a ansiedade era Giuliano Losacco. Hoje, o mais jovem campeão da história da Stock Car V8 tenta não pensar na diferença de 48 pontos 148 a 100 - que o separa do líder Cacá Bueno. Giuliano embarca para Buenos Aires, capital da Argentina, com a dura missão de tentar evitar que Cacá conquiste o título com duas provas de antecipação. Esta será a primeira vez nos 26 anos da Stock Car que a categoria realiza uma corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. No final de semana a Stock Car estará ao lado da TC2000 nos 200 km de Buenos Aires, a serem realizados no Autódromo Oscar Gálvez. Domingo, a partir das 11 horas, a corrida terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.“Essa internacionalização da Stock Car é muito boa, pois a gente vê a categoria crescer. Na minha opinião, seria importantíssimo que fôssemos para outros países também, mas sei que existe o problema da falta de autódromos. Será uma experiência legal, pois vamos ver uma cultura diferente e não repetiremos os traçados”, disse o piloto da Medley-A. Mattheis.Aliás, o traçado é justamente um dos pontos que Losacco entende que podem favorecer Cacá Bueno, que já conquistou o título Sul-Americano de Superturismo. Por já ter corrido várias vezes no autódromo, Cacá levaria vantagem. No entanto, o líder do campeonato nunca fez provas no circuito 7, um veloz trioval escolhido pela Stock Car V8.“Acho que ele vai levar vantagem, pois conhece bem o circuito. Mas como a pista é curta e teremos treinos extra, acho que todos vão aprender e pegarão a mão rápido”, disse Losacco que é o mais jovem campeão da história da Stock Car. Em 2004 ele conquistou o título com pouco mais de 27 anos e superou Ingo Hoffmann.
Giuliano não desanima, pois apesar de reduzidas, as chances matemáticas ainda existem. No entanto, ele tem experiência suficiente para reconhecer a boa vantagem de Cacá e analisa a possibilidade de o adversário se sagrar campeão fora do Brasil. Se isso acontecer, esta será a primeira vez que um campeão brasileiro será consagrado no rival país da Argentina.“Não sei o que o Cacá pensa, mas ser campeão é bom em qualquer lugar. Não interessa aonde, desde que o título venha. Se o Cacá for campeão vou cumprimentá-lo”, disse Losacco.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/LOCAL DA COMUNICAÇÃO

LEGO EM ALTA VELOCIDADE.







A LEGO trouxe para o Brasil as novidades da sua linha LEGO Racers. Sucesso em todo o mundo, a coleção ganhou novos elementos que aumentaram o valor agregado dos produtos. Além da diversão inicial durante o processo de montagem, os carros Racers vem com fricção, impulsionadores de velocidade, peças fosforescentes que brilham no escuro e até controle remoto, proporcionando um alto valor de diversão e estimulando a criatividade e desenvolvimento das crianças, principal filosofia da LEGO.

Um dos pontos altos da coleção é a parceria da LEGO com a Ferrari. Os brasileiros já podem encontrar uma Ferrari F1 em escala 1:10 que, depois de montada, fica com 42 cm. As peças reproduzem mínimos detalhes de construção do carro original, com pneus de borracha e movimento dos pistões. Brinquedo capaz de causar confusão entre pai e filho. Ainda no clima de GP, é possível adquirir um conjunto para montar um pódio com os pilotos da escuderia, bandeiras e troféus. Também está disponível um conjunto que simula um pit stop com figuras dos mecânicos, pneus sobressalentes e ferramentas.

A nova linha LEGO Racers é composta por 10 produtos, com preços que variam entre R$39,90 a R$399,90. Os carros LEGO Racers são colecionáveis e podem ser combinados entre si. Por exemplo, os itens 8380-Maníaco Vermelho e 8384-Destruidor Selvagem quando combinados formam um terceiro veículo maior.
As funções de fricção e impulso tem alta qualidade e proporcionam alta velocidade aos veículos.

Sempre LEGO

Na linha LEGO Racers também é aplicado o conceito de qualidade, como em todos os produtos, que diferencia os brinquedos LEGO. Pioneira e líder no segmento de montar, o desenvolvimento nesta área é constante e atingiu um nível de excelência. Os conjuntos são formados por mais de 2.000 tipos de peças e a tecnologia de encaixe é perfeita. Uma vez montado, o brinquedo não desmonta com quedas e batidas. As opções de montagem são infinitas. Além disso, as peças de todos os conjuntos são compatíveis.

Sobre a LEGO

O Grupo Lego é líder mundial no segmento de brinquedos de montar, sendo a quarta maior fabricante de brinquedos em diversidade e faturamento no mundo. A empresa está presente em mais de 130 países e possui fábricas na Dinamarca (onde está situada sua matriz, em Billund), Suíça, República Tcheca e EUA. A empresa possui mundialmente 7.300 funcionários.

Por ano são produzidos 100 milhões de conjuntos Lego, vendidos em 60 mil pontos de venda. Estima-se que 300 milhões de crianças brinquem com seus produtos em todo mundo, estimulando assim a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico.

ADS Assessoria de Comunicações

STOCK CAR: PILOTOS SERÃO RECEBIDOS POR EMBAIXADOR DO BRASIL NA ARGENTINA.

PILOTOS DA STOCK CAR SÃO RECEBIDOS POR EMBAIXADOR DO BRASIL NA ARGENTINASão Paulo - Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, os pilotos brasileiros da Stock Car V8 serão recebidos pelo embaixador do Brasil na Argentina, Mauro Vieira. Esta será a primeira vez que a principal categoria da América do Sul realiza uma corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. A residência do embaixador fica num dos maiores e mais bonitos palácios da capital Buenos Aires.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site www.stockcar.com.brLOCAL DA COMUNICAÇÃO -

STOCK CAR: STOCK CAR E TC2000 JUNTAS EMPOLGAM OS FANÁTICOS ARGENTINOS.


Não são somente os pilotos brasileiros e argentinos que estão empolgados com o segundo intercâmbio entre a Stock Car V8 do Brasil e a TC2000 argentina. A imprensa de todo o vizinho país também aguarda com ansiedade o encontro de duas das cinco melhores categorias de carros de Turismo do mundo. A avaliação foi feita no ano passado pela respeitada revista inglesa Autosport. A imprensa especializada tem feito várias reportagens falando sobre o histórico encontro que aconteceu pela primeira vez em julho, em Curitiba.Para os pilotos brasileiros, correr num traçado trioval, de altíssima média de velocidade, será desafiador, conforme explica Hoover Orsi. Terceiro colocado no campeonato, Hoover, que tem duas vitórias nesta temporada, foi campeão da Fórmula Atlantic, já andou na pista argentina e conhece bem os segredos dos circuitos ovais.“Em 1999 corri em Buenos Aires, quando fui campeão da Fórmula-3 Sul-Americana. Gostaria que a prova fosse em outro traçado, que seria mais técnico e teríamos mais do que três curvas, mas existem dificuldades de logística e entendo perfeitamente”, disse Hoover.De acordo com a imprensa argentina, a estimativa de público está entre 50 mil e 60 mil fãs, acima do que a Stock Car V8 teve em Brasília (42 mil pessoas) e em Santa Cruz do Sul (41 mil torcedores). A média da Stock Car nesta temporada está próxima das 30 mil pessoas nas nove corridas da temporada. O primeiro contato dos pilotos brasileiros com a pista argentina será na sexta-feira cedo, quando os carros farão um treino extra. Esse treinamento é previsto no regulamento, pois o circuito não é utilizado durante a temporada.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site http://www.stockcar.com.br/LOCAL DA COMUNICAÇÃO

segunda-feira, outubro 24, 2005

TROFEO MASERATI: JOÃO ADIBE GANHA A PROVA E A LIDERANÇA EM SANTA CRUZ DO SUL.



23/10/2005 – Após ultrapassar o pole position Paulo Gomes logo na curva 1, o piloto paulista João Adibe venceu as duas baterias da 8ª etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, e somou mais 50 pontos. E, agora, é o novo líder da temporada com 252 pontos, 16 à frente de Alencar Jr., que ficou fora da corrida por ter tido problemas eletrônicos em seu carro na volta de apresentação e manteve seus 236 pontos.

Em segundo lugar chegou o piloto R. Derani, também nas duas baterias, e somou 40 pontos nesta etapa de Santa Cruz. Com isso, chegou a 223 pontos, ocupando a 3ª colocação na classificação geral. Em terceiro terminou Clemente Lunardi, mas na primeira parte da corrida conquistou o quarto lugar. Assim, Lunardi contabiliza agora 223 pontos. Na classificação geral, no entanto, Lunardi está em terceiro e R. Derani em quarto, já que o primeiro tem três terceiros lugares contra apenas um ao longo do campeonato.

A uma etapa do final da temporada 2005, com 50 pontos ainda em jogo, na 9ª e última prova no Autódromo Municipal José Carlos Pace/Interlagos, em São Paulo, no dia 20 de novembro, somente quatros pilotos – João Adibe, Alencar Jr., R. Derani e Clemente Lunardi – têm chances de chegar ao título da temporada.

A adrenalina desta 8ª etapa ficou por conta da primeira bateria, desde a ultrapassagem de João Adibe sobre Paulo Gomes e a seqüência de alternâncias de posições entre os primeiros três colocados na prova. Segundo João Adibe, “a corrida foi muito difícil, especialmente na curva 2, quando Derani chegava com facilidade, pois o meu carro está saindo muito de traseira. Depois os dois Paulos (referindo-se ao Gomes e de Tarso) não me deram sossego. Agora, depois de ter passado todo o campeonato preocupado com o Alencar, é ele quem precisa se preocupar comigo...”

Mesmo em quarto colocado, R. Derani disse que “dentro do possível fiz um boa corrida. Agora, temos de decidir em Interlagos. E acho que todos os quatro pilotos da ponta têm condições de chegar ao título”.

Além de João Adibe, outro piloto estava muito satisfeito com o seu desempenho. O estreante Marcelo Hahn, fora a volta mais rápida da prova, com 1:28.860, conseguiu um excepcional terceiro lugar na primeira bateria. “Na relargada, vacilei e perdi várias posições. E também rodei, por conta da vontade excessiva de chegar próximo ao pelotão da frente”, disse.

E quem deu muito azar foi o piloto Valter Rossete, que largou na 8ª posição e manteve-se no 4º lugar por 10 voltas. Mas foi excepcional até a 24ª volta, quando seu carro quebrou na reta dos boxes e abandonou a corrida.

Dos 13 carros que entraram na pista de Santa Cruz do Sul, apenas oito terminaram a 8ª etapa.

Classificação geral e Classificação da 8ª etapa estão no site www.trofeomaserati.com.br
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
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domingo, outubro 23, 2005

TOYOTA EXIBE VEÍCULOS HÍBRIDOS COM CÉLULA DE COMBUSTÍVEL NO SALÃO DE TÓQUIO.



A TOYOTA MOTOR CORPORATION (TMC) participa do 39º Salão do Automóvel de Tóquio onde irá exibir sete carros-conceito da marca Toyota e 16 veículos de sua linha de produtos, bem como apresentar diversas tecnologias. Entre os carros-conceito destacam-se o Fine-X, um híbrido com célula de combustível, o i-swing, um veículo de mobilidade pessoal, e o híbrido Estima, uma minivan de última geração. O Salão do Automóvel de Tóquio está aberto ao público de 22 de outubro a 6 de novembro no Complexo Internacional de Convenções (Makuhari Messe), em Makuhari, Chiba, Tóquio. Este ano, a exibição da Toyota mantém o mesmo tema do ano passado — “Ecologia & Emoção” — relacionado com suas iniciativas para criar veículos com consciência ambiental e apelo emocional. I. Carros-ConceitoFine-X (derivado de “fuel cell innovation emotion experiment” (experimento em inovação & emoção na célula de combustível) Um revolucionário conceito e um olhar no futuro do automóvel, que proporciona o desempenho ambiental de um sistema híbrido de célula de combustível e oferece facilidade de movimento por meio do controle de acionamento independente das quatro rodas.- O veículo visa oferecer um clima de “hospitalidade” por meio da intensidade de iluminação variável no interior e também por meio de “assentos de boas-vindas” elétricos, que se movem para dentro e para fora do carro na medida em que as portas asa de gaivota se abrem para ajudar a entrada e saída do veículo. - Um desempenho operacional completamente novo, incluindo rotação sobre si mesmo, e a capacidade de facilmente executar operações de estacionamento e reversão de direção são proporcionadas pela combinação de um acionamento independente das quatro rodas, esterçamento independente das quatro rodas e um mecanismo de direção de grande ângulo de esterçamento com motores elétricos alojados em cada uma das quatro rodas. - Na área de desempenho ambiental, um sistema híbrido de célula de combustível é empregado. Além disso, a TMC também está adotando um sistema de carbono neutro utilizando materiais à base de plantas que crescem absorvendo o CO2 no meio ambiente natural, para componentes internos e externos. Como resultado, mesmo que estes componentes sejam incinerados ao serem descartados (reciclagem térmica), não haverá qualquer acréscimo na quantidade global de CO2 no meio ambiente.- A mais recente tecnologia de monitorização periférica IT/ITS torna a direção mais fácil. EstimaUma nova geração de minivan cheia de estilo, que combina o mais recente sistema híbrido - THS II - com tração elétrica nas quatro rodas para alcançar tanto desempenho ambiental quanto de direção. - A sensação do interior é limpa e aberta. É acentuada por um painel central de alta tecnologia e equipado com uma confortável segunda fileira de assentos com descanso embutido para os pés e assentos elétricos dobráveis da terceira fileira, que permitem transformar o espaço conforme o gosto e a necessidade. Aparelhos elétricos podem ser ligados no sistema de energia de 1500 watts fornecido. - Da perspectiva do desempenho ambiental, o conceito híbrido Estima é equipado com o THS II, o mais recente e altamente eficiente sistema híbrido, e um sistema de recuperação de calor de exaustão na adoção de baixas emissões de CO2 e outros gases. - Além da silenciosa e suave aceleração indicadora de um veículo híbrido, o Estima proporciona maior prazer ao dirigir por meio do VDIM — um sistema que apóia as operações veiculares de funcionamento, giro e parada para todas as condições, de direção normal a direção radical. A combinação de VDIM com E-Four (tração elétrica nas quatro rodas) proporciona níveis de dirigibilidade ainda mais altos. i-swingUm novo veículo de mobilidade pessoal que permite ao motorista expressar sua individualidade- O veículo ostenta um estilo individual, com uma sensação de poder ser “vestido”. Sua carroçaria de uretano de baixa resistência é coberta em tecido para suavizar qualquer impacto enquanto estiver operando perto de pessoas, e um painel de iluminação de LEDs pode ser personalizado para exibir uma imagem adequada a seu humor. - Ao viajar por uma rua de intenso tráfego, o i-swing pode operar em modo duas rodas, ocupando pouco espaço, de forma que é possível viajar enquanto se acompanha e conversa com alguém a pé. - Quando houver necessidade de mover-se rapidamente, o i-swing pode mudar para um modo de três rodas. Além do controle por alavanca, um controle de pedal pode ser utilizado para proporcionar uma sensação revigorante de fazer uma curva enquanto você inclina o peso de seu corpo, como se estivesse esquiando. - O i-swing propõe a utilização da comunicação de Inteligência Artificial, para que ela possa crescer, aprender os hábitos e as preferências dos usuários armazenando dados relevantes sobre eles. FSCUma nova categoria de veículo que evolui e combina a elegância de um sedã com a utilidade de uma minivan- O interior acomoda quatro adultos com conforto e é caracterizado por um espaço traseiro ajustável eletricamente que pode flexivelmente adaptar-se às mais variadas necessidades. O painel de instrumentos do posto de comando tem uma forma fluente e o resto do interior oferece iluminação que cria um ambiente confortável. O veículo é montado com um inovador teto solar traseiro inteligente e avançadas funções operadas por simples toque.
bBUma caixa de música na forma de um carro que pode funcionar como “local de encontro da galera” para jovens- O estilo exterior recebeu um visual agressivo, para servir de apelo à juventude atual. - O interior oferece uma atmosfera tipo casa noturna, com som de nove alto-falantes usando DSP (processamento de sinais digitais) circundante, e iluminação que pisca no tempo da música. RAV4Um pequeno SUV (veículo utilitário esportivo) com desempenho e características ainda mais refinados- O interior adota funcionalidade e espaçosa utilidade através de um dinâmico estilo SUV, sob o tema “Moderno e Robusto”.- Além de novas plataforma e suspensão, o RAV4 emprega o recentemente desenvolvido Controle Integrado “S-VSC* + Controle Ativo 4WD”. Isto combina o controle do sistema elétrico 4WD (que controla a distribuição da potência de acionamento entre as rodas dianteiras e traseiras) com VSC, ABS e direção elétrica, para estabelecer um novo padrão para SUVs em termos de dirigibilidade. * Controle de Estabilidade do Veículo com Assistência de DireçãoTF105Carro de competição do campeonato de F1, destacado por seu desempenho aerodinâmico e motor altamente confiável, agora correndo pelo quarto ano de competição da Toyota- A meta no quarto ano de competição foi alcançar um lugar no pódio. Isto foi logo realizado com a chegada em segundo lugar no Grande Prêmio da Malásia 2005 e seguido por mais pontos no campeonato e colocações no pódio. Principais produtos tecnológicos.Meio Ambiente-Acionamento de Sinergia Híbrida- Adota o desempenho ambiental, como eficiência de combustível e baixas emissões, bem como suave aceleração e baixo ruído
Tecnologia híbrida de célula de combustível
- A célula de combustível da própria Toyota combinada com tecnologia híbrida eleva a eficiência a um nível ainda mais alto- Tanque de hidrogênio de alta pressão de 70Mpa desenvolvido internamente
Motor a gasolina D-4S
- Novo sistema de injeção de combustível combina injeção direta no cilindro com injeção por furo para alcançar um poderoso desempenho ambiental e de acionamento
Materiais de carbono neutro
- Adota o desempenho ambiental por meio do desenvolvimento de materiais a base de plantas para uso em peças veiculares, as quais não aumentarão a quantidade global de CO2 no meio ambiente, por ocasião do descarteSegurança
VDIM com controle de direção ativa integrado
- Executa controle integrado de VSC, ABS, TRC*1, EPS*2 e um mecanismo de direção ativo, e controles sem costura do movimento veicular a partir do ponto antes do veículo tornar-se instável
Sistema de Segurança de Proteção Antecipatória Pré-impacto(Função de monitorização do motorista)
- Emite avisos e controla cintos de segurança e freios dependendo da posição do motorista em situações onde uma colisão é iminente, reduzindo danos em acidentes
THUMSModelo Humano Total de Segurança
- Desenvolvido para melhorar a tecnologia de segurança utilizando um modelo de método de elementos finitos (FEM) com um corpo humano virtual para permitir a análise do efeito sobre o corpo humano a partir de uma colisão
HELPNET
- Serviço de notificação urgente que solicita um veículo policial ou de bombeiros de emergência em caso de acidente ou doença repentina.

TOYOTA APRESENTA A NOVA HILUX SW4.




Como marco do projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle), a Toyota Mercosul lança na Argentina e no Brasil a Nova Hilux SW4, o primeiro utilitário esportivo fabricado na sua Planta Industrial de Zárate (Argentina). A Nova Hilux SW4, da mesma forma que a picape Hilux, será exportada para toda a América Latina, incluindo México e Caribe. Desta maneira, a Toyota Argentina, juntamente com as fábricas da Toyota na Tailândia e África do Sul, é a principal base de produção escolhida pela Toyota Motor Corporation (TMC) para o abastecimento conjunto deste novo modelo para mais de 140 países em todo o mundo.

O Projeto IMV - que exigiu um investimento de US$ 200 milhões - foi anunciado em setembro de 2002 e consolidou-se em março deste ano com o lançamento da Nova Hilux, que se converteu na Revolução Total do segmento de picapes na região.

Hoje a Toyota Mercosul lança a Nova Hilux SW4, o segundo veículo concebido dentro do Projeto IMV, que se apresenta como um novo padrão no segmento de SUVs (Veículo Utilitário Esportivo) da região.

“A Nova Hilux SW4 reafirmará um novo conceito no mercado de utilitários esportivos e foi desenvolvida para ser a “nave mãe” do Projeto IMV. Este novo modelo constitui a primeira oportunidade de criar um SUV a partir de uma picape e é um orgulho para a Toyota fabricar, pela primeira vez, um veículo destas características na região do Mercosul,” declarou Hiroyuki Okabe, presidente da Toyota Mercosul.

Como parte deste projeto, a Toyota Argentina triplicou sua força de trabalho, passando de 800 empregados em 2002 para 2.400 empregados hoje. Paralelamente, no fim deste ano será inaugurada uma estamparia, construída no complexo industrial de Zárate, possibilitando à Toyota Argentina aumentar a produção de peças naquele país. Além disso, dentro deste regime mundial de abastecimento, no ano de 2006 a Toyota Argentina aumentará a produção de sua planta industrial das atuais 45.000 unidades para 65.000 unidades em 2006. Ambos os projetos exigiram um investimento adicional de US$ 60 milhões.

A Toyota Mercosul afirma-se como polo exportador de veículos comerciais e de automóveis de passageiros, demonstrando mais uma vez o forte comprometimento e a plena confiança estabelecidos na economia dos países que formam este importante bloco.

Toyota do Brasil